Lula: “Tanto o PT quanto a Petrobras não têm que fugir da verdade”

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu uma entrevista coletiva a blogueiros. A entrevista foi transmitida pela Rede TVT (do Sindicato dos Trabalhadores de São Bernardo do Campo) e teve, aproximadamente, três horas e meia de duração.

Participaram da mesa de blogueiros Renato Rovai, da revista Forum, a jornalista Conceição Lemes do Viomundo, o jornalista Altamiro Borges do Blog do Miro, Miguel do Rosário de O Cafezinho, Marco Weissheimer do Sul21, Rodrigo Vianna do Escrivinhador, Fernando Brito do Tijolaço, Kiko Nogueira do Diário do Centro do Mundo e Eduardo Guimarães do Blog da Cidadania.

No início da entrevista coletiva, Lula disse que os “meios de comunicação pioraram do ponto de vista da neutralidade”. A afirmação veio acompanhada da polêmica sobre uma possível briga entre Dilma e Lula, no início do ano, que foi negada pelo ex-presidente.

Em seguida, Luiz Inácio Lula da Silva antecipou alguns boatos sobre a candidatura a presidente da República. Lula negou: “se vocês puderem acabar com essa boataria toda, vocês estarão contribuindo com o processo de democratização desse país”.

“Não tem pergunta proibida, aquilo que eu não souber responder, eu direi que não sei”, disse Lula abrindo para as perguntas dos blogueiros.

CPI Petrobrás

O momento de destaque da coletiva foi quando Lula abordou a CPI da Petrobrás e o julgamento da Ação Penal 470.

De forma crítica, o ex-presidente apresentou que a investigação da Petrobras teve o teor determinado pelas disputas políticas. “Tanto o PT, quanto a Petrobras, não têm que fugir da verdade, não tem que ter medo, tem que apurar a verdade, os números estão colocados. O que a gente não pode é ficar vendo em cada em eleição, por falta de assunto, a oposição que nunca quis CPI, ficar disputando [no Congresso] como programa de campanha”, disse Lula.

“A Petrobrás é motivo de orgulho nacional há muito tempo. Talvez parte daqueles que querem a CPI hoje pode ser os mesmos que naquela época não queriam a criação da Petrobrás”, afirmou, acrescentando: “Para mim, eu dizia que Petrobrás é tão importante que daqui a pouco teria o presidente da Petrobras indicando e elegendo o presidente da República”.

Sobre a descoberta do Pré-sal, deu seu posicionamento sobre quando ainda era presidente: “não podia permitir que o petróleo fosse utilizado para que o dinheiro fosse o ralo da rede pública no Brasil. A minha intenção era criar um fundo para dedicar investimentos a ciência e tecnologia, saúde, educação, meio ambiente. Um fundo como uma espécie de passaporte para o futuro”.

“É isso que eu tinha da Petrobrás, recuperação da autoestima. E se um dia ela tiver defeito, nós temos que consertar, mas ela é motivo de orgulho do Brasil”, concluiu.

AP 470

Sobre o julgamento da Ação Penal 470, Lula foi questionado se ele se arrependeu de ter indicado Joaquim Barbosa ao Supremo Tribunal Federal: “Não, quando eu indiquei não tinha o julgamento do mensalão. Eu indiquei Joaquim Barbosa porque eu queria um negro na Suprema Corte brasileira, e de todos os currículos que recebi, o do Joaquim Barbosa era o melhor. Agora, o seu comportamento é da inteira responsabilidade dele”.

Para Lula, a principal crítica ao julgamento foi o comportamento midiático. “O mensalão foi o mais forte processo político desse país, em que a imprensa teve um papel de condenação explícita antes de cada sessão. Eu nunca vi nada igual, o massacre era apoteótico. O que eu não vi, agora, foi no caso de Minas Gerais. Está lá, com dois pesos e duas medidas. Os mesmos que condenaram Dirceu foram os mesmos que não fizeram nada em Minas”.

Com relação às penas, Lula também criticou: “Um abuso muito grave do exercício de poder, Dirceu deveria teoricamente estar em prisão domiciliar. Mas isso serve de experiência, de reflexão”.

O ex-presidente também culpou o partido. “Erro do PT na bancada, deveria ter feito uma luta durante os sete anos. Nós ficamos pensando juridicamente numa ação que estava sendo pensada politicamente”.

Lula também se apresentou indignado com a postura de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal, ao repassar informações para os meios de comunicação antes das sessões de julgamento. “A Suprema Corte tem que julgar nos autos do processo, não tem que falar nada antes. Depois, caiu o crime de quadrilha de Dirceu, caiu o de João Paulo. As pessoas precisavam provar e não tinham provas”.

“Eu não quero me precipitar fazendo julgamento. Eu acho que ainda tem muita história para contar, desfazendo alguns mistérios que até agora parece ter. Mas serve para não abaixar a cabeça, perseverar sempre. Cai um tombo, levanta; cai um tombo, levanta e um dia você derruba os outros”, finalizou sobre o caso.

Saúde

Tema que será um dos principais alvos das campanhas presidenciais deste ano é a saúde. Lula afirmou que esse problema é muito mais de falta de recursos: “Não é possível levar saúde de qualidade às pessoas sem ter dinheiro. Mais de R$ 250 bilhões da saúde foram tirados do meu mandado e não foram colocados. Possivelmente tem um pouco de gestão, mas o problema é dinheiro de verdade”.

Sobre as reivindicações contra o programa “Mais Médicos” do governo federal, de que existem médicos suficientes no Brasil e de que não era preciso trazer os profissionais de Cuba, Lula respondeu: “o Mais Médicos está provando que não era verdade. Você tem acesso a médico na Avenida Paulista, você tem acesso a médico na elite, mas não tem para os pobres”.

Ainda assim, completou: “já falei isso para a Dilma e para o Padilha, não pense que o ‘Mais Médicos’ vai resolver o problema, porque terão mais. Na hora que descobre um problema de saúde, indo ao medico, você vai precisar de um especialista. E aí, o cara tem que entrar numa fila de 5/6 meses. Para mim, tem que credenciar a fila médica desse país, para atender quem quiser com um cartão. Credenciar o que não tem na rede pública”.

“E quanto mais gente incluir no sistema, mais investimento tem que fazer na saúde. A presidente e os dois candidatos que já foram governadores sabem o que é isso e vão ter que apresentar propostas boas”, afirmou.

Copa

Sobre o movimento contra a Copa do Mundo 2014, Lula disse: “Não podemos construir isso numa derrota. O dinheiro que utiliza na Copa do Mundo não era do orçamento da União, não estava disponível para a saúde. E vem em estrutura, o Brasil que não tinha nenhum estádio, hoje vai ter dois estádios competitivos com o maior do mundo”.

Quanto aos investimentos, adicionou: “Não é porque eu faço uma coisa que eu não faço outra. O problema da infraestrutura é secular. Ficar preocupado com manifestação… Deixa ter manifestação! O importante é que tenha o espetáculo”.

“‘Trabalhador que se contenta com o que tem não é trabalhador’. Não foi Lênin que disse isso, foi Julio Barata. Você quer coisa melhor pra democracia do que fazer protesto? Esse é o momento”, concluiu.

Balanço

Lula fez um balanço dos progressos em 11 anos de PT na presidência e reforçou que se manteve em silêncio durante esses últimos anos para deixar que Dilma Rousseff atuasse: “Nós vencemos o complexo de Vira-Lata desse país. Uma elite complexada, em que tudo lá fora era bonito, bom, e que nós brasileiros não valíamos nada. Falta o Brasil ir para a ofensiva. Enfrentar as crises significa mais do que ficar quieto, significa ir à frente. E ela [Dilma] sabe que a gente vai ter que trabalhar muito mais para conseguir retomar a subida novamente”.

Também foram abordados os temas da bancada governista na Câmara e Senado (“eu tenho o Congresso que o povo elegeu e é com eles que tenho que lidar”); seu histórico de luta sindical; a reforma política (“a gente pleiteava financiamento público de campanha, estou convencido que é a forma mais barata e mais honesta – cada cidadão deve saber quanto custa um voto”); a descentralização dos partidos (“o PMDB, que é um grande partido, é uma federação de caciques estaduais; os partidos são tribos regionais, o único que nasceu nacional é o PT e, mesmo assim, ainda existem interesses regionais que prevalecem”) e o Marco Civil da Internet (“eu falei para a Dilma, o encontro do Arena é o momento de você sancionar a lei, vai ser um modelo para o mundo”).

Assista a entrevista completa:

https://www.youtube.com/watch?v=hhjATYYobG0

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. FORA/DILMA/LULA/PT

    Prezados, o Governo de Dilma(Lula) PT sinto muito más acabou, são só índices negativos, corrupções, ingerência,dívidas nas alturas. Procura-se um novo Presidente, pois o atual já foi e não deixou saudades.

    1. A inveja mata. Temos Lula e

      A inveja mata. Temos Lula e Dilma como grandes estadistas, já a direitona não tenha nenhuma referência positiva. Tadinho deles

    2. Boa era a privataria tucana, né?

      A venda da Vale por dez tostoes (com 3 anos de lucro operacional se pagou a empresa), ainda por cima financiada pelo BNDES. E as outras maracutaias todas. Sem benefício nenhum para a populaçao. 

      E de qual presidente atual (O atual) você está falando, hem? Já notou que temos umA presidenta? 

  2. Lulalá

    O lula é show de bola! Um grande cidadao do Brasil,orgulho prá uns e inveja prá outros.

    Salve Luiz Inácio da Silva!

     

    José Emílio Guedes Lages-Belo Horizonte

  3. Por que a companheira

    Por que a companheira presidenta não recebe os blogueiros para uma coletiva, como fez o companheiro presidente quando no exercicio do mandato e agora. Ôh companheira pesadona essa,não? Tá dificil de carregar!

    1. “Por que a companheira

      “Por que a companheira presidenta não recebe os blogueiros para uma coletiva”:

      Nao tenho ideia do que voce ta falando.  Porque Dilma tem obrigacao de fazer isso, porque isso a faz “companeira pesadona”, porque “ta dificil de carregar”, porque voce nao usou “diki”, e porque voce nao escreveu “pesadona” com “z”?

  4. Bom, ele disse que o PT tem

    Bom, ele disse que o PT tem que evitar a CPI.

    Faltou essa parte.

    1 – Não tem nada para esconder;

    2 – O debate sobre a Petrobras tem que ser político, evitando o que aconteceu no mensalão

    3 – O PT tem que evitar a CPI.

    Meio incongruente né.

    Se o mensalão fosse meiramente um debate político, evidente que não haveria pessoas condenadas a mais de 20 anos.

    Se o debate da Petrobras é político, porque evitar a CPI

     Nada com nada, bem do estilão do Presida

    1. “2 – O debate sobre a

      “2 – O debate sobre a Petrobras tem que ser político, evitando o que aconteceu no mensalão”:

      Voce eh maluco, doido, ou varrido?!?!?!  O DEBATE SOBRE A PETROBRAS TEM QUE SER SOBRE OS PREJUIZOS QUE A DIREITA CAUSOU.

       

      “3 – O PT tem que evitar a CPI”:

      QUANDO Lula disse isso?  Mostre nos o video porque eu assisti a coisa toda tambem e nao vi isso.

    2. Ô troll, vai perguntar lá no

      Ô troll, vai perguntar lá no blog do RA por que o PSDB não queria e não deixava instalar CPI no governo do FHC. Vocês nunca tiveram suas respostas da caixa preta que foi o governo do PSDB e querem fazer hora aqui? O seu patrão está gastando dinheiro à toa, vocês são muito ruins de serviço.

    3. Se vc ouviu isso, está

      Se vc ouviu isso, está completamente equivocado, ouça de novo a gravação, pois o que ele falou inclusive, foi que se tivesse que ter CPI, que fosse de um tema só, a Petrobrás, e que esta e o PT, não tem que fugir da verdade, visto que os números já estão postos e, inclusive, a foia e o globo já destoaram também essa parte da entrevista, e isso já está desmentido!

    4. Vc é a prova cabal de como a

      Vc é a prova cabal de como a Direita é retardada, mesmo assistindo ao video e vendo que o Lula não disse que era pra evitar a CPI da BR vc prefere a manchete da Folha e da Gloa distorcendo os fatos. É sintomático, é patológco, é simplesmente o ódio erador do nonsense.

    5. Caramba! Mesmo tendo o vídeo

      Caramba! Mesmo tendo o vídeo da entrevista à disposição o sujeito vem e escreve mentiras. Rodrigo você é o cúmulo do mau caratismo. Continuar se alimentando com o veneno diário do pig não vai fazer de você um ser humano melhor. Reflita sobre isso.

  5. Evidente? Nem um pouquinho

    É o cúmulo da circularidade de pensamento, se aconteceu, entao é porque estava certo. Haja. Mas o que esperar desses trolls pagos, né? Vêm com script pré-gravado, nao têm pensamento próprio. 

  6. Uma entrevista

    Uma entrevista fantastica!

    Lembrem se que a primeira entrevista de Lula aos progressistas foi record de clicks em documentarios brasileiros no youtube.  A ultima vez que vi tinha mais de 50 mil views.

    (E ainda contava com a hilaria tirada de Lula parecida com “agora eh a vez do senhor Cloaca”…)

    1. Muitos trolls profissionais,

      Muitos trolls profissionais, Ataíde, muitos.

      Olha só como agem esses tucanalhas:

      Julgamento do mensalão mobilizou ‘robôs’ em 2013Mais de 20 mil perfis de usuários falsos foram utilizados para espalhar pelo Twitter mensagem contra recursos no STF

      http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,julgamento-do-mensalao-mobil

      Aécio Neves e seus fakes na internet

      O vídeo abaixo mostra como o PSDB vem usando spam e perfis falsos para alterar o ranking de vídeos críticos a Aécio Neves em ferramentas de busca na internet.

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=Cc3F4c5cZzg%5D

  7. Lula era presidente quando

    Lula era presidente quando deu entrvista na Rede TV para o jornalista Kennedy Alencar. Assisti a toda entrevista, e jamais esquecerei uma das respostas dele, quando interrogado sobre o mensalão. Ele disse: “Kennedy, como Presidente da República sinto-me desconfortável pra lhe responder agora, mas no dia em que não for mais presidnte eu vou contar tudo que sei”. Foi quase isso aí o que ouvi. Esperei todo o tempo possível para ver Lula, sem a faixa presidencial, cumprir a sua promessa. Fiquei numa baita expectativa, crendo mesmo que alguma bomba ele iria soltar e lavar minha alma. 

    Infelimente, Lula tem respostas, como sempre, pra tudo, sempre conseguindo prender os espectadores. Não deixei de admirá-lo, e nele votaria de novo. Todavia, me bate uma frustração danada quando Lula, cheio de oportunidades para falar e demonstrar sentimentos de indignação com essa perseguição medonha que ainda fazem contra seus colegas presos, mais tergiversa. Hoje, pelo menos ele foi ao tal domínio do fato, mas tudo de forma muito tímida.

    Lula entende que o tempo é o senhor da razão, como diria o velho adágio. Descordar não é possível, porque tem que haver, num futuro proóximo ou distante alguma análise mais acurada desse julgamento safado, pela qual o mundo conhecerá a verdade verdadeira. Acontece que são os amigos mais próximos dele, os que com ele lutaram para formalizar o PT, dando-lhe suporte incondicional,etc. E esses homens, hoje beirando os 70 anos, estão muito idosos para carregarem tanto sofrimento. Pelo menos Dirceu e Genoíno estão abatidos demais, candidatíssimos a soferem um problema sério de saúde, vindo a óbito em consequência dessa perseguição desenfreda. 

    As referência a Joaquim Barbosa são quase um carinho, uma generosidade. Aí, eu penso que Lula não fala a verdade, mas manipula suas próprias ideias para enganar ou se enganar. 

    Ao fim e ao cabo ainda aguardo o que Lula teria a dizer àquele entrevistador da Rede TV. 

    1. Depois que o supremo condenou

      Depois que o supremo condenou pelos 75 milhões foram desviados da EMPRESA PÚBLICA VISANET ele tem condições de dizer alguma coisa?

      Isso não é só um erro! É UMA INJUSTIÇA SEM LIMITES PARA COM OS ACUSADOS!

    2. SOLIDARIEDADE!

      Cara Maria,

      Tomei a decisão de comentar o que você disse, porque durante muito tempo me senti como você, por desejar do fundo da minha alma que Lula fizesse, exatamente o que você deseja. Mas felizmente, para sossego do meu coração,  pude compreender os motivos dele e, talvez se eu conseguir expressá-los como os entendi, você também consiga aliviar seu coração, portanto, ai vai minha opinião:

      Não sei se você é cristã, mas mesmo que não seja, certamente conhece a história de Jesus. Também sabe como o poder político de sua época, levou um povo ignorante e ensandecido a pedir que ele fosse crussificado e que Barrabás fosse libertado. 

      Partindo dai eu fiz a seguinte analogia:

      O poder politico na época de Jesus represenatdo po Poncio Pilatos, mudou apenas de mãos e talvez, sua forma de ser exercido, mas, o egoismo, a ganância, os preconceitos e todos os outros vicios que contaminavam os homens daquela época, não me parecem terem mudado muito de lá pra cá.

      O que mudou e muito, foi a velocidade com que se propaga uma calúnia, um falso testemunho, uma difamação, assim como, a maldade dos grupos que desejam o poder a qualquer custo, por bem ou por mal.

      Junte-se a isso, a incapacidade da maioria das pessoas, de ouvir ou ler, uma noticia e, anlisá-la antes de decidir se ela merece ou não credibilidade.

      Você deve lembrar que esse tal mensalão quase impediu que Lula fosse reeleito e em 2010, e midia outra vez, inventou aquela históra sobre Herenice Guerra, que hoje, inclusive, já foi inocentada pela justiça, mas fez com que Dilma fosse para o 2º Turno, quando, sem esse escândalo teria ganho no 1º.

      Hoje, a entrevista que Lula deu, já está sendo completamente deturpada pelos jornais e televisões, ainda bem que ele tem inúmeros jornalistas/blogueiros, como testeminhas e um video gravado para provar que estão mentindo, mas, precisa fazer isso em meios de comunicação que não tem o mesmo alcance dos veiculos difamadores e, isso quer dizer que nem todo mundo que ouviu a mentira, ouvirá o desmentido e, além disso, haverá quem continue acreditando na calúnia, mesmo se pudesse ouvi-lo se defendendo, enfim, como dizia Malcom: “se você não tiver cuidado, a midia fará você odiar os oprimidos e amar os opressores”. Infelizmente ele tem razão e eu posso lhe dizer, que tenho sofrido muito com as coisas que ouço por onde ando. O  ódio de algumas pessoas, chega a ser pavoroso e, tudo por conta do que dizem os telejornais. Quando tenho oportunidade de conversar com estas pessoas e explicar-lhes muitas coisas que elas não sabem, algumas mudam de opinião, mas outras, estão tão contaminadas, que nenhum argumento, nem mesmo provas, as fará arredarem um palmo de sua falsas convicções.

      Como na época de Jesus, é preciso um tempo, até que o caos ceda lugar a ordem novamente. Os seres humanos são incapazes de reconhecer as injustiças que praticam, de forma imediata, talvez porque ao adimiti-las comecem a sentir por si mesmos, sentimentos semelhantes, àqueles que alimentavam por suas vítimas, quando as consideraram culpadas. 

      Foi necessário um longo tempo, até que o mundo admitisse haver sido injusto com Jesus, mas até lá, os poucos seguidores que restaram, foram perseguidos e mortos por aqueles que ainda sentiam seu poder de mando ameçado por seus ensinamentos e por seus discípulos. Todos que ousaram se confessar cristãos, pregar o evangelho e dizer queJesus não havia ressussitado, foram chamados de mentirosos e perseguidos, não apenas  pelo chefes do poder, mas também, por familiares, amigos e pelo próprio povo.

      Como eu já disse: não se iluda pensando que as coisas mudaram essencialmente de lá pra cá, porque, infelizmente, não mudou tanto assim e, em alguns aspectos, penso que se mudou foi para pior.

      Tenho 54 anos e sou filha de um ex-preso e politco, barbaramente torturado por 4 anos, até ser enviado para o exílio, onde viveu por mais 4, até voltar em 1979, para o Brasil, onde seu primeiro ato, foi procurar Lula e os outros companheiros, e juntos juntos criaram o PT.

      Esse partido, é um projeto para a libertação da classe trabalhadora brasileira, minha querida, e esse projeto não pode ser detido, sob pena de voltarmos a estaca zero e, posso lhe garantir que Zé Dirceu, Genoino, Delúbio, João Paulo e Henrique, tampouco querem isso.

      Eles sabem que tanto Lula, como meu pai e muitos outros companheiros, jamais duvidaram de suas inocências. Sabem também que este é o preço que estão pagando por terem ousado sonhar e lutar para realizar seus sonhos de libertação desse pais e de cada um de seus cidadões e cidadãs brasileiros.

      Diante de tudo isso, imagine o que aconteceria, se Lula disesse o que você gostaria de ouvi-lo dizer! Se ele disse o que está intalado em sua garganta que, inclusive lhe gerou um câncer, para poder ser estirpado em forma de tumor malígno!

      Quando a gente está vendo as coisas de outro ângulo, pode ter uma percepção completamente equivocada e, aacreditar que nosso ponto de vista é o mais correto, o mais justo, dai precisamos, mesmo acreditando nisso, admitir que não temos todas as informações necessárias para fazer um juízo isento de vicios, ou de influencias que nos levam muitas vezes a cometer mais injustiças ainda.

      Quero deixar claro, que não predendo convencê-la do meu ponto de vista, contudo, penso que posso ajudá-la a refletir sobre tudo isso de outra forma e que isso, possa contribuir para que você sofra um pouco menos.

      Se você tiver chegado até aqui, já terá valido a pena a minha tentaiva e, por isso eu lhe agradeço profundamente!

      Que o Senhor lhe bançõe infinitamente!

      Beijo!

      Aldenôra Moraes

      [email protected]

       

      1. Cara Alde Moraes,
        Eu sou mais

        Cara Alde Moraes,

        Eu sou mais velha que você; tenho 70 anos. Fui morar no Rio em março de 64, justo quando o Brasil parecia um barril de pólvora, e assisti, pessoalmente, a muitas truculências havidas no meio das ruas, entre outras coisas mais. Sei perfeitamente o que foi aquele mísero golpe, e ainda hoje doi a minha alma ao rever as histórias dos prisioneiros, mortos e desaparecidos daquele período negro do Brasil.

        Sei perfeitamente em que contexto se formou o PT, e como Lula sofreu até chegar à Presidência da República, bem como as dificuldades enfrentadas para demonstrar o óbvio, enquanto sofre perseguições como que ad eterno simplesmente por ser o que é, com sua origem de pobre e sem o currículo desejado pelos bundões da vida. 

        No tocante ao meu post, sei medir a dificuldade de Lula se exteriorizar, pondo pra fora exatamente o que lhe passa nas ideias. Queria, contudo, que ele encontrasse fórmulas de defender seus amigos para que seus oposicionistas não prosseguissem achando que o silêncio dele é um mea-culpa, ou o medo de ser atingido pelos mesmos crimes como tem se falado. 

        De qualquer forma, sinto-me lisonjeada com sua resposta, que não foi em vão, acredite. Sei ponderar suas palavras e entendê-las, até porque, em que pese meu inconformismo, estamos do mesmo lado.

         

        Um abraço e fique com Deus.

        Nadiê

    3. Até quando esperar ? Até não acreditar.

      Maria, corroboro suas palavras. Essa questão do Mensalão, em especial, precisa de uma resposta forte do ex-presidente Lula e de seu partido. Genoino, João Paulo Cunha, Delubio e Dirceu não merecem sofrer esse castigo sozinhos, pagarem com suas vidas e honra, sem uma luta mais acerba de parte da alto comando do PT. Sem isso, os militantes não têm referência nem condições de defenderem os martires do mensalão petista. E a caravana do mensalão do PSDB esta nos deixando apenas a poeira.  

  8. Porque só blogueiro chapa

    Porque só blogueiro chapa branca ?

    Porque não convidaram gente independente como o Nassif, por exemplo.

    Nassif comcerteza teria algumas perguntas interessantes sobre a gestão da economia a fazer.

    1. Negativo, tinha blogueiro que

      Negativo, tinha blogueiro que faz oposição ao PT, pela esquerda. Do pig evidente que não tinha. Lula não é trouxa para dar entrevista para gente mal-intencionada.

      O pig vai ter que continuar a botar palavras na boca do Lula, através de “fontes anônimas”. Mas já já, quando a campanha começar, cada uma que os caras inventarem, estará o Lula falando direto ao povo que não é nada disso que o pig espalha por aí. 

  9. Economia no curto prazo é soma zero

    Quanto aos investimentos, adicionou: “Não é porque eu faço uma coisa que eu não faço outra.

    Não é assim que funciona não, presidente. Economia, no curto prazo, é sempre jogo de soma zero, se você elege uma prioridade, torna-se impossível fazer alguma outra coisa. Pelo menos inicialmente.

    Na Olimpíada o Sr. entrou de otário, qualquer pessoa com um mínimo de bom senso sabia que não há nenhuma capacidade (atualmente) para um país que não seja do primeiro mundo bancar essa competição. O pessoal de Chicago está feliz da vida de ter perdido essa roubada. Péssimo negócio para o país e especialmente para quem não é carioca, que vai bancar um monte de roubo de dinheiro público para obra de infraestrutura  apenas no RJ, quando a mobilidade urbana das demais capitais tb é um desastre.

    Em relação à Copa também me enganei como o Sr. Achei que seria uma boa, mas foi outra montanha de dinheiro público jogada na lata do lixo.

    Não acho que houve má fé na indicação da Dilma, o Sr realmente achava que ela seria uma sucessora razoável, uma pessoa com capacidade gerencial. Mas foi um desastre. Vamos ver que bicho vai dar se ela for reeleita.

    Em relação à Petrobrás, o Sr. deu força à empresa e acredito sinceramente que não desejava a privatização. Dá uma porrada na mesa e arranca essa cambada de incompetentes que está destruindo a companhia.

    PS: sou carioca, portanto absolutamente isento para achar que a Olimpíada no Brasil foi o maior erro do esporte brasileiro em 500 anos…

  10. Alguém já viu o Serra, por

    Alguém já viu o Serra, por exemplo, dar uma entrevista de três horas a jornalistas sérios,com todo tipo de pergunta liberada?

    E o Aécio? E o Dudu? E a Marina? E o FHC?

    Ainda bem que não deram, porque não teriam o que falar. Exceção para Marina que falaria aos baldes, só que ninguém entenderia nada.

    O que a oposição tem é inveja e medo, porque jamais produziu um líder como Lula.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador