O alerta sobre taxa de rejeição crescente

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Taxa de rejeição, o componente negativo a ser comemorado

Da CartaCapital

Enquanto eleitores e candidatos se atêm a quedas e subidas nas pesquisas eleitorais, um ponto importante passa quase despercebido na disputa eleitoral: a taxa de rejeição. Componente importante no espectro eleitoral, a rejeição pode variar de acordo com o tom da campanha no imaginário do eleitor e, em casos extremos, reverter o quadro.

Na acirrada disputa entre o PT e o PSDB, além da diferença de quatro pontos percentuais de Dilma Rousseff sobre Aécio Neves –  segundo o Datafolha do último dia 21, 52% para a presidenta contra 48% para o ex-governador de Minas –, a campanha da petista vem comemorando o número que mostra o crescimento da rejeição ao tucano. A pesquisa, pela primeira vez, mostrou a rejeição de Aécio numericamente maior que a rejeição de Dilma: enquanto 40% dos eleitores não votariam de jeito nenhum no peesedebista, 39% que jamais votariam na petista.

Em comparação com a pesquisa anterior, o lado ruim da reputação do tucano parece estar atingido mais adeptos: o Datatafolha do dia 15 mostrava que a rejeição de Aécio havia subido de 34% para 38%, enquanto a de Dilma havia oscilado de 43% para 42%. Certamente, um dado para a campanha do presidenciável tucano se preocupar, avalia Marco Aurélio Nogueira, professor de teoria política da Unesp.

“Caso essa rejeição se confirme nas pesquisas sucessivas, sua campanha deve ter isso como alerta, apesar haver muito pouco tempo reverter esse quadro”, diz. “Um aumento desse porte na rejeição certamente significaria que a campanha negativa posta em marcha por Dilma e Lula funcionou, do mesmo modo que funcionou no primeiro turno com Marina”, afirma. Para Nogueira, isso traz pontos positivos e negativos para a petista. “Dilma pode comemorar porque isso lhe abriria as portas da reeleição. E terá também motivos para se envergonhar”, diz sobre o baixo nível da troca de acusações no segundo turno. Para muitos, as acusações disparadas pela candidata do PT contribuíram também para o desgaste da imagem da adversária Marina Silva (PSB), que se viu obrigada a responder aos ataques.

Diretor do Núcleo de Pesquisas de Políticas Públicas da USP, José Álvaro Moisés concorda que depois do “sucesso” em desqualificar Marina, Dilma está apostando as mesmas fichas na corrida com Aécio. “Alguns creem em uma tendência de parte do eleitorado em se definir não por quem lhe é favorável, mas por quem ele rejeita”, explica. “Essa foi a lógica adotada pelas campanhas nesta eleição. Nesse ponto, o PT teve sucesso ao desconstruir a candidatura de Marina Silva e agora está repetindo a conduta com Aécio Neves.”

A intensidade da campanha negativa foi tanta que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Antonio Dias Toffoli, liderou uma mudança na jurisprudência da corte para banir a desconstrução de adversários no horário eleitoral. Na quarta-feira 22, Dias Toffoli defendeu a medida e afirmou que a campanha chegou a nível tão baixo que está provocando episódios de intolerância entre eleitores. Segundo Toffoli, no segundo turno os candidatos se empenharam mais em destruir o adversário do que defender propostas. “Virou uma campanha do ‘vote no menos pior’”, criticou.

A decisão do eleitor baseada na desqualificação do candidato se dá por meio de um processo não totalmente racional. “Existe uma premissa de que a decisão do eleitorado não é apenas racional, mas tem também um componente emocional, que seria mais pautado pelo negativismo”, explica Moisés. Segundo ele, seria como definir uma identidade não por quem você é favor, mas por quem deve-se evitar na vida política. “Se fazem uma campanha negativa, não é possível fazer uma campanha de conteúdo positivo. Uma coisa ocupa o lugar da outra”, acrescentou.

Uma campanha pautada pelo viés negativo é impulsionada, segundo Nogueira, pela polarização, que cresceu e certamente marcará a história da corrida eleitoral de 2014. “O espetáculo dado pelas campanhas deste ano foi deplorável e deixará um rastro de sangue e ódio a ser processado com dificuldades pelo próximo governo e sistema político”, prevê. “Criou-se um estado de aberta animosidade entre diferentes setores da população e também dentro de cada grupo ou instituição”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Essa taxa de rejeição é muito

      Essa taxa de rejeição é muito difícil de ser revertida em pouco mais de 2 dias. Mesmo assim, a campanha de Dilma, principalmente nas ruas, tem de continuar até o último minuto de sábado, pois Dilma pode abrir mais uns pontos até lá.

      Sábado é um dia em que as pessoas ficam fazendo campanha de última hora, telefonam para parentes e amigos em busca de convencimento.

      1. Estranho

        Isso é uma coisa que percebi aqui no Rio. Só passei a ver a campanha de Dilma com mais intensidade nas ruas nos últimos dias. Não sei se havia desânimo, ou estavam “poupando energia”, o fato é que achei a campanha “perigosamente” fora das ruas nesta campanha de 2014.

  1. Toffoli está errado! A

    Toffoli está errado! A intolerancia entre eleitores foi e tem sido causada pela revista veja,globo news, folha e estadão, que criaram um anti-petismo raivoso e irracional!

  2. Pesquisas de hoje

    E na pesquisa de hoje do Ibope, a rejeição de Aécio subiu de 35% para 42% nos últimos sete dias, enquanto a de Dilma permaneceu em 36%.

    No Datafolha, a rejeição de Aécio é de 41% e a de Dilma, 37%.

    Salvo algum terremoto na reta final (batendo na madeira três vezes), Malafaias, alguns médicos nervosinhos, outros tantos de cantores sertanejos, Ronaldão e Lindsay Lohan dançaram. Ps.: E Lobão vai morar em Miami.

  3. É o feitiço.

    A maldição será maligna, isso foi coisa do psdb, agora que o feitiço está virando contra o feiticeiro vem o tst querer mudar as regras do jogo. Quando usaram e abusaram das desqualificação xula contra o PT, Deveriam ter agido no inicio das baixarias mas isso prejudicaria o psdb, tem que olhar o que fizeram com o Lula e com a Dilma com afamigerada ficha de terrorista, afinal no psdb tambem tem terroristas, A baixaria não é só no horario politico mas sim em toda a imprensa, o tse não dever ser parcial, isso é coisa de republica de banana.

  4. Ataques

    Campanha de desconstrução, ataques constantes e nagativismo vem sofrendo o PT e o Lula ao longo dos últimos 12 anos pela oposição escondida atrás das redações. Se nesta eleição o quadro ficou mais acirrado é porque a direita não suporta mais a idéia de perder para o PT. Estão loucos babando de ódio. Deste modo, nem precisava a campanha de Aécio se procupar com esta parte; fora os nossos dez minutos garantidos por lei, eles tem 23 h 50 min de campanha negativamente contra.

  5. “O espetáculo dado pelas

    “O espetáculo dado pelas campanhas deste ano foi deplorável e deixará um rastro de sangue e ódio a ser processado com dificuldades pelo próximo governo e sistema político”

    Brincadeira,  hein?

    Anos a fio aturando os xingamentos insanos e as mentiras destrambelhadas dos tucanos e seus aliados. Aí a gente reage, e isso é um “espetáculo deplorável” das campanhas?

    Next what, vamos comentar um estupro como um comportamento deplorável de ambas as partes? Não existe mais o direito à legítima defesa? É preciso aguentar calado as palhaçadas do tipo “o filho de Lula é dono da Friboi”, “a filha da Dilma é dona de 20 empresas”? É preciso aguentar calado a invenção do Sr. Reinaldo Azevedo, “petralhas”, quando os 12 últimos anos foram os primeiros e únicos em que Polícia e Ministério Público investigaram corrupção, sem as amarras impostas por engavetadores nomeados por governantes corruptores?

    Ora essa. O ódio foi promovido pela oposição e pela imprensa. E se alguma culpa cabe ao governo e aos que o apóiam, é a de não ter dado um para-te-quieto mais cedo e mais enérgico.

    Que vão todos para Cláudio. Já tem aeroporto lá, sabem?

  6. Particularmente preferia uma

    Particularmente preferia uma campanha mais propositiva porque também não gosto dessa verdadeira Guerra Santa contra os udenistas, onde a demolição de reputações foi a arma mais implacável e devastadora do PT. Todavia, também não posso desconsiderar o quanto está em jogo, o mal que o PSDB representa, que nunca disputa tão acirrada vale tudo e que durante 4 anos a mídia udenista nada fez senão tentar destruir o PT. Por ter apanhado tanto e quase sempre sem provas é natural que os petistas tenham muita raiva engasgada na garganta e isso tinha que aflorar um dia.

  7. Hoje disse a uma operária num

    Hoje disse a uma operária num onibus em Osasco “Entre Aécio Neves e um cachorro sarnento, votaria no cachorro sarnento”. Ela riu e disse “eu também votaria no cachorro sarnento”. Ha, ha, ha… 

     

    Aécin, coitadim, num vai ter mutcho votin. Ha, ha, ha…

  8. “Nesse ponto, o PT teve

    “Nesse ponto, o PT teve sucesso ao desconstruir a candidatura de Marina Silva e agora está repetindo a conduta com Aécio Neves.”

    Aécio e Marina não tinham o que mostrar aos eleitores diante da grandiosidade das transformações que o país conseguiu desenvolver. Ora, com o auxilio da mídia qualquer um tinha respaldo para começar os ataques contra Dilma no primeiro debate na Globo.

    Na verdade, Aécio e Marina só conseguiram indices acima de Dilma – com o primeio indo para o segundo turno – por causa de muitos ataques desferidos por eles para desconstrução de Dilma, como se ela fosse conivente em todas as denuncias de corrupção na Petrobras.

    Lembro-me que Dilma quase perdeu a cor da pele com muitos ataques na mesma pergunta.

    Isso que fizeram com ela acabou se consolidando como mentiras.

    Dilma então perde o respeito pelo adversário, e montou um paralelo nos moldes que ele teve com ela; os quais se coadunaram com a verdade, de fato; tal que desqualificaram as palavras e a própria vida de Aécio.

     

     

  9. Desconstrução nos olhos dos outros …

    O PT vinha sendo desconstruído diariamente pela mídia e pelos candidatos Aécio e Marina com os vazamentos seletivos do corrupto. Com isso e com a parcialidade da mídia, o TSE  e o TSF não se incomodam, grande hipocrisia. Não havia alternativa para o PT, o ataque como defesa.

  10. Por que Dilma deveria se

    Por que Dilma deveria se envergonhar se apenas colocou nos debates e no horário eleitoral gratuito FATOS já amplamente divulgados pela imprensa? Seria motivo de escusas se inventasse ou aumentasse o que já é de domínio público.

    A desconstrução de Aécio Neves partiu, em princípio, dos seus próprios adversários dentro do PSDB. Em parte também da dita imprensa a ele simpática, portanto insuspeita.

    Aécio Neves é um candidato tão cheio de senões, tanto em termos pessoais como políticos, que desconstruir sua imagem é um processo redundante. Ele mesmo se autodestruiu e autodestrói: na vida pessoal, sempre um bon vivant, netinho do võvô Tancredo , baladeiro de mão cheia. Se preocupações tivesse com sua imagem seria tão assíduo nas revistas de fofocas, mundanas, sempre com um copo na mão? Deixaria vencer sua carteira de motorista e dirigiria bêbado? Esmurraria uma mulher? Construiria aeroporto com dinheiro público para desfrute particular? 

    Vamos resumir essa querela: Aécio Neves não tem postura e muito menos compostura para ser presidente da República. E em termos políticos-administrativos é produto do maior processo de sublimação artificial já feito com um homem público no país. 

     

  11. o governo progressista levou

    o governo progressista levou porrada da

    grande mídia golpista desde 2003.

    que criou o  ódio e o apoliticismo e

    agora quando os tucanos e o pig são criticados

    dizem que é o pt  que ataca.

    o pt usa da legítima defesa.

  12. Nada se compara.

    Que a imprensa diga o que quiser dizer ! Que foi esta a campanha mais suja. Não foi não ! Esta foi a única campanha em que o PT revidou, aprendeu que ficar calado faz que pessoas ainda acreditem que o Lula é o 12º homem mais rico do mundo, como houvi de uma senhora hoje, que o filho dele é MILIARDÁRIO. E não adianta mencionar os roubos do outro partido, pq os aecistas não acreditam. O preconceito contra o PT, martelado durante mais de 12 anos e principalmente no Mensalão, ficou na mente de muitos.

    Mas na minha mente jamais sairá a campanha imunda do Serra, onde Dilma era colocada como amante de outra mulher. Mas principalmente os XINGAMENTOS sofridos durante a abertura da copa do mundo. Estas 2 fatos calaram tão fundo em mim, que jamais votaria em alguem desse partido asqueroso e vendido aos interesses dos estrangeiros. Prefiro o Paulo Maluf, mais autêntico

  13. Nem precisava haver ataques

    Nem precisava haver ataques para desconstruir Aécio. Em 26/02014,  deu no R7, só não viu quem não quis ver, não ouviu quem não quis. Na movimentação de líderes de partidos atrás de possíveis benefícios em troca de apoios, Aécio deixou escapar a pérola: “Suguem o que puderem do governo e venham para nós”. Muito apropriado, não? Depois, a série de impropiredades aumentou. Aliás, deviam fazer uma avaliação do uso da palavra desconstruir, ela tem um sentido político bem mais rico do que esse que estão dando. O mais correto quando se tenta destruir uma pessoa, ou grupo, ou qualquer outra coisa de forma negativa,  seria usar a palavra desqualificar. Desconstrução nos estudos culturais, na psicanálise, na análise do discurso,  nas representações sociais e estudos do cotidiano, tem muito mais a ver com empoderamento relacionado com as lutas sociais. Quando o tom da discussão e o argumento ferem nossa inteligência e civilidade (educação mínima) é desqualificação, aí concordo que num debate político, o tom pessoal deve ser evitado a todo custo. Embora não seja isso que a gente tem assistido nos telejornais, na abertura da Copa, com ataques de bárbaros e estranhos humanos que se veem acima de qualquer suspeita, mesmo que a realidade deponha contra eles. Quanto ao ministro Toffoli, ou ele está sendo ingênuo ou astuto, para justificar suas atitudes como presidente do STE, que tem sido interpretadas mais como censura e veto do que mediação de um processo. Ficou num tom paternalista onde a filha, independente da idade é mais severamente repreendida do que o menininho atrevido e levado. Não convenceu.

  14. Pergunto, o Sr. Nogueira que

    Pergunto, o Sr. Nogueira que tivesse feito se um estádio cheio de coxinhas lhe mandava “tomar no cú”..?
    Se o coxinha mor lhe tratara de mentirosa e leviana a toda hora.
    Dilma não passou a toa pela tortura… ela deixa marcas, mas também ensinamentos. Ela foi uma Lady. 

    Não existem dois demônios, essa é uma teoria para igualar vítima com vitimário, algo que aqui se estila muito. Tadinha da oposição, apresentaram um candidato com ficha pessoal mais suja do que pau de galinheiro e agora reclamam.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador