Muçulmanos e Judeus se unem em manifesto contra a figura fascista de Bolsonaro

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Grupos religiosos que são considerados contrários já se uniram em outra situações contra o ódio e a segregação. Na foto, um protesto nos EUA contra o banimento de muçulmanos, em 2017, reuniu judeus – Imagem: Chicago Tribune
 
Jornal GGN – “Nós, muçulmanos e judeus, que conhecemos os horrores da islamofobia e do antissemitismo, temos a sensibilidade aguçada para perceber que, entre todas as barbaridades proferidas por este candidato, a mais emblemática, por atingir vários segmentos, foi a de que as minorias devem se curvar à maioria.”
 
A declaração é de 10 entidades e coletivos de muçulmanos e judeus que, juntos, representam cerca de 15 mil pessoas assinando o manifesto conjunto contra a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), como representante da intolerância no futuro do país.
 
“Judeus e Muçulmanos unidos: Fascismo não!”, exclamam e é também o título da nota conjunta, que alerta para o “segregacionismo excludente” e a “onda de ódio fomentada no país”, abrindo caminho ao cenário da ameça fascista, “solo fértil às hostilidades de raça, gênero e todas as demais discriminações sociais, hoje personificadas na figura de Jair Bolsonaro”.
 
Destacando a bandeira de ambas as religiões, que informam ser “comum”, os coletivos buscar “barrar toda a forma de violência e de preconceito”.
 
“Manifestamos o nosso mais profundo repúdio a todas as formas de intolerância que possam comprometer o convívio salutar dos cidadãos com todas as suas diferenças, sejam religiosas, de gênero, de cor ou de ideologia política. Ressaltamos que nossa luta não se restringe apenas à figura pessoal do candidato, mas a tudo que ele representa e todos os que reproduzem o seu discurso”, concluíram.
 
Abaixo, o manifesto na íntegra:
 

JUDEUS E MUÇULMANOS UNIDOS: FASCISMO NÃO!

A cultura de tolerância religiosa é recente no Brasil. Nas raízes de nossa formação, encontra-se o massacre cultural imposto aos povos indígenas e africanos, obrigados a renunciar a suas crenças originárias e aceitar o poder dos senhores, aliados à estrutura da Igreja Católica. Com a tolerância advinda em meados do século passado, a partir do Concílio Vaticano II, uma nova onda de intolerância religiosa ganha ímpeto com o fanatismo de parte dos evangélicos neopentecostais, tendo como principais alvos as religiões de matriz africana.

Mesmo com os avanços legais que tornaram o Brasil um dos países mais avançados na criminalização do racismo e da discriminação religiosa, permanece em boa parte da sociedade brasileira o sentimento abafado do segregacionismo excludente. Na onda de ódio fomentada no país, nos últimos anos, a resistência cultural-religiosa desses povos passou a incomodar os setores de extrema direita, que passaram a ameaçar novamente a imposição de restrições às religiões não-cristãs, e a disseminar o medo.

Esse comportamento de uma parte da sociedade abre caminho ao cenário da ameaça fascista, solo fértil às hostilidades de raça, gênero e todas as demais discriminações sociais, hoje personificadas na figura de Jair Bolsonaro. Seu discurso deixa claro o intento de subjugar as minorias.

Os discursos de ódio, ironicamente, têm se aproveitado da liberdade de expressão, que não tem proteção contra a livre circulação de ideários fascistas.

Nós, muçulmanos e judeus, que conhecemos os horrores da islamofobia e do antissemitismo, temos a sensibilidade aguçada para perceber que, entre todas as barbaridades proferidas por este candidato, a mais emblemática, por atingir vários segmentos, foi a de que as minorias devem se curvar à maioria. Essa frase ecoa fundo no coração daqueles que sofrem diariamente a brutalidade do preconceito e da não aceitação, contrariando a nossa Constituição, que nos garante o direito de vivermos em um Estado Laico. As minorias religiosas se sentem ameaçadas em seus direitos à prática de seus cultos, e até mesmo, nas suas existências.

O discurso de ódio fomentou a união de muitos subsetores existentes nas mesmas minorias, e nos une contra o inimigo comum. Manifestamos o nosso mais profundo repúdio a todas as formas de intolerância que possam comprometer o convívio salutar dos cidadãos com todas as suas diferenças, sejam religiosas, de gênero, de cor ou de ideologia política. Ressaltamos que nossa luta não se restringe apenas à figura pessoal do candidato, mas a tudo que ele representa e todos os que reproduzem o seu discurso.

Nossa bandeira comum, como muçulmanos e judeus é barrar toda forma de violência, de preconceito e qualquer outro elemento que dê base ao projeto fascista desse homem e de seus seguidores.

Muçulmanos e judeus vão permanecer unidos depois das eleições de 2018. Nossa luta é perene, enquanto existirem nesse país sementes de fascismo, lá estaremos para tornar esse solo cada vez mais impermeável a esta ideologia.

ASSINAM ESTA NOTA PÚBLICA:

MUÇULMANOS CONTRA BOLSONARO

COLETIVO MUÇULMANAS E MUÇULMANOS CONTRA O GOLPE

MESQUITA SUMAYYAH BINT KHAYYAT – COMUNIDADE MUÇULMANA DE EMBU DAS ARTES-SP

MUÇULMANAS EM MANIFESTO CONTRA O FASCISMO

JUDEUS CONTRA BOLSONARO

FRENTE JUDAICA PARA OS DIREITOS HUMANOS

ARTICULAÇÃO JUDAICA

MERETZ BRASIL

MOVIMENTO DEA MULHERES “ME DÊ A SUA MÃO”

FORUM DE JUDEUS SIONISTAS-SOCIALISTAS PRÓ-PALESTINA

 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. COMBATE A FOME & MISÉRIA

    REVITALIZAÇÃO DA AGRICULTURA EM TODAS AS CIDADES

    PEDIDO DE DIVULGAÇÃO PARA TODOS OS SECRETÁRIOS DE AGRICULTURAS  

    VISANDO GERAR TRABALHO & RENDA

    PARA AUMENTO DA PRODUÇÃO, REDUÇÃO BRUTAL DE CUSTO COM TRATAMENTO DE ÁGUA & RAÇÃO.

    SUGESTÕES

    DISTRIBUIR MUDAS DE MORINGA-VACA VEGETAL & ORO-PRO-NOBIS-CARNE DOS POBRES

    PLANTAR ORO-PRO-NOBIS-CARNES DOS POBRES

    PLANTAR EM TODAS AS RUAS MORINGA-VACA VEGETAL.

    FÁBRICA DE CERVEJA ARTESANAL

    USO INTELIGENTE & FUNCIONAL DE:

    CERCAS, GRADES & MUROS DE CONFINAMENTOS DAS PROPRIEDADES.

    PLANTAR MORINGA VACA VEGETAL

    VANTAGENS:

    GERAR TRABALHO & RENDA

    REDUÇÃO BRUTAL DE CUSTO COM TRATAMENTO DE ÁGUA

    PRODUÇÃO DE RAÇÃO EM CADA PROPRIEDADE

    FONTE DE FINANCIAMENTO AMBIENTAL-BNDES-FINEM

    MORINGA VACA VEGETAL

    TEM 4 VEZES MAIS CÁLCIO QUE LEITE & SEUS DERIVADOS

    VANTAGENS:

    VISANDO AUMENTO DA DEFESA IMUNOLÓGICA

    COMBATE A DESNUTRIÇÃO, FOME, MISÉRIA & PELA VIDA

    VISANDO A SEGURANÇA ALIMENTAR & NUTRICIONAL

    VISANDO O TRATAMENTO DE ÁGUA DE REUSO

    BRUTAL REDUÇÃO DE CUSTO COM TRATAMENTO DE ÁGUA DE REUSO.

    MUDANÇA CLIMÁTICA AUMENTA EXPONENCIALMENTE RISCO DE TEMPESTADES DE FOGO EM FLORESTA

    O DESAPARECIMENTO DE ABELHA PROVOCARÁ EXTINÇÃO DA HUMANIDADE & 30% DAS ESPÉCIES

    EXIGE-SE RESILIÊNCIA & PRAGMATISMO AMBIENTAL JÁ

    VISANDO REDUZIR A ELEVAÇÃO DO NÍVEL DO MAR

    COMO JÁ ESTÁ OCORRENDO EM ALGUMAS CIDADES BRASILEIRAS

    DESTRUINDO FONTES DE ÁGUAS DOCES, LAVOURAS & PESCA.

    SUGESTÃO..

    #FOOD THE PORR AND #PLANTERAÇÃO

    AGRICULTURA VERTICAL URBANA & RURAL COM USO FUNCIONAL

    DAS CERCAS, GRADES & MUROS DAS CRECHES/ESCOLAS PÚBLICAS

    GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL EM POSTOS DE SAÚDE.

    VISANDO Á SEGURANÇA ALIMENTAR & NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL

    PLANTAS TREPADEIRAS FUNCIONAIS NUTRICIONAIS

    O QUE PLANTAR & ONDE PLANTAR

     

    MORINGA & ORO-PRO-NOBIS.

    APENAS 10 FOLHAS EQUIVALEM A 1 BIFE DE 100G.

    MORINGA VACA VEGETAL

    REDUZ 99% DA TURBIDEZ DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO.

    VANTAGENS

    REDUÇÃO BRUTAL DE CUSTO COM RAÇÃO.

    GRANULADOS COM MORINGA & ORO-PRO-NOBIS

    SEGURANÇA PATRIMONIAL VERDE COM ORO-PRO-NOBIS

    Aumento da defesa imunológicaAumento da renda para grandes produtores ruraisAumento da renda para pequenos produtores rurais urbanosAumento da renda para cooperativas agrícolas urbanas & RuraisCombater a Fome & Miséria.Empoderamento econômico & Social para agricultura familiarExemplo para demais cidadesGeração de trabalho & RendaProdução de mel.Nova fonte de receita de grandes propriedades Rurais com venda de crédito de carbonoIntroduzir na dieta dos alunos, professores & FuncionáriosRedução de enchentes & AlagamentosRedução de gases de efeitos estufasRedução de desastres ambientaisRedução de custo com raçãoSegurança alimentar & NutricionalSegurança HídricaSegurança patrimonial devido o tamanho de seus espinhosVisibilidade política Internacional- PNUMA-ONU-FAO-OCDE & GREENPEACE Venda de créditos de carbonos de grandes propriedades rurais em bolsas de valores mundiais.

     

    Cada metro quadrado de agricultura vertical pode capturar até 130 gramas de poluentes. Pode parecer pouco, mas os números surpreendem quando expandidos para diversas propriedades urbanas & Rurais.

    Em um ano, um pequeno sítio com suas cercas, grades ou muros revestidos de verde pode filtrar cerca de 40 mil partículas de poluentes no ar e apreender e processar 15 quilos de metais pesados, como chumbo e cobre. Além é claro da possibilidade de venda de crédito de carbono em bolsas de valores mundiais por grandes produtores rurais com cercas de milhares de metros quadrados sem uso econômico.

    O HOMEM CONSOME ½ DE SUA VIDA CORRENDO ATRÁS DE PRESTÍGIO, PODER & RIQUEZA

    CONSOME A OUTRA ½ CORRENDO ATRÁS DE MÉDICO, MEDICAMENTO PARA DISFUNÇÃO ERÉTIL

    E RELIGIÃO PARA CONFESSAR SEUS PECADOS QUANDO SE ENCONTRA DEPRIMIDO NA PRISÃO

    MUDAS:

    UFMG/EMBRAPA-MG & EMATER-MG- BRASIL

    ETERNAMENTE GRATO

    João Batista Martins- Ativista Ambiental

    TeL: (5521)2234-2270

  2. Comunidades mulçumanas e judaicas unidas pelo Brasil

    Parabéns a essa iniciativa dessas duas importantes comunidades que compõem e participam, responsavelmente, conosco, da nação brasileira, pois sua vontade, é realmente, vontade de Deus, que outras comunidades, de acordo com sua consciência, se assim entenderem, que tomem o exemplo dessa duas Comunidades de povos, e se assim quiserem, façam o mesmo.

    A hora de votarem sob a luz dos valores Cristãos pelo Brasil, é agora. Jesus disse: Ame seu irmão como a si mesmo, és aí, o norte de sua decisão, pelo Brasil, como os demais estão fazendo. Deus, vela pelo Brasil.

    Muitas pessoas podem estar se perguntando, isso é verdade ou fakes News ? é verdade. Há coisas, pelo carisma espiritual do Brasil, Pátria do Evangelho de Cristo ( O Cruzeiro do Sul) no céu, o identifica por isso e, Coração do Mundo ( A conforma de seu mapa geográfico, esculpido pela diplomacia e diálogo e, protegido por Deus, através dos tempos) o transformou assim, como sinal de acolhimento, fraternidade e convivência pacífica, de todos os filhos de Deus, de todas as partes do orbe.

    Lembrem que, tudo o que é impossível para nós, não é impossível para o nosso Deus e Senhor, único Deus vivo, Todo Poderoso e Senhor de todas as Nações.

    Ele, com Seu poder instrutivo e punitivo, calou a arrogância, a autossuficiência e soberba dos Babilônios; derrotou os deuses do Egito antigo e libertou o povo Hebreu e, para quem não acreditava, converteu o poderoso Império Romano, o anticristo, àquele que perseguia e matava por maldade, os Cristãos da época da Igreja Primitiva fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo (Mt. 16, 13-19), de um momento para o outro.

    https://www.brasil247.com/pt/colunistas/claudiodacostaoliveira/371046/CNBB-orienta-voto-na-elei%C3%A7%C3%A3o-2018.htm

    https://www.brasil247.com/pt/247/poder/371220/Esp%C3%ADritas-lan%C3%A7am-manifesto-contra-Bolsonaro.htm

    https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/371281/Grupo-da-Comunidade-Arm%C3%AAnia-contra-Bolsonaro-lugar-de-fascista-%C3%A9-'na-chon‘!.htm

    https://www.brasil247.com/author/Caleb+Paranhos

    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/371254/A-mentira-%C3%A9-o-elo-entre-Edir-Macedo-Malafaia-e-Bolsonaro-dizem-evang%C3%A9licos.htm

    Paz e Bem

    Sebastião Farias

    Um brasileiro nordestinamazônia, com orgulho.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador