Psol pede que nenhum voto seja dado a Aécio no 2º turno

Jornal GGN – A ex-presidenciável do Psol, Luciana Genro, concedeu uma entrevista à imprensa para explicar que o partido irá se manter neutro durante o segundo turno da eleição entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). A socialista argumentou que nenhum dos dois postulantes defendem as bandeiras esquerdistas que o Psol defendeu este ano, mas frisou que a militância está livre para votar em quem quiser. A ressalva ficou por conta do projeto à direita do PSDB. “Nós desaconselhamos o voto em Aécio Neves”, disparou.

Nós desaconselhamos o voto em Aécio Neves, diz Luciana Genro 

Da Revista Fórum

Em coletiva realizada em São Paulo na tarde desta quarta-feira (8), a ex-candidata à presidência da República pelo PSOL, Luciana Genro, declarou que seu partido não apoiará nenhuma candidatura. Como justificativa, Genro disse que a chapa de Aécio Neves (PSDB) representa o “retrocesso” e que Dilma Rousseff (PT) é um “continuísmo conservador”.

Especificamente sobre o voto, a ex-deputada federal explicou que, embora não faça aliança com ninguém para o segundo turno, o PSOL libera seus filiados e militantes “para livremente escolherem em que votar”. No entanto, refutou o voto no candidato tucano. “Nós desaconselhamos o voto em Aécio Neves”, frisou.

Em nota divulgada pelo PSOL, o partido reforça a tese de não apoiar nenhuma das candidaturas, mas faz uma ressalva a respeito do não-voto em Aécio Neves. “Entendemos que Aécio Neves, o seu PSDB e aliados são os representantes mais diretos dos interesses da classe dominante e do imperialismo na América Latina. O jeito tucano de governar, baseado na defesa das elites econômicas e nas privatizações, com a corrupção daí decorrente, significa um verdadeiro retrocesso”, diz o texto.

Ainda durante a coletiva, Genro explicou que a posição do partido se reflete no fato de que as candidaturas não defendem pontos que eles apresentaram, tais como taxação das grandes riquezas, fim da guerra às drogas e combate à homofobia. Questionada se caso algum candidato topasse aderir a algumas destas teses, se o partido mudaria de ideia, ela negou e disse considerar tal atitude uma “barganha política”, em crítica indireta à postura de Marina Silva, que condicionou o seu apoio a Aécio Neves à adesão do tucano às suas propostas de fim da reeleição e manutenção dos programas sociais.

Marcelo Freixo, uma das principais lideranças do PSOL e deputado estadual mais votado do Rio de Janeiro, declarou voto em Dilma Rousseff. “Tenho muitas críticas ao governo do PT, da Dilma, no que diz respeito à Reforma Agrária, aos direitos das minorias, à política econômica, que são públicas. Mas não admito a possibilidade de um retrocesso que eu entendo que possa haver com um governo tucano. Independente do que o partido vier a decidir, eu vou votar na Dilma no segundo turno”, afirmou.

58 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Robinson

- 2014-10-12 18:33:42

Fake

Economista de meia tigela esse brasileiro que só postou suas opiniões em alemão neste site: http://www.spiegel.de/forum/politik/praesidentenwahl-brasilien-rousseff-muss-die-stichwahl-thread-163717-1.html#postbit_18888262

Adilson C da Fonseca

- 2014-10-10 17:30:39

Mais um da turma da Ministra:

Mais um da turma da Ministra: "não tenho provas, mas a literatura jurídica me permite condenar ...". Saudade do velho Brizola: "cadê o papelzinho?"

alexis

- 2014-10-09 10:19:22

Já foi feito

Dilma mandou demitir esse corrupto em abril de 2012.

Se os tucanos fizessem a metade do que Dilma faz em relação á corrupção, este país estaria bem melhor.

André B

- 2014-10-09 03:08:07

Assim fica fácil entender

Assim fica fácil entender porque o PT esta correndo risco de perder. Tanta arrogância não cria aliados.Eu mesmo depois de conversar com petistas e até ouvir de um deles que o PSTU conocorre as eleições por causa do dinheiro do fundo partidário -isso vindo de alguem que apoia um partido que tem a campanha financiada por grandes empresas, bancos e construtoras - me convenci que quem criou as condições para o possível retrocesso ao governo do PSDB foi o próprio PT.

wesley

- 2014-10-09 02:07:53

os trolls estao multiplicando

pelo jeito a intolerancia e cegueira esta contaminando muitos aqui no blog.todos tem direitos,opçoes de mudar. luciana genro nao quis mais ficar no partido.ate parece casamento ou religiao para todo o sempre amem.eu nao quero isto para mim se nao esta bom e posso mudar por que nao?dilma nao é melhor opçao,é a unica opçao.

o unico erro de luciana genro na minha humilde opniao é que ele tinha que deixar claro que o aécio é um retrocesso,entao vota dilma. 

CB

- 2014-10-09 01:27:05

É um bom lugar pra quem

É um bom lugar pra quem pretenda entregar a Amazônia ao controle estrangeiro. Repito: Marina é a coisa mais nojenta que já vi na política do Brasil!

CB

- 2014-10-09 01:23:58

A irresponsabilidade destes

A irresponsabilidade destes "esquerdistas" é coisa de adolescente. Estão c gando e andando com o destino do país e, principalmente, das poucas, mas importantes, conquistas que o país teve. O mesmo vale para o PSB. O PV sempre foi direita mesmo, o tal de Eduardo Jorge foi um bom palhaço nos debates, só.

CB

- 2014-10-09 01:15:28

http://www.viomundo.com.br/de

http://www.viomundo.com.br/denuncias/cafezinho-diretor-instituto-parana-e-nomeado-para-estatal-tucana.html

Miguel Zibboni

- 2014-10-09 00:56:07

Concordo contigo

Ela está alertando: ''quer entrar à direita entra, só que vem um caminhão na contramão''

Creio que está deixando seus eleitores, em sua maioria jovens neófitos, que acreditaram na seriedade das passeatas,refletirem. Do contrário, o sectarismo ingênuo de seu eleitor médio ( em bom número bem intencionado) acabaria levando a rejeição da própria Luciana e ao voto nulo.

Pelo menos é o que desejo pensar. Claro que prefiro e parabenizo a posição firme do importante deputado estadual mais votado do Rio Marcelo Freixo.Mas cada um tem seu estilo de não votar no atraso do Retrocécio.

Free Walker

- 2014-10-09 00:53:40

Acho que os petistas deveriam

Acho que os petistas deveriam largar de mão Luciana Genro, Marina Silva, PIG, PSB, Aécio e se preocupar mais com Paulo Roberto da Costa e com o doleiro Alberto Yossef.

A coisa tá feia pro lado do PT e Dilma, os valores roubados da Petrobras são astronômicos....

 

Miguel Zibboni

- 2014-10-09 00:29:46

Essa pesquisa é de um tal de Instituto Paraná, alguém conhece?

Parece que nem foi registrada. Deve ter sido enquete feita pelo  peruquinha no cabeleireiro.

Um pouco de seriedade, por favor.

DARCY BRASIL R DA SILVA

- 2014-10-09 00:19:45

As pesquisas diziam que Paulo

As pesquisas diziam que Paulo Souto seria o governador da Bahia e venceria com folga no primeiro turno. As pesquisas diziam que Haddad não chegaria ao segundo turno nas eleições em São Paulo. As pesquisas? Danem-se as pesquisas!! Quem é que pode , sobretudo nessas eleições, confiar nos institutos privados que as realizam? O governador da Bahia , Jaques Wagner precisa se licenciar urgentemente para assumir o comando da campanha. A sua competência para realizar campanha se comprovou por duas vezes. Fernando Pimentel também deve ser convocado para participar dessa frente. Vamos para cima do Aécio, como fomos aqui em Minas. Desmascará-lo! Denunciar esse cochinha autoritário e arrogante.Encher as ruas com a nossa presença, o nosso entusiasmo, as nossas bandeiras. Convocar os trabalhadores a serem mais pró-ativos, envolvendo-se na campanha. Uma grande ameça de retrocesso paira sobre as nossas cabeças. O eleitor passivo de Dilma precisa se converter em militante em busca do voto. Vamos começar, a partir de amanhã, a produzir uma imensa onda vermelha. Aos companheiros da esquerda do Psol, do PSTU, do PCB, devemos sinalizar  com as reformas políticas, com as reformas urbana, com a reforma agrária, e dos meios de comunicação de massas. Aos companheiros de esquerda que acabam de ser atropelados pelos oportunistas de direita que assaltaram o PSB, sobretudo aqueles que militam nos sindicatos, convidamos a se juntarem a nós. Não faltarão entre nós legendas que poderão abrigá-los no futuro. 

peregrino

- 2014-10-08 23:41:40

alguma vez você já disse...

ou reconheceu, que o que mais prejudica o PT é o poder da mídia ou o da mentira?

como parece que nunca disse, procure entender um pouco mais sobre neutralidade:

“Que é mesmo a minha neutralidade senão a maneira cômoda, talvez, mas hipócrita, de esconder minha opção ou meu medo de acusar a injustiça? Lavar as mãos em face da opressão é reforçar o poder do opressor, é optar por ele”

( Paulo Freire )

Sta. Catarina

- 2014-10-08 23:34:25

Eleições

Ivan, pode até ser, mas o que encontro de anti-petista por aí, é brincadeira. Acho isto um efeito manada. A mídia divulga e o povo iludido e raivoso segue cegamente. Mas ainda acredito que sairemos vencedores dia 26.

peregrino

- 2014-10-08 23:21:06

o que mais prejudica o PT são os ex-Petistas...

principalmente os que consideram que não têm obrigação de lutar pelo país diante dessa terrível ameaça

criaram uma esquerda a serviço da direita e ficam nessa de neutralidade

MAAR

- 2014-10-08 23:18:16

UNIÃO ANTI RETROCESSO

A postura que deveria ser adotada por todos os eleitores dos partidos de esquerda é aquela sustentada pelo deputado estadual mais votado do Rio de Janeiro, o líder Marcelo Freixo, que divulgou publicamente sua opção de votar pela reeleição de Dilma Roussef com o objetivo de evitar o retrocesso representado pelo PSDB.

Felizmente, este deverá ser o posicionamento da maior parte do eleitorado, que sabe da importância de garantir a continuidade da política promovida pelo PT na presidência da República, de desenvolvimento nacional com redução das desigualdades sociais, e não se deixa iludir com a danosa doutrina do estado mínimo propalada pelo PSDB.

E vale acrescentar que já está no ar o Manifesto dos Juristas em favor da candidatura Dilma. O documento, assinado por dezenas de profissionais da área jurídica e por professores e estudantes de direito, está sendo lançado nesta data, e foi anunciado no Blog do Tarso Violin, no link que segue: http://blogdotarso.com/2014/10/06/manifesto-dos-juristas-em-apoio-a-dilma-13-sera-lancado-em-curitiba-na-4a-feira/

Adma Andrade Viegas

- 2014-10-08 23:12:58

Depois do festival de

Depois do festival de barrigadas desses institutos de pesquisas no primeiro turno, a credibilidade deles foi reduzida a zero.

Almeida

- 2014-10-08 23:12:43

Xinga mais, vai.

Chama de idiota, babaca, traíra, coxinha e quetais. O PT tem de botar focinheira nos seus militansos, até parece que o partido pode dispensar eleitores no segundo turno. Os verdadeiros babacas são idiotas como você, que não enxergam a enrascada em que estão metendo o partido. É mais um aloprado.

Adma Andrade Viegas

- 2014-10-08 23:12:00

Depois do festival de

Depois do festival de barrigadas desses institutos de pesquisas no primeiro turno, a creditilidade deles foi reduzida a zero.

Marly

- 2014-10-08 23:09:14

Instituto Paraná

Pelo visto é uma pesquisa do Instituto Paraná, cujo diretor é ligado a Beto Richa.

Almeida

- 2014-10-08 23:07:11

Legal, o PT está em "excelente" posição para xingar.

Eu sempre disse que o que mais prejudica o PT são os aloprados das redes sociais. Xinguem bastante, até os que querem neutralidade ficarem com raiva e passarem a votar contra. Aí veremos quem foi a merda.

Pastor Paulo

- 2014-10-08 23:02:29

Aécio e a maçonaria contra Jesus
Evangélico consciente não vota no Aécio que apoia a maçonaria que não aceita que Jesus é o salvador e o único caminho que nos leva a Deus. Para se informar mais sobre o assunto procurem no Google e no YouTube por Aécio Neves e a maçonaria.

Julia Rossi

- 2014-10-08 23:00:56

Aposta no inferno

Ela está apostando que o futuro será um inferno, onde ela poderá colher frutos.

Almeida

- 2014-10-08 22:58:33

Vamos examinar os resultados do 1º turno:

Dilma: 41,59%; Aécio: 33,55%; Votos dados a nenhum dos dois: 24,86%

Para chegar a 46%, Dilma teria de receber 4,41%. Os votos dados a Luciana Genro, 1,55%, cabem dentro desse percentual.

Pra chegar a 54%, Aécio teria de receber 20,45%, que equivalem a 82,26% dos votos que não foram dados a nenhum dos dois primeiros colocados, ou seja, praticamente 5 de cada seis votos dos candidatos que não foram ao 2º turno. É muito pouca a probabilidade de tal transferência de votos, nessas proporções, para qualquer um dos candidatos.

Para chegar a 50%, Aécio precisa de 16,45%, que equivalem a 66,17% dos votos dos candidatos de fora do 2º turno, praticamente 2 de cada três votos desses últimos. é algo muito difícil, mas não muito improvável.

peregrino

- 2014-10-08 22:42:37

pior é que a direita esnoba e eles, nanicos, nem percebem...

é como não precisar da ajuda deles, mas ter certeza que ajudam

Cafezá

- 2014-10-08 22:40:03

O poder subiu à cabeça de

O poder subiu à cabeça de Luciana e do psol. Preferem não colaborar para que o país não caia nas garras dos abutres, alegando que o partido tem um programa. Parabéns!  E que se dane esse programa! Agora, em poucas semanas, acaso esse programa será implantado? Enquanto o país poderá sofrer um gravíssimo retrocesso social, com o aprofundamento da pobreza e o desmonte do Estado, esse partido prefere fingir que isso não é com eles. E que se dane o país! É o que eles pensam.

Lutar para que o país não caia em retrocesso é responsabilidade de todos, especialmente daqueles que dizem de esquerda. Esquerda coisa nenhuma! Pensam que vivem no começo do séc. XX. Sabem quando surgirá uma lei para taxar as grandes fortunas? Nem daqui a 50 anos. Experimentem tentar! E o que acontecerá com a população daquilo que FHC, já escancarando suas intenções, chamou de grotões de desinformados do país? Eles não querem nem saber. Que se danem os grotões.

Há alguns políticos do psol que admiro. Aliás, algumas vezes eu fiz campanha para alguns, dizendo às pessoas que  conheço que seriam boas alternativas. Pois bem, agora não faço mais isso. Essa tal de Luciana está mais para política evangélica do que política de esquerda. Ela tem a Bíblia pessoal dela, que é o programa de governo do psol. Fique com sua Bíblia, senhora bispa, pastora. Nós ficamos com o Brasil!

altamiro souza

- 2014-10-08 22:32:09

depois de bater, alivia. de

depois de bater, alivia.

de pouco adianta,pelo jeito!

é a esquerda histórica.

Fábio de Oliveira Ribeiro

- 2014-10-08 22:31:50

Nenhuma novidade. Esta idiota

Nenhuma novidade. Esta idiota conseguiu ser ridicularizada pelo humorista mais irrelevante e cretino da TV aberta brasileira em troco de alguns minutos extras de propaganda. Ha, ha, ha... Luciana Genro foi da irrelevância ao inferno "midiota" e voltou à irrelevância. Babaca... 

peregrino

- 2014-10-08 22:24:13

traíra é traíra...

prejudica e depois diz ser neutra

um "vai a merda" até que pegava bem

Zecabravo

- 2014-10-08 22:21:59

A margem de erro do Ibope

Publicado no Conversa Afiada

jns

- 2014-10-08 22:04:12

A Gangue do Guardanapo

 

"Gê é uma das poucas unanimidades nacionais"

- Aécio Neves

Divulgação

Aécio Neves é padrinho de casamento de Georges Sadala, integrante da Gangue do Guardanapo.

Um dia antes do casamento, Aécio compareceu, acompanhado da ex-mulher Andréa Falcão, à festa que foi realizada na casa de Fernando Cavendish, o dono - ou ex-dono - da polêmica Construtora Delta.

Sadala participa da farra pantagruélica da comitiva do governador Sérgio Cabral, em viagem a Paris, em 2009.

Quando Aécio era governador de Minas, assinou um contrato de R$ 311 milhões com o consórcio que contava com a  participação da Gelpar do seu afilhado Georges Sadala Rihan.

A Gelpar integrou o consórcio Minas Cidadão, responsável pela implantação e gestão de Unidades de Atendimento Integrado (UAI) em Betim, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha. O contrato de R$ 311,12 milhões, foi assinado na segunda gestão de Aécio em Minas (2007-2010).

tiim

- 2014-10-08 22:01:55

LUCIANA NÃO SEU ELEITOR SIM

Prezados, Luciana no vota em Aécio, más seus eleitores sim. Veja a primeira pesquisa do segundo turno Aécio 54% - Dilma 46%, a maioria não quer mais o PT.

alexis

- 2014-10-08 21:52:36

Valente apenas com o baixinho Fidélix

Mas, o FHC soltou uma tremenda "Nordestofobia" e ela não falou nada.

alexis

- 2014-10-08 21:47:05

Dureza?

Dureza eles explicar aos seus eleitores.

Traíras!

Jair Fonseca

- 2014-10-08 21:41:35

Já o PSB decide apoiar Aécio,

Já o PSB decide apoiar Aécio, oficialmente... Vai ser dureza.

O Malvadinhoa

- 2014-10-08 21:40:35

Malas intenções?

O sítio que mencionei divulgou ser do vox populi, com números diferentes, e divulgou hoje às 100:30 da manhã.

 

Leo V

- 2014-10-08 21:39:06

Também suspeitei de fraude...

Também suspeitei de fraude...

Free Walker

- 2014-10-08 21:26:34

Revista Época

http://epoca.globo.com/

 

Ivan de Union

- 2014-10-08 21:26:28

Eh simplesmente IMPOSSIVEL

Eh simplesmente IMPOSSIVEL que Aecio tenha esses numeros.  Por exemplo, TODOS os posts sobre Marina, sem excessao, tiveram centenas de comentarios a mais que os de Aecio:  ele eh um bibelot, muito bonitinho, mas nao presta pra nada, e o Brasil inteiro sabe disso.

Pra mim, ate prova em contrario...  fraude eletronica.  O sistema brasileiro eh arquitetado pra fraude pela direita, e que ninguem jamais se engane a respeito disso.

alexis

- 2014-10-08 21:25:04

Valente com o Fidélix

Sentou o pau com o Fidélix e reclamou do dedinho do Aécio.

Mas, concluído o show e os seus 15 minutos de glória, na hora de agir com grandeza, do tamanho de um país de 200 milhões de habitantes, ficou como uma anãzinha política.

Outra ex-PT cheia de dor de cotovelo que se acha iluminada. Fez o jogo da Globo, ajudando a levar a eleição ao 2o turno e agora sumirá na sua insignificância por mais dois anos. Por isso é a esquerda que a direita gosta!

Esta é a hora de mostrar grandeza....quem a tem!

 

 

jns

- 2014-10-08 21:23:05

SEM VERGONHA

 

A PURA PODREIRA DA NOVA POLÍTICA

Durante a campanha Aécio Neves ligou Marina Silva ao mensalão petista.

Marina não tem caráter e nem vergonha na cara, ao negociar o seu apoio e aceitar a oferta do Sr. Neves para assumir o comando do Ministério das Relações Exteriores.

Com a chancela do candidato do PSDB, a ambiciosa Marina Diógenes Silva pretende reunir os "homens bons" da política brasileira no Palácio do Itamaraty.

alexis

- 2014-10-08 21:15:11

Paraná?

Tudo em Paraná.

Doleiros, Banestado, dólares para paraisos fiscais,.....

O Malvadinhoa

- 2014-10-08 21:13:37

Denunciando

Já estou escrevendo a denúncia. Um absurdo.

O dono deste site, de nome " Genésio Silva Dantas", será responsabilizado.

 

Não, não é confiável. É mais um factóide. 

 

Paulo Figueira

- 2014-10-08 21:10:18

A pesquisa não é do VOX é de

A pesquisa não é do VOX é de um instituto chamado Paraná Pesquisas, não conheço o instituto, será que algum companheiro do blog conhece o Paraná Pesquisas? Poderia dizer alguma coisa sobre sua credibilidade?

Fiquei apreensivo.

ljunior

- 2014-10-08 21:09:58

Depois da prezepada do 1o. turno...

... depois das pesquisas indicarem Aécio com 22 pontos e a eleição aparecer com mais de 33, sem falar na Dilma que estava com 45 e apareceu com 40, eu estou IGNORANDO as pesquisas.

Wsobrinho

- 2014-10-08 20:55:39

Déjà Vu

8/10/2014 13:06

Esse voltará com Aécio, cuidado

 


Armínio Fraga já nomeado Ministro da Fazenda por Aécio.

Fraga é um economista brasileiro. Foi presidente do Banco Central do Brasil de 1 de março de 1999 a 17 de janeiro de 2002 durante o segundo governo de Fernando Henrique Cardoso.

Anteriormente, ocupou durante seis anos o cargo de diretor-gerente da ¹Soros¹ Fund Management LLC em Nova Iorque. Durante 1991-92, Fraga ocupou o cargo de membro da Junta de Diretores e diretor do Departamento de Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil. Fraga também trabalhou na Salomon Brothers em Nova Iorque e no Banco de Investimentos Garantia, no Brasil.

Durante o seu mandato como presidente do Banco Central do Brasil as taxas anuais de inflação alcançadas foram de 8,94% em 1999, 5,97% em 2000, 7,67% em 2001, e 12,53% em 2002, resultando em uma taxa de inflação média de 8,78% para todo o período .

Atualmente, Fraga é o principal acionista de um grupo de investimentos chamado Gávea Investimentos, além de ser membro do conselho de administração do Unibanco.

¹ Soros Fund Management LLC esse fundo, pertence ao mega especulador do qual Armínio era executivo de extrema confiança.
Ficou famoso pelas suas atividades enquanto especulador, em matéria de taxas de câmbio, chegando a ganhar 1 bilhão de dólares em um único dia apostando contra o banco da Inglaterra.

A proposta de Armínio é de desemprego, juros altos ( para ele e sua patota ) dentre outras.

729 visitas - Fonte: plantaobrasil.com.br

jns

- 2014-10-08 20:55:06

Aécio

 

"Se tudo for investigado, ele acaba preso"

Conceição Lemes |  8 de outubro de 2014

Rogério-Correiaaecio-neves

Correia  cita como casos de corrupção, os dois aeroportos feitos por Aécio com dinheiro público nas fazenda da família do pai e da mãe, a rádio Arco-Íris, o Mineirão, o mensalão tucano e a Lista de Furnas

Antes do último domingo 5, Aécio Neves (PSDB) alardeava que, em Minas Gerais, teria 4 milhões de votos a mais que Dilma Rousseff (PT) na disputa presidência da República.

Os mineiros lhe deram uma baita cortada nas asas, assim como de outros tucanos.

Em Minas, segundo colégio eleitoral brasileiro, Dilma teve mais votos: 4.829.513 — 43,48%. Aécio, 4.4414.452 – 39,75%.

Na disputa ao governo do Estado a surra foi maior. Fernando Pimentel (PT) ganhou no primeiro turno 5.362.870 (52,98%). Pimenta da Veiga, candidato de Aécio, teve 4.240.706 votos (41,89%).

“Minas tem uma tarefa importante agora”, avalia o deputado estadual Rogério Correia (PT), em entrevista ao Viomundo. “Demonstrar ao Brasil o quanto é falso o discurso aecista e os malefícios produzidos aqui pelo choque de gestão.”

“A corrupção em Minas é enorme”, diz Correia. “Só que as pessoas não sabem.”

“Enquanto a Dilma manda investigar toda denúncia, pois não tem nada a temer, Aécio não deixa investigar nada aqui”, frisa.

“O senador Aécio não deixa investigar nada, porque tem denúncias que o envolvem pessoalmente, além das denúncias contra o seu governo”, afirma Rogério Correia.  “Se tudo for investigado, ele acaba preso.”

Rogério Correia foi reeleito para um quarto mandato na Assembleia Legislativa de Minas com 72.413 votos. É o vice-líder do Minas Sem Censura, bloco parlamentar de oposição que ajudou a criar. 

Segue a íntegra da nossa entrevista

Viomundo — Como avalia a derrota de Aécio em Minas Gerais?

Rogério Correia – Aqui, tudo era escondido.  Mas, com a campanha nacional, Minas passou a conhecer melhor o Aécio e isso levou à derrota dele. O que ele dizia na televisão, no horário eleitoral, chocava o povo mineiro.

Viomundo – De que forma?

Rogério Correia — Ele insistiu muito que nós tínhamos uma educação maravilhosa. Só que aquela educação maravilhosa não existe aqui. Quando os alunos, os professores e os mineiros em geral viram aquela propaganda mentirosa, eles compararam e ficaram chocados. Era um discurso falso. Ou seja, o marketing que o Aécio fez para o restante do Brasil entrava em contradição com a realidade. Essa falsidade levou à derrota dele aqui.

Houve ainda mais dois fatores que levaram Aécio à derrota em Minas. Um foi a arrogância. Achava que mandava em Minas. Ele dizia que ia ter aqui 4 milhões a mais de votos que a Dilma.

O outro fator é que quem cuidou do povo de Minas foi a presidenta Dilma, não foram os tucanos. Tanto que a votação dela nas regiões mais carentes foi estupenda.  No Norte de Minas, Dilma chegou a ter mais de 70% dos votos.

A cerca neoliberal tomou um curto circuito, ela foi desligada e o choque de gestão desmascarado.

Com a cerca neoliberal desligada, nós pudemos saber melhor o que estava se passando em Minas. E a opção foi pela Dilma.

Minas Gerais tem, agora, uma tarefa importante: demonstrar o quanto é falso, mentiroso, o discurso aecista e revelar ao Brasil os malefícios produzidos  aqui pelo chamado choque de gestão.

Viomundo – O senhor falou da cerca neoliberal. Ela seria o quê? 

Rogério Correia – Seria uma espécie de cerca eletrificada, circundando o Estado de Minas por todo lado, e que dá choque. No caso, choque de gestão. Aqui, em Minas, a cerca neoliberal aqui tem quatro pontos. O primeiro deles, um Estado quebrado.

Viomundo – Como um Estado quebrado?

Rogério Correia – Aécio fica falando do crescimento do Brasil, só que Minas não se desenvolveu. Minas ficou exportando minério. O minério caiu de preço, a economia mineira foi para o buraco.

Eles [Eduardo Azeredo, Aécio Neves e Antonio Anastasia] nunca propuseram um desenvolvimento de forma sustentável para o Estado de Minas.

Viomundo – Por quê?

Rogério Correia — Eles nunca acreditaram que o Brasil fosse se desenvolver. Para eles tudo é dependente do capital financeiro internacional. É o vínculo ao capital estrangeiro e, no caso aqui, à exportação de minério.

Então eles ficaram esperando o fracasso do Brasil em vez de fazer de Minas um Estado que planejasse o seu desenvolvimento.

Tanto que aqui não tem projeto para metrô, estradas, anel rodoviário. Aqui, não tem projeto regional de desenvolvimento.

Nós vamos ter que fazer esse projeto. Desenvolver Minas do jeito que o Brasil se desenvolveu. Colocar Minas na mesma rota que o Brasil se desenvolveu.

Viomundo – E o segundo ponto da cerca neoliberal?

Rogério Correia — O neoliberalismo em si. Essa cerca conta com privado. Aqui, tudo feito com parceria público-privada (PPP). Tanto que eles nunca quiseram trazer para cá as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.

Viomundo – Por quê?

Rogério Correia — Porque aqui só serve se for PPP e privatização. Metrô, anel rodoviário, estradas. Aqui, ou é PPP ou não se faz. E, em Minas, as PPP fracassaram.

O pedágio cobrado na MG 50 [rodovia estadual] é o mais caro que existe em Minas e essa estrada sequer foi duplicada.  Ela mostra que o modelo de privatização de estradas foi um fiasco.

Aqui, privatizaram até presídio.  Os presídios privados custam mais caro ao Estado do que os presídios públicos.

Eles privatizaram o Mineirão. Melhor dizendo, doaram o Mineirão.

E, agora, no final do atual governo eles queriam vender a Cemig [Companhia Energética de Minas Gerais] e a Gasmig [Companhia de Gás de Minas Gerais].  É a PEC 68 que pretendia a privatização dessas empresas e que nós, do Minas Sem Censura,  não deixamos que fosse adiante.

Tem ainda a desorganização do Estado. É o que eles fizeram com as professoras. Eles baixaram a lei 100, que mentia, dizendo que iria efetivar todo mundo sem concurso público. Depois, caiu por terra.

O pessoal do Aécio desorganiza para poder privatizar depois. Esse é segundo ponto da cerca neoliberal em Minas.

Viomundo – E o terceiro?

Rogério Correia– As questões sociais. Em Minas, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) cresceu menos que no Brasil. Somos o último estado do Sudeste e agora Goiás ultrapassou Minas.

Esse é resultado de 12 anos ininterruptos de Aécio e Anastasia e mais os quatro anos de Azeredo. Todos tucanos.

Viomundo – E o quarto ponto da cerca neoliberal?

Rogério Correia — O estado de exceção. O Aécio e seu grupo político têm controle absoluto na Assembleia Legislativa, no Tribunal de Contas, no Tribunal de Justiça, no Ministério Público. Falta democracia nesses órgãos. Isso sem falar no controle absoluto que eles têm sobre a mídia mineira. Censura, mesmo, com mãos de ferro.

Isso foi rompido com o Bloco Minas Sem Censura, os movimentos sociais e a própria campanha eleitoral deste ano.

Ao romper o cerco midiático e o aparato do Estado, que é completo, nós desmontamos para a sociedade o que é o governo neoliberal em Minas.

Essa cerca neoliberal em Minas esconde tudo.  Ela não deixa investigar nada.  Por exemplo, os dois aeroportos que o Aécio construiu em Minas com dinheiro público para a família dele.  A rádio Arco-Íris, do Aécio e da irmã dele, a Andrea.

Viomundo – Aécio e os tucanos em geral vivem acusando o governo Dilma de corrupção, como se fossem vestais, não tivessem telhado de vidro.

Rogério Correia – Isso é piada. Aécio e a tucanada mineira sabem disso.

A corrupção em Minas é enorme.  Os governos de Aécio e Anastasia foram tremendamente corruptos, só que não deixaram investigar. Aqui, nós temos ex-secretários que estão em processo judicial, inclusive com pedido de prisão.

Viomundo – Os mineiros sabem desses casos de corrupção?

Rogério Correia – Quase ninguém sabe, porque a Andrea Neves, irmã do Aécio, controla a mídia mineira com mãos de ferro. Quem tenta furar esse bloqueio, acaba preso, como o jornalista Marco Aurélio Carone, do Novo Jornal. Eles acabaram com o jornal do Carone e, ainda, o mantêm preso desde janeiro deste ano.

Viomundo – Que casos de corrupção o senhor apontaria?

Rogério Correia – Para começar, os dois aeroportos feitos por Aécio à custa de dinheiro público para beneficiar a família. Ele é tão generoso com os parentes que fez um aeroporto para a família do pai e outro para a família da mãe.

O de Cláudio, da família da mãe, é o mais conhecido. É aquele que fica fechado o tempo inteiro e o tio do Aécio guarda a chave para que outros não o utilizem.

Mas tem também o de Montezuma na área da fazenda do pai.

Tem a rádio Arco-Íris, localizada na Grande Belo Horizonte, que é do senador e da irmã Andrea. Ela injetou milhões lá.  Nós não sabemos quantos exatamente, porque nunca deixaram investigar. Nós pretendemos criar uma CPI na Assembleia Legislativa para descobrir essa corrupção.

Viomundo – Qual corrupção será alvo de investigação?

Rogério Correia  — Além dessas que acabei de citar, tem a reforma do Mineirão, a dívida de mais de  R$ 8 bilhões com a Educação e outros R$ 8 bilhões com a Saúde, descumprindo o mínimo constitucional… E por aí vai.

A corrupção tem de ser sempre enfrentada.  É o governo Dilma faz. A Dilma enfrenta, não põe pra baixo do tapete.  Já o Aécio não enfrenta a corrupção.

Viomundo – O Aécio teria medo de enfrentar essas denúncias?

Rogério Correia – Teria, não. O Aécio tem medo de enfrentar essas denúncias.

Viomundo — Por quê?

Rogério Correia – Porque as denúncias de corrupção o envolvem pessoalmente. A perda do controle sobre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a perda do governo levaram os tucanos ao desespero.

O senador Aécio não deixa investigar nada, porque tem denúncias que o envolvem pessoalmente, além das denúncias contra seu governo. Se tudo for investigado, ele acaba preso.

Além dos dois aeroportos, da rádio Arco-Íris e do Mineirão, o senador não consegue responder à população sobre o mensalão tucano e o caso Lista de Furnas, do qual ele e o partido fizeram parte. Aécio recebeu R$ 110 mil de Marcos Valério e R$ 5,5 milhões da Lista de Furnas.

Enfim, o governo tucano em Minas endividou o Estado, não planejou o nosso desenvolvimento, não aplicou o mínimo para Educação e Saúde, impedindo um melhor IDH. Escondeu tudo através da censura e substituiu os três poderes de Montesquieu pelo lema dos 3 mosqueteiros: “Um por todos e todos por um”.

[Todo o conteúdo exclusivo do Viomundo é produzido graças ao apoio de nossos assinantes. Torne-se um deles]

alexis

- 2014-10-08 20:54:06

Nem boa nem suficientemente coerente

Até os pastores evangélicos foram de Aécio, sem dúvidas. Eles sim parecem ser coerentes

O Eduardo Jorge, o que mais defende LGBTs vai estar no mesmo palanque com os pastores (totalmente incoerente)

A Luciana, por representar exatamente um futuro socialista para o Brasil, cuja caminhada está sendo iniciada pelo PT, pela primeira vez nos 500 anos do Brasil, perde uma chance de dizer, esse é o caminho, vamos aprofundar! 

Wsobrinho

- 2014-10-08 20:53:32

Vale a pena ler

8/10/2014 15:51

Economista alemão indignado escreve 7 motivos para o Brasil reeleger Dilma. (vale a pena ler)

 

Li nos últimos dias que a presidente do Brasil corre o risco de não ser eleita efiquei chocado com a notícia. Nos últimos 10 anos o governo atual mudou a maneira como o Brasil é visto na Alemanha. Se antes víamos apenas um país de terceiro mundo, agora nós sabemos que o Brasil é uma potência econômica.

Para os brasileiros eu diria 7 simples motivos para reeleger o atual governo.

1. Durante a crise mundial (2008-2013) a economia brasileira cresceu quase 5 vezes mais que a alemã.

2. A taxa de desemprego na alemanha duplicou durante a crise mundial enquanto a brasileira surpreendentemente abaixou. Na Itália, por exemplo, 12.3% das pessoas estão desempregadas e na Espanha 24.5%. O atual governo brasileiro protegeu o emprego das pessoas enquanto as nações europeias protegeram o dinheiro dos bancos.

3. Apesar de a Alemanha ter um bom governo, em 2014 a economia brasileira vai, de novo, crescer mais que a alemã.

4. Durante a crise mundial (2008-2014) o IDH alemão diminuiu de 0.940 para 0.911. EUA diminuiu de 0.950 para 0.914, o espanhol de 0.949 para 0.869. Enquanto as maiores economias do mundo sofreram esses efeitos, Brasil aumentou seu IDH de 0.710 para 0.744. Ainda distante do primeiro mundo? Sim. Mas no caminho certo de ascensão.

5. A desigualdade social cresceu em todos os países europeus enquanto diminuiu no Brasil. Continuando no mesmo caminho, em apenas 10 anos o Brasil alcançará o nível de desigualdade dos EUA.

6. O discurso de Roussef nas Nações Unidas inspirou o mundo inteiro contra a espionagem dos EUA. Depois disso, nossa primeira-ministra Merkel e outros líderes nacionais se pronunciaram contra Obama. Pela primeira vez um país de terceiro mundo teve coragem para enfrentar o governo estadunidense.

7. O atual governo de Lula e Roussef mudou a maneira como o Brasil é administrado. Se antes era um país de terceiro mundo trabalhando para os EUA e o mercado financeiro, hoje trabalha para as pessoas.

A alemanha tem corrupção. Na europa temos corrupção assim como nos EUA e no Brasil e, infelizmente, isso nunca vai mudar, não importa quem esteja no governo. Mas se há um país que enfrentou a crise mundial e melhorou a vida das pessoas como nenhum outro no mundo, esse é o Brasil. E isso deve ser levado em conta.


Kurt Neuer, economista

Gesucht: http://epp.eurostat.ec.europa.eu/tgm/table.do?tab=table&init=1&plugin=1&language=en&pcode=tec00115

http://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.MKTP.KD.ZG

traduzido por Plantão Brasil

15981 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Maria Silva

- 2014-10-08 20:52:01

Eu tô paranoica

Não engulo esse  errro grosseiro dos institutos em relação a Aecio.  A diferença entre a pesquisa e a realidade foi enorme. Os institutos podem errar, mas não dessa forma. Acho que houve fraude para levar Aecio ao segundo turno, e havera fraude para elege-lo. Não costumo desenvolver teorias conspiratorias e acredito nas instituições. Todavia, a ideia da fraude não sai da minha cabeça ...

Ivan de Union

- 2014-10-08 20:50:38

A "noticia" eh mentira

A "noticia" eh mentira paguissima.  Aqui esta a Paraiba todinha em vermelho em 2010, por exemplo:

http://fernandonogueiracosta.files.wordpress.com/2010/11/voto-por-municipio-em-2010.png

Nao achei a de 2010 mas foi publicada pelo estadao antes de ontem e eh muitissimo visivel que o estado todo eh profundamente vermelho.

 

paulo vi

- 2014-10-08 20:50:30

Não importa a recomendação

Não importa a recomendação para quem deve votar, o que importa é ser celebridade por 15 minutos. Independente disso, a Lu é muito graciosa!

Carlos Dias

- 2014-10-08 20:49:09

Ahahaha

E pensar que tem gente que votou em "Tarcísio" aqui no Rio rsrs

Ingenuidade cobra caro.. bancada ruralista maior da câmara, bancada evangélica tem sua maior representação histórica.... Bancada sindicalista foi dizimada.. de 86 passou a 43 ...

 

Isso ai, "manifestações pacíficas contra tudo que estava ai"...

FRANCISCA

- 2014-10-08 20:47:12

LUCIANA GENRO

 

É MAIS CONFORTÁVEL NÃO FAZER NADA PELO BRASIL COM DISCURSOS DE QUE NÃO APOIA PLANO A OU B. NA HORA ACUSAR, FAZER ORATÓRIAS, EM NOME DE UMA FALSA BANDEIRA, É FÁCIL. AGORA FICA NA NEUTRALIDADE SÓ REFORÇA O PODERIO DA DIREITA REACIONÁRIA E CONSERVADORA NO BRASIL. MOSTRA O QUANTO LUCIANA GENRO NÃO TEM COMPROMISSO COM O BRASIL. SE TIVESSE DEIXAVA O RADICALISMO DE LADO E REGAÇAVA AS MANGA E IA TRABALHAR NUMA BATALHA CAMPAL. O QUE ESTÁ EM JOGO É OS INTERESSES DO BRASIL E DOS BRASILEIROS. ELA NUNCA ME ENGANOU. ELA É SÓ MAIS UMA SOFISMA E NÃO VAI SAIR DISSO.

Angélica Zenato Rocha

- 2014-10-08 20:47:00

Eu tento entender o

Eu tento entender o comportamento da esquerda, de negação dos direitos conquistados pela minoria. 

ljunior

- 2014-10-08 20:46:07

Acho que a posição é boa e coerente

A posição do PSOL é boa porque não é neutra já que alerta sobre o voto em Aécio e é coerente já que não quer se unir programaticamente a ninguém.

Muito melhor que #MarinaCensura que quis barganhar propostas dela (como o fim da reeleição que beneficia a ela mesma).

Téo Lucas

- 2014-10-08 20:34:21

Suposta Pesquisa Vox Populi

Pessoal,

Alguém tá sabendo dessa pesquia que supostamente foi divulgada hoje??

O site, portalsertaoemfoco.com.br, divulgou pesquisa atribuida ao Vox Populi, no dia de hoje, dando Aecio 51 x 43 Dilma.

Mas não vi ninguém mais divulgando isso, e mais, vi noticia de que o Vox só faria pesquisa dias 11 e 12.

http://www.portalsertaoemfoco.com.br/noticia/3541/vox-populi-aecio-neves-sai-na-frente-com-51-e-a-presidente-dilma-housseff-fica-com-43-veja-mais

Alguém conhece essa site??

alexis

- 2014-10-08 20:33:04

Ainda o Eduardo Jorge

Aquele Zen metido a holístico vai votar no Aécio

Alucinado pelas ONGs, hoje apresenta-se como uma pseudo-esquerda global, onde tanto faz se o Banco Central é independente ou não, desde que salvemos as baleias.

Outro ex-PT com dor de cotovelo e pouco realista sobre a situação do país.

Outro que perdeu uma boa oportunidade de ser coerente. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador