Governabilidade de Dilma é considerada ótima ou boa por 38% dos eleitores

Jornal GGN – Nova pesquisa do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) sobre “avaliação” da presidente Dilma Rousseff apontou que 38% eleitores consideram o seu governo como “ótimo” ou “bom”. Os resultado foram apresentados nesta última quinta-feira (24).

De acordo com o levantamento, 26% consideram o governo “ruim” ou “péssimo”. Para 35%, o governo é “regular” e 2% disseram que não sabem ou não responderam.

Na pesquisa, o instituto aferiu as intenções de voto para presidente da República na eleição de 2014, Dilma vence no primeiro turno em todos os cenários pesquisados e, em um eventual segundo turno, também superaria todos os rivais, segundo o instituto.

Dilma Rousseff detém o maior percentual de citação espontânea dos eleitores, com 21%. Na sequência, os eleitores também citam o ex-presidente Lula (PT), com 7%, Marina Silva (PSB), com 6%, Aécio Neves (PSDB), com 5%, José Serra (PSDB), com 4%, e Eduardo Campos (PSB), com 2% das intenções de voto. Os demais possíveis candidatos não somam 1% das menções. Os que ainda não sabem dizer espontaneamente em quem votar totalizam 40% e outros 13% afirmam que votariam em branco ou nulo.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre as últimas quinta-feira (17) e quarta-feira (23) em 143 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa aferiu alguns cenários, como por exemplo, faixa de renda familiar. A maior taxa de aprovação do governo está entre os que ganham até um salário mínimo (57%). Entre os que ganham mais de cinco salários mínimos, a reprovação (“ruim” ou “péssimo”) é de 36%. A região que mais aprova o governo é a Nordeste (53%) e a que mais reprova é a Sudeste (32%).

Dentre os entrevistados, 53% responderam ao Ibope que aprovam a maneira pela qual a presidente Dilma Rousseff administra o país; 42% disseram que desaprovam; 5% afirmaram que não sabem ou não responderam.

Segundo a pesquisa, 49% confiam na presidente, 46% não confiam e 5% disseram que não sabem ou não responderam.

Pesquisas anteriores

Pesquisa anterior do Ibope, feita entre 14 e 17 de setembro por encomenda da Confederação Nacional de Indústria (CNI), indicava que o governo tinha a avaliação positiva (“ótimo” ou “bom”) de37% dos eleitores. Os que julgavam o governo “regular” eram 39% e os que o consideravam “ruim” ou “péssimo” eram 22%.

A pior percepção sobre o desempenho do governo neste ano foi constatada pelo Ibope em julho, após as manifestações de rua em várias cidades do país. Em levantamento do instituto divulgado em 19 de junho, o governo tinha 55% de aprovação, índice que, na pesquisa seguinte, de 25 de julho, caiu para 31%.

Com informações do Ibope

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem quer manifestações

    Quem quer manifestações durante a campanha eleitoral? Essas eleições terão um aspecto tão peculiar para a história da democracia, a começar que serão as eleições primeiras após o período de manifestações e, acredito, continuarão e talvez se intensificando muito durante o período eleitoral. Quero ver o PT aumentar a repressão com táticas de polícia fascista em nome da “defesa contra a violência”. O cenário está armado, nada está ganho e o que importa mesmo é a campanha dos defensores do governo Dilma, escrevedores e articulistas. Importante é conquistar voto na urna.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador