Debate da Band revelou duas personalidades distintas, por Fábio de Oliveira Ribeiro

 

Não precisei assistir muito o debate da Band para compreender sua dinâmica.

A agressão é um princípio fundamenta que orienta a estratégia discursiva de Aécio Neves. Ele não quer convencer o eleitor com argumentos racionais, nem tampouco se esforça para rebater os argumentos racionais utilizados por Dilma Rousseff. O candidato tucano só faz uma coisa: agredir e continuar agredindo para mostrar sua virilidade ao telespectador e cansar a adversária que ousa o enfrentar.

Aécio fala olhando para os lados, raramente olha para a frente. O olhar vidrado dele, porém, indica que ele só é capaz de olhar para dentro de si mesmo. Ele não se preparou para compartilhar qualquer emoção ou conhecimento com o mediador, a interlocutora e o público. O ego dele se expande através de frases curtas, ríspidas, previamente ensaiadas, sem que qualquer argumento da adversária afete sua verdade. Aécio comporta-se como um fanático voltado para dentro de si mesmo, que procura irradiar a única verdade que admite conhecer: a sua própria verdade.

Isto fica evidente quando, por exemplo, Dilma Rousseff critica o governo dele em Minas Gerais e o governo de FHC. Aécio rejeita a crítica como se o simples fato de a rejeitar fosse capaz de invalidar o argumento racional levado à discussão. No mundo de Aécio só existe a virtude dele. Nada do que ele fez foi mal feito, nenhum erro FHC cometeu. Sua adversária foi incapaz de cometer acertos.

Impossível não comparar Aécio no debate de hoje com Paulo Maluf debatendo em eleições passadas. Como Maluf, Aécio age calculadamente como se fosse um autista: ele só está contato com a sua própria realidade interior. E, portanto, é incapaz de aceitar qualquer tipo de argumento ou de crítica que lhe seja feita a partir do exterior. Porque o que lhe é exterior simplesmente não existe, ele presume que está sempre certo e que não deve qualquer satisfação ao mediador, ao interlocutor e ao público.

O truque teatral que Aécio Neves usou no debate é infantil e pode ser facilmente percebido. Além de agredir a adversária, de se fechar no seu próprio mundo auto-referente como um autista, Aécio faz de tudo para intimidar Dilma. O candidato tucano age como se já tivesse sido eleito por deus, pairando sobre todos como se ele fosse um “poder legítimo” e sua adversária a “oposição ilegítima”.

Até mesmo José Serra (de quem nunca gostei) conseguiu ser mais simpático e aberto que Aécio Neves nos debates presidenciais em que participou. Dilma Rousseff não está debatendo com um homem e sim com uma ostra. Mas ao contrário das outras ostras, Aécio não se fechou em torno de uma pérola muito valiosa. Ele tranca dentro de si um imenso vazio. Talvez isto explique sua exagerada agressividade.

O perfil que o candidato tucano construiu para si mesmo neste debate da Band não foi o de um homem equilibrado que se candidatou a presidente porque ama profundamente o povo que pretende governar. Ele apenas se mostrou como alguém obsedado por vencer a qualquer custo. O encontro de hoje não foi capaz de me convencer a votar em Aécio Neves. Quando ver a foto dele na urna eletrônica em alguns dias vou lembrar de que ele me pareceu alguém mentalmente perturbado que precisa ir para casa se tratar. Se for eleito Aécio vai maltratar o país e isto ele não fará com o meu voto.

Dilma Rousseff procurou usar argumentos racionais. Se esforçou bastante para mostrar as virtudes de seu governo e os equívocos da gestão de Aécio Neves em Minas Gerais e da presidência de FHC nos anos 1990. Ao insistir em atacar FHC a candidata do PT se distanciou um pouco do eleitorado que cresceu e chegou à maioridade nos últimos 12 anos. Aécio Neves parece acreditar que pode cativar os jovens com sua agressiva virilidade. Impossível dizer qual dos dois vencerá a eleição entre os eleitores com menos de 25 anos.

Até o momento que desliguei a eleição pude perceber que Dilma ficou irritada com as agressões de Aécio. Mas ele foi capaz de manter a civilidade e isto conta pontos. Em alguns momentos a petista comete o erro mortal de reagir ao discurso auto-referente de Aécio. Seria bem mais fácil ela fazer ignorar o “não diálogo” proposto por ele mostrando ao telespectador que o tucano não foi ao estúdio da Band para debater.

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

145 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. No primeiro debate televisivo

    No primeiro debate televisivo do segundo turno, realizado na noite desta terça-feira (14) pela Band, qual candidato saiu-se melhor? (os resultados das enquetes não têm valor de amostragem científica).

     Paulo Whitaker/ReutersAécio Neves 80,38% Paulo Whitaker/ReutersDilma Rousseff 19,62%62.295 voto

    Resultado parcual. Fonte Uol

    1. O Local da Enquete

      “os resultados das enquetes não têm valor de amostragem científica”

      Porque foi feita lá naquela famosa fazenda de Claudio que tem até aeroporto?

      1. Primeira página Uol em letras

        Primeira página Uol em letras garrafais;

        Vá lá e vote pra tentar diminuir a goleada.

         ps:Vc é registrado e seu comentário é automático. Eu não sou cadastrado.Mas o último comentário que fez sobre mim , teve uma resposta muito pior do que seu desrespeito gratuito.Pena que o Nassa tirou seu comentário antes de publicar o meu..

          1. Faltara duas!

            Faltaram as enquetes promovidas pelo Prof. Hariovaldo e pelo Clube Militar! Aí sim poderemos consolidar os dados! 

          2. Eu procurei e não

            Eu procurei e não encontrei.

              Procurei até no Vox Populi e nada.

                     E vc me incentiva a perguntar: Por que ninguém se interessa quem ganhou o debate?

                       Na minha opinião houve um empate técnico,E mais:

                          Discutiu*se qum roubou ou acobertou menos.

                             Nenhuma proposta inovadora pro país. Nem velha,

                            Eu escrevi ”empate técnico” porque penso que os dois perderam

                            Uma lástima!!! O Brasil não merece um ”debate” nesse nível.

                             Típico consagratório do terceiro mundo.

        1. Bota a cara e para de mimimi.

          Bota a cara e para de mimimi. Ateh o Leonidas defensor dos Diritos Humanos eh cadastrado. Cmo vc quer ser levado a serio dessa maneira. E por favor nao venha falar de desrepeito para com a sua pessoa pq vc jah apronou muito das suas por aqui nao? Quer o respeito dos colegas? Ninguem precisa se amar, mas se de ao respeito.

          1. Não sou cadastrado por

            Não sou cadastrado por motivos alheios a minha vontade.Escrevi isso 1 000 x Mas tenho nome e mail conhecidos.

               ”No que se refere” , essa á da Dilma, ao mimimi, respondo a jato.

                             Estou pouco me lixando quando o nobre me mandou ”pra puta que pariu”, minha bronca é que minha resposta não foi publicada.

                          Mas o bispo da Dama ficou horas em evidência sem nenhuma contestação.Ao contrário, levou 5 bolas como aprovação.Até aí tudo bem, porque sou ciente que escrevo num covil petista.

                          Minha bronca foi que minha resposta não foi publicada e Nassa tirou o comentário dele do ar.

                         Não me faço de coitado( minimi) num antro petista ou em qualquer lugar aonde a civilidade impera.

                         Vá lá no Reinaldo Azevedo e escreva o que escreve aqui. E eu escrevo aqui o que seria adorado no blog dele.

                              Dá pra entender as nossas diferenças? Pelo menos no que concerne a coragem.

                                 É fácil bater numa pessoa solitária quando estamos em grupo.

                              Eu quero ver é contestar sozinho, um grupo radical.

                                   Vc tem coragem pra isso?

                                       Evidente que não( vc só atua, covardemente, em grupo majoritário)

                                                          Bundão!!!!!!!!!!

                               

             

          2. Comentar contra os q postam no Tio Rei? Tá brincando…

            Ele simplesmente nao publica. Aqui vc faz seu papel ridículo, e é publicado. Simples assim. 

          3. É para você, mas é também para o Fábio de Oliveira Ribeiro

             

            Francy Lisboa (quarta-feira, 15/10/2014 às 08:59),

            Não era para você este comentário, mas aqui no post de Fábio de Oliveira Ribeiro os comentários ficam em ordem inversa e é preciso recolher a velhos truques para trazer um comentário para a primeira página em um post que tão cedo chegou a cerca de cem comentários.

            Para esconder a minha intenção eu trago a seguinte justificativa para fazer o meu comentário aqui junto ao seu. Ontem lá no post “A íntegra do debate entre Guido e Armínio na Globonews” de terça-feira, 14/10/2014 às 11:14, aqui no blog de Luis Nassif em que Luis Nassif, após uma boa introdução, disponibiliza o vídeo do debate entre Guido Mantega e Armínio Fraga, eu fiz uma comentário junto ao seu enviado terça-feira, 14/10/2014 às 12:42. No seu comentário você debate com Luis Nassif a respeito da surpresa que o desempenho de Guido Mantega no debate teria sido para Luis Nassif.

            Em meu comentário enviado terça-feira, 14/10/2014 às 21:46, além de considera sem importância eleitoral o debate, fiz o elogio de praxe que eu faço a Guido Mantega. Ao dizer que o debate entre Guido Mantega e Armínio Fraga não era importante para resultado eleitoral , eu não estava recusando a analisar o debate. A discussão sobre o debate é importante e hoje Luis Nassif traz um post importante que volta a discutir a dicotomia que estava ínsita ao debate, qual seja, a oposição entre o Keynesianismo e o liberalismo ortodoxo que Luis Nassif denomina de modelos de governos neodesenvolvimentista e neoliberal. Trata-se do post “A lógica das políticas econômicas neoliberais” de quarta-feira, 15/10/2014 às 11:05, e que pode ser visto no seguinte endereço:

            https://jornalggn.com.br/noticia/a-logica-das-politicas-economicas-neoliberais

            É bom observar que o discurso do PT tanto na eleição contra José Serra como agora contra Aécio Neves bateu na tecla de que tinha uma disputa entre neodesenvolvimentista e o neoliberal, mas Luis Nassif está certo quando ele diz que “Pela primeira vez estão claramente explicitados dois modelos de governo: o neodesenvolvimentista e o neoliberal”

            Ele está certo porque José Serra é tão neodesenvolvimentista quanto a presidenta Dilma Rousseff e assim na eleição anterior esta dicotomia não estava tão clara. Entretanto, como eu disse para você lá no meu comentário, essas distinções não devem ser tomadas muito ao pé da letra e bem possível que o Aécio Neves tenha mais possibilidade política de introduzir uma alíquota de 35% no IR do que a presidenta Dilma Rousseff tão estigmatizada pelas nossas elites financeiras e empresariais.

            Bem, em meu comentário para você eu cometi uma falha. Eu disse que a sorte de Guido Mantega na condução da política econômica ficou prejudicada pelo que aconteceu no terceiro trimestre de 2013 e que assim a, na minha avaliação, boa política econômica dele seria julgada ruim. O erro foi que eu não coloquei condicionantes no que aconteceu no terceiro trimestre de 2013. Se o que ocorreu na economia no terceiro trimestre de 2013 foi exógeno ao modelo econômico, isto é, se o que ocorreu tivesse sido, por exemplo, fruto de uma morte que causasse uma grande comoção e o país parasse por três meses, ai a minha avaliação do modelo econômico adotado pelo ministro Guido Mantega estava correta. No entanto, se o tranco que a economia experimentou no terceiro trimestre de 2013 foi decorrente do próprio modelo, isto é, foi endógeno, ai a minha avaliação teria sido falha. E insistir no modelo é equivocado.

            Bom, mas meu comentário não fora pensado em ser feito para você. Eu queria me dirigir era ao Fábio de Oliveira Ribeiro com quem discuti muito junto ao post “JB afundou ao cavalgar no tigre da mídia e cresceu ao desmontar do Tribunal” de sexta-feira, 30/05/2014 às 12:12, aqui no blog de Luis Nassif, mas originário de post dele. O endereço do post “JB afundou ao cavalgar no tigre da mídia e cresceu ao desmontar do Tribunal” é:

            https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/jb-afundou-ao-cavalgar-no-tigre-da-midia-e-cresceu-ao-desmontar-do-tribunal

            Chamo atenção para este post porque considero que a raiz do insucesso eleitoral do PT foi ter feito a opção errada de ter ficado do lado dos réus do PT no julgamento da Ação Penal 470 e não do lado de Joaquim Barbosa. E o PT teve a oportunidade da mudança que foi no mesmo momento que o ministro Enrique Ricardo Lewandowski mudou de entendimento e passou a votar na mesma direção do voto do ministro Joaquim Barbosa.

            E como eu disse, o que eu queria dizer aqui não é para você, mas para Fábio de Oliveira Ribeiro em razão de todo este post dele “Debate da Band revelou duas personalidades distintas, por Fábio de Oliveira Ribeiro” de quarta-feira, 15/10/2014 às 07:37. O que ele diz no post que mais me interessa aqui, eu posso resumir na seguinte frase:

            “Porque o que lhe é exterior simplesmente não existe, ele presume que está sempre certo e que não deve qualquer satisfação ao mediador, ao interlocutor e ao público”.

            Eu disse no meu comentário para você, lá no post “A íntegra do debate entre Guido e Armínio na Globonews”, que a eleição não seria decidida pelo debate entre Armínio Fraga e Guido Mantega, debate que só deveria ter interesse no campo da análise econômica e não da análise eleitoral. E disse ainda que a eleição seria decidida pelos escândalos de corrupção e a capacidade de convencimento dos candidatos nos debates. A capacidade de convencimento depende do carisma e a presidenta Dilma Rousseff como eu digo desde a eleição de 2010 é em matéria de carisma um marechal Henrique Batista Duffles Teixeira Lott.

            E o PSDB, que na sua origem constitui-se como um partido de intelectual e como tal só tem o poder de convencimento pelo conhecimento, era um partido fadado ao insucesso eleitoral. O Aécio Neves que era até gago no início da vida política foi adquirindo um carisma que não é próprio dos candidatos do PSDB. O que eu quero dizer com isso, é que ele não pressupõe que ele “está sempre certo”. A característica do PSDB tanto a parte intelectual como o novo grupo que vem surgindo das urnas com carisma é que eles não têm nenhuma consideração pelo eleitor. Eles podem dizer o que eles quiserem. Como intelectuais, a cúpula do PSDB sabia que o fisiologismo era ínsito à democracia. No entanto eles alegaram que fundaram o partido para combater o fisiologismo. Como intelectuais eles sabiam que é uma balela dizer que governo bom o povo põe, governo ruim o povo tira (Se fosse verdade o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso teria sido melhor do que o segundo). Os grandes economistas do PSDB sabem que a inflação não é o mais injusto dos impostos. Hoje isso é muito evidente no levantamento de Thomas Piketty, pois lá se observa que a situação dos mais pobres no mundo piorou a partir da década de 80 quando se reduziu a inflação no mundo.

            Assim, a essência do discurso de Aécio Neves não é que “ele presume que está sempre certo”. A essência do discurso dele é que ele sente que tem capacidade de convencer que ele está certo. Ele pode não acreditar no que ele diz ou saber que ele está errado (É diferente da Marina Silva que acredita no que diz), mas ele precisa convencer que ele está dizendo a verdade. É um discurso que precisa ser vazio, abstrato para não ser objetivamente contestado. E só pode ser contestado quando se consegue mostrar que o carismático é um grande Pinóquio e assim ele perde o poder de convencimento.

            Clever Mendes de Oliveira

            BH, 15/10/2014

        2. também acredito em mula sem cabeça

          Sem meias palavras, te rotular como desinformado é um elogio à ignorância, portanto não se orgulhe por este tipo de tratamento. Má-fé tampouco te pertence, pois é das pessoas muito perversas, aquelas que podem, tem um plano e uma finalidade, as que têm o verdadeiro poder.

          Para falar, escrever e divulgar bobagens os argumentos invocados devem ser apresentados como algo que na duvida possa despertar duvidas para o leitor, quase uma verdade a ser avaliada em seguida. Agora como troll de direita morta(n)dela, um goebbel caricato o efeito é: quais os idiotas que pagam este coiso?

    2. Fonte: UOL. Ah, bom! Aí eu

      Fonte: UOL. Ah, bom! Aí eu acredito!

      Eu sou um visitante assíduo das páginas de comentários das reportagens do UOL. Os comentários que eu mais gosto são os que responsabilizam a Dilma e o governo federal pela falta de água em São Paulo.

    3. Fonte: instituto Paraná com

      Fonte: instituto Paraná com Sensus. Ou seja FRAUDE.

      “Olhar vidrado”

      Lembra-me Collor de Mello. Com certeza aético não passaria no exame anti-doping. E para evitá-lo ainda invocaria a Constituição Federal que garente o direito de não s eproduzir prova contra si mesmo.

      Outra o mimetismo de aético  faz lembrar a psicopatia reinante na sociedade brasileira que não consegue ter empatia com o povo brasileiro sua vitima de séculos.

       

      1. Antecedentes…

        Recusar-se a fzer exame anti-doping não é novidade para o Aécio.

        Ele já se recusou a fazer o teste do bafômetro quando foi apanhado dirigindo bêbado em uma blitz da lei seca no Rio de Janeiro.

    4. votação no uol???

      votação no UOL??………………definitivamente voce não é anarquista sério………….acho que voce está mais pra palhaço.

    5. Relaxem…

      Não sei porque vocês respodem ao “anarquista sério”… olha só o nick… já é uma tremenda piada.

      Ele só tenta ser uma espécie de Hariovaldo Prado, mas não consegue ter nenhuma graça, coitado.

    6. Enquetes fajutas
      Enquetes nos sites do #PIG são uma verdadeira piada, não condizem com nada. É uma amostragem de um mundinho fechado de pessoas na ilha do faz de contas da imprensa suja. Kkkkkkkkkkk  Um ponto alto do debate foi quando se falou sobre nepotismo, porém Dilma poderia ter explorado esse assunto de uma melhor forma. Carreira do Coronel Aécio Berlusconi:http://linkis.com/blogspot.com/9aqTE Folha faz fumaça para salvar Aécio. Sarney, nepotismo, cargo fantasma derretem tucano.http://t.co/QpAtOZZyb8 Sobre corrupção, discurso de Lindbergh é apenas um aperitivo se falarmos da farra de #AécioQuebrouMinas: 

      http://limpinhoecheiroso.com/2013/02/21/aecio-neves-os-10-anos-de-fracasso-de-minas-gerais-e-a-porrada-de-lindbergh-farias/

      MINAS JÁ EXPERIMENTOU E NÃO GOSTOU.

       

  2. Alguém aí já reparou que o

    Alguém aí já reparou que o candidato do entreguismo e do poder econômico não consegue encarar a câmera?
    .
    Estudioso (curioso) de psicologia, neurolinguística, semiótica, e linguagem corporal que sou, arrisco um diagnóstico: quem tem medo de encarar o interlocutor (representado pela câmera) é por que esconde alguma coisa, está mentindo!!! Até agora não vi uma entrevista em que ele encare a câmera, está sempre olhando o vazio à direita ou à esquerda.
    .
    Um recurso comum dos mentirosos patológicos para enganar o interlocutor,  sem dar muita bandeira, é olhar a testa, ou a ponta do nariz; o contato visual é forjado assim, se a pessoa não for  esperta nem percebe a artimanha. Mas câmeras de tv não tem testa, ou ponta de nariz, reparem!

    1. Eu reparo! E concordo com seu comentário!

      E, não costumo me enganar ao analisar o semblante,o olhar e o modo defalat. E como dizem alguns, ” os olhos falam…” ! 

  3. Quais as suas propostas de governo Aécio?

    Minhas propostas são que a Presidenta Dilma mente ao falar sobre mim…

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é de dar pena a quem vota nele.

    E sobre “O Olhar Para o Infinito”, já comentei aqui que o Aécio faz isto sempre.

    1. Eu vou manter o bolsa

      Eu vou manter o bolsa família, o Prouni, o Pronatec, o Fies, o minha casa minha vida, e para viabilizar tudo isso vou votar na Dilma!
       

      1. Hahaha !! Melhor ironia

        Hahaha !! Melhor ironia destas eleições, Robson.

        E ao mesmo tempo trágico, pois é tudo que o eleitor reaça odeia ouvir do seu candidato (mas no fundo eles sabem que o Aécio não vai acabar nem continuar os programas sociais, mas vai desfigurá-los e minguá-los)

        E por outro lado é a chave da vitória do PT para o povão da classe C, que é quem vai decidir a eleição: se vai manter tudo, porque mudar quem os criou?

  4. debate

    Voto Dilma. Alguém tem de dizer a ela que precisa sorrir. Durante todo o debate, permaneceu com cara fechada. Precisa ser irônica e sorridente para desnudar o vazio de Aécio, bom moço do Leblon, beneficiário e beneficiador do nepotismo. Estou muito preocupada. Sou paulista, professora adjunta recém aposentada de uma universidade paulista, com pós doutorado no exterior. Me considero bastante informada em política e por isso voto Dilma.  Abomino a discriminação que muitos paulistas – recentemente até insuflados pelo FHC – fazem em relação à população do norte e do nordeste.Sou contra qualquer discriminação, que considero arma de ignorantes e sem caráter. Eleitores do Norte, do Nordeste e dos demais estados brasileiros, não deixem os reacionários de São Paulo decidir estas eleições. Todos nós, que vivemos do trabalho sofreremos. Aécio, não tenham dúvidas, governará para os muito ricos. 

    1. Concordo. Também notei Dilma

      Concordo. Também notei Dilma muito tensa, como se estivesse “afivelando o capacete e afiando a katana” após uma campanha vitoriosa no primeiro turno para assegurar a impossibilidade de derrota no segundo. Gosto de SunTzu, mas ao estudar a obra de Hannah Arendt  me convenci de que Política não é uma Guerra (assim como a Guerra não é e nunca será a continuação da Política por outros meios como disse Karl von Clausewitz). A Política só existe no delicado espaço de consenso voluntariamente construído por pessoas diferentes. A Guerra arrasa este espaço e cria uma terra de ninguém entre inimigos mortais. Portanto, num debate um adversário precisa se defender das agressões do outro, mas também precisa descontrair para criar pontes entre si e o público. Ontem Aécio projetou agressão e Dilma exalou tensão. O resultado foi um debate cansativo. Dilma precisa sorrir e, principalmente, ridicularizar Aécio rindo. 

      1. Gestos…

        Dilma ao se referir ao nosso governo, pode continuar levando as mãos ao peito.Mas quando mencionar Aécio e o PSDB , deve levar o dedo indicador apontando para o Aéssim. E, dependendo…nos próximos debates,  há  ainda muitos fatos sobre ele e seu governo, a serem mostrados ao povo brasileiro. A vidraça é muito grande…

    2. “Me considero bastante

      “Me considero bastante informada em política e por isso voto Dilma.”

      Não é informada, senão não votaria em Dilma.

      1. É até engraçado. Mas é um

        É até engraçado. Mas é um raciocínio circular. Define “não informado” como aquele não vota em Dilma. E daí qualifica alguem como não informado… porque vota em Dilma. Mais um pouquinho e inventa o moto-contínuo, a fusão a frio e a reprodução de rãs através da reza. Já teve momentos melhores.

    3. Dilma sorrir numa disputa

      Dilma sorrir numa disputa política não seria ela. Soaria falso. Ela é assim mesmo, firme e convicta nos embates. Em entrevistas ela se solta mais, mostra bastante simpatia e paciência e esboça alguns sorrisos. No debate ela melhorou muito num aspecto: aquela sua cara “antipática” quando recebe acusações, que na verdade é apenas impaciência diante de mentiras e retóricas vazias.

    4. Pois é. Ela nao é política profissional, nao sabe representar

      Aécio vai aparentemente bem nos debates porque é um 171 hábil, mente sem piscar. A Dilma é executiva, nem cumprimentou o público e os eleitores… Precisa sorrir, precisa treinar falar sem se entrecortar, etc. Só que nao dá tempo para isso (pelo menos para o treino). Espero que os espectadores consigam ver a diferença de fundamentaçao, porque estao elegendo um(a) president@, nao um ator. 

  5. DILMA ABSOLUTA, MAS AINDA SEM O BONNER

    Dilma dominou o debate, amplamente. Fez tudo melhor (excetuando a fala inicial, onde ainda estava um pouco nervosa). Mas, daí para frente, acabou com Aécio, incluindo os momentos da fala final e até a reportagem de final de debate, já com os jornalistas da Band. Nessa conversa final com os jornalistas, Dilma agiu tranqüila, considerando que o debate já tinha acabado, e falou com muita calma e simpatia para o telespectador. Já o Aécio, praticamente tentou continuar o debate, assim como pugilista que, mesmo depois derrotado com a conta até 10 – e enviado ao seu canto do ringue – continua lançando socos no ar.

    Tirando todos os nanicos e a figura nefasta da Marina, que nos debates anteriores serviram para Aécio dar um show de inverdades e de performance de palco, restou agora apenas um contra o outro. Aécio entrou ao debate como humorista famoso e cheio de gás, achando que o teatro estaria todo batendo palmas, mas viu, com o tempo, que ninguém ria das suas inverdades e ironias, terminando o show (devia até estar olhando o relógio para acabar logo) com gosto amargo na boca.

    Elemento chave do debate foi a nenhuma participação de Boechat nem de outros jornalistas no mérito da discussão entre os candidatos. O debate correu solto, com perguntas escolhidas pelos próprios candidatos, sem “tutela” nem interrupções a todo instante. A rede Bandeirantes elevou a audiência naquele horário e muitos brasileiros acompanharam o debate. A Band acertou nesse script, respeitando a independência de opiniões sem cair na tentação de ficar por cima, “a la” Bonner, da Globo. Aí está o problema!

    No próximo debate, na Globo, é provável que Bonner queira apresentar-se como o terceiro candidato, por cima dos outros, e administrar as discussões, num formato do tipo: “agora candidata, pare-se, venha aqui na frente e fale, que a Globo lhe dá um minuto para você se explicar”. Todo cuidado é pouco nesta última oportunidade de Bala de Prata.

    1. Boechat …

      Canso de mencionar meu repúdio ao comportamento tendencioso de Boechat. Mas , não posso deixar de registrar através deste espaço, o meu reconhecimento  pelo profissionalismo de Boechat e Bandeirantes. Parabéns. Que a Globo e Bonner se espelhem nesse debate onde os condutores mostraram isenção e respeito.Vamos aguardar.

  6. O Debate foi um massacre.

    A Dilma se saiu muito bem no debata. Ela estava extremamente segura e convicta das suas realizações. Suas respostas às provocações do adversário foram sempre fuminantes e certeiras. Cada manifestação do Aécio demonstrava sua completa fragilidade e insegurança, parecia uma criança tentando se defender de ter feito alguma peripécia, se limitando a afirmar que Dilma mentia. O debate, com certeza,  fará com que muitos eleitores de Marina desistam de votar em Aécio. Foi uma vitória arrasadora da Dilma.

    Entretanto, ver como a mídia descreveu o debate é de dar raia. Os jornalões descrevem manchetes parecendo que as duas partes se agrediam mutuamente como se fossem duas crianças. Quando na verdade quem baixou o nível do debate foi Aécio Neves.

     

    1. Transversamente Concordam, Massacre Com Gambito da Dama

      Quando escrevem informando e opinando que o debate empatou ou desqualificam-no ou a ambos candidatos, leia-se, foi realmente um massacre. O candidato deles perdeu e, o pior, sob domínio do gambito da Dama Maria da Penha, nos próximos.

    1. Concordo. Me lembrou o olhar

      Concordo. Me lembrou o olhar do Collor, vidrado e fixo em um só ponto.

      Quando chamada de leviana Dilma perdeu a oportunidade de acabar com o fanafarrão dizendo:

      Seu olhar direto não me intimida. Enfrentei os torturadores da ditadura que sua família apoiava sem nenhum temor, portanto, candidato…

      Vamos comparar nossas vidas sob o aspecto da moralidade e dos bons costumes.

      Candidato Aécio:

      Nunca fui pega em blitz da Lei Seca e me recusei a fazer o teste do bafômetro;

      Nunca fui vista bêbada pelos bares da zona sul do Rio de Janeiro ou dando entrevistas sob suspeito estado etílico;

      Nunca tive meu nome relacionado a suspeita de consumo de entorpecentes;

      Lutei pela democracia do Brasil desde jovem, trabalhei pelo bem de meu país, fui presa e torturada pela ditadura que sua família sempre apoiou para que hoje pudéssemos estar aqui hoje para discutir temas de interesse do POVO brasileiro numa eleição direta para escolher o presidente do Brasil;

      Nunca vivi sem trabalhar;

      Nunca fui contratada para dar assessoria remota ao mandato de meu pai, vivendo Rio de Janeiro aos 18 anos;

      Nunca mandei fazer publicidade de meu Governo em rádios de minha propriedade ganhadas de presente e nem fui nomeda diretora da CEF, sem antes NUNCA ter trabalhado;

      Nunca empreguei meus parentes em meu Governo;

      Nunca misturei o público e o privado mandando construir aeroportos em terras de meus familiares;

      Nunca cerceei a liberdade de expressão de jornalista mandando prender quem escreve contra mim ou meu Governo;

      Nunca tive o estádio do Mineirão lotado dizendo coisas desairosas sobre meus hábitos, comparando com os de Maradona. Fui sim xingada e desrespeitada por pessoas mal educadas e grosseiras.

      Portanto, candidato Aécio, me respeite porque sou mulher, tenho 65 anos, sou mãe, avó e honrada.

      Realmente, candidato, somos muito diferentes ética e moralmente.

      Podemos falar sobre meu governo e tem todo o direito de discordar e criticar meus atos como Presidenta, mas jamais atente contra minha honra porque você não tem nenhuma MORAL para tanto.

      A Presidente precisa ser mais incisiva e colocar o carinha no lugar dele.

      1. Oportunidade

        Aécio levantou a bola varias vezes,como ao dizer que os indicadores sociais esão caindo, e Dilma perdeu a oportunidade de detona-lo. Deveria,tambem, ter mencionado que Glaudio tem apenas 30 mil habitantes,e que a cinquenta kms de lá, em Divinopólis, tem um bom aeroporto.

  7. Fábio, excelente

    E pensar que alguns pensaram que não veríamos a baixaria de Serra

    Não há pior baixaria com o publico, com o eleitor, do que a desfaçatez e o cinismo

    O brasileiro parece gostar de artimanhas e falsidade

  8. Nunca acho que a Dilma vai

    Nunca acho que a Dilma vai muito bem, mas desta vez…

    Dá até medo de falar para não dar dicas; mas achei que ele foi muito irônico no começo (rindo toda hora), o que mostra um pouco de arrogância. Alguém já mencionou pugilismo e eu achei mesmo que ela protagonizou uma luta de boxe, atacando com fatos (alguns que eu nem sabia) e sem dar tempo para ele. Ele não se preparou ou não mostrou isso. Talvez porque ache, como diz, que não é mais o candidato do PSDB, mas do “mundo todo”, ungido, sei lá. O melhor momento foi quando ele disse que ela saiu de Minas e só voltou na campanha e ela: “sai, mas não foi para passear (alusão ao fato de ele ir muito ao Rio quando era governador?); foi porque a ditadura estava me perseguindo”.

  9. Ao termino do debate o Noblat

    Ao termino do debate o Noblat tuitou: A Dilma foi melhor

    Partindo de quem partiu esse comentário, percebe-se que a Dilma foi muuuuito melhor.

    O que choveu de reaça xingando o Noblat, foi uma barbaridade.

    /////////////////////////////

    Se a Dilma conseguisse melhor um pouco mais a dicção seria ótimo.

    Agora o Aécio é politco, tem uma oratória que convence mesmo as pessoas sabendo que ele está mentendi.

    /////////////

    Ouvi dizer que o aécio passoua Dilma em MG, será verdade ?

    1. Treinou a vida inteira!

      Neto e filho de políticos, treinou a discursar e enganar o povo desde muito moço! E hoje é isso aí, o menino mimado de frases decoradas.

    2. Verdade Antes De Tar Dia

      Segundo Jack, o Palance, verdade absoluta no Instituto Paraná e confirmado por Veritás e Sensus, Já Jack, o por partes, dependendo da parte sim, por exemplo, São João Del Rei e Claudio.   

  10. Dilma bem melhor, segundo a

    Dilma bem melhor, segundo a matéria abaixo.

    Dilma venceu Aécio no debate da Rede Bandeirantes

     

    15.10.2014 03:56

    Ricardo Noblat

    Como conseguiu enfrentar Aécio de igual para igual, Dilma ganhou o debate de ontem à noite na Rede Bandeirantes de Televisão.

    Confesse, seja você PSDB ou PT: você torcia por uma derrota de Dilma. Você temia uma derrota de Dilma.

    Quem foi capaz de imaginar que Dilma atacaria com esmero e se defenderia com eficiência? Ou que deixaria Aécio, em mais de uma ocasião, acuado?

    É por isso que digo que ela ganhou o primeiro dos quatro debates de televisão do segundo turno da eleição presidencial.

    Onde estava a Dilma de raciocínio confuso? Apareceu – e rapidamente – duas ou três vezes, se tanto.

    Onde estava a Dilma que não consegue dizer algo com começo, meio e fim? Surpreendentemente ficou em casa.

    Onde estava a Dilma que aprecia citar um monte de números? Recebeu uma lavagem cerebral e esqueceu os números.

    Aécio não esteve mal. Apenas foi surpreendido por uma Dilma que fez direitinho seu dever de casa com o marqueteiro João Santana.

    Chamar Dilma de leviana ou de mentirosa não acrescenta votos a Aécio. Pode até soar como uma indelicadeza aos ouvidos mais sensíveis.

    Dizer que Aécio empregou parentes quando governou Minas Gerais é uma coisa que todo mundo entende e pode guardar na memória.

    Dizer que ele responde a processo por improbidade administrativa, também. Enumerar os escândalos do governo de Fernando Henrique que ficaram impunes, idem.

    Dilma sapecou em Aécio acusações de forte apelo popular. A recíproca não foi verdadeira.

    O Aécio à vontade, leve, livre e solto do debate da Rede Globo de Televisão no primeiro turno, faltou ao debate da Bandeirantes.

    Nesta quinta-feira haverá outro – o do SBT. No próximo domingo, o da Rede Record. O da Globo ocorrerá na antevéspera do dia da eleição.

    Para quem torce por um lado ou pelo outro, haja coração!

    Dilma Rousseff e Aécio Neves (Foto: Fernando Donasci / Agência O Globo)Dilma Rousseff e Aécio Neves (Imagem: Fernando Donasci / Agência O Globo)

     

  11. Dilma foi bem, está no

    Dilma foi bem, está no caminho certo.

    Para os próximos debates creio que ela deveria ser mais didática, incisiva e aproveitar melhor as oportunidades.

    Ela precisa explicar claramente a questão das pistas que Aécio pavimentou a preços absurdos, em terras que eram de seu tio, e ainda pagou a ele, a quantia absurda para um terreno rural, de 1 milhão de reais. Isso tudo, dando a guarda da pista ao tio, não homologando a pista na anac e ainda, ela deve mostrar que fez a pista próxima a uma fazenda sua, ou seja, tem que carimbar nele a pecha de ter feito ações em benefício próprio.

    Aécio tem um enorme telhado de vidro. Vai desde nomeação pelo pai para a camara, dos 17 aos 21 anos, mesmo morando no rio, até nomeação pelo avô, nomeação pelo Sarney para a CEF, concessão de rádios dadas pelo Sarney, desvio de finalidade de recursos da saúde em mg, pavimentação de pistas de pouso próximas de suas fazendas em mg, recebimentos de verbas públicas de sua rádio em mg, emprego de parentes seus nos seus govenos de mg.

    É um imenso telhado de vidro do candidato que deve ser explorado à exaustão. Dilma tem que trinar o que e como dizer a respeito de cada tema, isso de maneira firme e acertiva e também saber o momento certo de dizer. Isso tudo deve ser utilizado principalmente nas inserções de tv, no JN, na segunda feira e no debate da globo, o resto é apenas treino.

    Outro campo que Dilma tem que melhorar um pouco é falar com mais entusiasmo no futuro, do que fará em um futuro Governo. Ela tem que fazer o contraste, na mesma resposta, sobre o que o psdb nunca fez, o pt fez e fará, em contraponto às propostas de arrocho que o psdb propoê.

    Outra questão interessante à classe média, é a Dilma explicitar com relação a tabela do ir, que o Governo dela está corrigindo todos os anos, que o governo do psdb nunca corrigiu, ferrando com a classe média. Este é um setor crucial para as eleições.

    Dá para virar e ganhar tranquilamente as eleições, o candidato oposicionista é de vento, ja falou muito, agora é hora de ouvir e do público conhecer realmente quem ele é.
    Basta Dilma falar com firmeza, propriedade, sem arrogância, todas as verdades sobre ele.

      1. Obrigado Sônia, a voce a

        Obrigado Sônia, a voce a todos de cima que gostaram. Pode ficar a vontade para compartilhar, seja com ou sem créditos.

  12. Melhor análise do debate de ontem!

    Essa foi a melhor análise do debate de ontem! Quem assina é Pablo Vilaça.

    Anatomia de um Debate

    Assim que o debate entre Dilma e Aécio chegou ao fim, li algumas pessoas criticando a dicção da presidente. Mesmo, amigos? Chegamos a isso? Não sabia que Dilma estava concorrendo ao posto de Mestre Intergaláctica de Oratória. Achei, sinceramente, que o mais importante fosse o CONTEÚDO do que estava sendo dito, não a forma – e, neste aspecto, Dilma moeu Aécio Neves.

    Não que isto seja difícil: depois de uma carreira inteira em uma Minas Gerais com uma imprensa amordaçada, Aécio perdeu a capacidade de lidar com o contraditório – e, talvez por isso, em vários momentos ergueu a voz e o dedo para a presidente (assim como havia feito com Luciana Genro) e se mostrou descontrolado. Para debater, é preciso conteúdo e honestidade. E ajuda, também, se o candidato tiver ideias para apresentar e, principalmente, se puder falar com orgulho do que já fez. E Aécio não tem e não pode, como ficou muito claro neste confronto.

    Não é à toa que, ao final do debate, Dilma sugeriu que os telespectadores fossem ao Google pesquisar e confirmar as informações que ofereceu, enquanto Aécio sugeriu que as pessoas fossem consultar… o site do PSDB.

    Aliás, devo citar aqui o bom apontamentodo cineasta Kléber Mendonça Filho (do magistral O Som ao Redor): “Nunca vi isso nos 20 anos que acompanho a política no Brasil. Um candidato de oposição que não quer propor mudança no sistema, mas dar seguimento a projetos revolucionários que o governo que ele quer desbancar conseguiu implantar.”

    Esta foi a dinâmica de Aécio: depois de criticar por anos, ao lado do PSDB, o Bolsa-Família, chamando-a de Bolsa-Esmola, ele subitamente se mostrou determinado a dizer que esta foi invenção de seu partido. Agora imaginem: seus eleitores insistem em gritar contra o programa, seu partido o atacou por anos (até mesmo em editorial no site tucano)(1) e, subitamente, Aécio quer assumir sua paternidade. Anos e anos e anos com o PT explicando que a Bolsa Família era um grande avanço, os caras dizendo que era “esmola”, que era “assistencialismo barato”, e agora tentam se apropriar da autoria da ideia.

    Mas me adianto.

    O que vimos neste debate foi um espetáculo mentiras por parte de Aécio. E como na Internet mentira tem perna curta, creio ser fundamental, para os eleitores indecisos, constatarem como o presidenciável não se intimida em faltar com a verdade de maneira incrivelmente cínica. Analisemos sua participação no debate em ordem cronológica:

    1) Já de início, antes mesmo de o debate começar, Aécio disse na porta da Band que fazia “uma campanha só de verdades”. Curioso, porque uma das coisas que vem dizendo é que vai transformar o Bolsa-Família em lei. Ora, ele não sabe que ela já é lei desde 2004, quando a Medida Provisória 132/2003 se transformou, em janeiro de 2004, na Lei 10836/04? (2)

    2) Em seguida, Aécio afirmou que o Brasil “perdeu credibilidade no exterior”. Provavelmente não leu, entre outras coisas, a análise que a FORBES fez sobre Dilma e o país há poucos meses.(3)

    3) Logo depois, o presidenciável afirmou, sem hesitar, que as contas da Saúde de seu governo foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Não. (4) Para piorar, quando Dilma afirmou que o parecer do TCE poderia ser verificado online, o site, que fica sob os cuidados do atual governo tucano de MG (que, felizmente, será substituído em janeiro), simplesmente SAIU DO AR E NÃO RETORNOU ATÉ O MOMENTO EM QUE PUBLICO ESTE POST, 8 horas depois. Mas há outras fontes.(5)(6)

    4) Aécio diz que MG foi o Estado que mais investiu em Saúde durante seu governo. Opa: dos 26 estados (mais o DF) da União, MG ficou em 24o. lugar. Sim, 24o entre 27.(7)

    5) Dilma apontou que Aécio ameaçava acabar com os bancos públicos e este negou veementemente. Ora, deveria ter consultado Armínio Fraga, que ele já anunciou que será seu Ministro da Fazenda e que declarou, quanto ao BNDES, Caixa Econômica e Banco do Brasil, que, se assumirem, “nem sabe o que vai sobrar deles”.(8) Aliás, há ÁUDIO de Fraga dizendo isso.(9)

    6) Aliás, quando Dilma fez questionamentos sobre Armínio Fraga, Aécio disse que ela estava “preocupada” demais com este. Ora, e deveria mesmo estar – não só como ela, mas também o eleitor. Quando Fraga assumiu a presidência do BC, em 1999, elevou a taxa de juros a 45% ao ano. Nos três anos seguintes, sabem o que aconteceu com a inflação que os tucanos insistem em dizer que controlaram? Ela DOBROU de tamanho, indo de 6,5%, em 2000, para 12,5% em 2002.(10) Aécio, vale apontar, é bem corajoso ao tentar falar de inflação com Dilma, já que, ao contrário do que ele tenta fazer parecer, a média anual da inflação nos anos Dilma é a segunda MENOR em CINCO MANDATOS PRESIDENCIAIS, sendo bem próxima à de Lula e muito inferior à de FHC.(11)

    7) Confrontado com relação ao “choque de gestão” em MG, Aécio afirmou que as finanças do estado estão saudáveis. Outra mentira: Minas está quebrada.(12) O mais incrível: ao voltar a falar sobre o Bolsa Família, Aécio disse que o Plano Real foi um programa de “redistribuição de renda” muito mais eficiente. De onde tirou isso, não sei, mas – claro – não é verdade.(13)

    8) Quando o assunto mudou para Educação, Aécio deu outro show de desinformação. Em primeiro lugar, cobrou de Dilma resultados das escolas públicas MUNICIPAIS e ESTADUAIS, que, como já fica claro pelo… ora… pelo “municipais e estaduais”, são responsabilidade do município e dos estados – COMO DETERMINA A CONSTITUIÇÃO. O pior: Aécio afirmou que MG tem a “melhor educação do país” – mas como isto pode ser possível se, de novo, entre 26 estados (mais o DF), Minas ficou em 24o. em termos de investimento na Educação?(14) Além disso, os professores mineiros ABOMINAM Aécio Neves (15)(16)

    9) A seguir, Dilma trouxe à baila a questão da corrupção. E apontou como, ao contrário do que houve nos anos FHC, a era Lula-Dilma criou mecanismos de investigação e condições para que a PF agisse de forma eficaz. Basta dizer que nos OITO anos de FHC, apenas 48 operação da PF foram feitas, enquanto nos doze anos de Lula e Dilma, foram realizadas MAIS DE DUAS MIL OPERAÇÕES. Isto para não mencionar o fato de que o procurador-geral da época engavetava todas as denúncias.(17) Dilma apontou também que nenhum tucano jamais foi investigado por todos os desmandos do mensalão tucano mineiro, do cartel do metrô, da privataria, do banco Marka, da SUDAM, etc, etc, etc.

    10) Aécio insistiu em dizer que Dilma se mostrava obstinada em olhar pra trás, enquanto ele queria olhar pra frente. Dá pra entender por que ele prefere olhar para um futuro hipotético do que para o passado, com todos os seus dados e fatos registrados.(18)

    11) Em seguida, Aecio disse que foi “inocentado” com relação ao aecioporto. Mentira. A procuradoria-geral disse que não havia indícios de ilícito em esfera FEDERAL, mas encaminhou a denúncia para o MPE para investigação de IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA do governo tucano.(19)

    12) Veio, então, a parte mais inacreditável do debate. Dilma questionou os vários parentes que Aécio mantém empregados em seu governo. Ele negou que isto fosse verdade e disse, por exemplo, que sua irmã não trabalha com ele. Esta fez MG rir em conjunto, já que Andrea Neves foi uma das figuras mais poderosas do governo Aécio. Tanto que entrou numa lista das 60 pessoas MAIS PODEROSAS DO PAÍS (na 42a. posição)(20)(21) Isto para não mencionar que, sim, ele empregou outros parentes.(22)(23)

    13) A seguir, Dilma perguntou a Aécio sobre “violência contra a mulher”. Do ponto de vista de estratégia de debate, era óbvio que ela fazia referência a algo específico para desconcertar o oponente.(24) Conseguiu.(A propósito: Aécio ameaçou, mas curiosamente não processou Kfouri pelo que este publicou em seu blog.)

    14) Aécio criticou empréstimo do BNDES a Cuba. Ué, e o feito por FHC, podia?(25)

    15) Aécio tenta criticar os investimentos de Dilma na área das escolas técnicas. O governo do PT criou 214. O de FHC? ZERO. Aécio nem deveria ter tocado neste assunto.(26) Como se não bastasse, Aécio disse que Dilma não cumpriu promessa de construir seis mil creches. Outra mentira.(27)

    16) Logo a seguir, outro momento em que Aecio se perdeu totalmente. Dilma questionou – e atenção para isso – o investimento que o GOVERNO DE MG fez em anúncios nas rádios PERTENCENTES À FAMÍLIA DE AECIO. Ele negou que isto tenha acontecido. Ops.(28)(29)(30)(31)(32)

    17) Dilma levantou, então, a questão dos quase CEM MIL servidores públicos contratados IRREGULARMENTE por Aécio no governo de MG. Ele mais uma vez negou qualquer irregularidade. Mentira. Uma mentira, aliás, que foi custar os empregos destas quase cem mil pessoas numa lei que Aécio tentou passar pra corrigir o problema, mas que era INCONSTITUCIONAL.(33)(34)

    18) Neste ponto do debate, Aécio começou a falar repetidas vezes de “meritocracia”. Ele não é a melhor pessoa pra falar do assunto, já que, aos 17 ANOS, foi indicado por seu pai para um cargo de confiança em Brasília quando este era deputado do Arena, partido que apoiava o regime militar. Não só Aécio tinha 17 anos como aparentemente também desempenhou este cargo (em Brasília) do RIO DE JANEIRO, onde morava.(35) Poucos anos depois, Aécio foi nomeado para o cobiçado cargo de diretor de Loterias da Caixa quando seu primo, Francisco Dornelles, era Ministro da Fazenda.(36) Meritocracia. Sei.

    19) Outras mentiras pontuais: Aécio disse que não foi contra o Mais Médicos (que ele agora afirma que vai melhorar). Opa, foi, sim.(37)

    20) Aécio acusou Dilma de não cuidar da segurança pública nos estados. Desconhece que, SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO, esta é de competência dos governos estaduais – ou seja: dele. Então, Dilma apontou que a violência em MG subiu 52% durante governo de Aécio. Ele negou veementemente. Estava mentindo.(38)

    21) Aécio disse, em certo momento, que “todas as eleições que disputei em MG, venci”. Opa. Em 1992, concorreu à prefeitura de BH. Perdeu para Patrus Ananias, do PT.

    22) Aécio afirmou que o Brasil teve queda “em todos os indicadores sociais”. Deveria ter lido o relatório do IBGE, que mostrou melhora na renda, no acesso ao ensino fundamental, queda na mortalidade infantil, entre outros.(39)

    Pra finalizar, Dilma mencionou brevemente Montezuma, mas acabou se concentrando no aeroporto de Cláudio. Pena. Há muito que falar sobre Montezuma.(40)

    Talvez no próximo debate, embora, se julgarmos pelo que ocorreu nesse, Aécio provavelmente não hesite em negar a existência de qualquer problema.

    (P.S: vi gente compartilhando foto de Dilma cercada de assessores, no intervalo do debate, e Aécio sozinho. A sugestão é a de que ele não precisa de assessores. Ops: https://twitter.com/pablovillaca/status/522321107438014464)

    ————————————–
    FONTES:

    1.http://www.cartacapital.com.br/politica/por-que-o-psdb-agora-e-a-favor-do-bolsa-familia-8786.html
    2.http://www.m.vermelho.org.br/noticia/251305-1#.VDz4MhHrJNU.twitter
    3.http://www.forbes.com/sites/kenrapoza/2014/10/05/in-brazil-elections-president-dilma-has-a-better-country-on-her-side/
    4.http://t.co/k4FdNNx9Ba
    5.http://amp-mg.jusbrasil.com.br/noticias/100647784/minas-investe-menos-do-que-define-a-constituicao-em-educacao-e-saude
    6.https://twitter.com/fernandocabral/status/522221808867872768
    7.http://t.co/rq0bpEM66X
    8.http://t.co/VF1krtF32O
    9.http://t.co/VF1krtF32O
    10.http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi05039906.htm
    11.http://achadoseconomicos.blogosfera.uol.com.br/2014/01/10/inflacao-anual-de-dilma-e-proxima-a-de-lula-e-inferior-a-de-fhc/
    12.http://t.co/gl7X2CdsyS
    13.http://goo.gl/FwFxJQ
    14.http://t.co/Fi6xi9imFO
    15.http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/10/professores-de-minas-alertam-sobre-riscos-de-eleger-aecio-neves.html
    16.http://www.sindutemg.org.br/novosite/files/11-09-BoletimEspecial-Geral.pdf
    17.https://t.co/yKJurCmrAS 
    18.http://goo.gl/yLuARu
    19.http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/10/pgr-arquiva-representacao-contra-aecio-por-construcao-de-aeroporto.html
    20.http://t.co/zdbVLJ971t
    21.http://t.co/zNnl4pfaOG
    22.http://t.co/TIciOuWa1M
    23.http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2014/07/aecio-usa-lei-para-contratar-parentes-no-governo-de-mg-6376.html
    24.http://t.co/rB3mgwiC7G
    25.http://t.co/Kuooc4vuLL
    26.http://t.co/9fomImiyYa
    27.http://t.co/P8LPR0OUL6
    28.http://www.valor.com.br/eleicoes2014/3735146/aecio-desconversa-sobre-gastos-publicos-com-radios-de-sua-familia
    29.http://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/190765-aecio-diz-que-nao-sabe-valor-que-seu-governo-pagou-a-suas-radios.shtml
    30.http://www.blogdacidadania.com.br/2014/10/escandalo-das-radios-de-aecio-foi-descoberto-em-blitz-da-lei-seca/
    31.http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,aecio-diz-desconhecer-repasse-do-governo-a-radio-de-sua-familia,1576768
    32.http://www.diariodocentrodomundo.com.br/e-decente-um-governador-colocar-dinheiro-publico-em-radios-da-familia/
    33.http://t.co/gwJ7iOVI93
    34.http://t.co/l71W6ByB1L
    35.http://t.co/hHNPJMQbve
    36.http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2014/10/aecio-critica-mas-ja-foi-beneficiado-por-aparelhamento-em-divisao-da-caixa-8080.html
    37.https://www.youtube.com/watch?v=8pKZAnji68k
    38.http://www.pautandominas.com.br/en/May2013/minas_gerais/771/Em-dez-anos-n%C3%BAmero-de-homic%C3%ADdios-cresce-52-no-Estado.htm
    39.http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv66777.pdf
    40.http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2014/07/como-aecio-ficou-dono-de-latifundio-de-terras-publicas-do-estado-de-minas-9863.html

     

  13. O que mais me chamou a

    O que mais me chamou a atenção foi aquelas risadinhas que o Aécio dava toda vez que era questionado pela Dilma. Primeiro eu pensei que era nervosismo, depois cheguei a conclusão que era ironia e algumas vezes até deboche. Atitudes de quem não tem argumento para uma determinada situação. Eu acho sinceramente que o psdb tem condições de apresentar um candidato mais qualificado para presidente. Se ele ganhar com certeza o Brasil vai viver um momento complexo de sua História.

  14. Eu não aguentei ver o debate

    Eu não aguentei ver o debate inteiro. O cinismo do Aécio me irrita. Se a Dilma é séria demais, a cara de pau do Aécio é escancarada;

    1. Também vejo assim. É

      Também vejo assim. É impresionante o jogo de inversão que essa oposição faz sem ser contrastada. O aécio dizer que a campanha do pt, do pt, do pt é baseada em inverdades, ataques, enquanto a dele é baseada em propostas e ideias é demais.

      Ora, passam o tempo todo falando o diabo do pt e quando são criticados dizem que são atacados! É demais.

      O mehor momento da dilma pra mim foi aquele em que disse que “com a mesma receita não se pode prometer um prato diferente…”

      Mas poderia ser muito mais.

      Eu sugeriria pra dilma iniciar toda, toda resposta, réplica ou tréplica com a expressão: “isso é enrolação, candidato…”, ou, “nao enrola, candidato…”

      Melhorar o bolsa família e demais programas sociais? “Sem enrolação, candidato. Sempre falaram o diabo do BF; a militância tucana chama de bolsa esmola pra nordestino vagabundo. O “programas socias de vocês”, se é que podem ser chamados assim, não passavam de uma “folha de parreira” pra cobrir as vergonhas do desastre social que foi o governo de vocês. E vêm falar em “melhorar”? “

      Competência? “Não enrola, candidato. Por onde vocês passam falta emprego, falta salário, falta luz e até água! Sem enrolação…”

      E por aí vai…

  15. “Como Maluf, Aécio age

    “Como Maluf, Aécio age calculadamente como se fosse um autista: ele só está contato com a sua própria realidade interior. E, portanto, é incapaz de aceitar qualquer tipo de argumento ou de crítica que lhe seja feita a partir do exterior. Porque o que lhe é exterior simplesmente não existe, ele presume que está sempre certo e que não deve qualquer satisfação ao mediador, ao interlocutor e ao público.”

     

    Essa é a característica do eleitor tucano, do brasileiro classe média tradicional. Com todo respeitos aos autistas e suas famílias.

    1. Tenho que concordar com

      Tenho que concordar com vc.

      Este tipo de retórica faz parte da postura de muita gente quando se debate algo que a encurrale. É o contra-ataque desonesto, raivoso e fugidio. Neste sentido, estas pessoas tendem a achar que o Aécio ganhou o debate, pois ele agiu como elas agem.

       

  16. Aécio mentiu foi muito no debate

    Aécio mentiu no debate e até o Globo desmente o tucano

    Fonte: Blog os Amigos do Presidente Lula

     No debate realizado nesta terça-feira, 14 de outubro, pela Band, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, disse que: “Todas as eleições que eu disputei em Minas Gerais, eu venci”. AÉCIO MENTIU. DILMA FALOU A VERDADE O candidato do PSDB perdeu a eleição para a prefeitura de Belo Horizonte (MG) em 1992, em disputa com o petista Patrus Ananias. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do candidato.


     

    No debate realizado nesta terça-feira, 14 de outubro, pela Band, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, falou sobre a construção de um aeroporto em terras de parentes de seu adversário, Aécio Neves (PSDB), no município de Cláudio (MG) e afirmou que:

    “O MPF não aceitou a ação criminal, mas mandou investigar quanto à improbidade administrativa”

    AÉCIO MENTIU…DILMA FALOU A VERDADE

    A decisão do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sobre o assunto foi de determinar que a Procuradoria de Minas Gerais investigue se houve crime de improbidade na construção do aeroporto.

    Aécio e ranking da educação

    No debate realizado nesta terça-feira, 14 de outubro, pela Band, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, falou sobre educação e afirmou que:

    “Em todos os rankings, o Brasil está na lanterna”

    AÉCIO MENTIU.AÉCIO FALOU A VERDADE

    Segundo “Programa Internacional de Avaliação de Estudantes-PISA”, que é da OCDE e é um dos principais indicadores educacionais, o Brasil não está na lanterna em seus três ranking sobre desempenho em Matemática (58º), Leitura (55º) e Ciências (59º). O ranking possui 65 países.

    Dilma e homicídios em MG

    No debate realizado nesta terça-feira, 14 de outubro, pela Band, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, criticou seu adversário, Aécio Neves (PSDB), e disse que houve:

    “52% do aumento de homicídios em Minas Gerais, está no Mapa da Violência de 2014”

    DILMA FALOU A VERDADE. AÉCIO MENTIU

    Segundo o Mapa da Violência, Minas Gerais teve um aumento de 52,3% no número de homicídios na última década.

    Dilma e Mais Médicos

    No debate realizado nesta terça-feira, 14 de outubro, pela Band, a presidente Dilma Rousseff, candidato à reeleição pelo PT, criticou seu adversário, Aécio Neves (PSDB), e disse:

    “O senhor foi contra o Mais Médicos”

    DILMA FALOU A VERDADE. AÉCIO MENTIU

    Em julho de 2013, Aécio Neves deu entrevista (disponível no Youtube) e classificou o programa como “uma violência que tem que ser repudiada”.

  17. Não assisti ao debate

    Não assisti ao debate justamente para não ver a cara de mentiroso de Aécio que usa bastante seu modo irônico, que é próprio de quem não tem argumentos, mas quer parecer ser superior.

    Dilma teria que, ao menos uma vez, partir pra cima, perguntando ao candidto por que ele inciou a campanha mentindo sobre os 95% por cento de aprovação do seu governo em MG, se o mineiro preferiu o PT. E perguntaria por que ele, por toda a vida sendo eleito a parlamentar no Congresso, não é capaz, hoje, de citar seus projetos, sobretudo os que foram aprovados em benefício do seu povo e do Brasil. Aliás, Dilma pode levantar as faltas de Aécio nas sessões plenárias, que é outro dado importante de quem não tem compromissos com o cargo. Como senador, tenho certeza disso, pois quase sempre ele não estava lá para discursar, e quando o fazia, ele e seus comparsas, só tinham um discurso: falar mal d eDilma e do PT.

    Tem mais: Dilma já se cansou de mostrar que é uma mulher de trabalho, que não apenas tem ajudado muito com seus programas sociais, educacionai – Prouni, Fies, etc -, mas com as construções de universidades, de escolas técnicas, de ajuda aos agricultores. Suas ações são infinitas, próprias de quem governa e trabalha em prol da população. Ela tem o que dizer e como provar, como tem provado o programa da televisão com as diversas imagens. E por que Aécio, governador por oito anos em MG, não tem uma imagem, um nada para provar que foi bom? 

    Quem vota em Aécio, o faz sem consciência. Segue as palavras dele, que desde sempre diz que: “Você quer tirar o PT do Governo, vote em mim”. Ou seja, esse é o programa de Aécio.

  18. Aécio aconselha os políticos a meterem a mão

    Aécio aconselhou políticos a ‘sugarem’ governo. PP de Dornelles ‘sugou’ a Petrobras e apoiou Aécio.

     

    Que ética é essa de Aécio Neves? Em recente evento ele aconselhou políticos aliados ao governo Dilma a “sugarem” o governo mais um pouquinho e depois apoiá-lo.

    Seu primo, senador Francisco Dornelles, aconselhou seus companheiros do PP a continuarem no governo, mesmo bravos com a demissão de Paulo Roberto Costa da diretoria da Petrobras, que depois ficamos sabendo através da Operação Lava Jato que recebia propinas de empreiteiras para ele e para o PP.

    Agora em 2014, Dornelles faz campanha no Rio de Janeiro apoiando Aécio.

    http://oglobo.globo.com/brasil/aecio-cre-em-maior-debandada-do-governo-suguem-mais-venham-para-nosso-lado-13020475#

    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/partidos/espera-cair-que-a-gente-briga/

     

  19. Media Training dos Anos 80

    Desculpe, mas o “media training” do Aécio surtiria efeito num debate dos anos 80..Essa negativa de todas as acusações é patética, até porque, como disse Jacques Wagner, ninguem acredita em politico honesto. O garotão está tão acostumado com a imprensa amiga de Minas que quando sai do seu “aquário” ficam mal acostumado.Até a Folha de SP (talvez com um dedinho da turma do serra) não tem dado tanto mole pra ele assim (vide o caso do aecioporto, denunciado pela folha).Dilma foi bastante superior apesar de precisar melhorar no seu poder de síntese.

  20. Dois completos incompetentes

    Uma hora jogada na lata do lixo. Desliguei e fui dormir. A Dilma se provou a candidata perfeita, se estivéssemos em 15 de outubro de 2002 certamente eu votaria nela. Pena que estamos em 2014 e ela é incapaz de definir a política econômica de seu próximo governo. Aliás, se o FHC estiver solteiro a gente pode marcar um encontro p/casal, a Dilma fala nele sem parar.

    O Aécio parece um apresentador de programa de auditório que vai vender carnê do Baú da Felicidade p/todo mundo. Patético.

    Acho que a Band tem que repensar o formato, fica um imbecil agredindo o outro e não dá em nada. Aliás, é só ver os comentários por aqui p/perceber isso; quem está com a Dilma, vai ficar não importa o que aconteça, e quem está com o Aécio tb. Vamos ver se no debate da Globo colocam-se algumas regras.

    As observações de alguns petistas aqui sobre ela não sorrir mostram como o nosso sistema está esgotado. A eleição é p/Presidente, não p/namorada.

     

    1. Menos pretensão, LC, menos.

      Menos pretensão, LC, menos. Se tu avalias assim, tudo bem. É um direito teu. Agora vamos aos ARGUMENTOS:

      1) Dilma se provou uma candidata perfeita se estivéssemos em 15 de outubro de 2002:

      Ora, elementar meu caro: ela estava debatendo com um lídimo herdeiro de um modelo que vigorou até 2002. Nos mínimos detalhes isso é fato. Basta citar que o ministro da Fazenda é exatamente a mesma figura daqueles tempos. Tu querias o quê? Um debate, caro, isso pode ser elementar mas precisa ser reavivado,  se dá de acordo, não com os termos do adversários, mas para desmontar seus discurso. Obviamente se a oponente fosse a Marina o arrazoado teria sido diferente. Ademais, a que se apega, qual a única âncora do Aécio se não o mantra da corrupção e a no Era da Humanidade surgida com o Real e a LRF? 

      2) ….E ela é incapaz de definir a política econômica: Ela participou, meu jovem, de um debate político-eleitoral, não de uma discussão acadêmica. Ao povo interessa questões concretas, tangíveis. Não coisas como o embate desenvolvementismo x monetarismo; ajuste fiscal; demanda; oferta; PIB etc. Para que concretude maior que defender empregos, poder de compra de salários, educação técnica, creches, bolsa família(comida), hã?

      3) …..Fica um imbecil agredindo o outro….: E outros em portais tipo GGN agredindo os debatedores só para mostrar sapiência e neutralidade(forjada).

    2. A esta altura do campeonato,

      A esta altura do campeonato, 90% ja se decidiu em quem votar, LC. O debate serve para para capturar os indecisos.

      Ontem ficou claro que Dilma foi melhor que Aécio, que já esgotou seu discurso.

      Se a mídia, urgentemente, não aparecer com mais escândalos, as chances de Aécio vão diminuir bastante.

      Já o contrário não é verdadeiro, ja apareceu a nomeação de Aécio para trabalhar com o pai na camara dos deputos, que coisa mais ética não é mesmo ? Dilma tem que treinar bem e ir lançando um escandalo do passado de Aécio por vez, ja que ela em si, não tem nenhum telhado de vidro.

      E convenhamos, debate não é para candidato falar sobre programas de Governo sérios, debates são para o eleitor se familizar com as diferenças entre os candidatos, com a sua postura, e com as impressões gerais sobre ele.

       

  21. É isso querida Presidenta…

    Adorei vê-la mais serena. Sabemos que a senhora não tem a prática de dircursos das velhas raposas políticas que, o que mais fazem é debater no Congresso e Senado. Mantenha a calma, descontraia-se, e procure ser aquela Dilma afável que demostrou ao ser entrevistada após o debate. A vidraça é muito grande. Ele não respodeu sobre o nepotismo e também sobre as rádios. Há muito ainda para , se preciso for, mostrar aos brasileiros quem é Aécio. Que ele explique aos brasileiros, quando afirma que a senhora não demitiu PR Costa, que, em qualquer grande empresa, seja do governo ou não, as demissões de altos cargos, são feitas através da solicitação de que suas demisões sejam pedidas. Isso é protocolar, inclusive os agradecimentos por serviços prestados.  

  22. Eu assisti o debate e na

    Eu assisti o debate e na minha opinião o Aecio foi bem melhor.

    Só mesmo o delirio pelego ou má fé explicita no trato com os fatos podem fazer alguem achar que a Dilma massacrou ou desnudou alguem ontem…

     

     

    1. Delírio de um tucano fanático

      Só mesmo o delírio de um fanático direitista para achar que o Aécio foi bem no debate de ontem.

      O debate foi desastroso para o playboy do Leblon e a análise da sua expressão facial no início e no fim do debate diz tudo.

      A mentira sempre acaba aparecendo.

      INclusive a mentira dos trolls tucanos que passam anos jurando que não são tucanos mas não conseguem disfarçar a torcida e a defesa dos seus candidatos em épocas de eleição.

       

      1. Ruy quanto tempo…rs
        Como

        Ruy quanto tempo…rs

        Como podia ficar sem aparecer para defender seu partido Deus né?

        Nao sou e nunca fui tucano, mas sou menos ainda petista.

        E em eleição de dois turnos a gente escolhe o lado que nos pareça menos prejudicial a naçao.

        O PT é um partido fiel à sua visao de mundo e os pelegos fieis ao partido, e nessa historia o que menos conta é a nação.

        Deste modo obvio que espero que o Aecio ganhe da Dilma, apesar de achar que isso nao ocorrera.

        E se achasse que o Aecio foi mal no debate nao teria problema algum em admitir.

        Veja Ruy ( perdao pelo trocadilho rs ) nao sou pelego como voce, eu posso falar mal das linhas politicas com as quais tenho afinidade pois para mim isso nao é um dogma.

        Votei na Marina e no segundo turno voto no Aecio pois em termos de politica ( que o diga o PT ) é necessario escolher um lado.

        Mas mantenho plenas condiçoes de criticar quando acho necessario, o que nao e seu caso pois voce é de fato um prototipo acabado de pelego voluntario , pois pago voce nao é trata-se de fé messianica mesmo…rs 

    2. Deve ter sido um debate que

      Deve ter sido um debate que passou na 5ª dimensão. Quem sabe, nos Universos paralelos de Hugo Everett?

      Ou, na Terra do Nunca, de Peter Pan.

    3. Traz a pesquisa do Sensus

      Traz a pesquisa do Sensus para corroborar com o seu comentário…rsrsrs…..

      como vc delira…divide “carreira” com o Aécio??  

  23. Aécio reclama que Dilma fala

    Aécio reclama que Dilma fala olhando para o retrovisor. Coisa que ele faz o tempo todo. No retrovisor dele: a estabilização da inflação feita no Governo Itamar Franco há 20 anos, o espectro de eduardo campos centrado apenas na figura da mulher (que aecim cita o tempo todo) e dos filhos jovens que ainda embarcam nessa canoa e a derrotada Marina Silva que derreteu a olhos vistos depois de revelar sua inconsistência. Sem ter mais o que mostrar se apega a ferro e fogo ao nome da esposa do seria seu adversário, fossem outras as circunstâncias. O que mais mesmo ele tem para mostrar? A resposta de Dilma para combater a retórica foi excelente: “mesma receita, mesmo cozinheiro, como oferecer um prato diferente?”.

     

  24. Acho que a Dilma fica de cara

    Acho que a Dilma fica de cara amarrda porque deve ser um enorme sacrifício ficar escutando aquele amontoado de bobagens, ter que considera-las e responder. Eu mesma já estava com vontade dar umas sacudidas no garoto, pra ver se tico e teco voltavam a funcinar. Imagina ela, ainda tendo que manter a calma! Quanto à enquete no Uol, faz favor…

  25. Debates – O rei esta nu – Aécio foi desnudado em temas cruciais

    Debates – O rei esta nu – Aécio foi desnudado em temas cruciais

    A questão fundamental do debate, é que a Presidente Dilma, trouxe, pela primeira vez, uma série de acusações que circulam nos jornais, ou, em publicações esparsas, para que Aécio se defendesse, ou, melhor, seus defensores não pudessem alegar desconhecimento dos fatos a ele imputados, nas mídias sociais.

    Assim, trouxe a baila importantes temas como a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal, que julgou inconstitucional uma lei que efetivou servidores sem concuros em Minas Gerais (mais de 98 mil). A acusação de que o governo do PSDB em Minas não divulga os gastos com as comunicações nas rádios da família e do próprio Aécio – outros deverão ser abordados em breve, como o caso de Aécio ter sido funcionário fantasma da Câmara Federal dos 17 aos 21 anos, ou como ele mesmo admite, aos 19.   

    Alguns dos temas abordados e os links para aferição

    Vejam as afirmações da Dilma – Lei mineira que efetivou professores é inconstitucional – site do Supremo Tribunal Federal – porque incrível que pareça, esta noticia apareceu apenas no site de noticias do STF – porque será?? nada como uma imprensa amiga …

    http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=263423&caixaBusca=N

    ou a referente ao Tribunal de Contas do Estado de MG sobre os gastos em educação e saúde… https://www.scribd.com/…/TCE-MG-Acordao-Tribunal-Pleno…

    ou que ele “trabalhava” na Câmara dos Deputados – Brasília (segundo o site da Câmara desde os 17 aos 21 anos – ) cfe. sua assessoria teria, em parte, confirmado à Folha SP – teria sido aos 19 anos e o fato de morar no Rio de Janeiro, onde estudava não tinha problema nenhum…

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1532625-aecio-admite-que-trabalhou-para-a-camara-enquanto-morava-no-rio.shtml

    Gastos do governo mineiro com rádios de Aécio – cfe Folha SP:

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1531982-governo-mineiro-nao-divulga-gastos-com-radios-de-aecio.shtml

    Aécio ganha Rádio de Sarney – aos 25 anos … http://www.viomundo.com.br/politica/bloco-minas-sem-censura-pendura-sarney-e-acm-no-pescoco-de-aecio-neves.html

    Ministério Público Federal vai investigar Aécio por improbidade administrativa em relação ao aeroporto construído em Cláudio, em terras de familiares. http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1529603-janot-arquiva-parte-de-representacao-do-pt-contra-aecio-por-aeroporto-em-claudio-mg.shtml

    Bolsa Família – Primeiro, a Lei é a 10.836/2003. Segundo – o Bolsa Família, como programa que se estende – hoje a mais de 14 milhões, nunca teve esta abrangência e o valor despendido (um ano) na época era equivalente a um quarto do que hoje é gasto na época do bolsa escola. Terceiro, OLHEM o casuísmo do período em que foram instituídos estes programas – , como sempre foi salientado, FHC teve seu primeiro ano de governo em 1994 – em contrapartida o bolsa escola foi criado em 04/2001 e o Cadastro Unico, em 07/2001 – ou seja entrou em funcionamento na hipótese mais otimista em agosto de 2001 -e o vale gás (criado para compensar o fim do subsídio do gás) foi regulamentado em fins de janeiro de 2002 (este ultimo começou a ser pago pouco menos de 07 meses antes das eleições Presidenciais. Assim, a crítica que se faz é que o programa criado por FHC, além de ter sido uma tentativa para ganhar as eleições de 2002, nunca teve o tamanho e a dimensão do Bolsa Familia, ou seja, reflete uma mera caricatura oportunista. Querer comparar um programa restrito e feito no ultimo ano de um governo de oito anos (primeiro e segundo mandatos) e que atingiu pouco mais de 25% do Bolsa Família, é desproporcional e indevido. Por fim, os peessedebistas, em sua maioria, sempre chamaram e ainda hoje chamam o bolsa família de bolsa esmola, bolsa vagabundo, sendo hipocrisia esta defesa do programa – o caso que a iniciativa de FHC era realmente dar uma esmola eleitoral e não criar um abrangente programa de inclusão. Apesar de ser um programa federal, o bolsa família tem seu cadastramento feito nos municípios(em que mais de 80 não são administrados do PT), de modo, que não é verdade a questão do atrelamento das pessoas que recebem o benefício ao partido. A questão é que, efetivamente, a grande maioria dos partidários do psdb e outros partidos conservadores, sempre foi contra o bolsa família (por questão ideológica a maior parte – mas sim, foram, e são contra)- espero que vocês concordem com isso – ou tem alguém (talvez existam) que sempre foi a favor… De outro lado o PT sempre defendeu – até por uma questão ideológica também – o bolsa familia.  Lula o criou – na atual forma- em seu primeiro ano de mandato .Tabela 1: Evolução da execução financeira do Programa Bolsa Família e dos programas de transferência de renda remanescentes. Brasil, 2002 a 2006 .Programas de transferência de renda Valor executado por ano (em R$ milhões)  – TOTAL 2.268,0(2002) -3.357,1(2003) -5.308,8(2004)- 6.385,(2005)-7 7.455,9(2006)

    Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Secretaria Nacional de Renda de Cidadania. http://www.planejamento.gov.br/…/produc…/Tese_Claret.pdf

    1. Eu notei. Foi um excelente

      Eu notei. Foi um excelente gancho. Na certa ele ficou preocupado sobre o que viria na réplica.

      Mas teve um gancho que a Dilma perdeu, quando ele falou em meritocracia, ela deveria responder qual o mérito do candidato, qdo jovem, em trabalhar na Câmara sem receber, ser nomeado diretor da CEF sem experiência alguma e de colocar seus parentes nas estatais mineiras. Seria demolidor !!

    2. Também notei…

      Perdeu o rumo, achando que ela ia abrir totalmente o jogo… Mas ainda pode abrir… A vidraça é enorme e, se ele continuar com a brincadeira pode acabar ridicularizado perante todo o Brasil. Há muitas coisinhas que o povo desconhece… 

  26. “Debate da Band revelou duas

    Debate da Band revelou duas personalidades distintas, por Fábio de Oliveira Ribeiro

    … revelou a antiga personalização da política ou o pior dos mundos da vida pública: a mexericanonização da vida íntima privada no lugar da boa política civilizada:

    todo debate político e a vida pública ilustre vira mexericos e mexericas de feira livre ludicamente gostosa de ser descascada ao sol farniente e depois chupada o sumo cítrico agridoce da fruta… e, por fim, o gran finale deste ato político lúdico frugal: cuspir lançando as sementes da mexerica mastigada os bagos o mais longe possível… e que fica ainda mais prazeiroso este jogo homo ludens se houver um ou mais competidores ali na brincadeira ao ar livre “sem causas finais nem causas eficientes senão o acaso e a necessidade” da natureza e do ser, inclusive do ser político.

  27. nocaute

    Pode reparar que no debate no caso de corrupção Dilma triturou Aécio. Quem pensava que a Petrobrás seria o principal foco, Dilma conseguiu reverter e ainda disse que no governo dela investiga, sem falar que que disse que Aécio prática nepotismo. Nessa hora acabou com o candidato que diz dar valor a meritócracia. 

  28. Outros pontos que Dilma deve

    Outros pontos que Dilma deve levantar:

    Com relação aos bancos públicos e até a Petrobras: Quando o Aécio entrar nesse tema é só mostrar os números e verificaremos facilmente que todos tiveram grandes aumentos em seus lucros. Para tornar o tema mais familiar e dialogar com a classe média, Dilma pode até dizer algo como “qualquer um que tenha algum parente que trabalhe nestas empresas saberá reconhecer que isso é a verdade”.

    Enquanto o discurso de Aécio está repetitivo, ele não tem mais fatos novos, Dilma tem que ir lançando um fato novo a cada debate, e também no JN, seja em relação à vida pessoal e as nomeações nepotistas que Aécio recebeu, seja sobre o programa de cortes de gastos que o candidato promete fazer.

    O próximo debate, no SBT, será mais um bom treino. A partir dai é jogo e jogo pesado, no debate na Record, domingo, no JN, segunda e no debate da Globo, sexta que vem. Há inúmeros pontos que Dilma tem que treinar a melhor forma de falar:

    – desconstrução pessoal de Aécio: nomeação pelo pai, avô, Sarney, concessão de rádio dada por Sarney.

    – pavimentação de 2 pistas (aeroportos) uso pessoal, próximas de fazendas suas.

    – nomeação de parentes seus para trabalharem em governos seus ou de aliados.

    – verbas publicitárias publicas para rádios de sua propriedade

    – comparação de governos PT x PSDB

    – exploração atuação Armínio Fraga

    – diversas obras feitas pelo Governo Dilma, MCMV, PAC, hidrelétricas, transposição, etc, etc,

    – programa de corte de gastos do futuro governo Aécio, que afetará obras e programas sociais.

    – carimbar nele que pretende apenas copiar os programas sociais do PT, então é melhor votar nela.

    – metas para o futuro: obras, e melhorias em saúde, educação e segurança pública

    – pré-sal para educação enquano o candidato defende mudança de regulação e privatização mesmo.

     

    São em torno de 10 a 11 parametros que a campanha de Dilma tem que usar para  a explicitação/descontrução diária de Aécio para quem ainda não o conhece. Eles devem ser distrinchados, resumidos e treinados, para que a Presidente e sua campanha os utilize de maneira clara, firme, sem arrogância e no momento correto.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  29. Tem q partir p/ cima!

    ainda enxergo mta passividade da Dilma com a imprensa totalmente pró Aécio, isso deveria ser explorado com mais afinco e até de modo mais duro e incisivo; esse papinho de “..a imprensa no meu governo é livre..” não adianta nada, ela só toma porrada, o preconceito, ódio e irracionalidade imperam justamente no publico q ela precisa atingir mais, classe media/media-alta
    vamos lá…pq ela não vira p/ a câmera em algum momento do debate e no horário eleitoral e fala “ei vc, vc mesmo, consegue pensar q os barões da mídia, FOLHA, Estadão, Abril, Globo, e outros q detém o poder de informar deturpam, são parciais, e focam apenas o poder do mercado/ dos bancos ? vejam q só apanho sempre, todo o dia, visitem os sites oficiais do governo ou quem eles menosprezam taxando de blogs sujos, vejam as estatísticas, o Brasil melhorou todos índices nos últimos 12 anos de governo”

    Algo + ou – nessa linha…. pergunto, pq não ? o q teria a perder mais do q já perde ? Esse governo da Dilma precisa acordar p a realidade de q o ataque é poderoso e sem escrúpulos e forte, e recuperar o tempo perdido qdo foi omissa e medrosa frente as barbáries diretas da mídia (principalmente da Veja)

  30. dilma é desinformada

     

    Dilma disse :

     

    “Eu quero dizer que o nepotismo é crime. O senhor teve uma irmã no seu governo”

    Andréa Neves da Cunha, irmã de Aécio Neves, jamais teve cargos em comissão, de confiança ou função gratificada no governo de Minas Gerais durante a administração de Aécio Neves (2003-2010).

    A irmã do tucano foi, na realidade, coordenadora do Grupo Técnico de Comunicação Social da Secretaria de Governo de Minas Gerais, desde que o órgão foi criado, em 2003, por meio do decreto estadual 43.245/2003, até a saída de Aécio do governo mineiro.

    O órgão que a irmã do pessedebista comandava tem por missão “coordenar, articular e acompanhar a alocação de recursos financeiros aplicados em publicidade na Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo estadual”.

    Apesar disso, para efeito da legislação que rege a Administração Pública brasileira, Andréa nunca fez parte do serviço público mineiro, mas apenas de um grupo consultivo de uma das pastas do Estado.

    1. Ok, Lineu, ela é

      Ok, Lineu, ela é voluntária… não é ilegal, mas a Constituição diz que a gestão pública deve ser regida por 5 princípios, e entre eles está a IMPESSOABILIDADE e a MORALIDADE.

      Ser voluntário é muito nobre, mas afinal ela vive do quê? E os outros parentes da família na administração direta e nos conselhos das estatais ? Tb são voluntários? E os aeroportos em terras da família ?

    2. Pelo que voce coloca é PIOR

      Pelo que voce coloca é PIOR ainda !!!

      Aécio botou a irma para cuidar das verbas publicitárias relativas à mídia em seu estado, e ainda tentou maquiar a nomeação travestindo o nome do cargo.

      Isso é a total imoralidade, é notório. Mais uma arma para ser usada por Dilma na campanha, nos próximos debates e no JN.

  31. Esse senhor é uma fraude que


    Esse senhor é uma fraude que estão emais uma vez empurrando para o povo, dissimulado, aquele bom mocismo de fachada, que perde a menor provocação, só acredita quem for muito ingenuo ou quer ser enganado; é muito temerario eleger esse senhor é um collor mil vezes piorado.

  32. Aécio não tem nada a dizer – Corrupção aliada a incopentência
    Discurso de Coronel #AecioQuebrouMinas é de um raposão politiqueiro, com já vimos muito em outros momentos. Usa frases feitas de efeito, mas sem nenhum embasamento, puras inverdades. Querer discutir com o PT sobre educação, quando humilhou com professores e desmontou a educação no seu desgoverno, e políticas sociais, o fraco dos tucanos, que governam só para meia dúzia de ricos, é mesmo uma piada.
    É um verdadeiro fanfarrão a serviço de seus apadrinhados.

  33. Petrobras era uma gaiola das loucas nos desgoverno tucano

    Ex-diretor Paulo Costa é tucano, assumiu direção da estatal colocado por FHC, governo mais corrupto e aparelhado dos últimos tempos. Petrobras valia 6 vezes menos nessa época, quando aconteceram maiores escândalos. REPSOL, plataformas superfaturadas que afundavam, tentativa de “doação da empresa”,… Retornou ao cargo, a contragosto de Lula, por indicação do PP de Dornelles, primo de #AécioFanfarrão. Mais uma herança maldita dessa corja tucana.

  34. Inútil.
    Do ponto de vista do esclarecimento ao eleitor ainda não engajado em nenhuma das propostas, o debate em sentido pedagógico é uma inutilidade. Dilma foi reiteradamente acusada de mentirosa sem poder fazer o contraponto às ofensas de Aécio Neves. Uma, porque o debate televiso não se propõe a isso, outra, quem mente, como Aécio tem a vantagem do “dito pelo não dito”. Dilma tenta construir uma disputa de alto nível, estará sempre em desvantagem. Dilma é tão ética que no momento de maior tensão visível do tucano não o atacou com questões pessoais, como exemplo: na pergunta sobre a Lei Maria da Penha, ruborizou-se em jogar na cara do opositor que ele era um agressor de mulheres. O debate é chato e Dilma não se dar bem em nenhum deles por não ter uma retórica fluente como o LULA, a LUCIANA GENRO, o CIRO GOMES, o REQUIÃO, dentre outros grandes oradores e formuladores de discurso. Dentre todas as eleições essa é a mais complicada para o PT por tudo que foi vastamente discutido nesse blog. O partido omitiu-se do debate político, em particular, no confronto com os grupos de mídia. há também, um engajamento hercúleo do poder econômico em favor do PSDB e seus aliados. Aqui em Pernambuco passo pelas ruas e me questiono pra onde foram os recursos desviados da PETROBRÁS a partir da refinaria Abreu e Lima? Afinal, nas ruas no primeiro turno somente campanha do PSB e neste segundo turno somente material de primeira qualidade de Aécio Neves. Mais um vez entra aí o fator Gilmar Mendes. É possível, transpor todas essas grandes barreiras que se estruturaram desde 2003 e hoje apresenta-se consolidada, desde que o partido denuncie o que vem com a campanha do PSDB. Dilma tem de fugir desse didatismo e pular na jugular daqueles que a desrespeitam escancaradamente. Política é diferente de eleição. Enquanto em política se requer tempo e jeito a fim de provocar-se reflexões e isso se pratica no cotidiano; eleição é convencimento, discurso pro senso-comum, frases de efeitos e uma tática de defesa firme e ataque rápido e eficiente.

  35. Cínico

    Dilma devria chamá-lo de cínico e sugerir que antes do debate fosse feito exame anti-doping!…Aécio pensa que estamos todos drogados para acreditar na existência do Brasil que ele prega!…

  36. Pessoal, vamos atentar para

    Pessoal, vamos atentar para não perdermos tempo nem o foco com os trolls.

    Neste post mesmo há dois, notórios babacas, um botando uma pesquisa e outro criticando opção pessoal de voto, ridícu-los.

    Temos que deixá-los no vácuo, sem repostas, a meu ver, é o melhor a se fazer.

     

  37. aécio mentiu e só

    aécio mentiu e só agrediu.

    dilma  venceu, na minha opinião…

    mas a dilma me parece que deixou alguma s brechas para desmoralizar aécio na próxima.

    como ampliar a denúncia de que ele bate em mulher.

    e de que o paulo roberto costa foi indicado pelo tio do aécio, o  dornelles.

    ou de que aécio é conhecido como o bebum do leblon.

    ou de que se dirige sem carteira de motorista em dia,

    o que ele fará com um país que é a sextra ou sétime economia do mundo?

     

    etc…etc…

    1. Aécio Neves só é mentiroso para quem sabe que ele é mentiroso

       

      Altamiro Souza (quarta-feira, 15/10/2014 às 12:21),

      Para quem sabe que Aécio Neves é mentiroso, as mentiras dele são contraproducentes, mas não é este o eleitor que ele pretende alcançar. O que ele pretende alcançar é o eleitor sobre o qual ele tem poder de convencimento. E para estes uma vez convencidos as agressões dele não são agressões, mas verdades que precisam ser ditas.

      Para combater um mentiroso é preciso que ele seja pego na mentira. Daí porque as acusações de um mentiroso são sempre abstratas e superficiais. Dizer que alguém é leviano não tem como ser provado ou negado objetivamente. A crítica pega quando a pessoa que faz a acusação tem poder de convencimento, ou seja, tem carisma. Aécio Neves tem e Dilma Rousseff não. A uma acusação de leviana feita por Aécio Neves, a presidenta Dilma Rousseff poderia dizer que uma acusação desta a uma senhora de 67 é de moleque ou velho decrépito. Só que ela sabe que Aécio Neves nem é moleque nem é velho decrépito (No máximo ela o considera um hipócrita) e, assim ela não vai retrucar no mesmo nível a Aécio Neves. O PT só conseguirá reverter esta eleição se conseguir mostrar o Aécio Neves como um mentiroso contumaz. Só sendo visto como um Pinóquio é que o carisma dele perde o efeito.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 15/10/2014

  38. O discurso do ódio deve ser repudiado !!

    Para quem é esclarecido (não pela velha mídia, óbvio…) Dilma mostrou conteúdo e bons argumentos. Aécio claramente optou pelos chavões (“seu governo fracassou” – cuma? Dilma venceu o primeiro turno!!) ou retórica furiosa (“não seja leviana” – mas não conseguiu desmentir nenhuma acusação). Portanto, Dilma foi absurdamente melhor na postura e nas propostas. Aécio foi, somente, agressivo e arrogante.

    Preciso fazer uma observação: se Dilma fosse “mais petista” ela responderia indignada aos ataques ao partido. Este discurso de ódio ao PT é que divide o Brasil. O PT é o único partido essencialmente democrático em suas posturas internas, é o partido que tem o investimento social no seu DNA e o partido que adotou mais medidas contra a corrupção na história. Ser petista, ou simpático ao partido, é uma opção democrática e não pode ser tratada de forma leviana e desrespeitosa. É o partido mais influente do Brasil, basta ver que todas suas propostas são aprovadas pela população e são motivo de propostas de continuidade por seus adversários.

    Os debates televisivos são uma ótima oportunidade para esclarecer às pessoas de onde, afinal, partem os discursos anti-democráticos e autoritários de incutir nas pessoas o sentimento de ódio áqueles que tem uma opção partidária. Querer aniquilar, diminuir ou menosprezar alguem ou um grupo por suas opções democráticas são posturas de quem tem afinidade com regimes totalitários e merece repúdio forte no discurso da Presidente. 

  39. Perfeito.

    Há tempos que queria encontrar algum comentário assim aqui. Ele não simplesmente não responde. Pena que Dilma tenha explorado pouco isso. Deveria mostrar que ele está fugindo do assunto. Talvez aí ele tivesse um ataque de pânico, chamasse a maninha, o vozinho…

    Só ressaltar que a postura do Aé? (o que não sabe nada do que se passa em Minas porque não passa na Globo) tem motivações e reflexos ideológicos.

    Aécio realmente é “vidrado”. Alucinado, diria. Ensaiou seu discurso e fica mais louco ainda quando não domina o repertório…

    Ah, e a reação ao falar da Lei Maria da Penha… De vidrado, parecia mais que alucinado, transtornado, olhando para os lados… Por que será?

     

     

  40. O PSDB É O PARTIDO DA AMOSTRA GRÁTIS!

    É a melhor definição dos tucanos. Dilma até chegou perto quando comparou os 5 milhões com 50 milhões do Bolsa Família. Quando querem mostrar serviço, fazer propaganda, entregam amostra grátis, se você quiser mais, não tem. E o  preço da amostra grátis é alto: Estado mínimo, falta de regulação, falta de transparência, falta de competência, de planejamento (energia/2001 e água/2014) e por aí vai…

    E eles acham que ninguém percebe essa mutretagem!

  41. debate

    nossa vc e mesmo um fraco de visao….  O  que se le neste seu roteiro e fruto de um petista  que deve estar ganhando para ser super parcial.

      vc nao devia estar aqui  dando sua opiniao

    1. Curioso, um nao cadastrado chamando de troll 1 membro do Blog

      que está aqui há mais de um ano. Quem é troll mesmo, hem? O velho golpe de acusar o que faz? Passa fora!~

  42. RAJADAS DE PRATA

    Creio que a presidente Dilma obteve um bom resultado no debate de ontem na Band, e ela mostrou um desempenho muito superior ao do adversário, em termos gerais.

    Porém, na minha humilde opinião, a Presidente poderia ter aproveitado melhor diversas oportunidades que teve para demonstrar a inconsistência de seu oponente.

    O senador Aécio exibiu uma performance forjada, deselegante e prepotente, com atitudes indelicadas e até indecorosas, pois abusou das tentativas de desestabilização emocional, e mostrou uma inquietante habilidade para distorcer deliberadamente a realidade e negar fatos históricos incontestáveis.

    Aécio tentou distorcer e camuflar a dupla derrota sofrida pelo PSDB em Minas no primeiro turno, que foi significativa tanto na eleição para o governo do estado quanto para presidente. Além de haver negado o fato público e notório de que sua gestão como governador foi marcada pela condenação proferida pelo Tribunal de Contas, resultante do comprovado descumprimento da norma constitucional relativa à aplicação de recursos públicos na área de saúde, conforme amplamente noticiado.

    Este foi um dos pontos nos quais a Presidente Dilma poderia ter enquadrado de modo mais firme o adversário. E ela deixou de fazê-lo por não ter conseguido expressar com clareza o dado concreto de que a referida condenação, aplicada ao governo Aécio, foi decorrente da comprovação de que os investimentos do Estado de Minas na área de saúde estavam abaixo do patamar mínimo fixado na Constituição, que é de 12% da arrecadação estadual, conforme norma em vigor desde setembro/2000.

    Além disso, a presidente poderia utilizar melhor o importante trunfo que é a possibilidade de abordar de modo mais adequado a recente condenação do governo de Minas pelo STF, resultante da contratação ilegal de mais de 98 mil servidores sem a indispensável realização de concurso público.

    Fato é que esta importantíssima questão deveria ter sido objeto de pergunta a ser dirigida ao oponente, e, infelizmente, foi mencionada no âmbito de uma resposta da Presidente. Este erro de estratégia permitiu que o adversário não se pronunciasse sobre as referidas contratações ilegais. Assim, foi desperdiçada uma ótima oportunidade para desmistificar a pseudo meritocracia alardeada pelo tucano e demonstrar o fisiologismo político de PSDB, caracterizado por uma prática desleal e antidemocrática.

    É importante também lembrar de apresentar os dados que mostram o fato de que os investimentos do governo de Minas em saúde e educação estão entre os cinco menores entre os 26 estados da federação, numa comparação proporcional que considera o orçamento de cada estado nas referidas áreas e a receita corrente líquida de cada um, conforme aponta o excelente artigo divulgado pelo Jornal GGN no link abaixo.

    E tais investimentos nas áreas de saúde e educação são incompatíveis com o porte do Estado de Minas, que está entre os primeiros em população e riqueza.

    Por outro lado, no calor do debate, Dilma esqueceu de rebater a alegação falaciosa expressada por Aécio quando este afirmou que não estaria ele envolvido em nenhum processo judicial contra sua administração no governo de Minas, dado que tramita no TJMG ação civil por improbidade administrativa, movida pelo Ministério Público Estadual, na âmbito da qual é investigado o desvio de 4,3 bilhões de reais, relacionado com o descumprimento da norma relativa à aplicação de recursos na saúde, conforme noticiado pela Revista Fórum no texto cujo link segue abaixo .

    O mesmo ocorreu em relação à denúncia de nepotismo, negada pelo tucano em alegação que a Presidente Dilma não conseguiu ter oportunidade de rebater.

    E, talvez o item mais importante, faltou desmascarar a manipulação promovida pela campanha de Aécio, com o apoio escuso da grande mídia, e que consiste na divulgação tendenciosa de denúncias não comprovadas, feitas por criminosos através de delação premiada e sem a apresentação sequer de indícios verificáveis.

    Estas são questões que precisam ser divulgadas e debatidas com grande destaque, para desnudar o grave golpe contra a democracia que se assiste hoje, caracterizado pela maquiavélica tentativa de induzir o eleitorado ao erro de considerar como fatos reais meras acusações, desprovidas de qualquer comprovação concreta.

    Por fim, é importante alertar a Presidente Dilma para a necessidade de evitar a ingenuidade observada na formulação de algumas de suas perguntas no debate de ontem. Pois não é recomendável perguntar ao adversário o que ele acha das propostas do PT para o governo federal, nem muito menos perguntar o que o oponente pretende fazer para melhorar o que quer que seja. E isto porque fazer perguntas deste tipo fornece a quem responde a chance de apresentar sua propaganda falaciosa, ao invés de obrigar a abordagem de relevantes assuntos espinhosos.

    Todavia, a ressalva dos aspectos acima destacados visa apenas auxiliar melhorias nos próximos debates, e não altera em nada a avaliação destacada no início deste artigo, onde foi frisada logo de saída a conclusão inegável de que o desempenho da Presidente Dilma no debate de ontem foi muito superior ao do candidato Aécio.

    Para encerrar, devo ressaltar que defendo desde o início a reeleição de Dilma Roussef para a Presidência da República por amor à causa, porque considero que esta é a forma de evitar retrocessos danosos e perseverar na construção de um futuro melhor para a Nação Brasileira. E reitero aqui minha disposição para contribuir para o sucesso deste projeto eleitoral, como tenho tentado fazer, com grande empenho.

    P.S.: Peço, humildemente, a todos que militam em prol desta reeleição, que façam chegar à Presidente Dilma estas sinceras considerações, que não têm a pretensão de serem exaustivas nem geniais, mas podem ser úteis.

    Fraternais Saudações, MAAR.

    Links relacionados:

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-democracia-particular-de-aecio-neves-por-pablo-villaca#at_pco=cfd-1.0&at_ab=-&at_pos=4&at_tot=5&at_si=543488b5dff2fc91

    http://www.mercadocomum.com/site/artigo/detalhar/divida_publica_de_minas_gerais_e_a_2a._maior_e_uma_das_mais_caras_do_brasil

  43. “Não vou privatizar a Caixa

    “Não vou privatizar a Caixa Econômica, vou profissionalizá-la”

    Como assim, a CEF é amadora, precisa ser profissionalizada?

    Com efetivações sem concurso, suponho?

    “Não vou acabar com o Bolsa-Família, vou aprimorá-lo”

    Veja, eleitor nordestino, pode votar em mim sem medo, não vou acabar com o BF.

    Veja, eleitor paulistano, pode votar em mim com vontade, por que vou “aprimorar” o BF (ou seja, você, que é bem informado, sabe que “aprimorar”, no caso, significa “tornar inócuo”).

    Tentando dizer duas coisas opostas e incompatíveis para dois públicos distintos. Muito esperto o duplipensar.

    *****************************

    Acho que neste formato de debate, seria importante fazer da seguinte forma:

    – pergunta

    – resposta

    – réplica desconstruindo a resposta

    Acho que a Dilma acabou às vezes repetindo a pergunta ou contra-respondendo o Aécio. Seria melhor, penso, virar para a câmara (isto é, para o espectador) e dizer algo como: “viu, eleitor, o candidato, quando diz X, na verdade quer dizer Y”.

    Tipo, “quando ele fala em ‘profissionalização da caixa’, ele quer dizer, ‘juros mais altos para o financiamento da casa própria, de forma que os bancos privados possam entrar nesse mercado em condições de competir com a CEF”.

    1. Perfeitas observações.
      Dilma

      Perfeitas observações.

      Dilma tem que se ligar menos em Aécio e mais nos eleitores.

      Não se preocupara com o adversário e responder direta e claramente para os telespestadores !!

  44. CHUVA DE PRATA

    Creio que a presidente Dilma obteve um bom resultado no debate de ontem na Band, e ela mostrou um desempenho muito superior ao do adversário, em termos gerais.

    Porém, na minha humilde opinião, a Presidente poderia ter aproveitado melhor diversas oportunidades que teve para demonstrar a inconsistência de seu oponente.

    O senador Aécio exibiu uma performance forjada, deselegante e prepotente, com atitudes indelicadas e até indecorosas, pois abusou das tentativas de desestabilização emocional, e mostrou uma inquietante habilidade para distorcer deliberadamente a realidade e negar fatos históricos incontestáveis.

    Aécio tentou distorcer e camuflar a dupla derrota sofrida pelo PSDB em Minas no primeiro turno, que foi significativa tanto na eleição para o governo do estado quanto para presidente. Além de haver negado o fato público e notório de que sua gestão como governador foi marcada pela condenação proferida pelo Tribunal de Contas, resultante do comprovado descumprimento da norma constitucional relativa à aplicação de recursos públicos na área de saúde, conforme amplamente noticiado.

    Este foi um dos pontos nos quais a Presidente Dilma poderia ter enquadrado de modo mais firme o adversário. E ela deixou de fazê-lo por não ter conseguido expressar com clareza o dado concreto de que a referida condenação, aplicada ao governo Aécio, foi decorrente da comprovação de que os investimentos do Estado de Minas na área de saúde estavam abaixo do patamar mínimo fixado na Constituição, que é de 12% da arrecadação estadual, conforme norma em vigor desde setembro/2000.

    Além disso, a presidente poderia utilizar melhor o importante trunfo que é a possibilidade de abordar de modo mais adequado a recente condenação do governo de Minas pelo STF, resultante da contratação ilegal de mais de 98 mil servidores sem a indispensável realização de concurso público.

    Fato é que esta importantíssima questão deveria ter sido objeto de pergunta a ser dirigida ao oponente, e, infelizmente, foi mencionada no âmbito de uma resposta da Presidente. Este erro de estratégia permitiu que o adversário não se pronunciasse sobre as referidas contratações ilegais. Assim, foi desperdiçada uma ótima oportunidade para desmistificar a pseudo meritocracia alardeada pelo tucano e demonstrar o fisiologismo político de PSDB, caracterizado por uma prática desleal e antidemocrática.

    É importante também lembrar de apresentar os dados que mostram o fato de que os investimentos do governo de Minas em saúde e educação estão entre os cinco menores entre os 26 estados da federação, numa comparação proporcional que considera o orçamento de cada estado nas referidas áreas e a receita corrente líquida de cada um, conforme aponta o excelente artigo divulgado pelo Jornal GGN no link abaixo.

    E tais investimentos nas áreas de saúde e educação são incompatíveis com o porte do Estado de Minas, que está entre os primeiros em população e riqueza.

    Por outro lado, no calor do debate, Dilma esqueceu de rebater a alegação falaciosa expressada por Aécio quando este afirmou que não estaria ele envolvido em nenhum processo judicial contra sua administração no governo de Minas, dado que tramita no TJMG ação civil por improbidade administrativa, movida pelo Ministério Público Estadual, na âmbito da qual é investigado o desvio de 4,3 bilhões de reais, relacionado com o descumprimento da norma relativa à aplicação de recursos na saúde, conforme noticiado pela Revista Fórum no texto cujo link segue abaixo .

    O mesmo ocorreu em relação à denúncia de nepotismo, negada pelo tucano em alegação que a Presidente Dilma não conseguiu ter oportunidade de rebater.

    E, talvez o item mais importante, faltou desmascarar a manipulação promovida pela campanha de Aécio, com o apoio escuso da grande mídia, e que consiste na divulgação tendenciosa de denúncias não comprovadas, feitas por criminosos através de delação premiada e sem a apresentação sequer de indícios verificáveis.

    Estas são questões que precisam ser divulgadas e debatidas com grande destaque, para desnudar o grave golpe contra a democracia que se assiste hoje, caracterizado pela maquiavélica tentativa de induzir o eleitorado ao erro de considerar como fatos reais meras acusações, desprovidas de qualquer comprovação concreta.

    Por fim, é importante alertar a Presidente Dilma para a necessidade de evitar a ingenuidade observada na formulação de algumas de suas perguntas no debate de ontem. Pois não é recomendável perguntar ao adversário o que ele acha das propostas do PT para o governo federal, nem muito menos perguntar o que o oponente pretende fazer para melhorar o que quer que seja. E isto porque fazer perguntas deste tipo fornece a quem responde a chance de apresentar sua propaganda falaciosa, ao invés de obrigar a abordagem de relevantes assuntos espinhosos.

    Todavia, a ressalva dos aspectos acima destacados visa apenas auxiliar melhorias nos próximos debates, e não altera em nada a avaliação destacada no início deste artigo, onde foi frisada logo de saída a conclusão inegável de que o desempenho da Presidente Dilma no debate de ontem foi muito superior ao do candidato Aécio.

    Para encerrar, devo ressaltar que defendo desde o início a reeleição de Dilma Roussef para a Presidência da República por amor à causa, porque considero que esta é a forma de evitar retrocessos danosos e perseverar na construção de um futuro melhor para a Nação Brasileira. E reitero aqui minha disposição para contribuir para o sucesso deste projeto eleitoral, como tenho tentado fazer, com grande empenho.

    P.S.: Peço, humildemente, a todos que militam em prol desta reeleição, que façam chegar à Presidente Dilma estas sinceras considerações, que não têm a pretensão de serem exaustivas nem geniais, mas podem ser úteis.

    Fraternais Saudações, MAAR.

    Links relacionados:

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-democracia-particular-de-aecio-neves-por-pablo-villaca#at_pco=cfd-1.0&at_ab=-&at_pos=4&at_tot=5&at_si=543488b5dff2fc91

    http://www.mercadocomum.com/site/artigo/detalhar/divida_publica_de_minas_gerais_e_a_2a._maior_e_uma_das_mais_caras_do_brasil

  45. Pessoal !
    Afora todas as

    Pessoal !

    Afora todas as críticas que temos a posicionamentos e estilo da Dilma, ela não vai mudar. Não tem perfil de político populista e é muito transparente

    Outra coisa que não podemos nos esquecer. 

    Qualquer um(a) em seu lugar estaria cansad@ e abatid@. Ela dá expediente como Presidenta da República, cumpre a agenda eleitoral, viagens seguidas, às vezes três no mesmo dia, muitos discursos e debates, aos 67 anos de idade. E acho que está cumprindo bem.

    Ôrra, meu. Eu não aguentaria!

    1. Uma mulher forte!

      Além de tudo exposto por Nilva, Dilma convive há pelo menos dois anos com uma mídia inescrupulosa e má, que tenta atingi-la duramente. É, sem dúvida, uma mulher muito forte física e psicologicamente falando. Certamente é UM CORAÇÃO VALENTE! Não à toa, ainda menina, enfrentou os militares do golpe de 1964!  Viva Dilma guerreira! Sinto imenso orgulho de tê-la como presidenta!   

    2. Além de tudo exposto por

      Além de tudo exposto por Nilva, Dilma convive há pelo menos dois anos com uma mídia inescrupulosa e má, que tenta atingi-la duramente. É, sem dúvida, uma mulher muito forte física e psicologicamente falando. Certamente é UM CORAÇÃO VALENTE! Não à toa, ainda menina, enfrentou os militares do golpe de 1964!  Viva Dilma guerreira! Sinto imenso orgulho de tê-la como presidenta!   

  46. A primeira impressão marca

    Não vi o debate, então é otimo poder ler resumos, recapitulação, analises. Por tudo que li, o debate pareceu muito com o nocaute que o Mantega deu no Fraga, mas que como foi o Guido, a imprensa foi econômica em dar detalhes. Dilma tem muito o que falar, mostrar, divulgar. Foi uma presidente trabalhadora, fez muito em quatro anos, apesar de ainda termos muito a fazer pelas proximas décadas. 

    Aécio Neves não tem obra, não fez nada que benefeciasse a população de Minas enquanto governador e o Brasil, enquanto senador, a não ser usar o estado sempre em beneficio proprio e dos seus. Eh a mais complela tradução da oligarquia à brasileira. 

    Fabio, sei que é advogado, mas sua analise da psique de Aécio esta muito boa, acho que retirando algum excesso (não sejamos maniqueistas), esta proximo do que ele deve ser de fato. Toda vez que o vejo falando, soa sempre artificial.  

     

  47. Aécio também chamou a Luciana Genro ao ser enquadrado

    Esse Aécio, parece ser misógino. Ele também chamou a Luciana Genro ao ser enquadrado nas questões de corrupção envolvendo o aeroporto que ele fez no terreno do tiu dele.

     

  48. Como votar em alguém, que

    Como votar em alguém, que deixou claro que mal sabe as responsabilidades do Governo Federal, Estados e Municípios? 

    Ele afirmou responsabilidades que são do Estado, quanto a questão da baixa qualidade do Ensino Médio, como se fossem do Governo Federal, o mesmo para a falta de conhecimento quanto as responsabilidades de Municípios e Estados quanto a questão do Ensino Básico e Infantil. Idem para com a polícia militar que é responsabilidade do Estado e não do Governo Federal. Impressionante a ignorância deste homem. Erro Infantil para um candidato a presidente.

    Francamente, como alguém como Aécio, Governou Minas Gerais, com certeza, enquanto ele “vivia a vida a sua maneira”, alguém tomava as decisões por ele.

    Sem mais,

  49. Como votar em alguém, que

    Como votar em alguém, que deixou claro que mal sabe as responsabilidades do Governo Federal, Estados e Municípios? 

    Ele afirmou responsabilidades que são do Estado, quanto a questão da baixa qualidade do Ensino Médio, como se fossem do Governo Federal, o mesmo para a falta de conhecimento quanto as responsabilidades de Municípios e Estados quanto a questão do Ensino Básico e Infantil. Idem para com a polícia militar que é responsabilidade do Estado e não do Governo Federal. Impressionante a ignorância deste homem. Erro Infantil para um candidato a presidente.

    Francamente, como alguém como Aécio, Governou Minas Gerais, com certeza, enquanto ele “vivia a vida a sua maneira”, alguém tomava as decisões por ele.

    Sem mais,

  50. Organizando o Cheque da Gestão

    O telhado de Aécio é tão exageradamente extenso, que os debates precisariam ser temáticos para Dilma conseguir abrange-lo todo. 

    O da Band poderia tratar de patrimonialismo: rádios e aécioportos em Minas, o do SBT de economia: estado mínimo, salário minimo, medidas impopulares e desemprego na contenção da inflação, e finalmente o da Globo de meritocracia e civilidade: nepotismo, lei Maria da Penha e o papel do bafômetro no trânsito.  

  51. CONGRESSO/OPOSIÇÃO DESESPERADA/DILMABATE

    O Congresso Brasileiro, capitaneado pela Oposição(PSDB/PSB/DEM/PPS/etc.), vai votar em “CARÁCTER DE URGÊNCIA” uma nova Lei denominada “LEI ZÉ DA PENHA” e provar junto à sociedade que o Aécio Neves, foi brutalmente agredido por Dilma Vana Rousseff durante o debate na Rede Bandeirantes e que o “CANDIDATO DAS ELITES”  saiu todo “MOÍDO” e que foi pena de tucano para tudo quanto é lado. Assim não pode!!!. Assim não dá!!!..

  52. SERIEDADE DE DILMA X ARROGANCIA DE AECIO

    Perfeitos comentários, parabéns! Aécio se perde na arrogância e superficialidade. Boa a postura da Presidente Dilma, acho que votarei nela.

  53. No primeiro bloco, Dilma ganhou por nocaute

    A cena de Aécio ao fim da primeira parte sentando no banquinho como um boxeador jabeado inapelavelmente tem de entrar no horário eleitoral da Dilma. Antológica!

    No final da contenda Aécio se sentiu aliviado por não ser questionado sobre o caso do bafômetro ou como seria sua política antidrogas. Tudo terá seu tempo.

    Só não entendo porque Dilma não lembra do racionamento de energia no governo do Boca Mole (olha a falta de previsibilidade dos sabichões da seca). Naquela altura se o cidadão – inclusive os  inocentes admiradores de Aécio na classe média – cochilasse por duas horas no verão carioca, por exemplo, teria que vender seu apartamento para pagar a conta.Ou quase isso.

    Alô, campanha da Dilma: quebre a espinha da previsibilidade tucana. Contem a história do racionamento de energia! Os jovens que não viveram merecem saber!

  54. Os arrumos do arrabalde

    Os arrumos do arrabalde

    S.Paulo hoje foi tomada pela propaganda da ungulada da ordem dos perissodátilos. O facciosismo instalou esse cheiro nauseabundo na minha sagrada cidade. O vento próximo que o carregue.

  55. Reproduzo o que eu disse em comentário agora na terceira página

     

    Fábio de Oliveira Ribeiro,

    Fiz um comentário aqui neste post “Debate da Band revelou duas personalidades distintas, por Fábio de Oliveira Ribeiro” de quarta-feira, 15/10/2014 às 07:37, quando já existiam uns cem comentários. E como eu já conhecia as particularidades dos posts originados do seu blog resolvi alcandorar o meu comentário em outro que estava na primeira página.

    Ocorre que o primeiro comentário que fora feito ao seu post era o de Anarquista Sério enviado quarta-feira, 15/10/2014 às 07:53, e que consistia da reprodução da enquete na Uol sobre qual candidato saiu-se melhor. Tratava-se de comentário absolutamente irrelevante para a sua proposta de discutir o desenvolvimento do debate, mas que originou muitas manifestações desnecessárias e que acabou sendo utilizado por outros comentaristas para trazer os comentários para a primeira página.

    Como ontem , terça-feira, 14/10/2014 às 21:46, eu havia enviado um comentário para junto do comentário de Francy Lisboa enviado terça-feira, 14/10/2014 às 12:42, lá no post “A íntegra do debate entre Guido e Armínio na Globonews” de terça, 14/10/2014 às 11:14, aqui no blog de Luis Nassif em que Luis Nassif, após fazer algumas considerações sobre o debate, disponibiliza o vídeo do debate, eu resolvi alcandorar o meu comentário junto ao de Francy Lisboa. Como a qualidade dos comentários que o comentário ruim do Anarquista Sério engendrava era ruim, Luis Nassif resolveu modificar a ordem de aparição dos comentários. Assim, o meu comentário, que eu tive que suar um bocado para o ver encaixado na primeira página, agora com quase 130 comentários e com a alteração da sequência dos comentários passando a ordem a ser dos mais recentes para os mais antigos, está quase na metade da terceira página.

    Depois de dizer duas ou três coisas para Francy Lisboa, eu fiz também a crítica que eu pensara em fazer ao texto deste post. Vou transcrever esta parte do meu comentário que fora direcionada diretamente para você, embora na parte para Francy Lisboa haja também observações relevantes relativamente ao debate entre a presidenta Dilma Rousseff e Aécio Neves.

    Vou talvez fazer alguns ajustes no texto para o comentário mais bem encaixar aqui e ficar mais claro. Disse eu lá:

    – – – – – – – – – – – – – –

    Bom, mas meu comentário não fora pensado em ser feito para você [Francy Lisboa]. Eu queria me dirigir era ao Fábio de Oliveira Ribeiro com quem discuti muito junto ao post “JB afundou ao cavalgar no tigre da mídia e cresceu ao desmontar do Tribunal” de sexta-feira, 30/05/2014 às 12:12, aqui no blog de Luis Nassif, mas originário de post dele. O endereço do post “JB afundou ao cavalgar no tigre da mídia e cresceu ao desmontar do Tribunal” é (Como eu deixei o endereço no outro comentário que eu enviei para Francy Lisboa aqui neste post ou vou evitar repetir o endereço que só pesam na página).

    Chamo atenção para este post porque considero que a raiz do insucesso eleitoral do PT foi ter feito a opção errada de ter ficado do lado dos réus do PT no julgamento da Ação Penal 470 e não do lado de Joaquim Barbosa. E o PT teve a oportunidade da mudança que foi no mesmo momento que o ministro Enrique Ricardo Lewandowski mudou de entendimento e passou a votar na mesma direção do voto do ministro Joaquim Barbosa.

    E como eu disse [Para Francy Lisboa], o que eu queria dizer aqui não é para você [Francy Lisboa], mas para Fábio de Oliveira Ribeiro em razão de todo este post dele “Debate da Band revelou duas personalidades distintas, por Fábio de Oliveira Ribeiro” de quarta-feira, 15/10/2014 às 07:37. O que ele diz no post que mais me interessa aqui, eu posso resumir na seguinte frase [em que ele trata do comportamento de Aécio Neves no debate]:

    “Porque o que lhe é exterior simplesmente não existe, ele presume que está sempre certo e que não deve qualquer satisfação ao mediador, ao interlocutor e ao público”.

    Eu disse no meu comentário para você [Francy Lisboa], lá no post “A íntegra do debate entre Guido e Armínio na Globonews”, que a eleição não seria decidida pelo debate entre Armínio Fraga e Guido Mantega, debate que só deveria ter interesse no campo da análise econômica e não da análise eleitoral. E disse ainda que a eleição seria decidida pelos escândalos de corrupção e a capacidade de convencimento dos candidatos nos debates. A capacidade de convencimento depende do carisma e a presidenta Dilma Rousseff como eu digo desde a eleição de 2010 é em matéria de carisma um marechal Henrique Batista Duffles Teixeira Lott.

    E o PSDB, que na sua origem constitui-se como um partido de intelectual e como tal só tem o poder de convencimento pelo conhecimento, era um partido fadado ao insucesso eleitoral. O Aécio Neves que era até gago no início da vida política foi adquirindo um carisma que não é próprio dos candidatos do PSDB. O que eu quero dizer com isso, é que ele não pressupõe que ele “está sempre certo”. A característica do PSDB tanto a parte intelectual como o novo grupo que vem surgindo das urnas com carisma é que eles não têm nenhuma consideração pelo eleitor. Eles [consideram que eles] podem dizer o que eles quiserem. Como intelectuais, a cúpula do PSDB sabia que o fisiologismo era ínsito à democracia. No entanto, eles alegaram que fundaram o partido para combater o fisiologismo. Como intelectuais, eles sabiam que é uma balela dizer que governo bom o povo põe, governo ruim o povo tira (Se fosse verdade o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso teria sido melhor do que o segundo). Os grandes economistas do PSDB sabem que a inflação não é o mais injusto dos impostos. Hoje isso é muito evidente no levantamento de Thomas Piketty, pois lá se observa que a situação dos mais pobres no mundo piorou a partir da década de 80 quando se reduziu a inflação no mundo. [Apesar de saberem tudo isso, eles nunca foram resistentes em dizer essas frases que eles sabiam que não eram verdadeiras].

    Assim, a essência do discurso de Aécio Neves não é que “ele presume que está sempre certo”. A essência do discurso dele é que ele sente que tem capacidade de convencer que ele está certo. Ele pode não acreditar no que ele diz ou saber que ele está errado (É diferente da Marina Silva que acredita no que diz), mas ele precisa convencer que ele está dizendo a verdade. É um discurso que precisa ser vazio, abstrato para não ser objetivamente contestado. E só pode ser contestado quando se consegue mostrar que o carismático é um grande Pinóquio e assim ele perde o poder de convencimento.

    – – – – – – – – – – – – – – –

    Há um post hoje, aqui no blog de Luis Nassif que traz uma informação interessante, mas que tem alguns senões. Trata-se do post “”Mar de lama”: As semelhanças nos discursos de Aécio e Carlos Lacerda” de quarta-feira, 15/10/2014 às 15:28, aqui no blog de Luis Nassif reproduzindo o artigo “Dilma: a vingança de Vargas contra Carlos Lacerda” de autoria de Rodrigo Vianna e publicado na Revista Fórum. O endereço do post “”Mar de lama”: As semelhanças nos discursos de Aécio e Carlos Lacerda” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/mar-de-lama-as-semelhancas-nos-discursos-de-aecio-e-carlos-lacerda

    Transcrevo o que disse Rodrigo Vianna logo no início do artigo dele:

    “Se Dilma ganhar, essa eleição vai significar também a vingança de Getúlio Vargas contra o “lacerdismo”“.

    É um pouco isso no sentido de que o PSDB explora a vertente acusatória da antiga UDN personificada em Carlos Lacerda. Cabem aqui, entretanto, dois senões.

    O primeiro senão é que a crítica a esta postura acusatória não deve servir para proteger ilicitudes. E o segundo diz respeito a laços atávicos de Aécio Neves que o põe um pouco mais longe de Carlos Lacerda. O Pai de Aécio Neves, o Deputado Aécio Cunha era na origem do Partido Republicano. Em geral, o partido Republicano se ligava a UDN. O Partido Republicano tinha origem em Arthur Bernardes que em 32 pronunciou a celebre frase: “Quanto a mim fico com São Paulo, pois para lá se transferiu a alma cívica do povo brasileiro”.

    Só que Tancredo Neves, o avô de Aécio Neves, era da corrente getulista aqui em Minas Gerais, havendo até o parentesco de Tancredo Neves com o ex-ministro da Fazenda Francisco Dornelles que também era parente de Getúlio Vargas. A observar que a mãe de Aécio Neves depois que se separou do Aécio Cunha que era de família de Teófilo Otoni no Vale do Mucuri, casou com Gilberto Faria recentemente falecido e que era filho de Clemente Faria, o fundador do Banco da Lavoura e nascido em Pedra Azul ainda mais no nordeste de Minas Gerais, e com mais ligações com o pessoal de Getúlio Vargas, tanto assim que Magalhães Pinto que se iniciara no Banco da Lavoura foi demitido do cargo de diretor que ocupava no Banco porque assinou o manifesto dos mineiros em repúdio a Getúlio Vargas em 1941. E Magalhães Pinto foi quem derrotou Tancredo Neves para o governo de Minas Gerais em 1961.

    Por esses laços familiares eu acho o Aécio Neves muito longe de Carlos Lacerda.

    Por fim lembro que há dois tipos de pessoas carismáticas. Aqueles que acreditam naquilo que dizem, mesmo estando equivocados e aqueles que não acreditam naquilo que dizem e dizem apenas porque estão cientes de que tem a capacidade de convencer ainda que estejam mentindo. Mesmos os carismáticos equivocados como a Marina Silva que acredita naquilo que diz, são políticos de mais minha preferência do que os que mentem sabendo que mentem mesmo quando as idéias deles estão mais próximas da minha. Nunca eu votaria no Aécio Neves, mas tenho certeza que o viés getulista em Aécio Neves é muito mais presente do que muitos acreditam. E não me surpreenderia se Aécio Neves aprovasse com facilidade uma alíquota de 35% no IR, algo que o PT com 70 deputados jamais conseguiria (O partido seria alvejado por imprensa e empresariado e taxado de comunista).

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 15/10/2014

  56. Dilma se sai cada vez melhor

     Saiu da defensiva e levou Aécio as cordas, Aécio já partiu pra vitimização, o mesmo caminho que fez marina perder o rumo e ainda vai ter que explicar porque os ataques dele à Dilma são melhores.

       Dilma tem que mostrar quem é a vítima de fato, esse papel não colou em Marina com seu drama do ovo repartido e nunca poderia colar em aécio e seu sorrisinho amarelo, um cara de família tradicional por décadas atrelada ao poder e negócios em vários ramos como bem lembrou a presidenta. De vítima ele não tem uma grama, vítima são os desempregados do Armínio Fraga no governo FHC que aecinho quer trazer de volta, as vítimas estão fora do estúdio da band, Dilma fez muito bem ao falar em firmeza pois é tudo que o candidato opositor não passa e ela depois de tudo que teve que passar na vida nunca projeta uma imagem de fragilidade diante do eleitor, tem que valorizar seu lado positivo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador