Paulo Câmara amplia favoritismo em Pernambuco, aponta Ibope

Candidato pelo PSB cresce seis pontos, mostrando que Lula tem mais influência que Temer nas eleições locais 
 
Paulo Câmara Pernambuco
Foto: Hélia Scheppa/PSB
 
Jornal GGN – A entrevista de Michel Temer à Rádio Jornal, de Pernambuco, na semana passada munindo os adversários de Paulo Câmara (PSB), não desestabilizou a candidatura à reeleição do governador do Estado, pelo contrário. Pesquisa realizada entre os eleitores locais pelo Ibope em parceria com o Jornal do Commercio e a TV Globo mostra que Câmara cresceu seis pontos no levantamento divulgado nesta quarta-feira (05), em relação ao divulgando dia 20 de agosto. 
 
Com 33%, o candidato do PSB ampliou a vantagem em relação ao segundo colocado, o ex-ministro Armando Monteiro Neto (PTB), que passou de 21% para 24% das intenções de voto. Os demais candidatos continuam pontuando até 3%. 
 
O total de intenção de votos brancos e nulos passou de 32% para 24% no período, mas a proporção de eleitores que não sabem responder em quem vão votar oscilou de 8% para 11%.
 
A pesquisa também mostra que o índice de rejeição a Paulo Câmara diminuiu dez pontos percentuais, passando de 43%, em 20 de agosto, para 33% agora. A rejeição à Armando Monteiro também apresentou queda, porém menor, de 27% para 24%
 
Paulo Câmara está recebendo apoio direto do PT, partido com o maior índice de aceitação em Pernambuco, onde Lula, chegou a ultrapassar 60% das intenções de voto. Isso faz com que o petista seja considerado o maior cabo eleitoral entre os pernambucanos.
 
Foram entrevistados 1.204 em 56 municípios de Pernambuco, entre os dias 2 e 4 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, e esta é a segunda rodada da pesquisa Ibope JC/TV Globo, registrada no TRE com o protocolo 240/2018 e no TSE com o número 01246/2018. 
 
Entenda
 
O PT anunciou no início de agosto apoio ao PSB em quatro estados, incluindo Pernambuco. Com a decisão, o Partido dos Trabalhadores retirou a candidatura de Marília Arraes. O objetivo da estratégia, que vinha se desenrolando desde 2017 no Diretório Nacional e da Comissão Executiva Nacional do PT, é fortalecer a unidade no campo popular em torno da candidatura de Lula ou do seu sucessor. 
 
O acordo não vem sendo traçado apenas com PSB, mas também com PCdoB, partido do governador e também candidato à reeleição no Maranhão, Flávio Dino, e da “segunda” vice da chama Lula-Haddad, a deputada estadual Manuela D’Ávila.
 
Pesa contra Câmara fatos da história recente, amplamente utilizados pelos seus oponentes, especialmente sobre o processo pelo afastamento e, por fim, impeachment de Dilma, em abril e maio de 2016, quando 29 dos 32 deputados federais e cinco dos sete senadores do seu partido votaram em favor do golpe parlamentar. 
 
Na semana passada, Temer usou essa questão para atrapalhar a candidatura de Câmara, dizendo em entrevista à Rádio Jornal que ele e o governador sempre foram próximos, e que o primeiro o teria apoiado durante todo o período de afastamento de Dilma. 
 
Em seguida, a assessoria de Câmara divulgou uma nota oficial acusando o emedebista de tentar influenciar nas eleições de Pernambuco. 
 
 
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. desde que o Instituto da UNINASSAU-Recife resolveu cancelar

    não acredito nessa pesquisa. Aliás, não acredito em pesquisas, há um fenômeno em que pesquisas erraram feio em Trump, em Macron, Aécio passou Marina nos últimos 2 dias (resultado da brilhante e limpa campanha e que ainda por cima errou o alvo pior). Mas Paulo Câmara (que a mídia recifense trata com intimidade por Paulo) em debate dizendo-se arrependido no contexto do impeachment [ note-se bem: “no contexto”. Quer dizer, outro novo igual contexto, repetiria de novo, o PSB-PE foi quase todo golpista ], tendo a máquina e, agora, mais lulista do que Lula, tem chance. Não voto nessa arcaica política e seus conchavos, até voto, mas tenho meus limites. Verbas enormes desviadas desde 2011 e ninguém fala disso [Projeto de Navegabilidade do Rio Capibariibe [inviável, previsivelmente inviável, escorredouro, todo o mundo calado, da mídia “independente”, movimentos, oposição e situação mídia tradicional, até hoje enganando o povo . Uma farsa, projeto desde sempre inviável, mas serviu…].

  2. Também não acredito em
    Também não acredito em pesquisa, nunca fui intrevistado e não conheço nenhuma pessoa que foi,o mais interessante é que não vejo o governador com toda essa popularidade, não conheço ninguém que vai votar nele só vejo o povo falar mal dele, como um político que não tem palavra que promete as coisas e não cumpre como na eleição passada prometeu dobrar o salário dos professores e nada, prometeu o vale único e nada e outras coisas como as inúmeras obras paradas que não continuidade.
    Fala tanto em crise mas se contradiz quando fala que o PIB de Pernambuco cresceu mais do que o do Brasil.

  3. De uma semana para a outra
    De uma semana para a outra Paulo câmara dispara nas pesquisas o pior governador que Pernambuco já teve, ladrão envolvido nos roubos da Lava Jato.
    Onde estão as opiniões dos outros institutos de pesquisa, só existe uma opinião só, tem que parar com essas pesquisas. ..
    Isso é manipulação, onde estão os outros institutos.
    Essas pesquisas e para forçar e fazer os eleitores a votar em Paulo ladrão.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador