Moro: Se delação de Palocci influenciasse eleições justificaria retirada de sigilo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – Em resposta ao pedido de explicações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o juiz da Lava Jato de Curitiba, Sérgio Moro, admitiu que haveria motivos para liberar a delação premiada de Antonio Palocci se ela tivesse o poder de influenciar no resultado das eleições.
 
“Retardar a publicidade do depoimento para depois das eleições poderia ser considerado tão inapropriado como a sua divulgação no período anterior. Se o depoimento, por hipótese, tem alguma influência nas eleições, ocultar a sua existência representa igual interferência a sua divulgação”, disse Moro.
 
A posição do juiz da Lava Jato do Paraná foi em resposta a um pedido de explicações protocolado pelo PT sobre quais seriam as intenções do magistrado de retirar o sigilo das acusações na mesma semana das eleições presidenciais. 
 
Inicialmente, Sérgio Moro afirmou que não teve “qualquer intenção de influenciar as eleições gerais de 2018”, com a liberação de trecho do depoimento às vésperas do dia 7 de outubro. Mas, depois, admitiu que se a acusação pudesse impactar no resultado eleitoral, haveria interferência de sua parte se, ao contrário, ele a mantivesse em sigilo.
 
E, em sátira ao pedido de investigação solicitado pelo PT ao CNJ, Moro disse que não “inventou” as acusações do ex-ministro e, quase em tom de ameaça, disse que havia “outros depoimentos” que não retirou o sigilo que eram “mais contundentes”.
 
Em sua resposta, Moro reafirmou que a publicidade daquelas acusações não prejudicariam as investigações em curso. 
 
Mas, ainda deixando brechas sobre o questionamento do momento em que Moro decidiu retirar o sigilo, o magistrado de Curitiba disse que somente no dia 24 de setembro deste ano, a Polícia Federal apresentou “elementos de corroboração acerca das declarações de Antônio Palocci Filho”.
 
Se liberasse o conteúdo da delação antes, poderia prejudicar a coleta de provas. Mas a partir do dia 24 de setembro, o juiz sentiu que poderia retirar o sigilo sem que isso prejudicasse os inquéritos que tramitam. 
 
Por outro lado, tampouco há esclarecimentos do por quê, então, Moro não decidiu aguardar uma semana mais, quando o primeiro turno da eleição já estivesse ocorrido, mas, ao contrário, decidiu divulgar na mesma semana das eleições.
 
“O fato é que o Juízo não pode interromper os seus trabalhos apenas porque há uma eleição em curso”, respondeu, então Moro. Entretanto, ele próprio admite que a delação em si não seria usada. Apenas decidiu liberar porque não prejudicaria a investigação em curso.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Declarações mais creticínicas, impossível. Uma confissão!

    Quer dizer que uma delação não aceita pelo MP da própria Lava-Jato, por falta de provas é requentada pela PF e aí o juíz-promotor as valida inclui em um OUTRO processo, onde afirma que ão vai utilizá-la, mas através desta inserção inútil, aproveita para quebrar o sigilo da delação, que é um elemento de acusação ainda não julgado e diz com todas as letras que deveria ser divulgada para “ajudar” nas eleições.

    Ou seja, divulgar a presunção de culpa antes do julgamento de OUTRO processo para “contribuir” eleitoralmente.

    Alguém (Deus?) precisa dizer a este creticínico “meretíssimo” que sua área é a justiça e não a política, precisa se ater a julgar (que não é necessariamente condenar) de acordo com as leis e as provas. 

    Num judiciário sério, isento e corajoso, este nefasto promotor parcial  deveria estar sendo processado por ser um juiz que comete ilegalidades e atos indiscutivelmente políticos.

    Mas talvez corra o risco de ser aposentado compulsoriamente e ir para o país que lhe treinou, a que serve.

  2. Delação do Palocci

    O juiz Moro diz meia verdade, que também é meia mentira. Se a divulgação abordou algo provado, sobre o qual não resta qualquer dúvida, concordo. Agora, se a divulgação abordou apenas uma denúncia, algo ainda a ser provado no futuro, sem dúvida de que é uma grande desonestidade. Aposto na segunda hipótese.

    1. vou tentar entender…

      pudesse, por hipótese, como já pôde, se antes ou depois não vem ao caso, porque tudo pode contra o PT

       

      agora pude entender

  3. Esse juiz apequena-se cada

    Esse juiz apequena-se cada vez mais, sua argumentação é a quem acredita não dever explicações a ninguém. Vaidade das vaidades…..triste homem público.

  4. “Moro: Se delação de Palocci

    “Moro: Se delação de Palocci influenciasse eleições justificaria retirada de sigilo”, seja, o que diz Palocci, verdade ou não.

    1. Juiz ignorando a diferença entre suspensão e interrupção?

      Moro interrompeu ou suspendeu o seu trabalho político-judicial?

      Se ele suspendeu, ao fim da suspensão ele retoma seus trabalhos a partir da suspensão. Mas se houve interrupção, ele deve recomeçar os trabalhos do zero.

  5. Será que o Burro convenceu o CNJ?

    Se ‘o Juízo não pode interromper os seus trabalhos apenas porque há uma eleição em curso’, porque o $érgio Moro reagendou para 14 de novembro do ano em curso o depoimento do Lula na ação penal sobre o sítio de Atibaia?

    Porventura, não teria sido para evitar a “exploração eleitoral dos interrogatórios”?

    Diz aí, Rato.

    Se havia depoimentos mais contuntendes, porque foram divulgados depoimentos menos contundentes?

    Há alguma prova dos depoimentos?

  6. ESSE ser esta longe de ser

    ESSE ser esta longe de ser contido ou detido  ..com ou sem provas

    INUMERAS foram as ilegalidades, inconstitucionalidades, ilicitudes e imoralidades que este CONCURSADO, inamovível e vitalício, cometeu, e ainda comete impunemente.

    ELE é um AGENTE a serviço duma causa que dispensa a ética e o diálogo no relacionamento humano, é um PSICOPATA

    Espécime de DNA arbitrário, só seria calado se aqui vivessemos imersos e conscientes duma democracia que servisse, acima de tudo, a CIDADANIA

    Lamento informar aos colegas  ..mas o golpe esta em pleno andamento e em vigor  ..BOZO vai pelas urnas – o que pros GORILAS é muito melhor que 64 – ou na porrada a esta altura do “campeonato” de cartas marcadas ..o que pra história e autoridades envolvidas, tal como no passado e pela impunidade vivida, TANTUFAZ se pelo ódio e coturno

    e Moro ? Moro é um dos instrumentos usados pra nos calar na existência, ou pra esmagar e destruir os que deles oferecem discordância ..só isso

    em tempo – coercitivas; divulgação desautorizada de escutas a autoridades, familiares e advogados de réus; ACEITE de denuncias sem prova; FRAUDE ao invocar pra si causa que lhe fugia a alçada e objeto; condenação por ilações e SEM CRIME ou ato determinado/comprovado; prisão prematura – assemelhando-se a tortura – objetivando abalar cidadão e/ou testemunhas; prisão arbitrária de jornalista e de parentes pra forçar delações; uso de subterfugios pra receber benefícios e proventos em desacordo com a lei; comedimento de mais de um ato de OFENSA GRAVE ao código de ética da Magistratura, bem como a LEI de SEGURANÇA NACIONAL  ..estes são alguns dos “pequenos deslizes” que este falso paladino, que se ATREVE a julgar quem no seu caminho cruzar, cometeu e promete continuar cometendo

     

      1. Donadio, seu danadinho, e se te acusarem de pedofilia?

        Donadio, seu danadinho, suponha que o Bolsonaro te nomeie Presidente do $TF. Após tua nomeação, alguém que tem inveja ou raiva de ti te acusa de pedofilia. O inimigo não provou sua acusação. Você acha que o Bolsonaro deve manter a tua nomeação só com base nessa acusação?

        Acusar é muito fácil.

        1. Despropósito

          Se o Bolsonaro me nomear para o STF, no dia seguinte os militares derrubam ele, sem precisar de acusações de pedofilia. Para que inventar acusações fantasiosas, se o serviço pode ser feito com acusações verdadeiras, e, no caso, estas abundam (Donadio não é pedófilo, mas é petista de carteirinha, já escreveu inúmeros textos defendendo o socialismo, o comunisno, o fim da propriedade privada dos meios de produção, o Lula, o PT, o Lindemberg e a Comuna de Paris)?

          Mas sim, a mulher de César precisa parecer honesta. Alguém acusado de pedofilia não deveria ser preso antes do devido processo legal – mas também não deveria ser nomeado ministro da suprema corte. Assim como um policial acusado de assassinato não deveria ser preso antes do devido processo legal, mas também não deveria andar armado pelas ruas.

          Não confunda direito penal com outras coisas bem mais comezinhas. Não ser preso é um direito de todos; ser ministro da suprema corte não é.

      2. Two wrongs do not make a right

        O suposto erro de nomear alguém acusado de abuso sexual para ser Ministro da Suprema Corte justifica a canalhice do $érgio Moro?

        Nem mesmo o Elio Gaspari teve mais como fazer vista grossa da falta de neutralidade do Judiciário.

        https://oglobo.globo.com/opiniao/a-bala-de-prata-feriu-moro-23120931

        Deve ser por isso que o Donadio tenta justificar o erro do Moro com um suposto erro praticado nos EUA.

        Se fosse um advogado, o Donadio seria um rábula.

        1. Não é por aí.

          Rui, não se trata de um erro justificar outro.

          Trata-se de que esse indivíduo é um agente provocador, sistematicamente estimulando as pessoas a cometerem atos ilegais. E para isso se utiliza da nossa justa indignação, provocada aliás pelas manobras dos patrões dele.

          Por que o Moro não está preso? Por que não construímos, enquanto sociedade, uma capacidade de identificar maus juízes e sequer tirá-los dos seus cargos, quanto mais de prendê-los. Não é exclusividade nossa: os americanos também têm péssimos juízes, juízes racistas, corruptos, etc. E uma enorme dificuldade de tirá-los dos seus cargos. É um problema de todas as democracias: como ter juízes imparciais sem protegê-los da fúria linchadora de maiorias eventuais? E como proteger juízes da fúria linchadora sem ao mesmo tempo protegê-los da justiça?

          “Porque esse sujeito ainda não está preso”?

          Por inúmeros motivos, entre os quais o fato de não ter ainda sido possível montar uma acusação penal contra ele. Por que não foi possível montar essa ação penal? Por inúmeros motivos, entre os quais a cumplicidade do CNJ e do MPF. Não tem como prender alguém dessa forma, sem quebrar o sistema jurídico e legal. Então o que o Somebody está fazendo é dizer que deveríamos fazer uma revolução. Por que nós não fazemos uma revolução? Por inúmeros motivos, entre os quais o fato de o governo dele sistematicamente reprimir qualquer movimento que vá nessa direção no resto do mundo. Por que o Somebody não faz uma revolução lá na terra dele, o que permitira a todo mundo mais, brasileiros, líbios, gregos ou irlandeses, fazermos nossas próprias revoluções?

          Por inúmeros motivos, entre os quais o fato de que fazer revoluções não é fácil, e o fato de que o Somebody não quer revolução nenhuma, muito pelo contrário.

  7. Por essas e outras é muito

    Por essas e outras é muito triste ver Haddad dando entrevista e dizendo que o trabalho do Moro em geral foi bom. Estrategismos em demasia muitas vezes é um tiro no pé…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador