Mercadante analisa o derrotismo da mídia e as chances de Dilma

 

Na campanha de Dilma Rousseff, a argumentação econômico-financeira está sendo elaborada pelo Ministro-Chefe da Casa Civil economista Aloizio Mercadante.

Aqui vai um resumo de uma conversa de mais uma hora com Mercadante.

A cobertura da Copa

Mercadante invoca a cobertura da Copa pelos jornais para reforçar a tese de que parte da responsabilidade pela quebra das expectativas empresariais decorreu de uma cobertura terrorista da imprensa e do fato de esconder os pontos positivos do país e que, nesse período, a economia se robusteceu.

Pede que se compare a cobertura da mídia pré-Copa e os resultados alcançados.

No Palácio do Planalto foi montada uma super-sala de situação, em que todos as pessoas envolvidas com a Copa acompanhavam o que estava sendo feito em tempo real, através de telões, com imagens monitoradas por GPS.

 Até hoje não há noção clara sobre o que foi o feito de organizar a Copa.

Foram construídas algumas das maiores obras de mobilidade urbana nas principais capitais, como a Transcarioca, no Rio, ou a BRT no Distrito Federal.

Houve um aumento de 69 milhões de passageiros/ano nos aeroportos. No dia da inauguração, o maior destaque da imprensa foi uma goteira em um deles. No dia da inauguração do Itaquerão, o destaque foi a falta de sabonete em um dos banheiros.

A segurança mobilizou 157 mil homens, responsáveis pela escolta de 54 chefes de estado e personalidade em geral e de todas as seleções. Tudo sem um problema relevante.

 Na sala de situação estava a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) monitorando o setor elétrico; a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) monitorando a saúde; a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) monitorando a telefonia; Polícia Federal, Rodoviária, Exército, Aeronáutica, Marinha (patrulhando os estádios em capitais litorâneas) monitorando a segurança. E toda essa gestão sendo feita em tempo real, com imagens em GPS de todas as seleções, imagens aéreas de todas as rotas por onde iria passar.

Todos esses preparativos foram ignorados pela mídia, que criou um clima de terror até começar a Copa. Não reconheceram a competência do Estado brasileiro e projetaram uma imagem falsa de gestão.

É desse paralelo – entre a cobertura da Copa e a cobertura das políticas públicas – que Mercadante se vale para explicar o clima pessimista que se implantou no país.

Da tempestade perfeita à inflação do tomate

Esse mesmo modelo de cobertura distorcida foi aplicada na economia e contribuiu para derrubar o estado de espírito dos empresários.

Nos últimos anos foram criados os seguintes fantasmas:

 1. A “tempestade perfeita”.

Imaginou-se um cenário de alta de juros nos Estados Unidos e de queda nos preços internacionais de commodities que levariam inevitavelmente a uma crise cambial brasileira. O país protegeu-se com reservas de US$ 380 bilhões e, agora, com um acordo de contingência reserva no novo banco dos BRICs. Não houve tempestade alguma

2. O descontrole da inflação. expresso no terrorismo com a chamada inflação do tomate.

Jornais e TV chegaram a produzir matérias comparando o momento atual com o da hiperinflação. Houve problemas de seca, de quebra de safras, choques de commodities mas a inflação continuou dentro da meta. As prévias deste mês mostram a inflação cedendo.

3. Apagão do setor elétrico com a crise hídrica.

Há uma seca corroendo o semiárido nordestino há dois anos e meio. Em cima disso, levantou-se o fantasma do “apagão”. Não levaram em conta que nos últimos onze anos o país construiu 11 mil km de novas linhas de transmissão e ampliou de 80 gwh para 132 gwh a capacidade de geração. Não houve apagão. As térmicas seguraram e , para tanto, houve um aumento de custos. Como o sistema é regulado, as distribuidoras poderão reajustar suas tarifas nas datas definidas em contrato.

4. A crise hídrica de São Paulo criando um novo cenário de imprevisibilidade.

Segundo Mercadante, ao lado dos fatores midiáticos, há elementos reais explicando a crise.

O maior deles seria a segunda etapa da crise mundial, com o PIB norte-americano refluindo, a Europa e a Rússia patinando e a Argentina enfrentando problemas. No fim do ano passado, o próprio Banco Mundial projetava um crescimento dos países desenvolvidos, que acabou não acontecendo.

A retração do crédito, devido ao enquadramento nos acordos de Basileia.

Essa queda ocorreu em todo mundo, prejudicando o desempenho da economia mundial. E obriga a uma discussão interna: qual deverá ser o ritmo de enquadramento dos bancos brasileiros às regras de Basiléia 2?

O que seria um governo Aécio

Segundo Mercadante, haveria duas diferenças essenciais entre o estilo Dilma e o chamado estilo PSDB de administrar a crise.

A primeira, da maneira como ambas as políticas impactariam a população. No governo Dilma o social é o objetivo estratégico, em um governo tucano, não. “A grande diferença é que viemos para distribuir renda, fazer inclusão social e criar um mercado de consumo de massa”., diz ele.

Diferentemente da Europa, que está desmontando o estado de bem estar social, o Brasil está mantendo o nível de quase pleno emprego, renda, crescimento dos salários, maior distribuição da história do Brasil e pela primeira vez os pobres não pagam o custo da crise.

Muitas das medidas fiscais visaram esse mesmo objetivo, diz ele. A desoneração da folha de pagamento foi para preservar o emprego.

Esse é o verdadeiro debate, diz ele. “Se (equipe de Aécio) querem tratamento de choque, digam o que vão fazer. Vamos fazer o debate verdadeiro”.

A diferença entre o tratamento gradualista – do governo Dilma – e o de choque – do governo FHC – está expressa na própria taxa Selic. No governo Dilma, bateu no teto de 11,5%. Em 2002, fim de governo FHC, estava em 45%.

Em 2002 o desemprego saltou para 11,7% e a informalidade para 51,6%; hoje o desemprego está em 4,9% e a formalização em 67,6%.

A segunda diferença está no uso das estatais. Os bancos públicos foram essenciais para ajudar o país a superar a crise de 2008, garantindo o crédito à economia.

Já o principal porta-voz econômico de Aécio, Armínio Fraga, defendeu publicamente a privatização do Banco do Brasil e da Petrobras.

Sabendo das limitações de um Ministro em analisar o trabalho de outro, poupo Mercadante de perguntas sobre os erros da gestão Guido Mantega.

Os desafios da economia

Mercadante reconhece a prioridade de aumentar a competitividade.  Mas diz que o caminho está aberto.

Nas áreas de educação e inovação aponta para a massificaçãoo do ensino superior e do ensino técnico, os 7,5 milhões de matrículas na Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Institucional), 1,4 milhão no Prouni (Programa Universidade para Todos), 1,6 milhão no FIES (Financiamento Estudantil), os 85 mil alunos do Ciência Sem Fronteiras.

“Estamos tentando mostrar que é possível compatibilizar responsabilidade fiscal com políticas de renda e inclusão social”, diz ele.

Na infraestrutura, aposta na aceleração dos investimentos a partir de 2015.

O governo brasileiro acaba de receber uma proposta da China, para ima ferrovia ligando o Atlântico ao Pacífico, a Transoceânica, com 5.300 km de extensão, ligando o brasil ao Peru, com túneis de 19 km nos Andes, podendo transportar até 55 milhões de toneladas de grão por ano, reduzindo em 30 dólares por tonelada exportada.

A ferrovia entraria no Peru pelo Acre encontrando a Norte-Sul. O projeto já está em fase de detalhamento.

As eleições e o déficit de informação

Segundo ele, o início do horário gratuito será plenamente favorável a Dilma Rousseff. Os jornais esconderam os principais temas, diz ele. O eleitor não sabe do 1,7 milhão de moradias do Minha Casa Minha Vida.

Chama atenção para dois temas: Pronatec e ENEM. Segundo ele, o ENEM é o segundo tema mais discutido na Internet do país, segundo dados do Google; e o Pronatec é o sétimo. E nenhum dos dois merece acompanhamento da mídia.

Uma evidência disso, segundo ele, estaria no fato de que FHC em 1998 e Lula em 2006 (ambos candidatos à reeleição) chegaram ao início do horário gratuito em posição inferior à da Dilma. O grande salto foi com o início da campanha na televisão aberta.

Nas ultimas eleições Dilma teve 10 minutos diários contra 7 de José  Serra e 1,40 da Marina

Agora tem 11,48, Aécio 4,30 e Eduardo 1,50.

Rebate as supostas popularidades de Eduardo Campos em Pernambuco e Aécio em Minas. Em Pernambuco, Armando Monteiro (da oposição) conta com 43% das intenções de voto; e em Minas Gerais Fernando Pimentel lidera em todas as pesquisas.

Luis Nassif

96 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. tempo de tv sem conteudo não

    tempo de tv sem conteudo não vale nada, será que 

    a comunicação será mais eficiente na campanha do que tem sido até agora?

    1. Reversão de expectativas

      Embora a campanaha de Dilma tenha quase o dobro do tempo dos dois principais advresários somados, vai ser pouco tempo para mostrar todas as realizações do governo Dilma.

      A sequência de obras, serviços públicos e ações de governo para a melhoria das condições de vida dos brsileiros é extensa e vai impressionar toda a população.

      O impacto e a quebra de expectativa será equivalente ao da Copa do mundo. A população que se perguntou sobre como a imprensa pôde errar tanto em relação à organização e as obras da Copa do Mundo, vai ter agora a certeza quea imprensa mente demais em relação ao governo de Dilma Roussef.

      Muita gente ficou impressionada com a reviravolta de expectativas ocorrida na Copa do Mundo e muito mais gente vai ficar muito mais impressionada com a reversão de expectativas com o governo Dilma, quando as suas realizações começarem a ser apresentadas no horário político.

    2. Basta focar no que está sendo

      Basta focar no que está sendo feito e no Plano de Transformação Nacional e também colocar os vídeos didáticos que o Lula fez para os jovens.

  2. Modo de agir demotucano

    “Mercadante invoca a cobertura da Copa pelos jornais para reforçar a tese de que parte da responsabilidade pela quebra das expectativas empresariais decorreu de uma cobertura terrorista da imprensa e do fato de esconder os pontos positivos do país e que, nesse período, a economia se robusteceu.”

     

    Exatamente isso o que aconteceu. A imprensa e outros setores ligados à oposição boicotaram a Copa e o Brasil. O cavalo está passando celado, o cenário é favorável, e esses idiotas estão agindo contra a sociedade e o país por causa de interesses particulares e disputas políticas. Esse é o modo que os demotucanos tratam e têm compromisso com o povo.

  3. Bem feito !
    A culpa é do

    Bem feito !

    A culpa é do governo do PT.

    Depois de 13 anos o partido já deveria ter uma mídia alternativa para divulgar as boas obra do governo Federal.

    Gastam fortunas nas mídias abertas que são contra o governo.

    Que o governo cria uma TV Educativa para servir de contra ponto ao PIG.

    Até para servir de opção às transmissões de futebol e as festas populares, por ex. carnaval.

    Vamos ver se nesse segundo governo da Dilma aconteça alguma coisa nesse mundo midiático.

    PT tome vergonha na cara !

    1. A TV Brasil está aí. É só

      A TV Brasil está aí. É só saber utilizá-la. e não precisa de muito para fazeê-la concorrer com as comerciais. Exemplos no mundo temos aos montes.

    2. A TV Brasil está aí. É só

      A TV Brasil está aí. É só saber utilizá-la. e não precisa de muito para fazeê-la concorrer com as comerciais. Exemplos no mundo temos aos montes.

    3. Exatamente – Mídia Alternativa

      Exatamente Gilson. Tem que ser criada uma mídia alternativa, isenta que mostre “fatos” e não estórias e boatos como a grande imprensa faz atualmente, com grande qualidade para concorrer de igual para igual com esses quarteis de concentração de opositores hipócritas e desonestos, que manipulão informação o tempo todo para defederem interesses obscuros particulares, prestando um desserviço à sociedade. Eu mesmo, que lia 5 jornais diferentes por dia e assistia o noticiário em diversos canais, estou sem opção, sabendo que todos os que estão aí não passam a verdade, têm um péssimo conteúdo, fazem politicagem e estão corrompidos.

      1. Parabéns . Eu tenho o mesmo

        Parabéns . Eu tenho o mesmo pensamento. O PT fica criando um “PIG” para mim inexistente.

        OS JORNAIS APENAS ESTAO VENDENDO o que os seus LEITORES estão comprando. Não há PIG.

        Quem se direciona pela VERDADE tem pouca publicidade e tiragem! 

    4. É verdade, o PT tem culpa.

      Pô, Gílson, assim não vale. Você disse exatamente o que eu ia  escrever no meu post. Toma, PT! Vê se fica mais eficiente, mais profissional. O governo só conta com a imparcialidade da IstoÉ, da Carta Capital e dos aliados nos blogues sujos, mas é muito pouco, diante do poder enorme da Globo e suas associadas como a Folha, SBT, Abril e Band.

  4. coisinhas

    “Cabreiro” com o estado da atual correria, perguntei, na butecolândia, a um “chegado” qué é intrujado com a petezada:

    – “E aí, minha Pedra, vamo ganhá ou não?”

    O visitador frequente do LNO – vai perceber que tô falando dêle – respondeu ‘na lata’:

    – ‘Vamo vê.. tem umas ‘coisinhas’ aí prá sair…”

    tancredoporto1

    Logo percebi o alcance da antena do meu ‘Parça Dinah’ quando descobrí que já tava no forno o aterrisante causo do portentoso Aecioporto.

    Será que ele recebe pouso de helicóptero?

    Vá saber…

  5. Mercadante precisa sair da

    Mercadante precisa sair da ilha chamada Brasília para poder ver o país e saber o que o povo pensa e vê. Os coordenadores da campanha tem que ser sensíveis às dificuldades da população em reconhecer a origem e as responsabilidades dos problemas. A educação, por exemplo, é vista em geral como coisa do governo, pouco importa se federal, estadual ou municipal. Na cabeça da população essas diferenças não existem.

    O mesmo ocorre com a mobilidade urbana. É comum pessoas confundirem responsabilidades e jogarem nas costas do governo federal problemas com metrôs e ônibus .

    É preciso esclarecer as coisas e não ficar exclusivamente relacionando feitos aqui e ali. O programa eleitoral de TV tem que falar com o povo e não para o povo. Ouvir e falar,  tratar a população como agente e não apenas como destinatária das ações de governo, especialmente das políticas públicas.

  6. Seria maravilhoso se tivesse funcionado

    “A grande diferença é que viemos para distribuir renda, fazer inclusão social e criar um mercado de consumo de massa”.

    Com crescimento médio medíocre de 1% ao ano e inflação no teto da meta durante os próximos 4 anos, não há como fazer distribuição de renda e inclusão social, o modelo acabou. O controle dos preços administrados só aumenta as distorções dos preços relativos a cada ano. Vocês produziram isso, parte do problema da Petrobrás é contenção de tarifa e problema cambial.

     

    “Estamos tentando mostrar que é possível compatibilizar responsabilidade fiscal com políticas de renda e inclusão social”, diz ele.

    Não, vocês não fazem mais responsabilidade fiscal desde 2011, e isso eventualmente matará as políticas de renda e inclusão social. Repito pela décima vez, a queda da Selic teria dado certo se fosse acompanhada de uma forte contençao de gastos de custeio. O setor produtivo e a elite do funcionalismo federal estão entrando em paralisia com a quantidade absurda de regras que esse governo impõe, basta ver o limite da cota para fronteira terrestre, rebaixada e novamente aumentada pelo Ministério da Fazenda (nosso “Inacreditável”) no mesmo dia. Isso seria impensável com o Lula e mesmo com o Everardo Maciel. A atual equipe econômica não é mais ruim há algum tempo, agora já é constrangedora.

    Não considero o Mercadante uma pessoa ruim, e desejaria realmente que o governo mudasse as diretrizes de forma a evitar o desastre que se aproxima com a continuação dessa linha de ação. Particularmente não acho que o Armínio foi um bom presidente do Bacen em 2002, mas do jeito que as coisas estão, se a Dilma mantiver o atual estado de coisas, a economia estará completamente desarrumada em 2018. As mudanças do setor elétrico tinham boas intenções, mas não deram certo, o rombo de recursos no setor é imenso. O diagnóstico básico da Dilma é errado, o país está burocratizado demais, o câmbio está desarrumado, e a hora é de apertar os cintos. Não falar isso agora é enganar as pessoas. Pena que a saída eleitoral(reira) da Dilma tenha sido radicalizar o discurso justamente nos aspectos que não estão deram certo.

    PS: que a torcida aqui do blog só fale em mídia e PIG, tudo bem; mas o próprio governo dar uma de avestruz e ficar falando nisso é absurdo…

     

    1. Mal informado

      Em tempos de crise mundial, onde FHC quebrou o país 3 vezes, estamos tendo um ótimo crescimento se comparado aos outros países. 

      Sem comentários. Só um acéfalo ou Home Simpson do PIG para questionar a distribuição de renda e melhora da qualidade de vida em diversos setores e classes. Na época de FHC, engenheiros, quando não estavam desempregados, se submetiam a salários de 1500 reais. Acompanhando o cenário, o IDH do Brasil, ridiculamente deixado  por demotucanos, também aumentou acima da média mundial, foi um dos que mais cresceu. 

      Então, para sair criticando, tem que se informar melhor cara pálida.

    2. O Nassif deixou claro que não

      O Nassif deixou claro que não questionou ele sobre o trabalho do Mantega, que a grande maioria dos pontos por voce levantados engloba.

      Creio eu que o Marcadante também tenha se convencido dos erros do Governo até agora e espera alterações de rota para o ano que vem. Até porque se não foram feitas, em 2018, vão perder feio as eleições, disso também não tenho dúvidas.

      Agora, com a campanha, temos que tomar cuidado com as análises. Nenhuma candidatura vai explicitar o que pretende fazer, nem mesmo o Governo. Já entrou na fase da propaganda, onde a realidade costuma ficar longe.

    3. “Com crescimento médio

      “Com crescimento médio medíocre de 1% ao ano e inflação no teto da meta durante os próximos 4 anos”

      Desculpe, mas ou você está fazendo o mesmo exercício de futurologia catastrófica de que fala o texto, realmente praticado pela maior parte da mídia há mais de um década sem jamais se confirmar, ou seus números estão totalmente errados, pois na verdade o PIB brasileiro cresceu, em média, 3,35% nos últimos 4 anos, a saber: 2010=7,5%; 2011=2,7%; 2012= 0,9% e 2013= 2,3% (média 3,35%). 

      “se a Dilma mantiver o atual estado de coisas, a economia estará completamente desarrumada em 2018”

      Ué, mas o cataclismo não era previsto já para 2015? Por que está sendo adiado para 2018?

       

    4. Despesa é como unha, tem que

      Despesa é como unha, tem que cortar sempre.

      A questão aqui é a disputa entre dois modelos: um tenta cortar o minimo da unha (as vezes deixando ela parecer uma “garra”), outra, não está nem ai se for preciso decepar a mão…

      É uma questão pessoal: gosto da minha mão. O PSDB provocaria um debate fantástico se a sua proposta fosse de um outro modelo de desenvolvimento para TODOS. O problema é que não é.

      ARENA, nunca mais!

    5. Aonde teve crescimento médio de 1%.

      Caro crítico? Olhe a taxa de crescimento do PIB per capita! E desta vez com distribuição de renda! Olhe a taxa de crescimento ao longo do governo FHC, Lula e Dilma! E a previsão deste ano chega a 2%. Isto em um mundo em crise sem par em sua história. Olhe o investimento em educação básica per capita! Aonde está seu crescimento médio de 1% Não li o restante do seus argumentos por que parei no 1º parágrafo. Não valia a pena ler o restante

       

    6. Gente!  Avisa para ele ficar

      Gente!  Avisa para ele ficar tranquilo, acho que ele esqueceu do colchão de U$ 389.000.000.000,00. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  7. Mutismo

    Esse é um dos adeptos da estratégia de apanhar calado, seguida equivocadamente por Dilma. O resultado está aí na grande rejeição e nas dificuldades eleitorais. Vejamos se a comunicação será menos ineficiente na propaganda política na TV, se conseguirá utilizar bem o tempo e suplantar a propaganda diuturna da mídia oposicionista, sustentada pelo próprio governo..

  8. Fora PT!

    O Mercadante tá falando da organização da Copa como se fosse um grande feito do Governo. A verdade é que o Governo não fez nada além do mínimo que era possível fazer para a organização de um grande evento como este. 

    E mais, tinha tanta gente fiscalizando o Governo neste projeto que eles foram mesmo é obrigados a fazer alguma coisa. As cobranças recebidas de FIFA, órgãos internacionais, polícias de outros países preocupadas com a segurança e a própria imprensa local tinham que ser atendidas, ainda mais num ano de eleição e num chamariz tão importante como a Copa do Mundo.

    Agora me diga, Mercadante, sem se gabar pela entrega de uma organização de Copa que não teve nada de extraodinário dada a quantidade de recursos disponíveis para o evento. Me diga o que o PT tem feito para a segurança, saúde e educação neste país. E o que o PT tem feito para combater a impunidade e corrupção alastradas pelo Governo.

    Porque aos olhos da população, o PT apenas protege as roubalheiras de seu partido e é absolutamente incapaz de controlar a máquina do Estado ou trazer algo inovador para a eficiência da nação e seus estados. É uma vergonha total as promessas que DIlma faz e não cumpre, e uma vergonha total o Lula dizer que o Mensalão não existiu. São um bando de corruptos que não estão nem aí pro povo.

    Não venha se gabar de Copa do Mundo porque fizeram o mínimo apenas e tinham muitos recursos disponíveis para tal. E ainda fizeram atrasado e passaram uma péssima imagem para o mundo com a aparente (e em certos casos demonstrada) incapacidade de se organizar com eficiência um evento de grande porte. Nenhum aeroporto ficou pronto para o evento, daí a Dilma mudou o discurso para dizer que aeroportos não estavam sendo feitos para a Copa. Ora, ainda que não feitos para a Copa somente, a epansão tinha que ficar pronta até a Copa, mas este é o menor dos males. O pior é a corrupção que afeta investimentos em saúde, educação e transporte urbano para melhoria da vida do povo, e a falta de incentivo ao empresário para investir no Brasil uma vez que há tanta corrupção.

    Valeu, PT! Mas é hora de mudar um pouco. Se a oposição não fizer um bom governo, vocês recebem nova chance mais pra frente, mas o que mostraram até hoje foi muito pouco.

    Chega de destruir o Brasil, PT! Dêem uma chance ao país. Se afastem. Provem seu amor à pátria.

     

    Obrigado de coração.

     

    Rafael

    1. E me diga Rafael por que num

      E me diga Rafael por que num evento tão simples como a comemoração dos 500 anos do Brasil o Psdb naufragou? Lembra da réplica da caravela que adernou? Os portugueses fizeram a caravela há 500 anos atrás e o Psdb não conseguiu reconstrui-la com toda a tecnologia atual.

      Dizem que o Psdb é muito bom também em construir aeroporto em terras de parente, mesmo que seja uma pista asfaltada ao preço de 16 milhões de reais. Outra especialidade do Psdb é nomear procurador da justiça para esconder as maracutaias do partido e apadrinhados. Também são especializados em se associar com empresas que fornecem equipamentos para metrõ e trens. Se você não se lembrar estou falando do caso Alston. Em fornecimento de água então nem se diga a eficiência em deixar extinguir mananciais que abastecem grandes cidades paulistas.

    2. Rafael, o PT lhe agradece!

      Rafael, o PT lhe agradece! Você é um é um caso raríssimo de coxinha que reconheceu a competência do Governo que realizou ” A copa das copas” Continue assim garoto, vc vai longe!

  9. Agripino Maia cola FHC no Aécio

    Era tudo o que eu queria.

    Aécio é FHC e FHC é Aécio.

    Quem votar em Aécio é para voLtar para FHC.

    Agora a campanha do Aécio vai… para o buraco.

    Agripino coloca FHC como referência para Aécio

    “O Fernando Henrique é uma referência para Aécio Neves. Ele é o modelo do que queremos fazer. Não vamos escondê-lo como em outras campanhas”, disse o senador José Agripino, presidente do DEM e coordenador da campanha do presidenciável tucano

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/147776/Agripino-coloca-FHC-como-refer%C3%AAncia-para-A%C3%A9cio.htm

    1. Abraço de afogados

      O DEM acabou e Agripino que por que quer levar junto o PSDB.

      Acho que el tá certo, tem mais é que levar.

  10. E se o Governo gasta uma nota

    E se o Governo gasta uma nota preta com publicidade  porque não divulgou tudo isso que foi feito durante a Copa ? E sobre o enem, o pronatec e o MCMV  ?

    Isso que fica dificil de entender.

    1. A nota!

      Acho que boa parte dos recursos gastos em publicidade são com as campanhas do Ministério da Saúde.

      Se as estatais entram na conta, elas não podem destacar o Governo como motor das ações.

    2. Resposta

      Porque meu filho você só assiste a Globo, SBT e Band, entre outras. Veja o canal do Poder Executivo e verá o que é fito.

      1. SIM,PT PROIBE ESCOLHER CANAL DE TV PARA ASSITIR

        Assitir Canal do Poder executivo.

        Voce tambem deve comer apernas vegetais,não fumar,não beber,pagar impostos semr reclamar,não ir as ruas protestar etc,etc…

        Mercadante é um dos maiores bonecos papagaios da politica!

        Só fala oque mandam,na hora que mandam!

        1. ???

          Não se preocupe ilustre. Você continua e continuará totalmente livre para se embugar com o lixo midiático que a Globo, a Band, o SBT, a Veja etc… empurram goela abaixo do povo. Só o que se pretende é que tenhamos opções menos nocivas!

    3. Foi divulgado

      Pare de ler o Globo, de ver A Globo e talvez vc receba as informações que precisa. O cidadão pode não gostar, mas nunca em momento algum da nossa estória recente (últimos 50 anos) foi feita distribuição de renda no pais. Falcatruas, superfaturamentos, improbidades,…..Todos os governos praticam. A maior incompetencia dos governos anteriores foi deixar o PT entrar. Esse meu Sr. o PSDB só maluco votaria novamente. Governo do /fhc, vendeu as estatais e até hoje não sabemos onde o dinheiro foi parar. Sarney e Itamar, subitrairam 6 zeros de nossa moeda, ninguem merece….. Eu não ligo se o PT fica ou o PSDB assume, quero que governem para nos e sim, quem tem dinheiro tem que pagar mais caro, seja impostos, comida ou o que for. Asiim é na Europpa e América, rico paga mais impostos que pobres. E no fim das contas quem não está satisfeito mude de pais.

  11. Não sou Jornalista nem

    Não sou Jornalista nem Economista, aqui não quero generalizar que a mídia é culpada por tudo isso, mas parte dela sim a grande “Mídia Marrom” que só divulga aquilo que os chefes mandam, gostariamos de ver uma mídia preocupada em mostrar as coisas boas que existe neste país e não somente as desgraças, porque não procuram ver e divulgar as necessidades regionais, e assim também as coisas boas que tem acontecido nos últimos anos em favor dos menos favorecidos principalmente das regões norte e nordeste. Acontece a diferença do poder aquisitivo entre o maior e menor tem diminuido, fato que os maiorais não concordam para eles como antes era melhor, eles cada vez com mais e os pobres cada vez com menos. Esta é que é a verdade difícil de muitos entender)

  12. PT DE PLANTÃO

    Impressionante como o PT colocou sua militância (ou seriam pagos?) pra postar comentários nos blogs. Qualquer referência a candidatura petista é pronta e positivamente comentada nos blogs. Estão errados se pensam que passam despercebidos.  Dilma nunca mais. Aécio a se pensar.  De comum entre os principais candidatos de oposição é a falta de propostas concretas, de propor reformas estruturais. O Brasil precisa mudar e o candidato que souber dar o tom, vai levar. Por mais que a candidata oficial proponha mudanças, elas cairão em descredito, visto que esta no poder, passaram-se quase 4 anos e pouco fez além de distribuir bolsas e beneses pontuais Brasil afora. Queremos mais,  As vozes de julho/2013 ecoam e não encontram ouvidos.

    1. Nada a ver

      O PT nunca precisou pagar militantes. É o único entre os grandes partidos que conta e sempre contou com uma legião de militantes e simpatizantes espontâneos, prontos a promover e defender o partido. Deixe de baixarias como as usuais das campanhas eleitorais de Serra e cia. e defenda suas idéias. Mas saiba que encontrará oponentes combativos e bem informados. Depois não diga que não avisei …

  13. Eleições

    Eu não vejo oposição à Dilma. São muitos fracos esses e até utilizam da arrogância e falta de humildade pra reconhecerm os avanços nítidos na sociedasde como todo. Os ricos se esbaldam em viagens internacionais, carrões, iates, mansões  e até aviões nos angares da vida. Os da classe média, não reclamam como antes e os mais necessitados estão até mais contentes com as ajudas que recebem, fazendo do Brasil um pais mais justo para essas duas últimas classes, que nunca receberam NADA dos governos anteriores aos de LULA e da própria Dilma. Estou situado, penso, que nessa classe média, e reconheço que minha vida pode não ter ficado as mil maravilhas com essas mudanças, mas sinto que os “apertos” finaceiros de outrora, estão mais suaves e suportáveis. O povo é que se influencia com a mídia que direciona as informações para os seus intereses muitas vezez excusos. Se fôssemos relatar aqui as nossas certezas e incertezas, não terminaríamos jamais esse comentário. Abraço.

  14. Fator previdenciário

    Taí, um dos poucos que transitam entre estes políticos, e que eu vejo inteligência, dissernimento, e pensamento lógico. Só acho que ele vem fazendo muito pelo Brasil nos Bastidores. Tenho certeza que Aloísio Mercadante seria um excelente nome para governar este país. Venho observando este senhor, desde a época do Governo FHC, claro que todos tem seus altos e baixos, mas este está bem acima da média dos outros políticos. Para ficar completo, basta somente agir para acabar com o fator previdenciário e proporcionar uma correção digna para os salários dos aposentados, que sofrem, sofrem e sofrem neste país. Gostaria de vê-lo Presidente da República, pois com o Lula tive uma grande expectativa e fiquei frustrado, bem como a Dilma. Abraços

     

     

    1. Leoni, o problema é que não

      Leoni, o problema é que não existe somente fator previdenciário. Há muitos outros problemas mais urgentes e aflitivos como, por exemplo, milhões de família ainda morando em palafitas. Outro problema era a fome/ desnutrição que afetava milhões de brasileiros sobretudo crianças mas, parece, este problema já está resolvido.

      Agora essa sua lembrança sobre o Mercadante foi uma ótima idéia. Será mais um com cabedal para se apresentar em 2018. Só tem um problema, acho. É paulista.  Kkkkk. Chega de paulista na Presidência. KkkKkk

  15. A TV do governo , NBR, está

    A TV do governo , NBR, está aí para mostrar o desempenho do governo.

     

    A TV pública, canal Brasil, também.

     

    Mas o povo gosta é de tomar na Globo. 

     

    Como entrar na mente do povo e fazê-lo entender que é interessante procurar outras fontes de informação?

     

    O problema não é só de comunicação, o problema é cultural.

    1. E porque estes canais do

      E porque estes canais do governo ficam lá escondidos no meio da Tv Senado, Tv Justiça etc e não ficam entre os canais da Globo,HBO e as Discovery que acredito serem os canais mais assistidos da tv paga?

      1. Ah, chegou ao ponto . Cobram

        Ah, chegou ao ponto . Cobram que o “povo”, essa entidade tantas vezes invocada, descubra a bendita tv Brasil, que ninguém sabe, ninguém viu, por curiosidade científica ? Temos que reconhecer que a TV pública se esconde com muita eficiência.

        Não sei como poderia ser feita essa divulgação, mas alguém no governo deve estar pensando nisso. Ou não ?

         

         

         

         

    2. Cunha, você não deixa de ter

      Cunha, você não deixa de ter razão, o povo escolhe a porca mídia por uma anomalia cultural, mas… mas as autoridades governamentais (INCLUSIVE DILMA e MERCADANTE)  prefererem priorizar a mídia alienígena para trazerem informações relevantes ou procuram agradá-los ao visitarem seus estúdios e suas sedes .

      Logo no início de 2011, a Dilma teve amplíssimas condições para enterrar devez a credibilidade da Rede Globo, pois dois meses atrás a emissora delinquente criou a grande farsa da bolinha de papel que pesada 14 quilos, pois não é que a Dilma com o vestido com a cor do uniforme da Globo passou quase toda a manha de uma segunda feira fritando omeletes com a Ana Maria Brega ? 

      E os elogios e abraço fraterno de Dilma ao Frias, dono do jornal que veiculou uma ficha falsa chamando a então candidata do PT de terrorista prestes a assassinar o Delfim Neto  ?

      Eu odeio TV, principalmente a Rede Globo, mas acho complicado a gente tentar convencer o nosso povão a não assistir a nojeira, quando nossos líderes fazem questão de prestigiá-las, “dando uma envernizada na imagem” destes veículos sem nenhuma credibilidade .

       

    1. eu consigo.

      Porque o mapa não se refere aos partidos de quem lidera as pesquisas, mas os partidos de quem é atualmente governador. No caso de Minas, Alberto Pinto Coelho (PP).

  16. Não tocou num ponto básico. O

    Não tocou num ponto básico. O Bônus de Volume. Se o governo tivesse se preocupado um pouco mais em anunciar em mídias regionais os seus investimentos, no caso de São Paulo, por exemplo, não seria creditado tudo ao prefeito e ao governador.

    Quem não se comunica se trumbica, certo?

  17. O real confronto

    O PT é a liderança da esquerda no Brasil em nome do Foro de São Paulo, que visa a implantação do socialismo / comunismo na America Latina toda.  Comunismos ou socialismo é um nome bonito para um sistema político ditatorial que visa a criação de uma casta de dirigentes partidários bilionarios, atráves do controle absoluto do Estado, enquanto que  o restante da sociedade é transformada em servos destes criminosos!

    Para atingir este fim vale tudo, e a mentira, roubo, difamação e coisas piores são o meio desse bando para chegar ao objetivo deles! Infelizmente eles já foram muito longe e desde 2002 estão no controle do governo federal. Essa tentativa de implantação de conselhos soviets para decidir o que a sociedade deseja é já um dos passos mais avançados para o controle absoluto da sociedade.

    Tudo, absolutamente tudo, que essa corsa faz no governo federal é para ou beneficio pessoal próprio, ou para comprar apoio, de outros partidos ou do povo incauto, ou para propaganda contras os possiveis opositores ou para propaganda para mostrar como eles são bonzinhos, inocentes e interessados no bem do Brasil e seu povo!!

    PSDB é um partido da esquerda moderada, mas que pelo menos, não faz parte do Foro de São Paulo (ainda…). Não é o partido ideal para representare a nação brasileira, porem é a opção de momento para derrortar esses socialistas!

    No fundo interessa pouco ou não confrontar programas de governo e realizações de um ou outro, ou melhor, qual propagando ou marketing é melhor entre eles!  O confronto deve se dar no plano da ideologia e da moral nessa eleição.

    Vejam quantos Ex-comunistas e ex-Petistas históricos rejeitam e acusam o PT e seus dirigentes de mau-caratismo, corrupção, imorais e de aspirantes a ditadores! Vide Helio Bicudo e Chico Oliveira, Eloisa Helena….

    Vejam quantos depoimentos dos próprios sociopatas existem já disponiveis na internet revelando exatamente quem eles são! Marilena Chauí; Irmão de Genoino, Zé Dirceu, Lula, Dilma….

    Qualquer brasileiro honesto, capaz e inteligente que se preza não tem nem dúvida do que escolher!! Qualquer um ou qualquer empresa, associaçao etc… que defenda 1 cm que seja dessa gente, sob qualquer aspecto, tenham certeza que estão comprometido com esse plano nefasto de escravização nacional; no mínimo são os famosos idiotas úteis, marionetes de criminosos que fazem o trabalhjo sujo sem saber para outros…

    O que esta em jogo é muito mais profundo no Brasil; é o caminho da escravização socialista que queremos ou a tentativa de retormar o caminho da liberdade e dos reais interesses da nação?!! 

    E para dar os primeiros passos nesse sentido a primeira obrigação de todo brasileiro de verdade é nessa eleição dar o recado: #Fora Dilma; #Fora PT e seus Aliados!!!!!

      1. Apoiado, rsrrss ótimo será

        Apoiado, rsrrss ótimo será ver a Índia Comunista….o resto ainda não existe parâmetro no planeta. Hare Marx, hare, hare…rs

    1. Socorro!

      Alguém por favor salve este senhor da loucura. Ele ficou perdido nas selvas amazônicas desde a época da guerra fria e não suportará o choque de realidade. Quando o pobre souber que ninguém acredita mais que comunista come criancinhas nem que os EUA guerream no mundo pela democracia e a liberdade, nem quero imaginar o que pode acontecer …

    2. Quem serei?

      “no mínimo são os famosos idiotas úteis”

      Senhor (como diriam os trolls) Lucas!

      Então você passa um bom tempo de sua vida revirando o lixo da internet, depois perde mais um tempão vindo regurgitar, aqui, o amontoado de baboseiras, e nós é que somos os “idiotas úteis”?

      Você sabia que esse seu discursinho já tem mais de meio século e já não “cola” nem nos blogs da direita minimamente sensata?

      Sabias que o picareta autointitulado “folósofo” que escreveu isso – ou pelo menos a ideia central disso – para vocês replicarem no facebook também já disse, entre outras sandices, que estavam errados todos os cientistas, de Galileu a Einstein, passando por Issac Newton, já que, segundo o lunático, até hoje a teoria do heliocentrismo não está comprovada e o Sol é que gira em torno da Terra?

      Portanto, meu caro, sinto informar que seu discursinho pode até cair bem no blog do “tio rei” ou de algum outro dos parajornalistas da Veja, mas aqui ele só te faz “pagar”.

  18. Quem é que paga o pato?

    Há algum tempo atrás ouve uma propaganda que dizia: “Quem paga o pato?”, depois mostrar todos os integrantes da família era o pai quem pagava o pato da sadia. Mercadante foi o mandante do dossiê dos aloprados e um dos que mais atacou o plano real, justamente por ser economista. Errou feio e ainda por cima navega no mesmo. Agora Mercadante achou quem paga o “pato”, A MÍDIA, é claro. Sempre a mídia. E se não fosse a mídia seria qualquer um. Jamais um petista vai fazer o “mea culpa”, porque esta é uma velha e carcomida estratégia de marketing do PT. O mundo inteiro está errado: A ONU, as agências reguladoras que atribuem notas para cima e para baixo das econômicas mundiais, os mercados interno e externo, os índices de crescimento aqui, aqui mesmo, na nossa América Latina, somos os antipenúltimos, somente atrás de pasmem: Argentina e Venezuela, e advinha para qual modelo caminhamos? Ambos. Com o decreto 8243 vamos no caminho certo para destruir o país e torná-lo uma Venezuela, mas isso o Mercadante nem de longe menciona. Se somos um dos piores países em IDH, ah não, meu Deus, a ONU é um organismo capitalista, amaldiçoado, mentiroso, usa critérios desprovidos da realidade brasileira. Ora, ora seu Mercadante a quem o Sr. deseja enganar? Pode fazer seu discurso para os seus correligionários fanáticos e mamadores das tetas do Estado, esses mesmos que falam abobrinhas aos borbotões sem nenhum fundamento técnico e prático, mas para aqueles que conhecem a realidade do Brasil, nós sabemos que o “buraco e muito mais embaixo”. Todo represamento econômico feito no governo Dilma uma hora vai romper o “dique” e Deus nos ajude. Mantega já declarou que não vai participar do próximo governo, porque será? É óbvio que ajustes duros deverão ser feitos e coitado de quem estiver endividado. Não adianta o Mantega dizer que as agencias estão erradas em rebaixar o rating do Brasil, estas agências atendem o mercado internacional e não governos. Eles não fazem maquiagem contábil como no Brasil do PT para atingir metas e fechar balanços. A indústria esta estagnada, o comércio desacelerado, a arrecadação por conta disso diminuiu e assim os investimentos e infraestrutura também. Enfim, a realidade do Brasil é uma e da do PT é outra e quem paga o “pato”? Qualquer um que seja contra os interesses do PT, por ora eles elegeram a mídia. Amanhã quem sabe.

    1. Amanhã quem sabe?…

      … tem razão o amigo… amanhã – pode ser até hoje! – somos nós… corramos para baixo da cama!… aqui tem lugar para mais um loco, digo, amigo… quer vir?

  19. Mercadante, leia “O Cafezinho”!

    A campanha da Dilma tem que montar uma “sala de situação” para monitorar o modo como sua campanha política está sendo percebida pelos eleitores, furar o cerco da grande mídia, inventar formas criativas de divulgação do que realizou. O Wanderley G. dos Santos teceu umas críticas interessantes aos clipes de campanha que ele já andou vendo no site do Miguel do Rosario, e esse cara tem boas sugestões.

    Um site de campanha bacana, bem feito, com humor, inteligente, bonito, ágil e sempre bem atualizado, seria uma forma de comunicação barata e interessante. Deveria ter vídeos também divulgados no tempo de televisão, como os “mochilões” mostrando obras do PAC. Bom se virasse coqueluche entre os jovens.

     

    1. Eleições

      Gostaria que os responsaveis pela campanha de reeleição da presidente Dilma  não apostassem todas

       as fichas no programa eleitoral graitúito.  Seria um risco muito grande. As sugestões acima podem ser interessante.

  20. Conheço esse Mercadante.
    E o

    Conheço esse Mercadante.

    E o cara do famoso Irrevogavel revogavel né?

    E agora ele ta falando sobre informações confiaveis…

    rsrsrsr

    Só jesus na causa mesmo…

  21. meu voto

    Meu voto é Dilma porque nos meus 57 anos de vida os melhores tempos foi exatamente nos governos do PT que eu tinha muito medo por sinal, mas errar é umano ppermanecer no erro é burrice, então?????????????

  22. REELEIÇÃO

    O FHC TEVE DIREITO AO SEGUNDO MANDATO, O LULA TEVE DIREITO AO SEGUNDO MANDATO, ENTÃO, DILMA TAMBÉM TEM DIREITO A SER  REELEITA PARA REALIZAR TODOS OS SEUS TRABALHOS, PROJETOS, METAS, ETC.

    TEMOS QUE PENSAR SEMPRE NO MELHOR PARA O NOSSO PAÍS.

    ACHO QUE APÓS O  MANDATO FINAL, COM OU SEM UMA REFORMA POLÍTICA, ESTE GRUPO DE PARTIDOS QUE ADMINISTRAM O PAÍS ATUALMENTE, APRESENTANDO SEUS BALANÇOS DE ÚLTIMA GESTÃO, PODERIAM ABRIR MÃO DE LANÇAR CANDIDATOS MAJORITÁRIOS ( OU APENAS PRESIDENCIÁVEIS) E DAR OPORTUNIDADES PARA OUTROS GRUPOS DE PARTIDOS CONCORREREM. POR EXEMPLO O PT NÃO ENCABEÇARIA NOVA DISPUTA, MAS PODERIA INDICAR OU APOIAR NOVOS CANDIDATOS DE OUTRAS LEGENDAS.

    POR FAVOR, RESPONDAM, COMPLEMENTEM OU CORRIJAM ESTE PENSAMENTO, SE POSSÍVEL DE ACORDO COM AS NORMAS, POIS ACHO MUITO IMPORTANTE A DISCUSSÃO DESTE TEMA.

     

     

  23. “Por que Dilma será reeleita”

    Comentário do Blog de David Coimbra no Jornal Zero Hora : “Por que Dilma será reeleita”

    por David Coimbra

    22/11/2013 | 08p8

    Nós, da franja oriental do país, nós, das fímbrias do Atlântico, nós não conhecemos o Brasil profundo, o Brasil dos grotões calcinados, da terra vermelha que entranha na pele, do matuto de fala de viés, da mulher de mãos de pedra. Nós, o que nós conhecemos são as redes sociais, os shows de indie rock, a mulher de piercing no umbigo. E nós somos poucos, em relação aos homens e mulheres do Brasil remoto. É por isso que muitos de nós não sabem por que Dilma Rousseff vai se reeleger presidente da República em 2014.

    Dilma Rousseff vai se reeleger presidente da República em 2014 por causa da geladeira.

    A geladeira, quem diria.

    Pense nos homens e mulheres do Oeste longínquo ou nos que habitam os ventrículos da nação. Muitos desses homens e mulheres viviam sem energia elétrica, meio palmo de tempo atrás. Agora, graças aos programas sociais do governo, eles dispõem de energia, uma casinha, um ganho mensal. Imagine que essas famílias, hoje, podem conservar seus alimentos numa geladeira de segunda mão. O homem pode beber sua cerveja gelada. A mulher pode guardar o feijão para o dia seguinte. Você, que habita a Mata Atlântica desmatada, você do Leste dos elevadores e dos splits, você está acostumado com geladeira, com TV, com luz elétrica, com os confortos de uma casa bem montada. As pessoas das lonjuras do Brasil, muitas delas, não.

    É isso que reelegerá Dilma. A vida recentemente confortável dos que nunca tiveram conforto algum. Porque os milhões de eleitores que se beneficiaram dos programas sociais, mesmo que não achem o governo grande coisa, olharão para as alternativas ao governo e o que verão? Nada de muito diferente. Nada de muito melhor. Então, para que trocar?

    A oposição não tem projeto para o país. Mas, falando em falta de projeto, vai aí também uma crítica ao governo do PT. Porque o governo do PT, nesses três mandatos, não foi capaz de apresentar projeto algum. Um desanimador desperdício de popularidade, porque, com todo esse respaldo, Lula e, depois dele, Dilma, poderiam ter feito as reformas de que o Brasil necessita e que eles prometeram fazer. Não fizeram. Cuidaram de distribuir dinheiro a quem precisa, o que é bom, é fácil e, triste, é superficial e, às vezes, efêmero. Mas garante reeleição. Dilma será reeleita. O Brasil profundo dará conta disso

    http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2013/11/david-coimbra-por-que-dilma-sera-reeleita-4341877.html

  24. Debate verdadeiro? Com o

    Debate verdadeiro? Com o Arrocho Neves??? Mercadante e bancada do PT, vocês querem muito dialogar com quem não tem diálogo. Parem de tentar tirar LEITE DE PEDRA. Eles distorcem, mentem, manipulam, e vocês querem fazer p*#@ de debate?? Faça-me o favor. Falem da Privataria, do aeroporto do titio, do Paulo Preto, da associação com o Dantas… comparem NÜMEROS de governo… vocês apanham de todo mundo e a culpa é de vocês. Lei das mídias + desprezo total para com privatas + trabalho sério e é isso, SOMENTE ISSO, que vai fazer o Brasil crescer de verdade. Não há oposição séria no Brasil. Não dêem aos ratos tratamento de monarca.

  25. axho que o balanço de

    axho que o balanço de mercadante é correto, principalmente quando fala do derrotismo da mídia

    concordo com alguns comentaristas qu dizem que, embora o tempo de televisão da campanha de dilma seja grande, vai faltar tempo para mostrar tantas obras que foram e estão feitas em seu governo….

    assisti a um programa sobre as obras do pac de mais de meia hora com obras em todo o país em vários segmentos economicos  e isso pode ser desdobrado em vários programas ou podem enfocar cada obra em cada programa – vai faltar progreama para tanta obra….

    1. Troll na área

      Rsrsrsrs… Interessante, quando os trolls aparecem, logo se denunciam. Começam criticando o Governo Dilma e logo depois soltam um dos vocabulários preferidos: Lulopetismo!!!!

      Isso aí Altamiro, vamos debater sem dar confiança para esse povo…

       

  26. “Deutschland, ein gutes

    “Deutschland, ein gutes Beispiel!

    (Alemanha, um bom exemplo!)

                 Esta semana a chanceler da Alemanha, Angela Merkel — a governante mais poderosa da Europa e uma das líderes mais influentes do mundo — fechou um acordo para que seu partido, a União Democrata-Cristã (CDU) e seu partido irmão União Social-Cristã (CSU), do Estado da Baviera, governasse em coligação com os tradicionais adversários do Partido Social-Democrata (SPD).

                Merkel terá uma maioria esmagadora: num Parlamento de 631 deputados, como o Bundestag alemão, terá uma bancada de 503.
                E sabem como se procedeu a aliança com os social-democratas?
                Merkel NÃO aparelhou o governo com os sindicalistas aliados do SPD para agradar os novos aliados.
                Merkel NÃO loteou cargos de confiança no governo entre os partidos da coligação.
                Merkel NÃO prometeu destinar “emendas parlamentares” para que os deputados da coligação distribuam verbas em fontes luminosas e ginásios de esportes em suas regiões de origem.
                Merkel NÃO decidiu rechear as seríssimas e rigorosas agências reguladoras do governo alemão — em áreas como telecomunicações, transportes terrestres, aviação e energia —com cupinchas dos aliados, nomeados (como ocorre no Brasil) por sua ideologia ou militância, e não por sua competência.
                Merkel NÃO resolveu aumentar os atuais 14 Ministérios existentes para abrigar políticos.
                Merkel, é claro, NÃO acertou qualquer mensalão para atrair deputados para a base de apoio de seu governo.
                Merkel, em suma NÃO FEZ NADA do que se costuma fazer no Brasil do lulopetismo, em nome desse monstro invisível chamado “governabilidade”, que justifica todo tipo de atropelo ao bom senso, à meritocracia e à moralidade pública.

                O que fez a firme chanceler alemã, há oito anos e três eleições no poder, para fechar uma coligação que vai permitir que governe tranquilamente por todo seu mandato de quatro anos?
                Merkel fez o que se faz nos governos decentes de países sérios — e, como escreveu há algum tempo a revista britânicaThe Economist, a chanceler vem conduzindo “um governo sério, num país sério onde a palavra sério quer dizer exatamente isto”: discutiu, durante um mês, em que medidas para o bem da Alemanha democratas-cristão e social-democratas — que divergem em inúmeros pontos — concordam.

               Os pontos sobre os quais ambos concordam foram a ponte para o acerto político. Mas, em se tratando de um pais sério, esses pontos foram esmiuçados em um sólido documento de 170 páginas contendo o programa que o governo de coalizão entre dois grupos adversários executará.
                 As 170 páginas preveem, com detalhes, como se darão as melhoras no sistema de previdência social, em quais projetos serão aplicados os investimentos adicionais na área de educação e pesquisa científica, o que deve ser feito para aperfeiçoar e ampliar os sistemas de transportes (rodovias, as já fabulosas autobahns, e ferrovias), o estabelecimento por lei, a partir de 2015, de  um salário mínimo (8,5 euros — 27 reais — por hora, o que significa algo como 4.320 reais mensais) — não existe salário mínimo legal na Alemanha, só os valores estabelecidos em acordos entre sindicatos de patrões e de trabalhadores — e até os requisitos exigidos para que aos cidadãos alemães seja possibilitado algo até agora inexistente, a dupla cidadania.
                  Detalhe importante: o documento inclui o compromisso férreo de não se aumentar impostos durante os próximos 4 anos.
                  Enquanto isso, num grande país (melhor dizer ‘país grande’) do Hemisfério Sul, que tem 39 ministros e 20 mil cargos de confiança loteados entre cupinchas dos partidos do governo…, a corrupção corre solta e sua frágil democracia vislumbra dias próximos de autoritarismo socialista ou quebradeira, o que dá no mesmo.”

     

       

     

    1. Comparações

      O comentarista destacou as diferenças entre os métodos do governo alemão e os do governo brasileiro para conseguir apoio. Mas esqueceu de comparar as oposições que cada um tem.

    2. Desculpe… Você só esta
      Desculpe… Você só esta ignorando a influência do sistema eleitoral misto nisso tudo…
      Ah! Favor lembrar que o mentor de Merkel caiu devido a um caixa dois de campanha.

    3. RA! RA! RA!!  Conta outra!

      RA! RA! RA!!  Conta outra! Agora aquela do papagaio!!!  kkkkkkkkkk Os puros teutonicos!!! kkkkkkkkkkkkkk

    4. Ai.. ai… comparar Alemanha

      Ai.. ai… comparar Alemanha com Europa.  O PMDB de Sarney & cia. está de braços abertos para melhorar o país.

      Acorda, velho! Você não está no país das maravilhas!  Você está no Brasil.  FHC governou com Toninho Malvadeza (ACM, se você não se recorda).  Você acha que ele trabalhava pelo bem do Brasil? Aqui tem Globo, xará! Pra explorar o povo de todas as maneiras.

      O povo é tratado como africano e você quer que ele vote como Alemão?

      E foi o PT que inventou isso?  Concordo que fez pouco para mudar (como uma revisão da constituinte independente, mas que a mídia seria contra).  Mas isso existe desde o tempo de Cabra! Em que país você vive.

      Mas é sempre assim: Quando se coloca os argumentos econômicos, o pessoal vêm dizer que antes do PT não existia corrupção e fisiologismo.  Antes existia CORRUPÇÃO, FISIOLOGISMO junto com doação do patrimônio público (R$ 1,2 trilhão do Banco do Brasil virariam pó no mercado + TELESP sendo vendida por 1 bi sendo que tinha 2 bi em caixa), e taxa SELIC  de 45% (quem investe em produção com uma taxa de juros dessas? Como o Brasil iria honrar esses compromissos?).

      Acredite no que quiser.  Mas não tem santo no PSDB e eles vão ter que governar no Brasil com PMDB.  A diferença é a economia!

  27. Esperanças dos outros candidatos…

    Os outros candidatos (e seus portavozes pigais) vem alegando que seus índices em pesquisas irão aumentar a partir do momento em que esses candidatos passarem a ser mais bem conhecidos pelo eleitorado.

    Não concordo, pois a partir do momento em que isso começar a ocorrer, penso que a comparação com Dilma será ótima para ela, que passa um perfil adequado para a presidência (trabalho, competência e firmeza), enquanto Aécio transmite uma imagem de playboy que usará do cargo e Campos tangencia o perfil de coronel nordestino (apesar do tio). Restaria o Pastor Everaldo, desde que explorados os temas religiosos.

    Fico em dúvida sobre o desempenho de Dilma nos debates, pois imagino que ela tenha adquirido um traquejo político bem maior do que tinha quatro anos atrás, e dessa vez será a única mulher (que sabe se defender muito bem), bem como estará muito mais bem informada sobre o Brasil em geral – só deve procurar usar todo o repertório das conquistas de seu governo, e evitar ficar batendo sempre em apenas um ou dois temas, em termos de fatos e números tem que humilhar mesmo, para não deixar dúvidas sobre quem é o mais bem preparado candidato e quem tem o melhor projeto de Estado.

  28. Errado!

    Lula não foi gradualista, deu um choque de juros assim que assumiu o governo. Como disse Delfim sobre Mercadante, o mar subiu e o navio Brasil surfou e subiu junto, não foi obra de alguém. A prova é que a “marolinha” deve derrubar esta gestão. Acho que Mercadante até hoje não entendeu o Plano Real. Lula não o perdoa por ter sido aconselhado a dizer que o plano era um engodo.

    1. Se fosse o governo do PSDB,

      Se fosse o governo do PSDB, não teríamos o Banco do Brasil para emprestar quando os bancos privados do país cortaram os créditos.  Milhares de pequenas empresas quebrariam gerando desemprego.  Aí sim a crise seria forte.

      Hoje o Banco do Brasil tem R$ 1,2 trilhão em patrimônio, sendo o maior banco do Brasil.  O próprio Obama disse que gostaria de ter um banco assim na crise para não ficar refém de BoFa, JP Morgan e Citibank.

      No governo do PSDB, o BB seria vendido ou sucateado, assim como a Petrobrax.

      Nem vamos falar de taxa SELIC.  Quem vai investir em produção quando o governo paga 45% a.a.?

      Hoje o salário mínimo é de 300 dólares e era 70 dólares no fim do governo FHC.  Pode colocar as fórmulas que quiser (inflação em dólar, crise, preço do Playstation, mas o fato é que houve um aumento real que distribuiu renda e criou um mercado de massa).

      Os resultados estão aí.  Obrigado pelo Plano Real, mas o Brasil continuaria um país desigual no governo do PSDB.  O PT soube conduzir muito bem a economia.

       

    2. Errado, só que não…

      Você deve ser íntimo do Lula e do Mercadante, para saber que o primeiro não perdoa o segundo.

      Sobre surfar ou afundar, vamos parar de bobagens. Em boa parte do governo tucano, mais precisamente até início de 1997, o mundo crescia e o Brasil decrescia ou estagnava. É só procurar os números e constatar. Se a questão era tão somente surfar a onda mundial, pior ainda para os tucanos, porque deixaram passar a oportunidade e atolaram ainda mais o país. Mesmo que o resultado brasileiro fosse só decorrência do que acontecia no mundo, é vergonhoso não reconhecer que é preciso competência para surfar essa onda, coisa que os tucanos não demonstraram.

      Além disso, queria entender como é que condições específicas do mercado de commodities, que só tolos e cegos não conseguem ver como um mercado em que a renda é extremamente concentrada, podem ter influído na redistribuição da renda e crescimento do mercado interno. Como se explica, pelas condições do mercado mundial de commodities, por exemplo o crescimento em mais de 60 milhões de passageiros/ano havido no mercado aéreo interno? E poderíamos passar todo o dia citando exemplos, mas é melhor que quem critica procure a realidade factual, os números, para depois dar pitaco…

      1. Diga coisa com coisa

        O PSDB não teve onda prá surfar, teve crise mexicana, russa, chilena, argentina (como sempre)…. já Lula surfou até 2009. Até contabilistas sabem que o superávit que o Brasil criou nas contas externas foi com a venda de commodities. Ou acha que estamos exportando carros e máquinas? A queda do comércio mundial derrubou minérios e um pouco soja, e esse resfriado está a nos dar pneumonia. Mas minha crítica é mais {a gestão Dilma/Temer, Lula não é candidato.

  29. Investidores querem governar

    Investidores querem governar em 2015. 

    “Já o principal porta-voz econômico de Aécio, Armínio Fraga, defendeu publicamente a privatização do Banco do Brasil e da Petrobras.”

    Dilma comprovou que, com a parceria essencial com BB e Petrobras, o país não se submeteu ao modelo cíclico de saldos para o mercado financeiro. 

    Competitividade…

    Mas o aumento da taxa de juros está comendo as riquezas, está acima do crescimento do PIB.

  30. Dilma 2015

    Eh isso ai. E estou enviando aos que conheço e sei que estão ha anos luz de saber que os preparativos para a Copa, por exemplo, foram estratégicos.  

  31. Forum cheio de PT e PSDB

    Votar na esquerda não dá, votar em quem pouco ou quase nada fez oposição ao PT também não dá (o PSDB colocou um vice com o passado bem parecido da Dilma e vai dizer que é contra a esquerda? Tá brincando)

    Voto nulo nesta turma. (já que o voto não é facultativo)

    Quem for de direita deve anular e não dar voto ao PSDB. Já que eles não colocam um presidenciável de direita, que aguentem o PT no poder, que é um primo-irmão deles, na verdade. Esta política brasileira está com muito compadre e quem perceber isto não prefere não votar.

  32. Um monte de mentiras

    A coisa é simples assim:

    – Vocês viram o que eles falavam sobre  a Copa? Um monte de mentiras!

    – Vocês estão vendo o que estão falando sobre as eleições ? Um monte de mentiras!

  33. Falando em derrotismo, nao eh

    Falando em derrotismo, nao eh que TODO o derrotismo paulista foi reservado para o governo legitimamente eleito e ninguem sabe de onde vai vir a agua deles no futuro proximo?

    Bem feito!

  34. No ensino superior a

    No ensino superior a diferença é monstruosa. Basta lembrar que no reinado tucano quando FHC presidia o Brasil, nossas universidades federais viviam com suas contas de telefone, água e até mesmo energia cortadas ou na iminência. Os tucanos propunham que as federais teriam que cobrar mensalidades se quisessem sobreviverem. Imagina o valor da mensalidade do curso de medicina numa federal. Se as mensalidades fossem adotadas, os filhos da clesse média e rica teriam que pagar no mínimo uns seis mil reais mensais, devido a boa qualidade dessas faculdades.

    Hoje, qualquer aluno daquela época que voltar ao campus que estudou vai ter dificuldade para reconhecê-los por causa das dezenas de prédios que foram construídos pelos governo do PT. Os prédios das federais expandiram bastante. Dezenas de prédios foram construídos. Tudo isso sem cobrar mensalidade e prejudicar a qualidade do ensino.

    A elite e seus imitantes adoram falar mal do Lula e da Dilma, mas seus filhos vão cursar medicina, odontologia, direito, engenharia nas universidades federais, e de graça. Isso mostra que o país não é essa terra derrotada divulgada diariamente pela grande imprensa.

    Enfim, só o exemplo das federais desmonta o discurso de derrota plantado pela mídia. Contra fatos não há argumentos. Que diga o Aeciporto.

     

  35. Para ver o tamanho da

    Para ver o tamanho da mudança, vamos comparar as universidades federais do perído FHC e do Lula-Dilma.

    Hoje, o número de alunos praticamente dobrou. Dezenas de novos prédios foram construídos. Tudo isso sem cobrar um centavo de mensalidade.

    No período de FHC, os tucanos queriam que as federais passassem cobrar mensalidades. Nessa época, os a preocupação dos reitores eram como fazer para pagar as contas de telefone, energia.

    Então, não tem lógica dizer que o país está um caos, que nada dá certo. Pergunte um classe média se ele aceita tirar seu filho do curso de medicina numa federal, já que acha que fala mal dos governos petistas

     

  36.  
    Comparar o Brasil 2014

     

    Comparar o Brasil 2014 (Dilma) com 2002 (FHC) é o mesmo que comparar 2002 (FHC) com 90 (Collor), ambas são um pouco levianas, eu só não me lembro de ter ouvido o PSDB usar este tipo de argumentação meio barata. Culpar a mídia por todos os males também é um exagero, erros e trapalhadas aconteceram, o problema é que o PT não aceita a críticas e não entende que, para a mídia, avião que não cai não é notícia, querem mudar esta lógica. Eu também não sei se o discurso do Sr. Mercadante vai emplacar de novo, fora os petistas engajados, esta postura de vitima e de eterna vidraça não vai cola. Na verdade, se a imprensa pinta o caos, o governo pinta o paraíso e aposta na cegueira do povo.

  37. Nassif, acho que ha uma troca

    Nassif, acho que ha uma troca de palavras aqui:

    “A primeira, da maneira como ambas as políticas impactariam a população. No governo Dilma o social é o objetivo estratégico, em um governo tucano, não. “A grande diferença é que viemos para distribuir renda, fazer inclusão social e criar um mercado de consumo de massa””

    Em governo tucano esta pro va do terminalmente que o objetivo estrategico eh anti-social.

    Examinemos de novo esse video que eu postei ontem mais uma vez:

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=IboGI7ed0pE%5D

    FHC fala claramente a tecnica que aprendeu dos neoliberais, que usou tres vezes contra o Brasil :  tire o dinheiro de circulacao, aumente os juros, arroche os salarios, diminua o estado.  Porque ele se rebaixaria tanto nesse vexame?  So ha uma razao:  porque pensou que ia ser ouvido em “seus” apuros, no final das contas o que ele fez foi exatamente o que eles pediram pra ele fazer.

    E nisso reside a maior parte do golpe neoliberal, que eh uma politica economica DE CRISES.  A crise eh certa com eles, eh necessaria, eh inherente ao sistema, eh necessaria ao sistema:  nao existe e nunca existiu pais do mundo que implantou o neoliberalismo e nao teve crise economica apos crise economica, imparavelmente.  O Brasil ja viu esse filme.

    Aecio eh a promessa de crise e de favelizacao do Brasil.

    De novo.

  38. SOBRE O PSDB E A GRANDE MIDIA!

    TODO MUNDO QUE TEM ALGUM SINAL DE VIDA INTELIGENTE  SABE QUE  “A GRANDE IMPRENSA  POR DINHEIRO É CAPAZ DE DIZER ATÉ MESMO A VERDADE” .

    BASTA VER QUE ELES NUNCA FALAM NADA SOBRE OS LIVROS ” A PRIVATARIA TUCANA E O “PRINCIPE DA PRIVATARIA” .

    O FHC ( DOUTOR DE FINO EMBUSTE) CRIOU UMA ESPÉCIE DE PROER DA GRANDE IMPRENSA.

    EM TROCA ESSA MESMA IMPRENSA NUNCA DISSE NADA POR EXEMPLO  SOBRE O FILHO QUE O FHC TEM COM A JORNALISTA DA REDE GLOBO , E QUE ELE A MANDOU PRA BARCELONA , E ERA BANCADA COM DINHEIRO PÚBLICO E LEVAVA ELA LÁ UMA VIDA DE PRINCESA.

    A GRANDE IMPRENSA SEMPRE ESTEVE AO LADO DE TUDO QUE NÃO PRESTA NESSE PAÍS.

    APOIOU E SUSTENTOU A DITADURA MILITAR.

    ELEGEU COLLOR

    A IMPRENSA SEMPRE ESTEVE DO LADO DO GRANDE CAPITAL.

    ESTÁ E SEMPRE ESTEVE DO LADO DE TODOS OS POLÍTICOS CONSERVADORES ,  REACIONÁRIOS E CORRUPTOS  DESSE PAÍS.

    ALIÁS SE A HIERARQUIA  MORAL E DE PODER É DETERMINADA PELO CREDOR, ENTÃO QUEM BANCA DÁ AS CARTAS, DETERMINA AS REGRAS DO JOGO.

    QUEM DETERMINA QUEM A IMPRENSA DEVE APOIAR É O GRANDE ANUNCIANTE.

    QUEREM LIBERDADE DE IMPRENSA PRA DIZER MEIAS VERDADES E MESMO ASSIM DEPENDENDO DE QUEM SEJA.

    BASTA VER AS ANÁLISES DE ” ARNALDO JABÁ ” MIRIAN LEITOA , MERDAL PEREIRA E OUTROS .

    COMFIAM NO ATRASO MENTAL DA GRANDE MAIORIA QUE DÁ AUDIÊNCIA A ELES.

    FUNCIONA COMO UNS ABUTRES EM CIMA DA CARNIÇA QUE É A DESINFORMÇÃO  E DESESPERANÇA DA MAIORIA DAS PESSOAS, TAL QUAL OS BISPOS , JOGO DO BICHO , O TRÁFICO E TODO ESSES INSTRUMENTOS DE ALIENAÇÃO, IMBECILIZAÇÃO E COERÇÃO PRA CIMA DA GRANDE MAIORIA DA POPULAÇÃO.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador