“Marina ganhou nossa admiração”, disse Gilmar Mendes ao aprovar a Rede

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

O partido da ex-senadora, Rede Sustentabilidade, teve o registro aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral
 
Jornal GGN – O partido de Marina Silva saiu do papel. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, em sessão na noite desta terça-feira (22) o registro da Rede Sustentabilidade. Durante seu voto, o ministro Gilmar Mendes disse que Marina “perdeu ganhando”, por ainda que perdido as eleições à presidência de 2014, ganhou a “admiração” de Gilmar. Marina Silva perdeu o lugar no segundo turno para o senador Aécio Neves que, por seu turno, foi derrotado pela presidente Dilma Rousseff.
 
Gilmar Mendes chegou a arrancar aplausos dos presentes, quando manifestou posicionamentos além do técnico-jurídico para proferir seu voto. Ele se referiu à ex-senadora como “uma candidata que teve, por duas vezes, mais de 20 milhões de votos em eleições presidenciais”, mas teve o seu registro negado, enquanto “legendas de aluguel logram receber esse registro, para constrangimento desse tribunal”.  A declaração, no entanto, foi mais cautelosa do que as proferidas por ocasião do seu voto a favor das doações de empresas aos candidatos e partidos, no STF.
 
Em outubro de 2013, o registro do partido de Marina Silva foi negado por não ter reunido o número mínimo de assinaturas exigido pela Justiça, que equivale a 484.169. Em maio, mais 56 mil assinaturas foram enviadas ao TSE, totalizando 498 mil, atendendo aos critérios estabelecidos. Ainda que sem a quantidade mínima, Gilmar criticou a decisão dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral em 2013, sem citar nomes.
 
Na época, foram seis votos contra e apenas o seu a favor do partido. Laurita Vaz, João Otávio de Noronha, Henrique Neves, Luciana Lóssio, Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia decidiram pela irregularidade na quantidade mínima de signatários. Gilmar ainda relembrou a “dificuldade de Marina” se candidatar a presidente da República no último ano, sendo possível apenas após a morte de Eduardo Campos, de quem era candidata a vice.
 
“O partido sofrera um notório abuso e era preciso que nós reconhecêssemos e deferíssemos o registro naquelas circunstâncias. Tanto fizeram para evitar que essa mulher fosse candidata e ela acabou sendo candidata, em circunstâncias trágicas. Marina perdeu as eleições, mas ganhou a nossa admiração. Portanto, perdeu ganhando”, estusiasmou-se o ministro.
 
O ministro Dias Toffoli acompanhou a onda de críticas de Gilmar ao TSE e disse que se o sistema de criação de partidos no país não for rediscutido “cada deputado vai querer ser um partido político”, ao mencionar o total de 34 siglas com a de Marina. Toffoli também posicionou-se pela necessidade de debater o tempo televisivo. “Com a distribuição do tempo de TV dessa forma, cada deputado vai querer ser um partido político e de 34 passaremos a 500”, afirmou. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Ainda não vejo outra “roupa”,

      Ainda não vejo outra “roupa”, Maria Luisa, que não seja a do moralismo seletivo sobre uma marquetagem de superação do pobrismo atrelada à condescendência dos ricaços. Um pouco de fala empolada ajuda à diferencià-la do Lula, que é chamado de “anta” pelos que hoje a apóiam.

      Suponho que ela não percebe até hoje  – políticos gostam de acreditar, como indicava Weber – que só teve algum “vento à favor” porque dava algum “prejuízo” ao “lulopetismo”…

      Com a Heloísa Helena foi parecido. Mas com o PT em baixa ou ela, Marina, pode ser descartada logo ou terá que se “entregar mais” à causa… A ver.

      Cadê HH, aliás? Tá comendo “chocolate” na Universidade?

  1. Dalmo Dallari “Deixem o Gilmar falando sozinho”

    Dalmo Dallari foi convidado para o programa Contraponto do sindicato dos bancários.O blogueiro Eduardo Guimarães tambem foi convidado para entrevista-lo,e em seu blog o Eduardo contou a conversa em off com o jurista e uma das tantas que disse é que deixem o Gilmar falando sozinho.Ja não basta todo o lixo da velha mídia e que por isto muitos não veen,e agora a internet,principalmente blogs independentes,de esquerda,progressistas ou “sujos” adram ficar dando palco para figuras que nada acrescentam (FHC por exemplo),e pior comentando algo como se sua opinião va de alguma forma ter qualquer efeito. So posso crer que seria so alguma brincadeira sacana do Nassif.

    1. Acho, Otaviani, que Dallari

      Acho, Otaviani, que Dallari está sendo generoso demais. É isso que o Gilmar, a imprensa e a oposição querem.

      Pra mim isso é um tremendo erro de avaliação. Só funciona pra quem “conhece” o conjunto da obra desse cidadão Gilmar Mendes. No entanto, não vivemos numa vila do interior onde “todos conhecem a peça”. O mesmo ocorreu com Olavo de Carvalho, Reinaldo Azevedo, et caterva e olha o quê que deu deixá-los falando sem nenhum, nenhum contraponto por tanto tempo (não obstante todas as advertências).

      Será que não tem um “cavalheiro” sequer, unzinho sequer nessa bancada governista do Senado pra marcar esse cara; pra não deixá-lo “jogar livre” pela ponta direita?

      O que é mais irritante, até, Otaviani, é que isso que estamos falando aqui é beabá das jogadas “do outro lado”. Eles não têm a menor dificuldade pra escalar ora um Bolsonaro pra fazer tal ou qual “serviço” ora um Carlos Sampaio pra reclamar até do terno vermelho da Dilma na TV…

      Eu fico me perguntando: essa bancada governista está “distraída” tomando o vinho ou o uísque tal e qual no Piantella ou experimentando algum temperozinho ou técnica de cocção diferente? Isso, sim, é abandonar as “bases”. Não que eles não possam tais ou quais itens na cesta de consumo deles (esse é o moralismo da casa grande): são mercadorias como outras quaisquer, afinal. O que não pode é deixar de prestar atenção no serviço!

  2. Assim como Aécio, Marina e

    Assim como Aécio, Marina e Gilmar perderam perdendo. Não existe essa bizarrice de “perder ganhando”. Num jôgo em que não é admitido empate, após o término, só existem dois tipos de competidor: o vencedor e os perdedores. Nas eleições, Dilma foi a vencedora; os demais foram perdedores. Na votação da ADIN 4650 proposta pela OAB, pedindo que o STF julgasse inconstitucional o financiamento de campanhas políticas por empresas, Teori Zavascki, Celso de Mello e, principalmente, Gilmar Mendes foram os perdedores; os ganhadores foram os brasileiros que são contra a principal causa de corrupção, representados no voto dos outros 8 ministros da Suprema Côrte.

    Marina Silva, cujo capital político foi conseguido graças ao PT  – partido que ela integrou e que a projetou nacionalmente – demonstrou excesso de confiança e pensou que pelo fato de ter sido senadora, ministra de Estado e candidata com expressiva votação nas eleições presidenciais de 2010,  bastavam a vontade e a declaração de apoio de admiradores nas redes sociais virtuais para conseguir registrar um partido. Quebrou a cara, pois o TSE foi rigoroso na contagem e conferência das assinaturas para fundação da legenda. Foi preciso que Eduardo Campos – que voava num jatinho sem dono e que se espatifou num acidente até hoje não investigado e esclarecido – fosse “morrido” para que a ex-senadora e atual aliada de banqueiros e filhos de banqueiros se lançasse candidata por um partido que de socialista só tem o nome. Roberto Amaral, que ajudou a fundar o PSB e que o presidia até o ano passado, abandonou a legenda, diante da neoliberalização e esculhambação que passaram a caracterizar esse partido.

    Gilmar Mendes deve explicar aos brasileiros, dentre outras coisas, as razões que o levaram a conceder habeas corpus ao médico estuprador Roger Abdelmassih, que depois fugiu para o Paraguai, vivendo no luxo por mais de 5 anos. Ele deve explicar aos brasileiros por que concedeu, em menos de 48h, dois HCs canguru ao banqueiro Daniel Dantas, envolvido em negociatas da privataria. GM deve explicar também como foi obtido os registro de partidos como o Solidariedade, daquele deputado que se reuniu com ele na residência funcional do presidente da Câmara, há pouco mais de um mês, para tramar o impedimento da presidente Dilma. GM sabe que tal deputado tem contra si mais uma denúncia apresentada junto ao STF. Nenhum brasileiro se interessa pelas admirações políticas que GM tem, pois não foi concedido a esse cidadão nenhum mandato. Se GM não faz outra coisa que não seja a mais vil e mesquinha política, deveria ele ter a mínima dignidade e hombridade, para renunciar à cadeira de ministro do STF e se lançar candidato a algum cargo político. Mas GM, além de boquirroto e autoritário é covarde; não ousa voltar à planície e se submeter ao sufrágio popular e às críticas e ataques que um candidato a cargo político está sujeito. Para quem estudou ciências jurídicas e possui títulos na área, é mais fácil usar da cadeira do STF e do poder e impunidade que esse cargo oferece para achincalhar os desafetos e adversários.

  3. Os dois se merecem! Me ocorre

    Os dois se merecem! Me ocorre agora que dona blablarina parece não ter movido uma palha (opa, palha não, não é ecologicamente correto!) para que se descobrisse o dono do aviãozinho que caiu lá em Santos e que até agora, até onde eu sei, as maiores vítimas, que são os moradores das casas atingidas, não foram indenizados, uma vez que o aviãozinho de alguns milhões de dolares não tem dono. Bom, quem sabe agora o g dantas não descobre…

    1. Dono

      O dono do aviãozinho era o candidato Dudu. Estava a aeronave sendo paga pelo mecenas Youssef, por conta dos olhos azuis do candidato. O único documento da venda do pássaro estava (segundo Marcio França, vice governador de São Paulo) no porta luvas e desapareceu depois do trágico fim. 

      Osmarina era apenas a marina vai com as outras nessa e em outras histórias. Viajava no avião mas não gostava porque no vôo não podia pescar baleia com anzol.

      Consta que o povo de Santos que teve as casas prejudicadas com a queda, teria propositadamente ficado no caminho do teco-teco. Não receberam até hoje indenização por que desconhecem o enderêço do bispo.

      Porque não perguntado, nada mais digo.

       

  4. Mais uma vez confirmando as críticas

    Mais uma vez o Gilmar Mendes confirma as criticas às suas opiniões.

    Não cabe ao tribunal superior eleitoral avaliar se o partido é de aluguel, ou se possui candidatos que recebem 20 milhões de votos. A atuação deles é técnica, avaliando se cumpriram os requisitos formais para conferir o registro.

    Ao dizer que ela sofreu abuso ao ter o registro recusado, ele mais uma vez comprova que coloca opiniões acima da lei, e está pronto a esqueçe-la para ajudar à quem ele concorda. Imagine se ao invés de avaliar a documentação, o TSE começasse a avaliar se um partido merece ou não receber o registro. Na verdade o que envergonha o TSE é essa declaração, e não a recusa anterior do registro.

    Mais uma triste declaração desse senhor, que demonstra a baixa capacidade de discernimento sobre o seu papel na sociedade.

    1. Vou repetir tudo que voce

      Vou repetir tudo que voce disse, palavra por palavra:

      Em termos tecnicos e juridicos gilmar mentes eh um cagado.

      Viu como minha memoria eh boa?

  5. Usando seu “Cacife Politico”

    Usando seu “Cacife Politico” para reduzir os trabalhistas…

    É um misto de “Psicologia Infantil e politica do baixo-clero”, de DECÊNCIA JURÍDICA = 0!

  6. Caro Nassif e demais
    O que já

    Caro Nassif e demais

    O que já era duvidoso, ficou pior com esse apoio.

    Seguramente, os tucanos entrarão com recurso, alegando exclusividade.

    Saudações

  7. partido

    Se não tinha número de assinaturas não podia ser reconhecido. Simples assim. Se Gilmar acha que tem partido de aluguel, proque os reconheceu? Quem são? Ministro de merda.

  8. Alguem viu que o nome desse

    Alguem viu que o nome desse partido eh “ReSus” e que isso eh o nome “Jesus” em espanhol?

    De Marina so vai sair merda…  pensando bem…  que novidade…

  9. O CAPITAL DE MARINA ESGOTOU-SE

    Não se preocupem o capital politico de Marina já era. O cavalo passou 2 vezes á porta dela. Geralmente so passaria 1 vez.

    Nem o capital do itau vai trazer de volta o capital politico da Marina heheheheh. 

  10. Jamais, em tempo algum , eu

    Jamais, em tempo algum , eu votarei nessa pessoa ou em qualquer candidato de sua rede. Muito menos agora, após os elogios desse ministrinho vagabundo.

  11. Marina com Ciro….
    Daria um excelente ataque contra os coxinhas que deverão infestar o pleito de 2018.
    Quem sabe ela apagaria as ridículas situações constrangedoras de se associar ao Walter Feldman e de ter apoiado aÓcio Snow, no segundo turno.

  12. COITADA!!!

    Com essa declaração o AÉCIO  SIFU.

    O BOCA DE CAÇAPA agora vai apostar todas as suas fichas em MARINA.

    Isto é, se não conseguir engoli-la.

    COITADA!!!!

  13. Mariana é muito útil à direita, por isso o Gilmar Mendes a adula

    Mariana é muito útil à direita, por isso o Gilmar Mendes a adula tato. O que ela tem feito é emprestado sua biografia para legitimar o que há de pior na política, como diria Leonardo Boff. Ela não passa de uma oportunista e seu partido será mais uma legenda de aluguel como outra qualquer, assim como o PV, PHS, PSN e tantas outras.

    Se a Dilma com o apoio dos movimentos sociais e da esquerda tem tido tanta dificuldade em governar, diante desse Congresso imundo. Imaginem a Marina com todo esse discurso de nova política tendo que encarar o mafioso Eduardo Cunha e sua quadrilha.

    Não dá nem para imaginar como seria um governo da Marina Silva. Se ela realmente colocar em prática seu discurso, sem o mínimo de base social e parlamentar, ela seria fritada pela bancada ruralista. Além disso, Congresso pode muito bem inviabilizar seu governo com pautas bombas.

    Ou seja, no final das contas ela teria que fazer o mesmo jogo da presidenta Dilma. Ou até pior, como ocorreu nas últimas eleições ao apoiar Aécio Neves. Acredito que Marina Silva já deu sinais de quem ela realmente é: apenas mais uma oportunista.

  14. Também a de Lewandowski, certamente a de Dilma, e daí, GGN ??

    O Blog erra feio: destacar por vir de um Gilmar Mendes é fazer sensacionalismo, imprensa marrom, tipo Veja.

    (Claro que o rebanho vai atrás e não percebe isto, comenta, e comenta, e reforça – quem não é do rebanho, da irmandade, não se sente incomodado com esta frase).

    1. “Simples Assim” Veja-se a foto de Lula com Maluf, há mil outras

      é o que vez ou outra aparece nalgum comentário sobre coisas tão complicadas, mas… simplificando-as, simploriamente (ou minha opinião é simplória). Nas eleições cheguei a pensar se a vitória de Dilma não seria uma “Vitória de Pirro”. Claro que é dificílimo saber o futuro, como seria, se… se… Mas Marina merece muito respeito. Não votei nela, e não duvido se a esquerda relativa não a tiver como coligada, ou como vice, ou como cabeça. O mundo dá voltas, minha gente!… Veja-se a foto de Lula com Maluf, há mil outras amostras, mas contra a fé, e viseiras de nada adianta ( sou mesmo idiota em vir aqui )

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador