PSB deve confirmar neutralidade na eleição em troca do recuo do PT com Marília Arraes

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Atualizada às 17h30

Jornal GGN – O jornal O Globo afirma que o PSB vai anunciar no próximo domingo, durante convenção do partido, a “neutralidade” na eleição presidencial. Isto é: não fechará apoio à candidatura de Ciro e tampouco nadará oficialmente na raia do PT. E, em troca do recuo dos petistas em Pernambuco com Marília Arraes, os pessebistas prometem retirar a candidatura de Márcio Lacerda em Minas Gerais, para não atrapalhar Fernando Pimentel.
 
“A decisão do partido é fruto de um acordo que está sendo fechado na tarde desta quarta-feira como PT, que decidiu retirar a candidatura da vereadora Marília Arraes ao governo de Pernambuco em prol da reeleição do governador Paulo Câmara (PSB). Esse era o principal entrave de uma aliança do PSB com Ciro”, informou O Globo. 
 
O jornal escreveu que quem perde com essa movimentação é Ciro Gomes, que não conseguiu o apoio do centrão e, agora, viu naufragar as negociações com o PSB. Sem essa aliança, “Ciro terá apenas 5% do horário eleitoral – cerca de 36 segundos por bloco. O tempo é oito vezes menor do que o do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que sozinho tem cerca de 40% da propaganda eleitoral gratuita”, escreveu o Estadão.
 
De quebra, o anúncio liberaria os diretórios do PSB a se aliarem a candidatos do PT em 14 estados, segundo estimativas. 
 
Em São Paulo, porém, Márcia França – que é o principal entrave à aliança nacional com o PT – pode colocar sua militância à disposição da campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) ao Palácio do Planalto.
 
O governador, contudo, dificilmente terá o apoio oficial de Alckmin de volta, porque o tucano tem a obrigação partidária de estar no palanque de João Dória ao governo do Estado. Ainda assim, quando fala de Alckmin, França garante que tem o apoio “pessoal” do tucano.
 
Apesar da notícia de que o PT deve anunciar este acordo ainda nesta quarta (1º), Marília Arraes divulgou vídeo no Facebook contrariando a executiva nacional e chamando os delegados do partido no Estado para votar a favor de um projeto próprio.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Absurdo, absurdo, absurdo

    Absurdo, absurdo, absurdo …

    Ela é favoritaça no estado do psb mais traíra do brasil!

    Com projeções de eleição de um senador e de 5 ou 6 federais!

    Mas mais do que isso, sinaliza um tipo de política esquisita.

    Tá cedo pra pesquisar golpista.

    E além disso, se lula for impedido esses trairas mudarão de lado de imediato, pago pra ver!

    1. Aguardemos os

      Aguardemos os desmentidos.

      Pode ser intriga.

      Será mesmo que o PT fará acordo com golpistas em estados maciçamente lulistas?

    2. Aliança

      Sergio, você está absolutamente certo.Nada de se aliar a partido que não possui lealdade e votou para o impedimento da Dilma.Parece que o PT, não tem aprendido com os erros.

  2. Faz todo o sentido essa

    Faz todo o sentido essa notícia. A prioridade do PT nessas eleições é impedir o surgimento de alternativas a Lula e não conquistar governos estaduais. A neutralidade do PSB evita que Ciro Gomes aumente seu tempo de TV chegando próximo ao que o PT hoje tem. O que é isso frente a rifar um estado onde a eleição seria garantida ? Veja as alianças do PT em vários estados e o movimento parece ser bastante consolidado. Aliás, Manuela também confirmou candidatura hoje sozinha. Está mais que claro agora que a esquerda irá desunida no primeiro turno, provavelmente se jogando no abismo. A chance de um segundo turno com dois de três entre Marina, Bolsonaro e Alckmin deve estar em mais de 70 %. Quem imaginaria que um governo extremamente impopular como Temer vai sair vitorioso ao final, já que nenhum desses três irá mexer nos pontos mais importantes como a PEC, reforma trabalhista, privatizações e etc ? O mercado financeiro agradece.

    PS: só quero ver depois do dia 7 de outubro qual vai ser o resultado de tudo isso na composição do congresso.

      1. Concordo plenamente. 

        Concordo plenamente.  Sinceramente, começo a pensar que possa haver algo escuso por trás de tanta burrice política e/ou egoísmo da cúpula do PT/Lula.

    1. Discordo da análise.
      Si el

      Discordo da análise.

      Si el pueblo insiste en votar a sus verdugos … isso não é culpa do PT, do Ciro, do Psol …

       

      LulaLivreLá

      LulaLáLivre

  3. Tempos complicados

    Decisões complexas.

    Vamos acompanhar com calma, sem palpites ligeiros. A executiva do PT deve ter os seus motivos e deve estar de acordo com Lula.

      1. E a “tal” de Unidade?

        Você deve ser um dos novatos que chegaram a este blog para puxar pro Ciro…falando da unidade da esquerda e etc.

        Reclamaram de unidade, que o PT é fechado em sim mesmo, egoista e etc…Agora, como a unidade do PT em favor da esquerda prejudicou ao Ciro, ficam reclamando.

  4. Lula, e sua promessa?

    Pra começo de conversa. Se sou da militâcia do PT desativava imediatamente a vigília Lula Livre em Curitiba. Nada justifica a traição à Marília Arraes. Não acredito num notícia dessas. 

    1. Mas você não

      Mas você não é!

      LulaLivre!

      LulaLivreLá!

       

      Nassif, produtores do blog,

      o ggn possui algum medidor de procedência dos comentários?

      esses comentários padronizados infantis tipo “Lula é bobo, petista é burro, ciro é legal!” claramente revelam uma central de ataques virtuais, ou estou falando bobagem?

      os nomes dos “comentaristas” muito semelhantes em estrutura

      sem querer censurar ninguém, mas não seria possível alguma filtragem no caso de eu estar certo?

  5. O PT não precisa do apoio do

    O PT não precisa do apoio do PSB. O Lula já tem intenções de 41% dos votos no 1% turno e 58% se formos considerar apenas os votos válidos. Caso o Lula indique um plano B esses votos võ naturalmente ao escolhido pelo ex-presidente. A decisão de rifar a Marília Arraes desmoraliza toda a militância e apoiadores do PT. É um custo muito alto com vantagens mínimas. A mesma coisa está ocorrendo no Ceará com a desistência de lançar um candidato ao Senado para favorecer o Eunício de Oliveira.

    Lamentável essa decisão! A direção nacional do PT está abrindo mão da militância e de seus apoiadores em um importante estado do país. Na eleição de 2014 o PT não elegeu nenhum deputado federal em Pernambuco para beneficiar o PSB, que foi um partido decisivo na votação do golpe do impeachment.

    1. Um correrção

      Concordo que esse “acordo” é um tiro no pé. Cilada total. Mas vc está enganado quanto ao que ocorreu em 2014. O PT não elegeu nenhum deputado federal por Pernambuco não porque decidiu beneficiar o PSB, pois naquele não houve aliança PT-PSB no Estado. O PT apoiou Armando Monteiro (PTB) para governador, em chapa com João Paulo (PT) para senador. Acontece que com a morte de Eduardo Campos, a consternação naturalmente gerada pelo choque e incrementada pela mídia, o PT foi tão mal que não elegeu nenhum deputado federal – e Marina, que era vice de Eduardo, foi a mais votada para presidente no 1º turno. Felizmente, no segundo turno, viramos e Dilma venceu no estado, apesar do PSB ter apoiado Aécio e de Renata, a viúva autoritária de Eduardo, ter feito campanha para ele, Aécio. Agora, com Lula arrasando nas pesquisas no estado, vem o PSB, que votou em peso pelo impeachment, querer aliança em Pernambuco. E A Executiva do PT embarca. Fiquem certos de uma coisa: meu voto, Paulo Câmara jamais terá! E Humberto Costa não voltará a tê-lo.

  6. Sabe oq é pior

    Vai ter gente defendendo o Lula depois de mais essa jogada estúpida….

    Lula implodiu a esquerda, tudo pelo seu ego. Tudo pela arrogância Ptista…

    O PT vai eleger o que 2 governadores? Bahia e Ceará. Não vai eleger nem 5 senadores.

    Será um partido nanico de dar pena.

    Tudo por cegueira política. Imagino que Alckmin está com o champagne aberto.

     

    O jogo acabou…Lula desde 2014 está perdido e não acerta uma.

  7. Apoiar Paulo Câmara e trair o povo mais pobre de PE.

    Apoiar Paulo Cãmara é entregar literalmente o povo pernambucano nas mãos do coronelismo e das elites do estado. Paulo Câmara além de trair Dilma arrasou o estado de Pernambuco. É inacreditável que caciques do PT tenham  decidido isto. Isso é coisa do PT paulista que não sabe e nem quer saber do sofrimento do povo mais pobre de Pernambuco

  8. 2 trechos de Wanderley Guilherme dos Santos –

    Cito os últimos parágrafos http://insightnet.com.br/segundaopiniao/?p=552 : “(…)Mais preocupado em derrotar competidores em seu próprio lado do que impedir a vitória da reação. Todos os quadros do PT e partidos próximos, além de personalidades historicamente admiradoras do extraordinário ex-metalúrgico, têm sido apresentados a um enigmático Lula, messiânico e expropriador da vontade autônoma das forças populares. Antes, o destino de Lula se associara ao destino dos pobres; hoje, Lula pretende que o destino das massas se associe ao seu, aprisionado a um combate mesquinho contra um personagem nanico – o juiz Sergio Moro. Os democratas esperam que o preço não seja a vitória da reação, com o encarceramento real da população pobre a seu destino miserável.” 

    __________________________________________

  9. Quem quer apostar que o

    Quem quer apostar que o pimentel vai apoiar o márcio lacerda para o governo do estado em 2022?

    Vai repetir seu papelão no apoio ao lacerda para sua sucessão na prefeitura de BH em detrimento do Patrus. 

    1. O link não abre. Vou tentar

      O link não abre. Vou tentar mais tarde …

      Parece caô …

      Googlaram PT + democracia + interna e pegaram o primeiro link que aparaceu

      Ô humberto, posta um resuminho aí pra nós, rola?

      Resuminho … não corta e cola.

      Esses robôs foram buscar o velho Cyro Garcia – PSTU!

      Esse é de esquerda mesmo!

      Agora, não é só no Lula e no PT que a robozada tem fixação.

      A robozada gosta de qualquer ciro.

      É ciro gomes, cyro garcia … será que esses robôs sabem quem é cyro monteiro? Vão apaixonar também. E ele merece! 

      E a miley cyrus … boa cantora com boas atitudes.

      Ciro dos Anjos, brilhante.

      Ciro, o grande, imperador persa.

       

      Aí, robozada … pega esses ciros todos e nos deixa em paz!

  10. Isso aconteceu algumas vezes
    Isso aconteceu algumas vezes no RJ.
    O PT Nacional intervir no PT do estado.

    Por isso o PT do RJ é fraco, só ganha prefeituras do interior, não elege ninguém para governador.

    Teve um ano que a Benedita da Silva estava bem cotada, liderando nas pesquisa para governador do Estado.

    Por um acordo Nacional com o PMDB,José Dirceu , FORÇOU E AMEAÇOU a executiva estadual do partido caso não retirassem a candidatura da Bené,e apoiassem uma coligqção de partidos para o governo do estado. O que foi feito.

    O PT do RJ é fraco

    Para se ter uma ideia, na pesquisa feita para o senado aqui no RJ há umas semanas, um dos filhos do Bolsonaro está em 1o. Lindhimberg está em 3o.
    Se não correr atrás corre o risco de nem se reeleger ao Senado.

  11. Parceria Caracu

    eu acho que falta perspectiva histórica para esses caras que fazem esse jogo político meia boca, na minha opinião, uma parceria caracu com psb..

    .. psb vai para candidatura ciro? Que vá.. e daí?

    .. que diabo de fisiologismo é esse, psb é um partido oportunista de centro, um mini mdb, golpista, barrado na festinha do centrão com o alckmin..

    .. matar a base prá fechar com golpista?

    Não vejo sentido..

    .. queimar posições legítimas, bem firmadas nas bases, ideológicas, por um conchavo político de ganho provavelmente nulo..

    .. ah, fala sério, é muito pro meu fígado..

    .. com todo o sacrifício do Lula, o PT até vinha recuperando a imagem (um pouco), mas essas escorregadas são de matar..

    .. aí fica assim o PT longe dos trabalhadores, o PSB que não tem a menor ideia do que é socialismo, e o PC do B, bem esse aí, então (só salva a militância, acho)..

  12. O fortalecimento do PT junto ao eleitorado

    Um dos principais objetivos do golpe era destruir Lula e o PT.

    A reaproximação do PSB é uma demonstração de que o Lula e PT continuam como principais representantes dos trabalhadores, principalmente no Nordeste.

    A luta por LulaLivre e candidato, está fortalecendo o PT junto ao eleitorado,.

    O PSB deve ter feito sondagens junto ao eleitorado e constatado que o PT deve ser o grande vencedor nas próximas eleições, caso contrário jamais teria feito um acordo formal com o PT.

    1. Acho que nunca discordei de

      Acho que nunca discordei de você, mas …

      O objetivo do golpe não era acabar com o Lula, com o PT. 

      O objetivo era, é e será impedir a democracia.

      Hoje só esses atores – Lula, PT – tem condições de bem devagarinho conseguir um tiquinho de democracia.

      Muitos de nós estamos defendendo a democracia e não Lula e o PT.

      E é sempre angustiante ver que essa democracia, em vários momentos – muitos importantes como agora – não existe no PT.

      Quero ver os petistas em comícios do Paulo Câmara, do Eunício Oliveira.

      Entenda bem, o PT, no fim, costuma acertar.

      Mas para nós que não somos políticos profissionais, fica difícil caminhar junto. 

       

      LULALIVRELÀ!!!

  13. Fim de Feira

    Querem nos fazer acreditar que o mesmo judiciario que cometeu todos os absurdos dos ultimos anos vai ter um surto de legalidade na reta final da campanha e permitir a candidatura Lula!

    Ou estavam em Marte nos ultimos 3 anos ou pensam que a população, o eleitor, a militancia são completos imbecis que podem ser enganados eternamente.

     

     

    1. ELITE SÃO OS OUTROS

      Combateriam os Déspotas? O Nepotismo? Contra o Personalismo na Política? Política não é Profissão? Acabar com o Coronelato Nordestino? Acabar com as Capitanias Hereditárias? E os Feudos? Quer dizer que a 4.a Geração de Miguel Arraes já vai tomando sua parte no Curral Eleitoral entre seus Miseráveis e Jagunços? Mas de forma Anticapitalista, é claro !! E disputando com briga de foice sua parcela nos despojos do Socialismo Despretencioso da Família Coronel. Primo para um lado. Irmãos para o outro. Outros primos pro lado de lá. Cada abutre resgatando sua parte na carcaça apodrecida. O que importa é que ela sempre esteja lá. O Moribundo todos conhecemos. Alimenta várias Famílias Abutres durante 88 anos Esquerdo-Fascistas. Tucano numa parte do país. Mortadela em outra. Mas é lógico que sabemos: Elite são os outros. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador