Marina acerta apoio condicional a Aécio no 2º turno contra Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – É destaque na imprensa escrita, nesta terça-feira (7), que Marina Silva (PSB) não tem dúvidas: após chegar em terceiro lugar novamente na disputa presidencial, ela não vai ficar neutra como fez em 2010. O apoio será dado a Aécio Neves (PSDB), que conquistou mais de 34,9 milhões de votos ante os 43,3 milhões de Dilma Rousseff (PT). Falta definir apenas as condições para a formalização dessa aliança e como se comportará as legendas da coligação de Marina.

O PSB, comandado interinamente por Roberto Amaral, se reúne às 14h desta quarta (8) em Brasília, para decidir o futuro do partido. Inicialmente, a expectativa era de que Amaral e outros socialistas históricos pendessem para o lado do PT. Porém, outras lideranças do partido já pressionam por apoio a Aécio. A mulher de Eduardo Campos, Renata, já ensaia o discurso de mudança. Beto Alburquerque, vice de Marina, também. Em função disso, Amaral já engrossou a linha de que o PSB deve chegar a um consenso, mesmo que isso signifique apoiar o PSDB.

“O fundamental é estar envolvido em um processo de progresso, de crescimento. Às vezes um reacionário serve de avanço”, disse. “As alianças são táticas e, se não prejudicarem o projeto do meu partido, são válidas”, informou o Estadão.

Luiza Erundina, que coordenou a campanha de Marina, também afirmou que não quer tomar uma decisão individual, e que irá seguir a orientação da executiva nacional, independente do que for acertado.

O PT, na figura de Gilberto Carvalho, também tentou se aproximar do grupo de Marina e do PSB após a apuração dos votos do primeiro turno. Mas para os marineiros, parece que os socos que o PT desferiu contra a campanha de Marina este ano impossibilitam qualquer conversa.

Nesse sentido, Marina deve ir a público firmar mais uma aliança “programática”, mas dessa vez com os tucanos. A ideia é dar apoio desde que Aécio assuma uma série de compromissos com a Rede e os partidos coligados. Entre as demandas estão o fim da reeleição, a introdução de ensino integral em toda a rede pública e espaço para a agenda sustentável.

O jornalista Kennedy Alencar informa nesta terça que interlocutores de Aécio levaram à Marina a proposta de que ela possa comandar o Ministério das Relações Exteriores, caso decida por apoiar o PSDB no segundo turno.

A Rede Sustentabilidade também se reúne na quarta-feira. O porta-voz nacional da Rede, Walter Feldman, ex-tucano, disse que Marina fará um anúncio que surpreenderá a todos. Na quinta (9), os seis partidos da coligação divulgam a posição final.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se a Rede e o PSB apoiarem os

    Se a Rede e o PSB apoiarem os tucanos, a barra vai pesar. A campanha vai ser duríssima. Mas duvido que todas as figuras de esquerda do PSB e mesmo da Rede compactuem com isso.

    Pois é, Marina foi a cortina de fumaça com que o PT e seus apoiadores lutaram, sendo que por trás cresceu a sombra de Aécio…

    Mas a luta continua.

  2. Nos tempos de FHC: vale a pena ver denovo
        

     

    Publicado em 26/05/2014 no Conversa Afiada

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/05/26/tem-saudade-do-fantasma-fhc-lembra-do-que-ele-fez/

    Você acha que com Aécio vai ser diferente?

    Tem saudade do fantasma
    FHC ? Lembra do que ele fez ?

    Medidas impopulares ? É o princípio ativo dos tucanos.

    Compartilhe  

     

     

    Fernando ​Henrique Cardoso governou o Brasil por 8 anos. Entre 1995 e 2002, colecionou fracassos e terminou o seu segundo mandato com 26% de aprovação.

    ​(​Lula, apenas como comparação, saiu do Governo aprovado por ​87% dos brasileiros.)

    O Príncipe da Privataria​ não empolgou nem seus correligionários. Tanto que Padim Pade ​​Cerra e Geraldo Alckmin não defenderam o legado de FHC em suas disputas eleitorais. Ambos o esconderam e não dividiram o palanque com o grão-tucano.

    Afinal, como se sabe, o FHC vendeu as joias da família e aumentou a dívida da família. Um jênio !

    Mas o tempo passa e, 12 anos depois de seu mandato, inúmeros feitos de FHC foram esquecidos. O Conversa Afiada, sempre preocupado em ajudar, relembra momentos marcantes do tucano. As manchetes da época são suficientes para matar a saudade de FHC.

    DESEMPREGO


     

    PRIVATARIA

    (Clique aqui para ler que Bornhausen, agora, está com Dudu).

    Clique aqui para ver que o Cerra foi decisivo na privatização da Vale (e da Light).

    QUALIDADE DE VIDA


     

    ESCÂNDALOS


     

    FMI


     

    ECONOMIA

     

    João de Andrade Neto, editor do Conversa Afiada

     

  3. Marina é uma personalidade

    Marina é uma personalidade muito estranha:

    Não tem a menor capacidade de presidir nada;

    Não tem a menor noção do que é política;

    Não sabe distinguir o que é bom ou ruim para o povo;

    Se diz de esquerda mas se deixa manipular pela direita;

    É raivosa, tinhosa e vingativa;

    Apesar de ter alcançado níveis Ministeriais se apequena em competições deixando à mostra toda sua insignificância;

    E queria ser presidente!!! 

     

     

  4. Preocupado com a derrota do

    Preocupado com a derrota do Brasil na Copa do Mundo, Aécio prometeu um programa “É-bola no Brasil”. Geraldo Alckmin trará o É-bola para São Paulo?

  5. Muito bom que Marina acerte

    Muito bom que Marina acerte seu apoio a Aécio.

    Assim fica bem claro para todos de que lado ela esta. Assim se desnuda o simulacro que ela eh, uma antítese da renovação politica. Como “nova rica” se tornou uma forca conservadora que quer levar o pais de volta ao passado a qualquer preço.

    Que pena, vinda de uma infância pobre e sofrida, era de esperar que lutasse pela ascensão de pessoas desprivilegiadas e esquecidas, como ela um dia o foi. No entanto, se tornou uma deslumbrada, seduzida pela riqueza e vida luxuosa oferecidas por aqueles que querem puxar o Brasil de volta ao atraso.

    Dizer que estou desapontado com Marina eh um eufemismo. Ela na verdade se tornou uma traidora desse pais.

    1. Marina , Helio Bicudo,

      Marina , Helio Bicudo, Gabeira, Erundina, Chico Pinheiro, Heloisa Helena , todos traidores.

      amigos são, Jose Sarney, Collor, Renan Calheiros, e o novo bom moço da  Turma:  Andre Sanches!

      Um cara que tem muito a contribuir com a escola inaugurada pelo Dirceu e CIA…rs

      1. Eu não diria traidores… mas

        Eu não diria traidores… mas ressentidos. Simples assim.

        O problema (para eles) é terem de amargar a opção pessoal equivocada, de não aceitar que a prática não condiz ipsis litteris com as teorias e as posições pessoais que defendiam, ou diziam que defendiam.

        Arrogância pura, com um grosso caldo de contradição. Pois o Brasil atingiu nesses últimos 12 anos muitas metas que todos esses que você citou tinham por objetivo em suas carreiras políticas, acadêmicas, jurídicas ou de ativistas, muitos com bandeiras explícitas da esquerda.

        Agora, eu não diria que são amigos os que você citou mais abaixo. Mas, certamente, não o são os Bolsonaros, Felicianos, Russomanos, e toda a “bancada da bala” que ascendeu no Congresso. Isso sim é retrocesso “na veia” da política brasileira.

      2. Uma coisa eh certa! Por já

        Uma coisa eh certa! Por já saber o que eles representavam, nunca votei em Sarney, Collor, Renan Calheiros e todos os outros que vc citou.

        Já no seu caso, tenho minhas duvidas. Vc soa como um ex-eleitor de Collor, Tuma e outras pecas raras e que hoje esta arrependido da burrada que fez. e quer empurra-los para o colo do PT. Contudo, toma que o filho eh teu. Vcs pariram essas aberrações. Vcs que os embalem………e para sempre.

        PS: Vc deve estar radiante pela eleição de Bolsonaro, não? Diga ai!

        1. Claro que deve estar. Ele é

          Claro que deve estar. Ele é “lascadamente” um eleitor do Bolsonaro ou simpatizante se não for do Rio. Já percebi isto há mt tempo.

  6. Isso não tem grande

    Isso não tem grande importância.

    Dilma tem que melhorar a sua postura nas entrevistas e debates.

    Tem que atacar o candidato Aécio do início ao fim, explorar as pistas que ele pavimentou para os seus próprios interesses, mostrar as suas péssimas administrações em MG, explorar a atuação de Armínio Fraga quando foi presidente do BC.

    E mais, tem que mostrar o que ela fez em seu Governo e quando ministra do Lula e também mostrar planos para o futuro do País.

    Nesse final de campanha Aécio falou sozinho e com a ajuda da mídia. É isso que não pode continuar a acontecer, o PT tem que ir para cima e mostrar o verdadeiro Aécio à toda a população.

    Outro ponto é que Aécio cresceu muito rápido, seus votos não são assim tão consistentes. Hoje mesmo conversei com uma pessoa que diz ter votado em Aécio no primeiro turno que agora vai votar na Dilma.

    Uma questão desfavorável á Dilma é com relação á abstenção, que sempre pega mais eleitores da Dilma. Ou seja, se no sábado, dia 25, ela estiver com 51 a 49, ainda sim pode perder  a eleição. Ela deve abrir uma gordura maior, de uns 3 a 5 pontos, pelo menos.

    1. Estratégia da Direita

      Esse ponto do comentário “abstenção” já havia me intrigado Daniel, sugira um post pro Nassif sobre isso, pois eu percebi que a quase totalidade do comércio (até de dia de semana)  e muitas indústrias e serviços aqui de Blumenau SC funcionaram no dia da votação, e a quem interessa o povão trabalhando em dia de eleição? Será que o empresariado está tocando uma agenda que não sabemos? Me lembra do Serra pedindo pro pessoal da até então pequena classe média  não viajar no feriado para não prejudicar seu eleitorado. Acho que tem truta aí… Tem muita coisa rolando na internet sobre justificar sem stress pagando apenas R$  4,00 depopis da eleição quando bem entender. Olho vivo galera.

  7. Nassif, está errada o número

    Nassif, está errado o número de votos do Aécio, foram 34,8 milhões de votos e não 38,7 como afirma o texto.

     

  8. O maior estelionato

    O maior estelionato político-ideológico que emergiu no Brasil nesses últimos anos foi esse desvirtuamento do sentido da expressão mudança. 

    Se eventualmente o país necessita de sacolejos nas suas estruturas, em especial a que sustenta e operacionaliza a práxis política, não necessariamente, como querem fazer ver os espertos de sempre, elas se concretizarão somente com a mudança de governo. Ainda mais se o “novo” governo sugere, quando não, promete mesmo, aplicar políticas passadas já condenadas e repudiadas pela população.

    Como, por que, quando e onde o PSDB poderá promover qualquer tipo de inflexão profunda exigida pelas “ruas”? Ao contrário: se chegar ao Poder já assumirá com uma oposição renhida e uma desconfiança generalizada. 

    Pressinto, não posso provar, que uma eventual vitória de Aécio Neves se dará, não por encarnar esse espírito mudancistas, mas e principalmente, a ultimação de um desejo quase ensandecido de tirar o PT do Poder. Democrativamente válido e incontestável, sim. Mas me poupem de qualquer outra ilação de cunho “salvacionista” ou “restauradoura”. 

     

  9. Nunca me enganou, repito mais uma vez…

    Agora escancarou de vez!  Marina, Aécio e FHC ! O que dirão as pessoas que inocentemente, viam nela o “novo e o limpo”?  Mas eu nunca estive enganada  quanto à falsidade que, enfaticamente denunciava  aqui nesse espaço. Ardilosa ela conseguiu enganar a muitos!  Repito também mais uma vez :  Osmarina me assusta!

    1. Você viu o último debate na Globo?

      No último debate na Globo, o Aécio também falou das inconsistências da Marina e ela falou de Mensalão Mineiro e compra de votos da emenda da reeleição de FHC.

      Ou seja, houve ataques dos dois lados dos agora “aliados”.

      Isso não tem nada a ver com os ataques do PT.  É poder pelo poder! Como qualquer um da “velha política”.

       

      1. Marina não falou de mensalão

        Marina não falou de mensalão mineiro , não vem com esta ljunior.  

        Ela apenas falou de pg da reeleição, para tirar o aecio deste problema e ela do mensalão.

        Porisso não foi fechado toda a estrutura que combinaram em 2010, esperaram os julgamentos no stf (mensalão do pt e psdb). No do dem nem tocaram.

        No debate foi apenas uma fazendo amor com outro.

        Vai lá e assista. Esta dentro dos 16 minutos iniciais.

    2. O reconhecimento tardio

      O pessoal da direita demora em reconhecer suas baixarias, e o faz apenas quando percebe que o outro lado aparenta ter usado algo parecido.

      Foi baixaria sim, a da Regina Duarte, mas isso foi em 2002.

      Hoje a própria Marina assumiu o papel de Perpétua da novela Tieta,, e a sua candidatura cresceu com morte, funerais e a imagem de viúva e tadinha.

  10. em política há várias maneiras da cumplicidade se revelar…

    principal delas é dar apoio a quem foi o culpado pela sua derrota

    e ela ainda chama de nova política

  11. Resta saber se Marina vai

    Resta saber se Marina vai levar o cavalo de troia ou jatinho fantasma pra dar uma forcinha praquele moço que tomou um belo na banda dado pelos mineiros e até pelo cariocas, já que é lá que ele mora. Sobre Maria Osmarina, tudo já foi dito: não passava de uma ambiciosa farsante oportunista. Entregar o Itamarati nas mãos de uma pessoa assim? Faça-me o favor. Vão descarta-la logo.

  12. O texto precisa de correção.

    O texto precisa de correção. Aécio não recebeu 38,7 milhões de votos, mas 34,7 milhões de votos. Colocaram 4 milhões de votos a mais para o coxinha.

  13. A incongruência…

    Confirmando a sua costumaz incongruência, PASMEM,  Osmarina agora é TUCANA!  A que ponto chega o ser humano quando é dominado por sentimentos menores como a inveja e a vingança!!!!  Inacreditável !!!!! 

  14. Concordo com quem diz que a campanha agora é política…

    …então..

    Para o bem do Brasil, Lula procura o PMDB e propõe:

    – Ganhemos este ano e eu vou de vice no próximo pleito, com quem vocês escolherem, do PMDB.

  15. Marina saiu da campanha

    Marina saiu da campanha eleitoral de 2010 mais forte do que entrou, e dessas eleições de 2014 sai mais fraca. Ridícula, nunca será presidenta como Dilma foi.

  16. Luiza Erundina, é você mesma ?!

    E Luiza Erundina não cansa de surpreender. Agora diz que “fara o que o partido decidir”. Depois do que ela fez a um politico do nivel de Fernando Haddad ?!  Adeus !

  17. Restava o que à fantoche do

    Restava o que à fantoche do Itaú e do mercado fazer a não ser obedecer os patrões? E usando o xale como jogo de cena lá vai Marina descendo a ladeira.

  18. O que ela negociou nos EEUU?

    Agora dá para imaginar qual seria o motivo de sua ida aoss EEUU? Nao foi pra se matricular numa pos em Princeton (reduto de tucano loser bebericar da fonte do famigerado consenso de washington, assim que perdem eleiçoes). Foi negociar seu lamentável apoio ao despejado mineiro…

    Contra tudo e contra todos, vamos a luta e a vitoria!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador