Programa de Ciro prevê abertura do setor de refinarias para concorrentes

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
Jornal GGN – Guru econômico de Ciro Gomes (PDT), o economista Nelson Marconi disse à Reuters que o programa de governo do pré-candidato prevê “abertura do setor de refino de petróleo à concorrência, com alienação de ativos da Petrobras e permissão para que empresas privadas construam novas refinarias”. 
 
Segundo Marconi, a Petrobras não precisa ter o monopólio do refino e a concorrência reduzirá a dependência do Brasil em relação às distribuidoras estrangeiras de combustíveis.
 
Sobre a política de preços da Petrobras, ele adiantou que a proposta ainda não está fechada, mas que considera não transferir ao consumidor final a flutuação de preços do petróleo.
 
O BNDES voltará a ter perfil de banco de fomento com taxa de juro mais barata e o Banco Central atuará no mercado de câmbio para gerar mais previsibilidade.
 
A divida pública deverá ser impactada por um “rearranjo de receitas e despesas”.
 
Leia a entrevista completa aqui.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Concorrência de quem, cara pálida?
    O problema é que a iniciativa privada não quer concorrência, eles querem é um cartel. Lembrem-se, a crítica que faziam à política de preços da Petrobras era justamente estar vendendo barato demais, o que “prejudicaria a concorrência”, uma inversão completa de valores. O setor de refino já é aberto para quem quiser investir em novas refinarias e competir, mas não é isso o que eles querem, querem é se apropriar de refinarias já existentes e garantir altas margens de lucro com um cartelão usando a desculpa do preço internacional do barril. Ora, se todas as refinarias do mundo tivessem obrigatoriamente que vender pelo preço do barril, este não mudaria nunca, ele abaixa justamente quando refinarias locais começam a vender mais barato.

  2. Fake News?

    Lendo a entrevista NÃO HÁ QUALQUER MENÇÃO à venda de ativos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!  O que há é abertura para novas refinarias, da iniciativa privada,  se insatalarem.  Pode ser que o Marconi disse isso? Talvez! Mas a entrevista não revela nada nesse sentido. NADA!

  3. Lula, o Sábio!

    A cada dia mais admiro a sabedoria, prudência e perspicácia do Presidente Lula! Não é à toa que prenderam ele antes das eleições. Quanto a Ciro Gomes, as suspeitas de Neoliberalismo enrustido vão se somando. Leiam sobre o “PROJETO ATLANTA”.

  4. Ciro é a esperança da direita golpista, financista, entreguista

    Embora encontre acolhida e apoio de certa blogosfera (ou será mesmo globosfera, como atilados críticos a chamaram?) e tenha em certos articulitas de uma esquerda pseudo-esclarecida, dentre os quais devem ser mencionados Ricardo Capelli e Gustavo Castanõn, a verborragia, que várias vezes descamba para diarréia chula e fétida, somada às insanáveis e irremediáveis incoerências e contradições, fazem de Ciro Gomes uma versão de Bolsonaro, mas com algum conteúdo e retórica discursiva no âmbito da política e da economia.

    Feitas as considerações iniciais e observando que Ciro Gomes adotou uma postura beligerante com o PT, negando-se a reconhecer o Ex-Presidente Lula como preso político e a lealdade que se esperava de alguém que foi ministro de Estado nos governos petistas, ao mesmo tempo em que se mostra simpático e sabujo da direita golpista, neoliberal, escravocrata, plutocrata, cleptocrata, privatista e enmtreguista, NÃO É POSSÍVEL que cidadãos com pensamento de Esquerda se deixem enganar por esse bravateiro que caiu de para-quedas no PDT, após passar por PPS, PSDB, ARENA e outros partidos de direita. Ciro Gomes é um embuste. Para a Esquerda Política Esclarecida será uma tragédia se ele – ou qualquer plano B, dentre eles Fernando Haddad e Jaques Wagner – vier a ser eleito, pois na prática serão uma espécie de Emanuel Macron dos trópicos.

    Se alguém duvidar das críticas que faço, deve observar o que Macron faz na França e o que isso representou/representa para a o PS e a esquerda francesa: tragédia e morte.

  5. E tome fogo
    E tome fogo “amigo”

    https://www.brasil247.com/pt/247/poder/358326/Economista-de-Ciro-corrige-Reuters-e-diz-que-n%C3%A3o-h%C3%A1-plano-de-privatizar-refinarias.htm

    Por Nelson Marconi, em seu Facebook – “Concedi essa entrevista à Reuters em que falo sobre diversos pontos do programa não abordados em conversas anteriores. É importante esclarecer que em nenhum momento eu falo em privatizar refinarias da Petrobrás, que fique em claro; esta medida NÃO é parte de nosso programa. Entendemos, isso sim, que deve haver mais competição no refino, como o título da matéria diz, e, portanto, vemos com bons olhos se o setor privado também investir no refino. A Petrobras é uma empresa estratégica para o país e não passa pela nossa cabeça, nem de longe, vender os seus ativos. Seria incoerente com tudo que vemos defendendo. Acho que minha afirmação é bastante clara e suficiente.”

    https://www.brasil247.com/pt/colunistas/geral/358369/%C3%89-falso-Marconi-n%C3%A3o-falou-em-privatizar-refinarias-da-Petrobras.htm

  6. Em geral, os empresários

    Em geral, os empresários brasileiros “investem” nos cofres públicos. Sem o Estado, não existe capitalismo no Brasil, pelo jeito em nenhum lugar do mundo.

  7. Pra mim parece simples: Ciro

    Pra mim parece simples: Ciro não vai privatizar as refinarias já existentes até porque não faria sentido. Apenas vai abrir para a concorrência externa, diminuir investimentos na estatal e sucatear a empresa para que não faça frente às estrangeiras.

    Não precisa derrubar a casa; apenas fragilizar a estrutura para que ela caia sozinha.

  8. Você defende os patrocinadores do golpe ?

    Ciro Gomes é o cara a ser abatido pelos parasitas sociais (banqueiros e rentistas). A razão é simples:

    Ciro tem mostrado aos brasileiros que METADE do orçamento federal é destinado aos parasitas;

    Ciro já deixou claro que vai instituir imposto sobre lucros e dividendos (que os parasitas não pagam);

    Ciro já deixou claro que vai aumentar a alíquota do imposto sobre heranças que os parasitas recebem;

    Ciro denuncia fraudes relacionadas à dívida pública, que beneficiam os parasitas.

    Portanto, Ciro será atacado de forma violenta (mentiras, distorções, calúnias) sob o bilionário patrocínio dos parasitas sociais. Espero que mesmo os que não votam em Ciro tenham clareza sobe esse jogo sujo. Também espero que não defendam os parasitas que patrocinaram a prisão de Lula (inocente, sem crime, um preso político).

  9. Ciro? nem a pau

    Ciro é o candidato da direita!

    Não voto nem se o Lula em pessoa bater na minha porta e pedir voto para ele.

    Nem se o Ciro aparecer aqui em casa às seis da manhã vestido de Carmen Miranda.

    Ciro será o herdeiro único e seguidor de Treme.

    Acho que o Boçalnaro (pela confusão que vai criar) é melhor voto que o Ciro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador