Pesquisa Vox Populi-Record mostra empate entre Dilma e Aécio

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – A pesquisa Vox Populi, encomendada pela TV Record, apresentou um levantamento diferente das últimas pesquisas eleitorais para candidatos a presidência: Dilma e Aécio empatam. O resultado, que foi divulgado na noite desta segunda-feira (13), mostra, ainda, que a candidata petista está numericamente à frente do tucano: 45% contra 44%.

Do R7

Vox Populi mostra empate entre Dilma Rousseff e Aécio Neves

Com 45% da preferência, petista aparece numericamente à frente do tucano, que tem 44%

Pesquisa Vox Populi, encomendada pela TV Record, Record News e R7, indica que a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e o candidato Aécio Neves (PSDB) estão tecnicamente empatados na corrida ao Palácio do Planalto. A petista, porém, aparece um ponto percentual à frente do tucano, segundo o levantamento divulgado nesta segunda-feira (13).

Em relação às intenções de voto, Dilma Rousseff tem 45% e Aécio Neves aparece com 44%. Os brancos e nulos são 5% do total, enquanto que os eleitores indecisos também somam 5%. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, os dois candidatos estão empatados tecnicamente.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, sem as intenções votos em branco e nulo e os eleitores que não sabem em quem vão votar, outro empate técnico: Dilma aparece com 51% e Aécio totaliza 49%.

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 147 cidades de todas as regiões do País entre o sábado (11) e domingo (12). A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01079/2014.

Votos por regiões

O levantamento do Vox Populi traz um recorte das intenções de voto pelas regiões do País. Aécio ganha no Sul e Sudeste, e Dilma vai melhor no Nordeste. No Centro-Oeste e Norte, os candidatos estão empatados.

No Sul, o tucano tem 55% da preferência, contra 33% de Dilma — brancos/nulos são 4% e eleitores indecisos, 7%. No Sudeste, Aécio tem 51%, contra 36% de Dilma — brancos/nulos somam 7%, e eleitores indecisos são 6%.

No Nordeste, Dilma tem 67% das intenções de voto, contra 26% do tucano. Os brancos e nulos na região são 4%, e os eleitores indecisos totalizam 3%. No Centro-Oeste e Norte, ambos os candidatos têm 45% das intenções de voto cada — brancos e nulos são 4%, e indecisos somam 6%.

Desempenho da presidente

O Vox Populi também quis saber a avaliação que os eleitores fazem da presidente Dilma Rousseff (PT). A avaliação positiva da petista chegou a 40% do total. Outros 37% consideram a presidente “regular” e, por fim, 22% fizeram avaliação negativa de Dilma e 1% não opinou.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A carta na manga do Aécio

    Nassif eu tenho alertado que o Joaquim Barbosa irá declarar apoio ao Aecio na vespera da eleição! ou pior, Aecio irá o declará futuro Ministro da Justiça! Tudo na vespera para aproveitar o calor do momento e ganhar votos.

    Ele não se aposentou agora e está em silencio a toa…..É importantissimo que a campanha da Dilma fique alertada e e preparada.

    E principalmente que a possivel surpresa seja quebrada antes!

    1. Timing

      Se isso já está combinado seria mais uma prova do uso de cronograma para agir, da parte do Barbosa, que conseguiu fechar o seu cronograma ligado ao processo eleitoral anterior. 

  2. A tendência é Dilma ampliar muito esta vantagem.

    A disputa é entre uma mulher super qualificada que luta por Justiça Social… contra um playboy que não gosta de trabalhar e defende os privilégios dos ricos.

    A direita vai perder porque Dilma é muito superior ao adversário. 

  3. a pesquisa até que ajuda

    a pesquisa até que ajuda quando é favorável,

    mas o essencial

    é a luta cotidiana para conseguir

    amealhar uns votinhos pra dilma.

    de resto, a vida segue, mas não sai da memória

    os trempos ruinosos da era fhc que o aécio pretende retomar.

    era um caos.

    talvez os jovens achem papo de velho,

    mas é sempre bom lembrar deste tempo

    de ruinas

    e desemprego

    e privataria –

    entreguismo das nossa riquezas –

    para que esse jovens mos ajudem a exorcizar esse tempo ignominioso.

     

  4. Poe-ma

    Em certa noite quente e sufocante,

    Estava eu em hora apavorante,

    Pensando nos destinos do Brasil,

    No golpe eleitoral que ora é civil,

    Quando ouvi alguém batendo à porta.

    “Quem será”, pensei, “nesta hora morta”?

    “Serás tu, corvo de Carlos Lacerda?

    Não, era um tucano-urubu, que horror!

    Logo agora, esse monstro, essa merda!

    Entonce eu disse: “Aécio never more”!

     

    (a palavra final, em inglês, “more”, deve soar como “môrr”, pra rimar com “horror”)

  5. Nao devemos crer em pesquisas nem qdo aparente/ favoráveis

    Todas elas estao tentando formatar percepçoes. No primeiro turno, por ex., colocar Dilma a meio por cento da vitória em um turno e simultaneamente alardear a subida de Aécio só levou os votos anti-petistas que tinham migrado para Marina a voltarem para Aécio. Eles nao brincam em serviço nao. 

        1. Falando sério,Muito sério

          Falando sério,Muito sério mesmo, Eu tenho em torno da sua idade;Sou casado frustado pra não fugir a regra de 49 anos casado.E com certeza é recíproco 

          Então, o que quero de vc?

              Falando sutilmente  quero apenas conversar.

                Mas se algo acontecer pra ambos, atenção pro ambos, aí sim eu te…….

                               DEVORO.

                       E vc jamais esquecerá, Creia, porque é a mais pura verdade.

                               Vamos tentar? ( sempre lembrando que é necessidade nímero um , ser recíproco)

                                 Eu li sobre que escreveu sobre sua idad(67) Pra mim não faz a menor diferença

                              Quero todas suas entranhas, Sobrerudo olhar nos seus olhos quamdo estiver se entregando pra mim

                                  Vc escreveu que sou pa´tético. E existe paixão sem ser parética?

                                 Vem.Estou esperando.

           

  6. Jornal da Band: a cobertura mais calhorda da campanha da Dilma

    Nessa segunda feira, 13/10, o tempo dedicado a cobertura da campanha de Aécio foi pelo menos 3 vezes superior (eu não cronometrei) ao  dedicado à campanha da Dilma.

    As informações sobre a campanha da Dilma apareceu no final do telejornal, uns 10 minutos depois da cobertura do Aécio, e a edição foi uma das mais escrotas que eu já vi em toda a minha vida.

    A Band não está fazendo uma cobertura do dia a dia dos candidatos, mas campanha escancarada para o Aécio Neves, o que é um verdadeiro escândalo. O PT deveria entrar com uma representação junto ao TSE contra a Rede Bandeirantes de televisão, ou então criticar esta cobertura parcialíssima e desonesta no programa eleitoral gratuito da Dilma na televisão, dando inclusive nome aos bois. A Band consegue ser pior do que a Globo. Puta merda!

    1. Comentarista (opinador) esportivo Neto

      Em pleno Jornal da Band, ao falar que o Cruzeiro praticamente era campeão, Neto diz que o mesmo acontece nas eleições com o candidato….sem dar o nome do Aécio.

      A opinadora Cristiana Lobo, com a sua fala titubeante no Globo News, tentou fazer um paralelo da campanha de Lula em 2002 com a do Aécio, neste ano, destacando a “carta aos Brasileiros”, o sentimento de “mudança”, e etc. Vergonhoso.

      Nos próximos quatro anos temos que ir na jugular do PIG.

    2. “O PT deveria entrar com uma

      “O PT deveria entrar com uma representação junto ao TSE contra a Rede Bandeirantes de televisão, ou então criticar esta cobertura parcialíssima e desonesta no programa eleitoral gratuito da Dilma na televisão, dando inclusive nome aos bois.”

       

      Depois de encher a mídia de dinheiro por 12 anos?

      O PT vai acabar pagando pelos seus pecados e, se perder, quem sabe volte daqui quatro anos e repense seu jeito de governar para a mídia e os bancos….

  7. Última pesquisa indica: Dilma já venceu!

    Temos razões de sobra para NÃO se confiar  nestas pesquisas misteriosas à moda antiga.  

    Então a sugestão é para que você mesmo faça a sua pesquisa. 

    Na minha pesquisa, por exemplo,  sua exceléncia a presidenta Dilma  está com 70% do votos válidos com viés de alta. 10%  estão com os “conservadores”, mas o  viés é de baixa à medida que seus eleitores vão se libertando o cabresto pseudo intelectual dessa corrente do formol conservador . 20% restante ainda estão estarrecidos com a SIGLA  Marina, camaleão fêmea,  que vem virando a folha ideológica com o seu vale tudo. Vestiam a camisa verde  do PV , depois vestiram a da rede( caiu na rede é peixe) em seguida, vestiram a camisa do PSB, vale frisar , partido SOCIALISTA brasileiro à brasileira, isto é, um partido socialista da direita neoliberal conservadora no formol do século passado. E agora a camisa é do PSDB que já está bem velha e que declara que os brasileiros do nordeste são desinformados!

    Diante de tanta “novidade” , de tanta mudança de cor, agora  sim, impera  a desinformaçao ideológica. 

    Estarrecidos e descamisados  pulem fora desse “novo” velhor.

    Melhor votarem na vencedora Dilma. Essa é a novidade que o Brasil não conhecia nos 500 anos anteriores. 

    Aliás, na pesquisa que acabo de fazer Dilma já venceu.

     

     

  8. 5% de brancos e nulos é

    5% de brancos e nulos é irreal. Este é de o número de votantes brancos e nulos convictos, mas a história mostra que os brancos, nulos e ausentes chegam perto dos 20%.

    Numa eleição em que cada voto vale um caminhão (como se diz no jogo do truco referente à primeira rodada) vai ganhar a eleição aquele que perder menos eleitores por ausência. E nisto acho que a Dilma poderá ter problemas em função das dificuldades de votação daqueles que estão no Brasil profundo e são eleitores do PT por terem suas vidas modificadas em função dos programas sociais. O PT que fique esperto com isto.

    PS: faltou o Vox mostrar os índices de rejeição, variável importante para se entender as tendências.

      1. Exatamente. Lugares que tb

        Exatamente. Lugares que tb pertencem ao Brasil e que foram esquecidos por 500 anos. Agora os grotões tem luz + cisternas + crédito para agricultura familiar + renda mínima + ônibus escolar + escolas técnicas = inclusão com dignidade para irmãos brasileiros, que por sinal tem um voto igualzinho ao teu, do FHC e de outros liberais preconceituosos que não fazem a menor idéia de que este outro Brasil existe.

        1. Como são lindos os “grotões”

          Como são lindos os “grotões” e povo brasileiro: em maio/junho deste ano visitei alguns, parando em quase todas as cidades (sempre de barcos). Saí de Porto Velho (RO), desci de barco até Manaus, fui até Presidente Figueiredo (linda!), voltei para Manaus, segui para Uarini, voltei para Manaus, segui para Belém(PA), visitei Marajó (a cidade de Soure é maravilhosa). 

    1. Votos brancos, nulos e abstenções

      A soma de votos brancos nulos e abstenções no segundo turno de 2010 foi de 27%, mais de 2% do que no primeiro turno. Se a maioria desses votos vier de potenciais eleitores de Aécio ( marineiros e de outros partidos descontentes) Dilma vai golear. 

  9. NASSIF E COMPANHEIROS, A
    NASSIF E COMPANHEIROS, A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FEZ UMA MOBILIZAÇÃO LINDA HOJE (13/10)EM PROL DA DILMA, VEJAM: http://mudamais.com/ocupe-politica/rio-grande-do-norte-fechado-com-dilma-13 OBS: A TÍTULO DE SUGESTÃO SERIA SERIA INTERESSANTE QUE NAS DEMAIS UNIDADES DA FEDERAÇÃO EM TODO PAÍS TAMBÉM TOMASSEM POSIÇÕES COMO ESSAS…  UM ABRAÇO…

    1. Vi o filme, fantástico.

      Olhe o que os meus coirmãos do Rio Grande do Norte (eu sou do sul) fizeram, filmaram a manifestação de um drone ou de algo semelhante, ou seja, filmaram do alto, isto mostra que não procuraram mostrar nem mais nem menos da quantidade de pessoal que estava na manifestação, e não foi meia dúzia de gatos pingados, tinha um povo de dar gosto.

      Parabéns RGN, aqui do RGS envio o meu apoio.

  10. Vamos ver nas próximas

    Vamos ver nas próximas rodadas com o apoio da Marina como ficam as pesquisas. 

    A semana passada como alguém já disse foi do Aécio Neves.

    O caso Petrobrás acho que já deu, sangrou o PT o que tinha que sangrar.

    Vamos ver com o apoio da Marina e o anuncio do JB como ministro da justiça o que vai agregar ao Aécio

    Agora, as pessoas estão conhecendo mais sobre o Aécio.

    Estão pipocando nas redes várias denuncias de corrupção contra o Aécio.

    O PT tem que bater o máximo para desmontar a imagem do bom moço do Aécio.

    De qualquer forma, quem levar será por uma margem muito pequena.

    Ou seja o Brasil está dividido

     

  11. Há mais pessoas empregadas do que em 2010 e com uma renda maior

    O impacto política das denúncias da Petrobras é o mesmo ou até menor do que impacto do julgamento do mensalão em 2012, que foi também um ano de eleições,  limita o crescimento do PT, mas não o suficiente para impedir a vitória do PT.

    Do ponto de vista das economia, apesar do queda do PIB, hoje a produção de bens e serviços é maior do que em 2010, há mais pessoas trabalhando com carteira assinada, e o salário real é também maior do que era em 2010, a massa salarial está maior do que em 2010, assim como a renda da famílias.

    Esse aumento na renda em função dos aumentos reais de salário e do aumento no nível de emprego, provocou um aumento considerável no aumento do patrimônio e do consumo das famílias.

    A frota de veículos aumentou  de cerca de 37,1 milhões de automóveis e 13,9 milhões de motos em 2010, para cerca de  47,3 milhões de automóveis e de cerca de 19,1 milhões de motos em outubro de 2014,um aumento de mais de 15 milhões de veículos em 4 anos.(e não 5 anos).

    A maior parte dos eleitores praticam o voto pragmático e não o voto ideológico, e do  do mesmo modo que existe o voto anti-PT existe também o voto anti-PSDB.

    No norte e nordeste houve aumento na votação para a Presidenta Dilma,

    Enquanto houve queda na votação para a Presidenta Dilma no sul, sudeste e centro-oeste, mas apenas uma parte destes votos foram para o PSDB,  o que pode demostrar uma resistência dessa parte do eleitorado em relação ao PSDB.

  12. Estão esquecendo de algo muito importante que sempre…

    Estão esquecendo de algo muito importante que sempre mobilizou o Brasil, os estudantes.

    Hoje quando saí de uma aula noturna que dou (estou aposentado, mas trabalho de graça, não porque o FHC chama os aposentados de vagabundos, mas porque gosto! Tem louco para tudo!), ouvi a preocupação dos alunos da engenharia com a possibilidade do Aécio ganhar, e isto é tremendamente importante, pois são alunos que agora são mais plurais em termos de acesso as universidades públicas, que estão sentindo que a preocupação dos governos Lula e Dilma com a educação é real.

    Estes alunos são pessoas com ótima capacidade de compreensão dos programas dos dois candidatos e também são agentes multiplicadores de bom nível de sua visão de país.

    Atualmente os alunos da engenharia como de outros cursos (exceto um da área da saúde, que nem vou declinar o nome) estão vendo um futuro bem mais promissor que há anos atrás no tempo daquele que não gostava de aposentados.

    Eles estão levando as redes sociais uma mensagem clara e politizada (a politização chega rápido!) que é contraposta por alguns raivosos, inclusive estou vendo um recuo na feicebuque daquelas ofensas sem o mínimo de senso de ridículo, parece que pode a maré virar, e se a minha avaliação estiver correta, esta virada vai ser impossível de ser manipulada.

    1. Exatamente, Maestri. Alguns

      Exatamente, Maestri. Alguns amigos que  pegaram um antipetsmo doentio nos últimos anos começaram a conversar comigo sobre o temor da redução de invetimentos em P&D em um eventual governo Aécio, tudo sob a batuta do “choque de gestão”. A pós-graduação , a ciencia brasileira,por exemplo, é feita basicamete por estudantes fianciados pelo Estado, assim como a esmagadora parte do dinheiro destinado a pesquisa. Instituições de fomento como a FAPERJ, no Rio, estão contando com o fundo social do pre-sal par poder aumentar sua capacidade de financiamento para projetos no Estado. Um Governo Aécio seria um desastre.

      1. Na universidade há quase uma unanimidade!

        O desempenho do governo federal, não só na inclusão de camadas sociais que não tinham acesso ao ensino superior, mas também no desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, tem levado ao voto Dilma a uma quase unanimidade.

        Estamos ensinando mais, pesquisando mais e prestando serviços a comunidade em geral (serviços remunerados e pró bono público) também mais.

        A própria universidade e o ministério estão fazendo o trabalho de avaliação e controle, choques de gestão serão um desastre, pois choque se faz quando alguém está moro e se quer reanimar, e este não é bem o caso.

    2. Baseado no que você disse, 56

      Baseado no que você disse, 56 reitores das 58 universidades federais. declararam apoio a Dilma.

      O PT peca por não divulgar esse apoio.

      Isso é importante, mexe com o ânimo dos indecisos.

      1. não tem nenhum desse que não

        não tem nenhum desse que não tenha sido nomeado nos governos petistas e mérito por mérito não foi pois é lista tríplice em que todos tem o mesmo nível. Portanto, a notícia fundamental é quais são esses dois que não votam na Dilma.

  13. Tenho minha própria pesquisa,

    Tenho minha própria pesquisa, que chamo de pesquisa de ânimo… Estou vendo e sentindo rebrotar por toda a parte, de forma ainda lenta, mas segura e firme, um ânimo fresco a favor de Dilma. E vejo um ânimo meio esgotado e emperrado, meio alarmado para não cair em situação declinante, de Aécio Neves.

    1. Feelings…

      Conheço várias pessoas que se recusavam a discutir política e que eu achava até terem um viés conservador, que não apenas estão declarando voto em Dilma como estão ativamente criticando o Aécio.

      E várias pessoas que criticam muito o PT, alguns até entrando em longas discussões comigo, que simplesmente rejeitam o Aécio e estão dizendo que não votam nele de jeito nenhum.

      Estou com a impressão que o Aécio tem muito mais rejeição que Dilma e que a mídia não tem fôlego para reverter essa situação com suas mentiras e jogadas publicitárias.

      É algo muito pessoal, mas é uma sensação muito semelhante ao que eu tive no início do refluxo da “onda Marina”.

      1. [    E várias pessoas que

        [    E várias pessoas que criticam muito o PT, alguns até entrando em longas discussões comigo, que simplesmente rejeitam o Aécio e estão dizendo que não votam nele de jeito nenhum.]] eis o símbolo da perdição  petista, pois tenho visto dezenas desses. O cara não vota em Aécio de jeito nenhum e petista fica perdendo tempo discutindo como o cara, quando deveria ir procurar quem não vota em Dilma para que mudasse. De fato, até lulista discutindo com dilmista já vi, pois esse acha que se Aécio ganhar, Lula ganha em 2018 condições muito melhores para governar, tanto em termos de caixa quando de moralidade pública, dado que, o petismo na oposição não deixa roubar nem um alfinete

    1. Só porque VOCÊ quer…

      Quem não tem argumentos precisa ficar repetindo mentiras…

      Repete e repete para tentar convencer alguém, mas não convence nem a si mesmo.

  14. JB

    O Joaquim Barbosa está com problemas com a OAB de Brasilia que está negando autorização para ele advogar. Não tem sentido coloca-lo como ministro. Será um tiro no pé.

  15. Continuo com a mesma

    Continuo com a mesma percepção: os votos de Marina tenderão conforme a região à qual o eleitor pertencer – os votos de Marina em estados em que a Dilma foi bem votada irão para Dilma em sua maioria, assim como os votos de Marina nos estados em que Aécio foi bem votado irão para Aécio em sua maioria. 

    Acredito que, apesar do empenho da Família Campos, os votos de Pernambuco de Marina migrarão em sua maioria para Dilma.

    São Paulo é caso perdido. Dilma deve chegar, no máximo, em 33%, votação de Suplicy.

    Rio e Minas serão os diferenciais para Dilma, em minha opinião.

    No Rio Grande do Sul, caso Dilma perca, será por pouco. No resto do Sul, a proporção da derrota de Dilma será a mesma que em São Paulo.

    Centro-Oeste, como acontece desde 2006, o PT perderá por pouca margem.

    Norte e Nordeste a diferença em favor de Dilma será enorme (valeu pela ajuda FHC).

    A minha aposta continua a mesma: Dilma entre 52% e 54%.

     

  16. A campanha de Aécio diz no

    A campanha de Aécio diz no rádio que Minas Gerais rejeitou Dilma, somando a votação dele e de Marina, os candidatos da “mudança” (tucanos tucanando…). Esquece ele que, além de perder em Minas, ainda não reelegeu o governador.

    Eu acredito que Minas tem muito a dizer ao Brasil.

  17. OS VOTOS DO CABO ELEITORAL DOS MILAGRES

    Caro Luiz Nassif, minha diarista nos confidenciou que durante o culto evangelico, o pastor  disse que o bispo mandou comunicar que caso Dilma fosse eleita, o governo iria editar uma ‘cartilha’ em que orientaria nas escolas que meninos e meninas de mais de 07 anos poderiam escolher se querem ser menino ou menina. Falei para a mesma, que isso era ‘TERRORISMO ELEITORAL’ e o que ela deveria fazer era perguntar aos parentes e amigos se sua vida melhorou durante o governo de Lula e Dilma e que o voto dela nao pertence a ninguem e sua escolha deve ser livre. Falei que a palavra de Cristo, apenas conforta a alma e o que conforta o bucho e bens materiais, depende das poliiticas sociais do Governo. Argumentei que mesmo que Jesus Cristo pudesse fazer alguma coisa e que por milagre  aparecesse no Brasil, com certeza seria novamente crucificado por essa elite egoista que nos temos.

    1. Essa mesma elite

      Essa mesma elite que gosta de exaltar suas potencialidades sociológico-financeiras em comentários citando ”minha diarista”, ”nossa empregada”, etc?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador