PT tem esperança de que Lula ainda consiga disputar eleição mesmo se for condenado

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O destaque da coluna de Mônica Bergamo na Folha desta terça-feira (10) é o “cenário cor-de-rosa” sonhado pelo PT em caso de condenação do ex-presidente Lula na Lava Jato. Segundo a jornalista, o partido “tem esperança de que o STF (Supremo Tribunal Federal) garanta a Lula o direito de disputar a eleição presidencial de 2018, ainda que ele vire ficha suja, caso seja condenado em segunda instância.”

Réu em cinco ações, sendo que duas delas estão nas mãos do juiz Sergio Moro, Lula poderia recorrer ao STF “apontando vícios do processo que hoje já são repisados por sua defesa.” Os advogados de Lula já levaram até mesmo à ONU uma série de irregularidades cometidas pela força-tarefa da Lava Jato, inclusive a inexistência de um juiz imparcial para julgar o petista, o que configura violação do direito de defesa.

“Tirá-lo da disputa seria ferir um direito de forma extrema, e irreversível, por causa de uma condenação que poderia no futuro inclusive ser anulada”, avaliam dirigentes do PT.

Ainda segundo a colunista, uma condenação geraria “repercussão nacional e internacional” que possivelmente influenciaria o Supremo “a conceder uma liminar garantindo o direito do petista de aparecer na urna eletrônica”.

“Esse é o cenário cor-de-rosa considerado por dirigentes do PT. Outra possibilidade, também tida como concreta, é a da inviabilização da candidatura por uma condenação na Justiça que o Supremo acabe respaldando”, finalizou Bergamo.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ingenuidade

    Não podemos saber se foi apenas uma declaração pró-forma. Espero que tenha sido. Não se pode desconsiderar o filtro da imprensa oligopolista, nem o fato de que as declarações públicas muitas vezes são formais, não expressam realmente o que se pensa. A política tem muito de teatro.

    Entretanto, se foi uma declaração para valer, se essa declaração realmente expressa o que pensam esses dirigentes do PT… Quanta ingenuidade.

    Não é possível considerar que os golpistas do judiciário partidarizado têm qualquer preocupação com “repercussão nacional e internacional”, nem com irregularidades cometidas. Esses golpistas não têm limites na arrogância, na prepotência, no cinismo, no mau-caratismo. 

  2. Não foram identificadas as

    Não foram identificadas as fontes que produziram a matéria da colunista da Folha.

    Matéria que não identifica as fontes, ou seja, os líderes do PT que desenharam o tal cenário “cor-de-rosa”, não tem a menor credibilidade.

    Também não existe nenhum documento ou nota do PT sobre o assunto.

    Está me parecendo que a imprensa velhaca chapa branca está preparando o terreno para que opinião pública progressista aceite sem reação a condenação de Lula.

    E o jornal GGN embarcou nessa.

  3. Será possível?

    Se for verdade, é inacreditável que o PT ainda espere contar com STF no caso Lula. Já esqueceram o golpe? Definitivamente, acho que o PT não aprende mesmo.

  4. A campanha da Globo contra o PT
    A campanha da Globo contra o PT jå dura mais de uma decada e não será agora, quando o golpe está prestes a ser conluido com o impixan de Lula, que desistirão, pois seria para os golpistas como nadar nadar nadar e morrer na praia…prender Lula signifcará o sepultamento do Estado social arquitetado por ele e reconhecido mundo afora…prender Lula será uma forma de impedir que esse pais se torne um grande pais de classe media, forte e economicamente e presente em foros internacionais, como o foi até o golpe de Estado com a tomada do poder pelos verdadeiramente corruptos e lesa-pátria: o Brasil serå representado em Davos por Janota, o poodle do PSDB e dos interesses americanos…até imagino a figura abanando o rabinho neste evento de magnatas e representantes de nações adeptos da máxima “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço.”

    Por causa da lei eleitoral o PT tinha o direito de se defender e de debater atraves dos meios de comunicaçao e por isso rebatia as acusaçoes e assim ganhava as eleiçőes presidenciais…ai a direita caiu a ficha e viu que, pelo jogo da democracia, não teriam chances….viram que nao adiantaria nada a Globo e cia atacar Lula pq na eleicao o PT viraria o jogo no debate permitido pela campanha eleitoral.

    Assim a direita eternamente golpista viu que o golpe seria a unica forma de assumir o poder, assim viram, mais uma vez, que o golpe seria a unica forma de retomada do poder….o golpe de 64 foi dado porque JK seria imbativel em 65…esse pais nao tem jeito…de descontinuidade em descontinuidade o destino é a ruina.

    Não vai demorar esses tontos do MPF cairem a ficha e se lembrarem que as suntuosas e confortáveis sedes onde eles trabalham, os salários acima do teto constitucional, ou seja, o fortalecimento da Instituiçao, só foi possivel graças as politicas de Lula e que essa politica de terra arrasada que resultou no golpe de Estado que está destruindo a jato este pais, os atingirá também, como demonstrou o Nassif em artigo recente.

    Com a Globo no comando do Poder Verbalizador nāo temos saida…toda vez que o campo progressista assume o poder a direita capiteneada pela Globo começa a bater na mesma tecla de sempre: o mar de lama…e não interressa se a Casa Grande Serra 23 milhoes só rouba no atacado…o povo não se importa, alias, exigem atitudes republicanas por parte da esquerda…por outro lado há setrores da esquerda que ainda acredita nas Intituiçoes convertidas em organizaçoes criminosas, parece que não conhecem a história desse pais.

    E o povo nao percebe o truque mesmo q ja tenha se repetido contra Vargas, Jango e JK.

    Lula vai terá o mesmo destino: a morte politica…talvez fisica.

    Será que esse pais tem saida…penso que não, isso porque a Senzala nunca se rebelou contra essa elite bizarra.

    Nassif: Xadrez de como o pato da Fiesp engoliu o MPF

    https://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-de-como-o-pato-da-fiesp-engoliu-o-mpf

    1. Acrescente aí na conta

      Partidos no Poder têm a caneta mágica nomeadora e o Diário Oficial ( Federal, Estadual e Municipal), e naturalmente, chovem doações, do 1 ou do 2. Haddad estava no governo, não teve dinheiro para nada, campanha paupérrima, ninguém queria doar, enquanto choveu dinheiro na campanha do Dória. Haddad perdeu a eleição com uma conta gigantesca pendurada, teve de fazer vaquinha para pagar, tem fornecedor que ainda não recebeu. Em 2018, o cenário é o seguinte: o PT fora dos governos, sem dinheiro (quem será o louco varrido que vai doar?), nenhuma gráfica vai querer imprimir um único santinho, pois o histórico está aí, quem trabalha para o PT vai preso, e nenhum empresário dono de gráfica quer enrosco com a PF, nenhum partido vai querer se coligar com o PT (PCdoB e PDT vão fazer cara de paisagem, e vão lançar próprios, Dino e Ciro). E as campanhas adversárias reproduzindo as cenas da cúpula do partido algemada entrando nos camburões da PF. Supondo que, num assomo de delírio desvairado, Lula possa concorrer, vai fazer campanha voando pela Gol em 10 vezes sem juros. 

      Não existe Lula 2018, isso aí é uma viagem lisérgica do PT. 

  5. Ter esperança de que o STF

    Ter esperança de que o STF atue de modo imparcial é como acreditar que Lula ganhará na megasena acumulada sozinho. Pura ilusão. Faz alguns anos que o STF está ali para fazer justamente o contrário, negar a justiça, especialmente aos petistas. Mesmo tendo conhecimento das impressionantes arbitrariedades de Moro, o STF mantém-se inerte como uma múmia. É o dito: Quem cala consente. Pôncio Pilatos lavou as mãos, O STF não lava nada e está sujo da cabeça aos pés. A múmia não se moveu quando da absurda votação do impeachment na Câmara, alegando que não poderia intervir nas ações de outro Poder. Porém, no caso Renan Calheiros, a múmia ganhou vida e atuou tão rápida quanto Usain Bolt.

  6. CONDENADO SEM PROVAS?PT TEM É

    CONDENADO SEM PROVAS?PT TEM É QUE IR PARA A CLANDESTINIDADE E COMBATER O FASCISMO COMO SE DEVE.

    QUE ESQUERDA DE MERDA É ESSA QUE TUDO ACEITA?

    MORO O NAZISTA DE CURITIBA SERÁ CAÇADO!

  7. Vocês brasileiros têm

    Vocês brasileiros têm obrigação de mostrar o dedo do meio para esses senhores que vocês teimam em chamarem de “juízes”. Não se obedece decisões de um bando de palhaços vestidos de togas.

      1. Eu estou apontando caminhos,

        Eu estou apontando caminhos, oferecendo conselho. Mas se você prefere ser uma vassala pelo resto da sua vida então… Bem, é o seu problema. Não é a primeira vez que eu vejo você agredir quem sugere que os escravos devem deixar de agirem como escravos… Seria porquê você têm a esperança de agradar os seus mestres se comportando como uma boa… “capitã do mato” para lidar com os escravos rebeldes, hum?

  8. Irritado eu acabei esquecendo

    Irritado eu acabei esquecendo de completar o meu comentário anterior: Eu tenho certeza que vocês irão ler o meu comentário anterior e irão dizer “mas como assim não obedecer decisão da justiça? Isso não pode!”… Mas eu então vou  responder estes com uma pergunta: Que justiça? “Isso” que vocês têm não é justiça.

  9. Em 2002 quando o Lula foi eleito, o PT elegeu 91 deputados feder

    Em 2002 quando o Lula foi eleito, o PT elegeu 91 deputados federais. Nessa época o Brizola e o Miguel Arraes estavam vivos e o PDT e o PSB eram partidos que tinham alguma coerência ideológica e apoiaram no segundo turno o PT. Além disso, o Ciro Gomes tinha se candidatado pelo PPS a presidência, sendo que também apoiou o Lula no segundo turno. O centro político após as eleições migrou rapidamente para a base do governo.

    Hoje o cenário é completamente diferente. A pulverização partidária tornou inviável qualquer tipo de governo de coalização. Também, o aparato golpista está intacto pronto para tornar um eventual governo Lula inviável, com a mídia, o judiciário, setores ligados à direita e à classe média com ódio mortal ao Lula e ao PT e o ministério público atuando diuturnamente para destruir o país. Ou seja, a correlação de forças está desfavorável.

    Sinceramente não sei como seria um governo Lula nessas circunstâncias. Como seria a reedição do Lulinha paz e amor e aquela história de conciliação num ambiente tão deteriorado e hostil. Hoje a centro-esquerda possui cerca de 100 de 513 deputados e 16 de 81 senadores. Se ocorrer a repetição das eleições municipais de 2016 esse cenário será ainda pior, isso sem contar que os partidos de centro-esquerda estarão rachados e se atacando reciprocamente numa luta fratricida e suicida.

    Portanto, não vejo outra saída para 2018 que não seja o apoio do Lula e do PT à candidatura do Ciro Gomes. O que tinha que ser feito para impedir as aberrações promovidas pela Lava Jato já foram feitas. Tanto o Lula quanto a Dilma tiveram a oportunidade única de enquadrar a mídia golpista, nomear o PGR, Ministros do Supremo e todos os membros do Conselho Nacional do Ministério Público, assim como controlaram a Polícia Federal, a ABIN, as Forças Armadas. Enfim, hoje tudo o que poderia conter a consumação do golpe já é leite derramado.

     

    1. Eu não sei quem dá estrelas.

      O texto ia até bem, desenvolvendo uma narrativa lógica e bem fundamentada na realidade, até que descambou afetado por uma espécie de vertigem muito comum nesses dias, logo ao final, quando afirma que o Lula e a Dilma tiveram a:

      (…)

      “…oportunidade única de enquadrar a mídia golpista, nomear o PGR, Ministros do Supremo e todos os membros do Conselho Nacional do Ministério Público, assim como controlaram a Polícia Federal, a ABIN, as Forças Armadas. Enfim, hoje tudo o que poderia conter a consumação do golpe já é leite derramado.”

      Nossa! Se algum imbecil teve a oportunidade de resolver tudo isso e não o fez, só pode ser um completo idiota, ou traidor da pátria!!

      Felizmente isso é um delírio cuja leitura remete o leitor à ideia de que deve ter sido escrito por alguém que chegou aqui no planeta em 2014 e encomendou à sua assessoria um press release, focano nas publicações das empresas jornalisticas do grupo GAFE, para entender resumidamente a situação política desse pobre rico país.

       

       

       

       

       

       

       

       

      1. Nos governos Lula e Dilma não só abriram mão do marco regulatóri

         Nos governos Lula e Dilma não só abriram mão do marco regulatório dos meios de comunicação, como foram gastos em publicidade com a globo R$ 6,2 bilhões e com a revista veja R$ 700 milhões. Provavelmente isso pode ser considerado traição, mas certamente foi ingenuidade.

        Fonte:

        http://www.cartacapital.com.br/blogs/midiatico/emissoras-de-tv-receberam-mais-de-r-10-8-bilhoes-publicidade-federal-7609.html

        Quanto aos ministros do supremo, os presidentes petistas escolheram 8 dos 11 atuais ministros da corte. Ao contrário do que ocorreu no Brasil, na Venezuela o Maduro só não foi derrubado por causa da suprema corte do país, que barra qualquer tentativa de golpe legislativo.

        O problema do Lula é que ele é um conciliador e buscou acordo com a Casa Grande. E deu no que deu. Infelizmente o ex-presidente não estudou Marx que dizia: “os interesses de classe nem sempre se coincidem, quase sempre se colidem”.

        1. E tem mais. O Lula e o Dirceu

          E tem mais. O Lula e o Dirceu pressionaram o BNDES pra salvar a Globo. E essa estória de os próprios procuradores escolherem o pgr. 

           

           

           

  10. o moro sabe que o lula solto ganha e ele perde credibilidade

    O Sergio Moro sabe que QUANTO MAIS TEMPO O LULA PERMANCER SOLTO, o Lula ganhar mais credibilidade e ele Sergio Moro, perde credibilidade é principalmente OS HOLOFOTES DA GLOBO. Por isso, é nitido que COMEÇA BATER O DESESPERO NO SERGIO MORO e nos demais procuradores da lava-jato, que SÃO OS HEROIS DA VEZ, que OS PATOS GOLPE ELEGERAM, como ja havia elegidos e DESTITUIDOS outros herois como o Eduardo Cunha e o Aecio Neves. E por isso, não é de se estranhar se “o juiz Sergio Moro MAIS UMA VEZ tomar os pés pelas mãos, de ATROPELAR A LEI e MANDAR PRENDER O LULA, sem MOTIVO ALGUM PRA ISSO; a se julgar pelo QUE VEM FAZENDO O SERIO MORO e os demais procuradores da lava-jato, que EMPOLGADOS COM OS HOLOFOTES da midia, no quais viram a possibilidade de de patinhos feios virarem cisnes reais, ja tomaram medidas semelhantes de IGNORAREM A LEI, em ações contra o Lula e o PT; que MOTIVARAM CRITICAS ATÉ DA INSTANCIAS SUPERIORES DE JUSTIÇA, bem como de TRIBUMAIS INTERNACIONAIS DE JUSTIÇA. Assim sendo na cabeça do juiz Sergio Moro deve está pairando a duvida, que não deve ser diferente da duvida que está passando pelas cabeças cabeças do PSDB, de que: “”PRENDER O LULA SEM PROVAS OU NÃO PRENDER?”””” Pois “””””SE PRENDER O LULA SEM PROVAS A REPERCUSÃO INTERNACIONAL SERÁ GRANDE, podendo assim MOTIVAR E ACELERAR O PROCESSO LENTO DA POLITIZAÇÃO DOS PATOS DO GOLPE, que cada vez que se informa, MUDAM DE LADO E PASSAM A DEFENDER E APOIAR O PT CONTRA O GOLPE; podendo inclusive transformar o LULA DE HEROI PARA MARTIR. E  por outro lado, SE NÃO PRENDER O LULA RAPIDO, o Lula QUE JA LIDERA AS PESQUISAS ELEITORAIS com 25%, muito acima dos candidatos do PSDB Alckmin, Serra e Aecio que aparecem com 9, 10 e 11%; se elegendo novamente presidente e ELEGENDO AINDA MAIS PARLAMENTARES PETISTAS E DE ESQUERDA”””; bem como GOVERNADORES ALIADOS, que proporcionariam UM APOIO MUITO GRANDE A ELE PARA QUE PUDESSE ASSIM FAZER MODIFICAÇÕES AINDA MAIORES DO QUE AS QUE OS GOVERNOS DO PT JA FIZERAM, elevando o PT que JA É O SEGUNDO PARTIDO EM NUMERO DE FILIADOS, e O QUE MAIS CRESCEU MESMO DIANTE DESSAS AÇÕES ORQUESTRADAS da Midia, da direita e até de parte do judiciario; a um patamar de superiodade absoluta.

  11. Sorteio viciado

    Ainda segundo a colunista, uma condenação geraria “repercussão nacional e internacional” que possivelmente influenciaria o Supremo “a conceder uma liminar garantindo o direito do petista de aparecer na urna eletrônica”.

     

    Liminar solicitada pelo PT cai sempre nas mão de GM ou seus com”parças” e acabaria por legitimar a conduta seletiva de seus ministros. Gilmar deve estar rindo por antecipação.

    Seria interessante considerar a hipotese do requerente de liminares e HCs indicarem um ou dois nomes que não gostariam que apreciasse seu pedido.

    Por outro lado, não se por pedido de algum deputado ou mesmo de algum cidadão, solicitar uma auditoria pública nos sistemas de sorteio do STF.

    É incrível a capacidade que meu ParTido tem demonstrado de renunciar a toda e qualquer forma de mobilização, levando o desanimo a militancia diante dessa insistencia em recorrer a uma institucionalidade apodrecida. 

  12. Adiantaria Lula em 2018?

    Será que não estão esquecendo de um PEQUENO detalhe…???

    Lula presidente do Brasil 2018! Ótimo!

    Mas…quem aprovará as mudanças necessárias para minimizar os efeitos do golpe e o retorno do país ao mundo civilizado…??? Este Congresso ou algo semelhante a ele ????????????????????????????????

    A esquerda brasileira parece ter uma visão assimétrica sobre a importância dos demais pilares do Estado. Pensar exclusivamente no Executivo de nada adiantará. O Brasil precisa atacar os problemas de base. Como tratar das reformas primárias tais como a política, tributária, comunicações dentre outras da mesma importância se a esquerda parece desprezar o Legislativo?

    Lula seria importantíssimo em 2018, mas isolado no Executivo fará o quê?

     

  13. Atitudes

    O Poder Judiciário tem dado frequentes sinais de que Lula não deve ter chance de escapar ileso da óbvia perseguição de que é vítima, por parte de setores da PF, do MPF e da Justiça, orquestrada pelo oligopólio midiático. Uma suposta esperança do PT seria, portanto,  atestado de ingenuidade do Partido. Como as prováveis condenações sem provas serão um desrespeito ao Estado de Direito por não cumprirem a legislação, Lula não deveria ter o menor prurido em se insurgir contra elas. E denunciá-las em todo o mundo. Se necessário,  o asilo político em país fora da influência do conhecido comando golpista mundial seria uma  atitude até louvável.

  14. Monica Bergamo e suas manchetes !!!

    Observem como Bergamo, faz questão de dar como fato a prisão de Lula. Se jornalista fosse, leria as peças jurídicas da acusação, e tomaria uma posição clara. Alguém mesmo que contra o PT, mas de boa fé, veria nestes autos  um atentado aos direitos fundamentais do cidadão. Mas Bergamo como outros  prefere mais uma vez fazer parte do suicídio em massa de uma parte da classe jornalística.  Ela não se indigna com este atos e autos, apenas os  ecoa fingindo não ter posição. É triste. E ela continua fazendo parte da criação deste “cenário destrutivo” em que jogaram o país.

    Ela vem a público fazer uma gozação, com as  pessoas que ainda acreditam que a justiça ainda pode ressuscitar.  Que fique com os seus diabos.

  15. Sou contra qualquer hipótese de candidatura Lula

    Insistir na candidatura e esquecer, ou adiar uma total renovação é fazer o jogo que a direita gosta, parafraseando o velho e sábio Brrzola. Deveria-se centrar em Ciro Gomes e uma frente democrática que atraia a centro-esquerda não lunática.

  16. “Sonho que se sonha só é só

    “Sonho que se sonha só é só sonho” — Maluco Beleza.

     

    Nassif: o problema desses petistas e “sonhar”. Sonham muito. Mas não seleciona com quem sonha. E acaba sonhando sozinho.

    Na primeira fase do sonho (2003/2006) até concordo com alguma “tolerância”. Os da Caserna e os ladrões e escrotos da grande mídia estavam à espreita, prontos pró bote. Nesse tempo só 3/9 do Congresso era de bandidos.

    Na segunda fase (2007/2010) começou a articulação do golpe. Então, haveria que tomar o pulso da coisa. Deixou correr solto. O Congresso já havia sido tomado por 5/9 de bandidos.

    Na terceira fase (2011/2014), já com a corja do PMDB  aninhada na administração direta e indireta, com um dos seus no sub-comando da Nação, mesmo sendo ele um informante de estrangeiros (espião voluntário e não remunerado monetariamente), começou a endurecer o discurso, porém com o ministro da Justiça que parecia até da oposição. Agora, o Congresso se compunha de 6/9 de bandidos.

    O sonho, então, virou voo solo.

    Os safados, valendo-se de inocentes úteis (coxinhas, lgbt etc.), começam a tomar conta dos rumos. Os Mauricinhos, atiçados por instituições estrangeiras, lançaram o agito da “Revolta do Vintém”, versão PSDB/DEM/PPS.

    O sonho continuou solitário.

    O Judiciário, por uma maioria simpatizante dos ladrões, deu aval. Alguns Verdugos até foram coniventes, em prol de suas agremiações políticas-partidárias.

     O Morcegão, por exemplo, ávido de fama, lança a versão tupiniquim do “domínio do fato”, onde provou o “fato”, mas não conseguiu encontrar o “chefe” procurado pelo pessoal do Jardim Botânico. E distribuiu cana à mão cheia. Logo em seguida, bateu de frente com o dono do Çu-premu e teve de escafeder-se.

    A partir de então, o sonho, agora só deles, virou pesadelo de toda uma Nação.

  17. Ter esperança de que o STF

    Ter esperança de que o STF atue de modo imparcial é como acreditar que Lula ganhará na megasena acumulada sozinho. Pura ilusão. Faz alguns anos que o STF está ali para fazer justamente o contrário, negar a justiça, especialmente aos petistas. Mesmo tendo conhecimento das impressionantes arbitrariedades de Moro, o STF mantém-se inerte como uma múmia. É o dito: Quem cala consente. Pôncio Pilatos lavou as mãos, O STF não lava nada e está sujo da cabeça aos pés, principalmente nas partes baixas. A múmia não se moveu quando da absurda votação do impeachment na Câmara, alegando que não poderia intervir nas ações de outro Poder. Porém, no caso Renan Calheiros, a múmia ganhou vida e atuou tão rápida quanto Usain Bolt.

  18. Bergamo e a prisão de Lula
    O que faz a colunista da Folha é tentar naturalizar uma excrescência persecutória promovida pela PF, MPF e judiciário. Não existe a mínima factualidade probatória que enseje a prisão de Lula. Não passa de um desejo,há muito solidificado nas hostes midiáticas, policiais, jurídicas e empresariais, pois matando o ícone dos do andar de baixo, eliminam a possibilidade de surgimento de novas lideranças que tornem o sonho possível.
    Infelizmente, tal como um gato gordo, o grosso dá população se acomodou e segue célere ao cadafalso.

  19. Lula nao deveria ser candidato

    Nao é possível que um país dependa de um homem apenas, e um que já teria mais de 70 anos. Sei que é a única grande liderança que ainda temos, o único estadista disponível, mas por isso mesmo ele nao deveria concorrer. Se o povo brasileiro nao é capaz de se organizar para se defender das medidas dos golpistas, de que adiantaria mudar o presidente? Ele seria fragorosamente derrotado na tentativa de fazer qualquer coisa que fosse, e passaria para a História como um fracasso. Precisamos é de criar alternativas.

    1. Eu tb não gostaria

      de ver o Lula candidato. Já fez muito pelo país e uma grande maioria não o merece, como ficou comprovado no golpe desferido pelo parceiro juntamente com o PSDB e nas últimas eleições. Creio que o PT deveria dar um tempo, ver o que a direita fará, embora saibamos que nada de bom nos espera, e consertá-lo depois tb não será fácil.

      O Ciro Gomes, já gostei muito dele. Atualmente não acredito que seja capaz de fazer um bom governo, pela mixórdia que encontrará e pelo temperamento impetuoso, que não condiz com o momento, em que será preciso muito diálogo.

      Quem sabe o Requião ? Ou até mesmo o Aragão ? Mas o Santo, Serra e Aécio, de modo algum.

      1. Lenita, precisamos sim de lideranças, MAS

        Os pontos do meu comentário sao: 1) que NINGUÉM pode sozinho salvar o país; 2) que independentemente de quem seja o(s) candidato(s) escolhido(s) pelos partidos de esquerda (que nao têm tradiçao nenhuma de coincidir na escolha, rs) nenhum presidente com esse Congresso essa mídia e esse judiciário conseguirá nada. Isso nao quer dizer que eu ache que nao se deva usar a via eleitoral, o momento eleitoral sempre pode ser um catalizador, uma oportunidade de se difundirem palavras necessárias, etc., mas acho que o que poderia ser conseguido com ela já o foi, que a Direita aprendeu e nao deixaria o que foi feito ser feito novamente, e que agora ela precisa ser ao menos suplementada por tentativas de resistência. Sem delírios, sem ficar achando que poderia ter sido conseguido isso e aquilo que obviamente nao era possível, sem demonizar quem conseguiu fazer algo. Agora o momento é outro. Abs para vc.

        1. Pensem Bem

          Tanto pare Lenita como para Anarquista Lúcida: meninas, pensem bem. Vivemos discutindo QUE PRESIDENTE DAREMOS AO BRASIL.

          Mas com essa calhorda toda, um Congresso composto por 2/3 de bandidos de todos os naipes;

          um Judiciário povoado de Verdugos (70% da composição) e  outras figuras pitorescas;

          um Executivo onde o comando maior está nas mãos de um dedo-duro (X-9) e os auxiliares, na maioria, da pior espécie moral que o País já teve, o que pode a população (como um todo) esperar, seja de progresso, seja de decência?

          Que vocês acham, ao invés de nos preocupar com o PRESIDENTE QUE DAREMOS, invertercemos o discurso e gritassemos:

          QUE BRASIL DAREMOS AO SEU PRESIDENTE?

  20. Prezado board editorial

    Prezado board editorial GGN,

     

    Como diria o Cumpadre Washington, “sabe de nada, inocente”!! 

    Claro que a velha mídia não vai deixar a volta do pres. Lula.

  21. O Culto à Personalidade e André Singer

    Cito sem aspas: O Lulismo é despolitizante – André Singer, acesse-se recente programa Diálogos, de Mário Sérgio Conti, Globonews. Me pergunto: – A que custo se formou e permaneceu o único ou maior líder ? A memória é muito curta e não tenho paciência de relembrar 2 rasteiras, pelo menos as públicas, não me importa se pegou o rebanho todinho. Quando a hierarquia difundiu que CG era um Novo Collor e quando CG transferiu o título pra SP.

  22. Esperança

    Muito mais que a possibilidade de violar um direito pessoal de Lula, a certeza de destruir a esperança de salvar o Brasil da corja que acomete o governo.

  23. O Lula não terá recursos pra

    O Lula não terá recursos pra encarar um eleição para Presidencia. E se por um milagre ganhar, não há clima pra governar. Vai atrair pra si toda sorte de contrariedade de um país destroçado institucionalmente.

    Pensar em um governante de esquerda eficiente só pra 2022 ou 26. Por enquanto o pêndulo da sociedade pende pra direita , infelizmente. Quando sentirem na pele o estrago feito como no 2º mandato do FHC, só aí acordarão do pesadelo embalado pela mídia golpista que acreditaram.

  24. As estrelinhas do blog, os nichos das redes sociais

    nunca achei nada de novo no falecido que se autopromove tão bem Zygmund Baumann alertando para as ilusões e armadilhas das redes sociais e os nichos que produz (há uma entrevista no site do El Pais brasileiro e outra no Outras Palavras). Há tempos Nickname falava no pensamento único típico de seita e irmandade, ou dos mesmos falando e estrelando pros outros mesmos. Noto que está recebendo 1 estrela, nenhuma, no máximo duas, até este instante, quem se encoraja e fala contra a candidatura Lula pelas chances de perder e pela necessidade de renovação. http://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/30/cultura/1451504427_675885.html , http://outraspalavras.net/posts/bauman-examina-crise-da-internet-e-da-politica/

  25. Eu voto contra

    Se Lula for candidato, só votarei nele se for em segundo turno. Lula fez o que podia pelo país e sou muito grato. Mas agora, esgotaram-se os coelhos na cartola de Lula, pois a elite já teve uma década para analisar detalhadamente as falhas dele e conhecem com exatidão todas as suas jogadas, para interceptá-lo.

    O republicanismo infantil, as nomeações, quase todas erradas. Joaquim Barbosa, José Eduardo Cardoso, Mercadante… Dilma, Janot… Temer… Lula é inocente demais para fazer escolhas de ministros e sucessores. Um governante precisa de ter um pouco de malícia na hora de escolher, coisa que Lula definitivamente não tem. é puro e inocente demais para governar no meio deste serpentário que se tornou o país.

    Além do mais, Lula foi tão demonizado pela midia que não pode nem sair na padaria da esquina da casa dele para comprar pão que corre o risco de apanhar. Imaginem ele subir num palanque e correr o risco de levar um tiro no peito.

     

    Como dizia Maquiavel, ” se quisermos governar como santos no meio de perversos, acabaremos depostos e arruinados”.

    Votarei Ciro Gomes

     

  26. Situação do país

    Não pode ser candidato. Se for , não se elege.

    Se se eleger , não assume.

    Se assumir , não governa. 

    Se governar , é guerra civil ……..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador