Maior especialista em voto do Brasil diz que quem Lula indicar vai ao 2º turno

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Alex Silva/Divulgação/Brasilis

Por Lucas Vasques

Na Revista Fórum

Outubro se aproxima e a pergunta que cada vez mais faz parte da vida dos brasileiros é a seguinte: Qual será a definição do cenário eleitoral, especialmente para presidência? O grande diferencial das eleições de 2018, em relação às últimas, é que elas ocorrerão em meio a uma crise profunda, na avaliação do cientista político, sociólogo e pesquisador Alberto Carlos Almeida. De acordo com ele, hoje o processo sucessório está cercado por um sentimento de desesperança, tanto do ponto de vista da demanda, ou seja, do eleitor, quanto da oferta, pois há um desestímulo até mesmo entre os candidatos, em consequência da judicialização do processo. Almeida defende um número menor de candidatos à presidência e, apesar do cenário indefinido, acredita que a polarização PT x PSDB, ainda desta vez, vai ditar o ritmo do processo eleitoral. O cientista político desenvolveu uma metodologia própria com dados quantitativos e qualitativos para prever tendências. Os estudos que ele coordena ajudam a compreender usos e costumes do povo em relação à sociedade, à política, assim como no que se refere a aspectos judiciários e culturais. Almeida criou o Instituto Analise, hoje a BRASILIS, que atua em sociedade com a HSR Specialist Researchers, um instituto de pesquisa especializado em análises de dados primários e secundários sobre a sociedade brasileira. Também é sócio do Inteligov, primeira plataforma de inteligência legislativa inteiramente automatizada. É autor do livro A Cabeça do Brasileiro, entre outros. E é justamente para tentar decifrar a cabeça dos brasileiros que ele concede entrevista à Fórum.

Leia a entrevista aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só os ciromaníacos ainda não

    Só os ciromaníacos ainda não peceberam que apenas com os votos dos seus simpatizantes, o PT ultrapassa os votos do Ciro, Manuela e Boulos.

    O PT é o partido mais admirado por 19% dos eleitores, dá pra entender ?

  2. ESQUEÇAM LULA: FALEM EM CIRO

    Essa ONDA CIRO é mais um golpe para tirar o foco de Lula. Tudo tramado pelos golpistas. Ciro é a última esperança da direita e os otários ainda não perceberam.

  3. NÃO É BEM ASSIM

    Não concordo necessariamente com o que vai além de dizer que Lula coloca um candidato no segundo turno, como por exemplo a explicação rasa de que Bolsonaro cresce devido à pecha de corruptos dos outros partidos. Bolsonaro é o encontro do autoritarismo com o autoritário, em um ambiente político onde o PSDB de Aécio favoreceu, junto com a Globo, a demonização das vertentes políticas progressistas.)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador