Ou Ciro ataca o PT como fez no Roda Viva, ou espera seu apoio. Os dois não dá, diz cientista político

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Alberto Carlos Almeida, cientista político e sócio do instituto Brasilis de pesquisa, divulgou nesta quarta (30), em sua página no Facebook, uma tabela mostrando que o pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) criticou mais o PT do que o PSDB em sua entrevistas no programa Roda Viva.
 
Na tabela abaixo, o analista indicou a minutagem da entrevista, quem estava sendo criticado e o qual motivo. O PT e Dilma aparecem 10 vezes na lista. Proporcionalmente, o governo Temer, Pedro Parente e o MDB (antigo PMDB) foram os mais criticados, com 13 citações. 
 
Almeida chama atenção, contudo, para a postura de Ciro: “Na política você não ataca publicamente aquele que você deveria cortejar para obter o apoio”, explicou.
 
“O Ciro fez isso, mas ao mesmo tempo quer o apoio do PT. Na política só dá para ter uma coisa, ou ele faz o que ele fez no Roda Viva, ou ele teria chance de obter o apoio do PT”, escreveu o especialista.
 
Na entrevista ao Roda Viva, Ciro disse que lamenta a “natureza” do PT, que não é capaz de abrir mão da cabeça da chapa majoritária para apoiar qualquer candidato fora do partido. Ele ainda disse que é “lamentável”, mas que não haverá aliança no primeiro turno por causa disso. O pedetista ainda acrescentou que só duas figuras estão interessadas em não ver uma chapa com os dois partidos: a direita e a “burocracia do PT, que não está nem aí pro Lula, só quer eleger o maior número de deputados.”
 

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ciro: Candidato dele mesmo

    Ciro é candidato avulso (já passou por sete legendas). Ciro é um fast food, uma “candidatura pronta” dele mesmo, que a cada quatro anos é colocado “à disposição” de qualquer partido. O PDT, incompetente para gerar sequer um candidato próprio, entrou num site de compras e encheu o carrinho com o Ciro, vindo de um shopping virtual, arrumadinho e com discurso pronto! Sem nenhuma sintonia com o partido que o “alugou” para esta eleição e muito menos com a esquerda, cujos votos ele quer ganhar graciosamente. Com oferta pague um e leve dois, o PDT pegou também o Mangabeira Unger, uma espécie de “Andreia Neves” do Ciro. O PT teria que matar o seu próprio partido, condenar Lula e partir para apoiar este oportunista?

  2. Incontinência verbal

    Ciro tem seu proprio chicote: a lingua. Se julga o preá mais gordinho e apetitoso do agreste. Daí desata a falar merda.

  3. Não sei porque falam tanto

    Não sei porque falam tanto deste porqueira.

    O sujeito não vai nem para o segundo turno.

    Isto se tivermos eleição.

    Aquela desgraça colocada no stfede pela dilma está armando outro golpe contra o país.

     

  4. O Ciro 4% quer ser cabeça do que?

    O Lula e o Ciro parece aquela piada do elefante e da formiguinha andando no deserto, de uma hora para a outra a formiguinha olha para trás e diz para o elefante:

    -Viste a poeira que estamos levantando?

  5. Zero chances!

    Se ele ficar esperando apoio do PT, vai virar um esqueleto sentado cheio de teias de aranha. Já era! Não haverá nem nunca houve possibilidade de apoio do PT. Azar de todos nós progressistas.

  6. Será que esta candidatura é “pra valer” ?

    Desde de priscas eras, politiqueiros se lançam candidatos para servirem como braço direito da direita ou apenas para usufruírem das sobras de campanhas .

    Talvez não seja o caso do Ciro, nem da blablarina, do Fidelix etc…

     

  7. Para mim pareceu que apenas

    Para mim pareceu que apenas apontou os erros do PT . não que fosse completamente contra o PT . assisti o roda viva inteiro não vi nenhum ataque direto ao PT. 

  8. Não vai ser desta vez que o Ciro chega…

     

    Não vai dar tempo…

    Há uma radicalização que não será pacificada neste momento,

    há reações violentas entre caminhoneiros…

    Acho que o Temer não chega a segunda feira…

    Esse aumento da gasolina do Parente, caiu como os “brioches” de maria Antonieta no meio do povo…

    Os caminhoneiros perderam a paciencia com este governo…

    Vem derrubada de governo…

    Vamos ver como reagirá a midia que tenta se apropriar de tudo!

    O sentimento que eles têm é de varrer tudo!

    É retorno a Revolução Francesa a la Brasil…

    Com o olhar histórico, tudo pode voltar…

    Por isso inteligência e verdade, menos opinião e mais verdade e razão…

  9. Análise & Militância

    Sigo o cientista político no Facebook. A marcação cerrada e a virulência contra o Ciro se contrapõem aos de apoio irrestrito ao Lula, produzidos aos borbotões na sua página. Os mais recentes, reproduzidos aqui no GGN: 

    1) 17.05.2018 – http://Mesmo sem Lula candidato, “PT está numa situação muito favorável”, diz Alberto Carlos Almeida

    2) 23.05.2018 – http://Xadrez da estratégia da candidatura de Lula, por Luis Nassif – O Xadrez abaixo foi montado pelo analista político Alberto Carlos Almeida a partir de deduções – não necessariamente com informações que colheu junto ao PT ou com decisões que o PT já tomou.

    Este último artigo, do dia 23, é tão delirantemente otimista, que só cabe uma pergunta, ao fim e ao cabo: “Seu Feola, o senhor já combinou com os russo?”

    O nó: Alberto Carlos de Almeida nunca foi de esquerda, muto pelo contrário, muito menos militante de nenhum partido, no entanto é visível e escarrado o apoio à candidatura Lula. Como é visível o cacete irrestrito no Ciro, o grande Leviatã.

    Quem apresentou um brilhante contraponto às apostas do cientista político do último dia 23 foi o nosso articulista e resenhador de livros, o Doney: 

    imagem de DoneyDoney

    A voz das ruas novo

     

    Gosto de escutar algumas pessoas em pontos simples, nas ruas, em esquinas. Hoje foi comendo um churrasquinho, em que algumas pessoas comentavam entre si (não se conheciam). Escutar as ruas dá um bom tom do que as pessoas andam pensando.

    Nos dois últimos dias vi um ódio total contra o governo e… contra o PT, que segundo eles, quebrou a petrobrás e é responsável pelo aumento dos preços dos combustíveis e suas consequências.

    Isto é o que corre por aí. 

    Lula tem um recall alto, foi um presidente popular, mas foi desidratado tanto pelo bombardeio massivo do judiciário e da lava-jato, quanto pelo deplorável governo Dilma. 

    O PT é e sempre foi muito menor do que o Lula. Lula, e somente Lula, teria alguma chance (veja bem, é chance, sequer ele é uma certeza) de se eleger presidente. Algum candidato indicado por ele a chance é nula. Nula.

    As pessoas que dizem o contrário ignoram o que ocorreu com o PT nas eleições de 2016, ignoram o arraso que o partido sofreu. Fingem que não aconteceu, olham para o outro lado, se alienam e confundem o desejo com a realidade. O PT foi arrasado nas urnas, e o será de novo em 2018 se propor candidato próprio.

    É por isso que as cabeças mais esclarecidas do partido (Jacques Wagner, Haddad, Camilo Santana, José Dirceu, etc.) desejam uma aliança com Ciro neste momento. Sabem que um candidato próprio que não Lula será tratorado. Se alcançar 10% dos votos será muito.

    A única coisa que o PT vai conseguir lançando candidato é levar Bolsonaro e Alckmin para o segundo turno.

    A vez é a do Ciro, com Boulos se projetando e se calejando para outras oportunidades.

    Só os petistas sectários, ortodoxos e descolados da realidade é que não reconhecem isto.

     

    1. “Gosto de escutar algumas

      “Gosto de escutar algumas pessoas em pontos simples, nas ruas, em esquinas. Hoje foi comendo um churrasquinho, em que algumas pessoas comentavam entre si (não se conheciam). Escutar as ruas dá um bom tom do que as pessoas andam pensando.”

      Ruas de que parte do Brasil? 

    2. Kkkkk
      Fala Sério..
      Kkkkk
      Vc
      Kkkkk

      Fala Sério..

      Kkkkk

      Vc tem que ser diagnosticado com algo tipo histeria de Pindamonhangaba…doença que faz os nascidos na terra de Alckmin pensarem que são cearenses de Sobral.

      Realmente, a formiguinha faz uma poeira de sujar o nariz do elefante.

      Kkkkk

      Está evidente que esse rapaz é um Quinta Coluna, um cabo Anselmo.

      Vaza com esse picareta do nosso meio!

  10. O candidato do PDT é um

    O candidato do PDT é um desmiolado tagarela.

    Não merece a confiança do eleitor. Por isso não passa dos

    5% nas pesquisas de opinião. Não sabe tratar os adversários,

    os amigos e muito pior trata os que eventualmente não o apoia.

    Ele precisa aprender que quem quer pegar a galinha não diz xô.

  11. Quem poderá virar o jogo eleitoral ?

    Vou aqui fazer uma previsão que, cientificamente, tem tanto valor quanto uma sugestão de 6 números para ganhar na MegaSena.

    Nas pesquisas, hoje Ciro tem 5%. Mas quando começarem os debates, Ciro crescerá exponencialmente.

    Pronto.

  12. Pois aqui em Pernambuco, é

    Pois aqui em Pernambuco, é justamente o contrário quase a totalidade das pessoa da classe C, D, E , caixa de supermercado, frentista, empregado doméstico, entregador de agua, lixeiro, pequenos comerciantes, moto boys, etc. já abriram seus olhos e querem LULA e a visão negativa sobre o PT caio bastante, só ver Que Marilia Arraes (sem o apoio de LULA ainda) e com forte referência de candidata do PT, em todas as pesquisas, está empatada com Armando monteiro(candidato da oposição de direita) e Paulo câmara (atual governador do PSB).

  13. As críticas que o Ciro fez ao

    As críticas que o Ciro fez ao governo Dilma são bem semelhantes ao que o Nassif fazia quando ela estava na presidência. Não sei qual o propósito de publicar isso aqui. Por acaso o PT não cometeu erros? É incriticável?

  14. Um cabo Anselmo. Veio pra
    Um cabo Anselmo. Veio pra dividir e fazer confusão.

    Um picareta. Eis a verdadeira face dessa fraude de Pidamonhangaba que se passa por cearense.

  15. Ciro vai nesta …

    Ciro vai nesta campanha , procurando briga com todo mundo , tirando número do bolso , querendo ser direita e esquerda ao mesmo tempo , sendo o messias …

    Tô querendo votar nele nas cada declaração me faz pensar …

     

  16. E falou alguma mentira?

    O PT precisa urgentemente aceitar que tem que fazer uma autocrítica. Parece criança mimada que sempre está certa. NENHUMA vez falaram “é, escolher o Temer foi uma decisão equivocada” (e gritam que é golpe, é golpe, mas já estão se abraçando com o PMDB de novo porque “tem gente boa lá dentro”). Nenhuma vez falaram “tivemos dificuldade em combater a corrupção”. O PT é como uma seita que não aceita que ninguém fale mal deles, mesmo só falando verdades.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador