Mike Godwin diz que é correto chamar Bolsonaro de nazista

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – Mike Godwin respondeu uma pergunta no Twitter dizendo que é “ok” chamar Jair Bolsonaro de nazista. A questão foi feita após o advogado publicar uma foto com um cartaz escrito #EleNão” e dizer que não tem nenhum problema em revisar as próprias palavras quando a circunstância assim exige. Um internauta respondeu: “Só para deixar claro, é ok chamar Bolsonaro de nazista?” A resposta veio em português: “Sim!”.
 
Godwin formulou na década de 1990 uma teoria que ficou chamada de Lei de Godwin, que critica a banalização do termo “nazista” ou analogias com nazistas em debates políticos, principalmente em comunidades virtuais. “Conforme uma discussão online se prolonga, a probabilidade de uma comparação envolvendo nazistas ou Hitler se aproxima de um”, dizia ele.
 
A teoria, contudo, não vale para Bolsonaro, ao que tudo indica. Na terça (16), a imprensa nacional e internacional divulgou que o capitão da reserva recebeu apoio de ex-líder da seita Ku Klux Klan, conhecida mundialmente por promover ódio e fazer apologia à morte de negros e minorias.
 
“Godwin já havia revogado a própria lei ao criticar o americano Donald Trump. Escreveu para o jornal Los Angeles Times artigo em que critica o presidente e diz que a máxima criada por ele não proíbe o paralelo com Hitler”, lembrou a Folha.
 
No Twitter, Godwin ainda escreveu: “Eu adicionei #EleNão ao meu Twitter em solidariedade à democracia brasileira. (Obrigado pelo #MarcoCivil!)”, em elogio à legislação aprovada no governo Dilma Rousseff, que garante liberdade de expressão, neutralidade na rede, entre outros pilares.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nazista, sim mas escolhido pelo voto popular.

    Não cabe nem dizer que foi escolhido por indução ao erro pela imprensa pig. Foi a preferência majoritária da camada mais mais informada do país, a que dispõe de maiores recursos para tanto , inclusive até com conhecimento geral do resto do mundo, que desaprova vigorosamente a escolha brasileira. Leva com seu suporte parcela importante do estado ,incluindo as FFAA de onde saiu como membro indisciplinado após curta carreira. Viva o rei e que deus nos ajude!

    1. A máscara caiu, a estupidez saiu do armário

      A áurea do brasileiro de um povo alegre, cordial, acolhedor, esfacelou diante da estupidez da liderança de um fascista violento e sem nenhum escrúpulo, o anti-cristo. Momento muito triste e vergonhoso da nossa história. Esse é o resultado do golpe e de uma campanha de décadas que tenta desmoralizar a nossa esquerda. Está tudo dominado por fascistas e pela máfia demotucana: órgãos públicos, MPs, judiciário, legislativo, imprensa, PF,…. O Brasil acabou! 

  2. Todo ser humano precisa ler as respostas dele no twitter dele

    Incrível, todo ser humano precisa ler as respostas dele no twitter que ele pôs #elenão. Simplesmente ele foi muito educado e didático com os bolsominions. rs

  3. Troque judeus por gays,

    Troque judeus por gays, petistas e negros, troque queimar livros por escola sem partido ou revisão da história, troque as SS pelo Bope, o exército não precisa trocar. Sim, ele é um nazista. 

  4. Talvez ..
    Talvez Trump , Bolsonaro ,Duterte precisem de um outro termo , uma especie de fascismo individualista , uma contradição.
    No filme Idiocracy o presidente é um lutador de MMA que só sabe gritar “oh yeah” demagagia de berros ….
    Creio que os acadêmicos daqui a cinquenta anos expliquem isto , se houver acadêmia até então.

  5. quanto ao judeus…

    divisão

    é no último estágio do primitivismo catastrófico, histórico, como aconteceu no Império Roman, é que temos a guerra de todos contra todos

    na época tivemos um todo acéfalo seguido de conflitos gerais baseado no poder da vez. O que hoje pensamos entender como Estado

     

    o terrorismo particularista vai tomar conta do Brasil, levando à morte milhares de inocentes

     

    aproveito a oportunida para recomendar que parem de rotular as pessoas, pois é exatamente isso o que eles querem que aconteça…………………..não são negros não são trevestis não são bandidos nem delinquentes, etc, etc

    são todos(as) pessoas inocentes

     

     

     

     

  6. O Boçal Nazista

    Ele deixou claro que atualmente o termo nazista é utilizado em um contexto com outra conotação, mas que carrega o mesmo peso pejorativo. Nesse sentido, o Boçal é “fascista” e “nazista”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador