Pesquisa IBOPE: Luciano Huck presidente em 2018, por Sergio Saraiva

É prudente que Lula comece a mostrar que é capaz de transferir seus votos para Haddad. Caso contrário, será preso e elegerá Luciano Huck para presidente em 2018.

Huck presidente 2

Pesquisa IBOPE: Luciano Huck presidente em 2018

por Sergio Saraiva

Só existe Lula no horizonte

Lauro Jardim divulgou uma pesquisa do IBOPE sobre intenção de votos para as eleições presidenciais de 2018. A única leitura é: só existe Lula no horizonte.

Uma má notícia para a segurança de Lula.

A informação relevante que passa despercebida na manchete ”Ibope: Lula e Bolsonaro na frente” é que não há termo de comparação entre eles.

Na pesquisa espontânea – aquela em que o pesquisado responde de memória o nome do candidato em que pretende votar – Lula tem 26% de intenções de voto. Na estimulada – quando os nomes dos candidatos são apresentados – Bolsonaro chega ao máximo de 15%. Isso quando Lula não está na relação de nomes. Pode parecer bom para Bolsonaro, mas não é.

Basta comparar. Lula vence o segundo colocado com 11 pontos percentuais de diferença até quando se compara seu índice de votos na pesquisa espontânea com o melhor índice de intenção de votos do segundo colocado na pesquisa estimulada.

IBOPE 1 - out17

Para entender o que isso quer dizer, vou usar um termo do marketing – Lula é “top of mind”.

IBOPE 2 - out17

O PSDB acabou, não importa quem seja seu candidato, está inserido na qualificação de “outros” – ou seja, não participa da disputa. Não lhe sobre nem mais prender o Lula.

Luciano Huck – o herdeiro de Lula

Esse é um assunto importante: Lula impedido de participar das eleições como candidato.

Não é à toa que existem duas pesquisas – com e sem Lula na disputa. Porque é apenas isso que importa, neste instante. Como impedir Lula de participar, já que participando, Lula é o presidente.

Analisemos os dados.

IBOPE 3 - out17

Quando comparamos os resultados da pesquisa espontânea com a estimulada, a primeira coisa que se nota é que Bolsonaro tem teto. Ele cresce 4 pontos percentuais com Lula na disputa – passa de 9% para 13%. E desmentido o que chegou a ser ventilado, Bolsonaro não herda votos de Lula. Cresce mais dois quando Lula está fora- igual à margem de erro da pesquisa. Vai a 15% de intenção de voto.

Marina cresce 13 pontos percentuais entre a espontânea e a estimulada – quando Lula não participa. Vai aos mesmo 15% de Bolsonaro. E Luciano Huck passa de menos de 1% para 8% de intenções de voto – superando todos os outros políticos tradicionais do campo não petista: Alckmin, Doria e Ciro Gomes. Luciano Huck seria herdeiro de Lula?

Os três disputariam os corações e mentes de um contingente de 34% de eleitores indefinidos, sem a presença de Lula nas urnas.

Lula preso

Resumo da ópera: só existe Lula no horizonte de 2018.

Sem Lula, uma boa campanha de marketing elege qualquer candidato confiável ao poder econômico.

Ora, não deram um golpe, à custa de salvar Temer, para poder entregar o pré-sal aos estrangeiros e destruir a CLT e direitos sociais ao ponto de liberar trabalho escravo – isso sem falar no objetivo ainda inconcluso de acabar com a previdência social para liberar recursos para “investimentos” – para agora deixar Lula voltar ao poder e desfazer toda a obra. Lula será preso.

Nesse cenário, sua inevitável vitória não o protege. Somente uma segunda opção petista viável protegerá Lula. É importante que o poder saiba que o PT ganhará as eleições, com Lula presidente ou não. Então, o Lula – o “Lulinha paz e amor” – conciliador e conhecido talvez seja uma opção interessante ao poder. Neste instante – para proteger Lula – o PT tem que ser maior que Lula. Ocorre que não é e talvez nunca tenha sido. Esse é o desafio de Lula: voltar a ser capaz de eleger postes.

Portanto, se Lula não quer ser preso, é bom começar a mostrar que é capaz de transferir seus votos para Haddad. Caso contrário, será preso e elegerá Luciano Huck para presidente em 2018.

IBOPE 4 - out17

 

PS: Oficina de Concertos Gerais e Poesia especializada na manutenção de curvas normais.

Redação

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O importante é o Senado.

    Fazendo um Senado progressista, tudo se conserta.

    um bom Senado, :

    – Demite Gilmar, Alexandre e Fux. Limpa o STF.

    – Altera tudo o que foi perdido, rapidamente.

    – Abre CPIs com mais rapidez.

    1. Exato a direita está
      Exato a direita está planejando isso é tanto o PT como a esquerda e os progressistas tem que começar a agir e montar um conjunto de candidatos para dominar e fazer maioria no senado e e na câmara e assim ter condições de reverter todo retrocesso e limpar o terreno dessa corja corrupta, entreguistas e golpista.
      Pensar só em eleger Lula é pouco. Tem que eleger um congresso que possa implementar o programa de governo e ser uma muralha contra ataques e golpes da direita.

  2. O problema desse tipo de

    O problema desse tipo de análise é que ela é estática.

    Lula condenado, porém, solto e fazendo campanha tem enorme força de transferência de votos.

    Uma prisão de Lula pode desencadear o caos.

    Dependendo da reação popular, e quanto maior a crise e o desemprego maior pode ser essa reação, isso pode desembocar num golpe militar ou no recuo da justiça para aceitar que Lula seja candidato.

  3. Luciano Huck derrete após o

    Luciano Huck derrete após o primeiro debate………..   A questão mais urgente é como resgatarmos o país antes das eleições de 2018…….

  4. O que vocês devem fazer,

    O que vocês devem fazer, sinceramente, é eleger Lula e eliminar qualquer um que tentar impedir. Nesse jogo pesado que os conspiradores estão jogando não têm espaço para “protestos pacíficos” e “passeatas pela paz”. Vocês agem como se criminosos barra-pesada como Aécio e Gilmar Mendes fossem entregar os pontos voluntariamente por causa de uma passeata de protesto, e isso é realmente estúpido.

    1. Até concordo, mas a situação

      Até concordo, mas a situação atual é ainda mais grave. Os golpistas foram imprudentes, impondo uma agenda regressiva num espaço muito curto de tempo: ao invés de dilatarem o arrocho ao longo de décadas, como fizeram os militares, desnudaram seus motivos em questão de meses. Só isso já é o suficiente para tirar as massas do transe e da confusão à qual foram induzidas a partir de 2013, e aumentar sua politização.

      Outro erro crasso: fizeram tudo isso enquanto o líder popular, de sucesso indiscutível, ainda estava vivo e ativo. Em quem as massas angustiadas iriam procurar liderança num momento tão crítico? Óbvio, em quem personificou os “anos dourados”, Lula. Mas os “estrategistas” obtusos em Washington achavam que bastaria uma blitzkrieg judicial-midiática para jogar o nome de Lula na lama, criminalizar a esquerda, e o povo aceitaria passivamente um modelo de “democracia” tutelada. Tudo em meio à pior crise econômica da história do Brasil. Onde é que contratatam esses idiotas para tramar a política externa estadunidense?

      Dito isso, o mais grave: os golpistas confundiram a falta de manifestações populares de peso com resignação. Como Napoleão invadindo o Império Russo, quando mais se embrenham, mais enredados e, portanto, frágeis se tornam. O povo só se mantém quieto porque espera votar em Lula, e crê que ele poderá revogar as reformas. Mas a agenda golpista envolve todas as instituições; e os envolvidos estão tão enredados que eles simplesmente não podem voltar atrás: teriam que ser exemplarmente punidos, numa catarse coletiva. O povo não permitiria que Lula costurasse uma “anistia” para permitir que os golpistas voltassem atrás e abrissem mão das “reformas” em troca de manterem as cabeças por cima de seus próprios ombros.

      Ou seja, o desenvolvimento mais lógico para esse impasse é uma guerra civil, que pode se iniciar de forma difusa assim que cair a ficha na população de que nem Lula resolverá essa situação. E o ódio que foi gestado e maturado na população por tanto tempo, ainda represado e que não foi extravasado (o plano era culpar a esquerda, mas deu chabu), fatalmente irá explodir num clássico conflito de classes, do povo contra o patronato, assanhado com as novas possibilidades de exploração dadas pela deforma trabalhista.

      E provavelmente os militares se movimentam por anteverem essa situação também; mas se eles derem um golpe para manter a agenda do golpe civil-parlamentar de 2016 (e várias declarações de oficiais corroboram que fariam isso), nem a repressão dará conta.

      Nesse cenário todo a coisa mais improvável é a eleição do Huck.

    2. Vá dar liçao no seu país, gringo arrogante

      Ensina pro pessoal de lá como combater o Patriot Act, por ex. A nao deixar o governo se meter com os países dos outros. Coisas que digam respeito ao seu país. É só o que faltava pretender nos ensinar o que fazer.

      1. Como quiser, se é o seu

        Como quiser, se é o seu desejo eu vou ficar quieto e deixar o seu país virar uma segunda Somália por falta de conselhos dos tipos que não se dão em revistas ou na sua televisão. Mas estou curioso em saber o que você então pretende fazer a respeito dos problemas no seu país: Mais “passeatas pacíficas”? Você me dá pena.

        1. Presunçao e arrogância sao de graça mesmo…

          Vc nao consegue “dar conselhos” que ajudem a resolver os problemas do SEU país, vem pretender nos dar conselhos? Pode deixar que temos muita gente aqui capaz de dar conselhos, até porque dar conselhos é fácil, fácil, resolver os problemas é que sao elas. Mas dê conselhos, se vc acha que tem “sabedoria” para tanto e que isso ajuda: diga a seus compatriotas para nao sustentar Guantânamo, para revogar o Patriot Act, p/ deixar Assange, Snowden e sobretudo Manning em paz, p/ parar de invadir os países dos outros, e outras coisas assim.

  5. Nenhuma pesquisa desta
    Nenhuma pesquisa desta importa tão.longe da eleição… E bem antes de campanhas… Será que LH conseguirá descolar.sua imagem do AEC? Mas não me.estranharia se ele ganhasse, já que a grande maioria vota por simpatia e sem análise aprofundada…

  6. Senado desnecessário e presidente com energia

    Um dos mais dispendiosos do planeta, o nosso senado não faz falta. Nesses anos de democracia tem apresentado pouca produtividade , poucas medidas positivas para a nação. Façam uma análise da atuação deJosé Serra, Eduardo SUplicy e  Marta para ficar nos representantes de SP .Seus 81 senadores com mandato de 8 anos (muito tempo) são desnecessários. Só para referendar a Câmara? É muito caro. E quando a gente vota, não sabe quem será o suplente em caso do senador eleito se tornar ministro. Foi o que aconteceu com Marta e Serra. Votei na primeira e me senti traido, abandonado, embora ela não tenha feito nada de expressivo no senado. Quanto ao candidatio a presidente, embora admiro Lula, ele já tem uma certa idade (um pouco mais jovem do que eu) e não tem mais a saúde, a energia que o cargo exige. Vamos ser francos. E sem ele, o PT não elege ninguém. No momento, o que mee parece mais vital e  preparado é Ciro.

     

  7. Vou colocar uma opinião

    Vou colocar uma opinião minha, Sérgio.

    O povo venceu o candidato da velha mídia capitaneada pela Globo por 4 eleições seguidas e sem um Golpe Dilma seria Presidenta do Brasil ainda hoje e, com chances do PT vencer em 2018 sem precisar de Lula. 

    A realidade como disse o Rpv não é estática e eu concordo plenamente.

    Huck primeiro precisa ser candidato, depois precisa participar de debates e do horário eleitoral dizendo a que veio.

    Ainda precisamos ver se a população vai abraçar a candidatura só porque ele é um personagem midiático e celebridade. 

    Outra questão que não podemos esquecer que há toda uma conjuntura econômica e social caótica em andamento que nos coloca a pergunta: prender Lula, retirar ele do páreo pode ser possível? Penso que não! Quem pode prever o que aconteceria com o povo que apoia com tanta fidelidade Lula? 

    Lula está se garantindo candidato nas ruas. Ele será candidato em 2018, penso eu. 

    Nós não podemos olhar o povo como incapaz de escolher o que é melhor, ele mais sábio do que a grande maioria da intelectualidade, pois, vive da realidade concreta da mesa vazia, do emprego rareado, do ônibus e trem lotados. 

    Há uma maioria de votos em aberto. 26% dos eleitores disseram que não votaria em ninguém. 30% está indeciso. 

    Estes 30% de votos indecisos podem chegar no Lula, também? Qual é esse eleitorado, sua ligação é com a mídia e o anti-petismo ou com o voto pelo bolso?

    Ninguém vai ganhar a Eleição sem se posicionar no tempo certo e se fizer diferente do que prometer em campanha não dura sua popularidade no Poder um semestre.

    E eu penso que qualquer radicalidade contra o PT e Lula em 2018 favorece o Bolsonaro no segundo turno e a extrema-direita e não Huck ou Alckmin ou Marina. Bolsonaro cresceu no antipetismo radical da dobradinha Lava-Jato e seus procuradores e a velha mídia na loucura de golpear o PT do Poder. 

    Abraço,

    Alexandre!

  8. Lembram-se quando o Oscar do

    Lembram-se quando o Oscar do Basquete foi candidato a senador como cria do Maluf? Não deu em nada…. 

    Vai ser a mesma coisa com esse Huck, esse cara não engana ninguém.

    1. Muito mais do que isso: é garoto propaganda do Itaú…

      Que já tem o Ilan no BACEN o Meirelles na Fazenda. Colocando Huck na presidência fica tudo dominado. Só falta combinar com o povo.

  9. Grande besteira! O Lula
    Grande besteira! O Lula transferirá os votos só e somente quando for de fato impedido de participar da eleição. Ademais a pesquisa sequer traz o substituto dele em caso de um tal impedimento!

  10. Haddad presidente

    Lula arrastará sua campanha como candidato até o último momento de registrar os nomes dos candidatos no TSE . 

    Então entrará Haddad como candidato , com o discurso de Lula impossibilitado de competir devido  á perseguição , e aí sim transferindo os votos para Haddad , como se Haddad fosse um mandatário de Lula. 

  11. plano b

    La derecha tem plano “B” contra o Lula. E já colocou em marcha. Tem gente rica contribuindo para um fundo que visa eleger o maior número de deputados possível. Tecnologia provada e vencedora. Resta escolher o Kunha da vez.

  12. Não sei por que essa fixação

    Não sei por que essa fixação de que a única alternativa do PT para substituir o Lula seria o Fernando Haddad. São Paulo não estava preparada para uma administração Haddad; muito menos o Brasil. Na minha modesta opinião, outro petista reúne melhores condições para enfrentar esse desafio, é o Jaques Wagner: líder sindical, fundador do PT e da CUT, deputado federal – derrotou o Carlismo na Bahia, e se elegeu governador por dois mandatos, Ministro do Trabalho, Ministro das Relações Institucionais, Ministro da Defesa, Ministro da Casa Civil, Atual Secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia – Governo  Rui Costa eleito no 1º turno com o apoio de Wagner. Lula lá em 2018 com a força do povo.

  13. Huck não herda votos sem Lula: sobe só 3 pontos.

    Tem erro na análise do Saraiva. Sem Lula, Huck não sobe de menos de 1% para 8%. Sobe de 5% para 8%, portanto sobe 3 pontos dentro da margem de erro. Número praticamente idêntido ao de Alckmin: sobe de 5% para 7%.

    Quem sobe mais sem Lula é Marina: sobre 7 pontos de 8% para 15%. Mas isso não chega a ser animador, pois é menos do que ela obteve em 2010 e 2014 quando perdeu. Em seguida Ciro Gomes, que sobe de 4 para 7%.

    O que a pesquisa mostra é que sem Lula cerca de 15% de seus 35% não foram transferidos para ninguém e outos 20% são diluídos entre os outros candidatos (o que não reflete exatamente transfência de votos, mas falta de opção na escolha). Significa que Lula transfere votos de fato é para seu “poste” se não puder ser candidato. E um candidato “novo” lulista tem grande chance de arrastar as fichas da maioria do votos indefinidos e ainda tirar votos dos outros.

    Lula não precisa de provar que transfere votos para Haddad ou outro. A pesquisa já mostra isso. Pelo contrário ele deve continuar demarcando o espaço de sua candidatura para o voto não diluir para outros e, se o impedirem, seu “poste” ocupará o espaço.

  14. Escolher q política a tomar c/ base em pesquisas? Tá louco?

    Essas pesquisas sao todas fajutas, mesmo quando nos parecem favoráveis. Tudo o que querem é formatar uma dada percepçao. Essa nao é uma base séria p/ fundamentar nada.

    1. Até você Analu embarca nessa
      Até você Analu embarca nessa conversa mole?Leia meu comentário e depois volte para conversar comigo.Você já se imaginou Lula preso.

      1. Que conversa mole? Nao defendi política nenhuma

        Apenas que NAO SE PODE DEFINIR POLÍTICA NENHUMA COM BASE EM PESQUISAS. É perguntar pro inimigo o que devemos fazer.

        1. Você é a unica que eu me

          Você é a unica que eu me permito trocar algumas considerações,mesmo tu tendo adentrado no Reino de Deus,onde só Jesus Cristo é o Senhor.De pleno acordo com sua observação,e ainda peço-lhe desculpas.Andas sumida.

          1. Tá falando com quem? Comigo é que nao é…

            Nem me adentrei no “reino de Deus” do Deus clássico, nem de nenhum outro… Nao tenho ídolos. Até já houve um momento em que achei que Lula nao devia se candidatar, porque nao conseguirá fazer muito com esse Congresso e esse Judiciário e isso estragaria o mito que ele é (e o povo sabe porque o mitifica, vc nao pode negar que ele promoveu melhoras p/ muita gente, sobretudo os mais pobres). Eu achava que ele nao devia tb porque considero que um país nao pode depender de um homem apenas. Ainda acho isso, mas nao mais que ele nao deva se candidatar, porque simplesmente nao vejo alternativa nenhuma. Haddad ainda está meio verde. E a presença de Lula tb significa que ou o tiram da corrida eleitoral — e isso pode provocar reaçoes, embora nao seja garantido — ou ao menos ele terá oportunidade de dizer muitas coisas importantes de serem ditas. Ou seja, ao menos favorece a possibilidade de alguma mobilizaçao da sociedade.

          2. Vóce retornou Anarquista e
            Vóce retornou Anarquista e aposentou o Lúcida?Eu fiz essa observação porque você mesma aqui nesse espaço,declarou que sua família tinha aderido em sua quase totalidade à campanha do Bispo Crivella que transformou o Rio de Janeiro em uma Teocracia.Retorne imediatamente ao Reino dos Lúcidos em virtude de que você é uma dos pouquíssimos daqui que não se encaixa com perfeição na declaração mais do que verdadeira do Mister Colby.

          3. Vc nao sabe ler textos e sai tirando conclusoes equivocadas…

            Por acaso eu tenho que pensar como minha família? Se eu pensasse como ela, seria coxinha, católica e bastante alienada, se nao de direita. Minha família votou no Crivella (quase toda: tenho um primo que está mais para a esquerda tb). Mas nem eles o apóiam, apenas nao queriam Freixo. Parece que bebe, Júnior!

          4. Eu já bebi e não foi

            Eu já bebi e não foi pouco,apesar de reconhecer que para encarar esses cadastrados daqui de cara limpa,é dose pra Leão,Procurador,Bispo ou Anarquista.

  15. Diego Mainardi em MANHATTAN

    Diego Mainardi em MANHATTAN CONNECTION, programa da Globonews de hoje diz que Luciano Huck seria um excelente Presidente porque sabe falar com o povo. Só isso. Não precisa mais nada.

     Presidente não precisa administrar, ter politica economica, projetos de infra estrutura, politicas sociais,

    politica exterior, projeto de segurança publica, nada. Basta saber faalar com o povo.

    Mainardi é tão culto que no programa não sabia a origem da palavra CZAR e não sabia que o governo espanhol já marcou eleições na Catalunha, isso já se sabia quando o programa foi gravado na 6ª feira mas ele não sabia, morando na Europa.

    Mainardi e Huck tem tanto a ver com o Brasil quanto o genro de Donald Trump.

  16. A luta pela candidatura de

    A luta pela candidatura de Lula não é só a luta pela candidatura em si. É a luta contra o golpe. Se um candidato assim tão forte, tão popular, enfim, o mais importante presidente e líder político da nossa história, pode ser tirado do jogo, então qualquer um pode. A mim, é espantoso que ninguém consiga fazer uma análise tão simples. É primordial que Lula possa concorrer (se eleito ou não, é uma outra história – apesar de que é muito provável que seja) e é preciso mobilizar a população para que isso possa agir em favor disso. Caso contrário, tanto faz se Haddad ou qualquer outro se eleja, o golpe estará em marcha, fortalecido e podemos esperar por novas rupturas.

     

  17. Também sou dos que acham que

    Também sou dos que acham que o PT deve ter um Plano B bem preparado. Mas também acho que os articuladores do golpe não fizeram o que fizeram para ver tudo desfeito por um novo governo petista. A aposta foi muito alta para entregarem tudo.  

    Na verdade sou bastante pessimista: ou a direita encontra um nome palatável (se bem que acho que esse nome já existe, é de Sérgio Moro, mas por enquanto está sendo timidamente “testado”) ou não haverá eleições ano que vem. Simples assim.

    Se houvesse fortíssima mobilização de rua seria uma coisa, mas vejo que o grosso da população assiste o desmonte do Estado-Nação e  imagina que nada vai lhes acontecer. Pouquíssimos sabem realmente o que está em jogo. O povão mesmo só se preocupa com o churrasquinho e cervejinha no final de semana e com a próxima partida do Campeonato Brasileiro. Nada mais.

    Também acho outra coisa: teremos anos muito negros pela frente. Mas, sinceramente, espero estar redondamente enganado.

  18. Seu comentário companheiro
    Seu comentário companheiro Saraiva peca pela falta de um dado,que considero como erro grosseiro e primário partindo de um articulista como você,pelo menos no quesito da antiguidade.Sua análise parte da premissa com e sem Lula,daí elege Huck.Com a mão de gato o conglomerado mafimidiatico,sorrateiramente vai nessa mesma tese mais malandra que a indústria das delações premiadas da República de Curitiba e você, inadvertidamente,sem olhar para os lados,embarca na canoa mais furada de que a candidatura da Blábláblárina.Quer ver por que?Sem Lula como?Lula preso?Lula vítima dos bandidos vestidos de toga?Sei lá,Lula morto?Minha pergunta letal a você.O alijamento de Lula das eleições de 2018,seja por isso,por aquilo ou aquiloutro não tem consequências nenhuma?Nada?Nadica de Nada?Coisa alguma?Você se esqueceu que aqui no Blog tem um vigilante desde a aurora,que conhece política para dedeo e nem cadastrado é.Desatentamente você fez sua análise baseando-se nos conhecimentos politicos de Caetano Veloso que conhece política tanto quanto a ex Presidenta Dilma Rousseff.Caetano votou em Lula no primeiro turno e Geraldinho Alkmin no segundo turno nas eleições presidenciais de 2006.Pode um negócio desse?

    1. Quando eu aplico um Jab de
      Quando eu aplico um Jab de esquerda no queixo dos cadastrados daqui eles correm feito manada para embaixo do tablado,e ficam disputando a tapas quem primeiro desliga o disjuntor do luminoso das estrelas.

  19. Quando alguém escreve um monte de bobagens

    Quase sempre leio os artigos de Sérgio Saraiva e de Gustavo Castañon, replicados nos blogs e portais progressistas, como este GGN e no 247. Nem sempre concordo com um ou com outro.

    Ao ler este artigo de Saraiva, clichê e apelativo, sobretudo ao dar como fato consumado a prisão do Ex-Presidente Lula, ladeado pela bobagem extrema, que dá titulo ao post, considerando Luciano Huck como candidato viável, caso Lula seja mpedido de disputara eleição presidencial de 2018, fiquei pensando se valia a pena gastar raciocínio e tempo de digitação, para desonstruir essa tolices. Lendo o artigo de Castaño, que pode ser lido em https://www.brasil247.com/pt/colunistas/geral/324846/Candidatura-Huck-uma-ben%C3%A7%C3%A3o.htm, conculí que posso poupar meu tempo.

     

     

    1. A diferença companheiro João

      A diferença companheiro João de Paiva,é que leio e respondo.O Prof.Castañon é adepto e defensor de Ciro Gomes como candidato das “esquerdas” em 2018,em verdade um desejo e direito dele.Barca furadissíma,visto que,com Lula vivo,as chances de Ciro é – 1,para mais ou para menos,ou você tem outro palpite de quem inventou um tal “dilmismo”.O Prof.Castañon sabe disso.Os artigos de Saraiva são contaminados pela velha mídia,e ele nem percebe.Esse mesmo d’agora,eu tirei do ar apenas introduzindo nele a palavra “consequências”.Ele se esqueceu de utiliza-la.

    2. A diferença companheiro João

      A diferença companheiro João de Paiva,é que leio e respondo.O Prof.Castañon é adepto e defensor de Ciro Gomes como candidato das “esquerdas” em 2018,em verdade um desejo e direito dele.Barca furadissíma,visto que,com Lula vivo,as chances de Ciro é – 1,para mais ou para menos,ou você tem outro palpite de quem inventou um tal “dilmismo”.O Prof.Castañon sabe disso.Os artigos de Saraiva são contaminados pela velha mídia,e ele nem percebe.Esse mesmo d’agora,eu tirei do ar apenas introduzindo nele a palavra “consequências”.Ele se esqueceu de utiliza-la.

  20. também não consigo entender

    também não consigo entender porque haddad tem que ser o plano B. foi facilmente atingido pelas beiradas, desde aquele indigesto band/datena até ser vencido no primeiro turno por uma invenção marqueteira. a melhor administração que sampa teve nos últimos anos, segundo organizações isentas, acabou assim, sem mais. sua longa entrevista numa revista alhures mostra que o cara não reage como deveria, supóe-se. quanto a candidato, basta ver Flávio Dino e o que vem fazendo no MA (é conservador quanto a sistema penitenciário – defende uma excrecência chamada apac – e é contra descriminalizar drogas, as das ruas, mas nada que não seja contornado se as forças assim exigirem: ele é um democrata, como vem provando. enfrentar a doença chamada “sarneysite” e sair vencendo, não deve ser fácil. se não for via voto, pensemos noutras sendas. 

  21. Nada é mais repulsivo do que

    Nada é mais repulsivo do que ver Diego Mainardi dizer que Huck é o o melhor candidato a Presidente do Brasil porque ACABOU, tudo acabou, não tem mais nada, a classe politica acabou, o Brasil acabou. É o mesmo racicionio apocaliptico

    que ele faz há decadas, em 2015 dizia que Lula estaria preso na proxima semana, o impressionante é que a Globo paga para esse tipo de jornalismo vazio. E o cara é tão ignorante que não sabe a origem do termo CZAR, Lucas Mendes o humilhou pela ignorancia no ultimo Manhattan Connection, fez chacota de sua impressionante incultura.

  22. Rumo ao Coração do Brasil Adentro, “Não Cabe” Plano B Agora

    Hoje, na praça da Estação, longe da ‘república de Curitiba’ e mais que distante, invisível, ao monopólio da mídia, co-promotora de acusação e parceira da justiça no golpe que jogou na lata do lixo mais de 54 milhões de votos de cidadãos brasileiros, Lula, o Filho do Brasil, missão incorporada em corações e mentes de milhões, encerra em ‘Bel’orizonte’ o segundo trecho da caravana pelo Brasil justo e democrático e pelo jeitão ainda tem gaiato de navio que não se achou nesse “trem”, ao não se dar conta do imediato objetivo da imprescíndivel caravana iniciada pelo Nordeste e agora a rasgar o chão bruto do Jequetinhonha, nas Geraes.

    Com o “trem” embalado chegando à plataforma da Estação em festa para encerrar o segundo exitoso trecho percorrido, é uma heresia, para não dizer outra coisa, falar-se em plano B, sem perceber o risco de descarrila-lo em seu destino, antes outro que o final e, pior, não enxergar a resposta à pergunta, a ser considerada, a depender, depois, na nuance H que se projeta em boa parte do trajeto ao lado do “maquinista” desse trem-bus-bão, desde a largada, principalmente quando a “locomotiva” invade os Campi no caminho da caravana rumo ao coração do Brasil adentro, até o destino final depois, a eleição, para voltar a botar o Brasil dentro do trem da justiça e da democracia, ou seja, nos trilhos em direção ao futuro, justo, moderno e soberano.

  23. As regalias que o Blog

    As regalias que o Blog oferece aos cadastrados estrelados,eu já sei de sobra.Agora blindar articulista,colaborador,colunista e quejandos,quando escreve uma bobagem,é inaceitavel.De norte a sul,de leste a oeste,vivemos tempos sombrios,muitos sombrios.Aliás,encher´os pulmões de ar e efirmar que AA é Editor de Assuntos Internacionais do Blog,lembra-me Bussunda:Fala sério cara.

  24. Golpe gestado, vai nascer o filho feio. Quem é a mãe?

    Lula, preso ou não, terá de enfrentar a elite paulistana. Luciano Huck, depois de Doria e Trump, não sei. Marketing não faz milagre, diria Aécio. Acho frágil. A preocupação maior neste momento, não é a candidatura que a direita vai escolher, mas, se vai ter mesmo eleição.

    O risco para a direita é grande, mesmo com Lula preso. Um colapso político não manteria um aventureiro no comando por muito tempo. Ele não aguentaria a pressão. Ainda mais sendo um boboca feito o Huck. Se for um cachorro louco feito o Bolsonaro, piorou. Que imprensa encheria a bola do Bolsonaro? Nem a Globo.

    O movimento estratégico da Globo – pode-se ver pelos jornais- aponta um outro caminho. Parece que a exacerbação do discurso contra o crime organizado e a violência do tráfico caminham paralelamente a uma cortina de fumaça libertária, abordando questões raciais e de gênero e pregando a paz social. Isto é típico do ultraliberalismo padrão Hilary/Obama. Reparem também nas propagandas dos patrocinadores. Eles seguem o mesmo caminho: pretos, gays… até pobres são personagens. Prepara-se a sociedade para acatar passivamente um aumento na força do Estado e sua repressão, ao mesmo tempo em que se desvincula da imagem de apoiadora do autoritarismo, como se uma futura ditadura fosse vontade coletiva de toda a sociedade e os mecanismos de manipulação de massas nada tivessem a ver com tal escolha. A Globo e todos os formadores de opinião – incluindo as tinc-tanc – desejam ardentemente uma ditadura. Só querem que ninguém saiba quem são os pais do filho feio. O mote será o combate ao crime – com Alexandre Morais no STJ e tudo – atendendo a demanda por genocídio da ultra-direita paulistana, com todo o ar de legalidade e defesa das liberdades individuais que tanto agradam à opinão que se publica.

    Só lamento que a periferia terá de admitir que está órfã politicamente. Ou será que segurança pública vai virar prioridade pra esquerda do dia pra noite? A militância terá seus desaparecidos políticos para se ocupar. Talvez, a nova ditadura os enterre nos mesmos cemitérios clandestinos que já estão espalhados pela periferia de São Paulo. Só vai dar mais trabalho pra separar as ossadas de militantes das de preto pobre. Pelo menos, saberão que muitos morreram antes por negligência política, já que para a inteligência esquerdista, idiota é o político que não tolera corrupção. Se fizer vítimas anônimas, então, nem vale à pena saber do assunto.

  25. Lula preso.

    Concordo com o artigo. Por isso costumo publicar: Voto Lula 2018, ou em quem ele indicar. Porque faço isso? Dessa forma mandamos dois recados, naão prendam Lula porque não adiantará! Votaremos em quem ele indicar. Deveríamos fazer essa campanha diariamente nas redes sociais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador