Na África, Barbosa nega convite do PV e mantém suspense sobre candidatura

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Do Brasil 247

Barbosa nega convite do PV e mantém suspense

Em viagem por três países da África, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, negou que há em curso qualquer conversa entre ele e o PV, de José Luiz de França Penna, para uma possível filiação. A informação foi divulgada pelo colunista do Radar On-Line, Lauro Jardim.

A informação é uma resposta à notícia dada hoje pelo colunista político Ilimar Franco, do jornal O Globo. Segundo ele, Barbosa decidirá ainda na África se será ou não candidato e estaria mais propenso, ainda de acordo com Ilimar, a aceitar a filiação ao Partido Verde, a fim de concorrer a uma vaga no Senado pelo Rio de Janeiro.

Apesar da negativa, crescem as especulações sobre se Joaquim Barbosa não sairá candidato por outro partido, uma vez que mais uma sigla teria interesse em acolher o ministro. O prazo de desincompatibilização para magistrados termina no dia 5 de abril, seis meses antes do primeiro turno das eleições, que acontecem em outubro.

Barbosa, que embarcou no último sábado para a África, tem nessa semana encontros com autoridades de Gana, Benin e Angola. O objetivo é aprofundar as relações entre a Corte brasileira e as autoridades africanas. Abaixo, reportagem da Agência Brasil sobre o prazo de filiação para ministros do governo e magistrados.

Ministros que vão disputar eleições têm um mês para deixar cargos

André Richter/Agência Brasil – Os ministros do governo federal e magistrados que pretendem concorrer a um cargo eletivo, nas eleições de outubro, têm um mês para deixar os cargos. O prazo de desincompatibilização termina no dia 5 de abril, seis meses antes do primeiro turno. A regra está prevista na Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990), que estabelece os prazos para que agentes públicos saiam do governo para não ficarem inelegíveis.

De acordo com a lei, além de ministros de Estado e magistrados, presidentes, diretores e superintendentes de empresas públicas, bem como chefes de órgãos que fazem assessoramento direto, também devem pedir exenoração na mesma data. Candidatos à reeleição para os cargos de governador e presidente da República não precisam deixar o cargo.

As demais regras eleitorais para a Administração Pública já estão valendo. O governo está proibido de distribuir bens, valores e benefícios, exceto em casos de calamidade pública e de programas sociais previstos em lei. A partir do dia 4 de abril, será proibido aumentar salários de servidores públicos, bem como repor perdas causadas pela inflação.

Em maio, começam a valer os prazos para os eleitores: 7 de maio é o último dia para pedir transferência do título de eleitor para outra cidade, para alterar o endereço no cadastro eleitoral e para portadores de deficiência pedirem acesso a seções especiais de votação.

As convenções partidárias para escolha dos candidatos e definição das coligações estarão autorizadas de 10 a 30 de junho. Os partidos terão de definir seus representantes para concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes e deputados federal, estadual e distrital.

A propaganda eleitoral, nas ruas e na internet, será liberada no dia 6 de julho e a campanha, no rádio e na televisão, começará no dia 19 de agosto.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nada como ser ministro

    Nada como ser ministro caixeiro-viajante. Fico imaginando as conversas com as autoridades dos paises citados. Nada com nada, menos nadica de nada. Haja dinheiro da “viúva” para bancar esse festerê-turístico. Pobre Brasil.

  2. A melhor piada do século é

    A melhor piada do século é enviar JB para aprofundar relações…. De fato, parece ser o brasileiro mais indicado para a tarefa. Cara, qdo a gente pensa que já viu tudo, ainda tem mais alguma coisa… JB, só se for pra afundar as relações entre alguém ou algo e qq um ou qq coisa… A gente tá pagando pra JB melhorar/aprofundar relações com a Corte? Isso só pode ser zueira… Nem com os pares o cara consegue estabelecer relações que dirá aprofundar relações a kms de distância. Ou é zueira ou desculpa para despachar JB por uns dias.

    1. Ninguém enviou Barbosa à

      Ninguém enviou Barbosa à África e nem poderia. Ele se enviou. Esta viagem foi anunciada por ele antes mesmo de suas célebres férias. A semelhança de um governante recém eleito fazendo viagem de amizade aos países amigos é notória. Não é um giro pela América do Sul porque talvez não fosse benvindo. Não é um giro pela Europa porque lá ele é pouco mais que ninguém. Mas a África certamente lhe acolherá com muito respeito. Talvez Barbosa pensasse que a farsa do mensalão fosse até o fim com 100% de aproveitamento e lhe renderia a presidência, de algum modo. Ou talvez ainda pense isso. Depois de tanto holofote -e impossível para certo tipo de personalidades não se transformarem em megalomaníacos.

    2. Barbosa, Cruz Credo!

      Oi, Cristiana, o Barbosa só representa a si mesmo. É um acinte que esse juiz vá por conta própria, quero dizer, por nossa conta, às nossas custas, fazer essas viagens. Quem representa o Brasil é o Presidente da República ou alguém por ele nomeado. Esse Barbosa precisa ter seu impedimento decretado pelo Senado da República Federativa do Brasil, é imperioso que se lhe ponham limites.

  3. Barbosa juiz? Então tá!

    Esse arremedo de juiz que se acha grande jurista nunca lançou sequer um livro e nem mesmo um TCC trabalho de concurso de curso se é que ele já fez pelo menos uma monografia da vida tá se achando e foi prá Africa como escravocrata e não como libertário, que o povo africano saiba disso, antes do mensalão esse mala sem alça ficava meses sem trabalhar e tirarava falsas licenças médicas, tá no Estadão, e ia prá bares durante a “convalescença”,,,será que o povo Africano sabe quem de fato é esse escravocrata que se aliou a turma do mensalão do DEM do DF para fazer os presos como reféns como se os presos fossem dele(Barbosa) e não do Estado, pois foi assim que a carreira politica de Barbosa foi construida, mas o povo do RJ vai derrotar esse lixo nas urnas, volta logo vagabundo, vem cuidar do CNJ, kd os mutirões carcerários, ou vc só sabe solapar as conquistas do povo brasileiro e tirar IPTU de rico e perseguir o PT, logo o PT que, sem o qual, vc jamais seria indicado ministro do STF, e foi bom para o seu lado se aliar a essa direita secularmente má, perversa e escravista, mas é do feitio de Barbosa essa falta de caráter

     

    1. Isto não vai acontecer, pelo

      Isto não vai acontecer, pelo menos em Angola. om a independência,  justiça lá foi reestruturada por Portugal e segue o modelo português.

  4. Joaquim Barbosa no Senado

    Se sair candidato ao senado imagino que sua eleição é certa. Estando no senado haverá um clamor da mídia para que ele assuma a presidência da casa, para moralizar a instituição, aí Dilma não vai conseguir governar e um leque com várias opções para um golpe branco estará a disposição de quem faz hoje prega o golpe militar.  

    1. Não passará

      O povo do RJ é inteligente o suficiente para derrotar esse areemedo de juiz que vestiu a toga para realizar uma única obra que o deixou famoso: A justiça com as próprias mãos, prisões espetaculares no Dia da Proclamação da República da Globo, presos como reféns, quer dizer seus presos(dele Barbosa) e não do Estado, essa figura nem jurista é, nunca lançou um livro, sua única obra foi essa injustiça fenomenal. Não passará.

  5. Se a moda pega…

    John Roberts é o Juiz Chefe da Suprema Corte dos Estados Unidos, lá não há o cargo de “presidente”. Nunca ouvi falar que John Roberts fez alguma viagem “institucional”, nem mesmo ao Candá e Grã-Bretanha, notórias colônias dos EUA. Agora me vem esse Joaquim, que saiu pior do que a encomenda, se autoconvidando para aparecer em países africanos, como se fosse o salvador dos pretos no Brasil. Não é. Joaquim é o coveiro dos descendentes de escravos no Brasil, pois com a rara oportunidade que teve, falseou, mentiu, omitiu, escondeu e abusou de suas prerrogativas legais. É a vergonha de todo brasileiro provido de vergonha na cara, de qualquer cor, de qualquer canto, de qualquer credo, de qualquer time.

    Acordei hoje lembrando de alguns versos de Geraldo Vandré, que cabem sob medida no Joaquim Barbosa: “…esperando numa conta, pra juntos a gente cobrar. Madeira de dar em doido, vai descer até quebrar. É a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar!”

  6. Lixo

    Esse lixo se juntou ao pensamento escravista tupiniquim, que o povo africano seja avisado dessa farsa em carne e osso:

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/132268/DCM-compara-Barbosa-a-Sheherazade-vontade-de-espalhar-p%C3%A2nico.htm

    Qual a diferença, na essência, entre o último discurso de Joaquim Barbosa no STF e a clássica defesa dos justiceiros proclamada por Rachel Scheherazade?

    Bem pouca. Em ambos os casos está embutido um descrédito nas instituições, uma vontade de espalhar o pânico e a vontade de fazer justiça com as próprias mãos.

    P.S.- Sou eu mesmo, o José Carlos Lima, antes que me acusem de anonimato

     

     

  7. Ainda não entendi essa

    Ainda não entendi essa especulação sobre o Barbosa sair candidato ao senado pelo RJ. O que ele ganha trocando a toga pela cadeira do senado? E mesmo que ele tenha grandes chances de ganhar (mais do que pra presidente? alguém já fez pesquisa sobre isso?), há o risco de passar pela humilhação de uma derrota.
    Faz mais sentido permanecer no STF.

    1. Psiu!

      Sshhhhhh!

      Você não quer ver o jb em qualquer debate? Tentando argumentar de igual para igual com qualquer outra pessoa?

      Então? Boca de siri, Agarwaen! Nem avente a possibilidade de uma derrota! Vai que ele te lê?

      Vai jb, sai do STJ e abraça a vida política de vez, você vai ser feliz!

       

      Oscar Müller

  8.  
     Cadê a indignação da midia

     

     Cadê a indignação da midia ,diante das viagens de Babosa.No mínimo deveriam divulgar um editorial contras as mazelas dos gastos publico com essas viagens.

      O perfil “perfeito” para estreitar as relações do Brasil com as nações Africanas.

  9. HaKuna Matata! Ninguém

    HaKuna Matata! Ninguém entendeu ainda. JB foi à África procurar o rei Leão ou um profeta  para entender seu destino. Quem sabe será contratado pela Walt Disney para fazer um filme documentário: Era tudo verdade ou Foi para isso mesmo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador