O jogo não está ganho, muito menos perdido, por Wilton Santos

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto Adonis Guerra

O jogo não está ganho, muito menos perdido

por Wilton Santos

Comentário ao post “Xadrez das eleições e do mito Lula, por Luis Nassif

O jogo não está ganho, muito menos perdido. As eleições de outubro serão decisivas para a sobrevivência do Brasil como nação. E quem tem a solução para o país é o Lula. E uma coisa é certa: o ex-presidente não será candidato e muito menos eleito presidente. Isto é um fato. No entanto, quem ele apoiar será o responsável por reconstruir o país dos escombros do golpe.

Diante desse contexto, resta saber quais são as alternativas para substituir o Lula como o próximo estadista a liderar uma das maiores e mais importante economia do planeta.

Quanto aos postulantes da centro esquerda aparecem alguns nomes como:

Fernando Haddad: Não me parece disposto a aceitar o desafio de ser o presidente do Brasil num contexto tão caótico. Além da pouca ambição, não possui capacidade de se relacionar com o fisiologismo do Congresso Nacional. A eventual eleição do Haddad seria a repetição da eleição de Dilma. O ex-prefeito de São Paulo é um tecnocrata acadêmico e não um político;

Jaques Wagner: Já tirou o corpo fora. Não quer nem ouvir falar em ser presidente no lugar do Lula. O ex-governador da Bahia é carta fora do baralho.

Ciro Gomes: Esse é um caso a parte. Apesar de sua ambição desenfreada, é um político orgulhoso e presunçoso ao extremo. Seu discurso se limita à agenda econômica neo-desenvolvimentista. Por outro lado, não possui comprometimento com os direitos humanos e movimentos sociais. Seus discursos são ambíguos e pouco confiáveis.

Sua recente manifestação afirmando que o Lula não é um preso político é reveladora. O Ciro quer o Poder, mesmo que para isso tenha de abrir mão da democracia ou de qualquer princípio. Seu pouco apreço pelo estado democrático de direito poderá transformá-lo num tirano capaz de se apropriar das instituições repressivas estatais para impor sua vontade.

Ele é um político perigoso. Muito volúvel, não é possível saber qual será o perfil de seu governo. Dependendo das circunstâncias ele pode ser de direita ou de esquerda, tudo dependerá da temperatura do momento. Quando ele se recusa a se comprometer com o combate a concentração dos meios de comunicação, ele na verdade está sinalizando para a globo que não haverá enfrentamentos nessa área. E isso é muito grave, pois a democracia é incompatível com o monopólio dos meios de comunicação.

Já apoiei o Ciro Gomes, hoje não consigo confiar nele. A forma como agride o Lula e sua família de forma tão covarde, sua ausência no momento da prisão do ex-presidente foi uma verdadeira canalhice. O Flávio Dino estava em Harvard junto com o Ciro, enquanto do governador do Maranhão se manifestou de forma clara e contundente contra a prisão injusta do ex-presidente, o Ciro diz que não é puxadinho do PT e emenda que o Lula não é preso político.

O Ciro no fundo da sua arrogância vai esnobar as reivindicações de movimentos sociais importantes como o MST e o MTST, grupos esses que despreza. O ex-governador do Ceará não tem comprometimento com os movimentos sociais e com a esquerda organizada, um eventual governo seu será um governo de enfrentamento com esses setores. Haverá uma tendência do Ciro se escorar em algum poder para impor suas decisões, que provavelmente será a globo ou o aparelho repressivo estatal. O Ciro é muito estourado, não terá paciência para dialogar.

Ele se diz de esquerda por mera conveniência momentânea, visto que na direita há muitos candidatos para dividir votos. Sua aproximação ao Lula é mera conveniência para atrair votos do lulismo. No Poder, o Ciro se revelará de forma clara, assim como os ministros do STF têm se revelado.

Flávio Dino: Esse é um político que conhece como poucos, as entranhas do Poder Judiciário. Pelo fato de ter sido juiz federal sabe muito bem como se relacionar com o corporativismo dos magistrados. O fato de ter sido juiz federal foi determinante para derrotar o clã dos Sarneys no Maranhão. Antes de ser eleito governador, ninguém conseguia derrotar os sarneys no Estado.

Antes do Flávio Dino, Jacskon Lago tinha sido eleito governador do Maranhão contra a Roseane Sarney, mas foi cassada sua diplomação pelo Poder Judiciário local pela acusação de compra de votos. Dessa forma, a Roseane acabou sendo empossada governadora. O Flávio Dino só conseguiu assegurar sua eleição contra a Roseane por também ter influência no Poder Judiciário e se antecipado a manobra dos Sarneys.

O Flávio Dino é um político carismático, honesto, leal, inteligente e comprometido com os setores oprimidos da sociedade. Além de ser um autêntico estadista. Mas infelizmente, ele não poderia substituir o Lula nesse momento, pois tem uma tarefa importante de resistir num importante front, que é enfrentar os Sarneys no Maranhão e evitar o retorno do clã ao governo do Estado.

Roberto Requião: possui uma trajetória política exemplar. Foi eleito três vezes governador do Paraná e duas vezes eleito senador. É um dos políticos mais experientes do país. Conhece como poucos o Congresso Nacional pelo fato de ter sido eleito senador por dois mandatos, ou seja, 16 anos de Congresso Nacional. Além disso, sabe gerir a máquina do Poder Executivo pelo fato de ter sido governador por três mandatos. E atualmente é o parlamentar que mais enfrenta os excessos do Poder Judiciário, é de sua autoria o projeto de lei contra o abuso de autoridade e a lei que limita o auxilio moradia de juízes e promotores.

Quando foi governador do Paraná, o Requião enfrentou a globo e as empresas de mídia destinando todas as verbas institucionais de publicidade para o investimento em canal de televisão estatal do estado. Foi no seu governo que o Paraná aboliu os transgênicos da agricultura e teve relações cordiais com o MST e os movimentos sociais. É um político sensível as demandas de grupos oprimidos além de ser nacionalista até a medula.

De todas as alternativas postas, é o político mais tarimbado e qualificado para suceder o Lula. Sempre esteve do lado dos trabalhadores, movimentos sociais e da esquerda de um modo geral. Foi muito crítico à hegemonia rentista nos governos petista, se colocando à esquerda do PT. Apesar das divergências com o PT, sempre foi muito leal às causas populares. Durante o golpe foi um dos políticos mais atuante contra o impeachment e contra a prisão do Lula.

O Requião possui todas as credenciais para liderar um governo de reconstrução nacional. Depois do Lula é o melhor quadro a disposição da esquerda. Tem capacidade comprovada para gerir a máquina do Poder Executivo e ser interlocutor do Congresso Nacional e é um dos poucos políticos capaz de enfrentar o Poder Judiciário. Também, o Requião é um ótimo orador, no momento dos debates conseguiria se impor diante dos outros candidatos.

Pessoalmente acho que o Lula deveria registrar sua chapa no TSE tendo o Roberto Requião como vice. Caso a candidatura do Lula seja impugnada, o Requião assumiria o comando do governo federal. Seu único defeito é estar filiado ao PMDB, basta se filiar ao PT que não haveria nenhum empecilho.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O jogo não está ganho. Nem perdido

     

    Wilson:

    Aplaudo de pé sua análise. Parabéns!

    Muita água ainda rolará debaixo da ponte. O que forçaria a rever esta maravilhosa análise.

    Ainda prefiro ter uma país com Judiciário respeitado por emitir decisões sensatas e respeitadoras da Justiça. E isto significa, para mim, libertar Lula e todos os presos que cumprem prisão sem o tal do transito em julgado (ao que me informei, 60% da população carcerária, composta essencialmente de pessoas analfabetas ou analfabetos funcionais, pretos, pardos e pobres) e que estão na prisão por um crime de pequeno dano (roubou pão na padaria). Se, como nãção e como povo, quisermos ser respeitados.

    No tema prisão, como fui professor, calculei o custo mensal de um estudante em universidade pública brasileira e comparei com o custo de um preso nas prisões brasileira. O custo de um preso paga com tranquilo duas vagas numa Universidade. Você eleitor, prefere mais um preto pobre preso ou mais dois pretos doutores atendendo a todos?

    Desde meus 17 anos fiz esta escolha e não vi nenhuma razão para mudá-la.

     

    1. O país precisa de um líder forte para corrigir essas distorções

      O país precisa de um líder forte para corrigir essas distorções do nosso sistema, sem abrir mão dos direitos humanos e da agenda social. Por mais que um candidato seja comprometido com a questão nacional é fundamental que tenham comprometimento com conquistas sociais. O Lula foi o presidente na história do país que mais construiu universidades (foram 14), mais inclusive do que o Juscelino Kubitschek (foram 11). É fundamental que o próximo presidente tenha comprometimento com a agenda dos governos do Lula e Dilma que fizeram uma revolução no ensino.

  2. O jogo não está ganho, muito menos perdido, por Wilton Santos

    Também acho Requião um nome a ser considerado, tem experiência para gerir o poder executivo, discernimento e determinação para atuar no campo democrático como sempre fez. É coerente.

    Dois problemas a considerar; 

    – sua filiação partidária. No PMDB será impedido pela máquina corrompida, no PT alinhará contra si os preconceitos odiosos,

    – o vice. Um enorme problema. Vários candidatos estão na vitrine. Eu optaria por Manuela. Experimentada, coerente e lutadora. Um nome do PT atrairia os ódios já não latentes mas escancarados. Agregaria vários movimentos sem promover reações contrárias mais fortes.

    Deveria contar com o apoio de Lula, PT e restante dos partidos da frente.

    Ao PT caberia liderar a campanha ao legislativo, tarefa imprescindível na governança federal. Em todos os cenários só se fala nos candidatos ao executivo. Nomes fortes e agregadores devem encabeçar as listas ao legislativo, Já sabemos o quanto pode um conluio de canalhas naquele antro. Boulos é peça chave nessa missão. Um nome novo, atuante e destemido. Iria ganhando experiência para vôos maiores.

    Também um problemão mas acho que é hora de o PT sair da chapa executiva. Dar espaço a outros nomes não tão visados como qualquer um que tenha origem no petismo.

     

    1. Bem lembrado, caro, o

      Bem lembrado, caro, o Legislativo tem importância fundamental para a construção de nova ordem democrática. Se não me engano o Senado trocará, agora em 2018, 1/3 de seus membros. Será que isso pode resultar em maioria de não-golpistas? E a Câmara, quantos deputados federais será que é preciso para vencer o golpe?

      1. 2/3, Lazzari

        Neste ano serão renovados 2/3 do Senado Federal. Por isso a importância das eleições legislativas federais é até superior à do  executivo.

    2. Uma das principais entusiasta da ideia do Requião ser vice do Lu

      Uma das principais entusiasta da ideia do Requião ser vice do Lula é a presidenta do PT Gleisi Hoffmann. O Senador do Paraná tem bastante apoio de lideranças importantes do PT como os senadores Lindberg e Paulo Paim, assim como outros quadros como Paulo Pimenta, Wadih Damous dentre outros. Caso ele se filie ao PT será muito bem acolhido pelas lideranças e pela militância.  

  3. O Boulos é uma carta fora do baralho do Wilton

    No olho do furacão fascistas, priorizar a luta institucional/eleitora é suicídio. Deveríamos estar pensando formas de auto-defesa, não priorizando eleições.

    1. Uma coisa

      A luta institucional é importante quanto a luta fora da institucionalidade. O problema ocorre quando é a única estratégia política. Por isso o Boulos contribui para suprir a demanda de fortalecer a luta social fora da institucionalidade. Mas uma coisa não exclui a outra, são dois espaços que devem ser ocupados pela campo progressista.

       

  4. A análise é muito boa, mas o

    A análise é muito boa, mas o prognóstico é falho. O prazo da filiação já passou, foi sete de abril, seis messes antes do primeiro turno. Agora Requião só pode se candidatar pelo PMDB.

  5. Requião não pode mais passar
    Requião não pode mais passar para o PT.
    Entregar o governo ao MDB, é sofrer por mais 4 anos.
    MDB é um cardume de piranha na política. Destroem tudo.

  6. Boa, caro Wilton!

    Roberto Requião agora é, também na minha opinião, nossa melhor opção. E, diferentemente do Ciro Gomes, o vingador solitário e auto-suficiente, tenho a impressão de que Requião está cercado de gente que deseja trabalhar para a soberania, prosperidade e independência do nosso povo. Vejo-o, portanto, como um agregador de forças, o que, se em momentos menos polarizados como o que estamos vivendo já é desejável, agora é absolutamente imprescindível. Além disso tudo, Requião parece, como Dilma, ter conduzido sua vida de forma a não ter nem a mais leve suspeita de corrupção ou mal-feitos na sua história.

    Creio que apenas continuará sua obra se, sendo eleito, der força à iniciativa privada produtiva nacional sem nunca negligenciar o trabalhador, mas tendo o cuidado de manter as mãos grandes da iniciativa privada predatória longe da sua eventual administração.

    Sua candidatura deveria ser, a meu ver, lançada com cuidado e apenas no último momento, mas com muita força, como se diz na gíria, “prá acabar”.

    Agora quanto ao partido… será que se ele passar para o PT não acaba perdendo voto de anti-petistas? Talvez os petistas aceitem o candidato indicado por Lula esteja ele no partido que estiver, mas os não-petistas e prinicpalmente os anti-petistas talvez o rejeitem por isso. Haddad é exemplo de que o fato de estar filiado ao PT pode pesar contra… que você acha? E a que partido Requião poderia se filiar?

    (Se bem que o fato de se manter no PMDB não apenas não depõe contra seus filiados – a mídia não execrou esse partido – e talvez seja até ponto positivo: o pessoal costuma gostar de constância, firmeza… Além disso dentro do partido Requião consegue se mover com total desenvoltura. É que a turma do PMDB parece não ligar muito para “que apito o filiado toca” desde que toque forte seu apito. Será?)

    1. Talvez a carta na manga do Lula seja a filiação do Requião ao PT

      Talvez a carta na manga do Lula seja a filiação do Requião ao PT e lançá-lo como vice na chapa do PT. Caso a candidatura do ex-presidente seja impugnada, os votos irião automaticamente para o vice. Em seguida o Requião faria a sua parte nos debates eleitorais. Se isso realmente acontecer o golpe sofreria um revez fulminante. O Requião tem luz própria, é um grande orador que conseguiria se impornacionalmente.

      Convenhamos, conseguir ser eleito três vezes governador e duas vezes senador num Estado conservador como é o Paraná com discurso de esquerda não é uma tarefa simpes. E foi justamente nesse território hostil que o Requião se impôs. Com o apoio do Lula seria a união do Sul e Nordeste.

  7. Dois erros que retiram a excelência da análise

    Já no parágrafo de abertura lemos:

    ” E uma coisa é certa: o ex-presidente não será candidato e muito menos eleito presidente. Isto é um fato.” 

    Nenhuma dessas afirmações é certa ou fato consumado. Se fossem, não haveria necessidade do encarceramento do Ex-Presidente Operário. 

    No restante da análise, sobretudo acerca de Ciro Gomes, Wilton Santos foi extremamente competente na exposição e na consistência da argumentação. Para minha surpresa, ele comete um erro factual inesperado, na frase de fechamento do comentário/artigo. Escreveu ele:

    “Seu único defeito é estar filiado ao PMDB, basta se filiar ao PT que não haveria nenhum empecilho.”

    O prazo para filiação partidária, para os que pretendem concorrer na eleição de outubro, encerrou-se na semana passada. Portanto, há empecilho legal para que o senador Roberto Requião se filie ao PT. Mais ainda: estando filiado a outro partido, o (P)MDB, Requião não pode se lançar canddato à vice, numa chapa encabeçada pelo Ex-Presidente Lula. Requião tem as qualidades descritas no artigo/comentário e fez uma opção/escolha política: lançar-se candidato ao governo do Paraná ou tentar se reelger senador, pelo (P)MDB.

    Por não possuir candidato viável eleitoralmente, a direita golpista, por meio do PIG/PPV semeia intrigas e tenta lançar Fernado Haddad, o Emanuel Macron brasileiro, como “Plano B”, de modo a desmantelar e aniquilar, por dentro, o PT e a Esquerda Brasileira. Mas  as bases e alguns da cúpula – como a brava seandora Gleisi Hoffmann, Lindbergh Farias e Jaques Vagner – além das bases petistas não aprovam o ex-prefeito paulistano como vice ou como eventual nome do partido, em caso ede inabilitação do Ex-Presidente Lula. Gênio político que é, Lula estendeu as mãos de Guilherme Boulos e Manuela D’Ávila – não as de Haddad – em seu último ato político e público, antes de se entregar aos algozes da Fraude a Jato. Com a lealdade de Gleisi Hoffmann, a quem Lula deu procuração para falar em nome dele, o Ex-Presidente Lula evita a desintegração do PT, que poderia ocorrer pelas brigas internas, entre as diversas correntes. Lula sabe quem são os traidores e quem encabeça essa corrente dos Judas; é por isso que se manterá candidato até as últimas conseqüências e só divulgará o nome do vice na data-limite de registro da candidatura.

  8. A alienação da realidade por

    A alienação da realidade por parte da militância petista leva a este tipo de equívoco. O discurso de Ciro e Requião são muito parecidos, a diferença é que Ciro nunca se alinhou automaticamente as estratégias do PT, apesar de ter apoiado seus quatro governos, já Requião neste momento é mais incisivo  na defesa de Lula e do PT, mesmo porque não pretende concorrer a Presidência. O potencial perfil eleitoral do Ciro é diferente do de Lula, por isso tem que marcar diferença com o PT, não se confundir com ele. Até porque não é possivel confiar num possível apoio do PT, pois ele sempre demarcou sua hegemonia na esquerda, já quando se aliou com o fisiologismo do PMDB não foi tão rigoroso, sempre argumentando em nome da governabilidade. Aí o texto desanca o Ciro e louva o Requião, só que o Senador não pode mais mudar de legenda e se for se candidatar pra Presidente terá que ser por seu partido, o MDB do Temer e Jucá & cia. Pergunto, vai ter essa aliança? Passou da hora do PT e sua militância aterrizaram e olharem com realismo o cenário. Lula não será candidato, o PT não tem outra candidato de peso pra enfrentar um segundo turno. Gostando ou não, a alternativa que lhe sobrou é apoiar Ciro, reeleger seus gobernadores e uma grande bancada federal. O partido é grande e terá um papel fundamental num governo Ciro. Esse é o cenário que está posto para o bem do futuro do partido e do país, as outras alternativas atendem interesses menores de alguns e não dialoga com o momento nem com o futuro político do país. Enfim, chegou a hora do PT ser cobrado para aderir da mesma forma que sempre cobrou do resto da esqquerda, é isso ou é fazer o jogo da direita.

    1. É perfeitamente possível o Requião mudar de partido. Não há nenh

      É perfeitamente possível o Requião mudar de partido. Não há nenhum obstáculo para que ele troque de partido. O prazo de infidelidade partidária se relaciona à perda do mandato e não à inscrição de chapas. Não sei de onde você tirou essa idéia de que o Requião não pode mudar de partido? O Aldo Rebelo acabou de sair do PSB para o Solidariedade  para concorrer à presidência sem que houvesse nenhum obstáculo.

      Quanto ao CIro Gomes, ele não é nenhum pouco confiável. Seu discurso é muito dúbio. Ora ele flerta com a direita, ora ele flerta com a esquerda. Ora ele defende o Lula, ora ele ataca o Lula. É difícil prever até que ponto seu discurso é coerente com a realidade. É complicado fechar uma aliança com alguém tão instável.

       

      1. Não é possível, não sou que

        Não é possível, não sou quem diz é a justiça eleitoral. Se quisesse concorrrer pelo PT o Requião teria ter mudado de partido seis meses antes. A alternativa é fazer uma aliança com os golpistas, que tal?

        http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2017/Dezembro/confira-as-principais-datas-do-calendario-eleitoral-das-eleicoes-gerais-de-2018

        O Aldo Rebelo estava com a ficha de filiação assinada com data do dia 05/04/2018, era uma cartada na manga que ao que parece ele já tinha intenção de usar.

        http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,aldo-rebelo-anuncia-saida-do-psb-por-causa-de-joaquim-barbosa,70002265622

  9. Requião seria uma ótima opção

    Requião seria uma ótima opção se estivesse disponível e quisesse concorrer. Mas nem uma e nem a outra condição ocorrem. Por hora, só há Ciro e o próprio Requião já deu alguns recados de que vê Ciro como nome do mesmo campo de ideias dele e que eventualmente o apoiará dependendo de como se configurar a disputa nos momentos decisivos.

    1. O Ciro criou muita rejeição dentro do PT com as críticas fez ao

      O Ciro criou muita rejeição dentro do PT com as críticas fez ao Lula e ao Partido. Dificilmente terá o apoio do PT e da militância. O Ciro pegou pesado ultimamente e conseguiu inviabilizar eventuais apoios da esquerda de um modo geral.

      1. Vc tá certo Eu nao votaria nele no primeiro turno d jeito nenhum

        E no segundo só contra Bolsonaro, mas contra Bolsonaro eu votaria até na pulga do cachorro do bêbado da esquina. Ciro contra qualquer outro candidato da Direita que nao seja Bolsonaro eu voto nulo.

  10. Uma reflexão para os ciristas do blogue …

    Quer dizer que o líder político mais querido pelos brasileiros, fundador do partido político mais admirado e com maior capilaridade na sociedade civil organizada, vai pedir votos para lideranças opacas de outros partidos ?

    Ah mas o PT tem enorme rejeição !!  Mas qual partido político não possui enorme rejeição ?

    Qualquer dirigente político petista gabaritado começará a campanha com o apoio incondicional de mais de 30% dos admiradores de Lula .

    Uma dica :

    Um político como Patrus Ananias, atuante no combate a pobreza e nacionalista atuante não poderá ser eleito, sabendo-se que a política econômica dos bandidos golpistas está desgraçando a vida de milhões de brasileiros ?

    Além do mais o Patrus é de MG, um colégio eleitoral fundamental para eleger qualquer presidente da república .

    1. NÃO ESQUEÇAM !!

      Patrus Ananias é um dos parlamentares nacionalistas que defende o referendo revogatório e foi um ótimo ministro do Ministério do Desenvolvimento Social e COMBATE A FOME (responsável pela ampliação do BOLSA FAMÍLIA ETC…).

      Combater a miséria é a missão primordial do próximo governo (DEMOCRATA) para amenizar a tragédia atual .

    2. O próximo presidente deverá ter certos atributos para conduzir o

      O próximo presidente deverá ter certos atributos para conduzir o país. Deve ser alquém que saiba se relacionar com o Congresso Nacional sem captular ou recuar em pautas sensíveis. Não basta penas ter apelo eleitoral, é fundamental saber gerir a máquina pública. O Ciro com sua opulência vulcânica vai querer comprar briga com todo mundo. Seus ataques gratuitos ao PT é só um sinal do que está por vir. Como ele governaria agredindo a todos. Por mais que o Congresso Nacional seja essa porcaria, é com essa porcaria que o presidente deverá governar.

      Por isso, é fundamental alguém equilibrado na presidência como o Requião. Ele sabe se relacionar com esse Congresso Nacional e possui comprometimento com setores importantes da esquerda. O que o país precisa nesse momento é alguém que resolva o problema do país e não crie mais problema. O Ciro tem um talento inato em criar confusão quando não precisa. Basta abrir a boca que cria uma polêmica desnecessária. Brasil não precisa disso.

      1. É mais ou menos isso…

        Creio que o ideal seria o Patrus Ananias na presidência, executando a reconstrução do executivo (empresas estatais, educação, saúde, programas sociais, política externa etc…) e o Requião na vice-presidência reconstruindo um pacto com partidos políticos,  uma reforma radical no judiciário e uma repactuação com as forças armadas .

        E paralelamente, a implantação efetiva de reuniões periódicas com lideranças da sociedade civil organizada (MTST, CUT, UNE, ANDES, MST etc..)

        Ganhar a eleição eleitoral não garantirará uma saída desta profunda crise política, econômica, sociel e das instituições .

  11. Wilton

    Temos aventado a possibilidade do Requião ser candidato numa coligação com PT desde algum tempo, mas não vi reação alguma do senador Roberto Requião em pulico sobre esse assunto. 

    1. Roberto Requião quer ser candidato a vice-presidente com Lula ?

    2. Houve alguma conversa entre PT, Lula e Requião ?

    3. Requião deixaria o PMDB?

    Eh importante que Requião deixe o PMDB para poder candidatar-se a vice ou mesmo à presidente porque os eleitores do PT estão traumatizados com o PMDB e ninguém querera repetir uma aliança PT-PMDB. 

  12. O Ciro seria um excelente presidente de um Circo

    Poderia botar o Bolsonaro, o Joaquim Barbosa, a Marina Silva o Levy Fidelis e outras tralhas para assessorá-lo.

  13. Lula, Requião e Wagner

    A análise é boa, especialmente no tocante  a Ciro Gomes, figura com quem já me iludi, mas que hoje não guardo, também, qualquer resquício de confiança, tampouco esperança.

    Entretanto, na minha opinião, o articulista comete alguns equívocos, que comento adiante.

    LULA

    “E uma coisa é certa: o ex-presidente não será candidato e muito menos eleito presidente. Isto é um fato.”

    Isso é de um derrotismo inadmissível para qualquer militante de esquerda. Não devemos confundir realismo com derrotismo. Seria realista admitir que, dentro do contexto atual, com o Judiciário ignorando a Constituição, a candidatura de Lula corre sério risco de ser inviabilizada. Entretanto, não podemos relevar o absurdo que constituem a sentença do Juiz da 13ª Vara de Curitiba  e o acórdão da 8ª Turma do TRF4. Por isso, é imprescindível que Lula requeira o registro de sua candidatura, faça campanha e busque, por todos os meios, derrotar seu impedimento com base na Lei da Ficha Limpa.

    Em tempos normais, a decisão sobre o deferimento ou não do registro de candidatura só ocorreria após as eleições. Nesse sentido, é bom lembrar que, após o requerimento (que, com certeza, será protocolado no último dia), o MP e adversários terão 5 dias (a partir da publicação do pedido) para pedir a impugnação. Após esse prazo, o candidato terá 7 dias para que “possa contestá-la, juntar documentos, indicar rol de testemunhas e requerer a produção de outras provas, inclusive documentais, que se encontrarem em poder de terceiros, de repartições públicas ou em procedimentos judiciais, ou administrativos”. Como a questão é bastante complexa e renderá uma enorme discussão, é inadmissível que o TSE siga o exemplo da lava jato e julgue apressadamente o pedido, com o claro intuito de afastar Lula da disputa. Além disso, após a decisão do TSE, caberá recurso com efeito suspensivo para o STF.

    Nesse cenário,  ainda mais se Lula for eleito no primeiro turno, a correlação de forças mudaria totalmente, pois os golpistas seriam emparedados e dificilmente o Supremo indeferiria o registro  de candidatura de Lula, com uma consequente anulação das eleições (pois, se eleito no primeiro turno, o indeferimento do registro anularia a maioria de votos).

     

    REQUIÃO

    “De todas as alternativas postas, é o político mais tarimbado e qualificado para suceder o Lula.”

    Continua filiado ao PMDB e, como já dito em outros comentários, a legislação eleitoral exige tempo mínimo de filiação (6 meses) no partido pelo qual o candidato disputa a eleição. Mesmo que se admitisse a absurda hipótese de se apoiar o partido do golpista presidente, o Requião é seguido por uma parcela superminoritária dentro do PMDB e jamais conseguiria viabilizar uma candidatura a presidente.

     

    JAQUES WAGNER

    “Já tirou o corpo fora. Não quer nem ouvir falar em ser presidente no lugar do Lula. O ex-governador da Bahia é carta fora do baralho.”

    Penso diferente. Jaques Wagner jamais recusaria essa missão. Ainda mais se o Lula for lançado candidato, despontar como o favorito e for injusta e precocemente excluído do pleito. Dentro do prazo permitido pela legislação, Wagner indubitavelmente substituiria Lula e, na minha opinião, conseguiria atrair a totalidade do eleitorado. Essa bobagem de que Lula não consegue transferir a votação é lenda golpista e crendice de ingênuos. O ex-governador se mostra reservado porque a discrição faz parte de sua personalidade e, também, por fidelidade a Lula, pois seria totalmente contraditório sustentar a candidatura do ex-presidente e já ter uma segunda opção.

     

  14. Onde Andam os Coxinhas?

    Todo mundo fica perguntando onde andam os coxinhas que não protestam contra os desmandos do governo Temer contra a nação. Eu lhes digo. Os coxinhas estão esperando um fato novo, ultra relevante que justifique para eles saírem às ruas com tudo. Eles sairão e darão uma lição ao pessoal da esquerda. O ódio dos coxinhas é milhares de vezes maior que a indignação das forças progressistas. Eles não estão envergonhados ou arrependidos. Ledo engano. Eu diria que estão mais revoltados ainda. Estão hibernando. E qual o fato novo que os traria às ruas de novo? Não sei. Mais há diversas possibilidades. O certo é que devemos estar atentos.

  15. Wilton

    Concordo em gênero, nº e gráu com vc. Sempre disse isto . O Cyro é um vira-casaca e sua grande qualidade é ser do Nordeste, ops Paulista, criado no Nordeste. Tem a mesma ambição de ser presidente, que o Aécio tem. Fissura! kkkk

    Abraços

  16. Eu pesquisei e Requião não

    Eu pesquisei e Requião não pode mesmo se filiar mais ao PT e disputar eleições. O prazo era 7 de Abril. Mesmo que renuncie ao mandato de senador. Se renunciar, até pode se filiar ao PT, como qualquer pessoa, mas não pode disputar a eleição deste ano.

    E eu nao quero um presidente do MDB, nem mesmo se for o Requião. Então, como eu disse em outro comentário, ele é carta fora do baralho.

     

  17. Excelente análise! Me fez

    Excelente análise! Me fez repensar muita coisa……..  Uma pena o Requião não ter se filiado a outro partido, pois a rejeição ao PMDB hoje é feroz.  Como equacionar essa questão????

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador