Manifesto aos militantes e eleitores reunidos no campo da esquerda

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Um grupo de militantes do PT e participantes de discussões voltadas ao cenário para as eleições 2018, procurou o GGN para que desse espaço para a presente discussão. O grupo defende o direito de Lula ser candidato, por inúmeras razões, uma delas que é seu direito constitucional.

Na outra ponta, o grupo critica a postura adotada pelo candidato Ciro Gomes e setores que defendem sua candidatura. O manifesto recebe espaço, como mais um elemento para compor o debate.

Leia o manifesto a seguir.

Manifesto aos militantes e eleitores reunidos no campo da esquerda e a quem mais possa interessar

Existe uma militância que se originou do PT e que reconhece em Lula não só o operário inspirador e mentor da criação do Partido dos Trabalhadores, mas também como o homem que acumulou em sua trajetória experiência com conhecimento profundo sobre os problemas, as alegrias, as faltas e as riquezas do Brasil, visão de um Brasil inserido no contexto geopolítico com a importância e respeito que merece e conquista ao ser decentemente governado, despertando com isso a confiança de milhões de brasileiros, milhões de eleitores, petistas ou não, que hoje abraçam a causa de Lula candidato à presidência. As pesquisas confirmam Lula como a maior liderança para aglutinar a esquerda verdadeiramente progressista e, mais que isso, eleitores de quais lados sejam, o que deverá construir a possibilidade de levar mais uma vez ao Governo Federal o ex- presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Lula também agrega o reconhecimento e votos de centro e de direita.

São esses milhões de brasileiros, que saíram do anonimato através das pesquisas de intenção de votos para as eleições 2018 para presidente, que queremos representar, bem como a nós, por meio deste manifesto como militantes da candidatura Lula.

O presente manifesto deseja convocar a todos, que por ventura não tenham ainda prestado atenção nas declarações de Ciro Ferreira Gomes, que prestem atenção. O alerta é no sentido de que nos parece ser uma campanha enganadora para aglutinar a esquerda em torno de Ciro Ferreira Gomes, equivocada e desastrada, através de declarações de Ciro.

O político Ciro, que nos primeiros momentos do golpe de 2016 ganhou espaço na mídia por manifestar repúdio ao golpe e aos ataques infundados à então presidenta Dilma, mostra sua capacidade em metamorfosear-se de esquerda progressista. Surpreendeu-nos Ciro ter dito que fica zangado porque “Dilma deixou o país cair na mão dessa gente sem espernear e lutar”. Por onde andou Ciro durante todo o processo enfrentado por Dilma de um falso impeachment? Vergonhosa afirmação. Elogiar Temer, chamar de lutador? Ora, Ciro, “lutar” é uma coisa, lidar com falcatruas comprando com dinheiro público os serviçais, perdoar dívidas bilionárias e milionárias, prejudicar o país para obter apoios poderosos e alcançar objetivos que não são do interesse do país e de seu povo, nunca poderá ser chamando de lutar.

É tudo muito fácil quando se tem a proteção de todo o aparelhamento possível para fazer as falcatruas que se quer. Isso é lutar? É isso que a sociedade espera do presidente da República? Ou espera a integridade de quem confia nas Instituições? Se as Instituições falham, quem errou não foi quem nelas confiou. Ciro não sabe o que é golpe? Ciro diz que não foi golpe. Ele se contradiz de forma espetacular. A presidenta eleita democraticamente muito nos honrou com a forma como enfrentou e defendeu seu governo e como reagiu ao golpe consumado na sua primeira fase. Gostaríamos é de ver Ciro numa situação em que nenhum órgão deste país moveu uma palha contra os absurdos do falso processo de impeachment. Qualquer cidadão entendia o que ocorria e que não havia o que fizessem, a Constituição não seria respeitada. E Dilma Roussef, íntegra e republicana, defendeu-se confiando nas Instituições do seu país.

Mais à frente retornamos nessa questão do golpe e Ciro. Dono de reconhecida eloquência ao falar, dar entrevistas e discursar, Ciro mostra orgulhoso sua formação na Universidade de Harvard. Nada mais estéril, diante de um operário que levou o Brasil à 6ª maior potência mundial e é reconhecido no mundo todo por sua capacidade de governar o Brasil e por seus mais de 40 anos dedicados às causas coletivas que sempre visaram dignidade ao trabalhador e justiça social aos cidadãos das classes menos favorecidas, tornando-se um valoroso cidadão, sindicalista e político brasileiro. Por sorte, hoje o povo sabe distinguir o realizar do discursar. A experiência de Lula como presidente e o reconhecimento nacional e internacional é desnecessário esmiuçar no presente manifesto. Os dois mandatos e sua popularidade registrada até os dias atuais colocam em segundo plano a formação em Harvard desse que nos parece pretender ser, ele sim, o salvador do Brasil.

Para todos os pré-candidatos, queremos dizer que respeitamos o desejo e direito de disputar e eleger-se presidente por anseios políticos de trabalhar e fazer um Brasil melhor, porém, todos podem esperar 4 ou 8 anos para chegar na presidência. Principalmente, os que não querem chegar lá para trabalhar pelo Brasil e pelos brasileiros, que são os desavergonhados exploradores e entreguistas que em troca de engordar contas bancárias no exterior e acumular malas de dinheiro com que andam pelos táxis das cidades ou escondem em apartamentos, até mesmo os que pedem valores vultosos para empresários através de telefonemas, ou os que se servem desses expedientes para pagar mesadas mensais para filhos não próximos do convívio da família, e são os politiqueiros que servem aos grupos poderosos que pretendem explorar a educação, a saúde e a previdência privada, explorar e entregar, a preços muito abaixo do valor, as riquezas naturais do Brasil e quais forem as demais oportunidades que esses poderosos do grande capital tencionam ganhar em cima do esforço e sacrifício do povo brasileiro e da destruição do Estado social e da soberania nacional.

Por isso, financiam os politiqueiros seus representantes e investem impiedosamente sobre a democracia brasileira, criando os mais perversos tempos, como esses anos que vivemos no desânimo que toma conta dos que não têm altos salários garantidos até o fim da vida, mas que são indispensáveis para manter a máquina Brasil em funcionamento mesmo que capengando. Somos nós, a imensa maioria dos brasileiros, assalariados, profissionais liberais, os da economia informal, os pequenos e médios empresários, os invisíveis e os mais que invisíveis. Somos nós que entendemos a farsa do combate contra a corrupção, que através de condução irresponsável, não combateu corrupção alguma e prejudicou assustadoramente empresas grande empregadoras e importante geradoras de Pib. Deve-se combater a corrupção, e não destruir empresas e empregos. Somos nós que vimos um golpe, disfarçado num vergonhoso processo de impeachment, afundar o país no desemprego e assolar a economia e ainda temos que ler e ouvir mentiras da mídia, de pessoas desinformadas que mentem sem sentir vergonha ao citar herança maldita, contrariando absolutamente todos os índices oficiais. Salafrários do Congresso travaram todas as condições da presidenta Dilma governar e resolver os problemas que existiam que eram facilmente solucionáveis, bastando que ao menos metade mais um desse Congresso fosse decente e permitisse ao governo Dilma trabalhar.

E somos nós que acompanhamos a perseguição contra o Partido dos Trabalhadores, suas lideranças mais expressivas e principalmente contra Lula. Desde o Mensalão, quando espantaram e atordoaram a todos com a condenação sem provas, mas porque a literatura jurídica permite, sofremos com os piores desrespeitos e ódio da direita que não sabe fazer oposição, dos antipetistas, e dos opositores que não se importam com o que ou quem destruiriam em nome de chegar ao Governo Federal. Dessa forma, um bem proporcionaram, que foi o PT saber como realmente era o caráter de alguns dos integrantes do partido e que participaram dos governos. Embora tenham alguns dos principais nomes do PT injustiçados perante uma parcela da sociedade e da Justiça, para nós continuam tendo a consideração que merecem.

Assim sendo, consideramos que hoje o Partido dos Trabalhadores e Lula, conscientes e fortalecidos na dura experiência e aprendizado, estão ainda mais aptos para trabalhar muito e melhor, amadurecidos na adversidade e na visão do que muito mais esse país precisa. Lula não pretendia mais ser candidato e já havia feito muito, mas foi despertado pelos irados e tem o pedido não só da militância petista, mas de uma imensa parcela do povo para ser presidente novamente. Ele poderia não aceitar, mas os inimigos tanto fizeram que tornaram uma necessidade, pois destruíram o país de um jeito que só um pacificador como Lula para reunificar, já que ele fala com a mesma linguagem com o povo e com os doutores e grandes empresários e é plenamente capaz de resolver a crise politicamente primeiramente, e então a econômica e demais problemas sob a competência do governo brasileiro. É dessa forma que Lula tem de ser elegível e que outros presidenciáveis disputem. Em sendo Lula o eleito, os demais terão, como eu já dissemos, mais 4 ou 8 anos para irem aprimorando seus discursos e elaborando seus planos de governo para em cada disputa estarem aptos. Ganha o que a maioria escolher.

Ciro disse na Folha: “O Brasil não pode ficar refém da candidatura do Lula”.
Ora, vejam só! Pelo contrário. É Lula que não pode ser refém dos interesses de poucos. É Lula e os milhões que querem votar nele que não podem ser reféns de ninguém. São absurdos como esse que Ciro propaga, que desencantam pretensões de união da esquerda e assustam pensar na inaceitável possibilidade de Lula não ser candidato e não termos em quem votar. Mesmo levando em consideração que todos nós temos supremo respeito por Manuela D’Ávila do PCdoB e Boulos do PSOL.

Reafirmamos que Lula está na disputa para candidato ao pleito de 2018 tendo lançando nesse dia 21, em Minas Gerais, sua pré-candidatura e esta militância reafirma não só apoio à candidatura de Lula, mas um combate sem trégua a quem se soma à direita repulsiva, para excluir Lula do direito de ser candidato e do direito do povo em votar na liderança de esquerda que reconhece ser o melhor para o Brasil atual. A maioria já elegeu Lula como seu escolhido para ser o próximo presidente do Brasil.

Entendemos que o golpe contra o governo de Dilma Rousseff, que rasgou mais de 54 milhões de votos, foi o ato antidemocrático que afundou as chances de realmente sermos uma democracia, termos tempos de promovermos seu fortalecimento com subsequentes ações seja por meio de eleições realmente democráticas e num Estado de direito, em que os direitos sejam indistintamente garantidos a todos os brasileiros. Mas Dilma e Lula forçadamente simbolizam a ruptura total da democracia brasileira, tendo mais da metade do eleitorado e muitos milhões de não eleitores como figurantes. Dilma por representar a maioria através de um pleito democrático, ter sido impedida de governar, ter sido afastada e ver seu governo sofrer um golpe de Estado. Lula por enfrentar, por mais de três anos seguidos, perseguições midiáticas e jurídicas, ter enfrentado um processo e ter provado a sua inocência, em vez dos acusadores provarem sua culpa. Sequer conseguiram mostrar ao acusado, ao Brasil e ao mundo um crime, quanto mais provas. Mas foi condenado sem crime, e a campanha midiática e jurídica, com o apoio dos partidos que protagonizaram o golpe de 2016, tentam tirar Lula da disputa eleitoral o que significa novamente rasgar milhões de votos, dessa vez já antecipadamente.

Tudo isso patrocinado por empresários poderosos do grande capital nacional e internacional. O julgamento de Lula é uma fraude. Portanto, Lula impedido de disputar a eleição é uma fraude. Isso é muito injusto com o nosso povo e com a nossa nação. Nós não iremos padecer, não iremos nadar e morrer na praia, mas não mesmo! Nós vamos aplicar a lei da sobrevivência. Estamos esperando que a Justiça, nas pessoas dos juízes do STF, do STJ, do TSE, façam agora o seu papel, uma vez que os juízes de Porto Alegre parecem estar alinhados com o golpe que tirou Dilma e quer tirar Lula. É tão descarada a situação, que negaram ouvir uma testemunha que mostrou ter provas sobre ilícitos na Lava Jato em algum momento dessa farsa, lemos a todo momento sobre falsificação de provas. Lemos centenas de juristas denunciando erros e lawfare no processo contra Lula, número muito maior dos que defendem o processo. Não! Não podemos admitir. É melhor morrer, não concordariam todos os que têm brios?

O Brasil vive essa crise política iniciada pelo PSDB, PMDB, DEM e outros partidos. Esses partidos jogaram o país numa crise econômica sem precedentes e a crise política se agrava e o Estado de exceção se instalou. Sem resolver a crise política, a crise econômica não será resolvida. Sem Lula na disputa no pleito de outubro, a crise política jamais terminará. Quem não se sentir contemplado através das urnas não irá legitimar governo algum. Não se trata de Lula, trata-se de milhões de brasileiros. Por isso, Ciro Gomes não precisa mais pedir pra Lula desistir de seus direitos de ser candidato, decidindo assim, pelo direito de milhões que nele querem votar. Aí, Ciro elogia Temer pelas falcatruas que faz, as quais chamou de luta, crítica a imperiosa resistência de Dilma, e ao Lula pede para desistir antes da batalha final ser iniciada? É muito vai e vem para quem gostaria de presidir o país. Sequer pestanejamos em preferir a constante postura de Lula, que desde menino nunca fugiu do enfrentamento, não se acovardou e não se ajoelhou. Ensinou isso para milhões de brasileiros, como para nós, que aprendemos que só é puxadinho de imperialistas e quais poderosos forem e faz parte da república de bananas quem não tem amor próprio e a honradez de um brasileiro consciente.

O candidato Ciro Gomes afirmou, para a colunista da Folha de S. Paulo, que é ofender a inteligência mediana do brasileiro dizer que há uma perseguição da mídia e um golpe. Foi exibido, na noite do dia 21 de fevereiro no Festival de Berlim, o filme “O Processo” sobre o “impeachment” de Dilma. Segundo Filippo Pitanga, o filme foi “ovacionado por todo o crédito final e ainda novamente ovacionado de pé, ao chamarem a cineasta Maria Augusta Ramos à frente para debater. O documentário é uma arma de reconstrução em massa. Considerado uma das edições mais politizadas do festival e a produção brasileira deixou Berlim ‘de joelhos ao Brasil’”. Como queríamos assistir ao documentário com quem diz que não houve golpe e que não há perseguição da mídia. O disparate de afirmar que não foi golpe depois de todas as confissões até de Temer em programa de TV, confissão de empresários e politiqueiros contando sobre quanto pagaram e custou o golpe, ainda há quem afirme que não foi golpe.

Mas pior que isso, candidato que se diz do campo da esquerda, progressista, dizendo que não foi golpe e defendendo a mídia brasileira? É assombroso. Portanto, há algo a ser esclarecido sobre esse candidato que quer até contar com o eleitorado de Lula, apesar de ter feito pouco caso, tanto de Lula, como desse eleitorado. No entanto, há um documento assinado por fundações de esquerda e uma recorrente intenção da Frente Brasil Popular (FBP), a qual respeitamos, e de partidos que se situam no campo da esquerda, entre os quais está o PDT, partido de Ciro, para que se faça uma ampla frente de combate à direita. Contudo, temos claro que se não for defendido o direito de Lula ser candidato, não será defendida a democracia, o pleito não será democrático, nos fazendo crer que tal frente não lutará pelo retorno da democracia e fim do Estado de exceção no Brasil. Nesse caso, como participar de frente para somar com esses integrantes ou partidos políticos? Como apoiá-los?

O cearense Ciro Gomes no seu jeito de ser hostil ao Lula, que sempre o trata com respeito, no nosso entendimento demonstra pouca inteligência ao adotar a tática da direita de atacar Lula, e despreparo para presidir o Brasil. Com esse comportamento, Ciro jamais uniria o país. Para nós, enquanto Ciro não adotar atitudes de respeito ao povo que vê em Lula a maior força de esquerda e do Brasil, e enquanto não respeitar Lula e não defender abertamente o direito de Lula candidatar-se, será visto como braço neoliberal, talvez até infiltrado. Seu comportamento negativo nos faz ficar alertas, pois poderia não proporcionar viabilidade aos direitos das classes menos favorecidas em um eventual governo. Em suas declarações, em um talk show com Mônica Bergamo, mostrou-se muito simpático aos meios de comunicação, criticando até mesmo a necessária regulação da comunicação no Brasil. Ciro citou mídias de outros países como exemplo, inclusive a Inglaterra, mostrando total desconhecimento de que nos países que citou existe a regulação de mídia. Faz anos que o Reino Unido teve sancionada, pela rainha Elizabeth II, a lei de médios, que protege a liberdade de imprensa ao oferecer reparação quando erros forem cometidos e foi apoiada pelos três principais partidos políticos britânicos.

No Brasil, além de lei de médios ser necessária, a regulação econômica é necessária e o fim da absurda propriedade cruzada também. Um candidato à presidência que não fizer constar em seu plano de governo uma solução para resolver um dos maiores problemas de nossa democracia e do atraso de nosso povo, para resolver o absurdo do oligopólio da comunicação sob o comando de 5 ou 7 famílias que cobre o território nacional, com uma visão absolutamente conservadora e neoliberal, não serve para ser eleito presidente do Brasil. É tão grave, que a maioria dos brasileiros sequer sabem como realmente foram os governos progressistas de Lula e Dilma. No Brasil, todos sabem, se não passa na Globo, não se fica sabendo ou não aconteceu, isso ocorre com uma boa parcela dos brasileiros da direita. E a Globo pauta as demais emissoras de TV, rádios, jornais, portais de internet, revistas.

Desta forma, queremos destacar uma consideração bastante discutida atualmente entre as militâncias de alguns partidos: Ciro Gomes seria de esquerda? Ciro assumiu o discurso de muitos políticos os quais acreditam que batendo no PT vão angariar a simpatia da direita enrustida e indecisa. Muitos não conseguem crer que um político de sua estirpe, visto como de esquerda, seja esse exímio migrador “ideológico”, com inúmeras trocas de partido, indo da ARENA da época da ditadura ao PDT de hoje. Classificam e veem essa conduta como oportunista, por ficar tentando ser “papagaio de pirata” de alguém em evidência, na atualidade Lula, mas que, ao mesmo tempo, não perde oportunidade para desabonar e apontar o que seriam fragilidades existentes ou não, de forma a atrair sedutoramente os incautos indecisos. E mais ainda, se está difícil para Ciro dialogar com o PT nesse momento, como afirmou na já citada entrevista, deve ser porque Lula é candidato. Talvez Ciro já esteja querendo garantir sua indicação pela Frente de Esquerdas, e isso deve estar gerando conflitos. Se já está assim agora, como estará em algumas semanas?

Lula é político. Lula é o político e o nosso candidato para presidente, o único. Iremos lutar por sua candidatura e não admitiremos, jamais, a não candidatura. Iremos ao STF, ao STJ, ao STE, onde for necessário. Mas Lula terá de ser candidato. É imprescindível que tenham coragem e capacidade para enfrentar Lula nas urnas e para tornar a eleição minimamente democrática, já que democrática não será, pois com a união entre mídia capitaneada pela Globo, Judiciário, partidos políticos, governo ilegítimo e outras Instituições e meios da sociedade, contra candidatos sem poder algum de divulgação, pelo contrário, deverão ter a mídia dia e noite batendo neles, distorcendo a realidade, publicando mentiras raramente desmentidas e quando são é com notinhas de rodapé, e muito raramente a leitura de um texto em segundos em emissora de TV.

Assim sendo, não vemos como ter uma eleição minimamente honesta e democrática se Lula não participar, aí será mais que antidemocrático e desonesto, será uma fraude, um novo golpe e antecipado. Não consideramos as críticas e ironias e até bobagens que dizem sobre ser Deus, salvador da pátria, santo, único e insubstituível. Só lamentamos que alguém da esquerda tenha a infelicidade de reproduzir esses bordões direitistas. Relevamos esses comentários e tentativas de fazer parecer uma liderança populista, através de expressões inventadas e disseminadas pelos piores boquirrotos, muito conhecidos por sinal, que conseguiram, não entendemos de que forma, espaço fixo nos grandes meios de comunicação, ou de blogs da mais baixa categoria. Sabemos a exata e enorme diferença de um líder popular como é Lula, para os populistas como tem os conhecidos do PSDB, as tentativas de FHC com Huck, como conseguiu o Alckmin com Doria e como tenta ser o ilegítimo conspirador traidor que chegou ao governo através de golpe, mas nem para populista serve.

Lula é popular. Carinhosamente popular. Isso é da origem dele. Ser agradável, simples, estar sempre apto para falar do Brasil para o povo e ser entendido. E está sempre apto para conversar com quem for sobre o assunto que for, pode ser o presidente de outra nação, o mais renomado economista. E sem que assessorias lhe preparem discursos. Consideramos a necessidade de o Brasil ter resolvida a crise política, e Lula é exímio negociador e pacificador, e na necessidade de termos um presidente que já tenha comprovado entender o que o país precisa e de ser um gestor que promova o crescimento e progresso, que trabalhe pelo Brasil como sendo um país de todos, onde do miserável ao bilionário são contemplados e não somente os poderosos do grande capital. Há pré-candidatos de partidos da direita que têm os nomes constantemente envolvidos em escândalos durante anos, porém, magicamente, nunca se tornam processos rumorosos, nunca são investigados. Se abrem investigação empaca, some, é arquivada. Curioso notar que nesses casos seria facilmente comprovado o crime e com fartas provas.

Por isso não admitimos falso moralismo quando se trata de Lula. Por isso está claro o processo político. E ressaltamos que foi justamente no governo de Lula que a PF e demais Instituições do Judiciário ganharam autonomia e incentivos e investimentos. Portanto, eles que resolvam suas mágoas ou outras causas que lhes fazem ser tão decididos contra Lula, contra o PT e tão cegos e lerdos quando é PSDB, PMDB, DEM ou outros partidos e até mesmo, quando diz respeito a empresários e empresas conhecidas que não apenas relacionados a Petrobras ou que tiveram alguma proximidade com as Instituições nos governos do PT, sendo por isso investigadas para ver se encontravam algo das lideranças do PT. Isso é um absurdo sem parâmetros e está mais do que claro e absorvido pela maioria da sociedade. Só concorda com essa desprezível prática, a parcela de pessoas na sociedade que odeiam o PT de ver revistas, rádios, TVs, jornais e blogueiros de quinta bater indiscriminadamente, injuriosamente, difamatoriamente, caluniosamente. Na internet, proliferam montagens e difamações absurdas contra o PT, Lula, Dilma e outras lideranças. O investimento na criminalização da ideologia de esquerda, na mais que injusta criminalização de Movimentos Sociais, através de mídias e politiqueiros da direita, é um ato criminoso contra quem lhes dedica a atenção. Esse ódio propagado, mais intensivamente desde 2010 com o incentivo de FHC e através da Rede Globo, infestou muitas famílias, ambientes de trabalho e meios sociais. É origem do afastamento entre familiares, amigos, colegas, relações comerciais. É a injustiça da difamação instalada no Brasil que hoje vive uma Ditadura Jurídica.

E o resultado vem pela vontade da maioria de resolver essas injustiças, as pesquisas mostram claramente. Por causa de Lula do PT, fizeram esse estrago monstruoso com o Brasil e os brasileiros. E é Lula do PT que está destinado para, em parceria com os brasileiros, ajudar a consertar essa triste lambança que fizeram aqueles que não pensam no povo, mas apenas em seus interesses pessoais. A determinação é sempre conquistar os objetivos pacificamente. A constante criminalização, o desrespeito, a humilhação, o desespero do desemprego, da fome, de fraudes que nos tiram da discussão e decisão sobre o Brasil que merecemos e trabalhamos pra ter, automaticamente tomam conta da mente e do sentimento da gente destruindo as esperanças e o que vem depois disso, a história registra fartamente. Por isso precisamos de Lula elegível. Não precisa ser adulto e ter formação em Harvard para entender. Consideramos que é uma sorte Lula ainda existir fisicamente, já que por sua biografia e realizações pelo povo brasileiro e pelo Brasil, e por suas contribuições com as causas do trabalhador e no combate à fome em outros países, será um dos maiores líderes políticos e ex-presidentes jamais ausente da cena política brasileira e no mundo por várias décadas por vir, além de estar honrosamente registrado na eternidade dos livros de história.

Ressaltamos que Lula vem sendo reconhecido pelos demais pré-candidatos progressistas, como o maior representante da esquerda deste país. Exemplificamos com os nomes dos democratas Manuela D’Ávila, pelo PCdoB e Boulos pelo PSOL.

Encerramos com a convocação de todos os militantes das redes sociais e das ruas, dos partidos de esquerda, movimentos populares, sociais, professores, artistas, juízes pela democracia, médicos pela democracia e demais segmentos da sociedade, a apoiar este manifesto e lutarmos pelo direito de Lula ser candidato, além de trabalharmos no sentido de alertar sobre mais esse instrumento de desqualificação de Lula como candidato.

O Brasil tem políticos e somente de políticos o Brasil precisa e merece.

A luta continua buscando uma sociedade mais humanizada e igualitária para o Brasil

21 de fevereiro de 2018.

Inês Duarte Fernandes
Eletrotécnica – Escola Técnica Federal – Fortaleza-CE

Cleusa Slaviero
Jornalista e Editora – Curtiba-PR

Eglê Kohlrausch
Professora de Ensino Superior – Porto Alegre-RS

Rosa Maria Zucca de Aguiar
Cozinheira profissional e Pensionista – Recife-PE

Fabiana Agra
Advogada e Escritora – Picuí-PB

Amália Maria Queiroga
Professora e Artesã – Brasília-DF

Maria Olimpia Junqueira Mancini Netto
Economista aposentada – Marília-SP

Maura Bezerra Vilar
Psicóloga – João Pessoa-PB

Ricardo Martins
Engenheiro Mecânico – Salvador-BA

Ívano Jorge de Castro Corrêa
Empresário e Diretor Sindical de Eletrônica e Informática – Porto Alegre-RS

Sonia Maria Peres Naranjo
Terapeuta Holística – São Paulo-SP

Maria Esther Torinho
Professora aposentada – Vila Velha-ES

Cleusa Maria Lima Martins
Autonoma – Moro em Itaperuna-RJ

Alex da Silva Damaceno
Militar da Marinha – Cabo Frio – RJ

Atenção!
Quem desejar assinar o manifesto, enviar nome, profissão, cidade e estado para os e-mails:

[email protected]

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vou votar em qualquer um que não seja maçom.

    Mas será que tem algum candidato à presidência (ou que tenha um vice como Zé Alencar) que não pertença à Maçonaria?

    1. Mas rapaz,você de novo.Eu

      Mas rapaz,você de novo.Eu faço um comentario em junho de 2017 sobre a candidatura do General Eduardo Villas Boas,você esperou uma gestação,isto é,9 meses para me contestar?Cara,se essa sigla que tu se apresenta for de algum escritorio de advocacia,seus clientes estão fumandos.Não cumpre um prazo.És um reles revel.

        1. Estou brincando. Também não

          Estou brincando. Também não voto em maçom. Uma máfia de hipócritas que se acertam para negócios escusos. Na minha cidade estão enfiados na Apae do Arns e da Rosangela Moro. 

          1. Oh, Vera, e chamam isso de PIRAÇÃO.

            É CONSPIRAÇÃO, PURA. Só o colega aqui em baixo é que não enverga.

            Mas tem muito mais cego nesse país do que a gente imagina. O Nassif é um deles.

  2. Como cearense (não nascido em

    Como cearense (não nascido em Sobral-CE), só voto em Ciro se do outro lado tiver Bolsonaro, Huck ou coisa do tipo.

    Ciro é inteligente, capaz, articulado… mas tem a personalidade de um coronel, vai passar por cima de quem precisar passar… como fez com os professores no Ceará, quando era governador.

    Já para os sobralenses, Ciro só perde pra Cristo e olhe lá 🙂

  3. Eu não voto no Ciro Gomes

    O comportamento dele nestes anos de Farsa Jato me desiludiram.

    Ese cara faz política olhamdo para o próprio umbigo.

    A poucos dias disse para Lula desistir de concorrer e a seguir foi acariciar os escrotos dos irmãos Marinho.

     

    Esse aí morreu pra mim.

  4. Ciro fala pelos dois cantos

    Ciro fala pelos dois cantos da boca. Está na cara que, eleito, não terá compromisso nenhum com a esquerda. Vive de bajulação com o Judiciário do Moro e está bamboleando para ser o escolhido da Globo. Mas, por mais que se ajoelhe jamais será aceito pela classe média sudestina e só esta tendo espaço na mídia porque bate no Lula e no PT.

        1. De fonte confiável, eu só tenho essa.

          Repare que essa lista dos 110 é fruto de trabalho de pesquisa de um membro do próprio Grande Oriente do Brasil.

          Poderia especular sobre uma penca de outros políticos, mas, por hora, vou ficar nos nomes que estão nessa lista..

          Veja que a maçonaria está presente em (quase) todos os partidos políticos (sejam eles de direita, esquerda ou centro). Veja também que nomes como os dos petistas Antônio Palocci, João Paulo Cunha (ex-presidente da Câmara Federal), Luís Eduardo Greenhalgh e Tião Vianna, atual governador do Acre e irmão do senador Jorge Viana (além de outros políticos considerados de esquerda como Alceu Colares, Aldo Rebelo e Fernando Gabeira), estão ao lado de políticos de toda classe (ideológica).

          Vamos por ordem alfabética (dos anos 50 pra cá): Ademar de Barros, Almir Pazzianotto, Álvaro Dias, Antônio Carlos Magalhães, Ciro Gomes, Divaldo Suruagy, Enéas Carneiro, Ernesto Geisel, Esperidião Amin, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Francisco Dornelles, Geraldo Alckmim, Germano Rigotto, Gilberto Kassab, Gilmar Mendes (por que não?), Golbery do Couto e Silva, Jânio Quadros, João Batista Figueiredo, José Roberto Arruda, José Serra, Mário Covas, Michel Temer, Mozarildo Cavalcante, Newton Cardoso, Orestes Quércia, Paulo Maluf, Renan Calheiros, Roberto Jéferson, Roberto Requião e Valdir Raupp.

          Pra finalizar, seguem dois vídeos de palestras proferidas em Lojas Maçônicas:

          – um com Álvaro Dias

          https://www.youtube.com/watch?time_continue=10&v=whtn4mylzys

          – e outro com Aécio e Alckmim

          https://www.youtube.com/watch?v=JOoLcFz3MTc

           

           

  5. MAIS UMA VEZ PTISTAS FANATICOS CALUNIANDO CIRO
    Mentiras deslavadas e trechos totalmente descontextualizados resumem essa BABOSEIRA publicada pelo GGN.

    Me impressiona essa besteira ter passado pelo crivo jornalístico do NASSIF.

    Poderia ficar o dia todo rebatendo ponto a ponto desse PSEUDO-manifesto, mas acredito que não vale a pena.

    Direitistas chamam Ciro de esquerdista, esquerdistas chamam Ciro de direitista, o que significa que Ciro está exatamente no lugar certo.

    Essas palavras traduzem um sentimento dessa dita ala do PT, MEDO.

    Uma pena, tenho algo para dizer para vocês, Ciro é candidato e vai tirar a máscara de todos nos debates.

    #CIRO2018

    1. Ora, ora.
      Voce não tem o que

      Ora, ora.

      Voce não tem o que fazer não?

      Seja educado e respeitoso com seus colegas do blog.

      A ira é péssima conselheira. Acalme-se, junte

      seus talentos e recomece.

    2. Prezado , Ciro até pode ser
      Prezado , Ciro até pode ser candidato, mas para ser eleito , vai ter que colar a língua no céu da boca.
      Talvez assim quem sabe, tenha alguma chance.

      Ciro é boquirroto, goste você ou não. Diz aí sem pesquisar, de quantos partidos ele já foi.

      Ciro desagrega, não aglutina. Foi assim em todas campanha que participou para presidente, por isso não sai da casa dos 10 pp.

      Lembrando , o partido que hoje ele participa votou fechado a favor do impeachment

      #Ciro2018, como candidato sim, mas para ganhar vai precisar do votos dos petralha. O meu posso te garantir, ele não terá.

  6. Não voto em ciro nem se tiver

    Não voto em ciro nem se tiver o bolsonaro do outro lado,

     

    voto in-útil, como o de fleuryxmaluf nunca mais, essa amigão dos coromnéis cearenses, tucano enrustido, nem disfarça mais dada suas ultimas declarações de amor pelo pig…… 

  7. Ciro, realmente, está

    Ciro, realmente, está desalinhado. Há algo estranho no seu comportamento. Não é isso que esperamos dele. Esperamos uma busca e alinhamento em defesa do Estado Democrático de Direito e da Democracia pleno com o povo. Pessoas de outras regiões do país tem pedido explicações sobre Ciro. Tenho defendido pelo que fez pelo Ceará ao combater o CORONELISMO e abrir o estado para o desenvolvimento. Mas o mesmo está me decepcionando. Ciro ainda pode ser competitivo, mas tem que saber o que quer e onde tá pisando…

    1. Desalinhado?Quando foi que os
      Desalinhado?Quando foi que os Gomes cearenses se desalinharam com Tarso Tenho Jatinho Por Que Posso?Ciro Gomes e inconfiavel.O ultimo refugio dele sera um dos Templos da Igreja Universal do Reino de Deus.Quem viver,vera.

  8. 5ª coluna

    Estava engasgado na boca de muitos as repetidas acusações feitas pelo infiltrado Ciro Gomes ao ex-Presidente Lula. A quem serve esta camaleão ao fazer o discurso da mídia golpista? Pra mim ele está se oferecendo pra ser o plano B da Globo, o que pegaria muito bem para a “vênus platinada” patrocinar um candidato supostamente de “esquerda”. Ciro Gomes nunca foi de Esquerda e não faltam sobejas provas disso. Ele acusa Dilma de não ter lutado o suficiente para preservar o mandato para o qual foi eleita mas como ele explica a votação da maioria dos pedetistas a favor do impedimento ilegal da Presidenta constitucional. Ele não sabia qual a posição dos pedetistas? Ele acha que somos idiotas? É inacreditável mas este cara queria há alguns anos atrás retirar sua eterna candidatura presidencial em favor do … Mineirinho! E vem agora posar de vestal. A mim ele não engana e prefiro anular o voto do que votar neste direitista travestido de esquerdista. Ele é asqueroso!

     

     

  9. Esses são os
    Esses são os petistas/esquerdistas cegos que tem Lula como um Deus e que não enxergam que parte dos atuais problemas foram iniciados nos governos petistas. Foram inúmeros acertos, mas também uma penca erros. Não veem Ciro como uma opção simplesmente porque ele se coloca e confronta os dogmas petistas.
    Enxergam como real a possiblidade de Ciro chegar ao segundo turno e já lançam suas “armas” contra ele.
    Não se pode chamar nem de fogo amigo, pois como o Ciro sempre fala o PT tem a síndrome do escorpião, que se suicida ao invés de colaborar com o outro…

    Direitistas chamam Ciro de esquerdista, esquerdistas chamam Ciro de direitista, o que significa que Ciro está exatamente no lugar certo!!!!!

  10. Agora virou moda Nassif
    Agora virou moda Nassif bloquear meus comentarios.O ultimo foi censurado apenas por que eu relatei uma fato pitoresco da minha terra.Sobre a Intervencao Militar no Rio eu tenho la as minhas duvidas.Agora que um General tipo Mourao deveria passar um mes pelo menos,colocando ordem na Blogosfera desvairada,isso eu nao tenho a menor duvida.Sabem por que?E o maior ponto de prostituicao do Pais.Se Nassif alinha-se ao lado dos que fazem o meio campo para Lula apoiar Ciro Gomes,pode ir tirando a mula da chuva.Da alma de Lula eu a conheco como poucos.Lula nao apoiaria a candidatura de Ciro Gomes nem se Da.Marisa descer do ceu e pedir.Voces pensam que eu nao ouso pensam,por que ouso pensar.Lula e eu sabemos exatamente quem foi o mentor e criador de um tal “dilmismo”Nem o editor do blog sabe.arkx sabe.

  11. sou Lula até o fim. Depois vem o que ?

    Até pelo que se tornou um dever,Lula deve levar sua candidatura até as ultimas consequencias. Terá todo meu apoio . Como é de conhecimento geral será impugnado. Depois tudo será em torno de sua capacidade em transferir votos. Caso o candidato indicado por Lula não alcance o segundo turno a única opção será Ciro Gomes. Eu vejo a atual retórica de Ciro como a forma que encontrou de preservar sua vida e buscar algum pragmatismo para que ,caso eleito, consiga governar dentro da ditadura velada que vive o Brasil.

    O discurso economico de Ciro Gomes é potencialmente muito mais desastroso para o neoliberalismo e o entreguismo do que o do próprio Lula, o que torna Ciro Gomes um inimigo muito mais perigoso ao sistema. O que me parece que o PT ainda não entendeu é que estamos numa ditadura e nestas condições a força bruta prevalece sobre manifestos , discursos e boas intenções. Quero crer que Ciro tomou ciencia deste estado de coisas e tenta usar de pragmatismo politico , que durante muito tempo o PT soube usar muito bem, para atingir seus propósitos. Abraçar Lula neste momento é atrair precocemente toda artilharia do establishment  para si, e Ciro está correto em se preservar. 

     

  12. Coisas do PT
    O PT nunca digeriu bem suas secções internas…quanto mais estar junto de Ciro. Eu sei bem que a militância virou peça do jogo de Xadrez do grupo paulista e de sua vontade de salvar o pescoço de Lula. E, pelo andar das coisas, vão virar para o fanatismo. Agora…gostaria de saber se vão aceitar de bom grado, quando Lula afastá-los de novo do círculo duro do poder, quando estiver negociando com Renan, Eunício, Raulp, Sarney…etc. Agora vale muito perguntar: se eles já tem candidato…se o candidato do PT é o máximo…porque se importam tanto com Ciro? Querem hegemonia total? Querem seguir o melhor estilo Stalinista de ser? A esquerda não é só o PT e olhe lá se o PT ainda é esquerda. O mercado financeiro agradeceu bastante pelos anos de vacas gordas e os procuradores fascistas também.

  13. Voto

    Ciro tornou-se “invotavel”. Como peixe, “morreu” pela boca. Em outras palavras, rasgou a fantasia. E uma pessoa que muda de partido a toda hora, seja partido de esquerda ou de direita, merece voto?

  14. Continuo tendo meus
    Continuo tendo meus comentários censurados pelo Blog,por que expresso neles a mais pura verdade:Lula não apoiará a candidatura de Ciro Gomes sob nenhuma hipótese.O Blog pode até dá uma forçinha,mas não terá êxito.

  15. Agora parece que
    Agora parece que vai.Declaração de Ciro Gomes;”É mais fácil um boi voar do que o PT(no caso Lula)apoiar alguém(no mesmo caso ele)”.Mexem comigo por que querem.Duvido que o Editor do Blog ou qualquer outro,conheça a alma de Lula como o acima assinado.Eu não estou aqui para brincadeiras.

  16. Votarei em Lula
    Lula foi o melhor presidente da história do Brasil por isto o povo vai eleger ele de novo. Ciro querer se comparar a Lula é ser sonhador demais ou malandro.

  17. Lula2018

    Apoio o manifesto e assino embaixo. Só não entendi a foto que ilustra o texto. Lula e Ciro lado a lado e sorrindo? Quem deu a “brilhante”(sqn) de usar essa foto?

  18. Insanidade !!!

    Meu Deus !!! … Quando a adoração e idolatria a uma pessoa vira fanatismo !!! … Quanta infantilidade em um mesmo texto !!!

    A Esquerda se rebaixando ao nível bolsominion.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador