Lula na cidade de Buri, visitando o campus Lagoa dos Sinos, da Universidade Federal de São Carlos. O terreno foi doado à UFSCar pelo escritor Raduan Nassar duante o governo do ex-presidente. Acompanhando Lula e Nassar, Eduardo Suplicy. Foto: Ricardo Stucker
Jornal GGN – Em passagem por uma universidade federal no interior de São Paulo, a UFScar, o ex-presidente Lula falou pela primeira vez sobre política após o fim das eleições 2016, disputa da qual o PT saiu com quase 60% menos prefeitos eleitos numa comparação com 2012. Lula fez críticas indiretas ao mote de vários candidatos, de negação à política, e deu apoio moral aos estudantes que têm ocupado escolas contra a PEC do teto dos gastos e a reforma do ensino médio.
Segundo Lula, os estudantes devem debater o que motivou o impeachment de Dilma Rousseff (PT) e o que está por trás da agenda política e econômica que Michel Temer (PMDB) assumiu com o apoio de PSDB e aliados, além da grande mídia.
“Vocês têm de construir uma discussão sobre isso. Por que aconteceu esse golpe no Brasil? Será que por causa do pré sal? Será porque 75% dos royalties iriam resolver o problema da educação? Será que essa coisa tem a ver com o Brasil ter virado protagonista, ter criado o BRICS, um banco internacional? Tem a ver com a UNASUL, MERCOSUL, relações do Brasil com a África? É importante que a gente discuta que o que acontece nesse País nao é por acaso. Tem algo maior acontecendo”, disse.
Segundo o ex-presidente, os jovens não devem recuar nem permitir que o direito à manifestação seja podado, entre outros tantos retrocessos. “Se eu que fiz 71 anos e não quero desistir, o jovem não tem motivação para desistir. Toda vezes que vocês estiverem descrentes e assistirem ao Jornal Nacional e ficarem mais desanimados, você tem de ter noção de uma coisa: o político que vai mudar esse País não é o lula. São vocês.”
“Ao invés da gente negar a política”, disse Lula, “a gente tem que fazer política. Porque a desgraça de quem não gosta de política é ser governado por quem gosta. E quem gosta é sempre a minoria, é sempre a elite”, concluiu o ex-presidente.
A frase foi um comentário indireto a dois pontos de destaque na eleição de 2016: a vitória do discurso do “não sou político”, que favoreceu uma série de “outsiders” – empresários, como Joao Doria, ou religiosos, como Marcelo Crivella; e o alto número de abstenções, brancos e nulos, superando, em muitas capitais, o volume de votos depositados nos candidatos que venceram a eleição.
Para Lula, a elite está confiante de que vai fazer o Brasil voltar ao que era décadas atrás, quando os mais pobres não tinham acesso à universidade nem direito de andar em aeroportos e estabelecimentos comerciais. “Esse País foi pensado intelectualmente por uma elite que pensou que 35% deveriam ter tudo e 65%, nada.”
Lula ainda disparou contra a velha mídia, citando a “perseguição” de veículos como a Globo, com produtos como o Jornal Nacional. Nas contas do ex-presidente, de março até aqui, só o JN produziu 14 horas de conteúdo negativo para ele, “achando que falar mal do Lula vai acabar com o Lula”.
“Eu não nasci por causa deles. Eu, na verdade, existo porque o povo brasileiro foi criando consciência política. Foi buscando direitos, aprendendo que nada vem de graça, que a gente tem que buscar as coisas”, disse Lula.
O petista tentou demonstrar otimismo, mesmo com os jornais noticiando que o país deu uma “guinada à direita”.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Lula cometeu alguns erros, no
Lula cometeu alguns erros, no passado recente, com pronunciamentos desnecessários que causaram mais ira em seus adversários irados. Mas, de um modo geral, sempre fala o que tem que ser dito, com propriedade e sintonizado com o que está acontecendo. Apoiado.
sintonizações
“Mas, de um modo geral, sempre fala o que tem que ser dito, com propriedade e sintonizado com o que está acontecendo.”
Apoiado.
Segue exemplo:
“Ajudei a criar esse partido [Partido dos Trabalhadores] e, vocês sabem, perdi três eleições presidenciais e ganhei a quarta, mantendo-me sempre fiel a esses ideais, tão fiel quanto sou hoje. Quero dizer a vocês, com toda a franqueza, eu me sinto traído. Traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tive conhecimento. Estou indignado pelas revelações que aparecem a cada dia, e que chocam o país. O PT foi criado justamente para fortalecer a ética na política e lutar ao lado do povo pobre e das camadas médias do nosso país. Eu não mudei e, tenho certeza, a mesma indignação que sinto é compartilhada pela grande maioria de todos aqueles que nos acompanharam nessa trajetória.”
Traduzindo pro popular: “Dirceu e Genoíno, a parada é com vocês. Me tirem dessa história.”
…
Lula sintonizado em 2000:
“Quando vejo na imprensa de São Paulo a pesquisa dizendo que a Roseana é uma governadora aceita pelo povo do Maranhão… Eu conheço, eu conheço o Maranhão, gente.Eu já andei de carro e de ônibus esse estado. Aí eu fico imaginando por que que ela aparece bem nas pesquisas. Sabe por quê? Porque a Globo é do pai dela.O SBT é do Lobão. A Bandeirantes é num sei de quem. Ou seja, é a televisão falando bem deles o tempo inteiro. É por isso que essa gente aparece bem nas pesquisas. Porque passa o tempo inteiro, descaradamente, mentindo.”
Lula sintonizado algum tempo depois:
“Eu vim aqui agora pra cumprir com o dever de lealdade. Em política a gente tem que ter lealdade com quem é leal conosco. E essa mulher foi leal comigo desde a campanha de 2002. Tenho a convicção e quero dizer pra vocês que essa companheira aqui, que em todos os momentos difíceis se colocou do meu lado. Se colocou do meu lado, na minha defesa, enquanto outros atacavam predas [é assim mesmo] com muita facilidade. Porque é fácil atacar pedra. É fácil fazer julgamento precipitado. E essa mulher, com a sensatez que ela tem na sua vida política, não houve um só momento de dificuldade que essa mulher não estava presente na minha defesa e na defesa do meu governo. É por isso meus companheiros e minhas companheiras que eu quero terminar dizendo a vocês: Essa companheira eleita governadora do estado , como vai ser, nós vamos fazer as parcerias não foram possíveis ser feitas agora. é este país que eles não estavam habituado a ver(…) E pra que eu tenha mais força, muito mais força, pra fazer essa transformação, eu queria pedir a vocês: Quem votar em mim , por favor, por favor, vote na Roseana Sarney para governadora do estado. Muito obrigado, meus companheiros , e até a vitória.”
http://www.youtube.com/watch?v=XmYSZhwLUpA
…
Sintonizado é dizer pouco. Lula é a dialética em carne e osso.
Deve ser porque gosta de quem
Deve ser porque gosta de quem gosta de política que alojou MUITO BEM no seu governo a elite dos 35%.
Perdoem, mais uma vez, mas é a partir de fotos tiradas ao lado de um super elite como o Maluf que o povo desencanta com política.
Quando se sente enganado ao perceber que o cara que até então malhava o Sarney depois afaga este, o Collor, Renam…
Na verdade, o fenômeno dos “não políticos” é efeito direto do fracasso dos políticos como o Sr. Luís Inacio.
“Ahh… mas era isso ou nada!”
Pois então, preferiu mansamente o nada ao caminho de soluções criativas, sofisticadas, bem pensadas.
Agiu com péssima qualidade e muitos acham até hoje que foi politica fina.
Rssss
A partir de uma visão purista
A partir de uma visão purista da Política tua crítica mereceria acolhimento. Entretanto, como tal percepção vai da ingenuidade a mais pura farsa, acolho-a como mera retórica.
Seria o caso de se indagar a possibilidade de qualquer um, não só o Lula, de governar um país a partir de uma visão sectária e sem contar com uma base de apoio consistente no Congresso, bem como sem pactuar com as elites econômicas do país.
Escrito de outra maneira: quantos dias(não falo nem em meses) se sustentaria um governo lastreado no programa histórico do PT e por extensão da Esquerda? De cunho progressista? O Lulismo pagou um pedágio, isso sim. E a “entrada” da fatura foi a Carta aos Brasileiros.
Isso de maneria alguma justifica TODAS as ações realizadas em nome dessa necessidade. Decerto que de uma estrutura política viciada por séculos de “ismos”(patrimonialismo, assistencialismo, clientelismo e oportunismo) nada se poderia esperar se não uma mimetização a fim de continuar com suas práticas.
Justificar os “não políticos”(no sentido pejorativo) a partir SOMENTE do suposto fracasso do político Lula a meu ver é simplesmente amoldar a realidade às tuas “verdades”, ou seja, pura ideologia.
Já em 2003 Lula enfrentou os “não políticos”, aquele estamento que sempre apreenderam e apreenderão o exercício da Política como algo menor, se não mesmo desnecessário, numa sociedade – ironicamente – politicamente organizada. Na sequência, o bombardeio diuturno na fixar no subconsciente da população todas as negatividades possíveis e imagináveis abrangendo, inclusive, aspectos pessoais e familiares do ex-presidente.
Isso é ou não verdadeiro?
Lula errou. Talvez até mais que o necessário mesmo arrostando os imensos óbices que enfrentou. Entretanto – aí o caráter inaceitável das tuas avaliações – a resultante foi, sim, positiva. E estão aí os fatos para comprovarem. Será que a relativa tranquilidade que desfrutamos face a crise política e econômica é simplesmente fruto do acaso ou tem a ver com o “colchão” estruturado nos governos petistas?
Tua alegação costumeira acerca da falta de reformas estruturantes como “prova” do fracasso de Lula é uma falácia do tipo definição muito restrita. Ora, para que mais estruturante que a segurança e paz social advindas de políticas e programas de governo que priorizaram e resultaram nas mesmas?
JBCosta
Tens a minha assinatura. Abraços
idem
JB nem precisava se desgastar respondendo para aquele venenoso.
Companheiro,
O mestre da
Companheiro,
O mestre da retórica aqui é você, não eu.
Lamento informar,entretanto, que não acompanha tão inspirada verve o conteúdo apropriado.
Você ignora o que eu sei, estudo, dedico e conheço. Modéstia à parte.
Vou repetir: é extremamente difícil alterar o funcionamento das estruturas sociais, políticas, economicas e, acredite, culturais.
Mas, se para o Presidente da República é extremamente difícil, para nós dois e qualquer outro aqui é IMPOSSÍVEL.
Digo que você é um ignorante, no bom sentido, porque não sabe o que é o PODER.
Não sabe a imensa quantidade acumulada de forças que possui Chefes de Estado. Se tem curiosidade, abra e veja todas as suas competencias ali reunidas e as multiplique por dez, porque ainda faltará o não está lá diretamente.
Por isso repete os mesmos slogans superficiais de sempre: a culpa é do congresso, da mídia, do judiciario etc.
Ocorre que na posse de poder, que no conceito significa CAPITAL POLÍTICO, um Chefe de Estado não apenas está submetido ao jogo, ele também é CAPAZ de ALTERAR suas REGRAS.
Pouquíssimas pessoas no mundo estão nesta condição (podem quando querem ao menos tentar o exercício desta função) e por isso são poderosissimas.
CAPITAL POLÍTICO é o básico para você entender que estes o possuem para USAR, não com vistas eleitoreiras de curto prazo.
O Lula jamais moveu uma palha de seu Capital, hiper inflado por circunstância econômica internacional intermitente que nos proporciona os famigerados voos de galinha.
Você parece adorar…. Voos de galinha. Falo, entretanto, que estes não resolvem PROBLEMAS, a não ser, tão somente, de modo ilusório.
O político muito capaz não apenas proporciona momentaneamente o bem estar para as pessoas, ele altera a dinâmica do sistema e PERENIZA qualidade de vida. Não temos desses e, para piorar, nossas instituições são frágeis, precarias.
Voltando ao assunto, ocorre nos casos de muita competência mudanças na estrutura tributária, de comunicação, jurídicas, administrativas etc.
NÃO É POSSÍVEL nem desejável que busque mudanças bruscas e radicais, NÃO É POSSÍVEL que faça tudo em espaço tão curto de tempo.
Mas sem dúvida alguma é possível ações mais contundentes que aquelas eleitoreiras e enganadoras que o Sr. Luís Inácio praticou.
Ps: Vocês também acham que num estalar de dedos depoem-se presidentes.
Mas isso só é possível quando por sua própria inepcia deterioram seu Capital Politico.
Lembre-se do Plano Levy no início do Governo Dilma e o compare com a Pec 241.
Apenas mais um detalhe que
Apenas mais um detalhe que considero MUITO lamentável o estranho conhecimento dos adeptos ao Lulismo.
Não só de política de conchavos e coalizões que vive um governo. Mas também de sua capacidade administrativa.
Quando uma ponte DESPENCA numa BR por falta de manutenção na saída de Belo Horizonte isso pode não ser política direta como você entendem, mas seguramente afeta a capacidade política no todo.
Ou seja, quando você é incapaz de políticas regulatórias ou de investimentos em infraestrutura, telefonia, saneamento básico isso acaba sendo política.
Quando você descuida da prevenção ou erradicação de epidemias, como a DENGUE, isso é política.
Quando você promete investir no transporte público mas PRIVILEGIA o ENTUPIMENTO das cidades com carros, política de novo.
Quando você SUCATEIA a indústria nacional precarizando o trabalho, Quando você faz uma política habitacional com traços fortes de especulação imobiliária, quando não cuida da criminalidade, das penitenciárias etc..
Tudo é política.
Mas, na acanhadíssima mentalidade LULISTA só temos coisas boas, as ruins são culpa de governadores, prefeitos, deputados, senadores.
Culpa da história, culpa da China, dos EUA, da CIA, FBI, PENTÁGONO e por aí vai.
Não é verdade?
Bateram tanto no PT e deu no
Bateram tanto no PT e deu no que deu,aquele ditado popular “água
mole em pedra dura tanto bate até que fura” e que tal fazermos a
mesma coisa com os TUCANOS?Ora eles são cheios de peripécias
a começar pelo FHC,então é denunciar,denunciar,denunciar,den…!
Ja passou da hora de sair da
Ja passou da hora de sair da toca mestre.A meninada esta ai,firme e forte prescisando de apoio,de quem os guie.Se se fala em reconstrucao do campo das esquerdas,passa obrigatoriamente por essa meninada que despertou e despertou para valer.Esqueca essa velharia que ja deu o que tinha que dar,coloque Haddad debaixo do braco e vamos partir para o abraco.O destino do Brasil voltara a lhe sorrir,indispensavelmente com a participacao da garotada.Ciro Gomes ainda que eu o considere um politico serio,nao enxerga um palmo diante do nariz,qual seja a ideia fixa de ser Presidente da Republica,e mais uma vez,o acodamento e as colocacoes impertinentes fora de hora,ficara a ver navios.Essa historia de procurar os governadores do PT em busca de apoio,me lembra as articulacoes da ex Presidenta Dilma.Ciro Gomes e isso,uma Dilma melhorada.Eu meus desconfiados botoes,pois de politica sei o suficiente para o consumo interno,temos a quase certeza que essa historia de um tal Dilmismo,tem um sopro dele,Cardoso,Mercadante e Tarso Genro.O Galego esta de prontidao esperando as ordens.Jorge Viana e Camilo Santana idem.Vamos a luta,vamos para guerra,vamos pro pau,assuma o comando,que foi,e,e sempre sera seu.Lula,ontem,hoje,sempre,eternamente.
Arriba militância, a
Arriba militância, a esquerda, o futuro da humanidade!
***
OPUS XII
Não são
as gotas do oceano
a enfrentar
as ondas
dos mares,
as rochas,
as marés,
o humor da Lua,
as pragas dos ventos,
os tambores das tribos,
altos e baixos
os gritos
[inaudíveis
Messias Franca de Macedo
É imperioso contar a
É imperioso contar a verdadeira história do Brasil!
***
Felicidade Fechada: uma história da família Genoino
Contribua com o financiamento coletivo!
https://www.youtube.com/watch?v=0y3TT76DMcI
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/felicidade-fechada-uma-historia-da-familia-genoino
lulices
“A frase foi um comentário indireto a dois pontos de destaque na eleição de 2016: a vitória do discurso do “não sou político”, que favoreceu uma série de “outsiders” – empresários, como Joao Doria, ou religiosos, como Marcelo Crivella”
Se, tal como interpretou o GGN, a fala de Lula abarcaria o Bispo Crivella, seria mais um caso de hipocrisia explícita de The Guy.
Saca só:
https://www.youtube.com/watch?v=2xPpbrmb_YQ
Crivella pode ser um belo dum salafrário, mas, há muito, não pode ser chamado de outsider.
E é bom ficar atento: com Lula, sempre tem jogo.
Ou como diz o ditado “Do que não se ri o Diabo?”
…
Que os petistas sejam coerentes: o Bispo Crivella só se tornou a Besta do Apocalipse após ter votado pelo impeachment de Dilma.
No mais, é o pastor da IURD que sempre foi.
Ou será que alguém acredita nesse caô de “pastor licenciado”?
Liderando a renovação
Muito lucida e apropriada a nova fase de Lula. Descartou o Lulinha Paz e Amor, para encarnar um Lula lider da resistência e da ascenção de novos lideres. Ele sabe que toda essa caçada preconceituosa, abusiva e imoral que vem sofrendo, sem trégua, pela coligação golpista e rendida ao capital estrangeiro tem a intenção única de dividir seu projeto de percorrer o Brasil, com as constante defesa, que se vê obrigado a fazer sobre os ilegais e coverdes ataques que recebe. Sabemos que a juventude das diretas já, do impeachment de Collor e a juventude atual responderam ao apelo nacionalista por um Brasil emocrático e livre, mas que por outro lado geraram poucos líderes políticos com cacife para combater a coligação entreguista. Lula e Brizola foram os que mais corresponderam aos anseios dos legítimos nacionalistas. Portanto, entendo que muitas outras maduras e confiáveis cabeças da esquerda nacionalista deveria se enganjar de corpo e alma a essa nova missão que Lula começa a praticar. Ao fazer isso, ele produz um contra golpe na nefasta coligação anti Brasil, e deixa de prontidão um plano B, para o caso de ser ver impedido de se candidatar seja pela falta de tempo ou seja por uma vitória provisória (até o fim das leições de 2018) da colgação ficha suja dos traidores da nação brasileira.
governo Lula só fez verniz.
governo lula só fez verniz.
Pintou a casa por cima das
Pintou a casa por cima das infiltraçoes.
Cadê a solução?
Tivemos 8 ~ 12 anos para fazer uma mudança de verdade. Na minha visão, mudar pela educação investindo grana de onde pudesse! Tinha o poder nas mãos e em vez de agir com seriedade, pensando em gerações futuras, foi eleitoreiro com ações momentâneas. “Ele é o cara”.
Quando teremos outra oportunidade?
Felizmente, o governo atual é tão incompetente quanto e vai cair por si só. É questão de tempo. Mas cadê a solução para quando chegar a hora?
A inveja
é tão feia como um caminhão sem farol vindo em um tunel em sentido contrário! Dá para sentir o gosto de merda na boca!