PSB sonda Marta Suplicy com aval de Alckmin

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O jornal Valor Econômico publicou nesta segunda-feira (9) que a senadora Marta Suplicy, do PT, é procurada pelo PSB, sigla do ex-presidenciável Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo no litoral paulista durante a última disputa presidencial. Marta vem dando sinais de que quer mudar de partido para disputar a prefeitura de São Paulo em 2016. Nesse cenário, o PSB ofereceria a legenda à petista, que concorreria contra Fernando Haddad, atual prefeito, entre outros postulantes.

O articulador dessa aliança é o vice-governador de São Paulo e presidente estadual do PSB, Márcio França, que atual, de acordo com o Valor, com aval do governador Geraldo Alckmin (PSDB). O tucano, que tem pretensões presidenciais em 2018, estaria de olho em dificultar o caminho para potenciais concorrentes internos, como o senador José Serra (PSDB).

A matemática é simples: Marta pensou em ir ao PMDB, mas Haddad se aproximou de Gabriel Chalita e deve colocar o novo secretário de Educação como seu candidato a vice em 2016, enterrando uma chapa majoritária do PMDB e fechando as portas para Marta. No PSB, que é um partido que caminha com o PSDB no plano estadual há anos, Marta polarizaria a disputa contando com a boa vontade de Alckmin nos bastidores, “especialmente se o candidato do PSDB ao cargo for um nome ligado ao senador José Serra”. O candidato de Serra derrotado daria certa folga à Alckmin na briga – que ainda conta com Aécio Neves – dentro do próprio partido para ser o próximo presidenciável.

Para o PSB, Marta seria um bom quadro, com potencial para entregar ao partido a prefeitura da Capital paulista, o maior colégio eleitoral do País. Por enquanto, o PSB detém, de destacável, as prefeituras de Belo Horizonte e Recife.

O obstáculo à negociação será Marta sair do PT sem perder o mandato. A petista terá de provar que foi perseguida dentro da própria legenda, para migrar sem ferir a lei de fidelidade partidária. Por outro lado, o PT vem tentando abrir diálogo com a ex-prefeitura, a ponto de indicar que ela pode ser a candidata a governadora de 2018. Mas a senadora vem dizendo em diversas entrevistas que está cansada de confiar nas promessas de caciques petistas e, no final, ser preterida em eleições para cargos do Executivo.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Marta está certíssima

    Marta foi preterida pelo PT, fato. Grande virtude de  Marta, e defeito também, é ser sincera e respeitar suas convicções. Ela foi melhor prefeita que esse que está aí, pelo qual foi preterida (e Zarattini também) e agora está aí ele já votado o pior prefeito do país, baixa popularidade,  e quem mora lá em SP sabe como a cidade está ao sabor dos rompantes amalucados do Prefeito. Havia três anos que eu não ia a SP e fiquei espantado com a baixa qualidade de vida e aquelas pistas de bicicleta sem ninguém. E o malandro – repetindo os erros de Dilma – já está vendendo-se pela reeleição. Lula, excelente presidente, errou duas vezes e hoje dói, porém concordo com o PIG: Dilma e esse tal de Haddad não têm nível nem equilíbrio psicológico para tão difíceis funções – são dois postes, mesmo!

  2. Não há dúvida que a história

    Não há dúvida que a história o PSB tem tudo para abrigar a Marta. O seu maior líder recente Eduardo Campos tem uma biografia que se adequa exemplarmente a quem quer que queira trair o PT.

    Então a Dona Marta está enojada do PT e vai se juntar aos honestíssimos e fidelíssimos políticos do Psb. E sob o guarda chuva do Alckmim, este puro político paulista. Uma desculpa a Marta tem: ela se informa pelos jornais brasileiros e pode não saber o que a gente sabe destes políticos lendo os blogs sujos.

  3. Tá bom!!! Reclama do PT e vai
    Tá bom!!! Reclama do PT e vai confiar em promessa da rucanalha de Aecínico? Porque o PT está fazendo tanta questão desta coxinha recém saída do armário?
    Ela está provocando para depois declarar-se perseguida.
    Cuidado dona Marta, lembre-se das palavras do saudoso Brizola: “A política adora traição mas detesta os traidores.”
    Ela deveria convidar os Ali Kamelos Marinhos, a tucanada golpista, gorda e alta plumagem, e todas as socialites que não lavam mais os cabelos diariamente, para que lotassem o helicoca e algum avião sem dono, para junto com Alckimin irem plantar tamareiras e damascos no deserto de Cantareira.

    Em Minas e diz: pau que nasce torto, morre torto.

        1. Não se enxerga

          Falou o troll que só faz postar atques raivosos contra o PT, respondendo a outro troll que só uso o discurso de ódio contra o partido.

          Tucano é mesmo um bicho esquisito, deve ser o bico grande ou o crânio minúsculo, mas eles não enxergam próprio rabo…

  4. Meu respeito por alguns

    Meu respeito por alguns dissidentes do PT é imorredouro. As duas Luizas – Erundina e Fontenele -, por exemplo. Esta última eleita a primeira mulher prefeita de uma Capital(Fortaleza-1985) e a segunda ex-prefeita de São Paulo e atualmente parlamentar, são merecedoras até hoje da minha admiração. 

    Agora essa senhora aí, não. Sua dissidência não foi por razões  políticas nem ideológicas. Mas puramente pessoais. 

    Por mim, já vai tarde. 

  5. Ganhar a eleição de Haddad em

    Ganhar a eleição de Haddad em 2016 é capote, pule de dez. Fernando Haddad disputa com Celso Pitta, beiço a beiço, qual foi o pior prefeito paulistano em todos os tenpos.

    Pedala Fernandinho.

     

    1. vamos ver.

      Vamos ver, nçao conte com o ovo antes de sair do cu da galinha. Tem muita água pra passar de baixo dessa ponte e muita água já passando,.

  6. A única chance da Marta é um

    A única chance da Marta é um 2º turno contra o PT, pelo anti-petismo tucanistanista. Única!!!!

    Martinha, ele tem filhos?, não tem voto nenhum em São Paulo. E é isso que faz ela sofrer. Tenta terceirizar a culpa no partido que não a apoia, mas…

    Aqui é tucanistão, ela foi um símbolo do PT na cidade e se queimou totalmente na base dela quando chamou o Kassab de viado em plena campanha. Coisa que ela também se esquiva dizendo que foi  o marqueteiro e não ela. pouco importa, marta não tem voto nem de petista, quto mais de antipetista.

    É balão de ensaio contra o Haddad.

  7. Coitadinha de Erundina,

    Coitadinha de Erundina, ninguém vai consutá-la? Essas duas não se bicam, todo mundo sabe disso. 

    Marta, querida, devolve o mandato! Vai se eleger só com seus belos olhos.

  8. Vai ser muito gaiato…


    Vai ser muito gaiato ver Çerra moer a madama quando a moça não tão moça assim vir a se tornar uma mínima ameaça ao Nosferatu de Sumpa. O bicho é mau e vingativo feito o Cujo!

    Só para recordar e refrescar a memória da moça: – quando ela se separou do pai do Supla, uma questão de foro íntimo que só a ela e o Suplicy interessava, a mídia direitaça ao saber que tinha pintado na área um argentino e marcado um gol com bola e tudo, o nome mais brando que se escutava nas rádios das terras bandeirantes era o de santa. Tomou pancada de todo jeito. E agora que virou cristã nova da direita ao escolher o mais curto atalho do momento que é execrar o PT, ela virou arroz de festa no pig.

    Será que o chuchú deu um copinho d’água do Cantareira prá dondoca beber e ela se deslumbrou de vez?

    Martita, quando vosmecê tiver servido aos propósitos dos seus novos amigos da direita eles vão lhe dar um balão que você não distinguirá mais higienópolis de Capão Redondo! Vai ficar sem noção de vez!

    Ou então, como uma ex-petista torne-se, para todos efeitos, um reluzente bode, digo, uma cabra espiatória da tucanalha num momento certo, afinal, lembrando o chefe de polícia de Casablanca será sempre um dos “suspeitos de sempre”. Vai ter seu momento de palito de fósforo: esquenta cabeça, brilha por um segundo e acaba! Não serve mais para nada.

    E vai ser bem feito! Vice, madama?

  9. Marta fez uma excelente

    Marta fez uma excelente administração na prefeitura de São Paulo, principalmente porque estava alinhada com o projeto político de inclusão social do PT.

    Infelizmente nos últimos anos ela foi dando cada vez mais atenção ao seu projeto político pessoal do que ao do PT.

    Acho normal ela sair o partido, mas não da forma como está fazendo. Ela está desdizendo tudo que afirmava há pouco tempo atrás. É impossível não perguntar em que momento ela mentiu, se antes quando defendia o partido ou agora quando o ataca. Seja como for é difícil não concluir que em algum momento ela usou de falsidade.

    Quando vemos ela procurando alinhar-se a um projeto político oposto ao que ela implantou em sua administração na prefeitura paulistana e procurar alinhar-se com políticos que a atacaram de forma virulenta e feroz tanto no aspecto pessoal quanto (e essse é o princípal) no ideológico, forma-se um forte conjunto de evidências indicando que seu movimento atual é motivado por oportunismo e ambição pessoal.

    Mesmo condenando o modo como resolveu sair, que lamento ter de admitir, é o pior possível, não quero me focar em criticar e condenar ela. Acho que Marta não é a principal preocupação de Haddad, que deve se concentrar em comunicar as realizações de seu governo, pois é isso que vai fazer a diferença nas eleições.

    Marta está se queimando completamente e não vai conseguir nada com isso. No máximo será um instrumento de ataques ao PT enquanto for útil à direita para tal finalidade. É mais um político (no caso uma política) que queimou sua credibilidade por vaidade e ambição pessoal.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador