Previsto para 17/10, próximo Datafolha terá perguntas sobre debates, Ditadura e apoio a governo autoritário

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – Com Jair Bolsonaro liderando a corrida presidencial, a próxima pesquisa Datafolha trará mais do que intenção de votos e rejeição no cenário de segundo turno. O instituto também terá dados sobre a importância dos debates presidenciais para os eleitores, a percepção sobre a Ditadura Militar que começou com o golpe de 1964 e o nível de apoio popular a um eventual governo autoritário. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral em 11/10 e tem a divulgação prevista para o dia 17/10.
 
No primeiro levantamento feito após o resultado do primeiro turno, Bolsonaro apareceu 58% dos votos válidos contra 42% de Fernando Haddad (PT). O capitão da reserva, que angariou 46% dos votos válidos na urna, tem lançado mão de atestado médico para evitar debates em veículos de comunicação. Haddad, que teve 29% dos votos no dia 7 de outubro, tem dito que Bolsonaro foge do confronto porque é incapaz de defender um projeto sólido para o desenvolvimento do País.
 
O Datafolha inseriu no questionário da nova pesquisa a seguinte pergunta: “Na sua opinião é muito importante, um pouco importante ou nada importante que sejam feitos debates entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no segundo turno?”
 
Além disso, o instituto indagou: “Você diria que a chance de você mudar o seu voto para presidente no segundo turno por causa de debates entre os candidatos é grande, média, pequena ou você não mudaria de jeito nenhum o seu voto por causa de debates?”
 
O instituto acrescentou: “Na sua opinião, Jair Bolsonaro deveria ou não ir aos debates?”
 
DEMOCRACIA X DITADURA
 
O Datafolha também inseriu uma questão sobre os atributos dos candidatos, e quis saber quem entre Haddad e Bolsonaro é o postulante mais “autoritário” ou “o que mais defende a democracia”.
 
Em outra questão, o instituto quis saber se o eleitor “acha que há alguma chance de haver uma nova ditadura no Brasil? (SE SIM) Você diria que há muita chance ou um pouco de chance de ocorrer uma nova ditadura no país?”
 
O conhecimento do eleitorado a respeito do regime militar também foi qualificado. “Pelo que você sabe ou ouviu dizer, a ditadura militar que governou o país de 1964 a 1985 deixou mais realizações positivas do que realizações negativas para o Brasil ou deixou mais realizações negativas?”, questionou.
 
Diante da iminência de um governo Bolsonaro, o Datafolha também sondou o apoio popular ao autoritarismo. A pergunta é se o eleitor acha que um governo eleito pode proibir greves, intervir em sindicatos, proibir partidos, censurar a imprensa, fechar o Congresso, prender suspeitos sem autorização da Justiça, tortutar suspeitos e controlar as redes sociais.
 
Leia o questionário da pesquisa em anexo.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A OAB se faz de morta, está
    A OAB se faz de morta, está saindo incólume deste e de anterior pleito.

    Quando será a nova votação de Presidente de tal entidade e seus regionais?

  2. A chegada do futuro

    Nassif: eu se fosse o daBala nem dava as caras. Deixava o dasArábias falando sozinho. A povalha não quer discurso. Quer sangue, que nem os CB (comandoBolsonaro), versão tupiniquem dos SA, depois SS.

    O bom disso é que seremos governados por um condomíno composto pelos de verdeoliva, da FamíliaImperial, dos Vangélicos de Salomão, dosBancos, doMercado, de políticos salafrários do PSDB/DEM/PPS/(P)MDB+Detritos_de_MaréBaixa, e do Judiciário bufarinheiro, agora engrossados pelo PartidoSocialLiberal. Serão quase 30 celerados grupos, cedentos de grana e cargos.

    Enquanto isso o Povão poderá ir ao Carnaval e torcer pro seu time de futebol sem ser incomodado.

  3. #

    Os outrora orgulhosos eleitores do Aécio Neves e do Geraldo Alckmin, são os mesmos que hoje fingem que isso não aconteceu em suas vidas, se esquecem da canoa furada em que embarcaram e, com toda autoridade de quem “sabe o que faz”, nos aconselham a votar no “salvador da pátria” Jair Bolsonazi.

    Não, muito obrigado.

    #EleNão

     

  4. #

    Faz muito tempo que não vejo alguém dizer:  “a culpa não é minha, eu votei no Aécio”

    CRETINOS!!! Vejam o que criaram!!!

    Pediram o golpe contra a Dilma, uma presidente honesta contra quem não pesa nenhuma acusação,  instalaram uma gangue de corruptos no poder, e agora se escoram na figura de um fascista lunático prestes a incendiar o país.

    Filhos de put*s !!!!!

     

  5. Pesquisa PT, ou seja, Perda de Tempo.

    É perda de tempo acrescentar perguntas como a manchete informa. Bastaria uma só pergunta: “você é contra ou a favor do PT?”  Essa eleição é justamente isso: antipetistas contra petistas, mais nada. O Datafolha parece querer transformar o pesquisado em analista político.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador