PSDB confirma candidatura de Geraldo Alckmin no dia 29

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O PSDB divulgou nesta segunda-feira (16) que a convenção que vai homologar a candidatura do atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para a disputa eleitoral deste ano acontecerá no domingo, 29 de junho. O local do evento será o Centro de Exposição Imigrantes, com início previsto para as 9h.

Alckmin, que desponta com 44% dos votos válidos na primeira sondagem Datafolha, buscará a reeleição em outubro. O tucano deve revelar, no mesmo dia, quem será o candidato a vice-governador em sua chapa. Isso porque o Tribunal Superior Eleitoral estabelece como prazo máximo o dia 30 de junho para a definição.

O tucano terá como principais adversários o empresário Paulo Skaf (PMDB), que soma 21% das intenções de voto, e Alexandre Padilha (PT), com 3%. Ambos tiveram a candidatura homologada nos dias 14 e 15 de junho, respectivamente.

Gilberto Kassab também aparece nas sondagens, com 5% dos votos válidos. Porém, Alckmin ainda flerta com o PSD, na tentativa de ter o ex-prefeito de São Paulo como postulante a vice-governador.

Para o PSD em São Paulo, a aliança com os tucanos funcionaria como uma escada para a candidatura de Kassab ao governo do Estado em 2018. Porém, Kassab deixa claro que as tratativas não colocam em xeque o apoio de 90% da legenda à reeleição de Dilma Rousseff (PT). A convenção nacional do PSD para referendar a parceria com os petistas acontecerá no dia 25 de junho, em Brasília.

Fator PSB

Na discussão sobre o candidato a vice, entretanto, pode pesar para o PSDB de São Paulo a parceria formada recentemente com o PSB. O partido do presidenciável Eduardo Campos deixou de lançar nome próprio em um dos maiores colégios eleitorais do país para apoiar a Alckmin, gerando um racha com o grupo de Marina Silva. Em troca, os pessebistas esperam que o governador aceite o deputado federal Márcio França como vice. Na convenção estadual do dia 21 de junho, a aliança com os tucanos deve ser ratificada.

Terceiro mandato cheio

Se eleito, Alckmin iniciará, em janeiro de 2015, o seu terceiro período cheio no comando do Palácio dos Bandeirantes. Além do atual mandato, o tucano ocupou o Executivo entre 2002 e 2006. Ele também foi vice-governador entre 1995 e 2001, e assumiu como governador até a eleição seguinte, em função da morte de Mário Covas.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nao da pra caprichar nesse

    Nao da pra caprichar nesse chamada um pouco mais?  Se fosse eu ia ser “PSDB confirma candidatura menos pior”!

  2. Não consigo acreditar que a

    Não consigo acreditar que a população de SP, politizada que é, vai reeleger o Alkimin.

    Nas últimas eleições ele ganhou por pouco, acho que a diferença foi algo em torno de 1%.

    Depois que tudo que esse governo do PSDB vem fazendo em SP há 20 anos, vou te contar, se o cidadão for reeleito…

    Vão ser burros assim lá na casa do c… ah! deixa prá lá.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador