PPS pede aplicação de multa ao pronunciamento da presidente Dilma Rousseff

Jornal GNN – O pronunciamento oficial da presidente Dilma Rousseff no Dia da Independência é alvo de representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelo PPS (Partido Popular Socialista). Para a legenda, Dilma fez propaganda antecipada às eleições de 2014. “São várias as passagens no pronunciamento [da presidente] que evidenciam o tom panfletário e publicitário da mensagem veiculada no dia 6 de setembro”, afirma o partido. Segundo os representantes do PPS, Dilma é uma “evidente e notória pré-candidata” que fez uso de seu pronunciamento em cadeia nacional para elogiar sua gestão e a de Luiz Inácio Lula da Silva.

“O fato é que as considerações feitas [por Dilma Rousseff] – notória candidata à reeleição em 2014 – em um pronunciamento oficial procuram inculcar na população o sentimento de que o país teria avançado muito nos últimos anos, sendo que essa melhoria seria fruto da gestão (da presidente) e de seu antecessor à frente do governo federal”, ressalta.

A legenda aponta vários trechos que remetem à propaganda eleitoral antecipada, como, por exemplo, “hoje, nosso Grito do Ipiranga é o grito para acelerar o ciclo de mudanças que, nos últimos anos, tem feito o Brasil avançar”. Em outro trecho da declaração destacado pelo PPS a presidente diz: “Já geramos 900 mil vagas [de emprego] este ano e mais de 4 milhões e 500 mil desde o início do meu governo”.

O partido argumenta que pode ser enquadrada como “evidente viés eleitoral” a busca por “imputar aos segmentos oposicionistas uma suposta torcida contra a economia nacional, ao ponto de afirmar que apostavam em aumento do desemprego, inflação alta e crescimento negativo’”.

Multa

O PPS, em sua representação pede que Dilma Rousseff seja multada, conforme prevê o parágrafo 3º do artigo 36 da Lei das Eleições (Lei 9.504/1997). O artigo 36 da norma determina que “a propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição”. O parágrafo 3º prevê multa de R$ 5 mil a R$ 25 mil, ou o equivalente ao custo da propaganda, para o responsável pela divulgação da propaganda e para seu beneficiário, se comprovado o seu prévio conhecimento.

Ainda segundo o PPS, apesar de o pronunciamento trazer uma “mensagem cifrada e subliminar”, a presidente “não escondeu, mais uma vez, o propósito de se colocar perante toda a nação como sendo a pessoa mais apta e qualificada à administração do país”, e “não economizou elogios” a seu governo. “O tom de campanha é manifesto”, argumenta.

O PPS acrescenta ainda que, ao falar sobre “os cinco pactos para acelerar melhorias na saúde, na educação e no transporte, e para aperfeiçoar a nossa política e a nossa economia”, a presidente “não economizou elogios às ações de seu governo, inclusive ao polêmico programa Mais Médicos”.

Com informações do TSE

Redação

Redação

View Comments

  • PPS

    esperneia Partido Pouca  Sombra (nanico)...

    se a carapuça serviu, enterre-a até o joelho.... se não estava torcendo contra por que a grita?

     

  • Multa ao pronunciamento da presidente

    Será que nossa oposição não tem mais o que fazer não? É sempre a mesma lorota!! O que me assusta mais é que um dia já gostei do conteúdo pregado pelo Roberto Freire!! Ai que arrependimento!!

  • "Grande" PPS

    Então pelo que eu entendi na representação desse "grande" partido, era para a Presidenta Dilma ir para a televisão e louvar o valoroso papel do PPS enquanto oposição, ou do grande governo proporcionado pelo então presidente FHC. Se ela não falar bem do seu governo, quem o fará? Roberto (quem?) Freire? Rsrsrs

  • Um nanico doente

    O PPS é um partido que há muito perdeu o bonde da história. Fisiologista ao extremo e demagógico, só serve mesmo para atravancar as conquistas sonhadas por toda a nação. Aliás, entre os partidos da direita - que "era uma vez" tinha uma "orientação" socialista, vem se mostrando como o pior, um nanico à sombra dos erros dos maiores. Não representam absolutamente ninguém, só eles mesmos.

  • mensagem subliminar

    Também vi!

    Gravei o pronunciamento, depois rodei em câmera lenta, pode-se ver nitidamente o símbolo do PT  com a frase, É Dilma em 2014.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • O advogado é o Dan Brown?

    A Editora PPS acaba de lançar "O Código Dilma". Em breve, em uma livraria bem perto de sua casa. 

  • Vai arrumar algum trabalho

    Vai arrumar algum trabalho pra fazer, parasita! Como a nossa presidenta falou que "ainda há muito o que fazer", por que esse senhor não aproveita e corre atrás do que ainda falta se fazer? Argh!!!!

  • Apendice do PSDB

    Como bom apendice do PSDB, o PPS também entrou com representação contra a presidente Dilma.

    Afinal o Roberto Freire ( o socialista que vota junto com latifundiário escravocrata) tem que justificar o cargo de Diretor da SABESP que lhe foi conferido pela tucanada.

Recent Posts

Comentário de Frederico Firmo ao post ‘O caso Daniela Lima…’

Nos programas globo news de notícia, agora pululam discussões, aliás existe discussões de fato e…

3 minutos ago

A anorexia econômica e o medo de crescer, por Luís Nassif

A irracionalidade do mercado, a chuva de bordões sobre a economia atingiu seu ápice em…

1 hora ago

Climatempo: Nova onda de calor atinge o país até 2 de maio

Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão as áreas mais afetadas; no MS, MT, SP e…

12 horas ago

CNPq responde ao artigo ‘A estranha política para fomento de pesquisa’

CNPq explica alguns pontos do artigo de Fábio Neves, que critica o edital para repatriação…

12 horas ago

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Segundo o ministro, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores…

12 horas ago

Lula manda recado para apaziguar crise no Congresso: “Política é conviver na diversidade”

Presidente questionou ainda o porquê das críticas em relação aos gastos do governo, tema recorrente…

13 horas ago