Obsessão do PT com Lula mina as novas lideranças de esquerda, diz Maria Cristina Fernandes

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A colunista do Valor Maria Cristina Fernandes divulgou nesta quinta (2) um artigo avaliando que o PT está tão obcecado com Lula quanto os procuradores e juízes da Lava Jato, que fazem de tudo para manter o ex-presidente preso. Em sentido contrário, o PT faz de tudo para impor a ideia do “Lula Livre” como principal pauta nesta eleição. Ao custo, inclusive, de minar o surgimento de novas lideranças como Marília Arraes, em Pernambuco.

“Os petistas deixaram para a reta final a participação na disputa eleitoral que, desde a redemocratização, mais colocou o futuro do país em xeque. Estão tomados pela mesma obsessão dos adversários do ex-presidente. Se magistrados e procuradores têm a ideia fixa de mantê-lo preso em processos que acumulam pedaladas jurídicas, o PT também tem a sua. Na outra ponta da corda que resolveu esticar, também resiste a democracia”, escreveu.

Ontem, o PT anunciou um acordo para que o PSB fique “neutro” na eleição para a Presidência – na prática, que não dê apoio a Ciro Gomes (PDT), isolando o presidenciável que se coloca como alternativa à inviabilidade eleitoral de Lula. Em troca, o PT retirou a candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco, e também exigiu movimento semelhante do PSB em Minas Gerais, para não atrapalhar a tentantiva de reeleição de Fernando Pimentel.

“Com a decisão de ontem, o PT não comete apenas mais um dedaço que, ao longo dos últimos trinta anos, condenou sucessivas lideranças regionais promissoras ao limbo. O partido inviabiliza uma candidata que se impõe no manejo de três mitos, Lula, o avô, Miguel Arraes, e o primo Eduardo Campos. Mostra-se capaz de mobilizar militância num momento em que os partidos já não conseguem mais encher praças públicas. O partido de Marília Arraes parece ignorar qualquer outra chance de   revitalizar a esquerda que não seja o #LulaLivre. Não é a toa que o deputado Jair Bolsonaro hoje disponha de exércitos mais do que virtuais”, escreveu a jornalista.
 
Leia a coluna completa aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Faz me rir…o PIG sentiu o
    Faz me rir…o PIG sentiu o baque e Lula acertou em cheio.

    Acho que agora até o poste do Lula vence no primeiro turno.

    Que tiro foi essse? Ariano Suassuna responde: “Não sei, só sei que foi assim!”

  2. Oh! que doce…
    O desejo da

    Oh! que doce…

    O desejo da direita golpista é que surja uma esquerda PÓS golpe…

    De preferência que assuma tudo que eles compraram, roubaram e entregaram…

    Nova esquerda agora…

    Que apenas limpe o leite derramado…

    Eles acreditam que somos todos trouxas…

  3. NOJEIRA !! PODRES !!

    A obsessão dos empregados da mídia golpista em querer que o PT indique um substituto de Lula para a farsesca disputa eleitoral,  naturalizando a criminosa perseguição judicial ao Lula e criando um clima de normalidade democrática está me dando nojo .  

  4. o artigo de Wanderley G. dos Santos diz muito

    ele usa o termo “mesquinharia”. Já o link da tese de doutorado que postei demonstra os interesses dessa suposta obssessão $$$$ (o link só abriu no Firefox, talvez no OPERA, o meu preferido SlimJet bloqueia). A tese é de Ciro Garcia que me foi dado por outro participante e não me recusei a ler por não concordar com o PSTU. Já Zé Dirceu fala um pouco da obssessão: As várias correntes só estão no PT pela cola de Lula, senão se esfacela em 4 ou 5 facções. A moda agora, no blog, é chamar quem não é da panela de robô. Em PE estranhamente… o melhor instituto de pesquisa decidiu não fazer mais pesquisa (tava dando Marília Arraes PT contra o governador do impeachment PSB-PE). Wanderley fala (link e trecho dias atrás) que o PT tá mais preocupado em afastar quem está no mesmo campo do que juntar contra os demais. 

  5. O PT está certo! Porque:

    1) Valor é Globo e se a Globo é contra, eu sou a favor!

    2) Vão fazer “novas lideranças” em 3 meses? Só a Globo acredita nisso.  Mentira: eles não acreditam e por isso falam e “novas lideranças”.

    3) As instituições estão funcionando normalmente, inclusive nas férias e fim de semana.  Logo, o PT tem que funcionar da mesma maneira.

  6. Quando as frases não fazem sentido

    Obsessão dos católicos com Cristo mina as novas lideranças da Igreja.

    Obssessão dos humanos com a saúde mina as novas lideranças dos micróbios

    Obsessão da população com a segurança pública mina as novas lideranças da criminalidade

    Obsessão dos gramáticos com a norma culta mina as novas lideranças dos barbarismos

    Obsseção dos lógicos com a coerência, minas as novas lideranças dos contraditórios

     

     

  7. De repente ficaram

    De repente ficaram preocupados com o futuro do PT?!?!?

     

    Esse pessoal acredita-nos parvos, ou hommer simpsons…………

    Para nós Lula é solução, não problema……..

    Retirar a candidatura de Lula é chancelar um processo eleitoral fraudulento e de quebra livrar a cara de seus algozes que não querem ter a testa estigmatizada pela decisão histórica, de repercussão internacional, de torná-lo inelegível. Afinal acreditam-se mudééérnos (mesmo sob trajes medievais) e democratas…….

    Decisão que dirá mais sobre si mesmos do que sobre aquele que condenam…….

     

  8. ah… tá!

    maria cristina fernandes do VALOR ECONOMICO DA gRoubo. Tá explicado. Obsessão, se fosse contra era jogo político, coisa natural. 

  9. que piada

    uma parte da alta burocracia do PT descartaria Lula sem cair uma lágrima…

    quem tem obessão pelo Lula é o povo, e não o PT

    o PT só se submete a isso…

    uma parte em sintonia com o povo, e a outra se submete contra sua vontade 

  10. Hegemonia é a chave

    Esta decisão da direção do PT está perfeitamente coerente com as declarações que deram ao Nassif: o PT tem como objetivo maior a preservação de sua HEGEMONIA.

    Quem tiver o trabalho de ler ou reler a transcrição que o Nassif fez da entrevista, consegue compreender tudo.

  11. Interdição e renovação (ou sombra de mangueira)

    Lula interdita a eleição presidencial desde 1989. E não só ele, Suplicy e Erundina também são exemplos ululantes. 

    Suplicy, vereador eleito em 2016 (não votei nele, votei no Donato por causa disso) privatizou o cargo de senador em seu favor. Aos 77 anos, vai disputar o senado. Vaga perpétua. Não seria o caso de escolher uma jovem liderença do PT, botar a tiracolo e sair pelo interior do estado de São Paulo afora pedindo voto?  

    Erundina, 84 anos em novembro. Repetindo 84 anos. Não seria o caso de escolher uma jovem e promissora liderança do PSOL, mulher como ela, botar debaixo do braço e fazer dela a sucessora? 

    Erundina tem uma belíssima biografia, pode acontecer com ela um fim melancólico como foi o do brilhante senador Nelson Carneiro. Tentou a reeleição em 1994 e foi derrotado. No dia da derrota, lembro-me com detalhes, aos 84 anos, chorava copiosamente dizendo que não tinha nada na vida, a não ser dois carros velhos. Morreria alguns meses depois. 

    Ciro Gomes quer ser presidente, uma aspiração absolutamente justa e legítima. Persegue isso há anos. Políticos neófitos e sem tesão pela política já conhecemos o desfecho recente. Mas ele não pode concorrer, o caminho está interditado. 2022? Não, a vaga é do Lula. Quem sabe 2026? Não, impossível, a vaga é do ungido do Lula. Então 2034, vai. Não, negativo, a vaga volta para o Lula, aos 89 anos. 

    Marta Suplicy, Hélio Bicudo, Heloísa Helena, Marina Silva, Luciana Genro, Gabeira, Cid e César Benjamin, chico de Oliveira, Ivan Valente, etc., etc., etc., etc. (complete a longa lista quem quiser). Todos esses nomes possuem ao menos duas coisas em comum, a saber: 1) todos saíram do PT batendo a porta (com força); 2) todos possuem, em maior ou menor grau, seríssimas desavenças pessoais com Lula, quando não ódio.

    Luciana Genro, em especial, mereceu um texto do Kiko Nogueira levantando razões freudianas e problemas mal resolvidos com o pai Tarso, tamanho o ódio que nutre por Lula. 

    No PT, antiguidade é posto, como no Exército. É o que explica o sacrifício da jovem e exuberante liderança da neta do Arraes, em favor da reeleição do cacique Humberto Costa, em dobradinha com o candidato do PSB.

    Daí o Ciro diz a frase que explica tudo: o PT é sombra de mangueira, nada se cria debaixo. 

    Por que será que o Boulos Guajajara nunca se interessou em filiar ao PT, mantendo todas as manifestações do MTST bem distantes das do PT? Porque sabe como funciona a bagaça. Conhece perfeitamente a sombra de mangueira. Todos conhecem. 

    1. Eleição é briga de cachorro grande

      Lula tem 41% das intenções de voto. Ciro tem 5%. Boulos, por volta de 1%

      Quem tem mais dá as cartas. Manda e não pede.

      1. é…só que em Outubro você

        é…só que em Outubro você conseguira votar no Ciro, ou no Boulos, ou no Alckmin, Bolsonaro…na Dilma ou no Aécio se você for mineiro…agora,no Lula, não.

      2. Tales Ab’Sáber
        Tales Ab’Sáber3 h

        PT faz PSB ficar neutro(!)contra Ciro. É a divisão das esquerdas. Lula, inelegível, talvez prefira morrer na cadeia a ver um projeto de esquerda alternativo a ele. E o PT prefira se esfacelar a fazer política maior. Alckmin, PMDB e PSDB agradecem.

         

  12. Obsecado esta CIRO GOMES que

    Obcecado esta CIRO GOMES que com 6% quer ser incensado  ..ele que quer herdar patrimonio de que quase não ajudou a criar

    LULA tenta recuperar a nossa democracia, seus direitos, sua honra e a NOSSA cidadania  ..tem maioria e curriculo ..fez por merecer e ser reconhecido pelo POVO humilde  ..ele trabalha pra UNIR os que se encontravam divididos (nossa unica chance)

    Qto a mocinha de PE, IMATURA, não entendeu a dimensão da luta, é jovem ainda  ..terá sua vez se a DEMOCRACIA por aqui voltar a florescer um dia

    LONGA VIDA a LULA

  13. O patrão da colonista

    O patrão da colonista mina o aparecimento de novas mídias. São 60 anos monopolizando a (des)informação no Brasil. Isso é que é obsessão.

  14. T. Genro / Um artigo n’ Estadão diz que favorece Alckmin
    tá aí a esperteza do PT (isto é, da Direção Nacional, isto é, da maioria dos membros da Direção Nacional). Tarso Genro já se manifestou contra essa jogada estúpida e narcisista e interre$$eira. Dizer que Ciro Gomes só pensa em si, ora, ora. E acreditar em números, o povo alemão aclamava em massa um sujeito. Ah! mas os crentes aqui acreditam que a voz do povo é a voz de Deus.Cegam-se na obssessão, não vêem que são massa de manobra. A frente única democrática vai pras cucuia. E o PT (a Direção, o personalismo) se recusa a isto e fala na nebulosa e longínqua frente de esquerda (e só se for com o imaculado à frente…). Triste despolitização que se acha.

  15. Oi???
    Acho que estou sofrendo de déficit cognitivo temporário… Ok, para uns e outros sempre tive, né??? Kkkk…

    Já não basta o besteirol alhures.

    Ultimamente só estando de porre para ler algumas coisas “ditas por aí”…

    O jogo só é bem jogado quando é nosso amigo que está jogando?

    Cansativo.

  16. Lula, o telepata. Ou incrível

    Lula, o telepata. Ou incrível capacidade de acreditarem em bobagens da mídia

    Ouça este conteúdo Audima

    A Folha publica uma mediúnica matéria – nenhuma fonte direta é citada – dizendo que “Da cadeia, Lula articulou ações que resultaram no isolamento de Ciro“. É claro que Lula orienta o PT, mas daí a dizer que ele “articulou”  tudo vai uma distância que, francamente, beira a comédia.

    Seria uma “capacidade” sobrenatural: alguém isolado numa cela, com direito a apenas uma visita semanal (tem outra, mas  é de natureza religiosa), sem telefone, sem internet ou whatsap conseguiu manipular três partidos, além do seu próprio: o PCdoB, oferecendo uma vice a Manuela D’Ávila; o PR, evitando a candidatura de Josué Alencar, e o PSB, levando o partido para a neutralidade na disputa presidencial. E tudo com recados e bilhetinhos!

    Uau! Gente que pensa assim deveria encaminhar ao Vaticano um processo de canonização de Lula, porque o milagre já  está aí: o homem é telepata!

    “nesta quarta-feira (1º), Lula teve participação direta na negociação que neutralizou o PSB na eleição nacional, afastando-o definitivamente de Ciro Gomes.”

    Participação direta? Como, a menos que ele esteja usando o rádio da Polícia Federal – esse Lula é danado, né? – para passar “instruções”. Porque a visita que tem é na quinta, hoje, e os visitantes serão Chico Buarque e Martinho da Vila!

    Não espero que gente com um mínimo de inteligência possa dar um pingo de crédito a isso. Lula, claro, orientou Gleisi Hoffman e outros dirigentes do seu partido a conduzirem assim ou assado os contatos com outros partidos ou lideranças, mas daí a ter sido o “articulador” de tudo, francamente…

    São os mesmos “gênios” que dizem que a articulação visava essencialmente atingir Ciro Gomes, como se o que ocupasse a cabeça de Lula fosse Ciro – que, aliás, é o maior “desarticulador” de sua própria candidatura, infelizmente. Só faltou dizer que foi Lula quem fez o “centrão”, depois de cortejado pelo ex-ministro, cair nos braços de Alckmin.

    Seria o mesmo que dizer que Ciro buscava o apoio do PSB – e este ele buscava, pessoalmente, com inúmeras reuniões – para “isolar o Lula”.

    O raciocínio de Lula é bem mais simples e qualquer um pode fazê-lo. Suas melhores fichas estão no Nordeste, onde o ex-presidente, na última pesquisa Vox Populi, tem 58% das intenções de votos. É, portanto, ali que precisa conservar seus votos à prova de riscos e evitar, á todo custo, que se confunda a cabeça do eleitor.

    E é lá que o PSB é mais forte politicamente, com os governos de Pernambuco e da Paraíba. É a mesma razão que o leva em não de meter em hostilidades com Renan Calheiros e Eunício de Oliveira. E é por isso que os quatro querem apoiá-lo, porque Lula é mais forte que todos eles.

    Ah, mas Lula está tirando o governo do Estado da vereadora Marília Arraes, virtualmente vencedora da eleição local…

    Menos, menos…

    Primeiro, porque o cacife de Marília, além de suas próprias virtudes, vem do fato de ter migrado para o PT há dois anos com intenso apoio público do próprio Lula, que foi pessoalmente filiá-la.

    Depois, porque ela está em ótima posição, mas longe de ter uma vitória assegurada: as pesquisas no estado revelam um tríplice empate, com Paulo Câmara (PSB) na liderança com 25%, seguido de Marília (21%) e de Armando Monteiro (PTB, 17%). E não pensem que só ela levantaria o nome de Lula: Monteiro, aliás, até foi visitar o ex-presidente em sua cela em Curitiba e, por isso, foi obrigado pelo PSDB logal a soltar uma nota dizendo que seu palanque “está aberto” a Geraldo Alckmin.

    Mas está bem, acredite quem quiser acreditar que, depois de um golpe, vivendo um estado de deformação judicial em que o presidente do TSE “emenda” uma decisão para incluir a “inelegibilidade chapada” do favorito do pleito, onde se viola a toda hora os dispositivos da Constituição para mantê-lo preso nós devemos, sim, nos guiar pelo “coitadismo” de um candidato que teve tudo para crescer e não cresceu ou por uma questão paroquial do governo de um estado, por mais respeitável que seja, como é Pernambuco.

    Enquanto isso, Geraldo Alckmin monta à vontade a salada que o rodeia em São Paulo: o seu ex-preferido Márcio França, o esfarinhado João Dória, o tal do “Vem Pra Rua” e o Pato Skaf, oficialmente com o candidato “de brinquedo” Henrique Meirelles.

    O povão não cai nessa, não…

    http://www.tijolaco.com.br/blog/lula-o-telepata-ou-incrivel-capacidade-de-acreditarem-em-bobagens-da-midia/

  17. FAKE NEWS

    Mas está aí, caracterizado, um  fake news lançado por essa jornalista!

    A maior mentira do mundo!

    Não é o PT que quer LULA SOLTO E  NA PRESIDÊNCIA, mas o POVO BRASILEIRO! E disto ele não abre mão para ninguém.

  18. A direita joga cascas de

    A direita joga cascas de bananas através de sua mídia e a esquerda que a direita adora faz questão de escorregar. É comovente que o Valor esteja tão preocupado com o surgimento de “novas lideranças” na esquerda…

  19. Aliança PT x PSB

    A discussão em torno da aliança do PT com o PSB (na verdade, é só um acordo) tem se restringido a avaliar o impacto sobre Pernambuco e Minas Gerais. Em Minas Gerais, a retirada de Márcio Lacerda pode não ajudar a candidatura de Pimentel, porém não atrapalha. A questão de Pernambuco, pela qual tentam criar uma grande comoção, pode ser justificada sobre dois aspectos: 1) mesmo sendo  ruim e mal avaliado, o governo Câmara não pode ser considerado uma ameaça à esquerda e, tampouco, ao PT; 2) a candidatura da jovem Marília é uma faca de dois gumes. Assumir o governo estadual nas circunstâncias atuais, com crise, sem maioria etc. poderá “queimar” o futuro da candidata e do PT no Estado. Talvez seja mais prudente ela se candidatar a deputada federal, tentar ser uma puxadora de votos, e reforçar a bancada petista na Câmara. Isso é muito necessário. Além disso, há dois pontos que estão sendo relegados. Primeiro, a necessidade de se conter o risco Ciro Gomes: apesar da aliança com as forças direitistas ter sido frustrada, se algum candidato tucano (Álvaro Dias ou Alckmin) não decolar, Ciro ainda pode, ou poderia, no decorrer da campanha, se tornar o plano B dos golpistas. E seria o único candidato a ameaçar a hegemonia da esquerda em um segundo turno. Em segundo lugar, a aliança com o PSB abre uma perspectiva inédita em São Paulo. Acho até que a questão paulista motivou o acordo. Pelo cenário que se desenha, Márcio França e Dória irão para o segundo turno em SP, e Dória está queimadíssimo, principalmente na capital. Nesse contexto, em um eventual segundo turno, França ficaria em uma situação que teria que se aliar ao PT, pois, com Alckmin ou com Bolsonaro no segundo turno, o opositor dele seria um tucano (Dória) e aliado de Alckmin (seu candidato de primeiro turno). Essa bagunça na eleição paulista possivelmente beneficiará o PT no segundo turno e poder ser o motivo, “inconfessável”, do acordo com o PSB.

  20. A campanha que a mídia já

    A campanha que a mídia já está fazendo pró alkimin; o bolsonaro, com esses acho que 17%  nas pesquisas, já imaginaram 2º turno: alkimin e bolsonaro??? O ciro, por culpa dele mesmo, não iria conseguir votos de grande parte dos eleitores do PT. Não acredito que chegaria ao 2º turno. Vamos aguardar. 

  21. Liderança não se criam, elas se forjam.

    Não aparecem novas liderenças no PT porque os queridinhos do Partido não tiram suas ricas bundas das cadeiras e saem nas ruas na luta.

    1. O Velho Novo ou o Novo Velho?

      Concordo e tenho o ‘aparelhista & intestino’, ‘Ruim Pardal’, o patriarca desse paraíso outonal no PT, mas a hora não é de perder-se tempo com novas lideranças à esquerda e sim derrotar velhas forças golpistas à direita, caso contrário não haverá espaço para nenhuma liderança à esquerda, novas, velhas ou tico-tico no fubá.  

  22. Quanta gente querendo governar o PT

    Ora, que as “novas lideranças de esquerda” (Ciro Gomes? Nao é de esquerda) tratem de se fazer, em vez de tentar receber os eleitores de Lula de graça.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador