Kennedy Alencar: Dirceu teria dito para PT apoiar outro nome em 2018, talvez Ciro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Reprodução/Youtube

Jornal GGN – O jornalista Kennedy Alencar divulgou em sua coluna na CBN que, “em conversas com petistas”, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu teria dito que o “PT não deveria ter a cabeça de chapa na eleição presidencial de outubro”, pois ele “não acredita na viabilidade jurídica da candidatura de Lula”. Para Dirceu, “seria melhor uma aliança, provavelmente com Ciro Gomes (PDT). Dirceu tem falado que, em 2018, não seria a vez do PT.” 

Publicamente, o PT tem insistido em levar a candidatura de Lula adiante. Esta semana, a presidente deposta Dilma Rousseff disse em entrevista que retirar a candidatura do petista só porque ele foi preso na Lava Jato seria “facilitar a vida para eles”, em alusão às forças que ajudaram a dar o golpe do impeachment em 2016 e, depois, fizeram do caso triplex o motivo do encarceramento de Lula.

À agência Reuters, o ex-prefeito Fernando Haddad, coordenador do programa de governo do PT, disse que a candidatura de Lula ainda é prioridade, mas admitiu que ele tem mantido “canais abertos” com partidos de esquerda, a fim de discutir alianças principalmente para o segundo turno. Haddad também comentou que a alternativa a Lula seria apoiar um outro candidato e que o “plano B” do próprio PT seria uma “terceira hipótese”.

Leia a coluna completa de Kennedy aqui,

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dar um passo atrás, para depois…

    Penso que o PT não deve ser cabeça de chapa e deveria apoiar o candidato de uma aliança democrática.

    Lula deveria usar sua enorme força política para ajudar a eleger um parlamento progressista. Lula, com seu carisma, continuará a fazer Política (mesmo fora do Executivo) e poderá ajudar decisivamente a organizar politicamente o povo. Esta é a grande tarefa histórica.

    Eduardo Cunha já provou que o Legislativo é um poder e nesse poder a esquerda é raquítica.

     

  2. Depois do Haddad agora é o

    Depois do Haddad agora é o José Dirceu que mostra lucidez no PT, passou da hora do partido encarar de frente a realidade apoiando Ciro e focando seus esforços e recursos em reeleger governadores e parlamentares para o Congresso.

  3. Ciro? Talvez
    Ciro? Talvez não…..
    Requião, Haddad, ou qualquer outro talvez sim…..
    Que o PT jogue Lula ao mar com essa proposta indecente, mas se perder que aceite o resultado da eleição sem chorar…..
    Por mim, e acredito por muitos, apoiar o amigaço dos coronéis cearenses e tucano enrustido é derrota na certa…..

    1. O ‘coronel” do Ceara, aquele

      O ‘coronel” do Ceara, aquele q tem dinheiro e temnpoder na midia è o Eunicio (MDB) que apoiou o Golpe..que alias…o PT fez aluança para esse ano.

    1. ”’não é o desejo dos

      ”’não é o desejo dos petistas”

      O real desejo dos petistas é se enforcar.

        Em 2016 , quando o PT se esfarelou, ”só” uns petistas se suidaram.

        Em outubro de 2018 até o Jim Jones não toma veneno e se enforca.

        Já Elvis,PT.

  4. Requião seria melhor nome

    Proponho o nome de Requião. Tem ideias compartilhadas por Ciro, mas não é temperamental como o cearense. Precisamos de mudança, mas também de equilíbrio. Mas é indispensável que Requião, caso aceite, deixe o PMDB, que hoje é um partido sem rumo, vil, um rebotalho do que foi o partido de Ulisses Guimarães.

  5. Requião seria melhor nome

    Proponho o nome de Requião. Tem ideias compartilhadas por Ciro, mas não é temperamental como o cearense. Precisamos de mudança, mas também de equilíbrio. Mas é indispensável que Requião, caso aceite, deixe o PMDB, que hoje é um partido sem rumo, vil, um rebotalho do que foi o partido de Ulisses Guimarães.

  6. fake

    Bota fakenews nessa noticia plantada

    A direita está fazendo de tudo para colocar Ciro como sendo também da esquerda…

    Ciro é apenas Ciro. Já o PT é o maior partido e ele poderá escolher qualquer candidato, que irá com tranquilidade para o 2o turno.

    Não tem essa de que hoje é a vez do Ciro/PDT, partido este que abraçou a causa do impeachment no Parlamento e traiu Dilma.

    1. Que ótimo! Um candidato que

      Que ótimo! Um candidato que vai com traquilidade mas é favorito a perder num segundo turno até do Bolsonaro.

  7. uai, quanto vai e vem.

    O cirio gosma desistiu da margarina de vice depois de obter metade das intenções de votos dela na última pesquisa ? Será que o treme continua sendo para ele um exemplo de lutador ? Talvez inspirado nessa admiração do amigo do laércio é que o peçonhento tenha feito a fala se comparando a tiradentes. A falha de sumpaulo sendo bajulada pelo coronel como pluraridade de jornalismo já nos indica o que virá dessa figura grotesca e arrogante nos próximos meses.  

    1. Há comentários seus lá mais interessantes, mas com ressalvas

       

      Anarquista Sério (sábado, 21/04/2018, às 13:33),

      Li o seu artigo lá no “Fora de Pauta” de sábado, 21/04/2018 às 00:00. No “Fora de Pauta” só há textos seus. Todo mundo quer exposição. Você, não. Já deve estar cansado e vai para um post em que só você aparece. Se bem que você depois vai espalhando o link do “Fora da Pauta” em todos os outros posts.

      E antes de comentar queria relembrar uma passagem aqui no blog de Luis Nassif em que você critica por se tratar de lugar comum o título de um post, e lembra o título que você dera a dera a livro seu. E pergunto qual foi o título do seu livro?

      Em um comentário você critica Gilmar Mendes e recomenda aos petistas não se iludirem com ele. Eu nunca fui refratário a Gilmar Mendes. Eu gostava de salientar que ele era uma demonstração da diferença entre as indicações de Lula e as indicações de Fernando Henrique Cardoso. Fernando Henrique Cardoso indicou defensores do interesse público. Lula indicou defensores do cidadão.

      O ponto fora da curva foi o Joaquim Benedito Gomes Barbosa. O ministro Joaquim Benedito Gomes Barbosa era uma espécie de promotor público na esfera federal. Foi uma indicação contra a vontade de Márcio Thomaz Bastos. Os nossos políticos nunca indicaram um promotor para o STF.

      Eu gosto mais das indicações que recaem sobre quem protege o interesse público. No caso de Joaquim Benedito Gomes Barbosa, a escolha trouxe um bom fruto que foi a transformação do crime de caixa dois em crime de corrupção quando o funcionário público que recebe a vantagem indevida possui cargos com poderes de manobra para facilitar alguma vantagem àquele que disponibilizou a vantagem indevida.

      Sobre a transformação do crime de caixa dois como todos os réus alegaram em crime de corrupção na Ação Penal 470 no STF valem duas observações. Ninguém no polo passivo (Mutandis mutatis vale também para o polo ativo) foi condenado pela prática do ato ou pela omissão do ato.

      A segunda observação consiste em lembrar o papel de Enrique Ricardo Lewandowski na mudança de orientação do STF. Ele já um pouco à frente no julgamento da Ação Penal 470, se não me engano em declaração de voto de 20/09/2012, após a condenação de João Paulo, mostrando que os demais ministros haviam mudado o entendimento, passou a acompanhar o entendimento do relator e também passou a condenar todos os réus por crime de corrupção, não mais os inocentando sob o argumento que teriam cometido o crime de caixa dois e não de corrupção. Então o novo entendimento embora tenha sido fruto de Joaquim Benedito Gomes Barbosa, só ganhou juridicidade com a declaração de voto do ministro Enrique Ricardo Lewandowski.

      Depois há um comentário seu com o seu conselho para Lula desistir da candidatura dele. É interessante que todos que são contra Lula façam o mesmo requerimento ou seria a mesma solicitação ou o correto seria dizer que todos que são contra Lula emitem a mesma ordem: desista Lula. Talvez soe como “Delenda est Lula”.

      Assim considero que o seu comentário afirmando que “Lula tem de desistir” está equivocado. Eu creio que deve prevalecer não só o que a ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff disse e que ficou expresso no próprio título do post “Usar plano B seria “facilitar a vida para eles”, diz Dilma” de sexta-feira, 20/04/2018, às 17:14, aqui no blog de Luis Nassif, como o que eu disse também lá nos meus comentários. O endereço do post “Usar plano B seria “facilitar a vida para eles”, diz Dilma” é:

      https://jornalggn.com.br/noticia/usar-plano-b-seria-facilitar-a-vida-para-eles-diz-dilma

      Deveria ainda lembrar que há uma boa razão que você expressa ao afirmar que “Lula tem de desistir”. Segundo você se desistir o STF pode sentir-se menos pressionado e o liberar. Boa razão, porquanto há nela uma defesa da pessoa de Lula enquanto na defesa da tese de que “usar plano B seria “facilitar a vida para eles”” feita pela ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff e por mim, há mais o interesse do partido.

      É verdade, você tem bom coração. A realidade política, entretanto, é tão desfavorável à esquerda (Não é só no Brasil que a esquerda tem essa dificuldade latente), que nós não temos alternativa a não ser sacrificar os nossos grandes homens sejam eles bons ou maus.

      Há também um comentário seu analisando a candidatura de Joaquim Benedito Gomes Barbosa. Um texto razoável, mas ao qual faço a ressalva de nele você não ter explicitado as duas particularidades de que eu comentei acima. O fato de Joaquim Benedito Gomes Barbosa ser o culpado da transformação do crime de caixa dois em crime de corrupção quando praticado por agente político (funcionário público) com grande área de atuação na sua esfera de competência. E o fato de Joaquim Benedito Gomes Barbosa ter sido o primeiro promotor público (Uma espécie de promotor público em caso de crimes na esfera federal) a ser indicado para o STF.

      No seu comentário, analisando a candidatura de Joaquim Benedito Gomes Barbosa há uma passagem que me parece preciosa. Você diz referindo a Joaquim Benedito Gomes Barbosa:

      “Os seus gestos espalhafatosos contribuíram para que houvesse junho de 2013”.

      Tenho me batido contra todos que vêm interferência externa nas manifestações de junho de 2013. Penso que as razões e causas daquelas manifestações foram autóctones. É crível que houve outros motivos além dos efeitos do julgamento, que à época ainda estava em desenvolvimento, da Ação Penal 470.

      De todo modo, pelo menos no segundo momento, quando as manifestações adquiriam o caráter fascista ao excluir os partidos políticos e se transvestir de verde amarelo, a vinculação daquelas manifestações com o julgamento da Ação Penal 470 era, em meu entendimento, muito forte.  Só que eu não lembro nem de você nem outro ter feito tal relação quando em muito se discutiam as manifestações de junho de 2013.

      E então há o seu texto para o qual você nos remeteu e que você intitulou “Memórias de um caudilho chamado Lula”. Eu sempre fui um eleitor de Brizola e não de Lula. Só para o parlamento é que eu votava no PT. Então foi como um antigo eleitor de Brizola que fiquei satisfeito em saber que em um “resort” próximo a Santiago do Chile, em jantar que precedeu a abertura de encontro da esquerda latino-americana, convocada pelo sociólogo mexicano Jorge Castañeda e pelo filósofo brasileiro Roberto Mangabeira Unger, você escolhera sentar ao lado de Leonel Brizola.

      É só isso, entretanto, que você diz que me deixa satisfeito. Até a referência acrítica ao sociólogo mexicano Jorge Castañeda pareceu-me frágil. Só de imaginar que ele foi assessor do direitista presidente Vicente Fox já me dá embrulhos. Além disso, o seu texto todo é para falar mal do caudilho. Leonel Brizola era um e você mesmo reconhece que ele divertia a todos “com suas saborosa histórias”. E Brizola parecia-me mais um caudilho do que Lula.

      Aliás, Lula nem me parece ter estufo para ser um caudilho. É preciso mais do que ter a empatia que Lula tem com o povo para atribuir a alguém essa característica. Lembro quando José Arthur Giannotti defendendo Fernando Henrique Cardosos das pressões de Antonio Carlos Magalhães e para isso tentou fazer o príncipe da sociologia brasileira maior do que ele era, dizendo que com Fernando Henrique Cardoso havia o risco de o Brasil ter um déspota esclarecido. O Carlos Heitor Cony tratou de mostrar o quanto José Arthur Giannotti estava fantasiando a realidade e retrucou que Fernando Henrique Cardoso nem era déspota nem era esclarecido.

      A sua avaliação do caudilho como quem não deixa crescer grama ao redor é caricata, e mesmo que não fosse, há que se ater para as circunstâncias. É preciso avaliar se o fato de o caudilho ter impedido de crescer toda a grama ao redor trouxe ou não benefício para o pais. Observe que de 1994 até essa eleição de 2014, a ascensão ao cetro presidencial ficou restrita aos dois partidos PT e PSDB. Se o PT tivesse lançado o Tarso Genro em 1998, era muito provável que o PT tivesse se desmilinguido desde então e o PSDB sozinho não seria capaz de impedir que um aventureiro tivesse abocanhado o cetro presidencial.

      Neste sentido vale deixar o link para o Wikipédia no verbete “John Dalberg-Acton, 1.º Barão Acton” e que pode ser visto no seguinte endereço:

      https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Dalberg-Acton,_1.%C2%BA_Bar%C3%A3o_Acton

      E no link indicado há a seguinte afirmação: “Lord Acton é o autor da famosa frase:

      “O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente, de modo que os grandes homens são quase sempre homens maus”.”

      Assim, a crítica ao seu texto sobre as consequências do caudilho é que você não procura analisar o que levou a que determinado político se tornasse um caudilho. Além disso, você só trata de uma consequência que de antemão você toma como ruim. Você não parou nem mesmo para analisar se aquela consequência ruim não poderia ter também efeitos benéficos.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 21/04/2018

  8. É dificil o PT apoiar o Ciro no 1º turno. Depois dos ataques gra

    É dificil o PT apoiar o Ciro no 1º turno. Depois dos ataques gratuitos que o partido e o Lula sofreram do Ciro, é pouco provável uma composição logo no 1º turno. A postura do Ciro diante da prisão do Lula foi desleal e crirá mais um obstáculo para uma eventual aliança. Essa prisão nao é uma questão que diz respeita apenas ao PT, mas sim a toda sociedade brasileira. A prisão foi mais um ato a mais do golpe e mais um avanço do estado de exceção. Ela não deveria ocorrer e quem aceita essa violência injusta não merece o apoio dos setores progressistas.

    O Ciro implodiu as pontes que possibilitariam uma eventual composição logo no 1º turno. O que provavelmente vai ocorrer será o lançamento da candidatura do Haddad como alternativa ao Lula pelo PT. Felizmente ou infelizmente, o Haddad será o candidato do PT e provavelmente chegará ao 2º turno, pois recceberá o apoio da base social do lulistmo e o Ciro continuará sendo traído por sua línqua de trapo.

    Até as eleições o Ciro falará muita besteira e vai se inviabilizar sozinho. Ele vai cair nas armadilhas dos jornalistas provocadores e passará a campanha inteira xingando o PT e dizendo que o Lula tem moral frouxa. Isso sem falar que o eleitorado feminino não tem muito apreço pelas posturas machistas e truculentas do Ciro. 

  9. Se Não Trágico, Cômico Seria Lula Desistir a Favor dos Golpistas

    Gleisi Hoffmann, você foi eleita presidente do PT exatamente para tira-lo da anomia e internismo-aparelhista em que o ‘Ruim Falcão’ o mergulhou, portanto, haja, assuma-o e atenta não deixe vácuo e sem respostas os factóides que lançam a todo momento por aí, ‘amigos’ e inimigos.

    Fale pelo PT, senão qualquer um, no caso hoje, o Cirismo via, Wanderley, PHA, Kennedy, GGN, etc., assumem e decidem o que o PT pensa, o que o PT quer, confundindo a militância e colocando o partido à beira do tal haraquiri dito por Dirceu na entrevista.

    Pois é ontem, isso mesmo, ontem, há apenas um dia, foi publicada entrevista de José Dirceu a Monica Bergamo, na Folha, onde textualmente ele não ‘teria dito’, disse:

    “Monica – O senhor votaria nele [Barbosa] no segundo turno contra alguém da direita?

    Dirceu –  Bem, essa hipótese… vamos esperar. O meu candidato é o Lula. Nós temos que lutar pela liberdade dele, mantê-lo como candidato e registrá-lo em agosto.

    Se não fizermos isso, será um haraquiri político. Nós dividiremos o PT em quatro ou cinco facções. Nós temos que manter o partido unido. Daqui a 60 dias, o Lula vai tomar a decisão do que fazer, consultando a executiva, os deputados.

    Monica- Como ele fará uma consulta de dentro da prisão?

    Dirceu – Da prisão você consulta quem quiser. Lula vai transferir de 14% a 18% de votos para o candidato que ele apoiar.

    Monica – De dentro da prisão?

    Dirceu – É a coisa mais fácil que tem. É só ele falar o que ele pensa.”  

    Cacilda! Quantos Zé Dirceus tem no PT? De onde Kennedy tirou esse factóide do ‘teria dito’? Qual a dúvida que Lula deixando de ser candidato por decisão interna ou pessoal, em qualquer hipótese, iremos cometer o haraquiri explicitado por Dirceu na entrevista? A hora é de sermos fortes, coesos e com voz de comando, senão o golpe vence a eleição e legaliza-se.

    ACORDEM: O PT não tem duas opções, tem apenas uma, Lula candidato (a unica hipótese de derrotar-se o golpe, impedindo que legalize-se) até onde der e depois assume o candidato substituto para vence-los.

    O resto são apenas os “amigos da onça”, piores que os declarados inimigos, querendo ver o PT pelas costas e se ferrando, de preferência, quanto mais melhor. 

  10. “teria dito ”
    Quem disse
    “teria dito ”
    Quem disse ?
    Qual a fonte que viu Dirceu falando isso.
    “Teria” é muito vago. Isso é loby para o Ciro Gomes.
    Digo é repito, se PT não tiver candidato , nem aparece para votar.
    Quanto mais em Ciro Gomes. Principalmente depois que disse: o PT cairá em minhas mãos sem esforço. Não sei se é verdade essa fala do Ciro. Pelo menos circulou na rede e ele não desmentiu .

    1. Essa é boa, ofendeu quase
      Essa é boa, ofendeu quase todo o eleitorado de Lula,
      Ou vc acha que uma coisa é dissociada da outra?
      Quem é o quadrúpede agora?

  11. Quem é representado por Lula?

    Em minha opinião, a candidatura Lula não é uma candidatura do PT, sequer da esquerda.

    As pesquisas comprovam que a candidatura Lula é uma candidatura do povo que o admira, não o esquece e o deseja de volta.

    Retirar a candidatura Lula, ainda em minha opinião, corresponde a trair o povo que nela (e nele) deposita a sua confiança.

    O único que pode, legitimamente, recuar dessa candidatura é o próprio Lula.

    Se e quando Lula disser: “pra mim chega”, seria legítimo pensar em alternativas.  Assim mesmo, a palavra mais indicada para sugerir quaisquer alternativas seria a do próprio Lula.

    Até lá, deveríamos conter nossa ansiedade.

    A incerteza provocada sobre a presença ou não de Lula na urna em outubro atinge não só a esquerda, mas também a direita.  Muito mais a última que a primeira.

    Enquanto a candidatura Lula permanecer o nome de Lula terá que ser falado, comentado, conjecturado, injuriado, ovacionado, temido… Qualquer outra candidatura, agora, seria imediatamente transformada em alvo.

    Sim… mas Lula já não é o alvo preferido da direita? De fato, é. A diferença é que Lula é alvo por ser temido, por seu potencial de vir a decidir a eleição, solto, preso, vivo, morto.

    Portanto, reconheço a ansiedade provocada por esta incerteza, mas precisamos de frieza de um snipper para efetuar o disparo no momento de maior impacto sobre o adversário.

    Não sei se é um whishfull thinking de minha parte, mas tenho quase a certeza de que, havendo segundo turno, haverá um nome de esquerda com ampla possibilidade de vitória. Não havendo segundo turno, a esquerda pode vencer no primeiro. Por isso o meu temor de que venham a melar as eleições antes.

    Temos que garantir toda essa mobilização em torno do nome de Lula para garantir uma grande representação no Congresso, nas assembeias legislativas e nos governos estaduais.

    Como os orientais, temos que usar a força do adversário contra ele próprio.

    Não acho que seja fácil, mas também não podemos entrar derrotados. As chances são boas.

     

     

    1. Não estou sozinho em meus temores

      Do cientista político Juarez Guimarães, professor da UFMG:

      ” Não está na imaginação dos atores do golpe  entrar numa eleição com alta imprevisibilidade,  para não ganhar.  Eles buscam um cenário de vitória garantida mas não estão conseguindo o candidato adequado.  Gosto muito de uma frase do cientista politico Adam Przeworski:   “amas a incerteza e serás um democrata”. Eles não são democratas, não admitem a incerteza.  Eles querem a certeza de que não haverá vitória de um candidato da esquerda.  Em 2014 eles apostavam na vitória. Agora, querem a vitória a qualquer preço.   Por isso, se for necessário vão adiar as eleições.”

      (..)

      “A busca desta garantia de vitória exigia a remoção da candidatura do ex-presidente Lula e acho que tiveram de antecipar a prisão.  Diante da ameaça de inabilitação de Lula, o PT respondeu inteligentemente com o lançamento de sua candidatura e o plano de  levá-la até agosto, até o momento do registro, valendo-se de todas as brechas jurídicas.   Se esta estratégia fosse executada, em agosto Lula estaria no horário eleitoral, falando  no rádio e na televisão.  Por isso aceleraram o calendário no julgamento do recurso ao TRF-4 e anteciparam a  própria prisão,  antes mesmo do esgotamento dos recursos.”

       

      http://www.jb.com.br/pais/noticias/2018/04/19/juarez-guimaraes-o-papel-de-lula-sera-fundamental-na-campanha/

    2. Muito bom, claro e preciso seu comentário

       

      GalileoGalilei (sábado, 21/04/2018 às 15:40),

      Se não fosse você eu ficaria com a impressão que haviam copiado meus últimos comentários. É claro que dos meus textos prolixos e confuso não daria para fazer um texto como o seu, a menos que tenham cortado muitas arestas e dado mais objetividade ao que eu venho escrevendo sobre qual seria a alternativa do PT para as eleições de outubro.

      É tão óbvio que me espanta as pessoas do lado do PT se posicionarem contra este entendimento que já deveria estar cristalino para as pessoas favoráveis ao PT.

      E agora por volta de 19:50, espantou-me também ver este seu comentário tão objetivo, conciso e preciso ter recebido só uma estrela. Se foi nota dada por um petista é necessário até mesmo mais do que espantar, mas temer.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 21/04/2018

  12. Tudo isso não passa de mera

    Tudo isso não passa de mera especulação. Para ter credibilidade tem que dar nome aos bois. Essa história de que Dirceu teria dito é fake news. Dirceu não é ingênuo e tem a exata noção do estrago que faria entre a militância uma colocação dessa natureza, neste momento.

  13. O tempo do Ciro passou,se
    O tempo do Ciro passou,se queimou na esquerda por orgulho,se ele tivesse já fechado com o PT não haveria dúvida quanto a sua eleição,inclusive o próprio Lula não estaria condenado pq a direita iria ficar com medo do Ciro e preferiria o Lula com sua alta tx de rejeição,Ciro q não é nada bobo,ficou quieto,mas Cirão é bom quadro e se é de direita ou de esquerda,paciência é votar e seja lá o q Deus quiser,mas hj,eu não votaria nele,voto no Lula!

  14. Lula não cometerá suicídio!
    Nassif, faltando um mísero semestre para as supostas eleições, ou assassinam Lula ou este ganhará as mesmas em todas instâncias federativas, pois tem a seu favor o fracasso inquestionável da política econômica que iria concretizar todas as promessas precursoras do golpe e consagrar a direita neoliberal como mandatária salvacionista, sepultando o lulismo na cova raza da incompetência. De nada adianta o PIG alardear a retomada do crescimento, o fim do desemprego e demais mentiras, pois apenas imita Michel Temer se auto-comparando a Tiradentes; é o deboche dourando o escárnio e o menosprezo pela opinião pública, em nome do ódio aos comedores de criancinhas. De nada adianta o Judiciário prometer enquadrar Aécio, enquanto Alckmin ajunta o roubo à vontade de roubar ao transformar o MP estadual em imparcial tribunal julgador de sua corrupção, a pedido do MPF. Falta apenas agregar o TCE ao espetáculo demonstrativo de que nem cunhado de bandido ele deixará de ser santo, haja cunhado acima do bem e do mal como o dele. Muito embora ninguém relembre que o MP/SP é considerado o mais bem pago do mundo, justamente por haver viabilizado a fortuna dos tucanos aqui empoderados. A piora galopante de todos os serviços privatizados, o abandono do metrô, educação, saúde e segurança gritam por si só, provando que a antiga locomotiva que puxava os vagões federativos agora só empurra caixas dois para destinatários “self made man” tipo Serra. Entre Bolsonaro e Alckmin, FHC prefere Luciano Huck, como acaba de deixar claro, evidenciando que o golpe se volta contra os golpistas, faltou combinar com a torcida o desfecho da partida em curso. Em suma, o facciosismo da Lava Jato-Moro-STF fazem a campanha pró-Lula e só um quinta-colunismo podem evitar que o PT ganhe as bancadas legislativas de que precisa para, dentro da legalidade defendida pelos golpistas, começar a reverter o tsunami de extrema direita que ameaça sabotar até o PIB agrícola que nos resta, como demonstra a rejeição internacional da carne de frango contaminada por salmonelas e outras bactérias oriundas da sujeira e de uma soja e milho transgênicos indutores de câncer devido aos agrotóxicos que consomem (o que já está provocando no Congresso Nacional a aprovação acelerada do fim da lei do símbolo “T” que identifica esses transgênicos, já que a rejeição internacional também se dá em âmbito doméstico…). Em outras palavras, há três anos, quando o Brasil pertencia ao BRIC’S, o próprio agronegócio obtinha e mantinha mercados que agora, sob o primado do BBB (bala, bíblia e boi) se fecham, dentro de uma globalização avessa aos riscos sanitários e políticos de um produtor agrícola chefiado por dirigentes tipo ACM-neto que não sabem distinguir uma enxada de uma pá, o que rotula indelevelmente essa oligarquia que a ditadura togada mantêm no poder e vice-versa, rasgando a Constituição e encarcerando o único herói nacional que surgiu pós-Tiradentes – esse mesmo Lula que jamais cometeria o suicídio político de apoiar o inimigo, no auge de uma luta que pode nos conduzir à democracia.

  15. Barbosa nao è esquerxa

    Nao tem essa de “apoiar Ciro no segundo turno””… se nao apoiar agora, a esquerda nao ira ao segundo turno.

    Agora com a entrada fo Barbosa isto esta claro

  16. Que coisa, gente que se diz
    Que coisa, gente que se diz de esquerda destilando preconceito contra o Ciro Gomes, será que isso tem a ver com a sua origem nordestina? Não posso crer.se o Zé Dirceu falou isso, concordo totalmente com ele.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador