Presidente do PSB diz que esquerda histórica está ameaçada e denuncia coronelismo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A eleição para presidente disputada com Marina Silva na cabeça de chapa, o apoio a Aécio Neves (PSDB) e a morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos viraram, juntas, uma overdose de situações inusitadas para o PSB. O partido tem eleição nacional marcada para o próximo dia 13 e o presidente interino, Roberto Amaral, até então apresentado como favorito para permanecer no posto, recorre à imprensa contra o que considera o esfacelamento da esquerda histórica no PSB e denuncia, também, o coronelismo na ala pernambuca.

Em entrevista ao Estadão, Amaral disse que “o PSB vive hoje foi muito bem traduzido na reunião de quarta-feira [quando foi acertado o apoio ao PSDB no segundo turno presidencial] nas palavras do deputado Glauber Braga (RJ), de que com aquele ato nós estávamos traindo a história do partido. Em outras palavras, quando o Partido Socialista Brasileiro teve a oportunidade de avançar, de se preparar para construir uma proposta de socialismo para o século 21, ele optou pelo patriarcalismo, ou, se quisermos, pelo coronelismo.”

Líder acusa ala do PSB de praticar ‘coronelismo’

Do Estadão

O presidente interino do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Roberto Amaral, acusa a ala pernambucana da legenda de agir no velho estilo do “coronelismo, enxada e voto” e de considerar a legenda espólio dos herdeiros políticos do ex-governador Eduardo Campos. A reação de Amaral ocorre depois de chegar a ele informações de que a direção do seu partido em Pernambuco pretende lançar um candidato à presidência da legenda, mesmo depois de garantir que o apoiaria para ocupar o cargo. A eleição está marcada para o próximo dia 13. Amaral representa a ala mais à esquerda do partido.

Por que o senhor diz que o PSB de Pernambuco usa o estilo “coronelismo, enxada e voto”?
Essa é uma característica da classe dominante pernambucana. Mesmo quando o engenho vai à falência e o filho do dono do senhor do engenho vai morar em Boa Viagem (famosa avenida do Recife), ele continua ideologicamente senhor de engenho. Isso tem consequências em tudo. No seu relacionamento com as pessoas, com as coisas, com as instituições. Ele fica preso ao engenho que já se acabou. Volta às formas tradicionais de dominação, que determinam as formas tradicionais de fazer política. Isso está sendo levado à eleição do PSB. Esse é o perigo que eu aponto. Poderá marcar profundamente o partido.

Quem é que adota esse estilo? O presidente do partido no Estado, Sileno Guedes? O governador João Lyra? O prefeito Geraldo Júlio?
É a direção do PSB de Pernambuco. É uma máquina, não são as pessoas.

A viúva Renata Campos está nesse meio? A família de Campos também?
Não estão, não.

Como o senhor prova a afirmação que faz, então?
Tenho um e-mail do dia 27 de agosto assinado por Sileno Guedes, presidente do partido no Estado, e pelo prefeito Geraldo Júlio, dizendo que apoiam minha candidatura. Mas pela imprensa vejo que usam também o estilo “esqueçam o que escrevi” e saem notas dizendo que não vão respeitar o que eles mesmos escreveram. Fazem um compromisso e depois o transformam em letra morta.

Por que o senhor está sendo atacado?
De uns 15 dias para cá, começaram a aparecer notinhas nos jornais que tentam me reduzir a um agente da presidente Dilma Rousseff e a agente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa tentativa busca a minha desqualificação ética e ideológica, como se a disputa pela presidência do partido fosse uma disputa de pessoas, quando se trata de uma disputa entre uma visão de esquerda contra uma visão conservadora. Represento os companheiros de partido querem conservar o PSB na esquerda.

O senhor lutou para que o PSB mantivesse a independência no 2º turno da campanha presidencial. Como o senhor viu a decisão que levou o partido a apoiar o tucano Aécio Neves?
O que o PSB vive hoje foi muito bem traduzido na reunião de quarta-feira nas palavras do deputado Glauber Braga (RJ), de que com aquele ato nós estávamos traindo a história do partido. Em outras palavras, quando o Partido Socialista Brasileiro teve a oportunidade de avançar, de se preparar para construir uma proposta de socialismo para o século 21, ele optou pelo patriarcalismo, ou, se quisermos, pelo coronelismo.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esperava o que?
    Com a

    Esperava o que?

    Com a filiação de figuras “socialistas” como Heráclito e Bornhousen….

    Faz tempo que eu vejo o PSB cada vez mais parecido com o PMDB, puro fisiologismo.

  2. perdeu as rédeas

    infelizmente sr. Roberto Amaral, o sr perdeu as rédeas do seu partido.

    o seu partido tende a se tornar um PPS………….ou seja : um nada!!!

  3. Tenho sofrido pesadelos

    Tenho sofrido pesadelos assombrosos, caso a tragédia que se avizinha aconteça, me vem a mente a bandeira norte-americana tremulando na Base de Alcânatara para a chegada de Joe Bidem .

    Aécio Neves, os irmãos marinho, Luciano Hulk, Civita, Armínio Fraga e Marina Silva enfileirados beijando as maõs do dirigente norte americano  e a 300 metros de distância Lobão, Caetano Veloso, Gilberto Gil,Roger, Paula Toller, Merval Pereira, Miriam Leitão, Faustão, Boris Casoy e Jô Soares com as mãos no peito e emocionados quase chhorando, cantando o hino norte-americano .

    Todas as emissoras de rádio e TV’s sediadas no Brasil transmitirão ao vivo a chegada do chefe norte-americano para o início da cerimônia de beija mãos .

  4. Não adianta, com o perdão da

    Não adianta, com o perdão da expressão,  o bunda mole, vir com essa conversinha agora.

    Ora, ele é Presidente da porcaria do partido. Era só ele determinar que não iriam apoiar e ponto final.

     

  5. ah! a surpresa!

    Há farto material do Ciro explicando porque saiu do PSB. Se ele falou isso em entrevistas, imagina quanto não falou dentro do partido. Seu Roberto Amaral, no caso da coisa entortar, terá sim de dormir enfrentando a sua consciência (idem para erundina). Pode tentar fazer os malabarismos que quiser, mas esta situação só se acelerou, porque o destino estava traçado. Por muito que se respeite o talento politico e administrativo do Eduardo Campos, o PSB ia para onde ele dissesse que ia. A última direção que ele apontou foi essa, de cedência irrestrita ao mercado e ao pragmatismo politico, e o partido foi. Com os apetites por poder dentro do partido, o PSB deve parecer um carro sem freio.

    Repito. Estava anunciado. O PSB é o próximo PPS. 

  6. O coronelismo da politica

    Roberto Amaral acreditava então que ele permanaceria na presidência do que é hoje o PSB?! Depois desse vendaval e com essa parte do PSB neoliberal, fazendo pressão pelo apoio a Aécio, eu não acredito que sobre uma parte para Amaral e Erundina no partido. Talvez sobre um canto… 

     

  7. Roberto Amaral!
    Outro dia foi publicada uma carta ao grande politico Roberto Amaral.
    Estao enterrado os socialistase a historia.
    Nada tem a haver o partido socialista com Aecio e FHC.
    Perderam o caminho.

  8. Um homem experiente na

    Um homem experiente na política como Roberto Amaral não pode se rogar de vítima.

    Quis brincar com fogo e se queimou. É assim que funciona Sr. Roberto.

    O senhor não representa mais o PSB que agora caminha de mãos dadas com o PPS. Vocês se merecem.

    O senhor hoje (e por dias contados) é presidente do mais novo partido de direita do Brasil.

    Devia estar orgulhoso do trabalho que fez assim como deve estar orgulhosa a Sra. Erundina.

    Não venham agora dizer que não  fizeram por merecer.

    Não esquerecemos o que fizeram.

     

     

     

     

  9. Por tudo que os fatos expõem

    Por tudo que os fatos expõem desde a tragédia, parece que o Sr. Roberto Amaral era/é o presidente de direito do partido. De fato, tudo indica que o PSB tinha uma presidenta. E há muito tempo.

  10. Marilia Arraes
    Uma nota de apoio da neta de Arraes.
    Marilia se nao me engano eh politica em Pernambuco e do PSB, esta fervendo, deu seu apoio a Dilma e criticou o seu partido.

  11. patriarcalismo e coronleismo

    patriarcalismo e coronleismo da pior estirpe.

    o psb que optou por aécio tem tudo aver com isso,

    e com o psdb retrógrado.,

  12. Caro Sr. Roberto Amaral…
    o

    Caro Sr. Roberto Amaral…

    o senhor é, no mínimo, um cínico! Alguém que foi capaz de abrigar e dar político a uma ultra-direitista, neoconoservadora religioso e com graves limitações de compreensão da realidade, como o senhor o fez no caso da candidatura liberal fascista da senhora Marina Silva, não tem condições de se manifestar nestes termos, salvo, como me parece o caso, em auto defesa!

    E lembro-lhe senhor, a neutralidade entre candidatura neofascista do PSDB, representação do coronelismo cafeeiro-midiatico da avenida Paulista, e a candidatura democrático popular do PT, é cinismo!

    E, lhe garanto senhor, não sou p Noblat pra o senhor tentar me falar de sua história: o prejuízo que o senhor e seu partido deram ao Brasil já o faz em seu lugar… Assuma-se: declare seu voto à elite Pualista, pelo menos nisso o PSB foi mais honrado que o senhor e não faz mais pose de seriedade…

    Leonidas Mendes Filho

    (historiador, educador, marxista, brasileiro, nordestino, paraíba e vooto em Dilma, pelo amor ao meu povo e pelo futuro dos nossos filhos… abaixo a elite paulista! VIVA o POVO BRASILEIRO)

  13. Palavras, palavras,….Ações

    Palavras, palavras,….

    Ações nada.

    A aliança do PSB com o PSDB enterra a senadora pela Bahia Lídice da Mata, eleita no mundaréu de votos dado à Wagner e Dilma..

    Lídice já rompeu com a determinação do partido e declarou apoio à Dilma

    Parece que outrros senadores e governadores do PSB tomam o mesmo caminho.

  14. sem crises..

    empastelaram seu partido e o sr e dona Erundina não viram, agora a vaca foi pro brejo..mais um PPS na miríade partidaria..sugiro uma saída: pegue todos os verdadeiros socialista do PSB, chame Ciro e seu irmão, arregimente em outros partidos, políticos com esse perfil e finalmente funde um verdaddeiro partido de esquerda socialista, eu disse socialista e não social democrata..pode ser uma boa altrnativa..

  15. Essa eleição é um divisor de

    Essa eleição é um divisor de água: acabou com o DEM e o PPS, além de diminuir o PSB e o PV. O PSDB, com a derrota em Minas respira por aparelhos e joga sua última cartada com o Aécio, o PIG e os criminosos demitidos da Petrobrás pela presidenta Dilma. E a tal REDE é aquele ex-quase partido.  Os maiores desmascarados foram a Marina Silva e o Eduardo Jorge. 

  16. PSB: Um partido ou uma franquia?

    Eu já externei aqui a minha opinião de que o excesso de oportunismo e terceirização eleitoral iria destruir o PSB. E não deu outra.

    Um partido não é uma franquia, não se pode terceirizar a ideologia.

    O PSB está claramente rachado entre oportunistas e autênticos. No momento eu vejo a nobre Luisa Erundina com um pé em cada uma dessas alas, correndo o risco de desabar quando estas se separarem, se não escolher logo um lado.

    Não vejo condições dessa situação perdurar. Ou cada um vai para um lado, com os autênticos procurando resgatar o PSB histórico, ou a ala oportunista vai dominar tudo e o PSB vira definitivamente um balcão de negócios, idêntico ao PTB, PP, PSC, etc…

    Não sou otimista, acho a segunda hipótese a mais provável. Tomara que eu esteja errado.

    Miguel Arraes teve sorte em não viver para ver isso.

    1. RUY  os oportunistas ja

      RUY  os oportunistas ja levaram

      EM SAO PAULO O PSB    JA FEDIA MUITO POIS MARCIO FRANÇA NAO MERECE NEM UMA palavra

  17. Vou festejar

    Chora, não vou ligar
    Chegou a hora
    Vai me pagar
    Pode chorar, pode chorar (mas chora!)
    É, o teu castigo
    Brigou comigo
    Sem ter porquê
    Eu vou festejar, vou festejar
    O teu sofrer, o teu penar

    Você pagou com traição
    A quem sempre lhe deu a mão

    La laia, la laia
    La la la

  18. O riso da hiena

    Alguém, mais precisamente uma acreana, deve estar rindo horrores agora mesmo.

    Mais um partido progressista destruído, mais uma façanha da sua Nova Política.

    Falta de aviso é que não foi né sr Roberto mariníssimo Amaral.

    O discursinho da “sustentabilidade socialista” escroto de vocês, ao resolverem abrigar Marina e dar uma banana pra Dilma e Lula (a esse vocês apunhalaram covardemente pelas costas), serviu para uma coisa: por em risco tudo que conquistamos ao longo de 12 anos, parabéns pelo grande feito.

     

  19. Brinca com essas cobras, Amaral, brinca!

    Para mim, o que aconteceu com o Amaral é muito fácil de entender. Disseram para ele: “apoia  o Aécio que a gente, com o apoio da viúva Porcino, te reconduziremos à direção do PSB”. E enviaram um e-mail para o Amaral cheio promessas e ele acreditou no que estava lendo.

    Acontece que a viúva Porcino é muito mais pragmática do que o falecido marido e quer que o comando do partido fique em suas mãos. E agora está mandando o amaral para aquele lugar que mandaram a Dilma na abertura da Copa do Mundo. Como o PIG não noticia as falcatruas do Eduardo Campos, tá todo mundo querendo meter a mão no espólio do falecido porque a quadrilha já sabe que goza de impunidade, a Globo garante. A história é essa e quem for besta que vá ao Marco Zero, zona portuária do Recife, beijar os pés da viúvinha enlutada.

    Essa viúva Porcino é um cobra “jabiraca” (jararaca). Mas eu não tenho nenhum pena do Amaralzinho. Porque ele é também um traíra. E traíra que trai traíra fica sempre com a botija.

    1. Amém

      Conterrâneo, mataste a pau! Quis te dar 5 estrelinhas, mas, sei lá por quê, não consegui. Então entro aqui pra dizer que assino embaixo. No início, fiquei até com dó, pensando: essa mulher está em choque, por isso perdeu a noção e tal… Não! Ela é fria e sem escrúpulos.

    2. Vixe! Um conterrâneo a

      Vixe! Um conterrâneo a mostrar o que a pernambucana aqui, distante da terrinha, só percebeu depois de juntar um bocado de peças soltas no noticiário. Aquele circo eleitoral do velório foi cuidadosamente planejado. Haja pragmatismo. Coisa de czarina.

  20. Erundina

    Pegue o deputado eleito Gláuber Braga e saia do partido denunciando a mutação ideológica da sigla para Partido Socialista Banqueiro. 

    Passariam da retórica para a ação e receberiam os aplausos e reconhecimento da História.

    Quanto ao senhorzinho presidente hesitante não dá mais. Já apertou a mão do exterminador do futuro.

  21. Gente: esse pessoal, depois

    Gente: esse pessoal, depois do fiasco, tentam dar uma de arrependidos, mas não largam a teta possível, nem que para isso tenham que vender a alma. Alguem acredita que osmarina está tristinha com uma possivel vitoria do aeciporto? Nequinha! Dezoito milhões do banco itaú, não deixa ela triste em momento algum. Ta dando risada dos trouxs de confiaram nela.

  22. Bem feito. Fez acordo com

    Bem feito. Fez acordo com cobras e acabou mordido. Não era melhor ter saido com mais dignidade destes acertos espúrios?

  23. E então…………………..

    Realmente o PSD, que era uma promesa de contraponto aos conservadores e neo-liberais, está indo para o ralo.

    Desde o “acidente”, quem muitos como eu não acredita em fatalidade, ficou a mercê destes oportunistas, e mais uma sigla que poderia, no futuro, ser uma força expressiva para lutar e implantar o bem estar na população brasileira, foi para o espaço.

    Chego a dizer que talvez tudo tenha sido articulado, e o “acidente”, nada mais foi que tirar um candidato que possivelmente iria ganhar as eleições, para desgosto dos conservadores e amigos do Tio Sam !!!!!!!!

    Aliás, deve-se sempre lembrar que uma equipe da Cia, esteve no local do acidente, e isto deixa uma interrogação no ar!!!

    1. Se partir do pressuposto de

      Se partir do pressuposto de “morte matada”, o homem saiu do caminho por conta de ter empacado nas pesquisas, sendo assim substituído por alguém com  mais chance de, pelo menos, levar a eleição pro segundo turno. O que foi o caso.

       Nada a ver com contraponto às teses neoliberais da oposição.  Ele  já estava na ooposição e devidamente neoliberalizado. 

  24. VÁ PENTEAR MACACO, DOUTOR AMARAL

    VÁ PENTEAR MACACO, DOUTOR AMARAL

    Roberto Amaral, vice-presidente do PSB, teve um artigo seu, escrito no site do partido, simplesmente censurado pelo presidente do partido à época.

    Isto aconteceu há muitos meses atrás.

    E o senhor Roberto Amaral vem se queixar só agora, que vai ser destituído de fato do partido.

    Ah, tenha dó. Com todo o respeito, doutor Amaral, vá pentear macaco.

     

  25. Rizível

    Chega a ser rizível. E ele cheio de dedos com o eduardismo… Esse partido é patético. É melhor perder a eleição a se comportar da maneira como esse psb o faz. 

  26. A sede de poder levou o sr.

    A sede de poder levou o sr. Campos a trair, quem sempre os ajudou e devem muito. O PSB foi buscar fogo e voltou tosquiado, pois abrigaram uma cobra em seu seio, aquela que leva à discórdia por onde passa. E ainda dizem ser a Dilma a que não sabe dialogar. A Marina, com certeza vai levar um Ministério. E o PSB ? A imunidade ?

     

  27. Depois de ver….

    Depois de ver as denúncias que saíram em Carta Maior sobre a corrupção envolvendo PSB e PSDB pernambucano, tô com a imprensão que Pernambucano está vendo surgir um “Campismo” que seria a versão local do Carlismo. Talvez com a morte de Eduardo isso não seja possível embora certamente o filho dele em breve estará brilhando por lá.

  28. Traição se paga na eleição

    Um recadinho – o povo não admite traidores nem muito menos traidoras. Um exemplo nordestino:

    Aqui em Mossoró, RN, Dilma ganhou com 54,57% dos votos válidos de um total de 142.500 eleitores aptos a votar; pois bem Sandra Rosado e Larissa Rosado (mãe e filha, ambas do PSB) não foram reeleitas (Sandra, a mãe, Dep. Federal e Larissa, a filha, Dep. Estadual); Larissa foi uma das mais votadas no pleito em 2010 quando enfaticamente apoiava Dilma Roussef, ao lado da mãe, ambas neo convertidas ao socialismo via PSB, digo neo convertidas pois nem aqui nem em Netuno o clã dos rosados tem qualquer traço de socialismo na praxis política deles, são, como é prática em todas as oligarquias potiguares, oportunistas de carteirinha.

    Marinaram logo cedo em 2014, tão logo a Globo deu como certa a eleição de Marina (o velóriomício em Pernambuco, lembram?); pois bem, os eleitores daqui e do resto do RN deram seus recados:

    Mandaram as duas catar coquinhos.

    E de bônus mandaram para o Senado Federal a Fátima Bezerra do PT, que teve como adversária a Wilma de Faria pelo PSB (clã dos maias, também uma neo socialista e ex-dilmete em 2010).

  29. Sábio Moniz Bandeira!

    Pois, Sr.Roberto Amaral, não foi por falta de aviso!  Nada como um dia após o outro, já dizia minha avó! 

    Aproveito para parabenizar o deputado pelo Rio, Glauber Braga. Assim como parabenizo Marcelo Freixo e Jean Willys, pela coerência em declarar voto em Dilma. Enfim, vão surgindo novos e decentes políticos aqui no Rio.  

  30. É Roberto Amaral, bem que o

    É Roberto Amaral, bem que o politólogo brasileiro radicado na Alemanha te avisou. O Senhor deu a ele uma resposta até certo ponto, grosseira.

    A certeza que ficou é aquela que o senhor disse que não aconteceria. Enfim, o PSB virou o VIAGRA do PSDB.

    Quando acabar o efeito, vai murchar. Os dois.

  31. Roberto Amaral, pelo que sei,

    Roberto Amaral, pelo que sei, é um homem sério. Deve estar sofrendo horrores com essa mercantilização partidária. É um socialista histórico que ora se vê numa encruzilhado do destino. 

    Entretanto, se apequena quando insiste na defesa da familia Campos. Quem enviezou á direita a agremiação foi Eduardo Campos. 

    PS: notaram o clima de “alegria” estampada nos novos parceiros de Aécio. Cai fora dessa, Amaral. 

  32. O borra-botas  Roberto Amaral

    O borra-botas  Roberto Amaral vem agora se fazer o digno quando a água lhe chega ao pescoço. Reparem, só quando sua situação é insustentável. Antes abaixou as calças inúmeras vezes. E não vai adiantar. O povo brasileiro o terá para sempre no panteão dos trairas. Vai tarde, fdp!

  33. O Papel Histórico de cada um

    Tres expressivas lideranças políticas de nosso país acabam por serem, sob qualquer ponto de vista que se acolha, vergonhosamente derrotados. São eles Roberto Amaral, Eduardo Campos e Marina Silva.

    Ao apossar-se do PSB, Eduardo Campos conduziu o partido ao desastre moral e ético, pilotando pessoalmente a corrupção partidária e política a que todos assistimos; a queda do jatinho que ele havia “adquirido”, haja vistas as denúncias da utilização de laranjas para pagamentos dessa aquisição, assunto hoje completamente desaparecido do cenário midiático, apesar das mortes e seus significados, foi um evento extraordinário e envolto em suspeição até mesmo de interferência estrangeira no processo político do país; o nepotismo descarado praticado por ele; a midiotização de sua morte; a brutal manipulação a que foi submetida a população pernambucana em rede nacional, fazendo-os até mesmo desprezarem Lula e Dilma.

    Eduardo Campos traiu Lula, traiu Dilma, traiu o PSB e conduziu o povo pernambucano a um enorme equívoco, que no futuro haverão de envergonharem-se.

    Marina Silva “perdeu perdendo”, quando nesse processo revelou-se a quem serve, quem a banca – através de palestras, das doações milionárias a seus institutos e ongs, até mesmo do local onde mora em São Paulo, cedido por liderança do DEM … quando foi enquadrada pelo pastor malafaia, quando se ajoelhou aos pés do Itaú, quando foi desmascarada pelas mentiras que nublavam a sua face reacionária e impatriótica.

    Roberto Amaral revelou-se um líder fraco, pequeno, acovardado e traidor. Não há desculpas para ele. A nova teoria política sustentada por ele – …”o reacionário pode representar avanço…”,  certamente estará cravada em sua lápide política e moral.

    Assim, a “nova política” foi literalmente tratorada pela direita, ajudando a pavimentar o caminho para se apoderarem novamente do Brasil.

     

  34. RENATA MAIS QUE QQ UM

    Como assim? Ele é frouxo e não tem coragem de dizer que Renata e prole não só estão no meio, como estão à frente desse processo de desmoralização do PSB e do legado de Arraes (não que não estejam coerentes com a praxis do falecido Eduardo). É a família messiânica da vanguarda do coronelato.

    NUNCA FOI TÃO DURO SER PERNAMBUCANA

  35. PESQUISAS CRUZADAS

    Tucanos lançam a pesquisa de Paraná (sempre Paraná!) para mostrar enorme diferença em favor do Aécio, visando ganhar apoios no oba-oba, e isso deve ter criado expectativas precipitadas de aliados de primeira hora, que caíram rápido na 2a feira nos braços da campanha do Aécio.

    Marina preferiu esperar quinta-feira, onde pesquisas mais confiáveis (?) sairiam, antes de definir o seu apoio. As pesquisas forma tão fraquinhas que preferiu esperar ainda mais um pouquinho antes de exercitar a sua “nova política”.

  36. Não tenho mais a menor dúvida

    Não tenho mais a menor dúvida que a maior parte da oposição luta somente por sua sobrevivência eleitoral. O povo é secundário. Tanto ataque de raiva ao pt significa isso: se o pt continuar resolvendo os problemas da população eles nunca mais ganham eleição nenhuma. Por isso que até pleno emprgo vira “estagnação econômica” na visão desses hipócritas.

  37. “Socialistas” pela primeira vez no poder?

    Se Marina estivesse no segundo turno, e ocorrese aos deuses castigar o povo brasileiro fazendo-a presidente, já se imagina as manchetes do PIG internacional: “Socialistas chegam pela primeira vez ao poder no Brasil”.

    Fora do segundo turno, os “socialistas” arcaram com a nobre tarefa de trabalhar pela eleição de um projeto neoliberal irmão gêmeo do de Marina Silva.

    O PSB vive uma trama kafkiana.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador