Moro age para evitar que Haddad termine o primeiro turno na frente, diz Helena Chagas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Lula Marques

Jornal GGN – Sergio Moro decidiu “entrar na disputa eleitoral” de vez, divulgando a delação de Antonio Palocci nesta segunda (1º). Não há praticamente nada de novo no que o ex-ministro disse contra Lula e o PT e, até agora, as já conhecidas acusações não foram suficientes para impedir que o candidato do partido venha aparecendo atrás apenas de Jair Bolsonaro nas pesquisas de opinião.

Mas se o ato de Moro não tem força de tirar Fernando Haddad do segundo turno da eleição, ao menos se propõe a frear o crescimento do ex-prefeito, que vinha alimentando a expectativa de terminar a votação do dia 7 já na frente de Bolsonaro. É o que avalia Helena Chagas em Os Divergentes.

Por Helena Chagas
 
Sérgio Moro entra na campanha
 
Em Os Divergentes
 
A seis dias das eleições, o juiz Sergio Moro levantou o sigilo sobre um dos termos de colaboração premiada do ex-ministro Antônio Palocci, que detalha o suposto loteamento de cargos na Petrobras em troca de financiamento para o PT. Moro sempre terá uma justificativa jurídica para cada um de seus atos, mas vai ficar difícil convencer alguém de que ele não está também em campanha.
 
A delação de Palocci, acertada em abril com a Polícia Federal, já tem muitas partes conhecidas, e não teve o efeito de tirar votos do PT ou de Lula até agora. Mas a esperança é a última que morre, e os movimentos antipetistas já se animaram.
 
Afinal, veremos, nos meios de comunicação, mais transcrições de gravações, depoimentos e relatos de reuniões citando Lula e outros personagens dos governos do PT, dos quais Fernando Haddad fez parte. A poucos dias de se encontrar com as urnas, na reta final da escolha, o eleitor será lembrado de tudo o que se falou de PT e Petrobras ao longo da Lava Jato. Mesmo que não tenha nada novo, isso será apresentado com estardalhaço pelos adversários.
 
Não se sabe se a revelação de parte da delação de Palocci terá maior influência sobre o resultado do primeiro turno da eleição, que tende a botar Jair Bolsonaro e Haddad no segundo turno. Mas pode ajudar a estancar, ou reduzir, o crescimento acelerado que poderia levar o petista a chegar em primeiro lugar à etapa final da eleição.
 
Acima de tudo, o que o episódio mostra é a insistência do Judiciário em marcar seu protagonismo, interferindo no processo eleitoral a qualquer dia e a qualquer hora, no papel de dono da bola que assumiu desde a Lava Jato.
 
Também faz parte desse efeito a queda-de-braço dentro do STF em torno da entrevista do ex-presidente Lula, autorizada por Lewandowski, cassada por Fux num raro gesto de censura à imprensa e hoje autorizada de novo por Lewandowski. Depois dizem que o Judiciário não está em campanha.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ou dar chance pro
    Ou dar chance pro algoritmo……..

    Já tiraram três milhões de votos, sei, é gente que tá batendo perna pelo país, segundo alguns….e mais essa denuncia que vai para todas as capas dos panfletos fetidos…….boas desculpas pro algoritmo ser escalado…….

  2. Pensando bem
     

    O motivo que levou o curitibano a mostrar a cara foi pura e tão somente a vaidade.

    Todo mundo aparecendo, menos ele.

    Não dá nem pra dormir com esse silêncio, ele deve resmungar.

    E quando dorme, acorda dizendo:

    “eu também quero festinha, mamãe!”

     

  3. É pelos frutos que se conhece

    É pelos frutos que se conhece a árvore… Já esperava que essa semana e no segundo turno os fantasmas do mal iriam tentar infernizar o país. Mas a verdade vai prevalecer e toda maldade será revelada…

  4. E agora, PT ?

    Os soberbos estrategistas do PT não tinham essa possibilidade no cenário ?

    O Haddad vai ser massacrado daqui pra frente e terá que defender ou justificar erros que ele não cometeu.

     

    1. Esqueceu da delação cpntra o

      Esqueceu da delação cpntra o irmão do Ciro? Aquilo foi só uma cutucada da globo meio que dizendo fique esperto rapaz. Acha mesmo que ele estaria livre da máquina de mentiras da globo? A não ser que a globo considerasse que ele não representa um perigo para o projeto neoliberal programado pelos EUA para o Brasil.

    2. Quer dizer que tenho que

      Quer dizer que tenho que andar pianinho pq a Globo não quer o PT….quero entender essa lógica segundo a qual não posso votar no PT porque a Globo não aceita…aliás, a classe dominante não aceita o PT assim como não aceita Ciro, a não ser que Ciro reze na cartilha neoliberal e aceite entregar nosso pais aos gringos….neste caso, estaremos fazendo o jogo do Império, explico:

      Há um texto antigo mas atual em que Vicente Rangel aborda a doutrina da argumentação golpista pregada pelos EUA quando Hilary Clinton era secretaria de Estado. … Foi publicado pela Carta Maior Segundo tal doutrina, se o governo eleito não reza na cartilha neoliberal tem que ser derrubado Trata se da deslegitimaçao do voto quando o povo descobriu que o voto é arma https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/A-doutrina-Hillary-a-gestacao-do-argumento-golpista/6/15269

  5. Afinal, foi um golpe

    Afinal, foi um golpe juridico-midiático ou não foi?

    1.

    Alguém pode me dizer por que raios de motivos, antes do resultado das eleições, o golpe se daria por concluido?

    Fux, Toffoli, Carmen Barroso e quadri, ops, digo Srs togados de STs e MPF. seguem todos na rinha! Estranhar agora  que dêem guarida pros peões adestrados paranaenses!?

    Melhor não seria a gente gastar nossos neurônios com planos de ação? Com respostas capazes de sair pras ruas e neutralizar/reverter a nosso favor os ataques e manobras  mais que esperados?

    Os caras fazem a parte deles. E a gente continua com ar apatetado, querendo entender? 89, 94 98 2002 etc não nos ensinaram nada???

     

    2.

    Não acho que os objetivos de Moro se limitem a rebaixar indices de Haddad. Moro é quadro tucano hiper-amestrado, e age com tal. O plano é levantar o “Santo” da cova. O Alquiminho! 

    Moro trabalha para tirar o PT da cena política brasileira. Sem meias soluções. A ponto de peitar a ONU, sem vacilos!

  6. Desespero
    Moro está desesperado, a vitória do PT vai reduzir os bônus que ele ganha da CIA. É meramente interesse financeiro.
    #HaddadNoGovernoLulaNoPoder

  7. Sem novidades, mesmo esquema

    Tem um bom tempo que é assim, delação sem prova, trechos selecionados e muita mídia. A novidade é o ibope, possívelmente datafolha, entrarem no jogo. Vão jogar tudo que resta da credibilidade, se é que resta alguma.

    Há muita coisa em jogo neste golpe,  a derrota eleitoral é o fim do esquema gigantesco, com trilhões em prejuízo, fora toda a mídia, judiciário e os interesses americanos. Vão tentar de tudo, nenhum dos dois prováveis candidatos pode ganhar de muito. O pior, para eles, neste momento, é um candidato sair com força das urnas. Imagina o pt sacramentado por uma vitória inconteste. Vão melar no que puderem.

  8. muito diferente

    Nassif,

    Estava demorando para o palhaço pau mandado do moro dar as caras.

    Washington preessentiu o perigo da vitória de Haddad e logo mandou as “instruções” para o seu empregadinho, e o empregadinho nunca nega fogo quando o assunto é CIA.

    Este verme dos vermes faz o que quer porque sabe que tem “costas quentes”, este Judiciário tupiniqim de m… ,o mais caro $$ do mundo, se borra de medo de juizinhos de 1ª instância, o STF se transformou numa galhofa já há muitos anos e a grande mídia, isto é, Grobo, solta na raia a faz o que quer e bem entende e dane-se o avião, este lamentável conjunto de fatores já despedaçou um país que ainda consegue correr o risco de encarar o Paulo Guedes durante anos.

    Náo consigo compreender como uma sociedade coloca um boçal como o capitão bolsonaro na liderança das pesquisas de opinião, é incrível o elevadíssimo padrão de desinformação do brasileiro, não conseguiu aprender nada de nada dos anos de chumbo, perderá o pouco que resta de seus direitos sociais, dará adeus ao 13º salário e ainda assim prefere este time de energúmenos. Mais adiante, não poderá reclamar. Tudo muito diferente.  

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador