Manuela D’Ávila e Luciana Genro lideram corrida eleitoral em Porto Alegre

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Uma nova pesquisa de intenção de votos encomendada pelo jornal Correio do Povo, revela que em Porto Alegre, a deputada do PCdoB, Manuela d’Ávila, está na preferência dos eleitores para a prefeitura da capital gaúcha, com 23,9% das intenções, dividindo o espaço com Luciana Genro (PSOL), com 14,5%.
 
Apesar de faltar menos de um ano para as eleições municipais, a pesquisa que foi realizada pelo Instituto Methodus evidencia que 63,9% dos eleitores não definiram sua opção de voto, quando a pergunta é espontânea, sem oferecer opções. Nesse tipo de questionamento, o atual prefeito José Fortunati – que não poderá concorrer novamente – levaria 8,5% dos votos. Em seguida, a deputada Manuela d’Ávila entra com 3,4%, e Olívio Dutra com 2,8% dos votos.
 
Quando as possibilidades de nomes foram apresentadas, depois de d’Ávila e Genro, entram Vieira da Cunha (PDT) com 10,2%, Sebastião Melo (PMDB) com 8,1%, Beto Albuquerque (PSB) com 7,8%, e Nelson Marchezan Jr. (PSDB) com 6,5%. Contudo, 11,9% dos eleitores ainda estão em dúvida e 17,1% declararam branco ou nulo.
 
Em outro cenário apresentado pela pesquisa, onde é suprimida a deputada Manuela d’Ávila das opções, Luciana Genro assume as preferências, com 19% dos votos, seguida por Vieira da Cunha com 12,7%, Maria do Rosário com 10,1%, Beto Albuquerque com 9,3%, Sebastião Melo com 8,5% e Nelson Marchezan Jr. com 6,8%. Indecisos corresponderam a 14,5% e branco ou nulo a 19,1%. 
 
Já quando a deputada do PCdoB é retirada, em um terceiro cenário eleitoral, Luciana Genro leva com 19,8% das intenções, seguida por Vieira da Cunha com 12,9%, Beto Albuquerque com 9,5%, Raul Pont com 9%, Sebastião Melo com 8,2% e Nelson Marchezan Jr. com 7,3%. Indecisos representam 14,8% e branco ou nulos 18,5%.
 
O maior percentual de rejeição a um candidato somou a deputada federal Maria do Rosário (PT), com 32,4%. Apesar de liderar a maioria dos cenários anteriores, Luciana Genro carrega 24,7% de rejeição, muito próxima a Raul Pont (PT), com 24,6%. Manuela d’Ávila tem 21,1% de rejeição, Nelson Marchezan Jr. 17%, Sebastião Melo 16,2%, Beto Albuquerque 13,1% e Vieira da Cunha 10,9%.
 
Com informações do Correio do Povo. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. esta corrida eleitoral

    esta corrida eleitoral promete…

    creio que será uma duríssima briga de foice (com martelo) no escuro… e salve-se quem puder!

    que vença a melhor!

  2. Manuela, sem dúvida.
    Tem
    Manuela, sem dúvida.
    Tem liderança, carisma, trabalha pesado e tem o perfil conciliador, como o de Lula.
    Luciana é errática, como Marina Silva. Não dá prá confiar.

  3. Depois de eleger a anta do Sartori, tudo é possível no RS.

    Depois de eleger um governador sem programa que só fala que o estado esta mal e sem dinheiro, mas usa um helicoptero de salvamento para ir até a praia numa churrascada, tudo é possível.

    Os outros candidatos são de chorar baixinho, Vieira da Cunha (PDT) na eleição para Governador do Estado fez somente 4,27% amargando um quarto lugar histórico para o PDT no Rio Grande do Sul, conseguiu menos votos que alguns deputados federais. Sebastião Melo (PMDB) é um sujeito que o José Fortunatti, o atrual prefeito, usa para dar as más notícias do seu governo e ele se presta muito bem com uma cara de sinistro. Beto Albuquerque (PSB) parece ter mais fama fora do estado e é uma verdadeira incógnita já o Nelson Marchezan Jr. (PSDB) está sofrendo sérias restrições dentro do próprio partido, ou seja não há nenhum nome notável na eleição logo as duas parecem que tem mais chance.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador