Para botar mais dendê e pimenta na análise sobre campanha eleitoral

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Assis Ribeiro

Ref. ao post: Os passos da campanha eleitoral

Para botar mais dendê e pimenta na análise.

O Brasil pede mudanças desde José de Anchieta, passando pela Confederação dos Tamoios, Zumbi dos Palmares, Lampião, Antônio Conselheiro, Sabinada, e todas elas remetem à independência e inclusão.

Por isso, há uma nítida divisão entre o eleitorado e ela é observada em quase todos os dados colhidos das eleições desde a redemocratização que indicam um recorte claro entre ricos e pobres, entre regiões norte/nordeste e o sudeste concentrador de renda.

Então o “novo” no Brasil ainda é a inclusão e independência (à concentração do sudeste).  Não é de se estranhar, nem mera coincidência, que os grupos da grande mídia estão exatamente nesta região e defendendo interesses dela, bem como justifica a passagem na análise de Nassif; “de que a avaliação negativa está transborando das classes A e B para as demais é correta – pelo menos no macroambiente de São Paulo.“, por ser o setor geográfico mais sujeito ao bombardeio da mídia. Entretanto, não se deve deixar de analisar os motivos da recente vitória do PT na maior prefeitura desta região sudeste como contraponto que demostra que a insatisfação não está no PT.

Se observarmos os dados das últimas pesquisas presidenciais veremos que ela em nada destoa das eleições passadas:

1) A última pesquisa/2014 indica o intenção de voto em Dilma, 39%; Aécio, 21%; e Campos, 10% e se manteve estável em comparação as quatro últimas pesquisas anteriores.

2) O quadro abaixo demonstra a divisão dos votos em eleições passadas e está bem próxima do observado acima

3) Se pegarmos os dados detalhados das pesquisas referidas nos itens 1 e 2 veremos o recorte claro entre ricos e pobres, entre regiões norte/nordeste e o sudeste (concentrador de renda).

Sobre a insatisfação, se perguntarmos aos eleitores se estão satisfeitos com a educação, saúde, transporte e segurança a resposta será negativa, e dentro deste quadro é que foi avaliada a baixa aprovação do governo Dilma, e seria igualmente de baixa avaliação nos governos de Aécio e Campos, tanto que os dois estão com grandes dificuldades em alavancar os seus candidatos aos governos dos seus estados, sendo que todas as pesquisas até aqui indicaram a derrota dos seus escolhidos.

Por outro lado, a artilharia pesada contra Dilma observada principalmente desde as manifestações de junho/2013 fizeram com que as oposições, inclusive a grande mídia, além de gastar boa parte da munição colocaram Dilma na condição de vítima, fato substancialmente observado nas reações contra os xingamentos que ela recebeu no Itaquerão e que foi condenado pelos vários setores da sociedade.

Para concluir, Dilma partirá para o ataque nos debates televisivos, não pela forma de ataque irracional do PSDB de Serra e Aécio, mas pela mesma forma que, em defesa, colocou o senador Agripino Maia acuado pela sua própria agressividade, desinformação e manipulação de fatos e dados. . Esse é o estilo Dilma; mamãe, protetora e forte na defesa dos seus filhos; o estilo que transformou a tentativa de colocar o seu governo como corrupto com as várias denúncias logo no início do seu mandato em Dilma uma governante séria e responsável. A campanha televisiva estará focada nas realizações do governo que não inúmeras.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não existem tantos ricos no

    Não existem tantos ricos no Brasil para chegar a 44% do eleitorado, a analise é completamente falha, a dicotomia ricos x pobres, elite x povão é um ENGODO até para os que querem montar essa ficção. Existem milhões de pobres que detestam bagunça nas ruas, policia frouxa, invasão de imoveis, demagogia barata, gente que não trabalha.

  2. AS ALAVANCAS DO PODER – A

    AS ALAVANCAS DO PODER – A ASSESSORIA DO PALACIO – Através da Historia a “corte” em volta do Poder é mais imporante que o resto do Governo. É a corte que faz a cabeça do Principe e move as alavancas do Poder.

    No longa presidencia de Franklin Roosevelt a figura de Harry Hopkins foi fundamental, mais do que os Ministros. Sob sua supervisão ficou o New Deal que executou 1.106.000 projetos de obras publicas e empregou nesses projetos

    8,5 milhõesde pessoas. Roosevelt confiava inteiramente nele, Hopkins era ouvidos,  olhos e faro de Roosevelt.

    Truman teve Clark Clifford, que tambem serviu a Kennedy, Johnson e Carter. Clifford é um dos Six Wise Men, titulo do livro que biografa os “Seis Homens Sabios” que criaram o imperio americano no Seculo XX.

    Churchill tinha Sir John Colville, Jock Colville, seu fiel assessor e secretario, que o acompanhou por toda Segunda Guerra, confidente, assessor, secretario e escudeiro do grande estadista, que não tomava  decisão sem ouvi-lo.

    Josef Stalin teve dois assessores fundamentais, Boris Bazhanov, de 1923 a 125 e Alexander Poskrebyshev, que era o homem que transmitia as ordens de Stalin para a imensa maquina de governo da URSS, de 1934 a 1952, quando caiu em desgraça por uma intriga falsa de Beria. Poskrebyshev continuou no cargo mesmo depois que Stalin executou sua mulher em 1941, uma reputada médica por suposta ligação com Trotsky, com quem tinha parentesco.

    Os Presidentes militares brasileiros tinham assessores poderosos, Geisel teve Heitor de Aquino e Humberto Barreto, fidelissimos colaboradores, a quem encarregavam de muitas missões discretas junto ao empresariado.

    A Presidente Dilma luta por uma reeleição complicada, não tem no Palacio essa figura fundamental de confiança, cuja principal cracteristica é a modéstia e a discreção. Assessor que dá entrevistas não serve nem para garçon.

    Assessor que tem politica propria, baseada na sua cabeça ideologica, serve menos ainda, casos de Marco Aurelio Garcia e Franklin Martins. Não são executores de politica da Presidente, tentam sempre emplacar sua propria politica, mesmo que prejudique o projeto muito mais vasto da Presidencia, que não existe para implantar cartilhas da UNE.

    É crucial que a Presidente venda ao eleitorado uma visão ampla de Pais, com uma estrategia construtiva para o futuro.

    Não serve exibir picunhas, raivas, vinganças, idiosincrasias, implicancias, isso não interessa ao eleitorado.

    Quem está por cima, quem tem o Poder não pode reduzir-se a um alvo fraco, caso dos que se cobrem de arrepios quando veem criticss no GLOBO.  O Principe olha de cima para baixo, nãp toma conhecimento de criticas, os que criticam são súditos, pessoas inferiores ao Principe, Roosevelt foi o Presidente mais criticado pela midia na Historia dos EUA, jamais se incomodou, porque tinha noção de sua grandeza e confiava nos seu plano de governo.

    Churchill foi alvo das piores charges, piadas, caçoadas e descontruções de sua pessoa desde seu fracasso em Galipoli, 1915, passando pelo seu desastre como Ministro da Fazenda, um dos piores da historia do Reino Unido até

    sua isolada e continuada critica à politica de apaziguamento de Chamberlain. A razão pela qual Churchill não se incomodava é que ele tinha convicção absoluta que tinha razão na estrategia de enfrentar a Alemanha logo

    e porisso as charges dos jornais do “appeasement” não lhe incomodavam, ele sabia que mais a frente lhes dariam razão, zombavam de seu apetitte, de sua bebedeira, de sua loquacidade, de seus amigos esquisitos.

    A Presidente Dilma precisa se abrir para o empresariado, ouvi-los, conversar com eles, radicais da esquerda raivosa anti-americana não servem, hoje o empresoariado nacional é globalista, está lincado com o exterior, tem fabricas nos EUA ou sócios alemães, vendem bonus em Londres, exportam para o Caribe, os interesse deles estão no mundo como um todo, nacional-desenvolvimentismo só existe em livros do Eduardo Galeano, a realidade real da economia é global, Dilma precisa de um interlocutor confiavel, não pode ser esquerdoide, não há governo viavel anti-empresarial  e não adianta baixar decretos dando redução de imposto, é preciso mostrar a cara, conversar, ouvir, radicais não servem porque empresario sente o cheiro de longe, ninguem gosta de ir à casa onde não é bem vindo.

    Dilma é percebida internacionalmente como uma lider avançada, por ser mulher e de pai  e sobrenome europeu, teria todo palco que quisesse no exterior mas não explora essa vantagem única, não vai aos grandes centros de formação de opinião quando bastaria um gesto seu e seria convidada no Council of Foreing Relations, no Chatam House (que homenageou Lula), no American Heritage Foundation, centros de investidores e de grande influencia sobre os mercados. A projeção internacional reverbera no Brasil, volta para casa com passaporte carimbado.

    A estrategia de João Santana está confusa. Não se pode ser ao mesmo tempo contra a elite branca e a favor das empresas, no topo os fios se cruzam no mesmo lugar, elite é a pessoa fisica no fim do expediente da empresa.

    Se a campanha tiver esse tom, nós contra eles, os empresarios já estão entendendo que “eles” são eles, não vai dar certo, é uma retorica ruim, a Presidente preside todo o Pais e todas as classes, não é Presidente de apenas uma parte da população. A campanha deve ter um comité de estrategia, quem o compõe? Pelo paladar do prato, só tem colorau

    vermelho na mesa, o marqueteiro faz a comida como o freguês quer, o problema é quando o freguês gosta de gororoba, a ultima coisa que Dilma precisa é de uma campanha estreira, raivosa, facciosa, desintegradora.

    Antes que me xinguem, meu comentário é PRO PT, é a favor da reeleição com uma campanha mais eficiente.

     

    1. Ôpa, pela primeira vez estou

      Ôpa, pela primeira vez estou vendo o homem falar umas coisas boas, apesar de alguns lenga-lengas nas entrelinhas. Na defensiva no final: ninguém está xingando você, fofo, todos aqui têm nobreza e glamour. 

    2. “… bastaria um gesto seu e

      “… bastaria um gesto seu e (Dilma) seria convidada no Council of Foreing Relations, no Chatam House (que homenageou Lula), no American Heritage Foundation, centros de investidores e de grande influencia sobre os mercados.”

      Entao e’ isto que voce quer para o Brasil, Motta, “entrar em acordo” com essas entidades e tudo o que elas representam – isto e’, submeter-se aos seus designios economico, politicos e estrategicos ? As galinhas entrarem num acordo com as raposas ? Ou voce acha que eles abririam uma excecao para o Brasil, e ao inves de exigirem submissao permitiriam que nos tornassemos socios do grande projeto de “full spectrum dominance” que empolga os neo-conservadores americanos nesse inicio do seculo 21 ?

      Sem duvida, eles tem grande influencia sobre os mercados, e principalmente, sobre os governos e sobre as instituicoes multilaterais criadas para servir a um determinado tipo de arquitetura do poder mundial; e last but not least, eles tem inegavel poder sobre a midia mundial corporativa.

      O Instituto Millenium com certeza tambem faz parte das organizacoes “da sociedade civil” que apoia e e’ apoiada pelo Council on Foreign Relations e o American Heritage Foundation. Eu acredito inclusive que eles estejam numa cooperacao bastante estreita neste momento com o objetivo de desestabilizar o governo e a sociedade brasileiras com o intuito de restabelecer, restaurar o regime neo-liberal que reinou sob a batuta de FHC.

      E qual voce acha que e’ o papel reservado ao Brasil, ao povo do Brasil, na agenda desses senhores do mundo contemporaneo, continuacao por outros meios do imperio Britanico (embora nao por muito tempo, pois o mundo esta’ mudando) ? 

      E’ claro que voce, que nao me parece ser nenhum ingenuo, sabe muito bem a resposta.

      Eu posso entender que voce seja um apaixonado pelos Estados Unidos, pela cultura e poder americanos. Realmente sao admiraveis em muitos aspectos, e eu compartilho desta admiracao. Mas numa questao onde o interesse nacional do Brasil esta’ em jogo, como voce pode apoiar o poder central do imperio “que nao tem amigos, mas apenas interesses” contra o seu proprio pais ? Como voce pode dar um cheque em branco para um poder mundial que nao tem nenhum interesse na evolucao ou ascensao do Brasil, e no passado ja’ fez de tudo para obstaculizar esta ascensao ?

      Outro dia voce estava aqui, puto da vida com o Biden porque ele veio ver o jogo de futebol e, de passagem, entregou uns documentos pra Dilma sobre a cooperacao dos EUA com a ditadura militar. Nao importa que este documento ja’ foi expurgado de tudo o que interessaria. Mas voce reagir como reagiu, is strange, very strange.

      Se voce e’ um americanofilo, amante da democracia de verdade, por que voce ficou irritado com o gesto aparentemente transparente de Biden ? Voce deve ter apoiado a ditadura militar e tudo o que ela representou, e agora esta’ com medo de possiveis revelacoes incomodas. E’ isso ? Qual seria a outra possibilidade ? Onde esta’ a sua coerencia  ? Americanos de verdade jamais apoiam ditaduras militares, a menos que os ditadores “sons of  bitches” sejam “their sons of bitches.” Qual e’ a sua ?

      Para quem nao sabe, o Council on Foreign Relations e Chatam House sao as duas organizacoes mais importantes do mundo em materia de influencia politica nos governos do chamado “Mundo Ocidental”.

      Sua missao e’ a perpetuacao do capitalismo anglo-saxonico e ampliacao do poder e influencia da Anglosphere, uma esfera geografica, politica, cultural e geoestrategica constituida pelos cinco paises anglo-saxonicos (EUA, Reino Unido, Canada, Australia e Nova Zelandia). Desde o inicio do seculo XX se dedicam, particularmente, ‘a manutencao e ampliacao da supremacia inglesa e americana no mundo, particularmente desta ultima. Sao os baluartes do neo-liberalismo, junto com o American Heritage Foundation, de origem mais recente, e outros think tanks semelhantes.

      Sao eles, associados de grandes interesses corporativos americanos e, em menor escala, europeus e japoneses, os principais promotores e formuladores da chamada Nova Ordem Mundial (Neo-Liberal). Foram eles que, antes que Thatcher e Reagan chegassem ao poder para  iniciar a “restauracao neo-liberal”, pensaram e decidiram que isto e’ o que deveria acontecer.

      Na Uniao Europeia tambem nao acontece nada sem a participacao e aprovacao desses “masters of the universe”. Outras organizacoes dedicadas ‘a execucao de decisoes tomadas pelo Foreign Relations e Chatam House (e American Heritage Foundation) sao a OTAN, o FMI e o Banco Mundial.

      Notem que durante os escandalos de espionagem da NSA, americana, foi amplamente noticiado que esses cinco paises anglo-saxonicos tem um acordo de cooperacao mutua desde a segunda guerra mundial na area de bisbilhotagem dos outros paises (the five eyes). E’ uma coisa muito intima, onde nem franceses e nem alemaes podem participar – para ficar apenas nos dois maiores paises da Europa continental e membros da OTAN.

      Motta parece acreditar que, mesmo nao convidando o Brasil para participar da bisbilhotagem planetaria, o Council on Foreign Relations, a Chatam House, a American Heritage Foundation, Wall Street, e a City de Londres, estariam prontos para conceder ao Brasil um tratamento especial, se a Dilma fosse ate’ la’ para pedir um arreglo. Ele parece pensar que o Council on Foreign Relations e poderes associados poderiam permitir que sua economia e seu povo se desenvolvessem integralmente, para  viver com independencia, de acordo com seus valores, aspiracoes e cultura. Desde que abandonasse, e’ claro, esses caminhos Keynesianos que os banqueiros e a oligarquia brasileira julgam tao prejudiciais aos seus interesses.

       

       

       

  3. Eleições.

    Vamos para o quarto round. No primeiro LULA nocauteou serra.  Np segunmdo LULA nocauteou alkimin. No terceiro DILMA  nocauteou serra e marina juntos. Agora DILMA vai nocautear aecio, no primeiro minuto.

  4. Tem que estar bem perto da pobreza pra entender.

    O pobre acima de tudo é um humilde.

    O pobre acima de tudo é um agradecido.

    Assim ele foi educado. Assim ele aprendeu.

    O pobre não morde a mão que o “alimenta”.

    O pobre sabe votar, ledo engano acreditar que é um analfabeto político.

    Analfabetos são os que estão desde 2006 tentando entender como o discurso “corrupção” na pega.

    E enquanto não entenderem que o pobre quer dignidade, oferecida e dada a ele durante o governo Lula, vão continuar a cada 27 de outubro em ano de eleição dizendo, aliás, ofendendo mesmo o povo com o eterno slogan que está colado na testa de 5% da população brasileira: ” Este povo não sabe votar”, como se estes 5% fizessem parte de um “povo diferenciado”.

    P.S: Esta semana finalmente entendi porque a Eliane Catanhêde chamou a convenção do PSDB de “massa cheirosa”, é mensagem subliminar para dizer aos interessados que: ” Ainda somos colônia viu!”.

  5. será que se a Dilma for

    será que se a Dilma for eleita, manterá o Cardozo na Justiça e o Paulo Bernardo nas Comunicações? Sempre votei no PT, mas imaginar que estes inoperantes estarão lá não é um bom sentimento. É que não existe oposição que não queira vender o país, senão eu consideraria mudar o voto.

  6. Assis, as pesquisas estaduais

    Assis, as pesquisas estaduais não tem validade nehuma

    acho que se você fizer o mesmo exercício para Rio, SP, MG, DF em 2010 o resultado não terá nenhuma aproximação com o resultado final, ao contrário das pesquisas para a eleição presidencial

    1. em 2010 nessa época aqui em MG Anastasia tinha muitos poucos votos mas já sabíamos todos que ele ia ganhar quando se percebesse sua ligação com Aécio

    este ano estamos incorrendo no erro de achar que as pesquisas atuais em Que Pimentel arrebenta e Pimenta não tem votos reflete a realidade

    tratar o esquema PSDB-grotões como carta fora do baralho é auto engano (ou auto-engano, não sei mais)

    isso é um fato

    2. é uma opinião minha, compartilhada com amigos e com estudioso do assunto, que os eleitores, os cidadãos, não reconhecem a entidade Estado, não reconhecem no governador eleito alguém que vai influenciar sua vida

    percebem, sem serem sociólogos, que são os prefeitos e o  presidente que interferem no seu dia a dia

    isso é uma opinião

    valeu!

     

  7. Reeleiçao de Dilma e vitória do PT

    Dilma será reeleita, não creio que vença no primeiro turno mas no segundo se reelegerá.

    Os xingamentos e ofensas dos brancos que sonham em ser europeus ou estadounidenses, no Itaquerão, não passaram despercebidos ao povo. De certo modo somaram pontos para Dilma, e os grandes empresários e a midia perceberam, porém muito tarde, no estádio o Brasil deles mostrou sua cara, mas esse não é o Brasil do povo, em sua grande maioria mestiço, o Brasil do povo é o que vemos todos os dias a lotar transporte público que também nescessita qualidade, é um país que precisa mais educação e de qualidade e muitas outras melhorias e reformas políticas, e certamente não serão os candidatos da direita desesperada pois sabe que o país continuará crescendo que fará todas essas coisas. E neste novo Brasil a madame dos Jardins terá que “suportar” uma viagem de avião sentada ao lado da afro descendente, e tratá-la com respeito e eucação. Terá que tomar aulas do que significa portar-se bem e ter educação, coisa que terá que aprender, pois no primeiro jogo do Brasil na Copa, mostrou que educação e respeito  não fazem parte de seu vocabulário. Dilma terá à mão muito material para mostrar, junto é claro, à sua plataforma de governo. Haverá quem vocifere, mas em 12 anos de governo o PT mostrou que é mais competente que toda a oposição junta, que nem mesmo programa de governo tem.

     

     

  8. São Paulo não é o espelho do

    São Paulo não é o espelho do país. São Paulo é narcisista, tem aquele algo do passado quando todos os brasileiros de outros Estados vieram para cá e cairam num buraco poluído. São Paulo está mais para poder de barganha do money. É um Estado corrompido até os ossos. São Paulo é canceroso, mesquinho, avaro e sovina. São Paulo tem coronéis muito piores dos que aqueles que o Norte e o Nordeste tiveram e ainda têm, mas não tão poderosos quanto os de SP.

    1. É exatamente essa visão

      É exatamente essa visão estreita, tacanha e imbecil que vai derrotar o PT.

      Ao contrário de Cuba ninguém é proibido de se mandar daqui.

      Os insatisfeitos que se mandem em paz, exerçam seu direito de ir pra onde quiserem.

      Buraco poluido, mas ao menos se caminha menos sobre esgotos a céu aberto que na média do País “progressista”.

       

       

       

       

       

  9. E o que dizem as pesquisas

    E o que dizem as pesquisas espontâneas de 2 meses para cá ? A soma de Dilma com Lula é, por baixo, 10% a mais do que a soma de todos os outros candidatos somados. Na última aparece a Dilma com 25% e Lula com 3% e a soma dos demais candidatos 19%. E a pesquisa espontânea é a que vale, pois não há nenhum estimulação, nada, é só a pergunta: Em que vai votar .

  10. Por uma Dilma paz e amor!

    Também penso que esta deve ser a postura na campanha.  Uma Dilma dura na defesa de suas ideias, mas não entrando no jogo de dividir a sociedade em povo e elite.  Afinal, sabemos muito bem que sem esta elite, ou pelo menos parte dela. não se consegue continuar o processo de transformação no Brasil.  Claro que não ser contra a elite não significa se vender a ela, signifca simplesmente aceitar que eles tem um papel a cumprir, que não seja somente espoliar o país. Para a tal elite  este foi o pecado mortal do Zé Dirceu: conseguiu dirigir o PT para este caminho, o do Lula paz e amor, quando uma parte importante do partido era a favor de sair dando cacetada a torto e a direito.   A História mostrou que Dirceu tinha razão.  A tal elite raivosa sabe muito bem que a melhor esquerda para ela é a esquerda raivosa, pois ela nunca chegará ao poder.  Ficará sempre sonhando com a revolução. 

    Penso que, neste momento, o Gilberto Carvalho é o que está vendo as coisas com mais clareza, e vem alertando o partido para não entrar neste jogo.  Por fim, vale a pena lembrar o Che: tem que ser duro, mas sem perder  a ternura ou, como se diz na roça, bate com uma mão e acaricia com a outra, o famoso morde a assopra.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador