Os outsiders estão mortos?, por Ricardo Cappelli

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
Os outsiders estão mortos?
 
por Ricardo Cappelli 
 
Dez entre dez dos principias cientistas políticos e analistas afirmam categoricamente que, ao final, teremos mais do mesmo: um segundo turno entre PT e PSDB. Será?
 
Possuem bons motivos para isso. Alckmin construiu a maior aliança, terá um tempo de TV monumental. O PT isolou Ciro, um concorrente direto, anulou o PSB e conseguiu atrair o PCdoB, o PROS e o PCO. Fez seu jogo com competência.
 
Os dois partidos possuem governadores, prefeitos, um grande número de deputados federais, estaduais e vereadores. O ex-presidente lidera com folga as pesquisas.

 
O cientista político Alberto Carlos Almeida escreveu um livro e levantou dados internacionais, tudo para dar lastro científico à teoria do Fla-Flu nacional. Marcos Coimbra, do Vox Populi, afirma há algum tempo que não existe qualquer hipótese do candidato do PT não estar no segundo turno, até com certo favoritismo. 
 
Renato Meirelles, do Instituto de Pesquisa Locomotiva, é um pouco mais cauteloso. Afirma que a disputa será entre um candidato do campo “vermelho” e um do campo “azul”.  Alckmin contra Bolsonaro seria impossível, por exemplo. 
 
O cientista social e filósofo Marcos Nobre segue o mesmo caminho. Segundo ele, outsiders como Marina tentam o impossível, “ganhar sem entrar no jogo”.
 
Algumas premissas sustentam estas afirmações:
 
1 – A FORÇA DE LULA – pesquisas indicam que o ex-presidente possui grande capacidade de transferência. Seria natural seu candidato alcançar 20%.  Se Lula for impedido de aparecer na TV, como as pessoas saberão quem é seu nome? Haddad terá que atrair o lulista, situado na base da pirâmide social, com baixa escolaridade e principalmente nordestino.
 
2 – ALCKMIN SERÁ CATAPULTADO PELA FORÇA REUNIDA – o condomínio político reunido pelo paulista impressiona. Ficam algumas dúvidas. Quem fará sua campanha? Os partidos do Centrão no nordeste vão carregá-lo? ACM Neto – que recuou da candidatura ao governo da Bahia com medo do PT – vai quebrar lanças por ele? Eduardo Paes vai carregar o picolé de chuchu no Rio? Seu discurso monótono terá que convencer os eleitores.
 
3 – A TV É DECISIVA – Pesquisas indicam que a principal fonte de informação para definição do voto continua a ser a televisão. No país onde existem mais telefones celulares do que pessoas, a internet terá relevância?
 
4 – BOLSONARO VAI DERRETER – há meses este mantra é repetido. A exposição deporia contra o próprio, frágil e incapaz. O capitão deitou e rolou no Roda Viva e na Globonews. Na Band, se não ganhou, também não perdeu. Vai sumir por ter pouco tempo na TV? Seu eleitor parece estar encapsulado. Pode recuar relativamente e acabar ultrapassado, é pouco provável que perca o que já conquistou.
 
5 – MARINA VAI DESIDRATAR – a candidata da Rede apresenta um programa “ambiental-liberal” para a economia e conservador nas questões comportamentais. Em 2010, com este mesmo discurso, no PV, alcançou 19% dos votos. Em 2014, no PSB após a trágica morte de Eduardo Campos, chegou a 21%. Se repetir seus números históricos estará no segundo turno. A Globo continua flertando com ela.
 
6 – CIRO ISOLADO ESTÁ MORTO – O pedetista está numa situação muito difícil. Conseguiu atrair intelectuais nacionalistas para sua candidatura. Com sotaque nordestino, tentará atrair votos de Lulistas. Mira também parcela dos eleitores de centro. Está como Marina e Bolsonaro. A realidade lhe vestiu de outsider 
 
Faltando menos de sessenta dias para o pleito, os especialistas apostam tudo no mais do mesmo. A lógica conduz a isso, mas não seria novidade a política desafiar a ciência no Brasil. 
 
Os outsiders estão mortos? A hora do povo decidir está chegando.
 
 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como ja diziam o buraco…

    Bom, o problema é que à exemplo do debate da TV Bandeirantes é que os candidaturas não empolgam. Então tem-se um fascista como Bolsonaro prometendo horrores e a esperança de que Lula posssa voltar e, sacrificando-se, salvar a patria amada.

    “Com sotaque nordestino, tentará atrair votos de Lulistas.” Não entendi essa afirmação. Desde quando petistas e votantes em Lula não votariam em Ciro por causa de algum sotaque? Essa frase vale se for direcionada ao tipo de eleitor de carteirinha de Alckmin. 

  2. É difícil ter alguma certeza

    É difícil ter alguma certeza para o futuro. No entanto,temos algumas certezas no presente: O golpe,até agora,falhou em tudo que preconizava e que conseguiu aglutinar as massas acéfalas do país: Falhou no seu principal chavão,o combate a corrupção,colocando uma quadrilha para governar,fazendo mudanças na PF com o bjetivo de travar investigações em curso e futuras,colocou uma procuradora geral da república para garantir tudo isso e,ainda,um ministro no STF que,além de já ter advogado para o PCC,sempre foi alinhado e propangandista dos bicudos emplumados,Tudo isso somado aquele beiçola de toga que nunca se envergonhou de cometer as barbaridades que comete,soltando todos os amigos em nome da lei e prendendo os inimigos em nome dessa mesma lei.

    Os golpistas falharam,também,naquilo que atinge o povão em cheio: A economia. Quem não se lembra do engomadinho  daquela loja de roupas que dizia que tirando a presidenta Dilma a economia mudaria no dia seguinte (Seguinte ao quê,cara pálida)? E mudou. Estão aí os 13 milhões de desempregados para mostrar isso,juntamente com mais de 20 milhões que nem procuram mais emprego. Estão juntos com os estuantes sem finaciamento estudantil,com os pesquisadores sem bolsa. Estão junto com o sarampo (sarampo,gente),com o aumento da mortalidade infantil (que sucesso nosso economia) e da mortalidade materna.

    Tudo isso acompanhado da paralisação de mais de 7 mil obras públicas estruturantes e de mais de 40 mil moradia do programa minha casa minha vida (isso sem contar um número desconhecido do minha casa minha vida que seriam agregados como novos projetos)

    Enfim,na Seara golpista só tem coisa boa. Tudo isso aliado a imagem do novo: O ex-governador de São Paulo e sua coadjuvante,ex-radialista popularesca no rio grande do Sul ou do ex-capitão defenestrado do exército e um boquirroto que insiste em ser chamado de general.

    De positivo para essa gente tem somente o sonho que a emissora golpista e seus congêneres midiáticos utilizem novamente sua neurolinguística para enfeitiçar novamente a parte acéfala da população e conseguir,mais uma vez manipular em favor de seu representantes do golpe.

    A conferir se a barriga vazia e a ameça cada vez mais concreta de fechamentos de pequenos comércios,onde reside a “nata” dos manifestoches,conseguirá engolir novamente esta ladainha. Não é impossível. Mesmo as baleias,quando lideradas por um inábil,insistem em direcionar-se para a praia,mesmo sabendo que dali não sairão com vida.

    Do outro lado,temos uma situação inversa a apresentada pelos golpistas.Embora seu líder máximo,que representa a properidade,a justiça social e o respeito internacional a nosso país,esteja preso,seus candidatos estão aí,como se fossem ele e,ainda,com roupagem nova,jovem,identificados com o povão.

    é preciso lembrar que,todos os pontos negativos citados nas candidaturas golpistas são os pontos positivos da candidatura do presidente Lula ou de seus representados.

    Meesmo assim,não é possível fazer previsões para o futuro. Quem fez o que fez para destruir o país, o fez com intenções desconhecidas mas muito bem organizadas. Essa gente não ficará quieta. Seu jogo é sujo e muito pesado e,não descarto,até atentados físicos contra opositores ou,pior,contra aliados para incriminar os opositores.

    A história está recheada de casos assim. Essa gente,no voto,sabe que não vai longe e fará dde tudo para consolidar seu golpe,apoiados,sobretudo,pelos falcões do norte e seus interesses mesquinhos.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador