PT cresce nos grotões e ganha entre pobres e mal informados, diz FHC

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Um dia após a passagem do ex-governador Aécio Neves (PSDB) para o segundo turno da eleição presidencial contra a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) partiu para o ataque contra o eleitorado petista e disse que a legenda adversária cresce nos grotões. Na condição de sociólogo, FHC analisou que o PT vem colhendo votos entre a população mal informada que, “coincidentemente, é mais pobre”.

“Não é porque são mais pobres que votam no PT, mas porque são menos informados. Como era a Arena no regime militar: se apoiava nos grotões. Essa caminhada do PT dos centros urbanos industriais para os grotões é um sinal preocupante, porque é um sinal de perda de seiva. Estão apoiados num setor da sociedade sobretudo mal informado. Mas é preciso colocar um pouco na perspectiva, porque, por exemplo, aqui em São Paulo, quando o PSDB ganha, ganha porque tem apoio de pobre, não de rico”, disse o tucano, em entrevista ao jornalista Josias de Souza, no Uol.

Ainda de acordo com FHC, a culpa pela falta de informação não é do eleitor, mas sim do Estado. “Se há uma falha no PSDB, é o partido não ser capaz de conversar diretamente com os mal informados, porque eles estão no país e votam”, completou.

Comentando sobre a estratégia do PSDB para o segundo turno contra o PT, FHC disse que o partido vai centrar suas críticas na presidente, e não nos 12 anos de gestões petistas que incluem a administração do ex-presidente Lula. 

FHC rebateu ainda a declaração de Dilma na noite do dia 5 de outubro, dando conta de que a população brasileira não sente saudade de um governo que privilegiou apenas os mais ricos. Segundo ele, o PT quer colocar estigmas no PSDB quando, “na verdade”, as mudanças sociais começaram a surgir no governo FHC. “Tem que ser descontituído esse ataque que o PT costuma fazer. E Dilma tem que responder pelo crescimento do Brasil em relação ao resto do mundo. No meu tempo, o Brasil crescia mais que a América do Sul”, apontou. 

E continuou: “E segundo: o que eles fizeram com a Petrobras? Tenha paciência! Como têm coragem de dizer que meu governo botou para debaixo do tapete o mal feito e eles colocaram à vista. À vista nada! A imprensa descobriu umas coisas, a polícia, outras, houve delação premiada e o escândalo é enorme. É pior que o mensalão. Tem que cobrar deles”, disparou.

O ex-presidente tucano ainda disse que Lula é “insinuações vagas e ar de arrogância em carne e osso” quando critica a corrupção no PSDB. “Se em 12 anos [de governo petista no plano federal] tinham coisas do nosso período, por que não processaram, não colocaram para fora? Não teve nada! Compra de votos? Não é verdade. Ninguém [do PSDB] foi condenado, enquanto parte do PT está na cadeira, e outra parte, com medo de ir”.

O legado

FHC elogiou a postura de Aécio Neves, que durante a campanha presidencial deste ano, fez questão de ressaltar os ganhos do correligionário na presidência, na contramão da estratégia adotada por José Serra e Geraldo Alckmin em pleitos passados. “O PSDB fez muita coisa, não só na estabilização da economia, mas na área da saúde, uma verdadeira revolução, Temos que assumir tudo isso e não deixar que o PT fique botando a marca de que eles que fizeram tudo e nós atendemos ao mercado”, ponderou.

Segundo o sociólogo, a omissão de Serra e Alckmin fez com que o PT pudesse “amendontrar” o eleitorado. “Como o PT é um partido agressivo, e competente em fazer propaganda e estigmatizar, houve uma espécie de encolhimento [do PSDB]. Esse marquetismo atrapalha muito.”

Marina Silva

Sobre a possível aliança entre Marina Silva (PSB) e Aécio, FHC disse que está à disposição para “conversar” e ajudar no acordo. “Sempre me dei bem com ela, mas tenho que respeitar os tempos dela. Ela declarou ontem que vai fazer reuniões para definir a linha, mas antecipou que pretende compor com a maioria. Se eu for útil nesse relacionamento, podem contar comigo. Essa aproximação tem que ser em função das coisas que acreditamos, não vamos discutir toma lá, dá cá. Vamos discutir a aproximação efetiva da Rede e do PSB com o PSDB.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

142 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mala educacion

    Mais uma vez, o sociologo Fernando H. Cardoso nos oferece um comentário no mínimo deselegante. Como naquela vez que chamou de vagabundos os que pensavam em aposentadoria e nos brindou com o lamentável fator previdenciário (justo o sociologo que tem boas e fartas aposentadorias), ele agora chama de desinformados os que votaram na Dilma. AMpliando o ódio ao PT, de uma maneira fina chama de burros ou ignorantes aqueles que não votam com os tucanos. Ou seja, ele não respeita a diferença de opiniões. Estou cercado de amigos tucanos, mas jamais os chamei de desinformados ou burros. Respeito é bom, mas o arrogante senhor FHC desconhece esse aspecto. Gostaria de ver uma manfestação do sociologo sobre o aeroporto de Cláudio em Minas Gerais. ALgvuém vai perguntar?

  2. Ele diz que o povo pobre é

    Ele diz que o povo pobre é mal informado por culpa do PSDB….Quem sabe se o Aécio ganhar ele gasta alguns milhões  com assinaturas da VEJA e distribui de graça aos pobres….assim eles passam a ser “bem”informados também igual aos chiques de SP 

  3. Requiem for a dream

    Esse FHC so nao é mais falso porque não caberia em um so ser (humano). Ha algumas semanas, ja estava com o pé na canoa marinista e Aécio estava completamente so com seus assessores de campanha. Agora vem dizer que elogia a postura de Aécio durante a campanha. FHC tem a mesma postura de Marina: pra onde o vento balançar, ele vai.

    E essa analise de sociologo de araque ? Quer dizer que a “elite” paulistana que vota no PSDB é muito bem informada ? Aquela mesma que diz que ciclofaixas vermelhas são “propaganda semiotica petista”? Uau ! Essa mesma que reelegeu o barão do cafe, que não fez absolutamente nada de relevante para o Estado, a não ser uma politica de segurança publica truculenta e assassina ?! Além de estarem bebendo a agua do volume morto. Esses são os eleitores bem informados ? 

    Francamente! Rasgue o resto da biografia e nos deixe em paz !!!

  4. Os principais ignorantes do

    Os principais ignorantes do Brasil não estão no nordeste. Estão no sudoeste, principalmente em São Paulo. Eu não os chamarei de ignorantes, mas de analfabetos políticos. Então vejamos: Quem Elege malucos e palhaços e artista? O nosso prezado ex esqueceu o tratamento dado aos aposentados? Chamando-os de vagabundos. Qual o partido que diz que o bolsa família é bolsa esmola? Ah! Porque o PT é corrupto. Mas, quem lidera o ranque de corrupção segundo o TSE? Esse senhor merece o nosso desprezo. Mas nos os nordestinos vamos mostrar no dia 26 quem é ignorante. Nos sabemos perfeitamente o que o Brasil era e o que o Brasil é hoje. Corrupção sempre houve. Desde da época do império, e vai haver sempre principalmente se não houver uma reforma politica, através de uma constituinte. Porque esse congresso que temos jamais vai fazer essa reforma.

    1. O mote para o J. Santana.

      A equipe de propaganda da Dilma tem que saber tirar proveito de uma afirmação como esta. Não pode deixar passar em branco, é a contribuição do velho babão para a nossa vitória, pois o peixe morre pela boca, como a Marina.

  5. Lamentável este velho babão.
    Lamentável este velho babão. Compara todos como seus iguais de Higienópolis, desinformados e caquéticos. Este velho sempre quer que nos sintamos como ele se sente – como pessoas de segunda linha. É um babaca.

  6. PSDB não tem nem meia hora no

    PSDB não tem nem meia hora no segundo turno e já tá xingando a gente de burro, mal informado, pobre, gordo, fedorento… Assim não pode, assim não dá…

  7. Meu Deus, será que novamente

    Meu Deus, será que novamente vamos ter que aguentar as baboseiras desse sociólogo de araque falastrão, burguês de meia pataca entreguista?  Será que nosso pecado é tão pesado assim?

  8. Culpa do PT…

    Aposentado é vagabundo e agora o eleitor é ignorante.

    Engraçado o conceito de democracia sem povo do Sr. Fernando Henrique.

    Aliás, ele falou que os desinformados votam no PT na condição de sociólogo. Baseado em quê? Quais pesquisas mostram isso? Foram pesquisas exploratórias de campo ou de laboratório? Qualitativas ou quantitativas? Que porcaria de método de pesquisa o ex-presidente usou em sua pesquisa para afirmar isso?

    Se ele falou como sociólogo, ele deve apresentar as pesquisas que provam o que ele atesta.  Se não, será puro preconceito de classe.

    Aliás, só nessa mídia pra tentar qualificar a declaração anti-democrática de um representante de um partido dizendo que é a sua opinião como “sociólogo”.

    Essa imprensa é o que tem de pior nesse país.

    Culpa do PT por ter ido fritar bolinho na Ana Maria Braga e levá-los ao jantar na FSP.  Segura essa, Dilma!!!

      1. Dilma ganhou em Minas,

        Dilma ganhou em Minas, Pimentel massacrou o candidato do Aócio e elegemos mais parlamentares do PT do que do psdb, a nível federal e estadual. Tem alguém mais bem informado sobre o governo do Aócio do que nós mineiros? Você, que não sei de onde é, quer discutir qualquer coisa sobre o desgoverno do Aócio? Pra você vai ser mole, pois sou um desinformado que votou na Dilma.

      2. Aqui em MG, terra do Aécio,

        Aqui em MG, terra do Aécio, ele perdeu em votos para Dilma e o candidato do PT vai ser o próximo governador. Mas MG fica no Nordeste imundo para vocês, né ? que, no entanto adora ir lá aproveitar as belas praias e a hospitalidade do povo, que não tem igual no Brasil. E usar seus trabalhadores que sofrem a vida toda p/ construir SP. Sabichona!

         

        1. Os 9.000…

          Lenita se prepara, pois os “9.000” que andavam sumidos, devem ter sido recontratados. Só pagando ele tem pessoas que o defendam.  Pessoas do bem e informadas, são conhecedoras dos verdadeiros “predicados” do AÉSSIM. Não sei postar vídeos. Chegou a hora de mostrar ao Brasil a vivo e a cores os belos vídeos do homem das noites cariocas!  Meu Deus! E os desiformados somos nós!  Acorda Brasil! 

    1. Não é todo eleitor que é ignorante

      segundo o Príncipe da Privataria. Para vossa majestade, ignorantes são aqueles que votam no pt. E loucos preconceituosos parecem ser aqueles que votam no PSDB.

  9. Nassif, outro assunto (não

    Nassif, outro assunto (não sabia bem por onde lhe informar então vou por aqui mesmo):

    Segue a crítica recente feita pelo papa Francisco ao mercado:

    “O papa Francisco alertou ontem sobre a crescente “desigualdade e nova probreza” provocada pela globalização, e colocou o emprego no rol de ‘bem fundamental para a dignidade das pessoas’ que ‘não pode ser considerado uma variável dependente dos mercados financeiros ou monetários’. Para o papa, o inimigo são os ‘bancos de especulação’, e pediu que ‘não se desmantele o Estado social de direito'”.

    Matéria completa (em espanhol) aqui:

    http://www.pagina12.com.ar/diario/elpais/1-256680-2014-10-03.html

  10. Essa reportagem e a matéria

    Essa reportagem e a matéria de Nassif “No segundo turno, a disputa será política” nada a ver

    “Nos últimos debates, Aécio descontraiu e recuperou a imagem do “moço de família”

    É fácil manter essa cara com a mídia e FHC fazendo o trabalho sujo

    A mídia desconstruiu Marina e atribuiu esse poder ao PT. Muitos acreditaram

    Isso sim é ignorância e falta de informação

  11. BURRO! Nem ele entende direito o que se passa.

    Além de tudo é burro, o que está ocorrendo com o PT é que sendo ele um Partido dos Trabalhadores ele deve ter mais votos nos que se identificam como trabalhadores.

    Nas grandes cidades a ideologia do empreendorismo, da saída individual faz que grande parte da classe trabalhadora iludida não só pela imprensa, mas também por ideologias religiosas que pregam a teologia da prosperidade, vem no sucesso individual como a premiação divina, logo se identificam mais com os ricos (que supõe que serão um dia) do que com os pobres.

     

  12. Ele usou as mesmas palavras

    Ele usou as mesmas palavras que os comentaristas da globo usaram ontem  para definir a estratégia que o Aécio deve tomar no segundo turno. A alegria dos pigais ontem era de corar qualquer um que tivesse vergonha na cara.

    Fico impressionado também como eles conseguem descolar da crise internacional os problemas econômicos que o Brasil passa. Quanto cresceram os europeus, os americanos desde 2008? Como ficaram seus mercados de trabalho e seus rendimentos? Quais as perspectivas? 

    Dizer que combate a corrupção é facil quando eles têm a  proteção da mídia e do aparato de estado, fiscais, com polícia e judiciário nas mãos, como eles conseguem manipular, engavetar e setenciar dentro da conveniência deles.

     

    1. A imprensona tratou de

      A imprensona tratou de esconder totalmente a situação européia, durante a campanha. Eu sempre disse isto aqui no Blog.

       

    1. Vc é o típico militante

      Vc é o típico militante petistas fundamentalista, mentiroso, ton ton macoute e bate pau, que só afunda o PT. Por tipinhos reacionários como você é que a população está se tomando de nojo pelo partido.

       

       

      1. E você parece ser um típico

        E você parece ser um típico brasileiro ou gringo ligado ao tráfico de drogas patrocinado pela CIA com finalidade política. Diga-me: quantas toneladas de cocaína e de ópio você trouxe para o Brasil a fim de fazer caixa para a campanha tucana? 

        1. Nesses dias eletrizantes de

          Nesses dias eletrizantes de eleições você não toma os fármacos tarja preta? Ou toma demais, pois fica todo descontralado. 

  13. Grotões era no tempo dele.

    Grotões era no tempo dele. Nos últimos anos esses espaços antes desprezados do país foram incluídos na rede de cidadania e reciprocidade. A civilização avançou no Brasil. Mas alguns ainda não notaram isso. Freud explica…..  

  14.  
    Se apenas analfabetos

     

    Se apenas analfabetos funciononais e de  direito não votassem, Aecio ganharia de 1 000 a zero.

       A ignorância vai continuar imperando  no país?

             O PT não gosta de alfebetizados( por isso que somos o que somos)

                   Não é verdade Sarney?

    1. Anarquista de merda

      O PT não gosta de alfabetizados? Já ouviu falar em prouni?

      Quantas Universidades federais seu FHC fez e quantas fez o Lula?

      E pensar que foi as idéias de Prokotkin, Proudhon, Malatesta, Hooker,Emma Goldman, entre muitos outros que me inspiraram, pra depois me deparar com esses rolabostas que se auto-intitulam “Anarquista”. É de lascar”

       

      1. Nassa: Estão me

        Nassa: Estão me xingando.Reclamo com vc ou com o bispo da Dama,do Macedão, da Igreja Católica?

                   Sniff….sniff…sniff….

      2. ”’é de lascar”.
           REleia

        ”’é de lascar”.

           REleia seu comentário.Releu?

                  É de lascar mesmo.

              Vc citou 5 não sei o que, mas presumo que seja algo em torno de alfabetizado.

                    Perante uns 50 milhões de analfabetos funcionais e totais do país, quantas pessoas estão nesse ”arsenal” de conhecimento?

                     Chega a meio por cento? ( o mesmo percentual que Marcos Coimbra disse que faltava pra eleger Dilma)

  15. Declarações de novo infeliz de FHC

    Incrivel que esse sociólogo que tanto mal fez ao Brasil e que não conhece a realidade dos mais pobres, pelos quais ele nada fez agrida desta maneira essas pessoas. Voto em Dilma pelo que os governos dos últimos doze anos fez pelos menos favorecidos, não me incluo entre eles, mas sou muito agradecido pelo que tem sido feito pelos meus conterrâneos mais humildes. Para de falar besteira FHC. Em boca fechada não entra mosca.

     

  16. Depois de 12 anos

    Voltamos a estaca zero.Teremos que explicar e começat tudo de novo; lutar por cada voto; desmentir cada noticia de jornal. Como se fosse um teste obrigatório a cada quatro anos.

    É muito desproporcional ter que lutar contra o mercado global, os EUA, a direita brasileira pouco patriota, o PIG, o STF, os poderes ocultos, os preconceituosos, etc. Com a mídia totalmente parcial, com o país dividido entre ricos e pobres, com a juventude desarticulada e mal informada e, ainda, com FHC falando bobagens. Já não aguento. 

    Dilma, se ganhar, deverá entrar forte contra tudo isso. Não é possível que um governo faça todas estas obras, melhore a vida de tantos milhões de pessoas e, apesar disso, na contramão, milhares de meninos continuam indo a Disneyworld; os mauricinhos continuam falando mal do PT, os empresários continuam depositando o seus dinheiro fora do Brasil e, ainda, as famílias mais ricas continuam comprando casas em Miami. Vamos com tudo, com bandera e cor vermelha, com orgulho, como se fosse a primeira vez. Sem medo do PIG e das mentiras. Vamos de cara limpa à luta!

     

  17. Não tem ninguém mais bem

    Não tem ninguém mais bem informado sobre os desmandos do Aócio do que os eleitores do estado que ele governou. Por isso ele foi rechaçado por nós mineiros, seu candidato a governador também, e votamos em mais parlamentares do PT do que psdb. E como ficamos sabendo do desgoverno do Aócio, se a mídia mineira escondeu todas as suas falcatruas o tempo todo? Ora, um governo tão ruim, nem precisa da mídia denunciar. A gente sente na carne.

  18. Entrei para ler, mas dá até preguiça de comentar

    Concordo com a idéia de que a propaganda do PT deve espalhar isso que FHC disse. Para o povo. 

    1. E eu tbm.
       Nota: Por motivos

      E eu tbm.

       Nota: Por motivos diferentes dos seus,porque não votarei no PT.

           Não acredito que o povo queira viver na ignorância pra todo o sempre.Mas o PT quer.

      1. Tu moras onde? O que tu

        Tu moras onde? O que tu conheces de pobreza? Pois EU conheço a probreza e a miséria desde que nasci. Vi, não uma vez, mas várias vezes, pessoas morrendo de fome e de doenças facilmente curáveis. Isso num passado não tão longíguo.

        Tu fazes troça porque és, aí sim,  um ignorante. Não sabes nada da realidade aí só resta apelar para chistes próprios de quem mede o mundo pela sua reguinha. 

        O que posso asseverar é o contrário do que afirmas. Foi a redução da desigualdade implementada de forma efetiva e sistemática pelos governos petistas que transformaram a nossa realidade. Aqui não resta mais a ignorância egressa da indigência porque esta se não foi eliminada foi deixada num nível residual. 

        Quem quer ver o povo ignorante não faz o que o PT fez e fará. 

        1. Vc viveu essa miséria toda?

          Vc viveu essa miséria toda? Sai fora.

               Pobre me dá urticária.

                Até hoje eu não descobri qual a vantagem de ser pobre. Marina colocava isso como mérito.E sifu.

                 Eu tenho ojeriza da pobreza.

                    E acho que pode transmitir– por isso que estou lendo  seu comentário de máscara e luva.

          1. Não preciso apelar para

            Não preciso apelar para vitimismos. Não quis também sacralizar pobreza e miséria. Apenas dei um testemunho. O que há de errado nisso? 

            Só a tua amargura pode induzir a isto. 

          2. Amargura?
              Vou procurar no

            Amargura?

              Vou procurar no dicionário o que significa.

               ”’Não preciso apelar para vitimismos”  Mas foi o que vc fez, sr ”Marina” de cueca.

          3. No seu dicionáriio…

            Com certeza no seu dicionário não devem existir palavras como amor, amizade, ternura, solidariedade, amargura, responsabilidade, honradez e muito mais… 

          4. Francy, é difícil evitar, mas nao vale a pena perder a calma

            com esse sujeitinho patético. É apenas um troll querendo escandalizar e receber atençao. Às vezes é preciso responder a alguma coisa q ele diz, mas nao vale a pena perder a calma (sei que às vezes tb perco, porque além de tudo ele é de um machismo repugnante, mas tudo o que ele quer é causar auê, nao vale a pena fazer a vontade dele…).  

  19.  
    Lá vem o ocioso ociólogo de

     

    Lá vem o ocioso ociólogo de merda, e seu oportunismo cínico. Vergonhosa postura desse sujeito que se diz intelectual.  Cala a matraca cara! Isso é lá coisa pra quem se dá ao respeito? Ficar se oferecendo? Toma vergonha rapaz!. Custa compreender que se tornaste um indesejável.

    Mais impertinente é a insistência em se aproximar do correligionário com sua urucubaca derrotista. Será que não percebe que vai fazer o vadio do aécio perder votos? Para o PT, seria ótimo confrontar essas nulidades num pacote único de campanha.

    Orlando

  20. Fernando Henrique Cardoso é

    Fernando Henrique Cardoso é um calhorda, um irresponsável e um leviano. Se não respeita as pessoas que pelo menos respeite a si próprio, a sua condição de ex-presidente da República. 
    Sim, porque só lhe restou essa honra: a de ter sido um dia eleito por esse mesmo povo que ora humilha. No resto, não vale nada. É um invejoso, rancoroso que nunca aceitou ser passado para trás por um humilde torneiro mecânico, retirante e egresso das massas anônimas.

    Esse despeitado deve ter guardado anos esse desabafo. Resolveu fazê-lo só agora para surfar nessa onda de reacionarismo que grassa pelo país. O intelectual frustado deveria saber que a situação de hoje nada tem a ver com a de tempos idos. Pobres hoje tem acesso à TV. à internet. Não são mais a massa ignara de outrora da qual esse palerma se benificiou. 

    Sim, porque quando hegemônico, seu partido era mais votado nesses mesmos grotões que ele ora deplora.

    Fernando Henrique Cardoso não é digno do Brasil. 

     

     

    1. Parabéns JB Costa ! Estou

      Parabéns JB Costa ! Estou contigo no seu desabafo. Logo o FHC, que estava c/ a “boquinha” aberta esperando alguns ministérios da Marina, que não é nascida no Sul maravilha! E que quando era candidato comeu “Buxada de Bode”! e colocou em sua nobre cabeça um chapéu de nordestino. Palhaço é o que ele é. E ladrão do Plano Real, feito pelo Itamar Franco. a quem deve sua eleição.

       

  21. É isso aí!

    Perfeita a análise de FHC. Quem o chama de velho babaca, burro etc, não sabe de nada. Vão se informar melhor para depois questionar as informações, sem radicalismo.

    1. Desculpe, minha senhora, mas

      Desculpe, minha senhora, mas não gostamos de nos informar na revista de esgoto, chamada Veja, e muito menos na FSP, pq foram comprados pelo PSDB c/ assinaturas p/ todas as repartições do Est.de SP. Temos fontes melhores  para ler.

    2. Reinaldete no blog…

      Já ouviu falar numa coisa chamada P-36?

      Vou te dar uma dica, foi uma coisa feita pra flutuar mas que hoje jaz no frio de mais de 1800 metros escondendo verdadeiros “tesouros” do modo de governar desse senhor que admiras tanto.

  22. Caro Nassif e demais
    Logo

    Caro Nassif e demais

    Logo logo, eles irão dizer que quem falou isso isso, foi algum petista, e a mídia irá trabalhar isso, e muitos acreditarão ser do PT, e quem provar  que foi FHC que falou, será dado como mentiroso.

    Faz parte da estratégia de guerra deles.

    PT x PCdoB é eleição, mas PT x PSDB é guerra.

    E quando retornarão a caixa de comentários como era antes?!

    Saudações

  23. Tem sido muito penoso para

    Tem sido muito penoso para alguns, dentre os quais me incluo, assistir sem poder fazer nada, esses ataques que fazem contra nós nordestinos e agora esse feito pela “coisa” que responde por Fernando Henrique Cardoso.

    Foi um ataque frontal ao nordeste porque aqui desde 2006 tem sido o maior reduto de votos para o PT, apesar de não terem sido decisivos.  Além, é claro, de sermos a região com número maior de pobres.

    Nordestino com um pingo de vergonha na cara jamais votaria num partido cujo líder maior os despreza. 

     

    1. conheça a história do termo grotões

      JB, seu comentário revela sério desconhecimento da história do Brasil. Desde os anos 50, tenho lido e ouvido os autoproclamados progressistas taxarem o Nordeste e outros mais carentes de grotões. Durante o regime militar, a Arena era o partido dos nordestinos, dos grotões, locais onde o partido sempre tinha maior eleitorado. Voto de cabresto do coronel e por aí vai.

      1. Seria arrogância e pedantismo

        Seria arrogância e pedantismo de minha parte te contrapropor perguntas para testar meus conhecimentos de história. Mas ouso afirmar que és ruim em interpretação de textos. O que retruquei em FHC foi, além da sua falta de sutileza e até mesmo de humanidade, foi, na condição de ex-presidente da República depreciar o voto de um quinhão de brasileiros. Tudo isso mais a desonestidade intelectual porque sabe que no contexto atual essa leitura política-sociológica não tem mais nenhum cabimento. 

        Sou nordestino e cearense. Sempre trabalhei no interior. Sei, por conhecimento de causa, da evolução em termos de conhecimento e até discernimento de parte dessa população considerada massa de manobra. Tudo isso, talvez isto tge incomode, exatamente pelas mudanças implementadas pelos governos de quem? De que? Exatamente do PT. Rara é um casa que não possui TV e outros eletrodomésticos. Computadores já se tornaram comuns. 

        Sobre história: no tempo da Arena não havia eleições majoritárias, só proporcionais. Ou te deu amnésia? Tu também falseias a verdade quando afirmas que a Arena era o partido dos nordestinos. Vigia à época o bi-partidarismo: Arena-situação versus MDB-oposição. A Arena-ALiança Renovadora Nacional, partido que dava sustenção no Congresso ao regime, era majoritária por que recebia votos em todas as regiões do país, em especial do Sul/Sudeste. Na eleição para o Senado em 1966 a ARENA ganhou as eleições em SÃO PAULO(Carvalho Pinto), PARANÁ(Ney Braga). RS(Guido Mondim) , MINAS GERAIS(Milton Campos), RIO DE JANEIRO(Paulo Torres). Em 1970, na qual havia duas vagas, só na Guanabara a oposição(MDB) elegeu dois senadores. São Paulo elegeu um da ARENA(Orlando Zancaner) e outro pelo MDB(Franco Montoro). No resto do país todos os demais foram eleitos pela A R E N A!

        O mesmo sucedia para a Câmara dos Deputados. A ARENA acolheu os políticos que deram apoio ao golpe de 1964. A maioria do sul/sudeste. 

        Portanto, essa tua afirmação de que a ARENA era o partido dos nordestinos na pior das hipóteses é uma MENTIRA, e na melhor,  desconhecimento da história. 

         

         

  24. na verdade o nosso PT hoje se

    na verdade o nosso PT hoje se garante onde antes o PFL se garantia.. acho que foi isso que o entreguista FH “petrobrax” quis dizer… mas devemos refletir pelo caminho tomado pelo PT.. o que houve? onde antes éramos vanguarda, inteligentsia, hoje dependemos dos votos dos filhos do bolsa familia… será que esse modelo se sustenta? é este modelo presidente lula dependente? a ver…

  25. DA SÉRIE: FHC É TÃO INFORMADO, GENTE!

    DA SÉRIE: FHC É TÃO INFORMADO, GENTE!

    FHC é tão informado, gente, que soube, por jornalista da Globo, que seria pai de novo. E acreditou, durante 18 anos.

  26. Ele falar estas babozeiras

    Ele falar estas babozeiras “faz parte”, é próprio da formação deles, o duro é ver nortista e nordestino votar no partido deste traste.

    Ai sim é dar argumentos  ao que o caduco  disse.

  27. Só mais essa postagem para

    Só mais essa postagem para concluir o desabafo.

    Evocações desse jaez só servem para incrementar ainda mais a intolerância contra pobres. O ex-presidente deu, talvez, a declaração mais desastrada dá tantas de sua lavra. Pode custar caro(torço para isso) à própria candidatura do Aécio Neves se explorada pelos marqueteiros da Dilma. Não seria demais se projetar uma equivalência em termos deletérios entre ela e os quatro “tuítes” desmoralizantes do Malafaia para cima da então candidata Marina. 

    1. FHC: ESTE É O MALAFAIA DO SEGUNDO TURNO

      FHC: ESTE É O MALAFAIA DO SEGUNDO TURNO

      Quanto mais falar, mió. Quanto mais aparecer, mió do mió.

      O programa eleitoral do PT deveria ter até um quadro de alguns segundos – “Nos tempos de FHC”, onde seriam lembradas as grandes obras do seu maior aparelho excretor, a boca, enquanto seriam mostradas as grandes pragas que causou ao Brasil.

  28. Cínico, mentiroso e canalha, FHC sente saudades do antigo PFL

    O Sr. FHC é um palhaço mentiroso. Em 1994 e 1998 ele se elegeu e reelegeu tendo como vice o PFL, este sim um dos legítimos herdeiros da ditadura militar. E o palhaço mentiroso varria de tanto fazer votos no Nordeste que naquela época era um reduto quase que intransponível do PFL.

     

    Naqueles idos tempos o PT era um mero coadjuvante no Nordeste e quem “mandava” naquela região eram os ACMs da vida, apoiares de primeira hora do palhaço de nome FHC.

     

    FHC, palhaço e mentiroso que é,  tem na verdade uma imensa saudade dos tempos em que o PFL mantinha o povo nordestino na miséria. Essa é a verdade que o palhaço quer ocultar. A outra verdade é que o palhaço FHC não perdoa Lula porque este destruiu o reinado de tirania e miséria do PFL no Nordeste, nas eleições de 2006. 

  29. Voto sempre na esquerda e

    Voto sempre na esquerda e estou mal informado:  por que nada acontece com pessoas ligadas aos tucanos quando pegas com meia tonelada de cocaína?

     

  30. FHC parte de um pressuposto

    FHC parte de um pressuposto equivocado e maniqueísta, de que existem somente o bem informado e o mal informado. Bem informado seria o pessoal que vota nele. Já que ele usou o seu achismo, e nenhum rigor científico para essa afirmação, eu também posso usar o meu.

    FHC, existem três grupos, não dois:

    1) O DESinformado. Esse não lê a Veja nem sabe quem é Willian Waak ou Arnaldo Jabor. Esse grupo vota em sua maioria no PT, já que usa as informações da sua vida real, do seu dia a dia, e sabe que sua vida está melhor.

    2) o BEM informado. Esse se divide entre PT e PSDB. Sabe que essa história de bolivarianismo e etc é bobagem, compara os seus números com os atuais, e sabe que os seus números são um lixo. Mas então porque se divide? Por várias razões: mesmo sabendo que o governo do PT é melhor, uma boa parte simplesmente não gosta de pobre, não gosta de aeroporto cheio de remediados; ou até gosta mas lá no fundinho tem aquele medo irracional do PT, como tem gente com medo do escuro, mesmo racionalmente sabendo que não há perigo. É um voto com o figado, irracional.

    3) E, finalmente, existe o MAL informado. Esse é teleguiado pela mídia, acha que o que sai na Globo ou na Veja é a verdade absoluta, não conhece outra realidade, despreza quaisquer dados racionais, ignora informações divergentes, é um verdadeiro imbecil que acha que é inteligente, acima da média. 

    Essa turma não vota no PT. Na realidade, odeia o PT e vota no senhor.

    Entendeu ou quer que desenhe?

  31. Olha eu nem sequer consegui

    Olha eu nem sequer consegui ler essa matéria, porém quem é FHC para dizer que o eleitor do PT é mal informado – pra não dizer burro – tudo bem pode até ser, mas e o eleitor do PSDB? Tem alguma diferença? Ah sim, são RICOS ou MAL INFORMADOS QUE SE DEIXAM LEVAR PELO TEMPO DE PROPAGANDA ELEITORAL E POR PESQUISAS TENDENCIOSAS. Senhor FHC você é mais uma vergonha para esse país. 

  32. Dentro de um poema…

    pra não agredir tanto os colegas e o dono do blog.

    Remembers…

    “Canalha

    Walter Franco

    É uma dor canalha
    Que te dilacera
    É um grito que se espalha
    Também pudera
    Não tarda nem falha
    Apenas te espera
    Num campo de batalha
    É um grito que se espalha
    É uma dor
    Canalha”

  33. o fhc vai partir para a

    o fhc vai partir para a guerra sangrenta.

    canalha.

    em 2006 disse que lula tinha de sangrar,

    agora diz que os votantes do pt são mal informados.

    ao contrário, informam-se pela realidde

    e não pelo factóides da grande mídia.

    ele esqueceu de dizer que

    os mal informados são justamente os

    eleitores do psdb pelas mentiras dessa grande mídia

    golpista hegemoneizada pelo psdb e pelo capital nacional e internacional. .

  34. UM LORDE !

    Em resumo: FHC disse que só os pobres votam em Dilma e que pobre não sabe votar ! E ainda comparou o PT à Arena!  Outra “pérola” do elegante sociólogo foi dizer que “Dilma não é pobre pois está bem gordinha”.  Quando Dilma assumiu o Governo ele disse com ironia que ela havia se “transformado numa senhora bonachona”. Além das outras “qualidades” do ex-presidente, sinto cheiro de machismo aí…

    p.s.:Não moro em grotões, não sou muito pobre, não sou desinformada e já estou de saco cheio de tentarem desmoralizar meu voto!!

  35. É a cara do FHC. Ele não

    É a cara do FHC. Ele não consegue segurar. Quer dizer que votam no PT porque são desinformados, não é? Então, estavam “desinformados” sobre Aécio em Minas. Esse FHC é um grande “intelectual” mesmo.

  36. trata-se de um pobre coitado, deslumbrado e fútil ….

    Os ‘bem informados”  eleitores do sul maravilha, elegeram um jogador de futebol para o senado da república, em São Paulo reelegeram o Alkmin, juntamente com o Tiririca e o Serra, mais ao sul elegeram o Jardel ( o que vai ser muito útil no caso de uma bola cruzada no plenário),  … ridículo.

    Peço perdão ao sr. Tiririca por cita-lo no comentário em companhia do Alkmin e do Serra,…

  37. Mal informado

    Mal informado é esse senhor, que não conhece nem a Constituição que deveria ter cumprido, enquanto Presidente:

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: (…)
    III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    Os governos de Dilma e de Lula apenas fizeram sua obrigação, nada mais e nada menos. O partido do ex-Presidente passou ao largo dessa e de outras questões importantes para o povo brasileiro e não tem o direito de reclamar, pois tiveram sua chance – e a desperdiçaram.

    Vamos seguir mudando!

  38. Deve ser difícil, para um

    Deve ser difícil, para um sociólogo que se vendeu para os banqueiros por 30 dinheiros entender por que os pobres que votam no PT são pessoas com capacidade crítica, além da dignidade que têm. Aliás, são pessoas que conseguiram resistir ao bombardeio diário de uma mídia golpista, que ataca o PT – apenas o PT, Dilma e Lula – 24 horas por dia, durante anos. As pessoas com cabeça mais fraca, estas sim, não tiveram a oportunidade de analisar criticamente os ataques da mídia, e acabam votando em candidatos que, nos governos,  tornam-se seus algozes.

  39. o PSDB tem que esconder muito

    o PSDB tem que esconder muito “octagenário Bravateiro” , elemento corrído pelo inveja e arrogância patológica, pois ele “tira” voto de qualquer  partido que ele apoie.

    Fez mal ao Brasil  quando foi presidente e continua sendo estorvo para seu povo brasileiro.

  40. FHC defende o voto censitário.

    Por ele somente seriam cidadãos e eleitores aqueles que tivessem patrimônio pessoal.

    Ele nunca aceitou o conceito de um homem = um voto.

    Para ele os votos deveriam valer de acordo com a fortuna de cada eleitor e quem não tem fortuna deveria ficar calado.

     

  41. Preconceito !!!!!!

    Preconceito com os brasileiros que não fazem parte da sua elite rica, mas que tem um par de antolhos, onde a vaidade e o deslumbramento, não permitem pensar o país. Vergonhosa postura de um homem que se diz sociólogo mas desce a um nível baixo mostrando sua frivolidade, e seu pensamento rasteiro. Deplorável ter conhecimento que enquanto ofende os brasileiros, é capaz de se ajoelhar aos banqueiros americanos! Uma verdadeira lástima o comportamento desse senhor. Se não é senilidade, é baixaria mesmo. Dizem que os velhos são sábios, que aprenderam com a vida, mas esse ser abominável nada aprendeu.      

  42. Aula de lógica

    Fernando Cardoso chamou os aposentados de vagabundos.   Cardoso é aposentado (desde os 39 anos de idade).

    Logo ele é vagabundo.

     

  43. Bem que o José Murilo de

    Bem que o José Murilo de Carvalho se refere ao FH assim: “quando ele era sociólogo…”

    Aqui no Rio a Dilma também teve mais votos; o meu, inclusive; descendente de nordestino, inclusive. Não leio essas porcarias que são publicadas pela imprensa desde a década de 90 quando ele foi eleito presidente duas vezes; inclusive com os votos de quem não está hoje com ele (daí a raiva).

    Não recebo bolsa família nem sou beneficiario direto, direto de qualquer programa social deste governo. Mas só o fato de ter melhorado a vida da maioria já me convence de que é melhor do que aqueles que por onde passam acabam com emprego, salário, luz e até água… E sempre botando a culpa nos outros, na crise internacional, nas condições climáticas, etc. Ou seja: uns irresponsáveis! Que só sabem acusar nos outros aquilo que fazem. Só a marquetagem mesmo pra fazer esse pessoal acreditar que é muito competente e capaz.

    Mas o impressionante é como o “sociólogo” usa o termo desinformado. Não ocorre a este político que quem não tinha emprego e agora tem traz consigo uma informação que um coxinha qualquer não tem? que uma família que não tinha menor esperança de que o filho fosse estudar em uma Universidade pública (ou até no exterior) e hoje vê isso se concretizar traz consigo uma informação que um coxinha qualquer não tem? Não ocorre a este político que quem nunca tinha visto um médico na vida e hoje consegue tratamento e noções de saúde que melhoram sua qualidade de vida traz consigo uma informação que um coxinha qualquer não tem? Não ocorre a este político que quem não tinha casa e agora tem traz consigo uma informação que um coxinha qualquer não tem?

    E por aí vai… O agricultor, o micro empresário que têm crédito, etc, etc.

    Ou seja: desinformados são eles!

    E o maior pavor deles nessa campanha é que se revele o quanto estão completamente por fora por causa de uma estratégia brutal de desinformação – promovidas por políticos como esse aí – que vem desde a época que o plano era “sangrar” o pt, e que depois passou a ser esconder e distorcer tudo que ele fez. Mesmo que pra isso fomentem uma carga de preconceito e agressividade cada vez mais estúpida. O olho grande no poder cega. O ódio cega.

    Na sexta antes da votação vi uma cena que há muito não via: dois brigões de bar chegando quase às vias de fato por causa de bate boca de política; de discussão em que não se aproveita nada; de chavões e simplificações usadas para desqualificar o outro somente.

    Irresponsáveis!

    1. Bravo Lucinei!

      Também não preciso, nem nunca precisei de qualquer benesse do Governo. Mas irmãos brasileiros precisavam e ainda precisam, porque os governos anteriores ao PT, jamais se preocuparam com a miséria que acontecia em nosso país. Sou carioca, filha de cariocas, mas repudio veementemente o preconceito desse senhor com nordestinos e pobres. Ele quer dividir o país? Mil vezes a honestidade de um brasileiro pobre e trabalhador do que a arrogância de um velho rico, bem nascido e, que chega ao ocaso da vida, para menosprezar os brasileiros que não tiveram a sorte de nascer em berço de ouro, como ele. Triste constatar que aqui no Brasil também há monstros! Quem diz uma monstruosidade, monstro é!!!!!  E viva o povo brasileiro de todos os cantinhos do nosso Brasil!  FHC não os representa. Ele representa a elite burra , vazia e preconceituosa de nosso país!      

  44. Olá;
    Interessante a

    Olá;

    Interessante a discriminação que os tucanos e outros de seus adeptos revelam a aqueles que por opção entenderam que votar na presidente Dilma era a melhor opção.

    Você que tem acesso mais próximo a campanha da situação, leva isto a eles, pra de fato expor o que realmente está em jogo, pois não foram somente nordetisnos que votaram nela, mas se olhar o mapa é o brasil inteiro, assim eles estão xingando a todos, e nao somente a aquela parcela da população. 

    Em tempo manda esta noticia do site do tijolaço, acho bem pertinente o que ali traz. http://tijolaco.com.br/blog/?p=21866

     

     

  45. ele não é intelectualmente desonesto

    [ obs: rapidamente, foi a primeira postagem (comentário ) q vejo ] : Muitíssimo provável é que ele FHC saiba que não é assim, ele tá jogando pra platéia que não discerne jogo, o vale-tudo de disputa eleitoral, só isso. Não escapa ninguém no ardor da luta. Ou ainda perssitem esses erros de pureza? A alimentação e realimentação do antipetismo está aí (não só aí).

    1. Eu entendo que, para este

      Eu entendo que, para este senhor, a desonestidade intelectual faça parte da disputa política. Ou seja, é guerra, vale tudo e vale utilizar qualquer arma.

      Faz parte do jogo político também explorar negativamente esta preciosidade vinda desta verdadeira bomba chamada FHC.

  46. Comentário.

    Espero ansiosamente que o sociólogo, dentro de sua reflexão acurada, mostre gráficos, números, as análises qualitativas e quantitativas para, daí, poder inferir que “PT cresce nos grotões” etc.

    Não escrevo isso por ironia, mas para que, bem informado, não apenas declare as coisas, mas prove com base nos fatos o que diz.

    Pois, afinal, sou um notório ignorante, que mora em algum rincão paulista, que toma o metrô lotado. E, claro, após a eleição, alguns comentários ouvidos por quem estava em pé – eu -, deixando vencer o desodorante após dez minutos, de quem não apenas declarou voto no eleito, mas que achou que votou muito bem.

    FHC não chega, do ponto de vista intelectual, aos pés de Ruy Mauro Marini. Talvez aos pés do Carlos Guilherme Mota Não, minto, eles se cumprimentam e olham como iguais. Dois incompetentes intelectuais, dois arrivistas que se inebriam com cargos e menos com a reflexão e a pesquisa.

    Para gente deste tipo, a escola deve ser um lugar ruim e/ou caro. Para aumentar o fosso social.

    Por outro lado, apenas apoiado na lógica – e não nos fatos, usando o “raciocínio” do príncipe. Estariam mesmo aqueles que se beneficiaram – como disse bem um meme – do IPI reduzido da Dilma pra comprar carro votado no que almejam ser? Por isso, então, tucano….?

  47. Trocando em miudos: É chique

    Trocando em miudos: É chique ser tucano!

    Tucano não é partido, é grife!

    Não é politica, é modo de viver!

    É o famoso engana trouxa!

  48. Depois disto, fica claro que

    Depois disto, fica claro que tipo de governos eles fazem…
    Por isso o Caso Alston foi investigado na Suiça!
    Eles não têm pudor!

  49. Pelo menos uma vez

    Se o PT for, pelo menos essa vez, competente na campanha, deve mostrar ao vivo e em cores, insistentemente,  essa declaração do  lider do PSDB e inspirador do seu candidato sem ideias próprias. O povão “desinformado” deve receber essa informação de como pensam a respeito dele os “çábios”  que querem voltar ao poder para terminar o serviço que foram obrigados pelo povo a interromper em 2002. 

  50. Os netinhos privilegiados …

    FHC também é netinho privilegiado e mimado ! Seu avô Dulcídio Espírito Santo Cardoso também era político e foi prefeito do Rio de Janeiro, na época Distrito Federal. E assim seguem eles na vida, se locupletando, caminhando com as capas dos vovôs e mostrando para todos nós como são deslumbrados com a vida que viveram, apartados dos verdadeiros problemas de seu país. Para eles, somos ignorantes e mal informados!  Mas se enganam!  Sabemos de muitas coisas… E muito mais do que imaginam… Toma tenência FHC…   

  51. Mostrou a cara

    Bem, para mim FHC mostra a cada dia que tipo de governo o PSDB quer para o Brasil.

    É desonesto, preconceituoso e mal-caráter. Essa classe média que acha que é elite e vota em Aécio e Marina, se prepare para voltar à época de trabalhar para sobreviver, pois é só isto que farão.

    1. Aos 84 anos de idade, FHC,

      Aos 84 anos de idade, FHC, ex-intelectual, ex-presidente da república por dois mandatos, não possui nenhum resquício de estadista. Pelo menos ao ser instado para fazer uma análise do país, deveria se comportar com um certo grau de razoabilidade e ponderação que sua idade e seus trágicos períodos na presidência exigiriam. Qual o legado dele para o futuro? Tomem-se as palavras dele transcritas acima, procurando estigmatizar seu próprio povo. Povo que ele próprio governou por dois mandatos e ao qual, mesmo tendo sido professor universitário, não deixou o legado de sequer uma única universidade. Nos governos do PT, que ele chama de arqui-inimigos, foram construídas 16 excelentes universidades. Benefícios aos grotões aos quais se referiu são de responsabilidade precípua de um presidente da república com um mínimo de sentimento de humanidade. E que legado ficou de FHC aos grotões do país quando exerceu seus dois mandatos? O aprofundamento da pobreza. E isso consta em todos os dados estatísticos.

      Os planos econômicos de seu escolhido para a presidência tem total consonância com aqueles que estão sendo, desde há muito, aplicados em diversos países da Europa. Acaso o povo que ele chama de mal informado tem conhecimento de que esses países estão em estado terminal de definhamento? Na Grécia, em Portugal, e na minha querida Espanha sobretudo, o desemprego, em razão da aplicação dos mesmos planos que seu pupilo pretende instalar no nosso país, está na casa dos 60% entre os jovens.

      E é de se perguntar ao ex-presidente FHC: Por que o povo dos grotões não tem conhecimento disso?

      Principalmente porque a mídia televisiva golpista que dá total respaldo às ideias desse senhor e de seu pupilo não veicula informações que não lhes são agradáveis e que possam prejudicar os seus lamentáveis planos econômicos de estilo europeu. Se o povo dos grotões e de todo o país tivessem informações aprofundadas sobre o que está ocorrendo com a economia dos países que mencionei, jamais admitiriam que tais planos fossem instalados aqui.

      Faltam apenas 16 anos para FHC completar seu centenário. É o um momento em que um homem de bem faz uma autocrítica, que inicia um processo de desapego de suas ideias que a vida mostrou equivocadas. Oscar Niemeyer, ao completar seu centenário, estava lúcido e ciente de suas responsabilidades sociais e demonstrava seu grande amor pelo Brasil e seu povo, sobretudo os pobres dos grotões. Um grande intelectual, um grande artista e um grande brasileiro.

       

       

  52. Por isso o PSDB precisava

    Por isso o PSDB precisava voltar, daí o Ministério da Educação pode comprar assinaturas de Veja para todos esses desinformados dos grotões, repetindo a bem sucedida experiência de Sumpaulo!

  53. É tão informado o eleitorado

    É tão informado o eleitorado do PSDB em São Paulo que uma senhora falou para mim que a família toda votou no Aécio porque ele era Ficha Limpa.

    Sem contar que disse que é católico.

    Outra boa foi o voto de um monte de gente por aqui dizendo que não votava na Dilma porque o Comunismo ia chegar por estas terras e que a Dilma era abortista.

    Sou morador da Vila Mariana, aqui o voto anti-PT é grau dez, com a classe média-alta tradicional. 

    Por estas e outras declarações é que eu não tenho dúvidas, o Aécio vai perder e o FHC vai continuar falando para ninguém ouvir. 

    1. vila mariana
      Eu trabalho na vila mariana. Já me arrisquei em falar que voto em Dilma Rousseff.
      Só tem reacionário. ..
      Porém há muitos sensatos por lá de saco cheio do psdb

  54. A fome falando da vontade de comer

    Fernando Henrique Cardoso, o “imortal letrado” falando do analfabeto. Que falta nos faz Celso Brnat!

  55. Tucanos são tão prepotentes

    Tucanos são tão prepotentes que agora, com a bomba que é o desabastecimento de água no estado de São Paulo, bomba cujo pavio só vai ser fogueteado após o dia 26/10, eles estão culpando… Deus… isso mesmo… mas só enquanto não podem ainda por a culpa na ANA, na Dilma e no PT; é esse o agrupamento político que tem os votos dos “mais esclarecidos”, segundo o ilustre mestre da “teoria da dependência” FHC… e desconfio também que as Minas Gerais devem estar lotadinhas de “famintos” e “iletrados” pois deram uma traulitada em Ah É Sim que vai ficar na história… nem vou falar do Piauí, onde 70% dos eleitores devem ser verdadeiros mortos-vivos pois foi esse (7 de cada 10) o tamanho da votação de Dilma naquele estado.

  56. Ao PSDB restou a “população mal informada” pela veja e globo

    Primeiro é preciso dizer que foi para isto que Lula foi eleito em 2002, inclusive com votos de parte da parcela mais rica e “esclarecida” deste país, ou seja tentar acabar com a fome e a miséria neste país.

    O avanço das políticas sociais foi a forma encontrada pelo PT para primeiro estancar  avanço da fome, e depois para fazer recuar até o ponto de ser eliminada, a outra alternativa seria a revolução seguida socialização dos meios de produção.

    Muito do crescimento do PT nos “nos grotões, e entre os mais pobres e menos informados” se deve ao abandono destes setores da sociedade, que foi praticado pelo governo FHC, que praticamente vendeu estes setores em troca do apoio do PFL.

    Para receber os votos destes setores FHC fez a aliança com PFL(ex-arena) que controlava estas regiões conhecidas por currais eleitorais, por meio controle das verbas destinadas as frentes de trabalho, do controle da distribuição de aguá  pelos caminhos pipas, pelo controle da distribuição de cestas de alimentos e pela distribuição favores políticos em épocas eleitorais, numa prática conhecida como coronelismo político.

    Além do fator pragmático da eliminação, havia o interesse político de diminuir a influência do PFL na região e ao mesmo tempo enfraquecer o PSDB a nível nacional, já que o PSDB não tinha e ainda não tem quase nenhuma representação política nestas regiões do país.

    A ironia do destino é que restou ao PSDB a parcela da “população urbana mal informada” pela veja e pela maior parte da grande mídia.

     

  57. Vai passear FHC!

    Aéssim louco para voltar às noitadas  do Rio. E FHC deve continuar seus passeios no Fashion Mall. Também passo por de vez em quando FHC, e VOTEI NO PT !!!!   E agora FHC, tem o Village Mall, que é mais chic! Bem a seu feitio elitista!  Tem que visitar aquele salão de beleza ! Conhece os donos, FHC?

  58. Ladrão

    Roubou o discurso do Lula e nem deu créditos.

    Aliás, nem soube ser tão certeiro quanto o Lula em 98 : “É um povo que pelo alto grau de empobrecimento, é levado a pensar com a barriga, e não com o célebro”

    No fim das contas, são dois grandes idiotas e hipócritas que usam o mesmo discurso quando lhes serve.

  59. Sártrapa decrépito,

    Sártrapa decrépito, desinfomado é quem não leu a trilogia da  Privataria Tucana, a Operação Banqueiro e da descrição perfeita da farsa da AP-470 no livro  que teus acólitos descerebrados chamam de mensalão

  60. Hoje minha irma,que e casada

    Hoje minha irma,que e casada com um pecuarista que ficou rico agiotando nos tempos de FHC,pegou uma funcionaria(com 58 anos de idade) do nosso trabalho para questiona-la por ter votado na Dilma,se ela nao sabia que o Lulinha era dono da Friboi etc e tal.De pronto essa funcionatia respondeu:”voce so fala essas besteiras porque nunca foi pobre”.Silencio total e uma cara de tacho de irma.Acho que do alto de sua simplicidade nossa funcionaria deu uma resposta a altura para uma pessoa que se acha o ser mais informado do mundo por compartilhar essas besteiras no Facebook.Acho que tem que ser com essa simplicidade a resposta nas urnas.

  61. FHC e PSDB são isso.Sempre desprezaram os pobres e isso ñ mudará

    Olha , posso até estar sendo mesquinho , mas quando esse sujeito se for eu vou comemorar muito .
    Aliás , não só eu .
    Criaturazinha desprezivel.

  62. Por falar em mal informado, Bocudo!

    Raios que os partam qualquer toque errado no teclado nesta desgraça de editor do GGN e qualquer coisa é lançada como comentário!

    Dizia eu:

    Sártrapa decrépito, mal informado são seus acólitos descerebrados que não leram a trilogia O Príncipe da Privataria, a Outra história do Mensalão e a Operação banqueiro. Pudera só lêem veja e outras merdas de porco, quero dizer do pig.

    FHC por que será que o banqueiro ex- dono do Bamerindus disse que se encontrasse juntos vocẽ, malan e serjão mataria os três? Um presidente da república leva quieto para casa uma ameaça destas? Qual o segredo que te amarrou as pernas e nada fizestes contra ele, nenhuma queixa policial sequer, hein sujeito?

    Agora, voltando ao tema dos grotões vocẽ monta em cima de nordestino fazendo o infeliz de besta de carga feito um jegue para posar em fotos de campanha? Será que quando os ditos grotões que serviram a maldita arena, ao pfl e até pouco tempo ao dem produziam os votos para você se eleger e desgraçar o Brasileiro naquele  época servia?

    Será que de tanto beber esgoto do volume morto, como sua consciência, do cantareira seus poucos neurõnios estão derretendo numa senilidade acelerada?

    Tenha vergonha ser infeliz e respeite o honrado Povo Brasileiro. Chega de nos prejudicar, praga dos infernos!

     

  63. Mal informado? Quem?

    Eu seria um eleitor  mal informado senhor fgagac,se acreditasse nas calúnias, nas mentiras, nas manipulações que os marinho, os frias,os cívitas,os lambe botas de emissoras como a cbn,propalam e fazem. Eleitor mal informado senhor fgagac,é aquele que acredita nessa máfia citada e nas  mentiras propaladas por vcs, lobos travestidos de santinhos e éticos.Eleitor mal informado é aquele que lambe  lama fornecida pela SABESP e acredita que esteja bebendo a mais pura água. Eleitor mal informado é aquele que levanta de madrugada, se aperta no metrô acreditando  estar andando no mais confortável  meio de transporte indo pro trabalho que graças as políticas dos Governos Lula/ Dilma, conseguiu. Eleitor mal informado é aquele que sofre a violência de bandidos que o assalta, e dos policiais quando tenta reivindicar  seus direitos e acredita que a culpa seja sempre do Governo Federal. Eleitores  tucanos senhor fgagac,são  tão mal informados que reelegeram o senhor alckmim ,que ocupará a governança paulista pela quarta vez, e como vcs tucanos, acusam o PT de ter sêde pelo poder. Na nossa família não passamos fome,não precisamos do bolsa família,temos alguns com mestrado,outros com doutorado e com muito orgulho votamos em Lula e na Dilma e detestamos  emplumados que usam o seu bico grande para enganar os incautos.Não nos merça pela sua mesquinhez senhor fgagac.

  64. “Ser rico é muito

    “Ser rico é muito chato”.

    FHC

    Frase eternizada mundialmente pelo livro Book of All-Times Stupidiest: Top 10 List.

  65. Muito bem informado

    Sr Presidente

    Durante a sua gestão eu costumava me informar pela mesa via por onde o senhor se comunicava. Os seus eleitores senhor Presidente, por esta mesma via, foi chamado de vagabundo por vossa excelência. O seu sistema de comunicação também me informou que a competência acadêmica do senhor e da sua equipe econômica deixou que o Brasil perdesse 3 bilhões de dólares de um dia para o outro, quando foi promovida a “desdolarização” da nossa economia. Eu também fiquei sabendo senhor Presidente, que quando um tigre asiático espirrava na Ásia de madrugada o Brasil perdia mais alguns bilhões de dólares quando o sol nascia. É também senhor Presidente, do meu conhecimento pelo seu sistema de comunicação, que quando a vodka de algum bilionário russo congelou na Sibéria, o Brasil também perdeu mais alguns bilhões de dólares. Apesar de tudo isso e mais alguma coisa Sr Presidente, o seu sistema de comunicação ainda me pede até hoje para que eu vote em algum candidato que o senhor apóie. Senhor Presidente, hoje eu não me informo mais apenas pelo seu sistema de comunicação. É por isso senhor Presidente, que eu não voto em nenhum candidato que o senhor me indique e me arrependo amargamente de ter votado no senhor um dia. Passar bem Senhor Presidente.

  66. INCAPACIDADE

    “Se há uma falha no PSDB, é o partido não ser capaz de conversar diretamente com os mal informados, porque eles estão no país e votam” (FHC).

    Correção, senhor ex-presidente e ex-sociólogo: se o PSDB não é capaz de conversar diretamente com os pobres (que o senhor chama de mal informados), imagina então governar em favor deles ! Essa incapacidade está explícita na maneira como o senhor fala dessas pessoas que “não sabem votar” : com desprezo e preconceito. Igualzinho aos tempos do seu Governo.

  67. RESPOSTA

    Nassif: desculpe usar seu blog para responder ao senhor Fernando Henrique Cardoso, quando afirma ele que os eleitores que votaram em Dilma são pobres e ignorantes.

    No primeiro, ele acertou no alvo. Assim nasci e continuo, honradamente. Agora, a pecha de ignorante, permita-me dar-lhe uma resposta, como poucas que fiz, ao longo da minha vida.

    Senhor Cardoso, ouvi seu recado, 13 minutos, onde vossa ex-excelência atribui aos eleitores da Presidente Dilma a pecha de pobres e ignorantes. Até então, tinha para mim que “responder ao coice da mula” era igualar-se a ela. Mas vou abrir exceção, pois às vezes é preciso mostrar o rumo aos irracionais.

    Permita-me um preâmbulo, para apresentaçãos formal. Não sou petista. Sequer estou filiado a qualquer agremiação política. SOU POVO. Sou pobre, negro. Sei que vossa ex-excelência, mesmo tendo “um pé na cozinha”, também despreza a nós, os negros. Mais vamos relevar este incidente, pois não está só, no seu meio político e social. O ordenamento jurídico não obriga ninguém a gostar de outro. Sua aversão não é alcançada pela malha da Lei. A prostituição também.

    Estudei com dificuldades, coisa que vossa ex-excelência nem seque desconfia, “bon vivant” que foi e é. Não poucas vezes, comi o pão que o Diabo, seu deus e mestre, amassou, consequências lógicas do status. Além dos cursos regulares, assisti palestras várias, inclusive suas, que até então o reputava erudito e decente. Tenho me penitenciado deste particular e por pouco não subi a escada da Penha de joelhos. Chegue até a adquirir, a duras penas, pois assim é a condição de pobre, aquela sua tradução do Barão de Montesquieu. Depois, comparando-a com o original, senti sua visão chinfrim e deturpada do sentido social ao longo dos trechos “traduzidos”.

    Quando o chamei de bon vivant não foi para ofendê-lo, como o fez o senhor para conosco, pobres, e votantes em Dilma. Não é uma crítica, mas simples constatação do playboy que foi e que guardou no espírito tal sentimento. Sei que vossa ex-excelência foi dos que canta Bezerra da Silva: “vou apertar, mais não vou acender agora”. Era moeda corrente dos da sua classe, à época. Alias, tal assunto foi bem explorado pelo ex-Presidente Jânio Quadros, quando vossa ex-excelência perdeu a eleição para ele, lembra? Sua campanha para legalização das drogas está tendo enorme sucesso. “Votem nele e terão maconha na merenda das crianças”, profetizou Jânio Quadros.

    Mas vamos falar de sua atuação presidencial. Período terrível. Os ladrões saião pelos poros. Só a policia , habilmente manobrada desde os Palácios, ora não queria, ora não podia fazer nada. Em anos e anos do seu “reinado” não chegaram a 200 os inquéritos. E nenhum deles concluídos plenamente. Era, diuturnamente, a “festa lá no meu ap!”

    A telefonia, está foi a “pérola da coroa”. Lembro que Joelmir Beting dizia que tais privatizações não poderiam ser assumidas pelos nacionais, por falta de verba. Estimava em 40 bilhões de dólares. Foi remanejada para 20, para os estrangeiros, naquela hábil negociata de Sergio Motta. Falam em 10% para os quatro do “dissiê Cayman”. Mas são favas contadas e o tempo apaga vestígios. Tem também aquela do Banco Opportunity, sobre as teles Norte Leste e Norte Celular, quando a Folha, em 1999 publicou sua participação direta na maracutaia. O Ministério Público também apurou e alguns partidos políticos chegaram a ensaiar um pedido de impeachment, que, àquela altura, tendo vossa ex-excelência o domínio da “caverna de Ali Babá”, inclusive a palavra mágica, não deu em nada o inquérito e CPI morreu no ventre.

    Quando vossa ex-excelência diz “as mudanças sociais começaram no seu governo” eu concordo. Era uma mudança radical, como nunca vista dantes, para acabar com os pobres, totalmente e de uma só vez. A partir de janeiro de 2003 foi que as coisas começaram a mudar.

    Também, quando afirma que há pobres votando nos da sua classe, lembrei Tim Maia: “Pais onde puta se apaixona, cafetão tem ciúmes, traficante se vicia e pobre vota em rico” é um Pais que precisa ser repensado.

    Esta manifestação não a tome por defesa de outros, senhor Cardoso. Ela é contra vossa ex-excelencia, a quem tenho, de uns anos pra cá, considerado, politicamente, um patife e biltre. Mas que sempre respeitei este seu modus vivendi. É a manifestação de votante em Dilma, a quem vossa ex-excelência diz sermos pobres e ignorantes.

    Só rogo que Deus me conceda tempo para por na sua tumba excertos de um poema de José Paulo Paes (“Palmares”) que diz: “Teu nome guardou-o / A memória dos justos. / Um dia, …. / No mesmo chão do crime, / Terás teu mausoléu: / Lápide enterrada / Na areia e, sobre ela, / A urina dos cães, / O vômito dos corvos / E o desprezo eterno.”.

    E depois disto e de outras que não tenho como lhe dizer pessoalmente, não poderia ser outra a despedida. Passe mal, muito mal, senhor Cardoso!

  68. O PSDB VAI FICAR MAIS 4 ANOS NA GELADEIRA

    ESSA ULTIMA DE PRIVATIZANDO HENRIQUE CARDOSO ENTERROU DE VEZ A CANDIDATURA DE AÉCIO NEVES ELE MOSTROU QUE OS TUCANOS SEMPRE PRATICARAM POLITICA ANTI POPULARES,NUNCA PENSARAM O BRASIL SOCIALMENTE MAIS JUSTO,SEMPRE SE VOLTOU CONTRA AS ASPIRAÇÕES DO POVO BRASILEIRO,FHC CAPITULOU VERGONHOSAMENTE NÃO E ATOA QUE E CHAMADO DE PRINCIPE DA PRIVATARIA

     

  69. FHC esta errado não é somente

    FHC esta errado não é somente os mal informados que votam no PT , estes são inocentes pela falta de informação, os mau-caráter votam no PT também .

    Ou seja quem vota no PT ou é mal informado ou mau-caráter.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador