PT terá que definir o vice até segunda?

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Apesar de uma possível pressão para o nome ser definido antes, o PT deverá divulgar o vice antes do dia 15 somente se for obrigado a fazê-lo
 

Foto: Divulgação
 
Jornal GGN – Contra os planos da executiva nacional do PT, que quer aguardar mais 10 dias para a definição do vice, seguindo o prazo legal para o registro das chapas de candidatos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma nota divulgada pela Agência Brasil indica que o Tribunal poderá cobrar o nome do escolhido até amanhã (06).
 
“Segundo resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as chapas completas têm de ser oficializadas até a próxima segunda-feira (6), um dia após o encerramento do prazo estabelecido para realização das convenções partidárias”, informou a agência, com base em uma normativa da Justiça Eleitoral [leia aqui].
 
A mensagem é direta ao candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, que na Convenção do partido realizada neste sábado (04), deixou claro que seguirá o prazo estabelecido para o registro das chapas, que é até o dia 15 de agosto e que, até lá, nenhum nome será divulgado, mesmo com os rumores de aliança com a candidato do PCdoB, Manuela D’Ávila, ou com o atual coordenador de campanha do PT, Fernando Haddad.
 
Leia mais: Convenção hoje, PT quer mais 10 dias para fechar vice de Lula
 
O trecho mencionado pela nota indica que as coligações devem ser registradas até as 19h do dia 15 deste mês, mas que a definição por parte das siglas deve ocorrer até o dia 5 de agosto, devendo ser lavrada em ata de livro aberto reconhecido pela Justiça Eleitoral até 24h depois do encerramento deste prazo, ou seja, até amanhã (06).
 
“A escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações deverão ser feitas no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano em que se realizarem as eleições, lavrando-se a respectiva ata em livro aberto, rubricado pela Justiça Eleitoral, publicada em vinte e quatro horas em qualquer meio de comunicação”, diz a legislação eleitoral.
 
Entretanto, apesar de o recado ter sido enviado ao PT, outros quatro partidos também não definiram seus vices. Além de Lula, Jair Bolsonaro (PSL), Ciro Gomes (PDT), Manuela D’Ávila (PCdoB) e Levy Fidélix (PRTB) precisam divulgar os nomes que levarão para compor a chapa. 
 
Quando a dúvida começou a ser levantada pela imprensa, a presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann, e o coordenador de campanha, Fernando Haddad, decidiram visitar o ex-presidente na sede da Polícia Federal, em Curitiba, para definir os rumos. 
 
E a concusão tomada após o encontro foi de que o partido usará os meios legais, se for preciso, para provar a validade de que a chapa para a disputa eleitoral poderá ser composta até o dia 15 de agosto, não antes. 
 
Mesmo articulando o mais rápido possível qual será esse nome, seja junto à Executiva Nacional, seja com o próprio ex-presidente, o PT pretende manter-se firme na decisão de divulgar o vice somente daqui a 10 dias, ainda que se prevenindo com uma carta na manga, caso seja pressionado pela Justiça a fazê-lo antes. 
 
 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Votar, Pra Quê?

    Nassif: eu se fosse o SapoBarbudo (versão caserna) não indicava vice porra nenhuma. Conclamava seus 60% de eleitores a registrar na urna o número “OOOOO” ou quantos zeros fosse possível. Quero inutilizar o voto e ver os 40% dos togados e dos fardadaos governando. Roubar e outras falcatruas vão mesmo fazer. Vender o que der dos bens da Nação, nem tenha dúvida. Vamos esperar que o Povão acorde.

    Você há de dizer que não anula a eleição. Concordo. A Lei não permite. Mas não é isto que se pretende. Vamos ser assaltados de qualquer forma. Então, é o momento de registramos, modestamente, nossa indignação, já que a vontade das urnar parece já estar traçada.

    Segue o que lhe enviei, em 20 de julho passado. A situação é a mesma. A nossa e a dos safados. 

     

    “Anda, acorda, desperta se dormes, que teus filhos já clamam por ti” — Olavo Bilac

    Nassif: onda está essa Nação? Onde esse Povo, desarmado até de propósitos? 14 de Julho já passou no calendário. Mas a data é só alusiva. Vamos, meu Povo, derrubar mais essa Bastilha, mesmo que as Armadas do “Rei” possam até vir em socorro dos gatunos (Don Raton & Cia). Mas, o que temos a perder, que estamos sem Moral e sem Decência?

    Num Pais onde o Judiciário é  e, em sua maioria, contra governos de tentdência sociais e que vai de reacionário a corrupto. Num Executivo e Legislativo onde ladrões e outros naipes de bandidos passeam à luz do sol pelos gabinetes administrativos. Lugar onde suas Forças Armadas têm a pachorra de infiltrar milicos para vigiar os movimentos populares e conspirar contra governos democraticamente eleitos. Num cenário político e social destes que temos a perder? Qual o horizonte do Povo?

    Onde o presente é sombrio, que futuro se pode esperar?

    Vamos ouvir o poeta — “Anda, acorda….”

     

     

  2. O país, nosso belo país,

    O país, nosso belo país, virou efetivamente de pernas para o ar.

    Antigamente, o problema era o excesso de candidatos a vice. Mesmo porque vice era ganhar o céu na Terra: não se submetia ao desgaste do “cabeça”, em especial no corpo-a-corpo com o eleitorado; prescindia da necessidade de fazer promessas(eufemismo para “mentir”); ganhava notoriedade; e, se eleito, ingressava na dolce far niente que, afinal, melhor define o labuta de um vice-presidente da República.

    Por que, então, de repente se tornou tão complicado escolher tal figura figurativa(redundância proposital)? Coisas da Política brasileira que, se não existisse, teria que ser inventada. 

  3. É triste brincarmos de faz de

    É triste brincarmos de faz de contas né ?

    Todos sentem no ar que a vontade popular não será respeitada  ..talvez sequer terá chances de ser ouvida 

    Como pode ? hipocrisia  ..Uma Nação de 200 milhões ficar com a faca na garganta pressionados por meis duzia de porcarias

    Pergunta: Requião poderia ser vice de LULA ?  ..mesmo sendo do PMDB ?

    ..se fosse pra ser chapa pura, ainda preferia como vice Celso Amorin (um PURO SANGUE de verdade)  ..a idéia de ser governado por outro DilmO – tipo Haddad – me assusta, não tanto como foi com a patroA, mas mesmo assim, dá um friozinho na barriga confundido com desinteria..

  4. O PT parece …

    O PT parece que decidiu (@6@4 para o processo eleitoral , vai descumprir todas as regras e denunciar o processo em si.

    Será !?

  5. Melhor Jogar Logo No Ventilador

    Nassif: por mim correria sem vice. A lei não obriga. O PT esta fudido pelos do golpe. O Povão, calado, mesmo que eleja o SapoBarbudo (versão caserna) os safados prometem não permitir posse. Aquele ministro cuja familia já esta no TJRJ já adiantou que vão caça-lo, como a um cão danado. Então, melhor jogar no ventilador ou botar fogo na lona do circo só para ver as bestas-feras correndo.

    Os da caserna já lançaram sua chapa puro sangue. A tropa já pegou gosto em mandar bala nos bandidos não institucionalizados, que ousaram dasafiar os ladrões institucionais. Já disseram que ganhando o mundo sentirá saudades de Hitler. Negros, ciganos, bichanos, não-sulistas e pobres que aguardem. Os campos de concentração serão no centro-oeste.

    Os do mercado estão faturando alto com o Bufarinheiro ministro da Fazenda.

    Os da Fadinha da Mata pegaram sua quota, que vai ser depositada naquela banco tradicional, que os albergam. Dará pra mais 4 anos, tomando água de coco com escoces legítimo à sombra dos buritis.

    O bando-mor, com 50% do graninha do Zépovinho garantido com a aliança dos 8 malditos, ja estoura champanha no palaceto do Principe de Paris. Com o slogan “bandidos unidos jámais serão vencidos” vão atrair o resto da súcia.

    Os bagrinhos costumeiros, produto sólido da maré baixa, se contentarão com as sobrinhas.

    E aquela esquerda que não consegue nem compor consigo mesmo vai da valsa.

    Sobra somente o xilindro pro MelianteNordestinoOperário (a clássica triversão). Então, prá que vice?

    Joga, joga, joga…

  6. Saída Honrosa
    A nova lei eleitoral proclamada pela Dilma, naquela epoca das manifestações populares para acalmar o povo. Diz que : Os candidatos a cargo do executivo tem 48 horas após as convenções partidárias para oficializar os nomes do candidato e do vice,  ate 15 dias para o registro. Antes desta lei todos tinham até 15 dias após a convenção. A farsa da nomeação em convenção hoje do lula, sem o vice, e dizendo que só ira definir no dia 15 não seria uma saida dele para ser barrado não pela lei da ficha suja, mas pela lei de registro eleitoral da Dilma… Saida honrosa pela esquerda?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador