PSDB recebeu proposta ilegal para disparar mensagens para 80 milhões no WhatsApp

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – O PSDB recebeu uma oferta de uma empresa que prometeu disparar no WhatsApp mensagens em favor de uma candidata do partido, usando uma base de dados que atingiria 80 milhões de pessoas. 
 
A revelação foi feita pelo consultor de marketing digital da campanha de Geraldo Alckmin, Marcelo Vitorino, ao Globo. Ele disse ao jornal que tomou a decisão de tornar a oferta pública para alertar para o uso indevido do WhatsApp durante as eleições de 2018.
 
A legislação eleitoral permite que candidatos e partidos utilizem as redes sociais para enviar mensagens aos eleitores cadastrados em base de dados do próprio partido ou candidato. Mas utilizar base de terceiros é proibido, segundo a reportagem.
 
Isto porque as empresas que oferecem esse serviço podem ter construído a base de dados por meios ilícitos. Cobradoras ou funcionários de operadoras telefônicas podem ter vazado ou vendido números de telefone clandestinamente.
 
Na quarta (18), a Folha de S. Paulo revelou que empresas estão disparando mensagens contra o PT no WhatsApp, beneficiando a campanha de Jair Bolsonaro. Além de ser uma operação ilegal, porque doação empresarial foi proibida no Brasil, não há como saber se a base de dados utilizada também é irregular.
 
Segundo O Globo, o consultor do PSDB não revelou qual seria o valor do serviço ofertado pela agência DOT Group. 
 
Procurada, a agência negou que tenha prometido uma base própria de contatos que alcance de 80 milhões de pessoas. O representante da empresa afirmou que a ideia era utilizar a lista do partido, que seria de 4 milhões de pessoas.
 
Leia mais aqui.
 
https://oglobo.globo.com/brasil/ao-psdb-agencia-ofereceu-80-milhoes-de-disparos-ilegais-pelo-whatsapp-23167620
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E o PSDB vai ficar em cima do

    E o PSDB vai ficar em cima do muro

     

    Uma vez que Bolsonaro foi beneficiado pela fraude, e o seguramente o PSDB foi o mais prejudicado, eles não vão também solicitar a impugnação da candidatura do Bolsonaro?

    Ou vou ficar em cima do muro, para depois compor com o COISO e ganhar algumas pastas no ministério ditadorial?

     

     

  2. No ninho dos Mafagafos com muitos Mafagafinhos

    À noite, contemplando essas maravilhas do Universo, essa obra incomparável do TodoPoderoso… é que podemos perceber…  a insignificância dos civis” — apoteose militar, narrada por Millôr Fernandes.

     

    Nassf: já te disse que no reino do Príncipe de Paris, de 1994 até hoje,  tirando dona Ruth, Betinho e umas 6 outras pessoas tudo foi (e continua) podre. Grande bando, aqui e ali aparecendo um safado de expressão semelhante. A quadrilha perfeita, que inspirou o PCC e o CV. Essa de 80 milhões, você esqueceu de dizer que eram em US$, direto das Ilhas Cahimãs. Mas como os verdeolivas (e assemelhados) só têm olhos para seus próprios umbigos, isto até que é bom. Verdadeira aula de locupletamento e civismo. E prometem seguir à risca os ensinamentos da Casa real.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador