Lava Jato é antecipada em comício de tucano que recebeu R$ 540 mil da Odebrecht

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A antecipação do ministro da Justiça de Michel Temer, Alexandre de Moraes, sobre a nova fase da Operação Lava Jato e defesa da sequência de investigações da força-tarefa foram feitas em comício eleitoral de Duarte Nogueira (PSDB-SP), candidato a prefeito de Ribeirão Preto, que é investigado por envolvimento na Máfia da merenda escolar em São Paulo, é citado na Operação Alba Branca e teve o seu nome arrolado na superplanilha da Odebrecht, de possíveis beneficiários de repasses ilícitos investigados na Lava Jato.
 
A informação é do Blog da Cidadania, que lembrou que o ex-secretário estadual de Logística e Transportes do governo Alckmin deixou o posto recentemente, logo após ser citado na Alba Branca, sendo um dos supostos beneficiários, ao lado de Fernando Capez (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, de 10% sobre os contratos da Secretaria de Estado da Educação do governo Alckmin.
 
Duarte Nogueira tem, ainda, seu nome mencionado pela grande planilha de repasses da empreiteira, apreendida pela Polícia Federal em uma das fases da Lava Jato que teve como foco investigar alvos petistas. Além de Duarte, agora candidato a prefeito de Ribeirão Preto, a atual prefeita do município, Dárcy Vera (PSD), também é apontada no documento da Odebrecht.
 
Nogueira recebeu um total de R$ 540 mil em doações, com recursos de origens ainda investigadas e possivelmente ilícitas, da empreiteira, nas eleições de 2010, 2012 e 2014. “Curiosamente, os valores que a Odebrecht paga a petistas são vistos pela Lava Jato como indícios de corrupção e fazem Moro e cia. pedirem a prisão dos suspeitos antes de sequer serem julgados. Já no caso de políticos do PSDB ou do PMDB, é o contrário”, analisou o blogueiro.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ditadura bananeira

    Por que o governo Dilma nunca era informado antecipadamente sobre as operações da Lava Jato e o governo Temer é?

    Por que Aleandre Moraes quebrou o sigilo da Lava Jato no comício de Nogueira e ainda deu risada? Por que isso é engraçado?

  2. Fique em Brasília,não vá a Ribeirão Preto

    Soltamos um fazendeiro mas vamos pegar o outro.

    Vamos limpar a área no ribeirão.

    Com certeza a Nogueira nos dará frutos já nesta primavera.

  3. Temer confiou a pasta da

    Temer confiou a pasta da justiça a um homem que pensou ser suficente o passado dele como um brutamontes, troglodita, e autoritário quando tivesse que abafar manifestações. Sente-se, agora, ao que tudo indica, ressentido com a Besta, que sai por aí fazendo campanha política, e, por se achar o cara, dizer o que todos sabem, mas que bem poderia não ter dito.

    Uma coisa é o ministro, tal como Temer, saber tudinho a respeito da Operação Lava Lato, inclusive pra estarem sempre despreocupado quanto a não-prisão ou aceite de denúncias dos seus por parte de Moro. Outra coisa é dizer em público como existe entre governo e Moro uma aliança.

    Quem não se recorda das visitas desse ministro e de Temer a Moro, logo após as delações de Machado envolvendo nomes dos caciques do PMDB? A visita de ambos resultou em algum acordo para nunca mais se ouvir falar em nenhum dos delatados. O assunto morreu e foi enterrado para sempre.

    Está tudo às claras, pra qualquer um entender, e só não entende quem não quer, ou quem é estúpido. 

    Palloci estava na geladeria, como alguns outros petistas, mas era uma peça importantíssima para sair da vida pública hoje, ou ontem. Vale dizer que mais uma vez o nome de dirceu tá lá também na nova operação, porque tem que ser assim, e pronto. 

     

  4. UM RÉPTIL JÁ FORMADO

    É um completo escárnio.

    Um elogio à estupidez e ao ódio que se espalharam no Brasil atualmente, aflorados pela convergência perfeita das instituições degradadas pelo corporativismo (MPF, PF); pelo sectarismo conservador da direita mais reacionária, antnacional e antipopular (Judiciário e Imprensa), e pelos interesses venais (Congresso Nacional).

    Instituições degradas que convergiram e se alinharam, subordinadamente, aos projetos estratégicos hegemônicos (grande capital internacional e sua extensão subalterna nacional).

    O Brasil é um país sem lei.

    Ou melhor, é o país da lei do mais do forte, que passou a ser mobilizada descaradamente para EXTERMINAR os adversários.

    MAS ESSA ESCALADA AUTORITÁRIA E DEGRADADA ESTÁ APENAS ALCANÇANDO UM NOVO PATAMAR, PASSADO O IMPEACHMENT.

    ASSIM QUE O GOVERNO ILEGÍTIMO USURPADOR FOR REMOVIDO, O QUE DEVE OCORRER A PARTIR DE 1º DE JANEIRO A QUALQUER MOMENTO, ASCENDERÁ AO PODER UM GOVERNO IGUALMENTE USURPADOR E ILEGÍTIMO, MAS MUITO MAIS AUTORITÁRIO E DITATORIAL.

    ESSE NOVO GOVERNO AUTORITÁRIO DIRECIONARÁ DE FORMA CONCENTRADA TODOS OS APARELHOS DE REPRESSÃO DO ESTADO CONTRA OS SEUS ADVERSÁRIOS REAIS E IMAGINÁRIOS.

    PRIMEIRO ESSAS LIDERANÇAS DO PT QUE JÁ SÃO ALVO – LULA, DILMA E AQUELES QUE GIRAM EM TORNO DELES, COMO PALOCCI.

    DEPOIS O “SEGUNDO ESCALÃO”, CHEGANDO ÀS DIREÇÕES SINDICAIS E, POSTERIORMENTE, AOS MILITANTES DA ESQUERDA.

    O BRASIL ESTÁ INDO CÉLERE À FUJIMORIZAÇÃO DO REGIME.

    OU FAZEMOS ALGUMA COISA AGORA OU NÃO SOBRARÁ NINGUÉM PARA FAZÊ-LO DEPOIS.

    A PROPÓSITO, CABE ARROLAR NESTE MOMENTO PARTE DOS DIÁLOGOS FINAIS DO FILME DE BERGMAN: “O OVO DA SERPENTE”:

    “ALGUM DIA VOCÊ PODERÁ DIZER ISSO A QUEM QUER QUE LHE DÊ ATENÇÃO. MAS NINGUÉM ACREDITARÁ EM VOCÊ, EMBORA QUALQUER PESSOA QUE FAÇA O MÍNIMO ESFORÇO PODERÁ VER O QUE LHE ESPERA NO FUTURO. É COMO UM OVO DE SERPENTE: ATRAVÉS DA FINA MEMBRANA, PODE SE DISTINGUIR UM RÉPTIL JÁ FORMADO”.

     

  5. Pelo passado dos ditos cujos,

    Pelo passado dos ditos cujos, explicitados na notícias, vê-se a razão moraesana para o vazamento: conluio. Mas, dirão os desembargas regionais quartanistas: é a exceção, é a exceção. Bando é pouco.

  6. O inacreditável PSDB: Partido Santificado Do Brazil

    Formado por Pulhas Santinhos Do Brazil.

    O partido que promoveu a vendação de cerca de 100 bilhões de patrimônio público, inclusive modificando a Constituição e, em sincronia tem um escândalo do Banestado que enviou dezenas de bilhões para fora, julgado pelo herói nacional Sergio Moro e que não deu em nada de relevante, além de prender e soltar um operador criminoso reincidente e redelator.

    Que comprou o Congresso para uma reeleição inconstitutucional, em causa própria, que inventou o Mensalão, que tem Furnas, Liechstestein, aeroporto do titio, trensalão, roubanel, roubo de merenda, apagão surpresa depois de anos de (des) governo… (tá, tá, sei que a lista é muito maior, mas não lembro agora de tudo e isso já é mais que suficiente).

    Que tem um ex-presidente que diz que é pai de quem não é (o Real), que sustenta “outro filho” duvidoso com Brasifs beneficiadas por seu governo, protegido por uma Globo que foi BNDEzada por ele no apagar das luzes, e que traz fazenda alaranjada com conveniente pista-gift  vizinha de aviação contra um sítio com pedalinho, um apto. alaranjado e euromilionário na av. Foch de Paris contra um triplex numa prai decadente, um instituto patrocinado por pedidos dentro do palácio da Alvorada contra outro que não o foi. E palestras que falam mal do Brasil contra outras que ajudam negócios brasileiros.

    Que colocou os grandes e ignominiosos larápios na Petrobrás antes do pêtê assumir, que recebeu tanto ou mais de doações eleitorais das empreiteiras destruídas a jatodo que o PT, mas com dinheiro limpinho e santificado.

    Mas uma coisa fizeram bem: acusando o pêtê de “aparelhar ” o estado, eles tem bem aparelhados a policia federal, as PM´s, o MPF, os MPE´s, um a três no STF que valem pelos 11 e (agora) os fisiológicos do Parlamento. Ah sim, a mídia escrita, falada, televisada, as agências de propaganda e RP, os sindicatos e federações patronais (e até trabalhistas, como a Forca do Paulinho). E um contingente de zumbis robotizados que batem panelas e agridem em púbico.

    Tenho uma “admiração” enorme por essa quadrilha política de “alto nível” (tão alto que chegam ao hemisfério norte).

    E outra admiração enorme pelos milhões de brasileiros que não conseguem ver o que se passa bem à frente dos seus olhos.

    Talvez porque os cientistas já explicaram que as imagens não são processadas nos olhos…

    Mas no cérebro.

  7. CINDERELA DE SAPATINHOS DE CRISTAL LÍQUIDO

    E pelo visto o concorrente da globo em vazamentos não cai não, apesar do zum zum zum.

    No máximo, um puxão de orelha.

    Ele é o protetor da cinderela de sapatinhos de cristal líquido, quando a mesma em sua gaiola de ouro, navegando altas horas fora d’horas, teve sua carruagem transformada em abóbora por um hacker.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador