PSB se divide entre Dilma e Aécio no Rio de Janeiro e Pernambuco

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O PSB se divide sobre o segundo turno da eleição presidencial. Em Pernambuco, a tendência é de apoio a Aécio Neves (PSDB), com movimentação não só dos socialistas eleitores e dos militantes, mas da própria família de Eduardo Campos, para forçar Marina Silva (PSB) a caminhar nesse sentido. Já no Rio de Janeiro, dirigente dizem que trabalharão para reeleger Dilma Rousseff (PT) no dia 26 de outubro.

De acordo com o portal Brasil 247, o PSB pernambucano já bateu o martelo, após reunião reunião de lideranças estaduais que só terminou na madrugada desta terça-feira (7). “O governador eleito, Paulo Câmara, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o ex-ministro e senador eleito, Fernando Bezerra Coelho, o presidente estadual da legenda, Sileno Guedes, viajam ainda nesta terça (7) para São Paulo, para defender a candidatura de Aécio junto à direção do partido”, informam. A reunião da Executiva Nacional do PSB que definirá qual candidato receberá o apoio dos socialistas será realizada nesta quarta-feira, em Brasília.

De acordo com informações de analistas da emissora Globo News, a reunião antecipada no Estado acontece em função da movimentação de socialistas históricos, como Roberto Amaral e Luiza Erundina. A ex-prefeita de São Paulo disse à imprensa hoje que o PSB deve manter o mínimo de coerência com suas diretrizes internas e não apoiar Dilma ou Aécio. 

O 247 ressalta que, no caso de Pernambuco, apoiar o PT é ir de encontro ao discurso construído por Campos na região, sobre nova política. “Também teria pesado na decisão, os ataques desferidos contra Marina Silva, candidata do partido na eleição presidencial.”

“Não é que o Aécio seja o nosso candidato dos sonhos. Tanto é que apresentamos uma alternativa para acabar com essa polarização. Mas vale dizer que esse deverá ser o encaminhamento de Pernambuco. Temos que aguardar o encaminhamento do PSB enquanto nacional”, disse Sileno Guedes ao jornal O Estado de S. Paulo.

Já no Rio de Janeiro, o vice-presidente do diretório estadual, ex-deputado Vivaldo Barbosa, afirmou, segundo o 247, que a tendência de apoio à Dilma já será transmitida à direção nacional. Ele reforçou que o suporte à petista está alinhado com a política ideológica e histórica do PSB. “Apesar das ressalvas e críticas que nós temos ao governo de Dilma, é muito mais natural que socialistas estejam juntos às propostas de Dilma do que das propostas neoliberais do candidato tucano. A visão de Armínio Fraga é outra coisa que nos distancia de Aécio”, declarou.

O PSB nacional tem reunião marcada para as 14h desta quarta-feira (8). Marina Silva e a Rede Sustenbalidade, assim como outros partidos da Coligação Unidos Pelo Brasil, se pronunciam no dia seguinte.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

69 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. o PSB negando sua História

    mas um partido que nega sua História, sempre atou e se disse de esquerda agora alia-se à um candidato de direita..Lula cai dentro de Pernambuco e acaba com essa festa da família Campos..

    1. Infelizmente, Celso, a

      Infelizmente, Celso, a trágica morte de Eduardo Campos foi usada sem nenhum pudor. A campanha subterrânea, desde o velório, acusando o PT e a Dilma pela morte, teve um efeito devastador, sobretudo nas pessoas de menor poder aquisitivo. O João Paulo perder a disputa para o Senado por uma diferença absurda de votos é inexplicável em condições normais. Sem mencionar o fato de que o PT tb não elegeu nenhum candidado para Câmara Federal no estado. Foi um trabalho às ocultas do tipo arrasa quarteirão para varrer o PT do mapa pernambucano.

      1. LULA DEVERÁ FALAR DIRETAMENTE AOS PERNAMBUCANOS

        Não é possível. Não posso entender.

        O povo pernambucano não pode ser ingrato assim.

        Lula trouxe-lhe grandes conquistas que eles mereceram.

        Mas devem refletir, com cuidado, pois antes era entregar o Brasil ao PSB. Agora a entrega é para o PSDB. É muito diferente. Basta lembrar como foi tratado Miguel Arraes pela direita de nosso País.

        Vamos refletir mais. Não é um grupo de políticos oportunistas que poderão manchar o passado de Miguel Arraes, o grande herói da resistência nordestina à ditadura militar.

        Não posso deixar de lembrar o que declarou em vida Eduardo Campos:

        https://www.youtube.com/watch?v=IfZare-Dxkk

  2. Se feitas as devidas

    Se feitas as devidas comparações e acreditando que estes apoios poderão se traduzir em votos, o apoio do estado do Rio é mais preponderante que o de Pernambuco devido ao número de seus eleitores. Mas considerando também que Pernambuco ‘deve’ muito mais a estes governos petistas que qualquer outro estado da nação, apoiar Aécio é uma trairagem do ca$@*#%&!!

  3. Vergonha e opróbrio em

    Vergonha e opróbrio em Pernambuco. Isso para não falar nesse partido chamado de socialista. Se há um estado que se beneficiou de decisões políticas do PT em prol de seu progresso econômico, esse estado é Pernambuco. O que fizeram com o outrora valente e íntegro partido socialista brasileiro? Esta é, ao meu ver, a verdadeira e crua herança eduardiana. Vai virar, na melhor das hipóteses, um pps vitaminado. Que sirva de lição para os que acreditam no vanguardismo pernambucano. Basta observar os eleitos nesse estado. Se os mais votados foram pastores autodenominados evangélicos, esse psb local pode se dar ao luxo de uma política essencialmente anti-petista. Pernambuco é o que há de mais atrasado em política no Nordeste.

  4.  O PSB de Pernambuco, sob a

     O PSB de Pernambuco, sob a liderança de Eduardo Campos, já tinha virado à direita. Para ser mais precisa, desde o rompimento com o governo federal em 2012. Coincidentemente, no mesmo ano em que o Paulo Roberto Costa “pediu para sair” da direção da Petrobrás. Uma outra informãção interessante: Paulo Câmara, Geraldo Júlio e Sileno Guedes eram todos do Tribunal de Contas do Estado, onde a Sra. Renata Campos trabalha.

      Ataques à Marina pelo PT como razão do não apoio?  Contem outra história. Os ataques do Eduardo Campos à Dilma sempre foram impiedosos. Dilma é candidata à reeleição, mas continua no exercício do cargo de Presidente da República. Imgino que isso a limite muito nos debates. Deve ter muitas informações que poderiam calar os afoitos franco atiradores, mas não pode usá-las.

  5. Somente  um dado para análise

    Somente  um dado para análise dos comentaristas…

    Sabem quantos deputados federais do PT foram eleitos em PERNAMBUCO?

     

    Z E R O !!!

  6. O melhor que o PSB

    poderia fazer agora é pedir gentilmente a essa turma da sustentabilidade para sair do partido, não é ? Assim o PSB não quebra a cara, e essa turma vai ter um novo prazo de 1,5 anos para se estabelecer como partido sem também quebrar a cara. 

    Ficando agora em “negociar seus eleitores” por boquinhas, eles estão traindo os mesmos, e perdem totalmente a credibilidade. Já tivemos partidos assim: PRN, PDS, os PCs, … 

    E o PSB será conhecido como o “partido-téxi”, o político entra, vai para algum lugar qualquer e sai – tal como amplamente aventado por essa turma citada.

    Não atendendo o pedido, que sejam expulsos. 

  7. Pernambuco depois de um maciço investimento

    Pernambuco, depois de um maciço investimento por parte de Lula, toma essa decisão política, que a meu ver, bastante equivocada. Será que o povo pernambucano vai embarcar nessa falta de gratidão assombrosa ?

  8. O PSB CAIU NA REDE

    É ISSO, SIMPLES ASSIM, O PSB CAIU NA REDE E, PASMEM, ISSO É CONSIDERADO NATURAL, ECOLÓGICO, NA POLÍTICA NACIONAL. EU NÃO ACHO QUE SEJA ALGO NATURAL E ECOLÓGICO. É SIM A PIOR CONSEQUÊNCIA DA AVENTURA DO PSB AGASALHAR A CARAPANÃ! MARINA QUE SÓ SERVE PARA EVITAR A VITÓRIA DO PT EM PRIMEIRO TURNO, DESSA VEZ SE SUPEROU E AJUDOU TAMBÉM A DESCONSTRUIR A IDENTIDADE DO PSB DE ARRAES, MAS, HÁ MAIS MAIS EM JOGO QUE RJ E PE, NA PARAÍBA, POR EXEMPLO, O GOVERNADOR RICARDO COUTINHO QUE PEDIU VOTOS PARA MARINA, VAI AGORA EM SEGUNDO TURNO, PEDIR VOTOS PARA AÉCIO, CANDIDATO DO SEU OPONENTE CÁSSIO CUNHA LIMA? NO ESPÍRITO SANTO, ONDE PAULO HARTUNG (PMDB) JUNTOU COM CESAR COLNAGO (PSDB) E PEDIU VOTOS PARA AÉCIO, FOI ELEITO EM PRIMEIRO TURNO, DISPUTANDO CONTRA RENATO CASAGRANDE (PSB), QUE PEDIU VOTOS PARA MARINA, VAI AGORA PEDIR VOTOS PARA AÉCIO? E O PRÓPRIO HARTUNG VAI CONTINUAR A PEDIR VOTOS PARA AÉCIO CONTRA MICHEL TEMER? A PRÓPRIA SENADORA ROSE DE FREITAS (PMDB), ELEITA COM 750 MIL VOTOS, VAI PEDIR VOTOS PARA AÉCIO CONTRA MICHEL TEMER? FINALMENTE O QUE VAI FAZER O SKAF?

  9. Não acredito nesse movimento

    Não acredito nesse movimento do PSB de Pernambuco.

    Aécio teve em torno de 6%, os dirigentes sabem que o pernambucano não gosta do PSDB.

    Vão pedir aos seus eleitores votarem em quem eles não gostam?

  10. “Também teria pesado na

    “Também teria pesado na decisão, os ataques desferidos contra Marina Silva, candidata do partido na eleição presidencial.”

    Posso apostar que ninguém do PSB liga nem um pouco para os ataques feitos à Marina que,  é bom esclarecer, não disseram nenhuma mentira, ao contrário apontaram para mentiras que ela estava contando com a maior cara dura. Isso é conversa prá boi dormir do pessoal do PSB prá acobertar os verdadeiros acordos de bastidor com o PSDB. Montaram o balcão de negócios.

  11. Lula, foi-se, não apita mais

    Lula, foi-se, não apita mais nada em Pernambuco. Aliás, as estratégias lulistas deram com os burros n’água nestas eleições. Não acertou uma. Obviamente que o “socialismo” do tal pessebê sempre foi fachada para “jogadas” inescrupulosas a partir da “virada” do (será?) dono do jatinho caixa2 (ah, se houvesse justiça eleitoral neste país). O Brasil é o único lugar no planeta em que neo-liberais (escondidos atrás do social-democrático) “casam” com socialistas e todos vivem felizes para sempre: assim, como se o lobo mau e a chapeuzinho vermelho (mais a vovozinha) juntassem os trapinhos e fossem morar juntos na floresta. Conserva pra brasileiro dormir. Haja paciência. O mesmo do que os gaúchos, para quem o futuro é e sempre será uma volta ao passado (daí suas tradições). Ou como o “apolho” do Luiz Henrique e o Colombo à Dilma em SC: nenhuma palavra, nenhuma fotografia, nenhum santinho, absolutamente nada e, agora, no segundo turno, ó, todos aecitos desde criancinhas (como os “socialistas” bornhausens). Pobre Dilma, podia ter ido para casa na boa.

  12. Aqui em BH o Lacerda já é

    Aqui em BH o Lacerda já é tucano há muito tempo. Se bem que se a Dilma vencer e com a vitória de Pimentel, é capaz dele virar petista. O cara não tem nenhum caráter.

  13. Se isso de fato vier a

    Se isso de fato vier a ocorrer, o PSB passaria , a partir de então, a ser considerado um partido do campo da direita, defensor do neoliberalismo, de políticas entreguistas, etc. É lamentável que a memória de Miguel Arraes, um combativo dirigente nacionalista e de esquerda, seja conspurcada por membros de sua família e por representantes da seção do PSB que ajudou a organizar ( o PSB de Pernambuco, juntamente com o do Rio de Janeiro, eram os únicos que davam a esse partido o direito de ser contado na esquerda). Que os seus membros identificados com a esquerda abandonem, portanto, esse partido e se filiem a outro mais adequado aos seus ideais!

  14. Há pouco ouvi um discurso de

    Há pouco ouvi um discurso de Ricardo Ferraço – PMDB/ES, declarando seu voto em Aécio, enquanto metia o dedo nas feridas da Petrobrás, etc. Fica entendido que o PMDB também está muito dividido para o segundo turno. Mas Dilma só precisa de um pouquinho do restar de Marina, por isso ainda poderá levar o trunfo.

    1. maria

      moro no ES, aqui apesar de ser pequeno é tão ou mais conservador que SP..esse senador é filho de um oligarca político daqui e o PMDB que elegeu Hartung Governador mais uma vez apoiou Aécio..ainda bem que o colégio aqui é bem pequeno..

      1. Essa figura é o tal alcunhado

        Essa figura é o tal alcunhado de Ferracinho “cara de areia mijada”

         e filhote do grileiro paulo hartung. Ainda ouviremos belissimas

        histórias sobre grilagem de terras em Presidente Kennedy.

      2. Paulo Hartung era do PSDB. Já

        Paulo Hartung era do PSDB. Já passou pelo PSB e agora está no PMDB. É dos mais traíras que existem. É um sujeito que só pensa nele e trai que for preciso para se manter no poder.

        Concordo que po ES é um estado tão ou mais conservador que São Paulo.

        No primeiro governo Hartung o Lula adiantou um 400 milhões de royalties de petróleo para que ele iniciasse o governo porque pegou o estado arrasado pelo governo do PSDB de José Ignácio.

        Além de traíra é mal agradecido, para não falar outras coisas. 

  15. PSB “dividido” em Pernambuco:

    PSB “dividido” em Pernambuco: do lado aecista estão um governador e um senador eleitos com mais de 60% votos mais a família de Eduardo Campos e do lado dilmista o Roberto (quem?) Amaral. Faça-me rir!

    Podem colocar a viola no saco e se preparar para 2.018 porque que esta já foi.

    Bye, bye Dilma!

     

    1.  Se está tão certo do By,By

       Se está tão certo do By,By Dilma e isso lhe agrada, bom proveito.

       Mas não se pode negar que o governo Campos foi alltamente favorecido por investimentos federais no governo do PT..Romperam a aliança por razões que algum dia saberemos e trataram de sabotar o partido, que teve um enorme peso no sucesso que ora os Campos desfrutam. Isso tem consequênicas, reveses, é uma lei natural. E uma questão de tempo, um deus implacável.

       Lamento pelo povo brasileiro, em geral, e pernambucano, em particular, pois irão encarar políticas excludentes e recessivas.

  16. Acho muito estranho isto,

    Acho muito estranho isto, pois ontem apareceu uma declaração de Paulo Câmara dizendo que Eduardo Campos não tinha nenhum compromisso em apoiar Aécio no segundo turno. Interpretei isto como uma declaração de voto em Dilma, mas hoje parece que a coisa virou… Será?

  17. E o Maurício Rands, um dos

    E o Maurício Rands, um dos melhores deputados que o PT já teve, saiu do partido, ficou sem legenda e foi servir ao marido da prima no governo. Depois filiou-se ao PSB “terceira via”, Dudu morreu, tentaram Marina e agora virou aecista de carteirinha.

    Parece que os ex-petistas que viraram socialistas, se perderam no meio do caminho, rs.

    1. Duvido

      Duvido, Nilva. Se você quer dizer um dos mais instruidos, está certa. Já melhores, discordo. Não seria mais apropriado dizer “mais aceito pela elite pernambucana”, apesar da sigla PT ( justamente porque apenas a sigla)? Melhor em que, como petista?

  18. Nessa brincadeira, o PT só

    Nessa brincadeira, o PT não elegeu um deputado para a Câmara Federal.

    Fernando Ferro, apesar dos 59 mil votos, ficou de fora.

    Essa “nova politica” ressuscitou todos os fantasmas e elegeu outros trevosos.

  19. Com a palavra o Lula, um

    Com a palavra o Lula, um pernambucano que não faltou ao seu estado. 

    Se eu fosse ele me ocuparia até o final da campanha de dois estados: São Paulo e Pernambuco. Faria questão de alardear neste último a parceria entre o governo estadual e federal que resultou num surto de crescimento até singular num nordeste que cresceu em média mais que o país.

    Lula tem que deixar dessa postura tímida, acanhada e partir mesmo para o “tudo ou nada”. Não dá esse gostinho aos “calabares” das terras pernambucanas. 

    Nunca vi tanta ingratidão na minha vida.

  20. Que mané ataque que nada, a

    Que mané ataque que nada, a Dilma apenas esclareceu as falas truncadas da Osmarina. Ela é que quer se fazer de vidrinho para angariar simpatia dos eleitores. Se ela é tão frágil assim, não podia mesmo ser presidente.

  21. Fora Cabral e fora Alckmin
    Fora Cabral e fora Alckmin foi parar onde? Estão direta ou indiretamente dando as cartas e os bobalhões tomaram pancadas de graça.

  22. PT terá que fazer um trabalho

    PT terá que fazer um trabalho de desconstrução em Pernambuco.

    Mostrar o que o governo federal fez ao estado e também as contradições e traições dos políticos beneficiados.

    Dilma terá a maioria dos votos em Pernambuco, o povo é grato a Lula e votou em Marina pela comoção ao desaparecimento de Eduardo, sem Marina o PT se beneficia.

  23. Parodiando D. Paulo Evaristo

    Parodiando D. Paulo Evaristo Arns: Marina foi uma MÁ LUFADA que passou pelas eleições no Brasil em 2014. Prá ela agora só resta mesmo a Ultra direita, aquela que tanto preza as florestas (devastadas, claro)

  24. o psb rachou mesmo.
    é voto

    o psb rachou mesmo.

    é voto pra todo lado.

    cada interesse se eleva ou se afunda, nessas horas.

    decisivas.

    a ver.

     

     

  25. Jade

    sou baiano  e conheço meu povo, agimos masi pelo coração que pela razão o Nordestino é assim..os pernambucanos não faltar a gratidão ao Lula..pode esperar

     

  26. Marina continua mandando no PSB?

    Marina será acusada de ir “para a direita” se apoiar Aécio, diz Amaral

    http://www.blogdadilma.com/eleicoes/2368-para-a-direita  inShareShare on Thumblr 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Por Fernando Rodrigues –
    Presidente nacional do PSB diz que situação da candidata derrotada é “incômoda”
    O presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, disse na madrugada desta segunda-feira (6.out.2014) que Marina Silva está numa situação “incômoda”.
    Se a terceira colocada na corrida presidencial decidir-se por apoiar Aécio Neves (PSDB) na disputa de segundo turno, pode ser acusada de “ir para a direita”. A frase de Amaral foi dita no programa “Canal Livre”, da TV Bandeirantes.

    Por outro lado, se Marina decidir-se por apoiar Dilma Rousseff (PT), estará indo contra o discurso sobre renovar a política que pregou durante o primeiro turno.

    A provocação de Amaral foi uma reação ao que parece ser o caminho natural de sua candidata a presidente a partir de agora. É que na sua primeira aparição após a derrota, Marina sinalizou que poderia apoiar Aécio Neves.
    Roberto Amaral afirmou que, pelo que conhece de Marina Silva, acha que ela pode acabar não apoiando ninguém no segundo turno –e aí seria classificada de “omissa”.

    A neutralidade de Marina é o desejo maior do PT e de Dilma Rousseff, pois assim ficaria mais fácil para a candidata à reeleição “pescar” apoios entre os eleitores marinistas.

    O presidente do PSB disse ter conversado com a candidata pessebista no final do domingo (5.out.2014). “Eu estava mais deprimido do que ela”, declarou. Marina “estava alegre e disse que foi além” do que as condições política permitiam.
    Amaral e Marina combinaram de tentar anunciar uma posição conjunta ao longo desta semana. Mas o dirigente do PSB declara ser possível que o partido e o grupo liderado por Marina, a Rede, tenham posições divergentes. O objetivo, entretanto, é buscar um consenso.

    No programa da TV Bandeirantes, Amaral fez uma brincadeira com o tucano Andrea Matarazzo, que também estava presente ao “Canal Livre”. Ao comentar o fato de Aécio Neves não ter ido tão bem Minas Gerais, Amaral observou: “É quem em Minas o Aécio é bem conhecido”.

    Nesta segunda e terça-feira, Amaral pretende consultar líderes do PSB, sobretudo os governadores da legenda –os atuais, os que foram eleitos e os candidatos que vão disputar o segundo turno. Na quarta-feira (8.out.2014), o partido fará uma reunião da sua Executiva Nacional em Brasília, quando a decisão sobre o segundo turno presidencial deve ser anunciada.

  27. Este foi um dos estados mais

    Este foi um dos estados mais beneficiados pelo governo petista, se não O mais beneficiado. Será que se o Aécio vencer, continuará assim ou voltarão aos velhos tempos do FHC, aquele que odeia nordestinos.

     

  28. Equívocos sobre o “Holmem Cordial”, o voto em indivíduos, não em

    Equívocos sobre o entendimento de o “Homem Cordial”, Roberto Martins, em seu blog, nos chama atenção quanto ao tão mal interpretado “Homem Cordial” , de Sérgio B. de Hollanda. (Sim, Chico de Buarque se disse o homem cordial no sentido do pai: o homem levado pelo “cordis”, que se comporta mais, e muitíssimo mais pela emoção do que pela razão, artista que é. E, pela emoção, também é levado a ações de violência, a delicadeza de coronéis e neocoronéis e a subserviência fatalista a eles, uma das faces do jeitinho brasileiro. Esou citando Roberto Martins, ácido crítico de coisas do bairrismo e fortíssimo provincianismo recifense e pernambucano: o recifense e o pernambucano elegeram indivíduos, não partidos A ou B (vejam-se os resultados pra governador “herdeiro” de outro indivíduo Eduardo Campos, e a votação de Marina, individuo, reforçado pelo anti-petismo realimentado ao absurdo pelo PT local e pela Direção Nacional desastrada. O voto “na pessoa” reflete, entõa, profundo atraso na nossa democracia, não tanto de partidos (pouco influi gostar ou não gostar dessa ou daquela sigla, é oposição ao indivídulo Dilma, mas é também, claro, o “PT Nunca Mais” (em q a midia influiu durante anos e anos). Nem é bom lembrar o  lava-roupas público de baixissmo nível, nada a ver com debate, nem crítica, nem autocrítica, na passada escolha de candidato à prefeitura do Recife).  Roberto Martins é sociólogo, desses marxistas extremamente erudito e, por isso memos, não ortodoxo, pediu aposentadoria da UFPE por discordar da política sobre as universidades no tempo de FHC.

  29. Vale Tudo

    Como a direita fala, vale tudo para tirar o PT do poder. Devem estar prometendo mundos e fundos a quem estiver disposto e acreditar nestas promessas.

    Levarão um “sinto muito, agora é tarde” tão logo o PSDB assuma. 

    A população que conseguiu melhorar seu padrão de vida irá ter que enfrentar a velha situação de desemprego e juros altos (esqueça comprar carro ou imóvel). Vão trabalhar para sobreviver, e só. O  propagado aumento dos juros, já defendido pela equipe econômica do Aécio irá paralizar a atividade produtiva deste país, pois a grande parte do que é adquirido no país é por prestação.

    Antevejo um mundo tenebroso pela frente caso o PT saia do governo. Será uma traição imensurável de parte da população, onde todos pagarão o preço.

  30. Socialista

    O PSB foi socialista, ao menos em certo ponto, até Arraes. Depois, o socialista do nome virou apenas um enfeite. Agora, se tivessem mesmo respeito ao eleitor, deveriam tirar esse adjetivo do nome.

  31. Traição!

    Se a maioria do povo pernambucano cair nessa lábia aéciomarinista, será um dos casos de ingratidão política mais emblemáticos e cruéis na nossa era republicana, uma punhalada covarde nas costas do Lula.

     

  32. Nos tempos de FHC/Maciel,

    Nos tempos de FHC/Maciel, Pernambuco nao recebeu investimentos nem de Fabrica de Pipocas.

    como Pernambucano vamos trabalhar pela vitoria de Dilma.

     

  33. Na boa, não estou nem um

    Na boa, não estou nem um pouco preocupado com esse apoio do PSB de Pernambuco ao Aécio.

    É só o Lula dá um rolé por aquelas banda e abrir a boca que já era.

    Duvido que pelos menos uns 60% dos eleitores não votarão no Lula/Dilma.

    Eleição estadual é diferente de eleição para presidente.

    Farinha pouco meu pirão primeiro.

    Quando os Pernambucanos perceberem que podem mexer nos seus bolsos , irão votar em peso na Dilma.

    E mais, a Marina não está com essa bola toda em Pernambuco.

    Os votos da Marina no estado são votos emocionais.

    1. Tem é que usar o horário

      Tem é que usar o horário eleitoral e mostrar o que os aecistas falam dos nordestinos nas redes mas colocando peso em Pernambuco… olhem aí o que o PSDDB do Aecio, aquele do pessoal do mensalão ( mensalão pode e deve ser usado por todos os partidos contra todos eles; dá para associar qq candidato a um dos três mensalões; taca só mensalão e pronto ) fala de vcs, povo de Pernambuco! Daí pegue o vídeo de Eduardo Campos falando de Dilma na campanha anterior e bota lá… agora veja o que Eduardo Campos falava de Dilma… Tem que jogar de acordo com as regras do jogo.

      1. Há dois porém que ninguém está atentando

        Cristiana,

        É por aí mesmo e um porém, aliás dois, a saber: o primeiro é a bandeira da revisão das nossas leis penais que Aécio tem assumido de forma consistente e a Dilma não falou absolutamente nada (o pacote de segurança dela não tem nada a ver com a impunidade que beneficia os que atentam contra a vida) um discurso que elegeu Caiado (DEM) Senador em Goiás e a maior parte da Câmara e Assembleia ligados a Marconi Perillo, e quase extinguiu o PT que nada falou na campanha e é visto também por isto como protetor de criminoso e, o segundo porém são os aposentados ( 8 a 10 milhões) que recebem mais que um salário mínimo e o Aécio se comprometeu com eles no último debate (lembra-se?) de revisar o fator previdenciário que vem lhes achatando a renda. Então, dos dois porém, este último foi quem o alavancou na última hora, certo?!

      2. Tomara que o João Santana

        Tomara que o João Santana tenha essas mesmas ideias… Lula lá, em sua terra de origem, e Campos como cria política de Lula e, claro, de Arraes.

        1. A gente tem que ir pra luta

          A gente tem que ir pra luta Jair; de boa, TSE e MP que se danem ( não oficialmente; tem que fingir que não entendeu; que tá respeitando ) faz o que que quer, o que acha que depois a gente paga a multa. Vai metendo lá o fulano do mensalão; o sicrano da Petrbrás; que se dane se não é; a gente consegue linkar )… ah mas o partdo tal foi notificado… finge que não viu e declara que jamais recebeu qq notificação… é assim que funciona com tudo; sempre foi assim. O PT quis consertar e aí o MP e Judiciário sambaram nas nossas cabeças. Troca uma letra do nome; um número do endereço… é assim que funciona; o judiciário ESPERA por isso. Se der, ruim, paga… o preço a pagar é sempre, infinitamente menor que o imposto pel decisão judicial. tem que armar e pagar o preço do abafa; nunca foi diferente. A gente tem que inventar e pagar o valor da invenção, ou melhor, cobrir o valor do desmentido. ( eu sei que não é legal mas daqui para frente só posto o que acontece; tô de saco cheio de espetáculo. )

      3. Estás sonhando, Cristiana.

        A viúva de Eduardo jamais permitirá que o PT use a imagem de Eduardo em sua propaganda. É incrível! Se Eduardo era um governador bem avaliado – embora não fosse nem de longe um mito; esse mito foi construído pós-mortem à base da mais xula apelação – deve em grande parte, mas em muito grande parte mesmo – e os pernambucanos sempre perceberam isso – ao governo federal, ou seja, ao governo do PT, a Lula/Dilma. Esse senador eleito de m*, Fernando Bezerra Coelho, um coronelzinho da oligarquia sertaneja, se elegeu brandindo obras do governo Dilma, do qual foi ministro. E essa gentinha tem coragem de apoiar Aécio? Isso pra não falar que eles fazem parte do Partido Socialista Brasileiro! Apoiar Aécio???

        Tá muito duro ser pernambucana no momento. Sempre fui tão orgulhosa do meu estado… No momento eu preferia ser baiana ou cearense (nunca pensei em dizer isso!). Pior só mesmo se eu fosse paulista (nós pernambucanos podemos pelo menos dizer que estas eleições estão sendo sui generis devido à consternação gerada pela morte brutal do coronelzinho do asfalto; já os paulistas, esses têm um problema crônico).     

    2. Caro Gílson, anote aí: Dilma

      Caro Gílson, anote aí: Dilma terá entre 68% e 70% dos votos em Pernambuco. Aécio teve 5,92% dos votos no Estado no primeiro turno. Acredito que ele alcançará no máximo, 32% dos votos no segundo turno, o que já é muito pela votação que teve no primeiro.

  34. Independente do apoio do PSB,

    Independente do apoio do PSB, a Dilma terá de 10 a 11 milhões de votos de Marina, dos 22 milhões e meio que ela conquistou no primeiro turno,  e mais uns 2 milhões dos nanicos e será reeleita.

  35. Traição dessa familia hein! Quanta vergonha Arraes não iria ter!

    Traição do PSB E PSDB é mais que previsível, a  mim não chocou porque vejo que o que está prevalecendo é o Poder pelo poder e não pq pensassem em melhorar a vida do povo de pernambuco e do Brasil. O desenvolvimento a olhos vistos nos anos do governo Lula e Dilma foi coisa nunca vista na história de Pernambuco, ache ruim quem quiser. Mas é fato, e se Aecinho e FHC e asseclas tomarem as rédeas aí vamos ver o que é retrocesso e atraso, como sempre foi com essa turma que vende o país aos EUA e não se importa com a vida do povo brasileiro. O país de FHC não incentivava os estudos como Lula e  Dilma incentivam, hoje não estuda quem não quer.  

  36. Persuadir ou convencer? Distinção possível no embate leitoral.

    Este texto não se aprofunda mais do que a abordagem comparativa entre as duas personalidades políticas; Aécio e Dilma.

     

    Temos dois candidatos, um é formado na mais clássica escola grega, e a outra é gerentona, pouco eloquente e mais objetiva.

     

    Aécio Neves é eloquente, retórico e possui uma oratória bem desenvolvida, parece ter saído direto das escolas sofistas da Grécia Antiga. É o típico arquétipo do político que agrada a classe média mais clássica brasileira, digamos assim. Todo o seu conjunto remete a uma experiência estética agradável, passa a ideia de bom gestor. A dicção falha às vezes, talvez o nervosismo ou qualquer outro problema, mas o fato que Aécio parece brilhar a olhos específicos um futuro promissor. É o candidato do popular classe média, dos estudantes das “PUCs” da vida, o homem com domínio de discurso e poder persuasivo, mas não convincente; este é seu problema. Explico.

     

    Muitos filósofos fazem a distinção entre persuasão e convencimento. No primeiro conceito, o de persuasão, a tentativa é de levar a crer sem, no entanto, saber de fato. Pode parecer que se trata de convencer alguém, mas é aí que ocorre a distinção, pois levar a crer sem saber pode ser desmascarado no caminho, daí, esse desmascaramento que passa sim a significar o convencimento de que há algo faltando no discurso persuasivo.

     

    Portanto, convencer parece se relacionar mais com a verdade dos fatos. No convencimento é necessário que exista uma evidência mais forte, uma materialidade mais substancial, algo mais empírico do que ideias e argumentações, muitas sofistas, diga-se, nos discursos persuasivos. E é o convencimento o ponto forte de Dilma Rousseff, mas não apenas pelo discurso. Entenda.

     

    As comparações de administrações são livres e independentes dos discursos mais elaborados, pois exigem apenas a verificação, a evidência empírica. Embora Dilma tenha mais dificuldades na retórica, ela apresenta resultados em seu governo que são incontestes quando devemos ajuizar o desempenho político e administrativo de um governante. Redução da pobreza, eliminação do mapa da fome da ONU, crescimento econômico, enfim, serão comparações exigidas pelo eleitorado, e que se distanciam em muito das simples construções da retórica, exigindo, também, menor reflexão, pois basta ver os números. Aécio, portanto, precisa mais do que sua retórica e oratória, mas ele não está sozinho nessa.

     

    Junto a sua candidatura, que representa interesses neoliberais, está uma máquina partidária tremenda, que é a grande imprensa no Brasil. Durante longo periodo, a grande imprensa inflou os escândalos contra o governo Dilma, e conseguiu produzir um imaginário comum, pouco honesto, e que só coopta os menos desavisados. Digo pouco honesto, pois apresenta seletividade nas denúncias de corrupção. A ideologia dominante de pequenos grupos familiares, que são as famílias donas dos meios de comunicação, povoa os discursos contra o PT e esquece os escândalos do PSDB e aliados, fazendo parecer que votar no outro seria acabar com a corrupção. Ora, quem consegue acreditar nisso? Só sendo idiota, ou então, hipócrita e cúmplice da própria corrupção, pois sabe que tanto PT quanto PSDB romperam os princípios da ética e da moral que regulam as atividades políticas. Daí que o discurso “fora Dilma, fora PT” não se enraíza racionalmente, mas apenas de forma emocional e hipócrita, pois vota no outro, mas tampa a visão do quanto este outro também já se corrompeu ou é corrompido, revelando, assim, a pouca honestidade do eleitor, tanto em relação ao sistema como em relação consigo mesmo.

     

    É claro que é proposital essa campanha da grande imprensa, pois ela defende, a partir daqui de dentro de nosso próprio país, interesses neoliberais e estrangeiros, sobretudo agora, com a imensa riqueza do pré-sal. Impossível alguém não ter consciência de que os EUA têm um olho enorme nisso, até no Iraque eles produziram uma guerra covarde atrás do óleo de lá, por que abandonariam o interesse no óleo daqui?

     

    Bom, mas o fato é que até essa construção midiática de ódio ao PT e fora Dilma também está sob o crivo do eleitorado, não só os dois candidatos, mas a lisura e o caráter da grande imprensa que se expõe deliberadamente na tentativa de ser o fiel da balança. Pode dar certo, mas pode ser mais um grande fracasso, e no caso de um fracasso, a imprensa vai ter que se restituir. Para isso, lançará mão da técnica de trabalhar ódio à política de modo mais geral, ao mesmo tempo em que despolitiza a própria discussão, e se faz aparecer à inteligência média de que ela, a imprensa, é o parâmetro para depositar a confiança nas vigilâncias das ações dos políticos, porém, como se ela nunca tivesse apoiado golpes e agido de forma partidária, sendo até irresponsável com a República, fugindo totalmente do campo da neutralidade, como fez ao diminuir a importância histórica do Brasil ter saído do mapa da fome da ONU. Isso só revela qual o nível de amor à pátria possuem esses grupos midiáticos, lamenta-se profundamente este estelionato do falso jornalismo. 

     

    Por fim, o que restará mesmo é o embate entre Aécio, o retórico, o orador típico da paideia grega e, Dilma, a gerentona pouco eloquente. Ou seja, entre persuasão ou convencimento. Façam as suas apostas, eu já fiz a minha, e esta se baseia na melhora da avaliação no crivo do eleitorado. Acredito, e sempre acreditei, que o eleitor está mais racional, e isso desconstroi por completo a visão preconceituosa de que o eleitor que vota neste ou naquele candidato(a) é ignorante. Não, minha aposta está no fator empírico e sua posterior racionalidade, está no poder de convencimento, e não no de persuasão, sem, no entanto, enganar-me a mim mesmo, sei bem o quanto o sistema venal político do mundo inteiro é capaz de corromper qualquer partido.

    Abraços em todos, votem com consciência.

  37. Não menosprezem o poder de

    Não menosprezem o poder de Campos em Pernambuco.. o pernambucano é um povo religioso, e tem um morto-santificado em todas as esquinas falando: votem em Camara. Deu certo. Dará também com Aécio. O Lula tem que ir lá mesmo resolver essa parada.

  38. 32 Manchetes dos tempos do PSDB no Governo

    Para que os mais JOVENS descubram o que foi e para os mais velhos refrescarem a memória : 

    por Thiago dos Reis

    Retirado de: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/05/26/tem-saudade-do-fantasma-fhc-lembra-do-que-ele-fez/#.VDJrjlA42tU.facebook


    É como fizeram com a Vale do Rio Doce já faziam com a Petrobrás: encolhem a empresa para que ela desvalorize e seja mais fácil para vender barato.


    Além de tudo FHC quase acabou com o plano Real.

    http://plantaobrasil.com.br/news.asp?nID=82131

  39. O que tinha jurado ser ex-

    O que tinha jurado ser ex- pólítico, o coronel cearense tasso jereissati, foi eleito no Ceará. Pessoas amigas que moram no esatdo, disseram que rolou muita grana pelo interior para ele se eleger. Parece, para os bicudos, que grana doada em época de eleição, tem melhor efeito do que oferecer  programas que possam dar dignidade e possibilidade de crescimento social. E, assim, a política coronelesca se perpetua. O grande problema, que será dificílimo de resolver, é a libertadora politização. Com os meios de comunicação, com seus programas de merda e seus representantes almofadas e sonegadores, fica muito, muito dificil se conseguir  em  um país continental como o nosso. Outro dia, na faculdade, um colega, oriundo do PROUNI, veio falar comigo e me perguntou o que que eu achava do pmdb, porque ele estava pensando em votar em partido que fizesse alguma coisa pela educação. Perguntei para ele sobre o pedro simom, se ele vui esse senhor fazer alguma coisa pela educação? Admitiu que não. Então disse que o pmdb é assim, participa de todos os governos, mas NUNCA fez NADA de BOM pela educação, pelo contrário.  A despolitização é tão grande, que ele não pecebeu que o PROUNI é um INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO. Então, lembrei que o PROUNI era do ÚNICO partido que ousou investir em educação no país. Estou levando para a aula o que o colega ai postou sobre o desgoverno tucano,  porque, mesmo que fales para  entrarem em saites independentes(dou os nomes)eles parecem ter preguiça de querer saber mais do que já se informam nos saites de “figurinhas” globais. Mesmo sabendo de todos os programas  para a educação(funcionando em pleno vapor) desse governo, eles não conseguem relacionar os programas com o governo atual. Sim, falta de comunicação, mas, se esperarmos que a oligarquia midiática dê esse tipo de informação, já é demais, né? Percebo que essa geração não passa de consumidor, descartador, copiador e tem uma enorme preguiça de pensar. Na faculdade, 99,9%, jovens ou não, não sabem nada sobre o próprio país. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador