O favoritismo de Fernando Pimentel em Minas Gerais

Sugerido por Ricardo Souza

Do Hoje em Dia

Pimentel é favorito em todos cenários

Além de líder atual das pesquisas, o pré-candidato a governador pelo PT, Fernando Pimentel (ministro do Desenvolvimento) também é favorito em quaisquer cenários diante de seis opções rivais apresentadas. Nesses cenários avaliados, em um contexto polarizado entre PT e o PSDB e respectivos aliados, o petista venceria a todos individualmente: o vice-governador, Alberto Pinto Coelho (PP), o presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro (PSDB), o presidente regional do PSDB, Marcus Pestana, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Pimenta da Veiga (PSDB), e o atual prefeito da capital, Marcio Lacerda (PSB).

Os dados fazem parte da pesquisa contratada e divulgada pelo PR (Partido da República). De acordo com os dados, apurados pelo instituto Multidados Pesquisa Profissional Avançada, Pimentel teria 44% contra 25% de Alberto Pinto; 45% contra 26% de Dinis Pinheiro; 50% contra 22% de Marcus Pestana; 45% contra 29% de Pimenta da Veiga e 42% contra 32% de Marcio Lacerda. Essa foi a primeira vez que o nome de Pimenta da Veiga aparece em uma pesquisa. Ele foi reinserido na política mineira pelo presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, após 10 anos fora de Minas e da política.

A pesquisa foi feita de 12 a 19 de setembro e ouviu 2.009 pessoas em 169 municípios sorteados aleatoriamente em todas as microrregiões mineiras, incluindo todos com mais de 100 mil eleitores. A margem de erro é de 3% e o intervalo de confiança é de 94%.

Além do formato tradicional estimulado, no qual o eleitor manifesta sua preferência entre os nomes apresentados, o instituto recorreu a outra fórmula, chamada “pergunta em profundidade”, quando, além do nome, apresenta, numa 2ª etapa, pequeno perfil deles.

Aécio vence em Minas

As eleições para presidente mostraram que a maior exposição de Aécio na mídia espontânea e partidária (rádio e TV) foi favorável a sua pré-candidatura. Em pesquisa anterior da Multidados, realizada em março de 2013, a presidente Dilma Rousseff (PT) vencia com 45% contra 43% de Aécio; hoje, o quadro já mostra 51% a 39% a favor do tucano.

Anastasia favorito

Confirmando as expectativas e o grande medo dos adversários, o governador Antonio Anastasia (PSDB) é o favorito na disputa pela única vaga ao Senado em 2014. Ele obteve a preferência de 68% dos entrevistados. Por conta disso, nenhum dos rivais, seja do PMDB ou do PT, tem interesse na disputa.

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eleição mineira

    Pelo visto, a pesquisa só vem ratificar aquilo que já está sendo ouvido pelas ruas. O PSDB não emplaca o próximo governador. Para Minas, um estado que ainda se mantêm num feudalismo partidário enorme, seria muito bom se realmente Pimentel fosse o governador. Teríamos novos ares, novas pessoas no comando e uma reviravolta na administração. E este este o ponto que quero destacar. Temos que prestar bastante atenção nas estatais mineiras, como será  suas gestões neste último ano de PSDB no governo. Não me assustaria nem um pouco se, percebido a perda deste poder, os atuais gestores tornem estas empresas com tantas dívidas e compromissos que fiquem inadministráveis por uns 5 anos. Que não se cometa aqui o que se cometeu em Brasília na transição PSDB/PT onde tudo de errado que poderia ser levantado foi colocado debaixo do tapete!!

  2. Uma mala chamada Pimentel

    Posso estar enganado mas estão inflando o Pimentel. E o pior, penso, que ele e sua equipe estão acreditando. Se os leitores/eleitores buscar o resultado para o Senado onde o Pimentel levou uma surra nas últimas eleições vão ver que a máquina de fritar da direita cria o Pimentel para levar governo e Senado. 

    A única possibilidade, real, penso, seria tentar juntar umas três sublegendas do PMDB, das cinco existente, com o Josué na cabeça de chapa e um do PT como vice, aí poderia ser o Pimentel ou o Patrus. E conforme cada vez mais essa possibilidade vai existir, de enfrentar o Senador carioca, digno representantedo Leblon/Ipanema, que não vai decolar para a presidência. Percebam como a reportagem/pesquisa literalmente “rifa” qualquer outro candidato do campo progressista para o Senado e infla o nome dessa nulidade excrota do Anastésico.

  3. Fernando Pimentel

    Devagar com o andor porque o santo é de barro! 

    Aqui em Minas ( e creio não seja um mal só nosso) o poder econômico ganha cada vez mais espaço nas campanhas. Em 2010 isso foi claro, a campanha de Anastasia torrou bilhões e bilhõ de reais pra superar o cavalo paraguaio Hélio Costa. 

    Creio que Pimentel terá um caminho difícil pela frente, pois além dos adversários externos, terá que enfrentar resistências dentro do próprio PT que ainda não digeriu a aliança com Aécio em 2008 pela Prefeitura de BH.

  4. Minas é feudo do psdb. Não

    Minas é feudo do psdb. Não tem jeito, a mídia capitaneada pelo Estrago de Minas nunca vai deixar o PT vencer aqui. E esse Pimentel não tem a menor chance. Pra se ter uma idéia, o Lacerda faz uma péssima administração aqui em BH, desde sempre, nem o básico esse picareta faz. As ruas de BH nâo são recapeadas há  vários anos, apenas em alguns corredores foram feitas algumas maquiagens. Na sua administração o IPTU dobrou de valor. BH está cada vez mais suja, feia, toda pichada. O trânsito simplesmente caótico. A av Crisitano Machado vive em obras, serviços são feitos, desfeitos, sem nenhuma cerimônia. Ou seja, não é exagero, BH está um lixo.

    E na pesquisa ele ainda aparece com 32%. Ninguém merece.

  5. Esta pesquisa não rrepresenta

    Esta pesquisa não rrepresenta a realidade, pois com a Marina entrando no Psb o Aécio ainda vai desistir de ser candidato a presidente e vai voltar a candidatar para governador de Minas, infelizmente para nós mineiros.

  6. Pimentel

    O Pimentel que se prepare. O candidato em Minas será o Aécio.

    Logo que a midia paulista embarcar na candidatura da Marina, o Serra vai detonar o Aécio, através dos dossies guardados e este volta pras montanhas de MG. Passando antes no Rio, pois somente as montanhas daqui é que são de ferro. 

     

     

     

    1. Aécio não vai largar o osso

      Aécio não vai largar o osso pro Serra. Ele tenta a presidência em 2014 não pra ganhar, mas pra ter recall pra 2018.

  7. O Pimentel tem que aproveitar

    O Pimentel tem que aproveitar essa vantagem para arregimentar prefeitos e os partidos médios, antes que Anastasia use a máquina do estado para amarrá-los com o candidato aecista. O filho do José Alencar tem que estar na chapa, pois quebra resistências de alguns setores, além de agregar poder econômico. Se Aécio estiver acossado em Minas, ele vai ter menos espaço para fazer uma campanha nacional e somando com o desgaste de Alckmin, ele vai acabar se inviabilizando como candidato competitivo a presidência.

  8. Tenho dito  desde 2010 que o

    Tenho dito  desde 2010 que o Lacerda é o maior fenômeno  da história política do Brasil. É detestado por todos, você não acha ninguém que votou nele e ganhou no primeiro turno!! “Ê Minas, Ê Minas”.  Imaginem o que não vai acontecer aqui em 2014…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador