Le Monde: Artigo de Bruno Meyerfeld fala de perda da esquerda no Acre, ruim para o Brasil

no Le Monde

“Tínhamos tudo e perdemos tudo”

por Bruno Meyerfeld

O candidato do Partido dos Trabalhadores a prefeito de Rio Branco, capital do Acre, obteve apenas 4% dos votos nas eleições municipais de 15 de novembro. Este ex-bastião da esquerda votou esmagadoramente em Jair Bolsonaro em 2018.

O enorme pôster saúda o visitante assim que ele sai do aeroporto, aparecendo na umidade tropical. “Deus, pátria e família. Rio Branco acredita [em Jair Bolsonaro]”, diz o slogan da placa afixada com destaque na entrada da capital do Acre. O presidente posa ali todo sorrisos, gravata verde, dedo erguido para o céu, como um profeta em seu país. Ou um messias na frente de seus seguidores.

Não demorou menos para comemorar o “mito” Bolsonaro, como seus apoiadores o chamam. Porque é aqui, neste estado do extremo oeste da Amazônia, na fronteira boliviana-peruana, que o líder da extrema direita alcançou sua melhor pontuação nas eleições presidenciais de 2018: 77,2% no segundo turno (contra 55% nacionalmente). Em Rio Branco, obteve mais de 82% dos votos. Um verdadeiro plebiscito.

Difícil de acreditar, mas a região foi por duas décadas um baluarte da esquerda, considerada inexpugnável. O Partido dos Trabalhadores (PT) do ex-presidente Lula detinha todas as alavancas do poder lá: governador, deputados e senadores, prefeitos, assembleias locais… Tudo varrido pelo surgimento do Bolsonaro. Nas eleições municipais de 15 de novembro, o candidato do PT a prefeito de Rio Branco, Daniel Zen, foi drasticamente expulso da disputa no primeiro turno, com apenas 4,01% dos votos…

“Tínhamos tudo e perdemos tudo”, suspira Jorge Viana, ex-líder carismático da esquerda local. Aos 60 anos, o homem é bonito, com sua estatura alta, seus cabelos grisalhos cuidadosamente desgrenhados e seu sorriso de novela. Por muito tempo, o Acre foi sua coisa, sua casa. Ele o corporificou sucessivamente como prefeito de Rio Branco (1993-1997), governador (1999-2007) e finalmente senador em Brasília (2011-2019).

Costuma-se dizer que Jorge Viana “inventou o Acre”. Isso não está totalmente errado. Pobre, isolado no extremo oeste da Amazônia, o Acre foi por muito tempo uma terra marginal, pátria caída de seringueiros, coletores de látex, refúgio de exilados, lugar de todo tipo de tráfico…

Mas tudo mudou em 1999, com a chegada do PT no poder: Viana inaugura então o “governo da floresta” e dá ao Acre sua importância na escala do Brasil.

“Sonhamos grande aqui”

Sob seu governo, a Amazônia se torna um “ouro verde” a ser protegido. O governo investe em turismo e em indústrias sustentáveis, como látex ou castanha, e o desmatamento caiu 65% entre 1998 e 2007.

Melhor ainda: com a vitória do “camarada” Lula nas eleições presidenciais de 2002, o Acre se beneficia plenamente dos programas sociais de esquerda. Nos anos 2000, o PIB do estado triplicou, a expectativa de vida saltou de 66 para 71 anos. “Provamos que podemos aliar crescimento econômico e proteção ao meio ambiente”, afirma Viana.

Redação

Redação

View Comments

  • O Acre melhorou com o Bozo?
    Certamente que não e com certeza piorou e vai piorar mais ainda.
    Cada povo tem o governo que merece.
    Nós brasileiros, temos o nosso.

    • Erro Jossimar, sob o ponto de vista dos Acreanos derrubar a floresta é progresso, se não entenderem isso não entenderam nada.

    • no Le Monde
      “Tínhamos tudo e perdemos tudo”
      por Bruno Meyerfeld. É tão auto-explicativo esta chamada para a Matéria. A preocupação do Le Monde, de seus Profissionais para informar ao seu Público e Povo. É um alerta : Tínhamos tudo e perdemos tudo. Não é que estes Brasileiros querem mandar na sua Pátria, nas suas Vida? Pode isto? Como vamos explicar este ocorrido lá em Paris?

Recent Posts

Universidades argentinas marcham em defesa da educação pública e contra o ajuste de Milei

Em diferentes províncias, em todo o país, aconteceram marchas pelo descongelamento da verba destinada às…

35 minutos ago

O desafio de um modelo exterminador do emprego, por Luís Nassif

Como o Brasil é um país que não consegue diagnosticar nem problemas do passado, dificilmente…

2 horas ago

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

12 horas ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

13 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

13 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

14 horas ago