Petrobras rebate acusação do PSDB sobre propaganda eleitoral

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A Petrobras emitiu uma nota à imprensa, na noite de segunda (7), rebatendo as acusações do PSDB do presidenciável Aécio Neves, que entrou com uma ação na Justiça Eleitoral para suspender a veiculação de peças publicitárias que possam favorecer eleitoralmente o governo da presidente Dilma Rousseff.

Segundo a estatal, a decisão do TSE a favor da suspensão das propagandas durante o período eleitoral ainda não chegou às mãos dos dirigentes, tampouco o teor da ação do PSDB. Mas a empresa afirma que “estranha a acusação e desconhece qualquer veiculação institucional a partir do dia 5 de julho, uma vez que tomou todas as providências cabíveis para que os veículos de comunicação fossem orientados, através das agências de publicidade contratadas pela Petrobras, a veicularem comunicação institucional somente até o dia 4 de julho de 2014, às 23:59, conforme a Lei Eleitoral.”

Na representação, a Coligação Muda Brasil, encabeçada pelo PSDB, argumenta que órgãos da administração indireta, como a Petrobras e a Agência Nacional de Saúde, exibiram o logotipo do governo federal e o slogan “País rico é país sem pobreza”, que lembra o governo Dilma, em peças veiculadas no dia 5 de julho.

Os aliados de Aécio afirmam que Dilma faz propaganda eleitoral ao divulgar “a exploração do pré-sal, dando destaque à alegada extração diária de 500 mil barris de petróleo e ao suposto crescimento ocorrido nos últimos oito anos.”

Segundo a Petrobras, em substituição a materiais institucionais, desde o dia 5 de julho de 2014 a estatal veicula publicidade sobre gasolina de baixo teor de enxofre, atendendo à Lei nº 9504/97, art 73 inciso VI, que autoriza publicidade de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado.

Além da Petrobras e da ANS, a liminar concedida pelo TSE atinge também o Ministério da Educação. Todos os órgãos podem recorrer da decisão.

Entorno de Iara

Em nota, a Petrobras ainda esclarece sobre as notícias dando conta de que o governo federal estaria estudando nova contratação direta da estatal em áreas no Entorno de Iara. “A Companhia não está em tratativas com o Governo Federal para a exploração de novas áreas além das já comunicadas ao mercado”, afirmou.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tudo pelo trono

    Nassif,

    Este será o padrão de atuação da chapa tucana, que, não sei por qual motivo, passou a reconhecer no vice a figura do ex-comunista guerreiro que agora passa a ser o tucano guerreiro.

    Como já comentei anteriormente, TSE e STF serão, até outubro próximo, uma espécie de extensão das casas dos sempre bravos tucanos, pois do partido, desde 2002 nunca deixaram de ser.

    A cada resultado de pesquisa eleitoral entrarão com recursos disto e daquilo, são capazes de pedir pela inegibilidade de DRousseff e sabe-se lá o que mais, os diversos e graúdos $$$ interesses tentarão de tudo para conseguir encaixar o fantoche naquele trono.

  2. “Os aliados de Aécio afirmam

    “Os aliados de Aécio afirmam que Dilma faz propaganda eleitoral ao divulgar “a exploração do pré-sal, dando destaque à alegada extração diária de 500 mil barris de petróleo e ao suposto crescimento ocorrido nos últimos oito anos.””:

    Em outras palavras, os “aliados de Aecio” nunca moveram uma palha pela industria petrolifera e nao querem que Dilma e o PT “ganhem” esse credito.

    Ganham sim.  Nenhum governo do Brasil jamais deu tanta liberdade aa Petrobras do que os governo petistas, e a Petrobras nunca teve tao poucos empecilhos governamentais e nunca fez tanto dinheiro antes.

    Antes dos governos petistas.  De Lula e Dilma.

    1. De fato, nenhum governo deu

      De fato, nenhum governo deu tanta liberdade para petrobrás comprar sucata por volares bilinoários e nem fazerr refinaria usando conta de padeiro e o que custaria não mais do que R$ 5bi, não custará menos de 30bi

    2. Apenas um pequeno detalhe

      Para não deixar dúvidas, acrescentar “brasileira” no trecho “nunca moveram uma palha pela industria petrolifera …”, pois o esforço a favor da estrangeira é des-co-mu-nal!

  3. O PSDB quer ganhar no

    O PSDB quer ganhar no tapetão!

    Não aceita defesa nas Instituições que ele ataca. Só quer fazer prevalecer suas mentiras, montagens e armações.

    E agora quer calar até a propaganda Institucional colocada em prática para divulgar dados reais e desmontar as insinuações políticas contra a empresa.

    Imaginem esta  turma no poder, o estrago que farão à Petrobras e ao país!!!

  4. Uma coisa é empresa privada

    Uma coisa é empresa privada fazer coincidir seus 45 anos com ano eleitoral e outra é estatal precisar, até para valorizar usas ações do mercado, informar ao povo em geral do se desempenho. Além disso, antes deveria fazer como o TCu n verificar qual é o prejuízo maior ao erário, parar ou continuar, pois no caso tudo que precisava ser gasto já foi. E estamos na era do ¨o que tinha ser roubado, se foi, já foi¨

  5. PT NÃO PODE DAR UM PIO!

    Deu um pio, tá morto.

    Como responder ou falar sobre as realizações do atual governo.

    Éstá certo, os entes governamentais não podem fazer propaganda, mas os jornais e televisões podem e o fazem sem qualquer impedido – fruto da “liberdade de expressão ” falando mal do governo diariamente, sem dó e nem piedade, como deuses dos juízos finais.

    E como o governo irá rebater e mostrar as verdades?

    Não terá condiçoes. O horário eleitoral, dada atualmente a falta de interesse do povo pelas eleições, não terá,infelizmente, muita influência.  Acho  que a única saída é a militância, os movimentos sociais, os sindicatos, enfim aqueles que estão mais esclarecidos e sabem que o neoliberalismo irá liquidá-los.

  6. tudo indica que esta coligação muda Brasil…

    nada mais é que um núcleo de combate à reeleição de Dilma………………

    acredito que antes de qualquer manobra desleal e inesperada, as instituições envolvidas estão confirmando com antecedência se é possível aceitar ou não

    se acontece, tem-se o caminho mais curto para qualquer golpe final através de brechas nas leis e regras que podem ser interpretadas favorávelmente, à intenção, por diferentes pontos de vista e autoridades

  7. foi tudo combinado, acredito…

    bombardeio incessante para acões despencarem, levando a quebra de vários fundos de pensão e de investimentos que atuam no curto prazo e gerando insatisfação e desconfiança para população, que tecnicamente não se justificam tendo em vista os planejamentos e investimentos atuais que a mídia vem escondendo ou deturpando

    antecedendo a deslealdade, várias fotos desses operadores traiçoeiros em vários jornais de bairro com a seguinte mesagem:”diga não às manobras da Petrobrás”

    como se a empresa estivesse fazendo propaganda para favorecer unicamente o governo

     

    coisas que o TSE nunca vê

  8. Pergunta

    “Os aliados de Aécio afirmam que Dilma faz propaganda eleitoral ao divulgar “a exploração do pré-sal, dando destaque à alegada extração diária de 500 mil barris de petróleo e ao suposto crescimento ocorrido nos últimos oito anos.”

    E por acao o PSDB demonstra que a extração diária de petróleo é apenas alegada? Ou que o crescimento na extração é apenas suposto? Quer dizer que basta alegar? Basta isto, e o STF corre para dar uma liminar? Façamos o seguinte. Se os números sobre a produção de petróleo são falsos, então que se abra um processo (no qual, por suposto, terá novamente vez a “Teoria do Fato”). Serão réus a Petrobrás, o TCU (que tanto fiscaliza, fiscaliza, mas de nada sabe), a Myriam Leitão, que deixou isso passar incólume por tanto tempo, o onipresente consultor Adriano Pires, que nunca denunciou essa patranha, a CVM, o próprio PSDB (que estranhamente só agora, em ano eleitoral, resolveu fazer conta dos barris). Olha, não é por nada, não, mas a Petrobrás ]e uma merda e a SABESP é um primor. É isto?

  9. outro tiro no peh!
    Quem perde estes “dindin”sao seus tutores as midias que o governo e empresas publicas PAGAM CARO por manter estes institucionais.
    Estao misturando dinheiro com a midia e sabe o que isto vai da m.
    O outra diz vai fazer e nao faz.
    Pois precisa ter bolas.
    Fechar o cofre do ” cacal ” da midia eh o que queremos e Dilma nao faz. AI corremos para o abraco.
    Tira o dinheiro da midia que o governo federal paga.
    Kkk
    Ontem e hoje tentam, intimidar, cercar as obras do governo e sabe que nao vai dar, so se parar o Brasil.
    Haha

  10. resta o que ao PSDB?

    nada! resta sim, tem gente que gosta de sacanagem e coisas erradas, dizem a todos os cantos que estão insatisfeitos, tentando enganar outros; por isso o PSDB vem perdendo votos a cada eleição, prova que o povo brasileiro vem a cultivar, o bom caráter.

  11. Eu seria mais radical que os

    Eu seria mais radical que os tucanos. Eu gostaria que todas as estatais e todos os ministérios interrompessem o bolsa-propaganda pago à mídia viralata através de anúncios. Que tal?

     

  12. O que a Petrobras está afirmando

    O que a Petrobras está afirmando é grave. É que o PSDB entrou com uma ação por falso motivo. Dado o histórico desse partido não é de duvidar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador