Por que Bolsonaro?, por Ângelo Edval Roman

“Uma pessoa que não sabe diferenciar uma notícia manipulada de uma verdadeira pela mídia não pode andar armada. Pessoa de fácil manipulação já é uma arma mortal”. Elias Torres

 

 

Por que Bolsonaro?, por Ângelo Edval Roman

Procurei respostas para entender por que algumas pessoas surpreendem ao apoiar Bolsonaro para presidente, sejam homens, mulheres, negros ou gays. Tantas delas se vangloriam de ter o tal curso superior.

1)   Sobre os tais “com curso superior”, o INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional) apontou que apenas 22% dos com curso superior ou mais têm proficiência na linguagem. Grande parte tem o diploma,  mas é analfabeto funcional. Isso ajuda a explicar as postagens nas redes sociais, sem qualquer argumento (agora usam “B17”,  “kkkkk”, ou apenas xingam ao tentarem comentar alguma postagem fundamentada contra Bolsonaro)

2)   Busca de alguém supostamente forte que “coloque a casa em ordem”. É a procura do “grande pai” que vai tutelar as “gente de bem”. É uma infantilização.

3)   Cada um tem suas próprias virtudes e valores; em comum, todos têm os baixos instintos animais. Reunidos para uma finalidade, a parte selvagem, comum a todos, é a que domina. Daí as agressões físicas, as ameaças de morte feitas por pessoas consideradas inteligentes. C.G. Jung disse: “Se escolhermos uma centena de pessoas mais inteligentes do mundo e as reunirmos, elas não são mais de que uma turba estúpida. Dez mil delas teriam a inteligência coletiva de um jacaré. Num jantar festivo, quanto mais pessoas você convidar, mais estúpida é a conversa. Numa multidão, as qualidades que todos possuem multiplicam-se, acumulam-se e tornam-se as características dominantes da multidão inteira. Nem todos tem virtudes, mas todos têm os baixos instintos animais, a sugestionabilidade básica do troglodita, os traços desconfiados e maldosos do selvagem.” 

4)   Rebeldes que votaram no Lula num voto antissistema, agora votam no militar acreditando estar se rebelando contra o sistema.

5)   Beneficiados com a política do governo petista se enquadram na tal nova classe média, querem se sentir “em casa” com a classe média tradicional conservadora e acreditam que o que conseguiram foi pela meritocracia e esforço próprio. Não fazem ligação de que todos dependemos, também, da política adotada pelo governo.

6)   O PT não politizou a sociedade. Botou o povo pra consumir. Isso foi bom pra passar a crise de 2008, mas a cidadania foi pro beleléu.

7)   Os eleitores bolsonaristas acreditam que ele protege a família tradicional (teve 3 casamentos e uma filha, fruto de sua “fraquejada”), que defende valores cristãos (tem 3 condenações e ações penais no STF por racismo, homofobia, injúria e calúnia. Ofende minorias e incita a morte de adversários),  que prega a moral (e o dinheiro da JBS, e apartamento funcional “pra comer gente”, os funcionários fantasmas?).

8)   Acham vantagem ele “falar o que pensa(???)”. Mesmo não sabendo nada de nada. Disse ele: “Eu, como deputado, sou inviolável por qualquer opinião. E ponto final, p…”. Imunidade não é pra falar o que quer, ou “pensa”. Ela existe para proteger o exercício da função de parlamentar. Bolsonaro abusa de suas prerrogativas, o que seria punível. Além disso, deputado tem que agir com decência e dignidade.

9)   Infelizmente o alto judiciário está podre e ignora essas coisas, mais preocupado em engavetar processos contra seus parceiros e apaniguados. “Brasileiro nato, chefe de família, com carreira política elogiável” (Marco Aurélio, pra proteger Aécio). “Ofende o direito à razoável duração do processo e dignidade da pessoa humana” (Gilmar Mendes, mandando arquivar processo contra Aécio). 

Pois é. 

 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois é, amigo Ângelo.

    Pois é, amigo Ângelo.  Trabalhamos juntos e sabemos onde a porca torce o rabo.Outra amiga me dizia: professor não ensina; aluno apreende o que quer.  o que vimos no governo Lula. A universidade onde a gente trabalhava  em Curitiba tinha 6 mil alunos; três mil pagavam, três mil eram  Prouni e Fies. Em geral, cidadãos que trabalhavam de dia   e estudavam à noite.  a faculdade lucrava bastante com as políticas educacionais de Lula e Haddad. Apostamos  nessa proposta, mas de que,adiantou. ao ser preterido em favor de Fachin, na escolha pata ministro do STF, o dono da aculdade, ressentido, e cuja filha   estava em Brasília, assessorando no governo Dilma, passou a defender o impeachment junto a OAB-PR. Depois que o namorado da filha, envolvido na Lava Jato, deu espaço na faculdade para palestras de ergio Moro.  Por causa da posição, o seu sócio, colunista vez em quando no GGN, brigou com o desembargador e nem aparece na faculdade.  Conclusão:  nesse ano não havia mais que 90 fazendo o vestibular; de 2017 para cá, mais de 70 professores foram demitidos. Centro universitário à beira do colapso. 

    Quanto a certos alunos,  professores são frequentemente culpados pela sociedade pelas falhas morais e éticas. Fato é que uma parte consideràvel dos alunos não sâo ducados para a escola.Trabalhamos com fatos, com jornalismo; mas como diz aquele filósofo empirista, Francis Bacon, “as pessoas acreditam no que acreditam”. São as “idolas” , noções falsas legadas pelas tradiçâo, difíceis de arrancar. poderia citar vários exemplos. Embora as políticas educacionais do governo petista tenham beneficiado mais de 2 milhões de cidadâos, muitos estudantes (?) nâo conseguiram enxergar.  com ciência se faz armas, bomba atômica. mas tcoisas relacionadas a refflexôes éticas, só é possível ensinar a quer deseja.  

  2. A partir de 29…

    Nassif: posso até listar algumas vantagens que o daBala promete incrementar —

    1) é macho pra caracas! Da porrada em todos, sem excessão. Inclusive mulheres e ciranças. Segundo o tal, nas mulheres porque gostam; nas crianças, pura pedagogia;

    2) vai acabar com essa leva de corruptos velhos e decréptos. Em seu lugar, promete outros, novinhos em folha. Nova modalidade de corrupção sempre fascina elites e empresários. A novidade maior é o engajamento da farda e da toga na farra do boi. De Banqueiro, nem se fale;

    3) acaba com essa de serviços públicos pra Povão. Desses, só o voto interessa (já dizia JustoVeríssimo). Bolsa? Só a Naro, prós grafinos. MinhaArma MinhaVida será um avanço nas relações sociais. MinaMansão e MInhaViagem à Zoropa serão estudados com carinho.

    4) muda a sede do governo. Será na PraiaVermelha. A Republica doGaleão, para morada. E a Ilhafiscal com o vice.

    5) patrão poderá viajar de avião, classe econômica, sem ter de suportar sua copeira ou seu mordomo no mesmo voou.

    E o mais importante é que promete passar o serol no SapoBarbudo, sonho de todo milico que se preza…

  3. O Brasil consegue inverter

    O Brasil consegue inverter até mesmo os princípios da educação. Aqui, o cidadão mais “estudado” é também o mais alienado.

    Já cansei de discutir com gente formada sobre o porque Bolsonaro ser uma péssima escolha para o país.

    A triste verdade é que nosso ensino superior é péssimo. É uma formação puramente para o onipotente mercado de trabalho, sem nenhuma ideia do que seja cidadania. Ela vale para criar mentes técnicas, mas não mentes éticas.

    Vemos o resultado disso aí.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador