Mantega fala sobre sua saída, sobre um próximo governo e critica Giannetti

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, afirmou em mais de uma ocasião para a mudança de equipe, caso seja reeleita. Um dos pontos centrais da mudança, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, seria o primeiro. Segundo a própria Dilma sua saída se daria por motivos pessoais. Mantega concedeu entrevista ao jornal O Globo, e reafirma o dito pela presidente, que apeia do cargo no final do ano por motivos familiares. E fez outra afirmação, a de que não há nenhuma divergência com a presidente na condução da política econômica.

Sua não permanência no cargo caso o governo se mantenha por mais quatro anos, não é novidade, afirmou ele, e já teve oportunidade de dizer isso a mais de um interlocutor. Quanto ao trato dado pela mídia ao assunto, disse que houve muita criatividade, pois renovação da equipe é coisa normal e isso já foi feito. É somente parte de um processo.

Depois deste tópico pessoal, Mantega falou sobre a economia, o que deu certo, os ajustes necessários. Criticou Eduardo Giannetti e sua proposta à Marina, para o plano de governo, que vai desmontar a economia, principalmente a questão do BNDES.

Para um próximo governo petista, caso eleito, Mantega entende que o que se tem para fazer é um esforço maior para retomar o crescimento, atacando a dívida e contendo desonerações. Segundo ele haverá uma equação fiscal e monetária um pouco diferente, com um fiscal mais forte para liberar o monetário.

Leia a entrevista a seguir. 

de O Globo

Mantega: ‘No dia em que não tiver a confiança dela (Dilma), saio imediatamente’

Em entrevista ao GLOBO, Ministro da Fazenda diz que só deixará o cargo, no fim do ano, por motivos familiares e nega divergências com a presidente na condução da política econômica

MARTHA BECK E REGINA ALVAREZ

BRASÍLIA — Quatro dias após a presidente Dilma Rousseff usar a expressão “governo novo, equipe nova” ao ser perguntada sobre a permanência do ministro da Fazenda, Guido Mantega, em um segundo mandato, o chefe da equipe econômica quebrou o silêncio. Em entrevista ao GLOBO, Mantega disse que goza da plena confiança da presidente e que já tinha avisado que deixaria a pasta por motivos pessoais. “No dia em que eu não tiver a confiança dela, eu saio imediatamente. Isso é condição de trabalho. Somos muito afinados na política econômica. Ela vai levar essa política econômica até as últimas consequências”. O ministro adiantou que dará um novo agrado ao setor exportador e fixará em 3% a alíquota do programa Reintegra para 2015.

A presidente deixou claro desde a semana passada que o senhor não permanecerá no Ministério da Fazenda em um próximo mandato. Como recebeu essa declaração?

O mandato termina em 31 de dezembro. E quando a gente começa um mandato, o compromisso é ir até o final desse mandato. Eu já estou aqui há três mandatos e, só na Fazenda, há dois. Dois é bom, três é demais, principalmente para minha família. Quando eu saí de casa, meu caçula tinha um ano e meio. Hoje, ele tem 13 anos. Ou seja, por 11 anos e meio o pai esteve fora. Portanto, existe uma questão familiar que se tornou muito relevante. Não tenho condições de permanecer mais num mandato. (…) Minha mulher me disse que mais um mandato e eu estou fora de casa (rs). (…) Mas ficarei neste mandato exercendo plenamente as minhas funções até o último dia. Enquanto gozar da confiança da presidenta. É uma condição que todos os ministros têm. Ela já sabia que, por motivos familiares, eu não poderia ficar mais um mandato. Não é que eu estou saindo. Eu não posso ficar mais um mandato. Eu não escondia isso de outros interlocutores. Não sei qual é a novidade.

Por que então a presidente não deixou isso claro quando foi questionada sobre sua saída num segundo mandato? Ficou a impressão de que o senhor foi demitido. Ficou constrangido?

Não. A imprensa foi muito criativa em relação ao episódio. De fato, ela falou que vai renovar a equipe, e isso é muito natural. De 2006 para 2007, Lula renovou a equipe. Em 2011, a presidente renovou a equipe. É normal que continue fazendo mudanças, reformas e tudo o mais. Estava respondendo a outros candidatos que se apressaram em nomear uma nova equipe. Tanto que ela mencionou que não ia sentar na cadeira, isso dava azar, e fez referência a um candidato do passado que fez isso. Foi mais uma resposta que vocês distorceram. Ela continua dizendo a mesma coisa. Tenho essa posição há algum tempo. Existem limites para o que você faz, e eu estou diante de um limite. Mas trabalharei arduamente como sempre tenho trabalhado, participando de todas as questões econômicas até o fim do governo.

 

O fato de o senhor não ter falado com a imprensa no dia seguinte também provocou estranheza. Como o senhor se sentiu?

Ficou uma situação em que eu ia ser constrangido. Eu gozo da plena confiança da presidente, e ela sempre confirmou. No dia em que eu não tiver a confiança dela, saio imediatamente. Isso é condição de trabalho. Somos muito afinados na política econômica. Compartilhamos dessa política econômica, e ela vai levar essa política econômica às últimas consequências.

Como será a política econômica agora?

O que interessa é a estratégia econômica. São as ideias, não as pessoas. Tanto ela quanto eu somos portadores de um projeto de desenvolvimento que tem acontecido no Brasil, que tem passado por etapas diferentes. E esse projeto terá continuidade. Isso pode ser implementado por pessoas diferentes.

Quais as próximas medidas que o governo pretende tomar para ajudar no crescimento?

Para ajudar as exportações de manufaturados, nós reimplantamos o Reintegra. E agora nós vamos definir as alíquotas. Vou fixar uma alíquota que seja estimulante para os exportadores. Será de 3% para o ano que vem. Isso representa uma renúncia de R$ 3 bilhões.

É preciso fazer ajustes na política econômica?

A política econômica tem sempre que sofrer ajustes. Mesmo porque a economia passa por momentos diferentes, e você tem que dar as respostas que a economia exige. Até 2007, estávamos crescendo fortemente. Em 2008 e 2009, o panorama mudou. Entramos numa crise e passamos a fazer uma política anticíclica, e isso nos distingue de outros agentes econômicos. Fizemos desonerações, reduzimos juros, impedimos que o câmbio se valorizasse. Cumprimos o tripé e fizemos a política fiscal sólida. Muita gente manteria os juros altos. Não faria desoneração com a ilusão de manter a arrecadação. A economia iria afundar.

O que precisa mudar, na sua opinião?

A desoneração da folha foi uma medida horizontal que aumentou o emprego e reduziu o custo da mão de obra, beneficiando os trabalhadores. Veio para ficar. Reduzimos tributação sobre todo o investimento. Demos crédito subsidiado. Se não tivéssemos feito isso, teríamos crescido menos, perdido parte da indústria. Isso não seria feito por outras pessoas. Uma entrevista do Giannetti (Eduardo Giannetti, assessor econômico de Marina Silva) fala em eliminar os subsídios, o crédito subsidiado do BNDES, que é o PSI, para máquinas e equipamentos. Ele fala que vai fazer um tratamento de choque. Que vai fazer um desmame. Vai desmontar a política industrial. Vai abrir a economia e submeter a indústria à competitividade. Ou seja, vão quebrar a indústria desse país. Isso se chama tratamento de choque neoliberal. Isso é clássico. Até acho que Giannetti é bem intencionado. Ele acredita que você tem que tirar subsídio ao crédito. Mas, lá fora, todo mundo tem isso. Temos obrigação de dar condições de competitividade. Enquanto o setor privado não tem condições de fazê-lo, temos que fazer isso.

Mas a economia não cresceu…

O crescimento durante a crise, de 2008 a 2014, dá mais ou menos 3% em média. Poucos países tiveram esse crescimento. O governo dela (Dilma), reduziu desemprego na contramão do que acontece em outros países. A massa salarial cresceu. Mantivemos um mercado consumidor forte. Tem alguma coisa mais importante num país do que gerar emprego e reduzir desemprego?

Os dados recentes do emprego mostram desaceleração…

Eu quero discordar de você. Tenho certeza de que continuamos gerando empregos. A maioria da população só melhorou de vida durante a pior crise do capitalismo.

Quanto a economia vai crescer em 2014?

Vai crescer em torno de 1%, um e pouco por cento, porém gerando emprego e aumentando a renda. Temos um mercado consumidor intacto no Brasil. Só falta crédito. Nós priorizamo o controle da inflação e a inflação está sob controle, está num patamar baixo e vai continuar. O Brasil está praticando uma das políticas monetárias mais inflexíveis de todo o planeta, com juros elevados.

Mas a inflação está no teto da meta…

A inflação está caindo. Foi 0,25% em agosto, praticamente zero em julho. Tivemos a seca, que é um fenômeno que não depende do governo e atrapalhou a economia. Mas a população não sofreu com isso. Passamos esse período sem nenhum sofrimento da população.

O que falta para retomar o crescimento?

Temos que fazer um (esforço) fiscal maior para manter a dívida caindo. Temos que baixar ainda mais a nossa dívida. Nesse pós-crise, não vamos fazer mais desonerações. Está de bom tamanho. Vamos em busca de um fiscal um pouco maior. Temos que fazer um aperto de despesas em 2015. Temos que fazer um primário de 2,5% a 2%. É perfeitamente possível. Estamos trabalhando com inflação sob controle. Então, o Banco Central, em 2015, fará política monetária mais flexível. Portanto, vai voltar a ter crédito na economia. Teremos chuva e o problema elétrico estará dissipado. Haverá equação fiscal e monetária um pouco diferente, com um fiscal mais forte para o monetário ficar mais livre.

Qual será o superávit primário em 2014?

Neste ano, vamos fazer o máximo fiscal possível. Será um resultado positivo. Temos que esperar para ver qual a arrecadação extraordinária que vamos ter no segundo semestre. Fizemos dois Refis e um leilão de 4G. Tudo isso é imponderável. Ninguém consegue acertar exatamente esses valores. Se eu fizer uma projeção por semana vocês vão me criticar. Vamos esperar para ver.

O Tesouro continua usando práticas condenadas pelo mercado para administrar o caixa, como a chamada “pedalada fiscal” (retenção de recursos de bancos públicos destinados a programas sociais, por exemplo). Isso compromete a credibilidade…

Não há pedalada coisa nenhuma. São contas correntes com instituições financeiras que pagam os nossos tributos. É Bolsa Família, é salário família, É o INSS. Os bancos não estão perdendo nada. Só ganham. Não há nenhum atraso de pagamento. Pode ter tido um fluxo descasado no passado.

O mercado e o setor produtivo apontam que o principal problema hoje da economia é a crise de confiança.

A Alemanha faz política fiscal austera, é a mais caxias da Europa. E há oito meses consecutivos está com queda de confiança. Vai dizer o quê? Que fizeram pedaladas? Tem um ingrediente político-eleitoral. Normal que a oposição use todos os instrumentos que tem. Avaliação do Focus (mercado financeiro) não é relevante. Importante é a avaliação da população.

Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/mantega-no-dia-em-que-nao-tiver-confianca-dela-dilma-saio-imediatamente-13874686#ixzz3Cq2SvdIa

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PiG! PIG que te quero, PIG!!!

    Ontem ouvi um imbecil que é colonista da JB FM, e trabalha pro PIG em geral, e se auto denomina Alex Campos..

    Alguém tem referências desse energúmeno?

    Dizia que Dilma estava demitindo Mantega e com isso fazendo um “pedido de desculpas” tardio e assumindo a culpa dos “erros na economia” blá blá blá…….. e pra completar disse que Aécio e Marina acenam com o “novo”: André Lara Resende enquanto Dilma fica sem novidades…. Se não me engano chamou presidente de teimosa, dentre outras leviandades sem a menor cerimônia…

    Se isso não for campanha política ilegal então me digam o que é…..

    1. O Mantega se manteve longe dos Bancos

      A proeza econômica da equipe liderada pelo Mantega ainda está a espera do seu devido reconhecimento, com a dívida pública estourando, conseguiu manter a confiança no pais e crescer em 2014, contra todas as previsões pessimistas e catastrofistas dos analistas do mercado, mantendo o PIB positivo, com baixo desemprego.

      Dilma, este pessoal do BofA deveria dar palpite lá pelas terras deles, USA e Europa, onde o mercado está ladeira abaixo, sem esperança.

      Dar palpite aqui, só se for para pedir mais carga tributária para recolher mais Juros para eles.

      Não acredite no que digo, fique com o Bill Bonner, do DR é claro, sobre o capitalismo e o empreendedorismo na China X USA.

       

      +++++++++++++++++++

      De ontem,

      At 7 a.m. on Saturday morning we were in our room at the China World Hotel, looking down on eight lanes of traffic that had come to a dead stop in the Beijing traffic.

      “The last century was America’s century,” says our Chinese colleague. “This is China’s century.”

      “You know why America was such a success,” he continued. “Because it was a fairly free market with massive domestic demand. Companies could scale up in the highly competitive US market. That would make them larger and more advanced than their foreign competitors. They could then enter foreign markets and easily beat the locals.

      “Now, the US is gummed up by taxes, debt and regulation. Outside of Silicon Valley most of the companies are old. There are few new businesses and not much new technology.

      “I think you wrote something about the declining number of start-ups in the US. It’s a big deal that few people recognize. I think you said it was a result of crony capitalism. The feds subsidize and protect the big boys… and bail them out when they get into trouble. That’s why GM and Fannie Mae are still in business. But the little guys can’t even get credit.

      “China, meanwhile, is full of new companies. Everything is new. And the internal market is fairly free compared to America. Talk about scale. These companies have massive domestic growth and learning capacity before they have to compete on the world markets.

      The Largest IPO Ever 

      “Take Alibaba, for example. It’s a huge company already. It recently introduced a new kind of bank account, where you earn interest daily… at a much higher rate than banks in the US. Within a week, it was the third biggest, in terms of deposits, in the world.

      “Alibaba is going public soon. It will be the largest IPO ever.”

      More evidence of the liberty with which Chinese firms operate comes from a dear reader:
       

      Bill,

      I probably shouldn’t bother you, but this one (about China) is right on and close to my heart. My wife has been a naturalized US citizen for 3 years, an LPR for 3 years before that. For the year before that (2007), we were waiting for the I-190 immigration processing.

      We were married in 2007 in Nanchang, Jiangxi province, her family hometown. She had been running a business in Guangzhou. At start-up, she went to ONE place for a license.

      She started to tell the guy she planned to deal in Suzhou silk embroideries, calligraphies, and paintings. He cut her off with, “You want to buy and sell things. Okay.”

      She paid nominal taxes. In the US there is Schedule C, state B&O tax, county property tax, city license and taxes, and aaaarrrgggghhh…

      We own a small “fangzi” in Nanchang and visit China every few years (her daughter is our partner and manages the property). For some time I have felt that China is MUCH more truly “free market” than we are. How tragic! 

       

  2.  
    Minha solideradade  com

     

    Minha solideradade  com Mantega;

         Foi um pobre coitado.Continua um pobre coitado,E sairá como um pobre coitado.

    Quem manda na politica econômica é Dilma.

            Mas se esse Zé Mané,depois de tudo, não se demitir, aí o coloco em outra classificação:

                  O cara é um masoquista pior que os 50 toms de cinza.

                 Sua nota masoquista, é 5 000 000 000 000 tons de cinza.

                    Um pobre coitado que teve e tem como Dominadora a sádica  presidente Dilma.

                       E ainda quer que a chamem de ”presidenta”.

                         é mesmo gerenta?

  3. Globo não entrevista,faz

    Globo não entrevista,faz acareação.   Queria ver a  torturada Míriam Leitão pedalando diante de Mantega com suas opiniões emprestadas. Quanto a Gianetti é o que sempre foi :um deslumbrado neo liberal,mais ainda,agora, com perspectivas,na sua imodesta opinião, de pilotar a Fadinha da Floresta.

    Aécio já voou (êpa!),decolando de Cláudio para lugar incerto e não sabido.

    Portanto,senhores passageiros,afrouxem os cintos e o riso,é Dilma na cabeça !!!!

  4. Quais as questões pessoais do Ministro?

    Nassif, não vi em nenhuma reportagem quais teriam sido os reais motivos para a saída de Guido Mantega. Alguns argumentam que foi a sua condução frente ao Ministério. Outros dizem que ele ficou deprimido com as matérias dos jornais ingleses. Tem as pressões do mercado, tem o pífio crescimento do PIB, tem a inflação. Mas quais os reais motivos do pedido de afastamento de Guido? Pessoas próximas dão conta que o cancer da sua esposa, Eliane Berger, está em estágio avançado e terminal. O que estranha a postura da Presidenta Dilma, foi o trato pouco afável em que tratou o Ministro , em momento tão delicado, demitindo o condutor da política economica do seu governo via imprensa a 3 semanas da eleição. Seria de bom tom a Presidenta esperar passar o sufrágio pra decapitar o seu timoneiro. Coisas da Política, coisas do humano ser…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador