Lula defende “aliança de toda a esquerda” para disputa presidencial 2022

"Se depender do PT e de mim vamos ter uma aliança de toda esquerda", disse Lula, que também criticou a atual falta de apoio entre PT e PSOL em SP e Rio

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu “uma aliança de toda a esquerda” para as eleições 2022. A declaração foi dada nesta quinta (12), em transmissão ao vivo com a candidata do PT à Prefeitura do Rio, Benedita da Silva. Contudo, Lula ressaltou que o partido ainda poderá lançar um candidato.

As declarações foram feitas em meio às movimentações da direita e do ex-juiz Sérgio Moro, junto a figuras como o apresentador Luciano Huck, o ex-ministro Henrique Mandetta e o vice-presidente Hamilton Mourão, para a próxima disputa presidencial.

Ao falar sobre o cenário de dois anos mais, Lula disse que “2022 já tem vários candidatos”. “Mas quem está com dificuldade é a direita, que procura Doria, Moro, Huck”, continuou.

“Eu vou te garantir que se depender do PT e de mim vamos ter uma aliança de toda esquerda. Agora, o que as pessoas não podem achar é que o PT não pode ter candidato, porque como que pode o maior partido não ter candidato? Mas se tiver gente em condição de disputar melhor que o PT não tem problema nenhum”, afirmou.

Nesse cenário, defendeu, ainda, que os partidos políticos da esquerda lancem candidaturas que possam se unir e trazer força para o que obtiver mais votos em um eventual segundo turno.

“Todo mundo tem o desejo de construir frente ampla. A gente sempre tentou construir frente ampla sem querer impedir que os partidos tivessem candidato. É muito importante que a gente tenha noção porque os partidos têm que lançar candidato. Dá a chance de colocar o programa, conversar com a sociedade, e tem chance de ir pro segundo turno e fazer uma aliança muito grande.”

“Paciência”: Falha em aliança PSOL-PT em SP e Rio

As falas de Lula ocorrem não somente visando uma aliança para 2022, como também em análise ao que vem ocorrendo nestas eleições municipais, nas quais candidatos como Jilmar Tatto (PT), em São Paulo, deveria ter abdicado e demonstrado apoio a Guilherme Boulos (PSOL), e o mesmo no Rio, com Renata Souza (PSOL) abdicando para apoiar Benedita Silva (PT).

“Eu adoraria estar em uma aliança agora com PSOL no Rio e em São Paulo, e em outros estados”, disse Lula, acrescentando: “mas é normal que o PSOL e o PT queiram ter candidato”.

Antes de ser lançada como cabeça de chapa, Benedita Silva, que hoje concorre pelo PT, seria a vice na chapa do deputado Marcelo Freixo (PSOL), que acabou desistindo da candidatura. “Eu gostaria que o PSOL tivesse apoiado a Benedita no Rio porque a Benedita foi vice do Freixo enquanto ele era candidato. Mas não foi possível, paciência.”

O objetivo, lembrou Lula, é construir essa frente não só para as eleições municipais, mas também com vistas a 2022: “Vou trabalhar com a hipótese que a gente faça qualquer esforço para não deixar que o símbolo do milicianismo possa continuar governando esse país. O Brasil pode não precisar do Lula, da Benedita, mas não precisa de uma figura grotesca como o Bolsonaro governando o nosso país.”

 

Acompanhe a participação de Lula na live em apoio a Benedita Silva, na candidatura do Rio:

 

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Assim ele dá um xeque-mate na Lava Jato e no própio julgamento da suspeição de Moro no STF e cia! E até na candidatura Moro com quem quer que seja!
    Lula é uma verdadeira raposa da política.

    1. Tão raposa que sancionou a lei da ficha limpa que anos depois o levou pra cadeia. No dedaço, indicou alguém sem nenhum preparo pra política e para ser presidente de Brasil e ser impichada. E Lula ainda não se deu conta de que seu maior problema é saber que o maior problema da esquerda é ele

      1. Tome tento camarada. Essa é a velha desculpa dos falsos esquerdistas. Procuram qualquer justificativa par amparar seu preconceito ao PT. Lamento, mas essa é a verdade nua e crua.

  2. “Companheiro Lula não tá entendendo direito o que tá acontecendo com o PT.
    A burocracia empurrou o Partido num buraco sem fundo.
    Em SP o candidato não sai do anonimato e no Rio sacrificam a Bene numa campanha que vai ajudar a eleger crivela para o 2º turno.
    Em Curitiba lançaram outro anônimo em detrimento dum deputado estadual conhecido.
    PT ou é atropelado pelas suas bases no voto útil contra os inúteis dos burocratas e dos candidatos da direita neo-fascista ou vai estar destruindo mais um pedaço dessa ponte que o Lula acha que vai ser possivel construir.
    Zé Dirceu já avisou pro rebanho que aliança só no 2º turno e domingo a militância vai carimbar o seu definitivo atestado de aposentadoria politica fazendo o que é correto que é o voto no Psol em SP e no PDT tanto no Rio quanto em Curitiba”

  3. Se Lula for o candidato da frente de esquerda, Bolsonaro será reeleito, porque há ódio demais contra ele, mas ele insiste, teima, persiste…
    Lula terá de arcar com as consequências da sua infinita vaidade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador