Ninguém manda em mim! Esse é o Cirão, amigo, por Francy Lisboa

Ninguém manda em mim! Esse é o Cirão, amigo

por Francy Lisboa

Pessoas riem de um desafortunado que tenta se manter em pé em seu caminho para casa depois da beberrice. Todos riem é verdade, mas alguns se compadecem e outros mentalizam: “que degradante!”.

Quem gosta de uma pinguinha, como eu, sabe bem da olímpica tarefa de se manter estável frente às turbulências. Sim, basta não beber para não se degradar perante aos juízes, mas isso pouco importa. Quem está contigo estará seja no porre ou fora dele. Pena, porém, que com o Cirão da massa, o progressista mais oportunista que já vi, leadalde não passe de uma vara para se manter na corda bamba eleitoral.

Ciro recentemente disse que não foi ao ato de defesa a Lula por não seguir agenda do PT. Mas que m* é essa que esse cara está falando? E o papo de Lula é meu amigo? E o tal papo de sequestrar o Lula e coloca-lo dentro de uma embaixada caso sua prisão fosse decretada? Esse cinismo é enojador porque revela, ou melhor, consolida a imagem personalista que aproxima Ciro Gomes de outras indigências eleitorais tais como Marina Silva.

Não querer seguir a agenda do PT é válido, mas quem estava precisando da solidariedade de Ciro era alguém que ele, Ciro, sempre bradou ser grande amigo. Lula foi abandonado por Ciro porque Ciro queria sua vingança por não se sentir preterido por Lula em diversas ocasiões. O ressentimento é explicável. Somos humanos. Quem busca o poder e vê seus degraus serem mais amigáveis a outros pés irá naturalmente reclamar da escada.

Isso tudo só mostra que Ciro jamais foi amigo de Lula, e me arrisco a dizer, de quem quer que seja. Se assim o fosse, deixaria de dizer a bobagem de agenda do PT e iria atender ao seu amigo. Os olhos atentos da História reservarão essa triste chaga oportunista para Ciro, e os seus imutáveis seis, sete porcento nas pesquisas eleitoras serão a coisa mais fácil de explicar para as gerações futuras.

Realmente não se sabe o que se passa na cabeça de quem coloca a machesa coronelista do “ninguém me manda” acima da alegada amizade com alguém que está se tornando um mito para significante parcela do eleitorado. Erro de cálculo? Não creio, é que ninguém diz a Ciro o que fazer. Esse é macho!

 

Redação

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. BINGO!

    Direto e reto ao ponto:

    A construção de um ethos de bolsonaro que debate em Harvard!

    A ilusão do déspota esclarecido.

    É isso!

    Um tipo de Emanoel Macron com mais “pegada”, sem as firulas francesas, e longe das esquisitices de Donald Trump.

    Um híbrido tipicamente brasileiro: Um canibal que sabe a posição dos talheres e a dinâmica do seviço à mesa.

    1. Engraçado.

      Engraçado, ora acusam-no de ser um Viking, outra de ser um déspota esclarecido! Minha visão? É uma espécie de Putin brasileiro. Será que não é de um Putin que precisamos?

      1. ?

        Nós quem, cara pálida?

        Fale por você.

        Não quero nem o mito conciliador que se auto-imola, nem o vikiing-déspota-esclarecido-bam-bam.

  2. Ciro faz o estilo déspota esclarecido…

    … não se sabe “esclarecido” até que ponto, ou para quem.

    Tem um indisfarçável pendor autoritário. Não negocia. Não ouve ninguém, pois já nasceu “sabendo” tudo.

    Dizem que Lula era ingênuo por excesso de pendor à negociação e à conciliação.

    Elejam Ciro e morrerão de saudades do Lula.

    1. Cartas de Pasárgada.

      Aqui de Pasárgada observamos a triste sina dos brasileiros:

      Ou adoram déspotas esclarecidos como Ciro, ou veneram líderes que se (auto)imolam no altar da conciliação de classes.

      Vargas, Lula, Jango.

      Bem, pelo menos Vargas e Jango estavam coerentes com seu pertencimento de classe. Quando instados pelo momento histórico a fazer sangrar também as elites, ofereceram-se em sacrifício (Vargas) por elas, ou fugiram (Jango) e deixaram que se derramasse sangue dos outros.

      Mas olhar a rendição de Lula dói demais.

      Ontem, visitado pelos senadores, queixou-se do isolamento.

      Essa manifestação revela que seus algozes conseguiram o objetivo: Isolar o homem Lula e permitir sua mitificação. 

      Mitos não fazem alianças, não concorrem a eleições, não exercem mandatos, não falam, não agem.

      Mitos são mitos e estão acima dos conflitos que deram causa ao seu martírio.

      Mandela virou mito, e a África do Sul continua bem parecida no quesito desigualdade, e com certeza nenhum branco terá que sofrer o que impingiu aos negros.

      É para isso que servem os mitos, para redenção de culpas!

      Deveria assim estar inscrito na entrada da solitária de Lula:

      “Cordeiro de deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós”.

       

  3. Quanta baboseira … Se tem
    Quanta baboseira … Se tem um cara que tens moral p criticar e esculhambar Lula, Dilma e o PT, esse cara é Ciro. E quem diz isso é a própria Dilma e o próprio Lula! Pq ele tem essa moral? É só olhar a história!

    Querer chamar de oportunista nessa altura do campeonato?! Vamos baixar a bola aí amiguinho, vamos olhar p realidade.

    1. A moral.

      Esse é o cerne do problema:

      Imaginar que precisamos pautar nossas críticas e projetos políticos por quem se arvora a “ter moral”.

      Nenhum outro comentarista chegou tão perto de descrever o “porquê” devemos afastar Ciro, ainda que tentasse fazer justamente o contrário.

      Ciro, o vassourinha (Jânio) da lava jato?

  4. “…é que ninguém diz a Ciro

    “…é que ninguém diz a Ciro o que fazer. Esse é macho!”

    É…como diria o outro, a quem já foi comparado,  o coronel tem “aquilo roxo”.

    Recentemente, Ciro disse que, se eleito, tomaria tudo o que está sendo vendido pela quadrilha de Temer, pontuando é claro, com as devidas indenizaões. Pouca gente se lembra que o ex-governador participou, em parte, da privataria tucana. Só largou o PSDB(como a outros vários partidos)  lá pelo meio do mandato de FHC, e não foi pelo desmonte do estado promovido pelos seus, na época, correligionários. Ao que tudo indica, o arroubo atual é mais uma bravata.

    Ciro tenta a todo custo não mostrar seus verdadeiros pensamentos, apesar de tentar parecer sincero e transparente. O verdadeiro Ciro aparece nos seus atos falhos e contradições. Seria um prato cheio para um psicanalista.

    Aí, eleitores do Lula e do PT, vamos alertar para o carater “escorpiano” do pré-candidato. Uma picada do aracnídio pode ser fatal!  Muito cuidado!

     

     

  5. mas, sejamos honestos: Lula,

    mas, sejamos honestos: Lula, com mais 80% de aprovação, deu uma rasteira no Ciro, em acordo com Eduardo Campos, e colocou na linha sucessória presidencial direta o inacreditável Michel Temer. Temer e sua “guangue”. Não é pouca coisa, gente! Vou até repetir: Lula, na rasteira que deu em Ciro, colocou na linha sucessória Temer e o seus… só pra constar, Lula é pra mim um dos maiores brasileiros da História. #lulalivre

  6. Ciro barata voa

     É por isso que prefiro votar , sem dúvida, em Requiao do MDB,< ex PMDB que de tão sujo mudou de nome>do que em Ciro, o valente e honrado Requiao até hoje estava na tribuna defendendo Lula , defendendo o Brasil,que é mesma coisa.Ciro vai acabar sozinho como sempre, sempre polemico e voluvel.precisa mudar, mas seu carater imutavel o leva fazer besteiras, desinteligencia. se Lula não mudasse pro paz e amor talvez não fosse presidente. O radical Ciro ficará sozinho.

  7. Não sou eleitor………

    do Ciro, mas devo discordar de certos pontos……….que Ciro seja oportunista, tenho certeza, mas ainda estou procurando um politico que não seja opurtunista……de uma maneira ou de outra…..que talvez tenha exagerado na dose, acho que sim, eu mesmo fiquei decepcionado com sua atitude na prisão de Lula…..dito isso, quem sobra como alternativa?Querer um candidato ideal que não existe me parece no minimo irrealista, dada a atual conjuntura……….não digo votemos no Ciro, de todo jeito esta longue de ter 15 ou 20 porcento das intenções de voto, mas se as opções são Bolso, Marina ou alguem que a direita tire da manga, não vejo muitas alternativas……as vezes tenho a impressão que muita gente pensa que vamos ter eleições normais(se tivermos eleições…), algo como ir a um restaurante que tem uma carta farta e muitas opções de escolha de acompanhamento……se tivermos arroz e feijão sem mistura, ja ta de bom tamanho…..se não a opção vai ser pão e agua Bolsonaro….Par min é mais uma questão de contexto que uma questão ideologica….

  8. mato sem cachorro

    No fundo, no fundo, ele  nunca deixou de ser tucano, daqueles mais renhidos. Mas o pior nem é isto. A sua estrategia é que, no final, só tenhamos o nome dele, pois não  poderemos deixar  votos perdido,  por aí, correndo o risco de que o tse de fux  os compute  para seu candidato. Aconteceu isto, no DF. Para que arruda, mesmo denunciado e sujo na justiça,  não levasse a eleição p PT votou nessa criatura que hoje está  governando. 

  9. Democracia Já !

    Penso que todos nós que nos consideramos “de esquerda” temos que admitir o óbvio: estamos tomando uma surra da direita e, apesar de nossos esforços, está difícil a reação. Lula está preso – e isso fala por si só.

    E por que a direita consegue aplicar essa surra ? Porque fomos relapsos, acomodados e não mobilizamos, educamos e organizamos politicamente o povo.

    Os governos Lula e Dilma cuidaram da melhoria material da sociedade como um todo. Mas os valores (espirituais, ideológicos) foram sendo construídos pela Globo e por falsos pastores evangélicos (mercenários, uns; fascistas, outros).

    Acredito que só uma união entre todos os democratas (liberais e socialistas) pode reunir força suficiente para desviar o Brasil dessa destruição que se aprofunda dia-a-dia.

    Penso que a esquerda deveria apoiar um candidato de centro para o Executivo e se fortalecer no Legislativo. Eduardo Cunha provou que o Legislativo é um PODER – para o mal e para o bem.

    A esquerda comprometida com a História deveria organizar politicamente o povo (essa tarefa parece ser longa).

  10. Texto ingênuo! Ciro age como

    Texto ingênuo! Ciro age como um político de olho no eleitorado anti-Lula! Suas atitudes nada tem haver com amizade ou falta dela. Lula, como político experiente que é, sabe que não há nada de pessoal nas atitudes de Ciro e eu não duvido se, mais para a frente e dependendo o cenário eleitoral, Lula indique à seus eleitores que votem no candidato cearense para presidente.

  11. ME ENGANA QUE EU GOSTO!

     

     

                                           Caro Nassif, o Ciro Gomes esta fazendo bico doce e se achando a ultima bolacha do pacote na pseudo ala progressista que o mesmo propaga. Particularmente, acho o Ciro uma Direita disfarçada (Camaleão) e o considero irmão siamês dos Jereissati. Lula não precisa do apoio do amigo-da-onça Ciro Gomes, pois se o mesmo for impedido de participar das eleições presidenciais, uma simples indicação de um candidato(Haddad/Amorim/Wagner) levaria com certeza a vitória do Governo Progressista nas eleições. 

  12. Pois é, o Ciro canta de

    Pois é, o Ciro canta de coxinha contra o PT vomitando os mesmos preconceitos da classe média. Conta que os votos da esquerda virão de graça no segundo turno. Brilhante estratégia! Só que está esquecendo do primeiro turno. A considerar os últimos resultados da pesquisa, sem o Lula ele não passa nem no primeiro turno.

    E vem o Wanderley Guilherme dos Santos com a cantilena de que o PT tem que sumir pra dar espaço pro Ciro. Os dois poderiam ir juntos catar coquinho no asfalto em frente da Rede Globo e sob o aplauso do Vem Pra Rua, avatar do Lemann. 

  13. Faltou solidariedade com Lula e com a verdade desses tempos

    Não sei se a variavel amizade entra nessa questão. Não seria mais uma questão de lealdade politica de aliados de outros tempos e com mais ou menos mesmos objetivos? Acho que a minha questão ja responde em parte. Não são os mesmos objetivos. Ciro tem na cabeça dele, e basta ouvi-lo falar em economia, outro projeto de Pais que aquele que tem o PT e Lula. Além, claro, de suas ambições.

    Estah todo mundo doido querendo pular em cima do cavalo encilhando que vai passando, enquanto eles mantêm Lula fora das eleições. Quem vai conseguir?

  14. É bom lembrar que Ciro

    É bom lembrar que Ciro divulgou nota repudiando a prisão:

    https://www.pragmatismopolitico.com.br/2018/04/ciro-gomes-prisao-contra-lula.html&nbsp;

    E que pede para visitar o presidente:

    https://www.cartacapital.com.br/politica/ciro-pede-para-visitar-lula-e-defesa-avaliara-se-e-amigo-pessoal

    Também é bom lembrar, nas palavras do próprio Ciro: “Por 16 anos, Lula, diretamente ou por meio de aliados, exerceu o poder. E neste período, sem faltar nenhum dia, eu o apoiei”.

     

     

  15. A esquerda caminhando a
    A esquerda caminhando a passos largos para o abismo. Dessa forma, fazemos o jogo da direita e vamos entregar o país, em eleições legítimas, à direita. Criticar o Ciro agora por estar pensando pragmaticamente pode, criticar Lula e o PT quando agiram da mesma forma, ah!, isso é heresia. Não, na verdade é apenas ser hipócrita. GGN é um desserviço uma publicação dessa, não pelos ataques ao Ciro mas pela forma, de fake news, sem embasamento e repleto de preconceito. Se o texto se posicionasse politicamente e coerentemente tudo bem, agora atacar com preconceitos, induzindo a um machismo idiota e comparando Ciro a Marina, francamente. Sempre fui PT, sempre votei em Lula e depois Dilma, hoje tenho outra opção claro, mas ser fanático e não aceitar a responsabilidade do PT pelo que vivemos hoje no Brasil é duro. A prisão do Lula é óbviamente absurda e todos tem que se opor, inclusive como o Ciro está fazendo. Lula livre já, correto. Isso é política. O Lula rasgando seda pro Ciro quando da transposição do São Francisco pode. O Lula dando rasteira em Ciro 2010 pode. O Ciro pensando com os números, sabendo que precisa de parte do eleitorado que ainda está indeciso mas é, burramente, contra o Lula, não pode. Sinceramente, texto infeliz, idiota e que pode ser publicado na página do MBL. Parabéns! 

  16. O Ciro consegue ser mais invejoso do que o Fernando Henrique com

    O Ciro consegue ser mais invejoso do que o Fernando Henrique Cardoso com relação ao prestígio do Lula!

  17. Acho, sinceramente, que um

    Acho, sinceramente, que um texto opinativo como esse seu, cheio de ironia, até inteligente, deveria se aprofundar um pouco mais e, ao menos tentar, contextualizar o objeto da crítica. Antes de tudo, para que não me confundam, votei no Ciro nas duas oportunidades em que ele se candidatou à presidência, mas também votei em Lula e Dilma nas eleições que os elegeram e reelegeram. Acontece que o Ciro também votou, inclusive no segundo turno da eleição que le não conseguiu chegar e o Lula sim. Observado isso, não me consta que nessas oportunidades alguém tenha se referido ao Ciro como oportunista ou traidor. Fico prestando atenção nessas críticas de que o Ciro inclusive é de direita e que trocou de partido inúmeras vezes e isso, definitivamente não consegue me convencer. Então ficam as dúvidas martelando na minha cabeça. Quando o Ciro foi ministro do Lula e tocou quase que sozinho o projeto e a implantação da transposição do São Francisco, inclusive enfrentado forte oposição dos verdadeiros coronéis movidos à água nos currais eleitorais no nordeste, até com greve de fome de frei fulano de tal, ele era oportunista e de direita? Quando o Ciro, por ocasião do mensalão, que ameaçava derrubar o Lula logo no começo do seu governo, foi para o enfrentamento das forças de oposição, lideradas pelo PSDB, e estava todos os dias no palácio do planalto às 6 da manhã para a luta junto com o Lula e POUQUÍSSIMOS gatos pingados do PT que tinham coragem, ele era oprotunista ou de direita? Quando o Lula ofereceu à ele um ministério no seu segundo mandato e o Ciro não aceitou, ele era oportunista ou de direita? Quando o mesmo Lula prometeu a ele que ele seria o candidato indicado por ele para a presidência e depois voltou atrás tentando fazer um arranjo inclusive fazendo ele transferir seu título eleitoral para ser candidato ao governo de São Paulo, que também acabou não se realizando, o Ciro era oportunista ou de direita? Quando o Ciro apoiou e fez campanha para a Dilma, mesmo não tendo sido ele o indicado do Lula, ele era oportunista ou de direita? Quando a Dilma, na qual eu votei as duas vezes, lembram? ofereceu a ele o ministério que ele quisesse e ele não aceitou nenhum, ele era oportunista ou de direita? Mais recentemente, quando o Lula não apoiou o candidadto do próprio PT, lançado e apoiado pelo Ciro no Ceará, para dar apoio ao Eunício Oliveira do (P)MDB, ele era oportunista ou de direita? Quando o Ciro ficou ao lado da Dilma até o último dia, dizendo que foi golpe, e depois o Lula saiu fazendo caravana pelo nordeste e foi se abraçar com o Renan Calheiros que foi o presidente doo Senado que deu o golpe e o Ciro criticou veementemente, ele era oportunista ou de direita? Agora, em relação à sua crítica, que eu respeito, claro, dele ter dito que não cumpre agenda do PT, é preciso contextualizar. Assim como algumas semanas atrás ele fez um giro por agumas universidades e entidades na Europa, mais precisamente na Espanha, França e Inglaterra, o convite para debater em Harvard no MIT, já havia sido feito há 8meses atrás. E olha só que interessante, o conferencista que estava ao lado dele (só os dois), era nada mais nada menos quer o vice-presidente nacional do PT Alexandre Padilha, que também não estava em São Bernardo, assim como também não estava Jacques Wagner que estava no Brasil e é do PT, inclusive cogitado como plano B à não candidatura do Lula. O objeto da sua crítica é uma fala do Ciro anteontem em Ouro Preto para o sindicato dos servidores da Universidade Federal de Ouro Preto, em que ele estava explicando que por ter candidatura própria e seu projeto ser diferente do do PT, além do fato dele estar em Harvard naquela ocasião, para onde ele tinha sido convidado há oito meses atrás, que ele considerava o ato de São Bernardo um ato político e não de solidariedade fraterna,como estão querendo fazer crer, e já que se o PT considerava a prisão uma prisão política, deveriam ter pedido asilo à uma embaixada qualquer ou resistido civilmente. E como ato político que ele considerava ser, ele, como candidato por outro partido e não sendo do PT, ele não estava obrigado a seguir a agenda do PT. Quanto a sequestrar o Lula e entregá-lo em uma embaixada, no video a esse respeito, naquela data, ele está se referindo claramente a uma prisão arbitrária semelhante àquela por ocasião da sua condução coercitiva. Eu tinha jurado pra mim mesmo, depois de fazer campanha para a Dilma nas suas duas eleições que, a despeito da sua confirmadíssima honestidade e correição, na minha opinião, fez um governo desastroso administrativamente falando, que não defenderia mais nenhum político, mas não podia continuar vendo o Ciro apanhando injustamente sem dar minha opinião a respeito. A direita está adorandoo que está acontecendo. Só uma última indagação. Depois de baterem tanto no Ciro por essas picuinhas, se ele ficar enfraquecido eleitoralmente justamente por isso, se o Lula realmente não puder ser candidato, o que é muito provável, e se o seu indicado por um motivo qualquer não se mostrar viável ou não decolar, em quem vocês vão votar? No Bolsonaro? Já pensaram nisso?

    1. De Costas Pro Álvaro, Não Desconfiou Disso?

      Belo e respeitável esforço, porém, acredito, na direção errada.

      É Ciro que inviabiliza-se com quem exatamente tentas explica-lo ou seja é Ciro que se auto inviabiliza junto aos petistas e por tabela, quanto candidato.

      Fez assim em 1998.

      Repetiu em 2002.

      E vai repetindo-se em 2018.

      Tente o esforço com Ciro, quem sabe ouça.

      Já pensou nisso? 

       

      1. Sim, até concordo que ele não

        Sim, até concordo que ele não estava maduro o suficiente para evitar as armadilhas da retórica que ele usou nas duas ocasiões anteriores. Mas, venhamos para o presente. Qual a sua crítica atual para afirmar que ele está se inviabilizando? Não rezar pela cartilha do PT. Interessante, que o Ciro nos últimos anos se dedicou a estudar e conhecer à fundo o problemas estruturais do país e está afinadíssimo, inclusive não deixando nenhuma pergunta sem resposta sobre as soluções que ele pensa em oferecer para os diversos problemas enfrentados pela nação (se é que ainda podemos chamar assim). Não por acaso, é o ÚNICO pré-candidato até agora que tem e está apresentando um plano de governo baseado num projeto nacional de desenvolvimento. Acho que é isso que precisa ser discutido. O país está indo pro buraco, e nós,incluindo eu, estamos discutindo picuinhas periféricas ao problema central. 

  18. Lula foi abandonado por Ciro

    Lula foi abandonado por Ciro 

    Pois é, o sujeito se dispôs a sequestrar o Lula e levá-lo para uma embaixada para impedir uma possível prisão arbitrária, e o que ganhou com isso?… Ser chamado de bravateiro pelos petistas (assim como pelos coxinhas)!…

    O Ciro não deve nada ao Lula. Já Lula deve muito a Ciro, pois ele foi fundamental nos acordos de bastidores para impedir o mensalão de chegar até Lula.

    Mas estão pouco se lixando para a contribuição que ele deu ou o papel que pode desempenhar para solver a crise que estamos metidos. O problema é o jogo de poder e saber que ele é um candidato viável sem a menor disposição de ser um poste do PT. Essa é a verdadeira *traição* do Ciro.

    ——-

    A propósito sobre gente que abandona os companheiros tenho certeza que o vídeo abaixo poderá refrescar a memória de quem verdadeiramente merece o título.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Qj-w3i9_hpQ%5D

    1. preguiiiça de ciristas

      Ciro bravateou sobre levar Lula para uma embaixada para depois dizer que Lula NÃO é preso político. Gostaria de entender por que propor-se a levar um preso comum para uma embaixada. Ah! Deixa pra lá!  Ele é macho. Pode ser incongruente. Num dia morde, no outro assopra… Quem não te conhece que te compre. Em tempo: não voto em candidatos “de esquerda” egressos da Arena. Quem quiser, que vote, mas, por favor, não venha me dizer que votou na esquerda.

      1. Sou obrigado a concordar que

        Sou obrigado a concordar que o Ciro manda mal em não considerar Lula preso político. Naturalmente é um cálculo político que ele faz para não polemizar com eleitores da direita que poderão votar nele. Espero que essa posição mude, pois ele mesmo vive repetindo que deseja ser presidente, mas sem vender a alma. Veremos.

         

  19. Constatação

    De uma coisa não se pode acusar os ortodoxos petistas: de incoerência.

    São imbecis, sectários e arrogantes como todos os outros ortodoxos.

    1. Constatação II

      Ao mesmo modo, não se pode acusar os heterodoxos petistas ou não de incoerência:

      – São sábios, humildes, universalistas, apesar de deterem TODO o conhecimento humano sobre tudo, como requer a própria natureza da heterodoxia.

       

      Aleluia, heterodoxia, aleluia.

    2. A garotada DCE cirandeira

      A garotada DCE cirandeira está gamada no Cirão das Massas…massas? Talvez massas amorfas dos que acham que política é comer batata doce com alface e boicotar seriados que tu quoquemente mancham o repertório progressista.

      O que destoa de Ciro e seu personalismo e Lula com sua personalidade política é a realpolitik – neste temos a personificação da política como meio e naquele a política é um fim em si mesmo, uma reificação da pratica política em si mesma.

      Senão, qual a justificativa para o carreirismo de Ciro? Já está no quinto partido ,sendo que os outros que foi filiado ainda existem…

      O fato de ”não ser das oligarquias” é questionável e ingênuo.

      Ciro é um restolho do pensamento da esqualida social democracia que pautava o PSDB quando tinha vergonha na cara, o resto é conversa. 

      Mas a garotada que surfou nos anos dourados pós 2003 e que não sabe sobre carestia ou falta de vagas em universidades acha Ciro a quintessência do pacote…o rei dos bobos (boêmios burgueses em tradução livre) que buscam atrasadamente a construção da social democracia quando ela escorre pelo ralo, principalmente na França de Macron…

  20. Fiquem com o Renan…

    Inacreditável o pensamento dito crítico da esquerda fazendo o jogo sujo de MBL e etc. Atualmente o maior inimigo do Ciro não é o Kataguiri ou os bolsominions, quem está jogando gasolina na fogueira é a burocracia petista que há muito exagera na soberba e dispensa a autocrítica.

    Marina apoiou Aécio, defende pautas tenebrosas como a autonomia do Banco Central, nutre um ódio carnal pelo PT mas segue sendo poupada e herda a maioria dos votos do Lula.

    Ciro tem projeto, tem retórica, tem candidatura, mas para certos setores do PT ele não pode ser protagonista, por razões que só Gleisi e cia entendem.

    Já discuti com os meus amigos filiados ao partido, já deixou de ser burrice, já é má-fé o que estão fazendo.

    Dizer que o Ciro é candidato da direita chega a ser patético para quem teve Meirelles e Levy comandando a farra dos rentistas nos governos do PT.

    Ainda acredito que o Lula terá um pingo de consciência e mesmo que não apoie vai ordenar a militancia a dar um basta aos ataques rasteiros, concentrando o fogo nos inimigos reais.

    Tendo em vista que a candidatura do Ciro é a única chance no campo progressista e a única candidatura que faz frente ao rentismo, eu continuo não acreditando no rumo que a burocracia petista resolveu tomar nessas eleições.

    Pois como disse o próprio Ciro, “fiquem com o Renan”.

  21. Nunca votei em Ciro, mas me

    Nunca votei em Ciro, mas me vejo obrigado a dar um testemunho sobre ele.

    1991. O então governador Ciro obriga a empresa em que eu trabalhava a reabrir uma fábrica sediada em Maracanaú, fechada há um ano e maior devedora do BEC na época. Ele ameaçou a execução da dívida contra a matriz (em SP) caso a unidade CE não voltasse a funcionar.

    Escolhido para a missão, mudei-me para Fortaleza, e durante quatro anos e meio recebi todo o apoio (incentivos, Finor, etc.) por parte de seu governo pelos seus secretários, jamais me tendo sido cobrada “contrapartida” ou “agrado” de qualquer espécie, nem contribuição política em tempos eleitorais. Sou testemunha direta, portanto, de um governo eficiente, correto e objetivo. A dívida foi integralmente paga.

    Poque nunca votei nele? Porque ele é realmente dúbio ideologicamente. A mesma insegurança que vejo nas pessoas em relação às suas opiniões intempestivas e mudanças de partidos eu tenho também, visto que sempre fui eleitor do PT, depois do Brizola. Hoje votaria em Lula, obviamente.

    A situação atual beira o caos, não temos certeza de nada, nem se haverá mesmo eleição.

    Portanto, arrisco um “achismo”:

    1- Ciro é sim uma opção, principalmente no segundo turno contra um zumbi neoliberal desses. 

    2- Se ele apoiar incondicionalmente e abraçar a causa atual de Lula, será mais um a disputar os 30% herdados (caso Lula não possa concorrer). Claro que ele tem que correr atrás de um eleitorado que rejeita o PT, mais de centro, e que não confia em Marinas e Barbosas. O que ele tem feito é apenas se concentrar em sua estratégia e agir pragmaticamente. Faltam seis meses para as eleições.

    3- Acho importante o fato de que ele vem defendendo as empresas nacionais durante suas palestras, enfrentando debates e perguntas de coxinhas que pregam o extermínio das empresas estatais. Ele tem deixado isso bem claro, não dando margem a cobranças futuras quando tiver que reverter (ou estancar) estas entregas criminosas. 

    Ou seja, nem Deus nem diabo, apenas uma opção bastante razoável. Principalmente se conseguir direcionar sua coragem para o enfrentamento às pressões externas predadoras de nossa soberania. A ver. 

  22. Bom, a esquerda tem um

    Bom, a esquerda tem um problemão na ordem do dia: o hegemonismo petista.

    O PT se acostumou, desde a década de 1990, a ser a fração hegemônica da esquerda. PC do B, PDT, PSB, assim como as costelas petistas (PSOL, PSTU), deveriam, na visão petista, se limitar à condição de satélites teleguiados. E os petistas se acostumaram com isso mesmo.

    Agora que o PT está envolto em graves problemas, não aceitam eles se colocar na posição que demandavam dos outros. Os outros patidos de esquerda deveriam se subordinar por questões de “estratégia política”. Agora que tudo está deveras complicado para o petismo, se recusam a considerar essas questões de “estratégia política”.

    Ou seja, a executiva nacional do PT falou, “está falado”. Agora, “não me venham com propostas alternativas”. Só o PT manda na esquerda e no trabalhismo.

    Esse é o subtexto da presente intriga.

    Me desculpem, em 2010 o Lula prometeu que o Ciro seria seu candidato ao Planalto. Lula TRAIU o Ciro, mas mesmo assim Ciro apoiou Dilma contra José Serra.

    Tem muita gente confundindo a questão Lula (que 50% da população sabe se tratar de uma armação) com a questão “rumos da esquerda”, que necessariamente passa por um arranjo pós-Lula. Mas nesse arranjo, o PT, sem seu super-trunfo, fica necessariamente diminuído. E que pesadelo para os petistas! Tentam manter uma hegemonia que não tem mais suas bases reais.

    A esquerda que não tem medo das “verdades inconvenientes” assiste pasma ao chilique petista diante de Ciro Gomes.

     

  23. Se não for Lula

    Se Lula não puder se candidatar voto no Ciro.

     Todo resto mais não me interessa, há smpre de todos os laos críticas e explicações para os atos do Ciro, mas uma coisa é certa Marina só se eu tiver fumado ,uita maxonha estragada e para mim parte do eleitorado petista cogitar na Marina é de vomitar. O primeiro motivo é que ela é CRENTE, EVANGÉLICA e esses jamais terão meu voto, jamais!!!!!!! Segundo, na minha opinião, na esquerda não vejo outro com peso hoje em dia suficiente para um enfentramento no segundo turno com, por exemplo, um Joaquim Barbosa. O Ciro desconstroi toda o absolutismo desse idiota em dois segundos a menos é claro que ele (Joaquim Barbosa)resolva falar em alemão mas aí ninguém no Brasil vai entender mesmo. Resumo Lula não disputando ….. Ciro e todo resto para mim não interessa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador