PSOL escolhe Randolfe Rodrigues como candidato para eleições presidenciais

Sugerido por Assis Ribeiro

Da Agência Brasil

PSOL escolhe presidente e candidato às eleições presidenciais de 2014

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
 
Brasília – O 4º Congresso Nacional do PSOL elegeu hoje (1º) como presidente da legenda Luiz Araújo, professor substituto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e assessor da liderança do partido no Senado. Araújo, que concorreu com candidatos de duas chapas, é mestre em políticas públicas em educação pela UnB. Além disso, foi secretário de Educação de Belém, entre 1997 e 2002, e presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2003 e 2004. Ele vai substituir o deputado federal Ivan Valente (SP).
 
Os quase 400 delegados do PSOL, que estão desde sexta-feira (29) na cidade goiana de Luziânia, também escolheram o senador do Amapá Randolfe Rodrigues como candidato do partido para as eleições presidenciais de 2014. Concorreu também a ex-deputada federal pelo Rio Grande do Sul Luciana Genro, filha do atual governador do estado, Tarso Genro. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as legendas têm entre 10 e 30 de junho de 2014 para realizar as convenções partidárias que oficializarão os candidatos e coligações para as eleições de outubro do ano que vem.

 
Segundo a assessoria do PSOL, cerca de 600 militantes participaram do encontro, entre delegados e observadores eleitos nos congressos estaduais de todas as regiões do país. O evento, realizado este ano no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), ocorre a cada dois anos
 
Além da escolha do novo presidente do partido e do candidato à Presidência, o Congresso também aprovou resoluções sobre conjuntura nacional e internacional e a atuação da legenda para os próximos anos.

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

André LB

- 2013-12-03 12:49:15

  Hahahaha! Tanto você se

  Hahahaha! Tanto você se preocupa com o que eu penso - e não sou o único a pensar assim - que correu vir responder.

 

Ao contrário do que pode parecer, acho que isso mostra algum valor em você, diferente desse história de "tô nem aí".

  Duas rebatidas para você: se seu compromisso é com a coerência, por que você defende algo como - por exemplo - o apoio de Plínio ao Serra e condena o apoio de Maluf ao Haddad? Plínio comandaria os movimentos de Serra na prefeitura, por acaso?

  AAAAH, AGORA ENTENDI!!! O "petista" Randolfe era mensaleiro, o "psolista" Randolfe é uma vestal. Poxa, que joia! Precisam avisar o Genoino agora mesmo!

  De resto, não há diferença entre o que eu penso e o que você pensa na questão de alianças, e vira e mexe falo disso aqui no blog (não que você tenha que acompanhar o que escrevo). A diferença é que eu não esqueci que existe uma direita, já você não sai da piscina de bolinhas das críticas exclusivas ao PT. Entendeu a diferença entre eu e você na abordagem?

  Hehehehehehe

 

André LB

- 2013-12-03 12:42:55

  Ah, e com o SERRA com

  Ah, e com o SERRA com certeza haveria moralização desse setor!

  Meu querido, ele poderia ter feito o que até a Marina, muito mais "verde" que ele, fez: não declarar apoio a NINGUÉM. Mas NÃO, ele fez QUESTÃO de apoiar o SERRA.

  Quanto à Erundina, a quem eu respeito e admiro, espero que ela seja coerente e não fique debaixo do mesmo teto que o neo-socialista Heráclito Fortes.

Marcos Chiapas

- 2013-12-02 22:03:38

Fazer o que ?

Talvez Plínio, com seus 60 anos de política, assim como Erundina, tenham antevisto que Haddad daria a Secretaria de Habitação de porteira fechada pro Maluf e colocaria um ex coordenador da CPTM na secretaria de obras.

Portanto, tome cuidado com esse negócio de trenslão, pode cair no seu colo. Toma a ficha corrida do sujeito que é secretário de obras do haddad :

Osvaldo Spuri (Infra-estrutura Urbana e Obras), economista, é coordenador técnico na Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), onde atua no desenvolvimento do Projeto do Rodoanel Mário Covas. Trabalhou na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) de 1993 a 2005, onde foi responsável pelo Programa de Trens e Sistemas, Gerente do Programa de Expansão e Coordenador da Unidade de Gerenciamento de Projetos. Também teve passagens pela Sabesp, Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) e pela Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, onde foi Consultor Geral e integrou o Grupo de Planejamento Setorial.

Nira

- 2013-12-02 21:14:36

Vera, sem tempo para checar

Vera, sem tempo para checar as informações, mas o que você diz não bate com o que o Chiapas fala mais acima ( ou abaixo, dependendo de como  se escolhe ver os comentários). A não ser que a questão seja conceitual , daí a divergência seria não factual, mas sim sobre quais foram as votações estratégicas para o governo.

Marcos Chiapas

- 2013-12-02 20:50:53

Primeiro

Devemos deixar bem claro que o PSOL NÃO é o meu partido. E se tiver que ser criticado por mim o será, pois meu único compromisso é com a coerência.

Segundo, pouco me importa se o PSOL faz aliança com o DEM, o que me importa é se o PSOL irá se desviar de seu programa para conseguir essa aliança. Entendeu a diferença entre eu e você na abordagem ?

Terceiro, e definitivo, quanto ao mensalinho amapaense, a denúncia é que o então PETISTA Randolfe e outros colegas andaram recebendo uma grana do governador do PSB. Quem comprovou a assinatura foi o mesmo camarada que disse que a bolinha de papel que atingiu Serra não era de papel. A denúncia apareceu durante a campanha de 2012, quando a vitória do PSOL se consolidou nas pesquisas. Mas, pelo que sei, Randolfe já pediu ao Ministério Público que esclareça tudo.

Eu sei que você prefere o outro senador amapaense, aquele imortal tão querido pelo Lula. Fazer o quê ? Cada um na sua.

 

Hehehehehe

 

André LB

- 2013-12-02 20:45:31

  E tem mais: por mais que eu

  E tem mais: por mais que eu odeie o papo de "correlação de forças" pra lá e pra cá, gente como ele faz cara de paisagem pra abusos da direita. Pra ele e gente como ele absurdos como helicóptero recheado de cocaína ou subornos da Alstom são como a Pororoca ou um arco-íris: fenômenos da natureza, que se contempla ou não, mas nada se diz a respeito. Agora quando algum governo do PT faz alguma bobagem (e faz, é óbvio que isso ocorre), ah... DAÍ CAI O CÉU.

  Pra mim, isso é ser poddle de apartamento da direita. Fosse outro o contexto geopolítico e já teríamos golpe no Brasil, e um basbaque desses ia abanar o rabinho de satisfação ao ver um presidente petista sendo derrubado, independente do que viesse depois. Basta ver o Plínio de Arruda no ano passado, declarando apoio ao Serra, esse colosso democrático.

  Moral da história: crítica é normal e mesmo saudável. Crítica sem equilíbrio é HIPOCRISIA.

André LB

- 2013-12-02 20:20:57

  Simplíssimo, Gunter.

  Simplíssimo, Gunter. Críticas ao governo Dilma são tão fáceis que até eu tenho várias - inclusive não faz muito tempo declarei aqui mesmo meu voto mais à esquerda em 2014, posição que só modifico em eventual 2º turno.

  Agora crítica sem coerência não dá: você mesmo critica, com razão, o PT por abandonar a causa GLBT a radicais evangélicos, mas ao mesmo tempo você é contra qualquer injustiça, venha de qual lado for, sendo capaz por outro lado de apoiar medidas de direitistas que (por milagre, aparentemente) sejam justas. Oras, eis que nosso canino colega é useiro e vezeiro em apontar o dedo sujo para mensalões e alianças espúrias, quando o partido dele nem bem começou e já se iniciou nos "mistérios arcanos". Isso é que não engulo, venha de quem vier.

  Expliquei?

André LB

- 2013-12-02 20:15:50

  Ah, não tenho informação

  Ah, não tenho informação nenhuma. Tá bom... então traz informação aqui pro tio, a respeito do mensalinho amapaense e a atuação do seu Randolfe Rodrigues, traz.

  Depois que você fizer um mea culpa do seu partido - que existe desde outro dia e já andou procurando aliança com o DEM, ~DEPOIS você vem falar em bater no PT. Até lá você que só tá atrapalhando com suas molecagens de segunda, coerência faria bem, porque esse blablabla vazio só provoca admiração da tua claque.

Gunter Zibell - SP

- 2013-12-02 19:34:19

Uai, André, porque o Marcos

Uai, André, porque o Marcos seria 'marxista de boutique'? Muito do que ele fala (como o desempenho coerente em votações no Congresso) eu também acho e eu nem de esquerda sou.

Em questões importantes o PSoL (e o PSB também) vota mais com o PT que o PMDB (e outros aliados), e não tem nenhum cargo ou ministério para isso. Isso não é um fato?

Existe muita má vontade em relação ao PSoL, isso sim. Em redes sociais há até disseminação de spams e hoaxs, quem os propaga?

E quem defende propostas conservadoras no Brasil atual? Quem coliga com PP, PR, PSC, PRB e PROS?

 

Gunter Zibell - SP

- 2013-12-02 19:27:39

Concordo. O comportamento do

Concordo.

O comportamento do PSoL em votações no Congresso me agrada. Falam que é aliado do PSDB, só não vejo aonde. A não ser na votação para Salário Mínimo em 2011, mas aí era para um SM maior.

O último voto do PSoL que me lembro para questionar é o da CPMF mesmo. Mas na época eu também não era favorável à CPMF, passei a ser depois, o que pode ser a posição de mais gente.

Ulisses s

- 2013-12-02 18:32:45

O Boçal é revoltado

Por que o PT acabou com a mamata dele no RS. Recomendo a ele ir para SP, Lá encontrará seus pares

Marcos Chiapas

- 2013-12-02 17:47:05

Vai bem, muito bem

Em apenas um ano, tendo que enfrentar as oligarquias locais apoiadas pelo PT e o resto, o prefeito Clécio já está conseguindo mostrar como se governa progressivamente.

Embora, muito provavelmente não tenha sido exatamente isso que você tem lido e visto na Globo e nas suas outras fontes de informação.

De admirar mesmo é o fato de ao mesmo tempo os petralhas afirmarem que o PSOL não significa nada, se preocupam um monte com o sucesso do governo psolista em Macapá.

Heheheheheh

 

Marcos Chiapas

- 2013-12-02 16:20:30

cê acha merrmo ?

Estou preocupasíssimo com o que você acha, papagaio.

Acima coloquei um exemplos da linha auxiliar que o PSOL significa para o governo quando o governo realmente atua como um governo popular e trabalhista.

Você não tem informação nenhuma, ideia nenhum e conteúdo nenhum,  e como papagaio que é, apenas repete o que ouve.

Deixa quem tem conteúdo  discutir e não atrapalha.

Marcos Chiapas

- 2013-12-02 16:14:15

Não é verdade

Vou te relatar apenas algumas votações recentes que mostram que o PSOL é o único partido coerente em suas votações no congresso.

- 100% royalties para a educação - PSOL votou com o PT e perdeu;

- Mais Médicos - PSOL votou com o PT e Randolfe apresentou uma emenda destinando mais recusros à saúde, mas a base aliada, PT incluso, derrubaram a emenda. Mesmo assim, Randolfe manteve seu voto a favor;

- Fim dos 10% de multa do FGTS, dinheiro que o governo vinha utilizando para financiar as casas do Minha Casa, Minha Vida -  o PSOL votou junto com PT e PCdoB pela manutenção da multa, foram os únicos. O restante da base aliada votou e derrubou a multa;

- Novo Código Florestal - PT, PV e PSOL votaram juntos pelo Não. Novamente a base aliada, desta vez com o reforço do PCdoB aprovou o código.

- na CPI do Caichoeira o PSOL ( Randolfe ) votou pela aprovação do relatório que incriminava muita gente. Quando o relator petista mudou o relatório, que gerou inclusive um post indignado do Nassif aqui, Randolfe ficou isolado na defesa do relatório que incluia o governador de Goiás, a Veja, etc ;

Agora, claro que vocês praticam o reducionismo usando a votação da CPMF como exemplo, só que a senadora Heloísa Helena já havia votado contra a CPMF quando era do PT e o governo era Tucano. Ela apenas foi coerente, coisa que os petistas não foram.

morgana profana

- 2013-12-02 16:00:40

E Macapá, como anda?

Sei, sei, sei...

Longe de titia demonizar alianças políticas, mas titia gostaria mesmo é de ver o subcomandante zero à esquerda comentar o que aconteceu com o piçol em Macapá (2012) e na eleição da mesa diretora do Senado...

Será que vai cumprir o destino do MR8, que quem diria, acabou nos braços do Quércia?

André LB

- 2013-12-02 15:27:44

  Concordo com você,

  Concordo com você, Avelino.

 

  Sabe o que é mais engraçado? Eu tava lendo o texto e pensando na linha do "tenho minhas reservas em relação ao PSOL, mas..." daí vem um comentário do Marcos Chiapas, escorrendo preconceito e "esquerdite", e lembrei O QUE É o PSOL em sua maioria: LINHA auxiliar da direita - o que é uma pena.

  O Marcos Chiapas, debaixo de todo o estilo "marxista de boutique", é um maravilhoso candidato a futuro Reinaldo Azevedo, daqueles que beijam a mão da direita e ainda sorriem felizes. Tanto faz se o país precisa melhorar muito, esquerdistas como ele são os poddles de sofá da Direita.

Avelino de Oliveira

- 2013-12-02 15:14:49

Petralha que reclama

Caro Marcos

No show das vaidades, o PSOL em vez de acrescentar votos para as mudanças, tira votos, que acaba indo para fortalecer a direita.

O PT precisa de 270 deputados para fazer mudanças mais radicais.O PSOL, entre outros, tira esse voto e joga o PT a se coligar com outros partidos empresariais, que os petistas também reclamam.

O bom resultado do PSOL, é o bom resultado para as direitas.

Também acredito, que o diágolo com o PSOL é o mesmo que o dialogo com o PSDB, não tem resultados, mas o PSOL é um bom resultado para o PSDB, entre outros.

Saudações 

 

Marcos Chiapas

- 2013-12-02 14:57:17

Frente de Esquerda

Randolfe poderia ser um bom nome para uma Frente de Esquerdas para combater o centrismo petista, mas parece que não vai rolar.

De qualquer maneira, o PSOL já foi o partido que mais cresceu em 2012 e deve continuar nessa toada em 2014, é hoje sem dúvida o partido dos jovens, dos universitários, enfim, do voto de mudança daqueles que ainda não se renderam as facilidades do possibilismo centrista.

Embora seja difícil viver única e exclusivamente do voto consciente numa pseudo-democracia como a brasileira, onde voto tem preço fixado em moeda corrente e descontável no caixa do banco, desejo um bom resultado ao PSOL.

Os petralhas reclamam não sei porque dos votos do PSOL. Partido de centro é assim mesmo, apanha pela direita e pela esquerda.

 

Orlando Soares Varêda

- 2013-12-02 14:11:11

  Gostei demais da sigla

 

Gostei demais da sigla PIÇOL. É a cara do senador rodolfinho. E, pelo visto, escolherá como junta para vice o prevaricador gurgel, formando uma parelha imbatível para tracionar o carro de boi, digo, puxar o Brasil para o brejo.

Orlando

Gilson AS

- 2013-12-02 13:33:18

Cadê ?

Cadê a Luciana Genro, Babá, e Heloisa Helena ?

Foi para isso que criaram esse partido nanico, para prejudicar o partido onde todos eles foram gestados ?

Bando de pelegos !

Snaporaz

- 2013-12-02 13:14:31

Randolf Scott , esse, eu

Randolf Scott , esse, eu conheço.Razoável ator  de  western desapareceu quando mudou de gênero...

DanielQuireza

- 2013-12-02 12:58:57

Nâo creio que seja para se

Nâo creio que seja para se procupar. Se for muito bem, fará, 2 ou 3% dos votos.

Avelino de Oliveira

- 2013-12-02 12:45:05

E a direita foi vibrar

Caro Nassif e demais

Faz parte do tabuleiro, seguramente, a direita vibrou com isso.

Mas faz parte da infantilidade.

Saudações

 

ruyacquaviva

- 2013-12-02 12:38:47

Falou o fanático de extrema direita

Falou o troll que critica TUDO o que é do PT e defende TUDO que não é do PT.

Um sujeito desses, com um discurso monocórdio (além de medíocre) falando que OS OUTROS é que são fanáticos...

Realmente o papel aceita qualqyuer desaforo. Até um fanático de extrema direita querendo dizer que OS OUTROS é que são fanáticos.

Se fosse uma notícia sobre o PT, qualquer uma, esse troll ridículo estaria criticando, mas como é do capacho da direita, não, aí ninguém pode criticar que é "fanatismo".

É um boçal mesmo...

morgana profana

- 2013-12-02 12:34:56

Titia está congelada de

Titia está congelada de medo...uiii, que mêda, agora Dilma tem um adversário capaz de lhe amaeçar o favoritismo..

O pior de tudo, brincadeiras à parte, é que o piçol poderia contribuir para a radicalização da campanha sobre temas estratégicos da política nacional e da gestão do Estado, retirando os candidatos favoritos de sua zona de conforto, mas infelizmente, o pessoal abraçou a bandinha da udn, e saiu por aí...

Bem, azar o deles...vai ser difícil fazer defesa do moralismo abraçado com a demotucanalhada...

Quem vai ser a vice, jandira rocha?

aliancaliberal

- 2013-12-02 12:25:20

A coisa é assim se vc é do PT

A coisa é assim se vc é do PT é um  santo, saiu vira o diabo.

Enquanto vc é util para o partido tudo bem, perdeu a utilidade é alvo da turba.

Cristiana Castro

- 2013-12-02 12:06:53

Ah tá... candidato a

Ah tá... candidato a Presidente de onde??????

vera lucia venturini

- 2013-12-02 11:54:04

 Nenhuma novidade, o Randolfe

 Nenhuma novidade, o Randolfe votou com o Dem e o Psdb em todas votações estratégicas para o governo. É que ele é esquerda radical. Tão de esquerda que se encontrou com a direita.

Já imaginou o Randolfe fazendo discurso com aquela voz de taquara rachada? Vai ter que fazer um curso de impostação de voz.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador