Preso há mais de 100 dias, Lula lidera VoxPopuli com 41% dos votos

Foto: Ricardo Stuckert
 
 
Jornal GGN – Se enganou quem apostou que o embate entre o desembargador Rogério Favreto e a turma do juiz Sergio Moro, por causa do habeas corpus pela liberdade de Lula, causaria impacto negativo na imagem do pré-candidato do PT à Presidência. Pelo menos é o que mostra a pesquisa VoxPopuli divulgada nesta quinta (26). Nela, Lula aparece com 41% das intenções de voto e vence todos os adversários no segundo turno com pelo menos 50% do eleitorado.
 
Lula está preso há mais de 100 dias em Curitiba, em decorrência do caso triplex. A pesquisa foi realizada entre 18 e 20 de julho, e aferiu que o ex-presidente oscilou para cima, mas dentro da margem de erro (que é de 2,2 pontos), em relação à pesquisa de maio. Veja a íntegra aqui.
 
Abaixo os principais resultados da pesquisa.
 
VOTO ESTIMULADO (1º turno)
 
Lula 41
Bolsonaro 12
Ciro 5
Marina 4
Alckmin 4
Álvaro Dias 1
Manuela D’Ávila 1
Outros 2
Ninguém/Branco/Nulo 18
NS/NR 12
 
ESTIMULADO COM 5 CANDIDATOS (1º turno)
 
Lula 44
Bolsonaro 14
Marina 5
Alckmin 4
Ciro 4
N/B/N 18
NS/NR 10
 
SEGUNDO TURNO
 
Lula 52 x 10 Alckmin
Lula 50 x 11 Ciro
Lula 50 x 12 Marina 
Lula 50 x Bolsonaro 16
 
VOTO ESPONTÂNEO
 
Lula 37
Bolsonaro 10
Ciro 3
Alckmin 2
Marina 2
Fernando Henrique 2
Joaquim Barbosa 1
Sergio Moro 1
Aécio Neves 1
Eduardo jorge 1
Álvaro Dias 1
Outros 3
Ninguém/Branco/Nulo 18
Não sabe/não respondeu 18
 
 
No dia 8 de julho, deputados do PT entraram no TRF-4 com um pedido de habeas corpus alegando “fato novo”: a juíza Carolina Lebbos vinha segurando pedidos para Lula participar de agendas de campanha, entrevistas e sabatinas. Além disso, os parlamentares alegaram que o decreto de Sergio Moro tratou a prisão em segunda instância como automática ao descartar fundamentação, contrariando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. 
 
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no dia 17/07/2018 e protocolada sob o número BR-02205/2018.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

28 comentários

  1. Unidade ou Hegemonia ?

    É uma pena que o candidato primeiro colocado nas pesquisas será impedido de concorrer com base na Lei da Ficha Limpa que o próprio Lula sancionou.

    Será que o povo sairá às ruas e exigirá que Lula possa concorrer ?

  2. Isso por que ainda não

    Isso por que ainda não começou a campanha para valer e o PT ainda não teve a oportunidade de expor aos brasileiros a versão contrária da mídia golpista. O horário eleitoral gratuito fará com que essas intenções de votos aumentem ainda mais. É provável até que o Lula vença já no 1º turno.

    • Tempo de TV

      WILTON: Será que a propaganda na TV mudará substancialmente a percepção do eleitorado ? O PT terá 1,34 minuto em cada bloco contra 4,46 minutos de Alckmin e 1,29 minuto do MDB. 

      Fora isso, o tempo do Jornal Nacional é elástico…

      • As pessoas ainda estão

        As pessoas ainda estão confusas sobre o que aconteceu com o Lula. Isso sem falar que muitos não tem certeza se ele será candidato. Sempre quando converso com pessoas neutras, sinto que elas acabam concordando com o fato de que a prisão do Lula foi injusta e que a vida delas era melhor nos governos petistas. Muita coisa mudou de 2016 para cá e percebo que muitas pessoas estão mudando de opinião.

        Tenho um pai conservador, que sempre defendeu a ditadura militar e se considera de direita. Ele sempre foi refratário as idéias de esquerda. Esses dias ele reconheceu que os governos petistas eram muito melhor do que o que estamos vivendo hoje. Isso por que seus filhos e netos estão desempregados e com muita dificuldade de sobreviver.

        É a realidade concreta que vai determinar os votos nas próximas eleições. O desemprego que aflinge uma parcela considerável dos brasileiros não é brincadeira e são poucas as pessoas que estão dispostas a embarcar numa aventura. A coisa é séria. Quando você tem filhos e netos trabalhadores e estudiosos desempregados não dá para brincar com o destino deles.

        Não tenho a menor dúvida de que o Lula ou seu candidato vencerá essas eleições, pois o programa político do PT acerta em cheio ao colocar a questão do emprego como essencial. 

      • A mensagem de Alckmin já está saturada

        Alckmin já transmite sua mensagem dia e noite em todas as TVs, rádios e jornais. Não tem muito a ganhar com o horário político, exceto evitar que outros candidatos da direita (o Bozo) se consolidem.

        Esse tempo de TV pode ser ainda de alguma utilidade para fazer propaganda negativa do Bozo.

        Mas usar esse tempo para atacar Lula não faz o menor efeito. Lula já apanha de manhã, de tarde e de noite de toda a mídia.

        Entretanto, o minúsculo tempo de TV do PT é importante porque transmite uma mensagem que não tem qualquer outro meio (exceção à internet) de chegar à população. Por isso seu efeito, devido ao ineditismo, é maior.

  3. Preocupante.

    Cenários para preocupação, sem ironia:

    – O alto grau de resiliência do eleitor de Lula implica em considerar que haverá grande abstinência se ele não estiver no páreo;

    – Pode ser esse cenário que a direita aposta, incusive combinando com os torquemadas de toga, explico:

    Assim como a tática de Lula é manter sua cabeça de ponte até o fim, pode ser que os golpistas tenham entendido isso, e façam do limão uma limonada, esperando para excluir Lula apenas no apagar das luzes, apostando na vitória por ausência grande do eleitor, ficando então o voto orgânico para decidir.

    Paradoxalmente, os dois lados podem usar a mesma ferramenta, com objetivos diferentes, diga-se em alto e bom som, para evitar que is ciretes digam que Lula deve decidir logo.

    Olha, acho bom antecipar as eleições, porque nesse ritmo, ciro vai acabar o pleito devendo votos.

    A questão não é apenas a tática lulista de postergar decisões, mas o fato de que ele (Lula) não tem em quem apostar.

    Se o bolsopata melhorar suas falas (ele é muito ruim de palanque, e suas intervenções só surtem efeito como pequenos trechos de efeito para rede social, ou tweets), e nacionalizar um pouco o discurso, voltando para uma narrativa de maior apelo ao bem estar social, leva fácil!

  4. Deve liderar mesmo.Apesar da

    Deve liderar mesmo.Apesar da pesquisa ser encomendada pela Cut.

     Se vc juntar a vitimização de Lula com a pobreza do Brasil, a soma chega por aí–ou mais.

       E ainda deixei de lado a ignnorância,

               No meu caso é diferente:

                     

      

    Eu tenho horror a pobre

     

  5. E nas pesquisas do Pig tucano

    E nas pesquisas do Pig tucano ele está com 30%. Vamos dizer que o Vox puxa a sardinha para Lula, então poderíamos dizer que estaria na média 35, 36% dos eleitores com Lula. 

  6. Atentem para um detalhe interessante:

    Votos Sr. ex-Presidente:

    Estimulado: 41%

    ESPONTÂNEO: 37%

    Pouquíssima diferença relativa. Com a subida consistente das suas intenções de voto, e com as ligeiras flutuações entre “Não sabe/Não respondeu” e “Ninguém/Branco/Nulo”, podemos inferir que ele está conquistando votos anteriormente declarados a outros candidatos! E, como dito, de forma consistente!

    Mas essa diferença talvez indique, também, que ele se aproxima de um “teto”, que só poderá ser “furado” se ele avançar sobre o “Não sabe/Não respondeu” e/ou o “Ninguém/Branco/Nulo”. Oxalá o consiga! A ver.

  7. Também acho uma equívoco e ilusionismo
    as pesquisas encantam e são suspeitas (públicas – as que valem são as internas guardadas a 7 chaves). Fomentar o culto à personaldade, mesmo na remotíssima candidatura de um personagem preso (não entro no mérito se justo ou não) é não pensar pra frente, é não pensar na choncidade urgente renovação de um endeusamento despolitizador: os tempos são outros, pecados foram cometidos, e ainda se insiste na imaculada figura preservafa sabe lá Deus como: pra sobrevivênciade um partido, funcio-na como uma cola – diz Zé Dirceu, senão o próprio partido se esfacela na luta interna e externa – como diz Wanderley Guilherme dos Santos, da mesquinharia em afastar mais quem tem nomes no mesmo campo de centro-esquerda (há quem acredite que o PT tá na esquerda, mas tantas concessões fez que a elite dominante o elegeu, nunca antes nesse país a burguesia rentista, financeira tiveram tantos lucros). Há o medo de renovar, apesar de tudo. Medo atrasado. E a fraqueza humana em aceitar presentes. Palocci entregando demonstrações de propinas diretamente ao Deus. Triste tudo isso, e os simpatiizantes de nível duvidoso, religioso, que não se questiona, piora ainda mais as coisas, se afasta das camadas, que há, com melhor discernimento dos dos currais eleitorais. Como mais de uma pessoa se manifestou no blog,  o caminho é Ciro Gomes e mais: uma ampla frente democrática se houver setores de esquerda que venham  (há uma variedades ditas de esquerda e a fetischização do carimbo de esquerda) , a união contra o mal maior. Fica a pergunta:  – Por que Bolsonaro cresce c cresceu tanto? Pelos sectarismos, e pela procissao,pelas jogadas da hierarquia, e uma boiada maniulada vai atrás, alegremente. 

  8. Foi por causa dessa pesquisa,
    Foi por causa dessa pesquisa, Moro, “sábio” que é, disse que as eleições prejudicam a Lava Jato .

    Sifideu com o nine.

    Ou soltam o Lula ou acirram a crise.

  9. Não demora o Instituto Paraná
    Não demora o Instituto Paraná Pesquisa, aquele que disse que Aécio ganharia da Dilma no 2o turno, solta uma pesquisa dizendo que Bolsonaro está empatado com Lula com índice de 25%.

    Bolsonaro com viés de subida e Lula em queda acentuada.

    É preciso trazer um alento para os golpistas.

  10. Há alguma dúvida?

    Com essa itenção de votos, alguém ainda duvida que a estratégia do Lula ser candidato até o fim é equivocada?

    Isso sem contar que 99,99% das pessoas não conhecem a história contada nos post “Moro não responde se usa a agência da esposa, sócia de Zucolotto, para receber cachê” e o vídeo ilustrativo de Joaquim de Carvalho e Luis Nassif.

  11. Treino é Treino, jogo é jogo.
    Treino é Treino, jogo é jogo. Não fora assim, Dilma não teria sido removida. Uma coisa é a pesquisa, outra a reação de quem detém a “canetada” quando a pesquisa se mostrar Real e a derrota inevitável.

    Favas contadas? Não acredito. Quem promoveu, apoiou e executou a ascensão ao poder, queimou muitas pontes para chegar até aqui. Quem pode recuar agora, frente aos compromissos assumidos e dívidas contraídas?

    Cética até o último suspiro.

    • Só gostaria de lembrar que

      Só gostaria de lembrar que Dilma foi eleita pelo voto popular e sua remoção por um golpe parlamentar. Não misture as coisas.

  12. A verdade histórica se mostrando por inteiro

    Os que lêem meus comentários, aqui no GGN, no Tijolaço e noutros blogs e portais com linha editorial mais afinada com os ideais democratas, progressistas e de Esquerda devem ter observado que, há mais de um ano, sobretudo após a degola da CLT, que foi sucedida pela publicação da – há muito tempo escrita – pseudo-sentença condenatória contra o Ex-Presidente Lula, venho fazendo as seguintes afirmações:

    1ª) A perseguição e caçada judicial contra o Ex-Presidente Lula havia atingido a saturação;

    2ª) Insistir com a tática do lawfare, já então de conhecimento da maioria da população, teria efeito contrário ao pretendido pelos algozes do Ex-Presidente Operário.

    Todos os abusos, ilegalidades e aberrações jurídicas cometidas contra o Ex-Presidente Lula, tornados explícitos ao longo de 2016, reforçados em 2017, (com uma quase infinita coleção de abusos e ilegalidades e crimes da ORCRIM lavajateira) culminariam com a total perda de escrúpulos dos agentes do sistema judiciário – notadamente desembargadores do TRF-4 e  ministros do STJ e STF – que se desnudaram a partir de janeiro deste ano, com aquele vexatório e aberrante “arrumadinho jurídico” encenado pelos três patetas ada 8ª turma do TRF-4, para confirmar a sentença prolatada pelo torquemada das araucárias, amplificando tipo penal inventado pelo juiz de piso para condenar, SEM PROVAS, o Ex-Presidente Lula e submetê-lo a regime fechado para cumprimento da pena política que lhe foi imposta.

    Os episódios do início de abril, com a negação de HC preventivo e decreto de prisão de Lula, e este do dia 8 de julho, quando  não só o juiz de piso da 13ª VJF curitibana, mas delegados da PF, desembargadores do TRF-4, ministro da segurança pública se conluiaram e cometeram crimes públicos, o sistema judiciário brasileiro despiu-se das máscaras e se atirou de cabeça na lama pútrida e fétida em que já estava com mais da metade do corpo mergulhado.

    Já no início deste ano, antes do Ex-Presidente Lula ser colocado numa solitária curitibana, como preso político das quadrilhas golpistas, asseverei:

    1º) O Ex Presidente Lula já possui entre 40 e 45% das intenções de voto, o que lhe confere entre 53 e 60% dos votos válidos, suficientes para elegê-lo em primeiro turno, considerando 25% de nulos brancos e abstenções;

    2º) A tendência é de crescimento sólido, continuado, das intenções de voto no Ex-Presidente Lula, que poderá atingir o teto histórico de 70% dos votos válidos, em meados de setembro ou na véspera da eleição, que poderá ser decidida em único turno.

    ________________________________________________________

    Os resultados da pesqusa Vox Populi mencionados nesta breve nota eram aguaradados com ansiedade, tanto pelo campo da esquerda democrática, como da direita golpista. O Vox Populi divulgou um relatório gráfico, com os resultados da sondagem eleitoral realizada neste mês de julho, após aquele domingo histórico, 8 de julho de 2018.

    Ao contrário do que é apresentado no início da nota publicada neste GGN, nunca tive dúvidas de que o impacto daquele 8 de julho seria positivo para o ex-Presidente Lula, pois os abusos, ilegalidades e crimes cometidos por Sérgio Moro, João Pedro Gebran Neto, Carlos Thompsom Flores Lenz, dois delegados da PF e pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, foram públicos, escancarados demais, não é preciso ter estudado Direito para saber que o único que agiu dentro da Lei foi o desembargador Roégrio Favreto, que concedeu o habeas corpus e expediu Alvará de Soltura do Ex-Presidente Lula. Tanto isso é verdade que nem mesmo as maltas e matilhas do sistema judiciário empenhadas na Fraude a Jato e as ORCRIMs midiáticas golpistas conseguiram argumentos e fundamentação jurídica para atacar a decisão do desembargador plantonista.

    Por ser auto-explicativo e didático, o relatório gráfico dispensa comentários detalhados. Chamo a atenção para o 1º e 2º gráficos de barras (ou de linhas), que mostram o percentual de cada candidato, de forma espontânea e estimulada, respectivamente.

    Considerando o cenário mais pessimista, ou seja, de que os indecisos e os que não responderam às perguntas votem em qualquer dos outros candidatos, exceto no Ex-Presidente Lula temos:

    a) [37 / (37 + 45)] = 45,12% dos votos espontâneos válidos, obtidos diretamente dos resultados divulgados;

    b) 37% dos votos no pior, e muito improvável cenário, em que TODOS os indecisos e não respondentes votem noutro candidato.

    Na pesquisa estimulada o quadro é semelhante:

    a) Segundo os dados divulgados Lula tem hoje 50% dos votos válidos, podendo vencer a eleiçao em primeiro turno, considerando margem de erro e o viés positivo, observado entre os dados levantados nas pesquisas feitas ao longo deste ano;

    b) 41% dos votos no pior, e muito improvável cenário, em que TODOS os indecisos e não respondentes votem noutro candidato.

    Por fim cabe observar que o Vox Populi parece ter sido muito cauteloso no levantamento e apresentação dos dados. Um aspecto muito importante é que Lula lidera as intenções de voto em TODAS as regiões do País, inclusive no SE, SUL e CO, as que lhe são, històricamente, mais hostis. Em todos os segmentos analisados de forma estratificada (segundo sexo, renda, faixa etária. nível de escolaridade e confissão religiosa) Lula lidera; nos segmentos em que se observa estabilidade ou queda, esta se encontra dentro da margem de erro; já nos segmentos em que Lula cresce, observamos que em alguns deles o crescimento é real, já que bem acima da margem de erro.

    Como é pouco provável que os golpistas consigam a tão sonhada “bala de prata” pra decretar a morte política de Lula, a tendência é que as intenções de voto no Ex-Presidente cresçam ainda mais, e de forma sustentada, nas próximas semanas.

  13. salvo engano…

    53% dos entrevistados acreditam que a prisão de Lula é política, ilegal

    Se acontecer dele poder concorrer de igual para igual, com todas as garantias, vencer e tomar posse, ficaremos com a certeza de que a injustiça sofrida ( prática ) tem muito mais força de convencimento do que a injustiça teórica ( estudada por seus perseguidores políticas )

    Será o tapa na cara mais estrondoso da história do judiciário brasileiro

    • em tempo…

      a realidade de todos os que estão sofrendo com o golpe deixou de ser a realidade dos desejos da esquerda alternativa, ou desfigurada. e passou a ser a realidade da vida sofrida de cada um dos eleitores de Lula

      desenhando: a realidade sofrida de todos eles e elas fez morada no coração do Lula

  14. A maioria dos comentaristas

    esquece de algo

    O PT históricamente sempre teve 30 % dos votos, a direita outros 30 e o restantes flutua para um lado e outro

    Quando deixou o Governo Lula tinha mais de 87 % de aprovação, ou seja, aproximadamente 57% de eleitores do outro lado

    40% dos flutuantes e 17% da direita

    Hoje todos sabem a merda que estamos e lembram perfeitamente quem foi o responsavel pela boa fase do Brasil

    É meio obvio que quando a campanha realmente começar, Lula terá seus 30% e com certeza angariará no minimo 50% daqueles 40% flutuantes

    Na minha visão, Lula leva no 1º turno com no minimo 50% dos votos

    O partido da justiça não tem mais a minima condição de proibir a candidatura do Lula, tanto que hoje a Carmen Lucia autorizou a continuação da CPI da farsa jato, a tempo de mostrar os podres escondidos para os 40% flutuantes.

    E se levarmos em consideração que o indice de rejeição dos demais é mais de 50% para cada um…..

     

     

  15. 60% ainda NÃO decidiu

    60% dos pesquisados pelo VoxPopuli NÃO DECIDIU em quem vai votar. Tá lá no relatório VoxPopuli.

    Essa informação está sendo encoberta para iludir a quem ?

     

  16. Na verdade, avançaram o sinal e erraram.

    Eles fizeram de tudo, difamaram de todo o jeito, por décadas, daí não se aguentaram e enfiaram os pés pelas mãos, criaram o ódio e avançaram todos os limites, avançaram o sinal e prenderam Lula.

    Nada do que eles inventaram colou em Lula, nenhuma difamação, por isso avançaram o sinal feio e erraram prendendo na marra o Lula, e essa prisão só o fortaleceu, o que evidencia o erro deles.

    Absolutamente nada do que criaram, nem a prisão foi possível de abater Lula. Então? O que mudaria até outubro? Nada.

    Na verdade, essas pesquisas apenas mostram a realidade: a grande maioria do eleitorado quer o melhor presidente do Brasil de volta a despeito de qualquer processo judicial, prisão ou o que for, mesmo porque, o eleitorado vê que os outros estão livres com provas e faz a leitura de que Lula é perseguido politicamente, o eleitorado não é idiota assim como eles subestimam.

    O eleitorado quer Lula, essa é a realidade que a elite atordoada e megalomaníaca não quer aceitar. Descarados, ilegal e imoralmente estão agindo jogando o judiciário do país no lixo, e com isso a própria nação/república. Fazem um teatro jurídico-midiático que não engana ninguém, basta ver as redes sociais, a internet. Fazem esse teatro sem a menor vergonha na cara e traçam uma característica pejorativa à moral e ao caráter do brasileiro. Vis e mesquinhos que são, sabotam a seriedade e a confiança da própria brasilidade, isso frente ao resto do mundo.

    Só que Lula fez bons governos, o eleitorado sente e quer ele de volta enquanto a elite tenta impôr um outro pensamento que não faz sentido com o real. Outra estupidez advinda da cultura do autoritário.

    Lula já é o eleito, o povo quer. Esse é o fato, é a correspondência do que se fala/narra com o fato demonstrável, é o que essas pesquisas mostram. Isso é o caráter mínimo para a verdade, o mais elementar entendimento de verdade, que é a verdade por correspondência.

    A verdade não está na coisa, mas no que se fala da coisa e a demonstração mínima correspondente. E é exatamente o que falta no processo contra o Lula, a narrativa criminalizante não possui a demonstração mínima do crime, não diz exatamente qual é, pois não há correspondência, logo, não é um fato. O processo contra Lula sobre o triplex não atende o caráter mais elementar do conceito de verdade, traçado já por Aristóteles.

    E o povo vê isso tudo, percebe e faz a leitura.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome