Nelson Motta defende candidatura de Ciro Gomes

“Não entendo por que ser grosso e estourado de vez em quando pode impedir alguém de fazer um bom governo” 
 
ciro_gomes_abr.jpg
(Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr)
 
Jornal GGN – O posicionamento do ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT) é, estranhamente, pouco explorada pelos jornais, isso porque como pré-candidato na eleição a presidente da República, o cearense tem surgido nas últimas pesquisas do Datafolha, onde Lula não é considerado, com até 13% das intenções de voto, atrás do deputado Jair Bolsonaro com margem de até 22%. O dado chamou a atenção do jornalista Nelson Motta, que em sua coluna no jornal O Globo, publicada no dia 9 de fevereiro, defendeu do ex-governador.  
 
“Não entendo por que ser grosso e estourado de vez em quando pode impedir alguém de fazer um bom governo”, destacou lembrando, em seguida, que a campanha de Ciro chegou a ser apagada em 2002 por duas questões que também considerou de baixa relevância: a primeira porque teria dito que a função da sua mulher era dormir com ele e, segundo por ter chamado um eleitor de burro.
 
“Será que isso bastou para perder a eleição? Há controvérsias. Ciro nunca foi acusado de corrupto”. 
 
Motta concorda com a pecha de ser “esquentado”, completando que o ex-ministro responde a mais de 80 processo por danos morais, a grande maioria de Eunício Oliveira, Eduardo Cunha e Michel Temer. “Convenhamos, ser processado por esses caras é quase um elogio”, reflete.
 
Entretanto, defende que o que precisa ser considerado, ao pensar em Ciro como opção, é combater Bolsonaro – aí sim, um candidato nocivo -, e o estado generalizado de corrupção nas instâncias do país: 
 
“Não dá para enfrentar Bolsonaro com sutilezas e metáforas, nem para administrar um país com a corrupção institucionalizada nos Três Poderes, só com argumentos racionais e diálogos republicanos”, concluindo que talvez agora, “o estilo arretado” de Ciro que até hoje foi classificado como “um problema” tenha se tornado “uma qualidade necessária”. 
 
Acompanhe a seguir a coluna na íntegra. 
 
O Globo
 
Nelson Motta
 
Plano C
 
Com a saída de Lula, crescem as chances de Ciro Gomes — e de outros candidatos. Por que falar em Ciro Gomes? Apesar de pontuar razoavelmente nas pesquisas, sem Lula vai a 12% contra 18% de Bolsonaro, ninguém fala dele. Mas ele está vivo — e quieto, contrariando sua habitual impetuosidade.
 
Afinal, o que há contra Ciro Gomes? Na campanha de 2002, ele disse que a função de sua mulher era dormir com ele e chamou um eleitor de burro. Oh! Uma bravata machista e uma grosseria com um popular que falou uma… burrice. Será que isso bastou para perder a eleição? Há controvérsias. Ciro nunca foi acusado de corrupto, mesmo tendo sido prefeito, governador e ministro da Integração Nacional no primeiro governo Lula. É verdade, o cara é esquentado, responde a mais de 80 processos por danos morais, quase todos a Eunício Oliveira, Eduardo Cunha e Michel Temer. Mas, convenhamos, ser processado por esses caras é quase um elogio.
 
Não, não estou fazendo nem farei campanha para Ciro Gomes, nem para ninguém. Mas não entendo por que ele é tão criticado por, às vezes, ser grosso e estourado, como se isso pudesse impedir alguém de fazer um bom governo. Basta pensar em Lula e Dilma, suas grossuras, seus palavrões, seu autoritarismo, para Ciro virar um gentleman tolerante.
 
Não gosto de seu nacionalismo exacerbado, seu amor às estatais, um certo provincianismo geopolítico que é irmão do atraso, suas ligações com uma esquerda antiga, retrógrada e populista — talvez mais eleitorais do que ideológicas. E o PDT, é claro.
 
Pode-se discutir suas ideias para o Brasil, mas não sua honestidade e experiência. Mas o Brasil precisa de alguém com o seu perfil? Não dá para enfrentar Bolsonaro com sutilezas e metáforas, nem para administrar um país com a corrupção institucionalizada nos Três Poderes, só com argumentos racionais e diálogos republicanos. É preciso força, coragem e autoridade, tolerância zero com corruptos, sejam parlamentares, juízes ou altos funcionários, respeito à democracia e à Constituição.
 
Se o problema de Ciro é o estilo arretado, talvez agora isso seja uma qualidade necessária.
 
Redação

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não voto em Ciro Gomes, nem
    Não voto em Ciro Gomes, nem se o Lula apoiar.
    Ciro tem a alma tucano , Ciro tem o DNA de Tasso Jereissati. O Ciro é uma falsa esquerda, tipo PSOL.
    Ciro eleito ele detona o PT e a petralhada toda.

    Se Lula não for candidato, voto Bolsonaro.Foda-se, quero ver essa merda pegar fogo, se está ruim, quero que piores. Que se Dane.

    Não tiveram considerações com uma presidente honesta, porque eu teria com os golpistas, elites e o PIG. Se eles não querem o Bolsonaro, por isso eu quero.

    Quero ver o Bolsonaro mandando todo mundo queimar a rosca.

    1. Esse pensamento

      demonstra toda burrice e ignorância da esquerda. Isso ajude a eleger Huck ou Bolsonaro.

       

      Só lembre se de após a eleição não vir aqui choramingar por nenhuma medida do próximo governo, já que voce vai ajudar a eleger a direita cale-se.

       

      Esse é recado a ignorancia dos lulistas.

       

      1. soberba+arrogancia=30 anos de luta que se perde
        O fanatismo imbecil somado ao “fanatismo” por conveniência, vai fazendo o papel que a soberba e a arrogância fizeram no contexto politico desta decada.

        1. Que arrogância?

          Somos pragmáticos. Cite algum governo que chegou na sola do pé do governo Lula? Só tolos com disfunção mental manipulados pelo PIG não lembram os 90% de aprovação na saída de seu governo em dezembro de 2010. A desconstrução do governo Lula promovido maciçamente pela mídia só atinge os débios mentais desmemoriados. Acho que posso te incluir nesta 

      2. Quem quiser votar em ciro,que

        Quem quiser votar em ciro,que vote….

         

        Democracia é assim, mas que ele é um tucano enrustido, amigaço dos coronéis cearenses e foi beijar o popo de estadunidenses não há como negar……

      3. Só Faltava Essa, Fazer o Que Eles Não Conseguiram Fazer Com Lula

        Agora que os golpistas se encontram em ‘snooker de bico’ , com o golpe empacado e com Lula impedindo que vençam à eleição de 2018, como planejaram, não há a menor lógica e razão para facilitar-lhes a vida, fazendo pelos golpistas o que não conseguiram fazer em quatro longos anos de perseguição jurídica e midiática, para destruírem Lula e impedi-lo de ser candidato e/ou influenciar políticamente o país para votar em seu candidato, se impedido de concorrer, impedindo-os assim de legalizarem o golpe e estabilizarem o ‘governo’.  

        Se Lula for impugnado às vésperas da eleição, votaremos no indicado para que ganhe ‘Lula e parece-me que Ciro, duas vezes auto-destruído como candidato a presidente e dando mostras de não ter aprendido nada, nem de longe é esse candidato, havendo eleições democráticas e limpas, mesmo sem Lula.  

      1. Ciro ainda sai em dobradinha

        Ciro ainda sai em dobradinha com o Huck. É só a Globo chamar. Ele é igual biruta de aeroporto, vai pra onde o vento soprar desde que lhe seja conveniente. É só ver a sua trajetoria política e os partidos em que esteve filiado. Já filiou-se em 7 partidos entre os quais os portentosos Pds, Pmdb, Psdb, Pps, Psb, Pros e agora o melhorzinho Pdt.

        Sua ideologia é o poder.

    2. Também não voto em Ciro. Se

      Também não voto em Ciro. Se Boulos sair candidato é com ele que eu vou. Se não sair,voto no 13 em homenagem ao Judiciário e anulo o voto.

  2. Agora vai!!!
     
    O amigaço dos

    Agora vai!!!

     

    O amigaço dos coronéis cearenses, aquele que foi aprender economia com os estadunidenses, tucano enrustido, agora tem  o apoio dos reaças de uma pretensiosa “elite”, 

     

    Não contaria muito com essa patacoada de que esse senhor herda votos de Lula, a resistencia a seu nome é gigantesca, e não sem razão……. 

  3. Na falta de outro, vou de Ciro

    Tenho acompanhado as críticas ao Ciro Gomes aqui no blog, nos comentários dos leitores.

    A maior crítica é que ele não tem DNA esquerdista. Ora, no nível de alguns comentaristas à esquerda, nem Lula ou Dilma têm ou tiveram. O primeiro nomeou Meirelles no Banco Central, a segunda nomeou Joaquim Levy na Fazenda.

    Minha análise será a mesma das eleições anteriores: quem é o menos mau? Ou de outra forma, qual é o melhor candidato?

    Pensando na possibilidade de vitória, Ciro Gomes. Caso o interesse seja construir uma candidatura trampolim para as próximas eleições, Fernando Haddad.

    Desacredito na candidatura Requião, não por suas virtudes, mas pelos seus defeitos. Requião é do Paraná, estado fraco politicamente falando, tem idade avançada e pouca disposição pra abandonar as mordomias do Senado.

    Mais do que a corrupção, me causa enorme e profunda tristeza a entrega das riquezas nacionais, e acredito que o Ciro Gomes vai ao seu limite pra impedir isso. Conseguirá ou não, só o tempo pra nos dizer…

    1. Muito bom ,não temos os
      Muito bom ,não temos os melhores candidatos,mas temos os menos piores!wu acredito que dentro do que eu considero razoável,as propostas do Ciro são o que eu penso que sejam ideais para o país ,um tom nacionalista devo reforçar!vc disse tudo que eu penso

  4. De “mão beijada” para Ciro? Nunca!

    O PDT aportou com 15 deputados e todos os três senadores contra Dilma, em favor do impeachment. Isso ninguém deveria esquecer! Ciro não aderiu à campanha em favor da candidatura do Lula.  Agora, chega Ciro de paraquedas querendo surfar na expressiva votação de Lula e do PT? Ciro é um plano C, mas da direita.

    Bobagem dar espaço a esse oportunista falastrão. Nada dele lembra esquerda qualquer, nem comportamental, nem socialista e nem operaria. Prefiro Jacques Wagner, Haddad ou Requião, se este se filiar ao PT (mas, parece que Requião irá postular a Governador de Paraná e deverá ter o apoio do PT e da esquerda).

  5. Ciro Gomes disse que a função

    Ciro Gomes disse que a função da sua mulher na campanha era satisfazê-lo na cama. Caíram de pau em cima.

    Bolsonaro disse que não estuprava a Maria do Rosário porque ela era feia. cairam de pau em cima.

    Lula reclamou, onde está a bancada do grelo duro do PT. Feministas só faltaram gritar. Eu, eu eu!

  6. Os dois tem muito em comum.

    Os dois tem muito em comum. Ambos disseram que souberam criar os filhos que não são “ladrões” como os filhos de Lula e Marisa, num tempo de intensa perseguição midiática e judiciária à família que inclusive levou a matriarca a morte. E isso diz muito sobre o caráter de ambos.

    Ambos são necrófagos. Nelson Motta vive de cadáver de artistas e Ciro espera sobreviver sobre o cadáver do Lula, assassinado pelo Judiciário que ele diz ser imparcial.

     

      1. Está no Youtube numa

        Está no Youtube numa entrevista ao programa Espaço Pùblico, do Paulo Moreira Leite. O título é Ciro Gomes chama Lula e seus filhos de ladrões – Inacreditável.

         

  7. “Basta pensar em Lula e

    “Basta pensar em Lula e Dilma, suas grossuras, seus palavrões, seu autoritarismo, para Ciro virar um gentleman tolerante”:

    Basta sim.

    Aos burros.

    1. Mas quem tem c* tem medo…

      Na hora que o sujeito vê a cagada que fez, ao apoiar o golpe e tirar Lula da jogada, aí bate o cagaço de ter que ser governado pelo Bolsonaro…

      E se ele fala bem do Ciro, é um bom sinal de que ele sabe que o candidato da casa dele, o Luciano Huck, não decola.

  8. E assim, vai sobrando de pé somente o Ciro…

    No dia seguinte à reeleição de Dilma, Ciro apresentou-se como candidato. Estava evidente, eloquentemente evidente que o ciclo do PT no governo encerrava-se ali. Só os petistas ensandecidos sonhavam com a continuidade através de um Lula 2018. Tratava-se de levar o segundo mandato da Dilma na ponta dos dedos até 01.01.2019. Não deu. 

    Ciro enxergou isso de longe, na sua coluna na Carta Capital  na época tratou como milagre o fato de Dilma conseguir terminar o primeiro mandato, aos solavancos, criticando principalmente a extrema mediocridade da equipe ministerial. Requião e J. Wagner vão concorrer em seus estados e Haddad está sendo guardado para ser oferecido como vice. 

    Está passando da hora do tio Lula erguer o braço do Ciro e apontar: é ele. 

  9. A direita sempre tem esse

    A direita sempre tem esse plano: se tudo o mais falhar, basta pulverizar as candidaturas de esquerda em muitas opções, nenhuma delas competitiva e uma tirando voto da outra. Nenhuma delas vai para o segundo turno sequer e nenhuma tem chances reais. Esse assunto, da interferência da direita nos partidos de centro-esquerda e esquerda (influência no PDT, no PC do B e até no PSOL) precisaria ser explorado e investigado. É espantoso como se fala pouco disso. 

  10. O cientista político Nelsinho Motta

    Sempre que o “Nelsinho” Motta aparece aqui pelo blog, conto essa historinha, mas como hoje é quarta-feira de cinzas, vou contar de novo. 

    Tempos idos, o Nelsinho começou a dar pitacos variados sobre política, na sua coluna na outrora nobilíssima página 2 da Folha. Nirlando Beirão, na Carta Capital, não aguentou e chamou-o de “Norberto Bobbio da Farme de Amoedo”.

    A dissolução da política no Brasil está ressuscitando o grande pensador político Nelsinho Motta?

  11. Cala-se você imbecil .
    Vai
    Cala-se você imbecil .
    Vai para puta que paril. Tolerância zero com coxinha.

    O que pode ser pior seu fdp, que roubar 54milh de votos. Destituiram uma presidente honesta e colocaram no poder uma quadrilha que está destruindo uma nação.

    Estão destruindo o estado nacional. Destruindo a Democracia. Destruindo direitos trabalhistas e social. Destruído a defesa nacional. Destruindo a área de educação, saúde e cultura.

    Vai te a merda babaca, o que era para ser destruído , já estão destruindo.

    Qual a diferença de eleger Ciro, Bolsonaro ou Huck. Com qualquer um dos três o povo vai continuar se fodendo. Todos são a mesma merda.

    Qual dos três candidatos terá culhão para reverter todo o processo de destruição que vem ocorrendo no país.

    Qual dos três candidatos irão peitar as multinacionais do petróleo para tomar nosso pré sal de volta.

    Qual dos três candidatos vai tomar nosso setor de energia de volta.Eletrobras , setor de energia, estratégico de uma nação .

    Qual dos três candidatos terá culhão para peitar os empresários e barrar a reforma trabalhista que prejudica a grande massa de trabalhadores. Sem contar a reforma da previdência.

    Qual dos três candidatos vai peitar PiG e fazer uma reforma nos meios de comunicação.

    Os três candidatos são todos a mesma merda, vão continuar servindo a direta golpista.

    Babacao , vai se foder, estou de saco cheio de coxinha. Esses desgraçados arruinaram o país e ainda vem querer da
    lição de moral.

    Que mais tenho para lamentar com o próximo governo de direita. O trabalho sujo já está sendo executado, não consegue perceber seu idiota.

    Voto Bolsonaro para acabar de destruir a terra arrasada.

    Foda-se !

  12. Ciro é opçao da Globo p/ enganar os apoiadores de Lula

    Nao à toa defendido por Nelson Mota… Transcrevo a seguir um comentário de NeoTupi, que salvei, sobre Ciro nao ser nada de esquerda (o título do comentário era “Ciro nao é de esquerda, é liberal civilizado”: 

    http://Ele representa mais o pensamento empresarial do capital produtivo civilizado (tão de “esquerda” quanto um Cláudio Lembo ou Bresser Pereira). Mas ele é a favor de privatizações, contra greves e a favor políticas de austeridade ortodoxas na economia. Quando foi ministro da fazenda no governo Itamar, apoiando a candidatura de FHC, defendeu o Consenso de Washington, foi o primeiro a defender a privatização da Vale quando nem estava em pauta, defendeu abertura comercial unilateral sem exigir contrapartidas, e convenceu Itamar a ameaçar demitir petroleiros em greve em vez de negociar. Nas eleições de 2002, no primeiro turno, quando ainda tinha expectativas de tomar de Serra o segundo lugar, fazia dicurso do mercado de que “Lula iria tocar fogo no Brasil” e escolheu como conselheiro econômico José Alexandre Scheinkman, neoliberal até a medula. Ele foi contra a política de cotas raciais, foi contra o piso nacional dos professores, e tem afinidades com as políticas estadunidenses do Banco Mundial (quase sempre privatizantes e “meritocráticas”). Ciro é excelente pugilista contra a extrema-direita, ótimo debatador, ótimo crítico de problemas macroeconômicos nacionais (mas criticar juros altos é apenas apontar o óbvio, até Joaquim Levy criticava) e o acho melhor candidato do que os outros de direita. Mas, sem ficcionar nossos próprios desejos do que gostaríamos que ele fizesse, qual é exatamente o programa de governo de Ciro? Qual é o compromisso dele na economia e com os movimentos sociais? Ciro critica juros, mas não se iludam: o mercado prefere ele do que um lulista como Haddad.a

     

  13. bom candidato

    Ciro é o bom candidato.Da globo. Dos trouxas. Da direita.

    Por favor, me inclua phora dessa! Eu anulo se não tiver outra opção.

    Para sair desse brejo, sem mais mortes, só com Lula.

    E uma musculosa maioria de esquerda na câmara e no senado.

  14. O que se tornou Nelsinho Motta

    Nelson Motta fez um livro que desanda Elis, Gil e uma pa de gente e ao mesmo tempo adula Caetano, como se Caê fosse o genial criador da musica popular brasileira, levando ela e a todos nas costas. 

    Sobre Elis e os problemas dela com o meio artistico todo mundo sabe e todo mundo sabe também que ela e Nelson Motta tiveram um caso e em determinado um momento ela o deixou. Então me parece uma vingança barata e pobre à uma mulher que ja morreu ha tanto tempo e que ao mesmo tempo é um icone da musica brasileira. Quanto ao Gil, não sei qual o problema, mas lendo o livro rapidamente, da para perceber que Nelson Motta elege alguns como idolos e outros como caminho para pavimentar a carreira de seus idolos e de sua propria frustração de nunca ter sido um verdadeiro artista.

    Politicamente, a opinião dele vale tanto quanto outra qualquer. 

  15. Mas o Ciro …

    Não conseguiu ser a “estrela” em nenhum partido em que foi filiado ! Nem no PDT , onde não consegiu nem evitar que seus políticos votassem a favor da ex presidente Dilma ( ou será que ele quis isto mesmo ?) .

    Achei de uma grosseria sem par, ele falar mal do Lula em todas as entrevistas que deu, quando o PT estava no fundo do poço . Por essa e outras é que perdi a confiança nele , embora o considere minimamente inteligente, mas não é o momento certo para alguém do seu temperamento.

    Prefiro o Requião !  Ele é mais velho ? E dai ? Os jovens é que estão certos ? Sei não, a experiência conta muito. A lava-jato é formada por jovens !!!! idiotas , que se acham a última cocada da bandeija ..

    Quanto ao Nelsinho, nem mora aqui, portanto deveria calar-se. Ele já fez letras lindas para músicas. É só “.

    1. Entusiasta

      Já fui mais entusiasta do Ciro.

      Além da grosseria que você anota muito bem, porque eu também o monitoro, isso me deixou bastante incrédulo nos seus reais propósitos.

      Desde o início do processo contra Lula, Ciro tem afirmado peremptoriamente, mesmo sem o Lula “ser obrigado a  anunciar a sua candidatura”, ele sempre martelou que a pretensão do Lula seria um desserviço para o Brasil. Além dele afirmar várias vezes que Lula é ladrão, ou então que seus os filhos conseguiram milhões com uma interrogação.

      O seu imaculado (?) ofício da política, se verdadeiro, não acho que seja cacife para ser presidente.

      Político, para mim,  na acepção da palavra, tem que ser  puta véia. Não estou dizendo que deva roubar, mas usar da sua astúcia para poder governar.

      Honestidade por honestidade, Dilma, por muito menos caiu.

      Ou Ciro acha que com o seu discurso de imaculado vai cativar os políticos pilantras, que nunca deixarão de existir.

      Das duas uma. Se ganhar (uma hipótese) com um Congresso recheado de corruptos, o que ele fará?

      Cooptá-los?

      Ou então, se tornará um ditador?

  16. O fato de Nelson Motta

    O fato de Nelson Motta cogitar voto no Ciro, mostra que sua candidatura tem potencial que vai além do eleitorado tradicional de esquerda, com a vantagem de num segundo turno ter teto mais alto do que o de Lula. Independente da resistência da mititância cada vez mais fica óbvio que Ciro é a melhor opção de esquerda mais viável  para presidência.   

    1. Sonha criança!

      Ciro Gomes, um direitista travestido de “esquerdista” não tem potencial nenhum para nada e a declaração de apoio de Nelson Motta só fez prejudicar mais ainda sua anêmica candidatura. Nem se Lula pedisse votaria neste picareta.

      Ele é o típico candidato violino: toma com a esquerda e toca com a direita.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador