Para Serra, só participa de debate em TV os melhores na pesquisa eleitoral

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Em meio à rodada de discussões sobre reforma política no Senado, o ex-governador José Serra (PSDB) tentou emplacar uma emenda que estabele que só participa de debate em televisão o candidato que aparecer entre os mais bem avaliados pela população, segundo pesquisas eleitorais como as que são feitas pelos institutos DataFolha, Ibope, principalmente.

Segundo publicação do colunista Ilimar Franco (O Globo) desta sexta-feira (4), o debate em torno de reduzir a presença de partidos nanicos em debates na TV gerou polêmica entre senadores. “Serra, para tirar do vídeo as legendas de aluguel, propôs limitar a presença a quatro candidatos ao Poder Executivo. As emissoras convidariam os mais bem colocados nas pesquisas.”

“Senadores de todos os quadrantes políticos e estados do país se levantaram contra a ideia. Argumentaram que isso poderia funcionar em grandes centros, onde a opinião pública tem peso político e se manifesta. Mas não no interior do país, onde muitos candidatos ficam fora do ar por critérios políticos. Serra acabou atendendo aos apelos dos demais e retirou sua emenda.”

Pela proposta que foi discutida numa comissão especial do Senado sobre reforma política, só teria direito à participação nos debates os partidos com ao menos 9 deputados federais eleitos. Além disso, discutiu-se pedir a benção dos demais presidenciáveis para que estes candidatos de legendas menores pudessem participar dos programas na TV.

Cota para mulheres

Ilimar ainda destacou que outra polêmica na reforma política foi a emenda aprovada no Senado que estabelece cota para mulheres nas eleições proporcionais. “O relator da reforma, senador Romero Jucá, apresentou uma PEC exclusiva sobre o tema. Por isso, os líderes da Câmara decidiram incluir uma emenda na PEC criando a cota também para as cadeiras do Senado. Ela vai prever que as mulheres serão 27 dos 81 senadores. A intenção da Câmara é constranger o Senado. Este vai votar se a cota vale para todos ou só para a Câmara.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Datafolha? IBOPE? Sei, sei…

    Datafolha? IBOPE? Sei, sei… Até pesquisa do Instituto Paraná também vai valer. Trata-se da tentativa de oficializar o golpe que a rede globo inventou na eleição passada.

      1. É mera provocação.

        Como se pode oficializar uma pesquisa feita por uma instituição privada paga por outra instituição privada.

        Ou a proposta do Serra é uma mera provocação ou ele é BURRO MESMO, uma lei deste tipo não passa numa comissão técnica de qualquer parlamento, é totalmente anticonstitucional.

        Agora, lembrando-me da história que só pegava peste suína quem beijasse um porquinho, acho que ele é burro mesmo!

  2. A única pesquisa que me

    A única pesquisa que me interessa neste momento diz respeito à impopularidade do Serra. Mas se alguém começar a fazer apostas sobre o ano em que aquele careca intragável dará baixa no cemitério ele voltará a se tornar popular na minha agenda. 

  3. Tenho outra sugestão, Serra.

    Tenho outra sugestão, Serra. Todas as pesquisas eleitorais devem ser proibidas para evitar a manipulação da opinião pública.

  4. quando criança, se algum

    quando criança, se algum amiguinho fizesse uma proposta “sem vergonha”, como essa do Zé Bolinha, argumentavamos:  – “E Bebé, mama na vaca cê num qué!”

  5. Concordo totalmente com o

    Concordo totalmente com o senador José Serra. Não tem sentido se colocar cinco, oito, dez candidatos para um debate que se queira produtivo. Mesmo porque a maioria deles está ali apenas para marcar presença e fixar imagem visando futuros pleitos. 

    Para suprir essa exigência de igualitarismo já existem os programas eleitorais (nada) gratuitos. Não são três quatro debates na TV que vão dar chances a esses nanicos; a maioria efetivamente siglas de aluguel. 

    Sobre cotas para mulheres: acho um atentado a vontade  livre e soberana do eleitor. Já temos na legislação exigências para que os partidos reservem um número mínimo de vagas para candidatas. De cota em cota acabaremos empaCOTAdos. 

    1. Você já foi mesnos ingênuo.

      Quem faria as pesquisas eleitorais?

      O IBOPE? O DataFolha?

      Ou aquele instituto de pesquisa do Paraná que dava a vitória de Aécio com 54% dos votos contra 46% de Dilma?

    2. Proposta bufa

      E é a pesquisa eleitoral que vai decidir isso? Os DataFolha, os Ibope, os Sensus, os Institutos do Paraná et caterva? Medida esdrúxula e infantil do Serra…

      Vamos supor como hipótese, que a o Candidato do PT, sendo este o 2º maior partido do País somente atrás do PMDB, chegar com seu candidato em 5º lugar nas “pesquisas” (arranjadas). Deve ficar de fora e esperar ser malhado 45 dias pela grande midia e demais concorrentes, sem debater?

      Quer acabar com concorrentes nanicos, interessados em receber financiamento de campanha e atuar como linha auxiliar de partidos majoritários? Então porque não adotar uma pré-votação como nas PASO da Argentina, as chamadas Paritárias, descartando candidatos com percentual abaixo do mínimo (lá é 3%). Ou talvez, outro método similar, democrático, que não essa farsa de proposta.

      Agora, utilizar “pesquisas eleitorais” como parámetro, francamente o Senador Serra está duvidando da nossa inteligência e da de seus pares. Tucanos não querem Democracia Real porque não tem voto do Povo.

  6. Elitismo

    Em uma democracia qualquer pode votar e ser eleito.

    Depois mudaram para somente quem é de um partido pode ser eleito.

    Hoje quem ganha eleição é quem pode comprar o voto do eleitor, sim é isso mesmo na prática.

    Agora querem que apenas uma elite possa participar do pleito.

    De democracia sobrou muito pouco para se qualificar como uma. 

    Uma republica, uma federação, voto distrital, já seria uma revolucão no país.

  7. E o que vcs querem ?
      32

    E o que vcs querem ?

      32 partidos num debate ?

      Serra está certo.

      Again o Aero trem ?–o tal fidelix ,com S ou z , sei lá eu.

       E aquele ?

        ”Eu sou um democrata cristão’ —a mesmo jingle há 7 894 213 anos.

         Tenha dó, né ….

  8. “Serra (PSDB) tentou emplacar

    “Serra (PSDB) tentou emplacar uma emenda que estabele que só participa de debate em televisão o candidato que aparecer entre os mais bem avaliados pela população, segundo pesquisas eleitorais como as que são feitas pelos institutos DataFolha, Ibope, principalmente”:

    Portanto provando que nao tem a menor ideia do que significa a palavra “debate”.

    Sera que ele ja aprendeu o que significa “Defesa Civil”?

  9. A Democracia tucana…Nunca

    A Democracia tucana…

    Nunca o confronto!

    Não ao debate de idéias sendo inquirido pelos candidatos das línguas ferinas…

    Antes o sossego do âncora amigo e de perguntas pré-definidas…

  10. Vai ser legal.

    Seria o Meritíssimo Senhor Doutor Jornalista e Estatístico Roberto Marinho quem definiria os participantes dos debates eleitorais.

    Em 2014, a Globo não noticiava a campanha do Padilha do PT porque ele não atingia a linha de corte de 5% de preferências do eleitorado. Terminou as eleições com 18% dos votos.

  11.  
    Como gosta de lembrar o

     

    Como gosta de lembrar o Paulo Henrique Amorim, o Serra, nunca apresentou uma ideia original nesses últimos sessenta anos. Diria que esse sujeito é uma fraude de cabo a rabo. Mas, essa proposta. Foi demais, além de estúpida, tanto, que sua própria parceirada tucana, estrilou…só faltaram dizer: oh animal! Não tá vendo que isso vai dá merda?

    Incrível como esse grupo político é liderado por parlapatões do quilate de FHC, J. Serra, entre outros tantos, hipócritas, desonestos sem vergonha.

    Orlando

  12. Emenda à proposta

    Se é para aprimorar o debate, que tal excluir dele candidatos que: 1) não tenham cumprido mandatos eletivos, usando-os, pelo contrário, como trampolins; 2) não saibam fazer cálculo de porcentagem; 3) pensem que quem transmite a gripe suína aos humanos são os beijinhos dos petizes nos bacorinhos;  4) digam-se economistas, mas não comprovem sê-lo; 5) não expliquem como fugiram de um golpe no Brasil e de outro no Chile e encontraram abrigo no país que promoveu os dois golpes citados; 6) sejam entreguistas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador